Sunteți pe pagina 1din 5

INSTALAES ELTRICAS EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

As instalaes eltricas de uma industria, quando situada em uma atmosfera potencialmente explosiva, pode vir a ser a fonte de ignio que ocasionar incndios ou exploses, provocando danos irreparveis ao sistema. Esta ignio pode ser conseqncia de um centelhamento provocado por um defeito na instalao, ou pela abertura ou fechamento normal de contatos de uma chave qualquer, ou ainda pela temperatura elevada de um equipamento ou ponto qualquer da instalao. Para se evitar esse tipo de problema deve-se projetar a instalao com materiais e equipamentos que atendem aos requisitos de segurana indispensveis a cada tipo de atmosfera explosiva. Para que haja um incndio ou exploso necessrio que no ambiente exista ar (oxignio), mistura explosiva e uma fonte de ignio. Os equipamentos prova de exploso de uma instalao eltrica so desenvolvidos para confinarem uma eventual exploso, internamente ao equipamento, evitando que esta se propague para o meio externo. Todos os equipamentos desenvolvidos para este fim so rigorosamente ensaiados em laboratrios credenciados que emitem um CERTIFICADO DE CONFORMIDADE que garante que o equipamento atende as normas especficas para sua utilizao. Zonas (poeiras) Zona 20: reas onde a presena da atmosfera explosiva permanente, por tempo prolongado ou freqente Zona 21: Zona 22: reas onde a presena da atmosfera explosiva pode ocorrer ocasionalmente reas onde a formao da atmosfera explosiva devido ao levantamento de poeira acumulada e improvvel, se ocorrer por pouco tempo

No equipamento Ex, devemos observar as seguintes marcaes:

Selo de certificao do Inmetro As reas classificadas devem ser sinalizadas em campo, conforme smbolo a seguir.

Smbolo de sinalizao de reas classificadas

TIPOS DE PROTEO EXIGIDOS PELA NORMA Tipo de risco (classe): Classe II: Ps combustveis.

Para Zona 0/20:

Mtodos de proteo: Indica as tcnicas de proteo utilizadas na confeco do equipamento. d e h i m n o p q s v DIP prova de chamas - Zona 1 Segurana aumentada - Zona 1 Hermeticamente selado - No mais permitido Intrinsecamente seguro - Zona O ou Zona 1 Encapsulamento - Zona 1 No faiscante - Zona 2 Imerso em leo - Zona 1 Envoltrio pressurizado - Zona 1 pl Purga -Zona 1 Preenchido com areia - Zona 1 Proteo especial - Zona O ou Zona 1 Ventilao - Zona 2 prova de ignio para ps - Classe II

LEMBRAR SEMPRE : CLASSIFICAO DE REA UM PROCESSO DINMICO DE MELHORIA CONTNUA.

EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS DE SEGURANA INTRNSECA Ex-i Um circuito ou parte dele intrinsecamente seguro quando o mesmo, sob condies de ensaios prescritas, no capaz de liberar energia eltrica (fasca) ou trmica suficiente para, em condies normais (isto , abrindo ou fechando o circuito) ou anormais, (por exemplo, curto circuito ou falta terra), causar a ignio de uma dada atmosfera explosiva. O equipamento de segurana intrnseca e as partes intrinsecamente seguras do equipamento associado so classificadas numa das categorias ia ou ib, conforme a seguir: CATEGORIA ia So equipamentos eltricos incapazes de provocar a ignio em operao normal, na condio de um nico defeito ou de qualquer combinao de dois defeitos, com os seguintes coeficientes de segurana: a) em operao normal : 1,5; b) com um defeito : 1,5; c) com dois defeitos : 1,0. Esses coeficientes de segurana so aplicados tenso, corrente ou a uma combinao dessas duas grandezas. Os equipamentos eltricos do Grupo II no podem ter qualquer contato centelhante exposto atmosfera explosiva continuamente ou por perodo prolongado, a menos que eles sejam dotados por uma das seguintes medidas complementares de proteo: - invlucro hermeticamente selado; - proteo por invlucro prova de exploso; - maior coeficiente de segurana Esses requisitos tem a inteno de evitar que a segurana intrnseca seja comprometida quer seja pela freqncia de operao do contato, quer seja pela decomposio de gases ou vapores explosivos. CATEGORIA ib So equipamentos eltricos incapazes de provocar ignio de uma atmosfera explosiva, em operao normal, ou na condio de um nico defeito qualquer, com os seguintes coeficientes de segurana: a) em operao normal : 1,5; b) com um nico defeito : 1,5. Esses coeficientes de segurana so aplicados tenso , corrente ou a uma combinao dessas duas grandezas. Qualquer equipamento considerado como de segurana intrnseca dever atender a critrios construtivos e de ensaios especiais, conforme prescrito na norma brasileira NBR 8447 EQUIPAMENTOS ELTRICOS PARA ATMOSFERAS EXPLOSIVAS. CONSTRUO E ENSAIOS DE EQUIPAMENTOS ELTRICOS DE SEGURANA INTRNSECA E DO EQUIPAMENTO ASSOCIADO - ESPECIFICAO.

LUMINRIAS DE SEGURANA AUMENTADA

Estas luminrias podem ser fabricadas em invlucros de plstico (normalmente polister reforado com fibra de vidro), que alm de permitir com certa facilidade graus de proteo IP65 ou IP66, possuem como vantagens adicionais : alta resistncia e estabilidade mecnica e comportamento trmico favorvel, caractersticas de auto-extino de chamas, elevada resistncia corroso, menor peso, etc. Apresentamos algumas caractersticas deste tipo de luminria: - devem utilizar conforme NBR 9883 lmpadas fluorescentes de partida fria, tipo mono-pino, lmpada incandescente de uso geral, lmpada mista ou outra desde que no haja risco de mesmo em caso de defeito, se ultrapassar a temperatura limite. - os reatores devero obedecer aos requisitos aplicveis aos enrolamentos de maquinas, com sobre dimensionamento dos condutores, dupla camada de isolao, temperatura de trabalho diminuda, etc. Atualmente utiliza-se muito os reatores eletrnicos. - os terminais de ligao e os receptculos devero ter caractersticas especiais.

Material bibliogrfico a ser minimamente consultado: Normativo sobre legislao de segurana e medicina do trabalho: NR-10 NR 16 NR-20 NR-23 Portarias n: 3.214-08/06/78 12-06/06/83 02-02/02/79 25-29/12/94 32-22/05/57 Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT): NBR-13523 NB-98 NB-107 Manual de Higiene e Segurana (Shell do Brasil S/A) Handbook butane-propane (American Gas Association) Steam (Babcock Wilcox)

S-ar putea să vă placă și