Sunteți pe pagina 1din 12

Ano III - Edio no 9 - abril/maio - 2012

Jesus: o que h no nome que atrai multides?


Cresce o avano do cristianismo, que rene diferentes povos e de diversas faixas etrias
O nmero de cristos pelo mundo cresce a passos largos, segundo pesquisa. Resta saber o que as pessoas buscam na religio, ou melhor, no poder do nome de Jesus Cristo, que se perpetua por tantos sculos. No ms da Pscoa, considerada a festa da ressurreio de Cristo, o tema ganha evidncia e reflexes. A origem e o rumo do cristianismo tambm so avaliados.

Grupo de escoteiros mostra a importncia de se ter bons valores


O escoteiro acampa e pratica boas aes sim. As atividades que participa, no entanto, vo alm das mais conhecidas e todas tm objetivos. O grupo Escoteiro Carlos Pereira de Arajo (CPA) 77, que se rene na Praa Guanabara aos sbados, exemplo de que o escotismo preza por valores ticos e morais, que valem para toda a vida.

Ato de abertura de atividades do grupo CPA 77.

Confira detalhes na pgina 4

Distrbios do sono podem ser a resposta para noites maldormidas


Aps um dia cheio de compromissos, nada melhor que uma boa noite de sono para descansar. Mas, para muitas pessoas, esse momento no sinnimo de repouso e relaxamento. Dormem mal ou tm dificuldades para adormecer e, no dia seguinte, sentemse sonolentas e cansadas. Se essa uma situao frequente, a explicao pode ser cientfica: distrbio do sono. H vrias doenas relacionadas ao momento de colocar a cabea sobre o travesseiro, mas a boa notcia que elas tm tratamento.

Em sua inocncia, a criana pode desenvolver a f que vem do corao.

Saiba mais nas pginas 6 e 7

Confira detalhes na pgina 10

Entrevista
Psicloga analisa como o tempo influi na rotina e sua qualidade

Srie Copa 2014


Desapropriaes de imveis vizinhos Arena geram impasse

Liderana
Artigo aborda diversas vertentes do tema, da famlia ao trabalho

Pgina 5

Pgina 8

Pgina 11

2 Incio de Conversa
Editorial

A fora da f
Expediente
O 4 Minutos uma publicao da 3 Igreja do Evangelho Quadrangular Administrao local Presidente Irineu Rodrigues Departamento de Administrao Robson Luiz Dick Departamento de Comunicao Franz Alex Andrade Coordenao do Jornal Julio Cesar da Silva Coordenao Comercial Angelo Aparecido Ferreira 3 IEQ Rua Otvio Francisco Dias, 299 Telefone: (41) 3332-6633 4 Minutos Jornalista responsvel Jaqueline Sozin DRT 3447/13/43v Contato: jaqueas@uol.com.br Colaborao Felipe Stresser Editorao Quirinos Design (41) 3329-2945 Projeto grfico e diagramao Vanessa Constance Ambrosio Fotos Divulgao e Jaqueline Sozin Impresso Maxigrfica Editora Tiragem 10.000 exemplares Enquanto esteve na Terra, Jesus Cristo ensinou, realizou milagres, curou enfermos, libertou endemoniados e mostrou outras evidncias de autoridade e poder. o que atesta a bblia, que dedica boa parte de suas pginas vida de Jesus, antes mesmo do seu nascimento, e ao legado que deixou humanidade, aps morrer na cruz. Para completar seu plano, morreu na cruz com o objetivo de libertar o homem da condenao do pecado. o que tambm diz a bblia. Quem viveu naquela poca, na regio da Judia, portanto, teve a oportunidade de ver e comprovar os feitos de Jesus. No mnimo, ouviu muito sobre o seu nome. Passaram-se quase dois mil anos de sua morte e ainda seus princpios ecoam pelo planeta. Cerca de um tero da populao do mundo crista, ou seja, acredita que Jesus o filho de Deus e veio Terra para salvar a humanidade. Como no podem v-lo ao vivo e em cores, os cristos apostam na f. uma crena que move multides e, tambm, gera anlises sobre seu direcionamento. Na reportagem especial desta edio, o leitor poder tirar suas concluses, com os depoimentos de especialistas em assuntos bblicos.

Testemunho

Hoje entendemos que salvao a redeno do cristo


(Setembrino) Eu e minha esposa aceitamos a Jesus em agosto de 2004, quando fomos a um culto de quinta-feira da 3 Igreja do Evangelho Quadrangular (3 IEQ), a convite de um casal abenoado. Naquele tempo j estvamos em fase de separao. Embora nos amssemos muito, nosso casamento estava totalmente destrudo. Para surpresa, nesse dia havia um casal testemunhando do que Deus tinha feito em sua vida. (Jaqueline) Eu confesso que fiquei impactada com a histria, pois aquele casamento parecia com o nosso. Ento, a partir deste dia, nunca mais nos afastamos do Senhor. Em seguida, participamos do curso Casados para Sempre (MMI), no qual Deus comeou o tratamento em nossas vidas. Em razo de dor e sofrimento, fracassos financeiros e brigas presenciadas por nossos filhos, ao ingressarmos na igreja, a presena de Deus em nossas vidas foi muito forte. Alm de obter a salvao, queramos restaurar o nosso casamento e nossa famlia. Tambm estvamos quebrados financeiramente, ento, tnhamos sede de transformao. A converso mudou tudo em nossa vida: a f, a maneira de pensar e de ver as coisas ao nosso redor. Tivemos experincias sobrenaturais com Deus, como o nascimento do nosso terceiro filho (Pedro). Estava com endometriose, que impossibilita a gravidez. Uma cirurgia estava marcada e, alguns dias antes de ela ocorrer, fui a um culto e recebi a cura. Descobri que estava grvida trs dias antes da cirurgia. Foi um milagre o nascimento do Pedro. Na rea financeira, aps alguns negcios malsucedidos, falimos, ficamos endividados e meu marido ficou desempregado. Depois de tudo isso, essa rea foi restaurada e cons- Jaqueline e Setembrino: experincias trumos uma casa, sobrenaturais com Deus. onde moramos com nossos trs filhos (Alm do caula Pedro, Matheus e Joo Gabriel). Com a prtica o que aprendemos no Casados para a sempre, passamos a ser lderes do curso e, agora, eu e meu marido assumimos a sua coordenao e do Mnacq (Ministrio Nacional de Casais Quadrangular). Na 3 Igreja, tambm sou obreira no culto de segunda-feira tarde. No comeo de nossa converso, no tnhamos muito discernimento sobre a salvao e a caminhada crist. Para ns, hoje, salvao a redeno do cristo, uma busca constante e de eterno caminhar com Deus. Dessa forma, a cada dia temos crescido e amadurecido como cristos.
Jaqueline Danieli Santos e Setembrino Ribeiro Sinhuk, coordenadores do curso Casados para sempre da 3 IEQ

Cidadania 3

Eleies 2012: cidadania em prova


Dicas a eleitores incentivam votao consciente
Divulgao TRE: votao em Curitiba por sistema de biometria ser inovao.

No dia 7 de outubro, a populao escolher seus representantes municipais -, prefeito, vice-prefeito e vereador. Para no perder tempo, o leitor deve ficar atento movimentao das eleies. O 4 Minutos traz assuntos que podem auxili-lo no preparo para a votao. Curitiba, por exemplo, ter este ano uma novidade eleitoral: votao com uso da biometria. O Tribunal Regional Eleitoral do Paran (TRE) aponta que, ao todo, pouco mais de um milho de eleitores fizeram o recadastramento para o uso da tecnologia. Com a adoo do novo sistema de identificao, a liberao das urnas no mais ser feita pelos mesrios, mas sim pela leitura das impresses digitais do prprio eleitor. Confira outras novidades para se preparar votao:

durante o perodo estipulado tiveram os ttulos cancelados e podem ainda sofrer penalidades, como ficar impossibilitado de tirar passaporte, fazer matrcula em curso superior e, no caso de servidores pblicos, ter o salrio suspenso. Para regularizar a inscrio, o eleitor que faltou ao recadastramento dever comparecer ao TRE com documento de identificao oficial (preferencialmente com foto) e comprovante de domiclio e pagar multa (de R$ 3,51). O procedimento deve ser feito at o dia 9 de maio, na Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (Rua Joo Parolin, 55, de segunda a sexta-feira, das 9h s 18h).

Cidado Pronto
Quem est com o ttulo eleitoral regularizado pode comear a escolher os candidatos a prefeito e a vereador a partir do dia 6 de julho, quando comea a propaganda eleitoral. Ao todo so 14 pr-candidatos a prefeitura de Curitiba, entre os mais populares esto Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Jr. (PSC). Para conscientizar o eleitor na hora da escolha, o TSE, junto com a Associao dos Magistrados Brasileiros (AMB), disponibiliza uma cartilha na qual convoca o cidado a participar de Eleies Limpas. A ideia estimular um comportamento tico e fiscalizador do cidado ao votar. Um exemplo prtico denunciar irregularidades eleitorais s autoridades competentes.

Registro de Identidade Civil


O recadastramento biomtrico tambm o primeiro passo para que, no futuro prximo, esses cidados recebam o Registro de Identidade Civil (RIC). O documento nico deve substituir a carteira de identidade, o CPF e o ttulo de eleitor, entre outros. Para auxiliar o Ministrio da Justia na emisso desse novo documento, o TSE fornecer ao rgo os dados biomtricos coletados com o recadastramento.

Ttulos cancelados
Aqueles que no se recadastraram

4 Nosso Bairro/Finanas

A aventura de se tornar cidado


Grupo de escoteiro mostra como o escotismo contribui para a formao do carter
jovem no se adapta ao ambiente, no obrigado a ficar, afirma Geraldo. Atividades, porm, no faltam para atrair diversas idades. Uma delas so os jogos realizados na sede, que visam objetivos especficos, como integrao, moral e tica. Externamente, h acampamentos, acantonamentos, rapel, visita a asilos, creches, aes ecolgicas, entre outras. O escoteiro Nicolas Iargas, 19 anos, chegou ao CPA h quatro anos apenas para acompanhar suas primas e no saiu mais. Integrante do ramo Pioneiro, ele conta que j participou de muitas atividades, mas a mais marcante foi subir o Pico Paran, com mais de 1.800 m de altitude, aos 15 anos. Na poca, essa aventura representou um desafio, mas depois dela j subi ao pico pelo menos sete vezes, comenta Nicolas, estudante de Engenharia Mecnica. Era escoteiro e no sabia. Ele tambm comemora ter aprendido a cozinhar, mesmo em situaes adversas, ser mais disciplinado e organizado. A mudana causada pelo escotismo pode influenciar inclusive a famlia. Como escoteiros, meus filhos aprenderam a ser melhores. Hoje, por exemplo, cuidam da prpria roupa e cozinham, avalia o diretorpresidente do CPA, do qual faz parte h quatro anos e conta com a companhia dos quatros filhos e esposa. H um ano, Geraldo Jory assumiu a presidncia do grupo, que se rene todo sbado tarde, na antiga Praa Guanabara, e busca fazer a diferena por onde passa.

Finanas Por que trabalho?


Por Lo Renato Canalli*

Reverncia faz parte das solenidades dos escoteiros.

A imagem de que escoteiro aquele que apenas pratica boas aes, como ajudar velhinhas a atravessar a rua, e acampa nos fins-de-semana ainda comum. Quem se aventura a conhecer o escotismo, no entanto, surpreende-se com os seus conceitos de conduta tica e moral que prezam pelo desenvolvimento do carter. O mtodo tem atrado no s crianas e jovens, mas tambm adultos, impulsionando o movimento. No grupo escoteiro Carlos Pereira de Arajo (CPA) 77, de Curitiba, o quadro de integrantes aumentou pelo menos 35% este ano. Atualmente 200 pessoas fazem parte do CPA, de 7 a 70 anos. Para cada faixa etria, h um ramo de atividade, mas todos seguem o mesmo conceito. Ser escoteiro valorizar a ordem, a ecologia, a disciplina, seguindo o princpio do aprender fazendo, por meio da educao no formal para jovens, define o diretor Administrativo do CPA, Nery Moura. Quem j no ouviu a expresso palavra de escoteiro. Popularmente, ela representa uma palavra verdadeira e honrada, justamente o que diz a primeira lei do escotismo. Todas as aes do escoteiro so regidas por dez leis. Se ter palavra confivel inicia os mandamentos, ter pureza de corpo e alma os encerra. Curiosamente, a base do propsito escoteiro ter f. Para ser escoteiro, a primcia acreditar em Deus, informa o diretor-presidente do CPA, Geraldo Agostinho Jory. Com 27 anos de fundao, o grupo permite aos iniciantes um perodo para conhecer os fundamentos do escotismo sem nenhum vnculo. Se a criana ou o

Saiba quais so as leis escoteiras


1 - O Escoteiro tem uma s palavra; sua honra vale mais do que a prpria vida. 2 - O Escoteiro leal. 3 - O Escoteiro est sempre alerta para ajudar o prximo e praticar uma boa ao. 4 - O Escoteiro amigo de todos e irmo dos demais escoteiros. 5 - O Escoteiro corts. 6 - O Escoteiro bom para os animais e as plantas. 7 - O Escoteiro obediente e disciplinado. 8 - O Escoteiro alegre e sorri nas dificuldades 9 - O Escoteiro econmico e respeita o bem alheio. 10 - O Escoteiro limpo de corpo e alma.

Servio
Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Arajo 77 Local da sede: Praa Elias A. Bitar (antiga Praa Guanabara), localizada na Avenida dos Estados. Horrio das atividades: 14h30 s 17h30

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herana. A Cristo, o Senhor, que estais servindo. (Colossenses 3.23-24) A Palavra de Deus nos fala muito sobre o trabalho. Mas o versculo citado resume a vontade de Deus para com o homem. No importa se ganhamos muito ou pouco, se somos reconhecidos ou no. O que importa realmente que o trabalho molda nosso carter e relacionamento com Deus, produzindo um grande impacto na eternidade por meio daquilo que realizamos hoje. Em nosso pas, temos observado uma grande preocupao das empresas em conseguir mo de obra. O trabalho existe, e at em abundncia. Porm, o que muitas pessoas querem um emprego, com bom salrio, estabilidade e pouco trabalho. No isso que a Bblia prega: Se algum no quer trabalhar; tambm no coma (2 Tessalonicenses 3.10); Tudo quanto te vier mo para fazer, faze-o conforme as tuas foras (Eclesiastes 9.10) e Quem negligente na sua obra j irmo do desperdiador(Provrbios 18.9). Tambm observamos que muitos empregadores tm tratado seus colaboradores com injustia, desvalorizao, desonestidade e desprezo. Vamos ver o que Deus nos fala a respeito em sua Palavra: Senhores, tratai os servos com justia e com equidade, certos de que tambm vs tendes Senhor no cu (Colossenses 4.1); O Senhor julgar os que defraudam o salrio do jornaleiro (Malaquias 3.5). Em Deuteronmio 24.14, 15, Deus ainda adverte ao empregador para pagar o salrio corretamente e no seu vencimento. O seu trabalho muito importante diante de Deus, seja empregador ou empregado. Grande parte de nosso tempo, diariamente, dedicado a nossa profisso. Sendo assim, faamos o melhor dela diante do Senhor. Deixo o capitulo 6 do livro de Daniel para sua meditao e, em especial, o versculo 4. Deus o abenoe e frutifique o seu trabalho.
*Lo Renato Canalli engenheiro civil e de segurana do trabalho e empresrio. Entre as ocupaes na Terceira Igreja, coordena o curso Crown (Finanas Maneira de Deus UDF) Ministrio de Famlias.

Entrevista

H tempo para tudo. possvel?


Psicloga analisa situaes sobre como ter uma rotina mais proveitosa
O livro bblico de Eclesiastes diz que Tudo tem o seu tempo determinado, e h tempo para todo o propsito debaixo do cu. Para boa parcela da populao, principalmente para aqueles que assumem vrios compromissos, porm, as 24 horas do dia parecem ser insuficientes. As exigncias profissionais aumentam; as necessidades pessoais tambm. A sensao que algo no sair como o planejado. Saber como melhor administrar o tempo o grande dilema atual. Para ajudar a esclarecer essa questo, a psicloga Denise Garcia falou ao 4 Minutos. Ela coordena os programas de arteterapia e preparao para a aposentadoria de militares policiais e bombeiros e atua como psicloga clnica na Polcia Militar do Paran.
Jornal 4 Minutos Dizer falta tempo para isso, para aquilo virou clich. Qual a melhor maneira para tirar bom proveito da rotina diria? Denise Garcia - Organizao a palavra-chave para desenvolver estratgias comportamentais, que facilitem e promovam qualidade de vida. Uma das maneiras de ajustar o necessrio assumir responsabilidades, sem depender de outros para ter sucesso em seus empreendimentos. Jornal 4 Minutos - At que ponto a personalidade influencia a organizao pessoal? Garcia - O modo de ser de cada indivduo e a maneira como ele percebe e enfrenta a realidade so determinantes para a organizao pessoal. O desenvolvimento dessa habilidade, assim considerada, envolve os seguintes aspectos: a faculdade de aprender a plasticidade (capacidade de adaptao) para lidar com as questes da vida, a criatividade e ambiente favorvel. Jornal 4 Minutos - Como a falta de objetivos claros pode provocar uma vida desorganizada? Garcia Os objetivos claros ou Denise Garcia: Estabelecer prioridades a especficos podem ser fatores mo- melhor maneira de realizar compromissos tivadores para qualquer estratgia com maior eficcia. organizacional. Portanto, uma vida sem objetivos pode ocasionar apatia e descompromisso com mudanas ou qualquer tipo de crescimento pessoal. Jornal 4 Minutos - O que leva, hoje, as pessoas a desperdiarem mais o tempo e a energia mental? Garcia A necessidade de desenvolver vrias atividades ao mesmo tempo, como forma compensatria de lidar com a ansiedade, as adversidades da vida e as presses sociais. Jornal 4 Minutos - Para quem tm vrias reas de ateno, a exemplo de trabalho, cursos e famlia, qual o melhor caminho para concili-las com um tempo de qualidade? Garcia - Estabelecer prioridades a melhor maneira de realizar seus compromissos com maior eficcia. No possvel cumprir tarefas que envolvam habilidades no desenvolvidas ou com pouco tempo necessrio para realiz-las, sem o risco do surgimento de componentes estressores que podem comprometer no s a qualidade de vida, como tambm a prpria sade. Jornal 4 Minutos - possvel assumir diversos compromissos sem cair no ativismo? Garcia - Sim, desde que se desenvolvam as habilidades necessrias. Os compromissos que assumimos devem ser processuais. Jornal 4 Minutos - Qual a recomendao para colocar em prtica o que se planeja? Garcia - Podemos seguir uma espcie de regra matemtica: criatividade + disciplina + esforo + ambiente favorvel = resultado positivo. Jornal 4 Minutos - Quanto aos que tm maus hbitos e dificuldades com disciplina, quais as possibilidades de mudana e organizao (incluindo cumprir o que prope)? Garcia - As possibilidades vo depender, por exemplo, do seu grau de perseverana, de bom nimo, do estabelecimento de metas e da definio de propsitos. Esses fatores, certamente, ajudaro nos processos de mudanas de comportamento.

A corrida contra o relgio para dar conta da agenda cheia.

6 Comportamento

A influncia arrebatadora de Jesus


Passaram-se quase dois milnios de sua morte e seu nome est cada vez mais em evidncia. Estudiosos apontam motivos para o avano do cristianismo e seu direcionamento
No decorrer da histria, ele ficou conhecido como messias, profeta, filho de Deus e, na atual indstria editorial, ganhou roupagem de lder, psiclogo e at de administrador. Depois de quase dois mil anos de sua morte, Jesus Cristo ainda a personalidade que mais desperta curiosidade e sua popularidade s cresce. A maioria daqueles que o conhece no se contenta apenas em saber seu perfil e suas histrias. O estudo anual Estado das Misses Globais, publicado recentemente, indica que a f crist, ou seja, a crena em Jesus, a que mais avana no mundo. Por dia, 94 mil pessoas aderem ao cristianismo, que soma 2,3 bilhes seguidores. Se vivesse nesse tempo, Jesus certamente seria recordista de adeptos no twitter. No ms da Pscoa, considerada a festa da ressurreio de Cristo, pertinente o questionamento: por que tantas pessoas creem em Jesus ainda hoje? Estudiosos da bblia responderam a pergunta de um ponto vista, seja histrico, religioso ou at psicolgico. Todos, porm, foram unnimes em afirmar: Jesus nico e no haver algum com tamanha influncia. Para o professor de escola bblica, Carlos Alberto dos Santos, historicamente, o surgimento e o avano do cristianismo se devem basicamente a dois fatores: a mudana e a esperana. Ele explica que a mudana a resposta s inquietaes humanidade, desde a poca do antigo testamento, ou seja, do perodo da lei. O homem era orientado por normas sobre como viver e se relacionar em sociedade, mas ele se desviou do propsito da lei e esta acabou sendo praticamente intil. Quando Jesus esteve na Terra, as pessoas perceberam que o cristianismo produzia a mudana de comportamento que necessitavam. O que chamou a ateno do povo da poca, e surpreende at hoje, que a revoluo crist comeou a partir de classes mais baixas. Jesus escolheu 12 homens simples do povo, como pescadores e ativistas polticos, para disseminar seus ensinamentos, os quais resumiu em um nico mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e a teu prximo como a ti mesmo. No livro O Mestre de Amor, da srie Anlise da Inteligncia de Cristo, o autor Augusto Cury diz que Jesus escolheu a estirpe menos recomendvel na poca, porque queria lapid-la. Quando dizia Ama o prximo como a ti mesmo, ele estava fazendo um excelente laboratrio de autoestima... No espere ser solidrio com os outros se voc seu prprio carrasco, comenta o autor em outro trecho. Em seu livro, Cury garante: Jesus no pertence a um grupo ou a uma religio, mas totalidade dos seres humanos. A transformao promovida por Jesus foi to impactante que, aps sua morte e ressurreio, a histria dividiu-se em duas partes: antes e depois de Cristo. A vinda de Jesus alterou a histria do mundo, destaca o pastor Altair Cardoso dos Santos. Essa chegada no foi obra do acaso. Quatro mil anos antes do nascimento de Jesus, profetas e homens inspirados por Deus falavam a seu respeito, segundo o pastor. Tantas pessoas creem nele hoje, porque foi o nico que nasceu sob plano divino, por obra do Esprito Santo, e sua vida e morte foram singulares. Fez tudo pela humanidade. A nobre causa de Jesus ter morrido pelos pecados do mundo e abrir caminho para os cus atrai milhares de pessoas, porm, no recebe muitas vezes o valor merecido. Usa-se muito o nome de Jesus, em vez do que realmente ele representa: sua obra e proposta para a humanidade, avalia o telogo Rondinelli Quintino da Costa, especialista em Cristologia. Para chegar ao cu, o telogo observa que Jesus prope mudanas que comeam aqui. No se trata

A busca do homem por mudanas pode ser o motivo do crescimento da f crist.

Comportamento 7
de teologia da prosperidade, em que se buscam bens materiais, mas do cultivo da paz de esprito, tranquilidade e mudana de vida. O princpio transformador do cristianismo expressa-se principalmente pelo efeito prtico. o que explica Carlos Alberto: A partir de mim, tento mudar aquilo que fazia de errado, como o vcio, para tambm favorecer as pessoas ao redor e, de alguma forma, ocasionar mudana no ambiente que me relaciono. A esperana outra questo relacionada crena em Jesus, de acordo com ele. Sua evidncia estaria associada ao testemunho de personagens que, com o cristianismo, fizeram a diferena. Como exemplo atual, o professor cita Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criana, que faleceu no Haiti, em 2010, vtima de um terremoto. Ela desenvolveu a metodologia de multiplicao do conhecimento entre as famlias mais pobres, a partir de Florestpolis (PR), e ganhou o mundo. A Pastoral estima que cerca de 2 milhes de crianas e mais de 80 mil gestantes sejam acompanhadas todos os meses pela entidade em aes bsicas de sade, nutrio, educao e cidadania. O avano da religio Pases, como o Brasil e os Estados Unidos, conservam bases crists. Ao longo do tempo, no entanto, tiveram sua imagem manchada, por problemas de violncia, prostituio e outras mazelas. Do ponto de vista de pases do Oriente, os americanos inclusive so vistos como maus exemplos, por seu posicionamento em guerras e valores distorcidos exibidos em filmes de Hollywood. Apesar desse histrico, estudiosos insistem que sociedades construdas com base crist produzem avanos. Esses pases so mais prsperos e realizados, mesmo com as dificuldades que enfrentam, refora o pastor Altair. Os pases comunistas, que no aceitam o cristianismo, so fechados e tem srias limitaes liberdade, pois Jesus a maior expresso de libertao para o homem. Um dos pases onde a crena crist est renascendo no sculo XXI a China, que hoje um dos maiores campos missionrios e, medida que o nmero de cristos cresce, assiste a mudanas. Enquanto a humanidade no perder a esperana na possibilidade de mudanas, o homem con-

tinuar procurando um ser superior: o divino. o que avalia Carlos Alberto dos Santos, que aponta ser essa a grande motivao da f. A soluo para essa busca, segundo ele, o encontro com o verdadeiro cristianismo, por meio da bblia e da aplicao dos ensinamentos de Cristo. Jesus veio para fazer uma revoluo que comeou na rea espiritual e expandiu-se para a prtica.

O caminho para chegar a Cristo


Em meio massa crescente de cristos, resta saber se o objetivo de aderir ao cristianismo o ideal. O Wikipdia, enciclopdia online sem vnculo religioso, resume o destino dos fiis: essa religio acredita que a f em Jesus proporciona aos seres humanos a salvao e a vida eterna. o que confirma Joo 3:16, na bblia: Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. At chegar l o caminho no to fcil, como muitos pregam. Hoje esto oferecendo vrios Jesuses, como o revolucionrio e o filsofo, e atrapalham o encontro com o Jesus verdadeiro, que se sacrificou por ns sem esperar uma resposta, avalia o telogo Rondinelli Quintino da Costa. O momento dessa escolha pode ser crucial. Para Rondinelli, o evangelho simples de entender, mas complicado de se viver, pois exige comprometimento e renncia. Jesus no nos enganou. Disse que aqui teramos aflies, mas deveramos manter o bom nimo, porque Ele venceu o mundo e, ao final, iremos para o cu. Alm dos tipos genricos de Jesus, grande parte das igrejas tambm padece de um problema: o foco na promessa de bnos terrenas. O povo busca Cristo, muitas vezes, pelo motivo errado: bens materiais, sucesso profissional, casa melhor, fama e domnio, afirma o pastor Altair Cardoso dos Santos. Isso traz uma frustrao sria ao cristo, porque no o satisfaz e nem traz felicidade. O pastor ensina que a motivao certa para aceitar o verdadeiro Jesus Cristo baseia-se em trs pontos: louvor, gratido e obedincia.

O prmio do cristo a vida eterna, mas, no caminho, as motivaes variam.

8 Parablica

oferece vrios cursos para voc, independentemente da sua crena religiosa, que sero ministrados na rua Otvio Francisco Dias, 299 no bairro gua Verde s 4 feiras das 20h s 21h30 por um perodo de 17 semanas, para maiores informaes: 3332-6633

DEPARTAMENTO DE EDUCAO

Vizinhos da Arena vivem impasse nas desapropriaes


Avano das negociaes depende de nova proposta de indenizao da Prefeitura. Obras valem para a Copa de 2014
Carvalho, afirma que a oferta de indenizao pelos imveis corresponde sim ao preo de mercado. Sobre fazer uma nova proposta para as desapropriaes, porm, reservouse a dizer: As negociaes so entre a Prefeitura e os moradores. O poder pblico quer o espao dos terrenos para adequao da Arena s exigncias da Fifa. Para cumprir as projees, no entanto, ainda tem pela frente uma questo legal referente s desapropriaes. A polmica sobre o uso de bem pblico para a construo de parte do estdio do Atltico, ou seja, de posse privada. O secretrio Luiz de Carvalho justifica que as obras so para a Copa de 2014. um evento importante para a cidade. Na opinio do antigo morador, a ao inconstitucional. O processo para tomar posse dos terrenos est baseado no decreto 1.957/2011, que declara os imveis para fins de desapropriao como de utilidade pblica. Segundo a advogada Brbara Cristina Hanauer Taporosky, a Constituio Federal prev caso de desapropriao para uso pblico e o decreto-lei 3365/1941 permite a tomada de posse de imveis, com essa finalidade, para a construo de estdios. Em primeira anlise, a desapropriao atenderia a legalidade, mas acontece que a utilidade pblica decretada para a construo de estdios pblicos, e no de privados j existentes. A advogada destaca que a Prefeitura de Curitiba no pode desapropriar e repassar o bem a um particular, a no ser que realize cesso ou concesso de uso. Quando acabar o prazo do eventual contrato de concesso/cesso, porm, teremos um bem que ser metade pblico e metade privado. A doao ou venda dos terrenos ao Atltico tambm implicaria no atendimento de regras legais. Nesse caso, o clube, por ser privado, s poderia adquirir os bens, aps a desapropriao, se participasse de uma licitao. Qualquer outra forma de transferncia dos imveis seria, em princpio, ilegal. O conjunto da obra O Atltico, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que as desapropriaes so assunto da Prefeitura. Quanto s demais obras de reforma e ampliao da Arena, o site www.arenacap.com.br indica que a fase de desmonte. Depois de retiradas cadeiras e telhados este ano, agora, esto sendo removidas estruturas metlicas da cobertura. Para a concluso das obras, autoridades locais adotam cronograma antecipado em relao ao da Fifa. A estimativa que o estdio fique pronto em dezembro deste ano e a reinaugurao ocorra em 29 de maro de 2013, data do aniversrio de Curitiba e trs dias depois ao do Atltico.

ORIENTAO FAMILIAR

* Aliana (plano de Deus para o casamento) * Growing Familes International * Como Criar Seus Filhos * Casados Para Sempre * ONE - Curso Para Noivos * Romance Maneira de Deus * MINACQ - Ministrio Nacional de Casais Quadrangular * Manual de Pais * Homem ao Mximo * Crown e Crown Teens EDIFICAO PESSOAL * A Mulher Segundo o Corao de Deus * A Batalha de Todo Homem * A Batalha de Toda Mulher * A Batalha de Todo Adolescente * A Batalha de Todo Jovem * A Batalha da Mente do Homem * A Batalha da Mente da Mulher * A Batalha da Mente do Adolescente * A Batalha da Mente do Jovem * Sabedoria Aplicada Para Mulher FORMAO ESPIRITUAL * Veredas Antigas * Discipulado * Discipulado Infantil * Despertando Para Orao FORMAO MINISTERIAL * Despertando Vocaes * Prosperidade Luz da Bblia * Despedaando Correntes * Evangelismo * Deus Provedor CONHECENDO A BBLIA * Curiosidades e Dificuldades Bblicas * Como Entender a Bblia * Imerso na Bblia - A. T. * Imerso na Bblia - N. T * Conhecendo os ltimos Dias

Terrenos desapropriados sero usados para a ampliao do estdio.

A menos de 12 meses do prazo estimado para a concluso das obras na Arena da Baixada, o processo de desapropriao de imveis vizinhos continua. A Prefeitura de Curitiba, responsvel pela ao, garante que as negociaes esto em estgio avanado. Moradores ouvidos pela reportagem do 4 Minutos, por sua vez, revelam aguardar nova proposta de preo que compense deixar suas casas. O impasse, que se refere ampliao do estdio do Atltico para a Copa do Mundo de 2014, faz parte da segunda de uma sria de reportagens sobre a realizao do mundial, em Curitiba. Ao todo, 16 imveis esto na mira das desapropriaes, dos quais 11 residenciais e cinco comerciais. Alguns moradores desses lotes vivem no entorno do estdio h vrios anos. o caso de um vizinho, que preferiu no se identificar, e contou residir no local h 50 de seus 56 anos. Para ele, a proposta da Prefeitura no condiz com o valor real de sua casa. Querem comprar onde moro por um preo 40% abaixo do valor de mercado da regio. Isso no aceito. Outra moradora, sem querer revelar o nome e detalhes do assunto, tambm confirmou ter recebido valor inferior ao desejado por sua moradia. O secretrio municipal para Assuntos da Copa, Luiz de

Variedades 9
Tecnologia

Smartphones, a evoluo dos celulares


Se h alguns anos usvamos os celulares basicamente para fazer ligaes e esporadicamente mandar mensagem de texto, hoje o celular concentra vrias outras funes, como tirar fotos, acessar a Internet, assistir a TV e at mesmos gravar filmes em alta qualidade. Para 2012, diversas novidades invadem o mercado. Uma delas so os acessrios para o Iphone, que o transforma em uma verdadeira cmera fotogrfica. O iPro um kit com trs lentes que permite tirar fotos com alta qualidade. O que chama a ateno a combinao das caractersticas do combo iPro, principalmente as duas lentes: uma olho de peixe e a outra angular. A primeira aumenta o campo de viso para 165 graus, enquanto a segunda permite uma cobertura 35% maior da rea frontal. Ambas so adicionadas ao iPhone por meio do terceiro acessrio do iPro: a case, que faz com que seja possvel encaixar as lentes na cmera que j vem no iPhone. Se ela for colocada na horizontal, h uma opo interessante a quem deseja se fotografar, mas no gosta de pedir a desconhecidos. A case vira uma espcie de trip, possibilitando que se utilize um recurso presente nos aplicativos de fotografia do iPhone, o timer. Outra inovao so os smartphones com tela flexvel. No ltimo trimestre de 2011, Nokia e Samsung apresentaram os seus aparelhos-conceitos para este ano. Segundo sites especializados, o Galaxy S3 ser um dos primeiros a chegar s lojas. A grande vantagem do uso desses aparelhos a comodidade, por serem flexveis e extremante finos. Com essas novas funes, o comando ocorrer apenas por gestos e com nvel de sensibilidade ao toque ainda mais elevado.
Thiago Soares, designer e apreciador de tecnologias

Esportes
Por Diogo Ferroni Mir*

O esporte e seus valores


Neste momento, chegamos reta final do nosso prestigioso campeonato estadual, que, inicialmente, foi marcado por inmeros fatos envolvendo os estdios paranaenses. O principal o relacionado ao Couto Pereira, em que o Atltico, por intermdio da Federao Paranaense de Futebol, tentou forar o uso do estdio. Se levarmos para o lado pessoal, o que diria se algum dissesse que voc ter de alugar sua casa para outra pessoa por menos de um tero do valor real? basicamente isso que o Atltico e a Federao tentaram fazer com o Coritiba. Esse tipo de atitude mostra como a nossa cidade e nosso estado sofre com a falta de unidade. Assim, muito louvvel a campanha Amo minha terra, Toro pelo meu estado, que vem sendo vinculada na mdia paranaense. O esporte traz muitos valores e ensinamentos, que se fossem usados fora da atmosfera esportiva resultariam em um comportamento mais adequado e respeitoso na sociedade. Na contramo desse individualismo, encontramos na ADM Esportes, toda sexta-feira, a partir das 21h, o grupo de jovens da 3 IEQ que usa o futebol para integrar pessoas em um ambiente vibrante e agradvel. Em uma parceria com a ADM Esportes, o grupo tem a oportunidade de mostrar quem Jesus em um local menos impactante do que a igreja. Com essa ao, os jovens que no frequentam a igreja percebem que podem levar uma vida normal e ainda ter o beneficio de contar com o apoio e o amor de Deus, por meio desse grupo. A integrao vem crescendo de maneira espetacular. Muitas vezes quatro ou cinco times masculinos e trs times femininos disputam as partidas. Se voc ainda no conhece a ADM Esportes e esse espao criado para promover uma sociedade mais saudvel e unida, visite a empresa na Rua Otavio Francisco Dias, 150, no gua Verde.
* Diogo Ferroni Mir proprietrio da ADM Esportes e mestrando em administrao esportiva.

Culinria
Brbara Cristina Hanauer Taporosky*

Torta de Twix
Ingredientes para a massa 100g de margarina amolecida, 4 colheres (sopa) de acar mascavo, 1 1/2 xcara (ch) de farinha de trigo e 3 colheres (sopa) de chocolate em p. Modo de fazer Bata a margarina com o acar at obter uma consistncia leve e fofa. Adicione a farinha de trigo, o chocolate em p e misture bem com os dedos. Espalhe sobre o fundo de uma forma de 22 cm de dimetro, forrada com papel manteiga e leve ao forno, preaquecido a 108, durante 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Ingredientes para o caramelo 50g de margarina, 1/2 xcara (ch) de acar e 2 latas de leite condensado. Modo de fazer Em uma panela, misture a margarina e o acar. No fogo brando, mexa sem parar at caramelizar. Junte o leite condensado, continue mexendo e cozinhando at engrossar e soltar do fundo da panela. Distribua sobre a massa reservada. Ingredientes para a cobertura 300g de chocolate ao leite picado, 1/2 lata de creme de leite sem soro. Modo de fazer Derreta o chocolate em banho-maria ou micro-ondas, misture o creme de leite e distribua sobre a camada de caramelo. Leve geladeira por, no mnimo, 6 horas. Dica: depois de pronto e gelado, sugiro conservar fora da geladeira ou em geladeira resfriada no mnimo, para evitar endurecer muito.
* Receita da revista Ana Maria com toque de Brbara Cristina Hanauer Taporosky, advogada e integrante da liderana do Ministrio Jovem da 3 IEQ

10 Sade

Dormir bem parece sonho


Para quem tem algum distrbio do sono, o momento de deitar a cabea sobre o travesseiro no significa repousar como se deseja
Uma ou outra noite maldormida pode ser motivada por preocupao ou eventos espordicos. Mas quando o cansao e a sonolncia excessiva durante o dia tornam-se frequentes possvel ser algum distrbio do sono. Os mais comuns so insnia, ronco e apneia. No entanto, h notcias de 87 doenas relacionadas hora de repousar, algumas aparentemente inofensivas e outras nem tanto. Muitas pessoas no imaginam que a insnia, especialmente a crnica, e a apneia, por exemplo, podem agravar ou provocar consequncias srias. Quem tem esses distrbios, corre o risco de ter problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e tireide, afirma a neurologista Elyia Hannuch, presidente da Sociedade Paranaense do Sono. Esses males esto relacionados ao funcionamento do corpo, que trabalha enquanto dormimos. No caso de se comer mais e ver o ponteiro da balana subir, pode significar dificuldade noite na produo de leptina, hormnio responsvel pela saciedade. Detectar os distrbios do sono no algo simples, mas conhec-los um pouco ajuda na busca por tratamento e adoo de novas medidas. Boa parte dos casos est associada qualidade de vida e adoo de hbitos inadequados no momento de dormir, segundo a neurologista. A pessoa dorme cada dia em uma hora diferente e, com a informatizao, o jovem ou mesmo o adulto fica em frente ao computador at muito tarde da noite, prejudicando a qualidade do sono. A insnia a campe das reclamaes referentes ao perodo de repouso. Quem sofre esse transtorno tem dificuldade de iniciar o sono, mant-lo continuamente durante a noite ou ainda a sensao de no ter dormido o suficiente. A maioria da populao com insnia tem o tipo secundrio, decorrente de problemas mdicos, psiquitricos ou exposio a medicamentos. o caso de pessoas com problemas de depresso e ansiedade, artrite e fibromialgia. Na insnia primria, esto causas como maus hbitos noturnos e predisposio familiar, ou seja, a maioria dos familiares dorme mal, comenta a neurologista. O ronco outro distrbio bastante comum do sono. conhecido como aquele rudo incmodo que pode acordar quem est prximo e at o prprio roncador. O som proveniente da vibrao das vias respiratrias, aps o estreitamento ou a obstruo dessas estruturas que dificulta a passagem do ar. Desvio de septo e rinite esto entre as causas do ronco. O barulho, por vezes mais intenso, tambm pode ser sintoma de outro transtorno relacionado hora de dormir: a apneia. De acordo com Elyia Hannuch, 80% dos roncadores tm essa doena. Na apneia, at 20% do ar passa pelas vias respiratrias, provocando microdespertares durante o sono. Concomitante a ela, ocorre normalmente a hipoapneia, na qual h reduo de 50% da passagem do volume de ar, caracterizando a Sndrome da Apneia/Hipoapneia. Sem aprofundar o sono, quem sofre desse distrbio, alm de sentir sonolncia excessiva durante o dia, candidato a ter sensao de asfixia enquanto dorme, cefaleia pela manh, perda de memria e capacidade de concentrao. Para quem tm o hbito de ir para a cama durante a madrugada e dormir at mais tarde, tambm h uma possvel explicao cientfica para o comportamento: o distrbio do atraso de fase. A dificuldade em dormir e acordar cedo est mais

Prtica de maus hbitos na hora de dormir podem ocasionar distrbios.

Para combater as dificuldades para dormir, saiba como melhorar a qualidade do sono:
- Deitar-se todo dia mesma hora - Adotar horrio regular para dormir e acordar - Dormir em ambiente escuro. A claridade inibe o sono - Evitar comer muito noite - Utilizar temperatura adequada para o quarto

comumente relacionada falta de regularidade na hora de se deitar, segundo a neurologista. A doena no sinnimo de vespertinidade, que no se trata de distrbio, mas de padro gentico de algumas pessoas. Os vespertinos sofrem para se adequar ao ritmo social, mas possvel a adaptao, explica a presidente da Sociedade Paranaense do Sono. Quem faz parte de qualquer um desses casos pode ser confundido como preguioso. A boa notcia que h tratamentos eficazes para os distrbios, seja por medicamentos, aparelhos ou cirurgia. Se virou hbito passar noites em claro e ter dificuldades para dormir, o recomendado procurar um especialista do sono. Adotar hbitos adequados para descansar, como ter hora certa para dormir, tambm contribui para ter boas noites de sono. Dessa forma, o tempo de deitar na cama e repousar para valer pode estar prximo.

Cultura & cidadania 11

Reflexo
Wilson Lanoni*

A liderana e suas vertentes


Vivemos em uma sociedade cuja expresso pertencer a ele. O chefe do escritrio influencia seu liderana tema de livros, cursos, palestras..., mas na funcionrio a ser mais eficiente, fazendo-o sentirprtica o que liderana? Uma resposta comumente se amado e parte integrante do projeto. O poltico usada para esta pergunta : influenciar pessoas. arregimenta eleitores, trabalhando em benefcio da coletividade. A famlia se solidifica quando a semente Creio que esta a resposta mais adequada para gerada (filhos) possui um bom referencial de como definirmos liderana, porm, esta conduzir sua vida, em todas as reas em verdade tem sido deixada de lado por que atuar. aqueles que so lderes em todas as reas de suas ocupaes. O que vemos Os livros Lder ou liderado so pessoas que no medem esforos (Princpios para liderana) e para afirmarem a sua autoridade sobre Motivado para liderar (Supere outros, fruto de um carter deformado todas as expectativas), de minha advindo de traumas existenciais. autoria em parceria com o pastor Irineu Rodrigues, podem ajudar a Em todas as reas em que o homem compreender fundamentos sobre o atua, h uma forma inadequada de tema. Eles propem a lderes e liderados liderana (influncia), a qual contraria o exerccio de suas funes de forma princpios que foram idealizados por Deus. a conviver harmoniosamente com as No trabalho: O chefe que usa seu liderado diferenas que existem entre os seres como um degrau para sua autopromoo, humanos. A leitura das publicaes que o desrespeita e no lhe d o valor oferecem subsdios queles que desejam merecido, como influenciar seus colegas trabalhar em um ambiente sadio, cujo de trabalho? Na poltica: O politico que Livros sobre liderana ajudam a usa de conchavos, falcatruas, subornos, entender o universo da influncia. respeito e considerao aos colegas so o diferencial que propicia o alcance do que influncia ter sobre aqueles que sucesso. nele depositaram a sua confiana? Na famlia: Filhos que veem seus pais envoltos em eternas Se voc deseja ser lder, olhe-se em um espelho: discusses ou mesmo se divorciando sero ou no aquilo que os outros veem em voc determinar suas influenciados por eles? atitudes e comportamentos. Na prtica, o grande general influencia o soldado * Wilson Lanoni pastor da 3 Igreja e autor de livros a segui-lo, fazendo-o acreditar que a vitria tambm

Quer ser abenoado? Conhea os cultos da 3 IEQ


Segunda-feira Manh da Bno 7h30 Tarde da Bno 14h15 Culto de Empreendedor 20h Tera-feira Mover do Esprito 9h Cura Interior e Batalha Espiritual 14h15 Banquete da Sabedoria (Culto de orao) 20h Culto Infantil 20h Quarta-feira Tarde do Lar 14h15 Quinta-feira Orao e Intercesso 8h Noite da Bno I 18h Culto Infantil 18h Noite da Bno II 20h Culto de Adolescentes 20h Reunio de Juniores 20h Culto Infantil 20h Sexta-feira Manh da Libertao 9h Noite da Libertao I 20h Noite da Libertao II 23h Sbado Orao, Consagrao e Jejum (1 sbado do ms antecedendo a ceia) 9h Reunio R. E. A (restaurao, encorajamento e amizade) no 1 sbado Culto para Jovens 20h Reunio de casais (2 sbado de cada ms) 20h Domingo Escola Bblica Quadrangular I 7h45 Manh do Encontro com Deus 8h45 Escola Bblica Quadrangular II 10h Almoando com Jesus 11h30 Culto Infantil I 8h45 Culto Infantil II 11h30 Noite da Famlia 19h Culto Infantil 19h

Programe-se: confira os eventos da 3 IEQ


Abril
Dias 13 e 14 - GM@o Dias 13 a 15 - Retiro de Crianas Dia 15 - Encontro de GPs (Grupos Pequenos) Ministrio Jovem Dia 29 - Torneio de futebol feminino interdenominacional na Chcara Anta Gorda (informaes com Andr na secretaria). Tambm tem partidas no dia 6 de maio.

Maio

Dia 5 - Homenagem s Mes Dias 18 a 20 - Retiro de Homens Dia 19 - Noite Black Dia 26 - Escola de Orao

Junho
De 1 a 3 Retiro de Jovens

S-ar putea să vă placă și