Sunteți pe pagina 1din 24

Normas tcnicas

FOLHAS PARA DESENHOS TCNICOS Formatos do papel Padro srie A NBR 10.068 Objetivo: padronizar as dimenses, dobragem, layout, e posio da legenda.

Dimenses

O formato do papel tem origem em um retngulo com rea de um metro quadrado (1m2) e cujos lados medem 841 x 1.189mm, denominado de formato A0.

O formato A1 corresponde ao A0 dividido em duas partes e tem 0,50 m (meio metro quadrado). O formato A2 origina-se da diviso do A1 em duas partes e tem 0,25 m (um quarto de metro quadrado). E assim por diante.

DIMENSES

E m d e s e n h o t c n ic o o s fo r m a to s p o d e m s e r c o n ju g a d o s o b te n d o -s e o s fo r m a to s c o m p o s to s o u a lo n g a d o s . E s te s fo r m a to s , d e p o is d e d o b r a d o s , te r o o ta m a n h o A 4 (2 1 0 x 2 9 7 m m ).

Dobragem de cpias NBR 6492

Legenda,Selo ou carimbo NBR10582


A legenda um quadro que deve ser apresentado no canto inferior direita, com a finalidade de fornecer todas as informaes para uma consulta rpida de identificao e interpretao do desenho Deve conter no mnimo as seguintes informaes : Designao e emblema da empresa; Nome do responsvel tcnico pelo contedo do desenho, com sua identificao (inscrio no rgo de classe) e local para assinatura; Local, e data;

Nome ou contedo do projeto; Contedo da prancha; Escala (conforme NBR-8196); Nmero da prancha Designao da reviso;

Desenho Texto

Legenda

Legenda

O lo c a l e m q u e c a d a u m a d e s ta s in fo r m a e s d e v e s e r p o s ic io n a d a d e n tr o d a le g e n d a p o d e s e r e s c o lh id o p e lo p r o je tis ta , d e v e n d o s e m p r e p r o c u r a r d e s ta c a r m a is a s in fo r m a e s d e m a io r r e le v n c ia . O n m e r o d a p r a n c h a d e v e s e r p o s ic io n a d o s e m p r e n o e x tr e m o in fe r io r d ir e ito d a le g e n d a (v id e e x e m p lo s , a s e g u ir n o s p r x im o s s lid e s ). O n o m e d a e m p r e s a o u s e e m b le m a u s u a lm e n te s o lo c a liz a d o s n a r e g i o s u p e r io r e s q u e r d a d a le g e n d a .

Numerao das pranchas

pranchas:o nmero da prancha usualmente se informa o total de pranchas do projeto ex.: 2/9 significa: prancha 2 de um total de 9 pranchas. Inicia-se a numerao pela prancha que contm a planta de situao e a de localizao. (As) prancha(s) seguinte(s) ser(ao) a(s) que contm a(s) planta(s) baixa(s). Em seguida so numeradas as pranchas que contm o(s) corte(s) e, por ltimo, a(s) fachada(s).

Marcas de reviso

utilizada para registrar correes Deve conter: Designao da reviso; Nmero do lugar onde a correo foi feita; Informao do assunto da reviso; Assinatura do responsvel pela reviso; Data da reviso

Elementos componentes da cotagem

Elementos grficos para a representao de cotas: linha de cota linha de extenso valor numrico da cota

HIERARQUIZAO DAS COTAS


COTAS GERAIS: definem alturas, comprimentos e larguras totais dos edifcios. COTAS PARCIAIS PRINCIPAIS: definem marcao estrutural dimenses de comprimento, recuos, afastamentos e entrepisos.

Posio das cotas So lidos a partir da base da folha do desenho ou de sua direita.

RECOMENDAES NA APLICAO DE COTAS Todas as cotas necessrias caracterizao da forma e grandeza do objeto devem ser indicadas, de modo a no exigir, posteriormente, o clculo ou a estimativa de medidas. Nunca se deve utilizar como linhas de cotas: eixos, linhas de centro, arestas e contornos do objeto: As cotas sempre que possvel, ser indicadas fora do desenho. Quando indicadas dentro do desenho, deve-se evitar, que linhas de cota se cruzem entre si. Quando o espao for insuficiente, so indicadas ao lado. As linhas de cota de um desenho so traados contnuos, firmes, paralelos e alinhados a direo da medida, sendo espaadas igualmente (em plantas e cortes); linhas com espessura igual ou inferior a linha de eixo (+/- 0.2 mm).

Linhas e es pes s uras


E m to d o d e s e n h o d e v e -s e e m p r e g a r u m a v a r i n c ia d e tip o s d e lin h a s e s p e s s u r a s , p e r m itin d o a d e q u a r o q u e m a is im p o r ta n te a s e r d e s ta c a d o n a v is u a liz a o , s e n d o r e c o m e n d a d o a d o t -la s s e g u n d o a s c o n v e n e s e s ta b e le c id a s p e la s n o r m a liz a e s .

Tipos de linha C h e ia In te r r o m p id a T r a o e p o n to Es pes s uras G ro s s a M d ia F in a

CALIGRAFIA TCNICA

As letras e nmeros usados em escritrios so do tipo basto (recomendadas pela norma ABNT-NBR 6492). Formas de escrita: tipos A e B( NBR- 8402 Caracteres para escrita em Desenho Tcnico). Tipo A posio vertical Tipo B posio oblqua ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 1234567890 a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z. 1234567890

S-ar putea să vă placă și