Sunteți pe pagina 1din 18

USP Universidade de So Paulo

Trabalho de Concluso de Curso


Didtica

Iuri Mitika

So Paulo, 2010. 1

EU NO ERA ASSIM.

Eu no era assim.
Uma comparao entre as diferenas de comportamento dos alunos da capital e do interior do Estado no que diz respeito aos diferentes professores.

Trabalho Final do curso EDM402 - Didtica, para alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade de So Paulo.

Iuri Mitika N USP 6800431 - Curso de Licenciatura em Fsica, Diurno Professora responsvel: Selma Garrido Pimenta

So Paulo, 2010.

Em pesquisas anteriores, para outros cursos, me deparava com uma realidade intimidadora quanto ao comportamento dos alunos em sala de aula. Nas mais diversas situaes e ocasies foi possvel constatar que os alunos so to indisciplinados quanto os professores dizem que so e, muitas vezes, ultrapassam qualquer limite suportvel. Sempre ao chegar a uma nova escola para fazer um trabalho de pesquisa era aconselhado por professores a desistir da profisso enquanto ainda sou novo. Obviamente, os profissionais da rea se encontram desmotivados, desestimulados e, no geral, infelizes com a profisso. Ao comparar com minha prpria experincia de estudante, porm, no consegui me lembrar de nenhuma situao em que eu tivesse presenciado um nvel to alto de indisciplina quanto os observados nos estgios feitos na cidade de So Paulo. Pensando a respeito tentei encontrar um fato que pode ter algo relacionado com essa diferena. Ao pensar, ento, que a possibilidade de que eu, que nasci e vivi toda a infncia e adolescncia no interior do estado, e meus amigos de escola no nos comportssemos to mal quanto os alunos de So Paulo por estarmos inseridos naquele ambiente especfico. Com isso na cabea, fiz as malas e voltei para minha cidade natal, onde fui analisar as diferenas de comportamento entre os alunos de l e os da capital e ver se realmente h alguma relao entre essa notvel diferena por mim observada, ou se s um retrato do conflito de geraes, mesmo que entre geraes to prximas uma da outra. Como ponto de vista principal, levo em conta as relaes entre a alterao de comportamento dos alunos com os diferentes professores, focando nas maneiras de ensino e nas tcnicas utilizadas por cada um, comparando isso entre as duas localizaes de pesquisa.

Especialista em Vida no Interior


Antes de fazer qualquer tipo de anlise comparando interior e capital (no nosso caso, do estado de So Paulo), deve-se tentar entender o funcionamento de dois ambientes to distintos. Para tanto, vou usar a opinio de algum que tem bastante experincia com ambas as realidades: eu. claro que simplesmente dizer interior pode ser abrangente demais. Temos no interior do estado cidades enormes e extremamente urbanizadas, bem como cidades pequenas e tradicionais que so, no geral, o que se imagina quando se pensa em interior. em uma des-

sas cidades pequenas que minha pesquisa se baseia, com a inteno de buscar uma cidade o mais diferente possvel da to movimentada capital, So Paulo. O quadro o seguinte: nasci e fui criado em cidades pequenas do interior. Boa parte da minha vida at agora (pelo menos dezesseis anos) foi passada em uma cidade com menos de dez mil habitantes, o que, em nvel de comparao, aproximadamente um quinto da populao do Butant, bairro de So Paulo onde se localiza da USP1. Considerando todos os campi da USP, minha cidade teria algo em torno de um oitavo da populao da universidade. E, acredito eu, a parte urbana da cidade deva ser menor do que a Cidade Universitria Armando Salles de Oliveira, onde se localiza a Faculdade de Educao. Com isso, acho que deixo claro se tratar de uma cidade bem pequena. Com quase quinhentos quilmetros de distncia da capital, no se trata, porm, de uma cidade ruralista. , na verdade, mais uma das muitas cidades do interior de So Paulo que se fizeram em volta do plantio de caf, com a expanso da malha ferroviria e, posteriormente, de cana-de-acar e da pecuria. Depois de passar toda a infncia e adolescncia sendo um aluno do interior (tanto em escolas pblicas quanto particulares), me inscrevi no vestibular da FUVEST para licenciatura, fui aprovado e me mudei para a capital. Foi uma experincia bastante inesperada e chocante, visto que So Paulo uma cidade onde a cada dia acontece uma coisa diferente (inclusive com a meteorologia). E, claro, dessa maneira as diferenas entre a cidade e o interior ficam bastante evidentes. Desde o incio do curso de licenciatura comecei a pesquisar o comportamento dos alunos, com foco em polticas pblicas (a primeira pesquisa foi em estgio para o curso de POEB). E, j durante esse perodo, a frase quando estudava, eu no era assim ficou rondando pela minha cabea. Ao focar a anlise na psicologia Vygotskiana, o mesmo tipo de pensamento surgiu, me fazendo iniciar uma reflexo a respeito das diferenas entre a minha formao escolar e a dos alunos que eu vinha observando. Mas, em nenhum momento, essa noo foi usada como ponto de vista para anlise do tema, muito menos pensando que o lugar onde eu havia crescido e estudado poderia ter tanta influencia na maneira com que as diferenas de comportamento cresciam. At agora.

Em 2008, a populao estimada do Butant era de 48.802 habitantes, enquanto a da minha cidade era de 9.211 de acordo com o Censo de 2000. Arredondando ambos os valores, grosseiramente, para cima, chegamos a tal proporo fictcia.

Como os alunos no interior se comportam


Por mais que eu tenha comeado as pesquisas na capital, vou descrever detalhadamente apenas as observaes feitas no interior, j que so as mais recentes e especficas para este trabalho.

Nas minhas visitas s salas de aula, vi alunos de todas as sries e idades, tendo aulas de matrias diversas e fazendo atividades extracurriculares. E os comportamentos, claro, variam muito. Como meu foco principal eram as relaes do bom ou mau comportamento com os diferentes professores, procurei assistir, no mnimo, duas aulas de professores diferentes em cada sala. Com isso foi possvel chegar a algumas concluses, que sero discutidas mais tarde. Antes disso, acho necessrio fazer um relato geral das situaes observadas. A escola a nica da cidade com ensino fundamental ciclo-2 e ensino mdio. Conseqentemente, reunia todos os alunos da cidade que no queriam (ou no podiam) deslocarse at as cidades vizinhas para freqentarem escolas particulares (j que na cidade propriamente dita no h nenhuma). E, devido a isso, um dos aspectos mais marcantes desse tipo de cidade no interior se destaca: o tamanho reduzido. O fato de se tratar de uma cidade que consegue resumir toda uma faixa etria em uma nica escola cria um ambiente de extrema familiaridade e proximidade. Todos os alunos se conhecem, de alguma maneira. Todos possuem algum tipo de relao, por mais indireta que seja. A me de um aluno amiga da me do outro. A av de um vizinha da famlia do outro. A prima de um namora o irmo do outro. E isso se repete aluno por aluno. Se algum algum dia traar uma rvore de relaes na cidade, no sobrar nenhuma brecha, com certeza. E isso vai basear um dos fatores mais importantes a ser analisado nas concluses finais, mais tarde.

Mas, fazendo uma apresentao geral do ambiente: trata-se de uma escola ampla, com uma rea grande a cu aberto. Duas quadras (uma coberta e uma descoberta), um laboratrio de cincias (que na verdade funciona como sala fixa de uma turma de ensino mdio), biblioteca grande e bem equipada e uma sala de informtica aparentemente pouco usada. Alm disso, uma sala de vdeo com um pequeno acervo de filmes, que estava ocupada por mesas e livros, como um depsito. No geral, a escola apresentava um clima aconchegante, com suas paredes em tons de verde, espaos para os alunos se sentarem em grupos (mesas e bancos), alm de espaos para os alunos brincarem e interagirem. As salas de aulas apresen-

tam o espao padro: lousa na frente, mesa do professor, cadeiras individuais em fileiras por toda a sala. Dentre os dramas que so mais citados nas dissertaes envolvendo escolas pblicas, a ausncia de professores aparentemente no era muito recorrente nesta escola. De todas as aulas que assisti, nenhuma foi com professores substitutos, apesar de uma delas no ter ocorrido por ausncia inesperada de uma professora de portugus. At onde fui informado, poca do estgio, havia apenas trs professores substitutos na escola. A escola, por acaso, havia acabado de passar por uma demonstrao clara de situaes de indisciplina com conseqncias extremamente graves. Poucas semanas antes da minha chegada, um aluno havia falecido aps cair do teto da quadra esportiva. De acordo com professores, o aluno subiu na quadra para buscar uma bola que havia sido chutada at l, mesmo com protestos da professora de Educao Fsica e pedidos dos amigos para que descesse e desistisse da faanha. Uma vez l em cima, desequilibrou-se e caiu, causando um traumatismo craniano. Por causa disso, os alunos estavam temporariamente proibidos de utilizar as quadras e vrios deles ainda se encontravam assustados e comentando o ocorrido. Durante o tempo que passei na escola acompanhei os trs perodos de trabalho (manh, tarde e noite) e pude observar trs facetas diferentes da mesma escola, que mais tarde iro se unir em uma anlise geral mais focada no tema (escolas do interior versus escolas da capital). As diferenas se encontram tanto no quadro dos professores, quanto na postura dos mesmos dentro da sala de aula, no tipo de alunos de cada perodo e no andamento da aula propriamente dita. E, claro, no comportamento dos alunos.

No perodo da manh, acompanhei as aulas de duas turmas diferentes, uma de stima-srie do ensino fundamental e uma de primeiro ano do ensino mdio. A turma de stima-srie me foi apresentada por uma professora que, dentre os alunos, possui fama de ser bastante rgida. Antes de entrar na sala, ela aguardou que todos entrassem e se sentassem nos seus lugares previamente determinados, que visavam separar os grupos/panelinhas mais freqentes dentre os alunos, para minimizar as conversas. Aps acomodar-se e fazer a chamada, a professora passou a perguntar para os alunos sobre tarefas anteriores, antes de comear a realizar a explicao de um assunto novo. Para quem tinha acabado de passar por duas experincias de pesquisa com alunos bastante indisciplinados, foi um tanto quanto chocante assistir maneira com que a aula de matemtica fluiu. Os alunos no simplesmente ficavam em silncio, como tambm prestavam ateno, realizavam as atividades e participavam da aula, respondendo s perguntas e tirando dvidas. Ou pelo menos parte deles o fazia. Mas a preocupa7

o em estudar e aprender partia dos prprios alunos. Era possvel ouvir duas garotas conversando em voz baixa sobre uma terceira, dizendo ela leva tudo na brincadeira. Acha que s porque no repete ela pode deixar tudo de lado. Depois ela quem se ferra, porque vai ficar burra. Logo aps a aula de matemtica, a professora me alertou que, assim que ela sasse da sala, todos se levantariam e trocariam de lugar, j que apenas ela adotava a postura de deix-los em lugares especficos. Dito e feito: assim que a professora se retirou, todos se levantaram em sincronia e foram retomando seus lugares, perto dos amigos mais ntimos. Aps algum tempo aguardando a prxima professora, os alunos comearam a ficar alvoroados: haviam recebido a notcia de que a professora no tinha vindo. Entre saber se ficariam com aula vaga ou se iriam embora mais cedo, comearam a falar mais e a andar mais pela escola. Logo em seguida foram informados de que uma professora iria subir a aula, para que eles pudessem ir embora mais cedo. Como a professora estava dando aula em duas salas ao mesmo tempo, uma aluna foi escolhida para passar um texto na lousa que deveria ser analisado e trabalhado pelos alunos. E, incrivelmente, mesmo sem professora na sala, a maioria dos alunos se sentou corretamente nos lugares e fez a atividade proposta, aps algum tempo de andanas pela sala. Claro que alguns deles no fizeram e mesmo os que estavam trabalhando continuaram conversando. Entretanto, at mesmo os alunos mais desordeiros se aconselhavam a fazer as atividades ou, do contrrio, a professora ficaria zicada. Mas, no geral, o volume das conversas era moderado e, com visitas regulares de uma inspetora, a aula transcorreu bem. Uma das alunas, quando questionada sobre o comportamento dos colegas, disse o seguinte:

Tem professor que a gente fica quieto porque ele legal e a gente quer prestar ateno. Ou ento a aula legal. Mas tm outros que a gente tem medo, por isso nem fala nada. Mas tambm no aprende muito porque tm medo de perguntar. A gente baguna com alguns, se eles forem bobos demais.

Aps a experincia na stima-srie, me dirigi para uma sala de primeiro colegial, para assistir a uma aula de geografia. E tal aula me surpreendeu bastante. A professora falava sobre globalizao e os alunos se mostravam, o tempo todo, dispostos e interessados em colaborar com opinies e sugestes sobre o tema, alm de manterem um silncio agradvel, permitindo at mesmo que a professora fizesse brincadeiras/piadas com eles. Aps discorrer o

assunto, a professora indicou uma atividade a ser feita e a aderncia foi geral. E, mesmo se tratando de um trabalho em grupo, a sala ficou bastante silenciosa. Depois de geografia, foi a hora do intervalo que eu tambm acompanhei. Minha anlise no se estende tanto a este perodo, mas vou comparar os intervalos depois. No geral, os alunos se comportam como alunos em hora de intervalo: andam, conversam, riem e comem. Voltando para a sala do primeiro colegial (onde acabei ficando at o final das aulas do perodo), conversei diretamente com um dos alunos que se mostrou interessado na pesquisa. Quando perguntado sobre o comportamento dos alunos na aula de geografia ele disse que geografia uma matria interessante, os alunos participam. A aula seguinte seria de matemtica e por ser tratar da professora que eu j havia acompanhado na stima-srie (e que foi minha professora quando eu era aluno tambm), os alunos procuraram se organizar e acompanhar bem a aula. Questionado sobre outras aulas e professores, o aluno foi categrico:

s vezes difcil entender o que alguns professores falam. Eles complicam demais as explicaes e nem sempre gostam de explicar duas vezes. Tem aulas em que a professora mais conversa com a gente do que ensina e s vezes a matria at interessante.

Uma grande surpresa foi uma aula de ingls, da qual alguns alunos haviam reclamado pra mim dizendo que seria chata ou tempo perdido, onde a professora sugeriu uma atividade extracurricular bastante incomum: ajudar a re-organizar a biblioteca da escola que havia sido recentemente atingida por uma pequena inundao devido s chuvas. Sendo uma tpica situao onde se tem muitas pessoas em um ambiente pequeno, fazendo trabalho fsico, espera-se desordem e algazarra e, mais uma vez, fui surpreendido. Mesmo falando relativamente alto e no estando nas posies-padro favoritas dos professores (sentados, em silncio, olhando pra lousa), os alunos se mostravam participativos e dispostos, todos ajudando a carregar e organizar os livros e fizeram isso de maneira bastante organizada, na verdade. As ltimas aulas foram, no geral, parecidas com a de geografia e matemtica e nada fora do comum foi observado durante a sada dos alunos.

No perodo da tarde, a escola se encontrava bastante diferente: as salas de aula da parte interna no eram utilizadas (o nmero de turmas era menor), deixando o ptio interno fechado para os alunos. Os prprios alunos eram relativamente diferentes dos da manh: os do perodo da tarde, no geral, pareciam ser mais jovens que os da manh (por mais que as 9

idades fossem as mesmas, os do perodo vespertino eram menores em estatura e com feies mais inocentes). Eram tambm mais falantes e menos participativos nas aulas. Mas no deixavam de participar, apenas o faziam em menor intensidade que os colegas do outro perodo. Acompanhei aulas de portugus, matemtica, geografia e artes e nada demais foi observado neste perodo, alm do fato que os alunos eram menos tmidos no que se dizia respeito a tentar contato com o estagirio estranho em sala. Vrios fizeram brincadeiras e falaram diretamente comigo, perguntando o que eu fazia l e se iria mandar os nomes dos bagunceiros para a polcia. Durante o perodo em uma classe de quinta-srie (descrita pelos prprios alunos como a pior sala da escola), acompanhei uma brincadeira de bingo, promovida por uma das professoras. Mesmo em uma situao de jogo e descontrao, os alunos eram menos bagunceiros do que o esperado, mas ainda assim o eram. As horas em que eles mais se soltaram e exageraram nos volumes foram ao ganhar os prmios do bingo, ou reclamar por no terem ganhado. Chama a ateno o fato de, poca do estgio, eu ter escrito em minhas anotaes a seguinte frase: d pra ouvir at moscas na sala, tamanho o silncio durante a cpia desse texto, a respeito de uma aula de geografia em uma sala de sexta srie. Uma das professoras, quando soube do tema da minha pesquisa, fez questo de dizer que achava os alunos de So Paulo mais comportados que os do interior:

Quando eu dava aulas em So Paulo, era muito melhor. Nunca passei por l os apuros que eu passo com os alunos daqui. um absurdo.

J no perodo noturno, a situao era mais complicada. A escola possui apenas quatro salas nesse perodo (uma oitava e as trs do ensino mdio). Acompanhei aulas na oitava srie e no terceiro ano, por sugesto de uma professora. Antes mesmo de comear a aula na oitava, fui alertado pela professora sobre dois aspectos: era uma sexta-feira e, conseqentemente, a maioria dos alunos iria faltar pra curtir a sexta-a-noite por a; e cem por cento dos alunos da sala provinham de reteno ou eram alunos de EJA. Pois dito-e-feito. Na sala havia, no total, onze alunos. E onze alunos bastante desinteressados. Mas diferente de todos os outros alunos que eu acompanhei, estes eram adultos, donos de seus narizes e que decidiam o que queriam fazer, mesmo nas aulas. A professora me confessou que, no geral, os alunos adotam a postura do no-fazer para atividades escritas, no geral. Gostam de comentar e discutir, mas no aceitam (e muitas vezes no sabem!) redigir suas idias. De acordo com a professora, existem alunos brilhantes, mas que se perdem na hora de redigir seus pensamentos.

10

Na sala de terceiro colegial, estavam ocorrendo apresentaes de trabalhos em grupo sobre a economia e a populao do continente africano. Os alunos apresentavam seus cartazes e maquetes, enquanto comentavam as pesquisas realizadas. A quantidade de alunos provenientes de reteno e/ou EJA era bem menor nesta sala e as apresentaes dos trabalhos foram bastante interessantes. Depois disso, outro professor veio para falar com os alunos sobre a realizao do ENEM, inscries para vestibulares e Prouni. O interesse dos alunos era grande e eles tiraram vrias dvidas com o professor.

Existem diferenas?
Sem fazer nenhum tipo de reflexo anterior, possvel afirmar claramente que, sim, h vrias diferenas de comportamento entre os alunos da minha cidade com os que observei em So Paulo. Enquanto no interior eles falavam menos, faziam as atividades e eram em geral, comportados, So Paulo se mostrou um verdadeiro caos. Nas minhas observaes em escolas pblicas, por exemplo, acompanhei brigas de alunos, gritarias de alunos, professores gritando desesperadamente por silncio e atividades sendo totalmente ignoradas. Ouvi relatos de professores ameaados de morte por alunos, agredidos fsica, verbal e moralmente, desiludidos, estressados e afastados do trabalho por problemas psicolgicos. Observei uma relao forte de desinteresse em estar na escola e aceitar que o professor deveria ter alguma autoridade e, inclusive, aprendi uma gama de palavres e ofensas que ainda no conhecia2. E no estou, com isso, afirmando que os alunos do interior so anjos alados tocando harpas enquanto os professores vivem em um cu de alegrias. Pelo contrrio, possvel ver no relato acima que, vrias vezes, houve sim situaes de indisciplina, alunos que no queriam realizar as atividades (os do perodo noturno, por exemplo) e at mesmo uma professora desanimada com o trabalho no interior. Mas eu estive l e vi (ouvi, inclusive) que no a mesma coisa! Sa da escola com a opinio de que os professores do interior, quando reclamam, o fazem de boca cheia. O problema que eles tm nas mos muito menor do que os que eu observei nas escolas da periferia de So Paulo, por exemplo. O mximo que eles enfrentam l so alguns focos de conversa que se desfazem aps alguma insistncia e alunos que no conseguem assimilar direito os contedos aplicados. Mas, de acordo com os prprios alunos, isso , muitas vezes, fruto da
2

Alguns ainda hoje so utilizados por mim e meus colegas de pesquisa, como piada interna.

11

prpria didtica do professor que no satisfaz as necessidades do pblico e nem sempre gostam de explicar duas vezes. Os prprios alunos observados tinham interesses e crticas a fazer sobre as aulas e a necessidade (e vontade!) de aprender e, dentro de suas limitaes, buscavam este aprendizado da maneira que achavam correta. Os alunos do colegial noturno inclusive queriam informaes sobre o ENEM e sobre vestibulares e etc. Em So Paulo, porm, os alunos observados nas escolas pblicas simplesmente no queriam aprender. Os poucos que queriam no conseguiam, pois eram impedidos pela desordem geral da classe. A nica professora que conseguia domnio de sala era uma de geografia, porm mais por medo de retaliao do que vontade dos alunos. No estou aqui tentando generalizar. Meu universo de pesquisa muito limitado para classificar O INTERIOR versus A CAPITAL. Na verdade, minha comparao entre uma nica escola em cada realidade. Mas, principalmente por relatos de professores, tendo a crer que isso se repete nas escolas prximas, nas duas situaes.

As pesquisas em escolas particulares, por sua vez, so mais otimistas do ponto de vista de aprendizagem. Na capital, acompanhei e entrevistei um grupo de garotas de ensino mdio, buscando aprender e crescer profissionalmente e, no interior, tenho minha prpria experincia de aluno em um colgio particular tradicional da regio3 e as lembranas dos comentrios dos meus colegas. E uma realidade bastante diferente. A maioria dos alunos, principalmente os de ensino mdio, tem a noo de clientela e de que esto usufruindo de um servio contratado. Conseqentemente tem de aproveitar ao mximo o dinheiro investido. Mas, muitas vezes, essa noo no quer dizer nada e eles tambm extrapolam nos comportamentos indisciplinados. Na verdade, no interior eu observava muito menos maturidade do que nos alunos de escolas particulares da capital e alguns comportamentos bastante condenveis (racista, por exemplo), que no observei na capital. Mas, repito, meu universo de pesquisa muito reduzido para concluir coisas gerais. O ponto chave exatamente o que eu pensava quando iniciei as pesquisas: no era s eu que achava as aulas na minha poca de estudante mais organizadas. um fato: os alunos, nas escolas onde eu estudei, so bem mais comportados do que os que tenho visto em So Paulo.

Cursei o ensino fundamental na escola pblica onde fiz a pesquisa e o mdio em uma escola particular da cidade vizinha.

12

Valores Invertidos
Em So Paulo, minhas pesquisas foram feitas com alunos jovens, tanto de ensino fundamental quanto mdio e de escolas pblicas e particulares. As concluses chegadas eram sempre relacionadas com o fato de que os alunos tm menos culpa dos problemas de indisciplina relatados do que se credita aos mesmos. fato que as crianas nas escolas atualmente so retratos da sociedade em que vivemos e do tipo de educao que recebem em casa e das relaes que constroem na vizinhana, na famlia e at mesmo na escola. E, de acordo com os estudos do psiclogo Lev Vigotsky, aprendizado e desenvolvimento so dois fatores diretamente relacionados. De acordo com ele (e todos os seguidores de suas teorias), duas crianas diferentes no aprendem da mesma maneira. E seus comportamentos vo estar relacionados s maneiras que foram condicionados, na ausncia de um termo melhor, a agir relativas s relaes que tiveram durante seu crescimento, tanto dentro quanto fora da escola.

[...] os postulados de Vigotsky ressaltam claramente o papel crucial que a educao tem sobre o comportamento e o desenvolvimento de funes psicolgicas complexas, como agir de modo consciente, deliberado, de auto-governar-se (aspectos diretamente relacionados disciplina). Em outras palavras, o comportamento (in)disciplinado aprendido. Baseando-nos nestas premissas, podemos inferir, portanto, que o problema da (in)disciplina no deve ser encarado como alheio famlia nem tampouco escola, j que, na nossa sociedade, elas so as principais agncias educativas. (REGO, 2008)

Em suas pesquisas, Teresa Rego nos mostra que o ambiente de convvio e de desenvolvimento tem relao direta com o comportamento do aluno. No se nasce indisciplinado, mas se aprende (e condiciona) a agir dessa maneira, mediado por fatores internos e externos durante o desenvolvimento de uma criana.

A sociedade em que as crianas tanto do interior quanto da capital esto inseridas a que foi, no geral, construda por seus pais e que vem sendo construda agora pela gerao 13

de seus irmos mais velhos. uma resultante direta de uma cultura ps-ditadura e acostumada a debates sobre direitos da populao. Uma sociedade firmada na defesa da liberdade e da individualidade. tambm uma sociedade que se faz perante a televiso e vive do excesso de informaes proporcionado pela internet e os meios de comunicao de massa. E, para os alunos, uma sociedade universal, onde se tem acesso direto a todo o mundo com apenas um clique de mouse e se chama de amigo a pessoas que nunca se viu pessoalmente e se diz eu te amo com a mesma facilidade de um bom dia. Vivemos, na verdade, em uma sociedade dos Direitos Humanos, um pice da democracia. Onde as pessoas sabem que tm direitos e que podem exigir suas vontades. Que devem lutar por seus interesses e batalhar, em conjunto, para conseguir melhores condies de vida. E, claro, isso se reflete nas crianas dentro das escolas. Uma vez que elas vem na TV, nas suas novelas e seriados favoritos, jovens 4 agindo como adultos, defendendo suas vontades, fazendo s o que querem, brigando com os pais e, no geral, sendo adultos fingindo que tem dezesseis anos (ou jovens fingindo que so adultos). O problema que os jovens assistem a tais programas, lem nos livros, observam os pais fazendo o mesmo, etc., e acabam se apropriando de tais posturas. E isso ainda mais evidente nos mais jovens. s observar a maneira com que eles tm amadurecido mais rpido, iniciado suas vidas sexuais mais cedo e procurado ser independentes e donos dos prprios narizes desde muito cedo. O sexo, a maturidade e a independncia esto em todo lugar. Vo desde os filmes em que um grupo de jovens patricinhas americanas faz uma rebelio inteira em um colgio interno na Sua, nas novelas em que garotos de dezesseis anos vo para lanchonetes sozinhos paquerar as garotas, pedem sucos e no o bebem e at mesmo na msica, com Lady Gaga (entre outras) bradando frases fortes sobre sexo e sobre ser quem voc quiser (Born This Way5, a nova msica de Gaga nascida Stefani Germanotta fala exatamente sobre ser voc mesmo, quem voc quiser ser, sem ter vergonha ou medo e j tem sido adotada como hino dos movimentos minoritrios especial os LGBT antes mesmo do seu lanamento) e Valeska Popozuda, bradando sobre sua vagina e suas posies sexuais favoritas nas letras de seus funks. E com as informaes chegando cada vez mais cedo, os alunos cada vez mais jovens comeam a adotar esse tipo de postura de independncia. Mas, OK, isso no uma coisa ruim, certo? At certo ponto no, eu concordo. Uma vez que os jovens esto se tornando mais independentes, eles vo se tornando cidados
4

Na verdade, pseudo-jovens porque muito comum os atores que interpretam papis de adolescentes na TV ou no cinema terem vrios anos a mais do que sua personagem. Isso expe a noo de que o comportamento assumido pelas personagens no o mais adequado para jovens e adolescentes, visto que se fossem interpretados por atores na idade adequada, no seriam convincentes em seus papis. 5 Nascido Desse Jeito, em traduo livre.

14

mais participativos na democracia e vo construindo sua estrada para um mundo mais igualitrio e justo. Pelo menos em teoria. Porque, na verdade, o que se observa que os jovens adotam a postura de fazer o que eu quiser ao invs da de ser quem eu sou. Eles decidem que estudar chato e que escola no serve pra nada e optam por desligar suas atenes e fazer s o que lhes d vontade. E j que so obrigados pelos pais (e pela lei) a freqentar a escola, fazem desta um lugar divertido. E o conceito de diverso deles o de algazarra, baguna e gritaria. A diferena principal entre o interior e a capital, nesse caso, a dimenso. A dimenso assustadora de So Paulo maximiza toda a problematizao da escola. Se no mundo inteiro as informaes so muito rpidas e em massa, em grandes capitais isso ainda maior. A quantidade de acontecimentos dirios e a repetio da mxima tudo acontece em So Paulo fazem com que eles, aqui, tambm sejam mais indisciplinados que os do interior, onde tudo acontece em velocidade reduzida. claro que jogar a responsabilidade toda em cima da velocidade das informaes causa uma anlise to pobre quanto culpar a internet por todos os problemas de aprendizado. Os alunos do interior tm laos mais fortes de famlia e amizade que os da capital. O fato de que todos so facilmente identificveis por suas famlias, vizinhos e pessoas que conhecem (visando mxima no interior todo mundo se conhece) faz com que eles tenham mais respeito (e, por vezes, medo) ao fazerem algo fora do esperado e considerado correto. A preocupao com o fato de que o professor ou os funcionrios conhecem, e s vezes so amigos ntimos, dos pais faz com que o aluno haja de maneira a preservar uma imagem positiva da sua pessoa. Esse , na verdade, um fato muito marcante nas cidades de interior. Todos se importam muito com a opinio das outras pessoas e fazem o possvel para criar uma personalidade aprovvel pela opinio pblica. O famoso viver de aparncias. Na capital, com o fato de que aqui moram muito mais pessoas do que se pode conhecer em uma vida inteira, a probabilidade de algum contar em detalhes todas as artimanhas de um aluno na escola para seus pais bem pequena, j que na maioria das vezes os professores e funcionrios das escolas no so membros das comunidades onde a escola se encontra e dificilmente tero algum tipo de relao com os pais dos alunos. Mas isso vem mudando. Nas cidades pequenas do interior paulista j possvel observar a formao de uma independncia ainda maior dos alunos e de uma individualizao grande, em busca da defesa das personalidades de cada um. Eu sou quem eu sou e no me envergonho um lema bastante proclamado pelos grupos de minorias consideradas conde-

15

nveis pela sociedade usual (e retrgrada 6), cada vez mais crescentes nas cidades do interior. Grupos religiosos, homossexuais, punks, emo e etc. tm se formado dentro das escolas e se expandido para a cidade, defendendo seus direitos e interesses e buscando seu espao dentro do convvio dos municpios. E isso timo para a formao de uma identidade pessoal de cada um. Porm, isso tambm pode significar que os valores das capitais estejam vindo cada vez mais rpido para o interior. E, se os valores continuarem se invertendo, a parte boa das escolas pblicas do interior pode vir a se extinguir. Enquanto o contrrio (a capital copiar mais o interior) que desejado e necessrio.

muita presuno achar que pouco mais de quarenta horas de pesquisa em escola e algumas leituras reflexivas me d todas as respostas quanto ao problema e me torne apto a sugerir algum tipo de soluo. A meu ver, porm, uma educao de direitos humanos (direitos e deveres!) deve ser feita de maneira adequada e visando mostrar aos alunos as posturas a serem assumidas por algum que quer lutar por seus direitos, sem chegar ao absurdo e fazer coisas contra a lei e que prejudiquem os direitos de outras pessoas. Uma educao que os faa entender que muito correto ter uma personalidade individual e se portar como indivduo, respeitando, porm, as pocas do desenvolvimento de cada um, sem querer forar datas e agir utilizando coisas que exigem uma responsabilidade que os mais jovens ainda no possuem (material, sexual, judicial, etc.). Para Lus Sime, uma pedagogia adequada aquela que crie cidados crticos e participantes da sociedade em que esto inseridos, como pode ser observado no trecho abaixo, retirado de CANDAU (1999): [...]Deve ser uma pedagogia de indignao e que diga no resignao. No queremos formas seres insensveis, e sim capazes de indignar-se, de escandalizar-se diante de todas as formas de violncia, de humilhao. A atividade educativa deve ser um espao onde expressamos e compartilhamos a indignao atravs dos sentimentos de rebeldia contra o que est acontecendo.

E isso explicita a idia tratada por mim neste texto: os alunos devem sim ser estimulados se rebelar quanto s coisas que achem inadequadas nos sistemas de ensino. E eles,

Opinio pessoal do autor.

16

at certo ponto fazem isso7. O problema que a grande maioria destes alunos tende a protestar contra o ter aula, por sua preferncia seria pelo no ter.

O conflito de geraes quase no existe mais. A modernidade causou total hegemonia nas relaes entre as pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos. E, dessa maneira, jovens se sentem mais velhos do que realmente so bem como os mais velhos esto agindo ainda mais como os mais jovens. As relaes entre as idades diferentes so mais facilitadas, mas o trabalho na escola mais se complica quanto mais os professores tendem a esperar alunos passivos, acatando todas as decises tomadas (muitas vezes impostas) por eles e que estejam dispostos a aprender tudo o que se quer ensinar do jeito que se quer ensinar. A escola no tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo, na tica do poder centralizador (VEIGA, 2002). A procura tem de ser por aceitao da nova gerao pensante que est sendo formada e pelo estimo dessa cultura de protesto, visando a preservao da democracia e do respeito mtuo, inclusive entre professores e alunos.

Como disse minha me certa vez:

[...]na poca da sua av, com dezoito j se era adulto, com trinta j se tinha todos os filhos que queria e com quarenta j se era velho. E foi assim que eu fui criada. Hoje em dia querem ser jovem at os trinta. E as velhinhas de sessenta querem ter filhos com os rapazotes e vo atrs da cincia pra contornar a menopausa. Ningum respeita mais a idade que tem, nem a idade que as outras pessoas tm. Idade no significa mais nada. Acabou o respeitem os mais velhos. Modernidade isso.

Tanto na capital, quanto no interior.

Nas entrevistas com alunas de escolas particulares, recebi diversos depoimentos que alegavam que as rebeldias e atos de indisciplina so feitos de maneira consciente, visando protestar quanto mtodos de ensino considerados por elas inadequados.

17

Referncias Bibliogrficas

CANDAU, V. Direitos humanos, violncia e cotidiano escolar. In: CANDAU, V. Reinventar a escola. R.J. Vozes. 2000: 137-166. GARCIA, A. A.; MITIKA, I.; SCABORA, A. P.; Do veado ao neguinho: A violncia dos alunos e a reao dos professores. Trabalho de concluso do curso de Poltica e Organizao do Ensino Bsico no Brasil para os cursos de Licenciatura. Universidade de So Paulo, 2009.

GARCIA, A. A.; KANAHARADA, A. Y.; MITIKA, I.; SCABORA, A. P.; Alunos sonolentos e professores incompreensveis. Trabalho de concluso do curso de Psicologia HistricoCultural e Compreenso dos Fenmenos Educativos para os cursos de Licenciatura. Universidade de So Paulo, 2010.

NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Rev. FEUSP, SP, 1995, v.21, p. 119-137. REGO, T. C. Configuraes sociais e singularidades: o impacto da escola na constituio de sujeitos (re-impresso). In: OLIVEIRA, M. k. ; SOUZA, D. T., REGO, T. C. (Org.). Psicologia, Educao e as Temticas da Vida Contempornea. 2. Ed. So Paulo: Editora Moderna, 2008, v. 1, p. 47-76.

REGO, T. C. A indisciplina e o processo educativo: uma anlise na perspectiva vygotskiana. In: Julio Groppa Aquino. (Org.). A indisciplina e a sala de aula: alternativas tericas e prticas. 14 ed. So Paulo: Summus, 2008, v. 1, p. 83-101

BRAGA, E. S.; LAPLANE, A. L. F.; NOGUEIRA, A. L. H.; SMOLKA, A. L. B. As Relaes de ensino na escola. In: Multieducao: Relaes de Ensino (Srie Temas em Debate). Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educao, 2007.

SMOLKA, A. L. B. A prtica discursiva na sala de aula: uma perspectiva terica e um esboo de anlise. Cadernos Cedes, n. 24, 1991.

VIGOTSKY, L. S. Interao entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. Ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

18

S-ar putea să vă placă și