Sunteți pe pagina 1din 7

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO ACRDO/DECISO MONOCRTICA REGISTRADO(A) SOB N

ACRDO

I miii mil mil mil um um um um MM mi

*03578570* Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 0009087-58.2008.8.26.0047, da Comarca de Assis, em que apelante/apelado GARCIA LOPES &

COMPANHIA LTDA sendo apelado/apelante LAURA PIRES DA SILVA (NOMEADO) e Apelado MAPFRE VERA CRUZ SEGURADORA S/A. ACORDAM, em 25 a Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO DA CORRE E

DERAM PROVIMENTO EM PARTE AO RECURSO DA AUTORA. V. U.", de conformidade com o voto do(a) Relator(a), que integra este acrdo.

julgamento ANTNIO

teve

participao RIBEIRO

dos PINTO

Desembargadores

BENEDITO

(Presidente) e MARCONDES D'NGELO.

So Paulo, 15 de junho de 2011.

- J)y

)/1AAAAAAA4_^
SEBASTIO FLAVIO RELATOR

PODERJUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO


Seo de Direito Privado

Vigsima Quinta Cmara

Voto n 21.341
Apelao com reviso n 990.10.503382-2 - Assis Apelantes/Apelados: Garcia Lopes & Companhia Ltda; Laura Pires da Silva Apelado: Mapfre Vera Cruz Seguradora S/A

SEGURO. Morte do cnjuge. No contratao da aplice. Indenizao devida pela estipulante. Petio inicial. Inpcia no caracterizada. Pedido que bastante no seu aspecto essencial, uma vez que indica a pretenso de condenao ao pagamento do seguro a beneficirio, por morte de segurado. Prescrio. Inocorrncia. Disciplina que no relativa a seguro. Alegao de mora no pagamento cobertura. do prmio, fato que teria implicado a resoluo do contrato, com perda do direito dita Ineficcia da estipulao obrigaes em tal sentido. que Cumprimento de outras do contrato

importa o reconhecimento da vigncia dele. Condenao ao pagamento de auxlio funeral. Procedncia parcial. Apelao da corre denegada. Provimento parcial do recurso da autora.

Apelao com reviso n 990.10.503382-2

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO


Seo de Direito Privado

Vigsima Quinta Cmara

Demanda

de

beneficiria

de

seguro

para

condenao de estipulante e seguradora a pagamento de capital segurado, por morte do marido dela.

Julgada inicial

parcialmente

procedente uma

a vez

demanda, que h

apelou a estipulante por soluo inversa. Tem que a petio flagrantemente inepta, incompatibilidade ente a causa de pedir e o pedido. Sustenta a ocorrncia da prescrio anua. Alm do mais, em decorrncia do inadimplemento da apelada quanto s parcelas do seguro, devidas em agosto e setembro de 2007, houve o cancelamento automtico do contrato de seguro.

autora

manejou

recurso

adesivo

para

permanncia no polo passivo da seguradora, porque e ela solidariamente responsvel pelo pagamento do seguro. Pugna ainda, pela condenao das obrigadas ao pagamento de R$ 12.394,45, em razo de atualizao do capital segurado desde

Apelao com reviso n 990.10.503382-2

PODERJUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO


Seo de Direito Privado

Vigsima Quinta Cmara

a data da contratao, pelos ndices de correo monetria e juros previstos na tabela deste Egrgio Tribunal de Justia, uma vez que o contrato de seguro foi celebrado em 1997 e o valor constante na aplice foi de R$3.000,00, sem previso de ndices de atualizao.

Recursos recebidos e impugnados.

E o relatrio, adotado o da r. sentena quanto ao mais.

No se pode falar em afronta

aos princpios

constitucionais do contraditrio e da ampla defesa, pois a petio inicial clara, embora no se revista de tcnica precisa. A narrao dos fatos permite uma concluso lgica, fornecendo os elementos necessrios para a defesa. No que toca ao pedido em si, nada visto na petio inicial de to

Apelao com reviso n 990.] 0.503382-2

PODERJUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO


Seo de Direito Privado

Vigsima Quinta Cmara

genrico como se propalou, se h um pleito para o pagamento do seguro em decorrncia da morte do segurado. No pelo fato de a pea inaugural no ser recomendvel como modelo, que se pode lan-la ao rol das inutilidades, se e quando a defesa pode ser articulada.

E certo que contrato de seguro em causa iniciouse em 1997 e figurava como estipulante a corre recorrente, Garcia Lopes & Companhia Ltda. No h nos autos quaisquer provas da contratao efetiva do seguro de cobertura do risco ora tratado, uma vez que ela foi contratada apenas para a cobertura das despesas funerrias, o que foi feito, conforme afirma a prpria autora na petio inicial.

No caso, o pleito de natureza indenizatria, sem, pois, ser a hiptese de contrato de seguro propriamente dito, ao que parece inexistente, de modo que a prescrio no anua, como erradamente se entendeu.

Apelao

com reviso n 990. / 0.503382-2

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO


Seo de Direito Privado

Vigsima Quinta Cmara

A mora no pagamento da contraprestao por parte da autora outras da demanda longe est de constituir ao inadimplemento absoluto, tanto que a corre no se furtou em realizar obrigaes correspondentes tambm negcio ora discutido, tudo mesmo levando a crer que a corre apenas no fez a contratao do seguro em grupo para haver a cobertura do auxilio funeral objeto da demanda.

de

evidncia

cristalina

que,

sem

dita

celebrao do contrato de seguro, no possvel trazer a seguradora a responsabilidade direta ou solidria pela paga ora reclamada.

O valor do auxlio funeral precisa ser estimado em correspondncia com a contraprestao havida, sem, pois, poder singelamente operar a correo do valor ou final.

Apelao com reviso n 990.10.503382-2

PODERJUDICIARIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO


Seo de Direito Privado

Vigsima Quinta Cmara

O que preciso fazer , na fase de liquidao de sentena, verificar por percia qual a mdia dessa prestao em contratos similares.

Com tais consideraes, impe-se no dar acolhida ao recurso da corre e apenas determinar que, em liquidao de sentena, seja apurado o valor do auxlio funeral ao tempo do bito, com juros e correo monetria da por diante.

Para os fins acima, negado provimento ao recurso da corre e provido parcialmente o da autora.

io Flvio Relator

Apelao com reviso n 990.10.503382-2

S-ar putea să vă placă și