Sunteți pe pagina 1din 3

UniCEUB Centro Universitrio de Braslia Ncleo de atividades complementares 10 semestre Aluna: RENATA MELGAO TEODORO RA: 20775825

Resenha: O MITO DA CAVERNA

PLATO. A Repblica. S. Paulo: Martin Claret, 2000. 320 pag. Livro VII pg.210-238. Filsofo grego, viveu entre 428-348 a .C., nascido em Atenas, autor de vasta obra filosfica, dentre as quais, destaca-se A Repblica, um tratado poltico-filosfico, uma de suas obrasprimas, escrita em forma de dilogos.

"O Mito da caverna" trata-se do Livro VII, no qual Plato revela de modo metafrico o papel do conhecimento, cuja busca se d atravs da filosofia. Para tanto usa a alegoria de uma caverna subterrnea, onde l esto acorrentados homens desde a sua infncia, acreditando que a nica realidade so as sombras de objetos variados projetadas na parede. Plato usa dois personagens que dialogam entre si: Scrates e Glauco, seu discpulo, que passa a imaginar as abstraes sugeridas por Scrates, as quais apresentamos a seguir. Imagine uma caverna subterrnea; l, esto homens prisioneiros, acorrentados pelas pernas e pescoo desde a sua infncia. Por esta razo devem permanecer imveis, olhando s para a frente. A caverna levemente iluminada por uma clareira. Do lado de fora, titeriteiros manipulam objetos variados que projetam nas paredes da caverna, sombras de bonecos de homens, figuras de animais feitos de pedra e outros objetos de madeiras e outros materiais variados. Ao longo de sua vida, os prisioneiros s puderam contemplar sombras projetadas nas paredes da caverna, seus companheiros e as vozes emitidas de fora, dos homens que conversam entre si. A metfora apresentada pelo autor mostra-nos que quando somos cerceados do conhecimento, tornamo-nos "prisioneiros" das "verdades" imputadas a ns. A representao distorcida da realidade absorvida pelos nossos sentidos como nica realidade. A separao do homem em relao ao mundo real representa para Marx a "alienao social" ? um modo de estranhamento entre os homens e entre as coisas. Atravs dela, apenas a representao da realidade prevalece sobre a sua verdadeira realidade. Isso nos leva a refletir que o homem que vive das representaes sociais e materiais ? da ideologia ? um "prisioneiro" de uma classe manipulatria que projeta "imagens" (idias, concepes de mundo em geral) que atendam aos seus interesses.

dada a oportunidade para que um dos prisioneiros seja libertado das correntes. Inicialmente ele sente dores no pescoo e tem que subir a longa escarpada da caverna para chegar ao lado de fora. Ao chegar do lado de fora, o primeiro impacto que o prisioneiro tem com a luminosidade do sol que cega temporariamente seus olhos. Aos

poucos, seus olhos se habituam com a claridade do sol e ele pode contemplar mais prximo da realidade, objetos mais reais, com uma viso mais verdadeira, tendo dificuldade em nomear os objetos, pois se encontra perplexo diante da contemplao mais verdadeira da realidade. A impresso dada pelo autor sugere-nos que a conquista do conhecimento impe-nos um sacrifcio. Gramsci em sua obra "Os intelectuais e a organizao da cultura", afirma que "estudar um ato enfadonho, mas o nico ato que leva o homem a sua libertao". Isso significa dizer que o conhecimento impe-nos um sacrifcio que, no entanto, representa a liberdade. atravs do conhecimento de sua realidade e de seu mundo, que o homem faz a histria, revoluciona o mundo ? sujeito da prxis. Se vigorasse um prmio entre os prisioneiros por se distinguirem em fazer as melhores conjecturas acerca das sombras projetadas nas paredes da caverna, certamente o homem desacorrentado abriria mo desse prmio e diria como Homero: " prefervel lavra a terra a servio de um homem de patrimnio ou sofrer qualquer outro destino a viver no mundo das sombras". E se tivesse que voltar ao mundo da caverna e contar aos prisioneiros o que vira, certamente seria considerado um louco e tentariam mat-lo. Percebe-se aqui, a exaltao que Plato faz ao conhecimento: na medida em que o homem depara-se com a possibilidade do conhecimento, no h como retroceder ao mundo da "ignorncia". Conhecer um ato permanente de descobertas, que impe ao homem um sacrifcio necessrio: o trabalho. Por outro lado, a descoberta feita pelo sujeito do conhecimento, considerada loucura diante das "verdades institudas". O instituinte transformador, o institudo conservador. Plato conclui: a caverna subterrnea o mundo visvel aparente. A clareira que ilumina a caverna a luz do sol. O acorrentado que se eleva regio superior e a contempla, a alma que se eleva ao mundo inteligvel. "(...). este pelo menos o meu modo de pensar, que s a divindade pode saber se verdadeiro. Quanto a mim, a coisa como passo a dizer-te. Nas ltimas fronteiras do mundo inteligvel est a idia do bem, criadora da luz e do sol no mundo visvel, autora da Inteligncia e da Verdade no mundo invisvel e, sobre a qual, por isso mesmo, cumpre ter os olhos levantados para agir com sabedoria nos negcios individuais e pblicos" (p.238).

Existe nesta metfora, a idia de conhecimento de um mundo aparente, limitado por circunstncias materiais e sensoriais. Existe um mundo real a ser conhecido que depender da libertao do homem dessas circunstncias a fim de que ele possa indagar e refletir a realidade e construir conhecimentos. Existe tambm um mundo inalcanvel pelo homem, a essncia da coisa que est na idia e no pertence ao mundo sensvel. Aqui, Plato revela o seu idealismo acerca da realidade do mundo.

S-ar putea să vă placă și