Sunteți pe pagina 1din 12

A VIDA ATRS DA PORTA: O DIREITO INTIMIDADE NO ALVORECER DA ERA DA INFORMAO

Amrico Ribeiro MAGRO1

RESUMO: O presente artigo se prope a dissertar acerca do direito Intimidade em suas origens, conceito e limitaes, bem como sua previso no ordenamento jurdico ptrio e sua relevncia como garantia inerente pessoa humana, alm dos obstculos sua efetivao e limitaes previstas em lei. Palavras-chave: Intimidade. Privacidade. Sigilo. Internet. Tecnologias. Informao.

1 INTRODUO

O direito Intimidade consiste em garantia indispensvel ao exerccio da cidadania. ela que delimita o alcance da interferncia externa e alheia na esfera pessoal de cada indivduo e que leva a no desejar que certos aspectos da vida privada cheguem ao conhecimento de terceiros. Mas como garantir a proteo da Intimidade perante a maior mquina j inventada a Internet que evolui por conta prpria? Ou, ainda, como mant-la diante da horda de celulares com cmera os quais grande parte da populao est munida, como investigadores do cotidiano, incansveis em sac-los diante daquilo que lhes atraia a curiosidade? De fato, quase no h local em que no sejamos vigiados, conscientes disso ou no, tal como se o mundo concebido por George Orwell em sua obra 1984 fosse transposto para a vida real. Um mundo comandado por poucos e vigiado por muitos, habitado por um povo sem segredos e permanentemente vigiado por cmeras, onde o privado nada mais que a extenso do pblico. Ainda que a viso futurista de Orwell seja apenas uma distopia poltica, deve-se ter em mente que, embora a modernidade traga grandes benesses, nenhuma delas vital o suficiente para sufocar qualquer direito inerente a pessoa humana, como o direito ao ntimo. 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Da Intimidade Origem, conceito e elementos
Discente do 3 Termo A do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. E-mail: americo_magro@unitoledo.br.
1

Etimologicamente, Intimus se traduz do latim por ntimo ou o mais ntimo. Sua origem encontra-se no advrbio intus, compreendido como por dentro ou para adentro. Desse modo, deve-se interpretar o trmino latino como o mais interior, o que tende a demonstrar a mxima interioridade. Juridicamente, a Intimidade o direito que se destina a resguardar a privacidade em seus vrios aspectos, sejam eles pessoais, familiares ou negociais. Trata-se de um direito de cunho psquico, baseado na proteo da privacidade contra qualquer intromisso a aspectos ntimos da vida da pessoa em seu lar, sua famlia, sua correspondncia, enfim, em seu circuito prprio. Mas o conceito de Intimidade recente na Antiguidade, tal qual a conhecemos hoje, praticamente no existia. Foi somente aps a Revoluo Industrial que se formulou a noo de Intimidade como um direito2. De qualquer modo, possvel dizer que o direito Intimidade deve compreender o poder jurdico de subtrair ao conhecimento alheio e de impedir qualquer forma de divulgao de aspectos da nossa vida privada, que, segundo um sentimento comum, detectvel em cada poca e lugar, interessa manter sob reserva.3 A inviolabilidade dos elementos da vida privada encontra apoio no mbito jurdico, estando presente no texto da Declarao Universal dos Direitos Humanos e nas Constituies de diversos pases, sendo, assim, consolidado como direito indispensvel ao Estado Democrtico de Direito. Assim encontramos no artigo 5, X, da Constituio Federal, segundo o qual so inviolveis a Intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas. Entendemos, no esteio de Carlos Alberto Bittar, que a Intimidade composta dos seguintes bens: dados e recordaes pessoais; memrias; relaes familiares; vida amorosa ou conjugal; sade fsica e mental; afeies; entretenimentos; as atividades negociais reservadas pela pessoa para si e para seus prximos e, portanto, afastados da exposio pblica, dentre outros. Dessa forma,

Victor Gabriel Rodrguez. Tutela Penal da Intimidade: perspectivas da atuao penal na sociedade da informao. So Paulo: Atlas, 2008. 3 Edson Ferreira da Silva. Direito a Intimidade. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998.

todas aes que atentem contra esses bens jurdicos, salvo aquelas em consonncia legal, so sancionveis. 4 Cumpre mencionar que diversas so as expresses utilizadas para identificar o direito Intimidade. Nos Estados Unidos definida pelo nome de right of privacy ou right to be let alone; na Frana, como droit a la vie prive ou droit a lintimit. Na Itlia temos o diritto all riservatezza, que seria o direito de impedir a divulgao de aspectos da Intimidade, depois de conhecida por terceiro e diritto alla segretezza ou al rispetto della vita privata, que o direito de impedir que terceiros invadam a Intimidade da vida privada. Ainda, na Espanha define-se como derecho a la intimidad e derecho a la vida privada; em Portugal, como direito a proteo da Intimidade da vida privada e direito a zona de Intimidade da esfera privada. Na Alemanha, utilizando a doutrina das esferas, adotam-se as expresses privatsphre (esfera privada); intimsphre (esfera ntima), gehermsphre (esfera secreta) e individualsphre (esfera individual). Outrossim, nesse jaez deveras relevante estabelecer a distino entre Intimidade e vida privada. Segundo Lucrecio Rebollo Delgado:
O conceito de vida privada muito amplo, genrico e engloba tudo aquilo que no ou no queremos que seja de conhecimento geral. Dentro dele, existe um ncleo que protegemos com mais zelo, com maior fora porque o entendemos como essencial na configurao de nossa pessoa. A este 5 ltimo denominamos Intimidade.

No entanto, cumpre salientar que o indivduo, e somente ele, quem delimita os limites de Intimidade e vida privada. O ordenamento jurdico nos estabelece algumas limitaes, mas o elemento comum tanto na Intimidade como na vida privada a liberdade do prprio sujeito em delimitar a Intimidade da vida privada. Assim, a vida privada o genericamente reservado, sendo a Intimidade o radicalmente vedado e o mais pessoal. 6 Finalmente, cumpre aventar que o venervel Pontes de Miranda admite que o direito Intimidade tem como manifestaes o direito imagem, a defesa do homem, a tutela da obra intelectual, o direito ao segredo (domstico, epistolar, documental, profissional), o direito voz, sendo que tal manifestao no taxativa, podendo a proteo da Intimidade ser ampliada a novos atributos da personalidade.
Carlos Alberto Bittar. Os direitos da personalidade 7 ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008. 5 Lucrecio Rebollo Delgado. El derecho fundamental a la Intimidad Madrid: Dykinson, 2000. 6 Idem.
4

Ada Pellegrini Grinover, por seu turno, observa que o segredo expresso do direito Intimidade. Contudo, a despeito do revestimento legal da Intimidade, h que se concordar que notvel a fragilidade do funcionamento do aparato jurdico perante os recursos tecnolgicos; e entendemos como tecnologia no somente a onipotente rede mundial de computadores, mas tambm toda sorte de elementos capazes de romper o sigilo individual em seus vrios aspectos elementos estes to comentados na mdia nacional recente. Sobre isso, Snia Aguiar do Amaral Vieira sentencia:
O avano tecnolgico, trao das sociedades desenvolvidas, introduziu no mercado, meios de comunicao eletrnica como as teleobjetivas, aparelhos eletrnicos de escuta, sistemas internos de televiso, aparelhos de interceptao telefnica, cmeras fotogrficas, gravadores minsculos, antenas parablicas, microfones parablicos, telex, fax e telefone celular. Muitos destes aparelhos visam penetrar a distncia e de modo ilcito, a 7 Intimidade das pessoas.

2.2 Do Sigilo e das Limitaes Intimidade Nos ltimos anos, medida que as operaes perpetradas pela Polcia Federal brasileira passaram a ter um maior, e merecido, destaque, observa-se quo notvel a versatilidade dos equipamentos empregados pelas autoridades, capazes de esquadrinhar facilmente quaisquer dados pessoais. De fato, a Constituio Federal em seu art. 5, XII, regulamentado pela Lei n 9296/96, estabelece que por ordem judicial permitida a violao de sigilo de dados e comunicaes, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao penal. Depreende-se, assim, que as autoridades competentes detm prerrogativa legal para examinar dados sigilosos que possam auxiliar no processo investigativo. Acentuamos, no entanto, que o dispositivo constitucional esclarece que essa prtica s pode ser empregada em ltimo caso, isto , quando ficar demonstrado que a revelao de dados sigilosos se mostra vital e absolutamente relevante manuteno da investigao criminal ou instruo penal, sob pena de banalizao do instituto e inconstitucionalidade da medida. Cumpre mencionar, ainda, que a sano violao do sigilo de correspondncia e comunicaes encontrado no artigo 151 do Cdigo Penal, o
Snia Aguiar do Amaral Vieira. Inviolabilidade da vida privada e da Intimidade pelos meios eletrnicos. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.
7

qual reprime a referida transgresso, bem como sua sonegao ou destruio; a violao de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica; alm do impedimento de sua comunicao e conversao e, finalmente, a instalao ou utilizao de estao ou aparelho radioeltrico, sem observncia de disposio legal. Entretanto, o sigilo das comunicaes pode ser suspenso durante o estado de stio e o de defesa, nos termos do artigo 136, 1, b e c, da Constituio Federal, tendo em vista que, em tais casos, o interesse pessoal Intimidade d lugar ao interesse social de segurana. Destarte, o sigilo, em seus vrios aspectos, decorre do interesse da preservao da Intimidade, mas este, como qualquer direito previsto em lei, no absoluto, conforme se denota dos artigos 5, inciso XII, e 136 da Magna Carta. Esse o entendimento da melhor doutrina, seno vejamos:
inviolabilidade da correspondncia e das comunicaes telegrficas e telefnicas devem ser fixados limites para no dificultar a proteo dos outros direitos; limites esses a serem bem fixados, sob pena de destruio da garantia constitucional da liberdade e do sigilo da correspondncia e das 8 comunicaes.

Dentre os meios empregados em investigaes, destaca-se a interceptao telefnica, amplamente utilizada. Torna-se necessrio, no entanto, estabelecer a diferena entre a gravao feita por um dos interlocutores da conversao telefnica, ou com autorizao deste, e a interceptao. A interceptao telefnica a realizada sem autorizao de qualquer dos interlocutores para a escuta e eventual gravao. A gravao unilateral, tambm chamada de gravao clandestina ou ambiental, no interceptao nem est disciplinada pela lei. O que dizer, ento, da to comentada Operao Satiagraha, deflagrada em julho de 2008 pela Polcia Federal, sob o comando do ento delegado Protgenenes Queiroz, que investigou Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity? Este espetculo de semntica e nomes raros (Satiagraha, alis, significa, por incrvel que parea, o princpio hindu da no-agresso), demonstrou o funcionamento de uma mquina ilegal de espionagem em pleno Estado brasileiro, que atuou ao largo da prescrio legal.

Jos Larcio Arajo. Intimidade, vida privada e direito penal. So Paulo: Hbeas Editora.

Com o auxlio, e conivncia, de agentes cedidos pela Abin, a Agncia Brasileira de Inteligncia, Protgenes investigou diversas autoridades polticas como o chefe-de-gabinete da Presidncia, Gilberto Carvalho, o ex-ministro Jos Dirceu e a ento Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef - todos sob argumento de estarem envolvidos nas atividades ilegais de Dantas, ento investigado por chefiar um esquema de corrupo e lavagem de dinheiro. Protgenes e seus pares utilizaram-se de grampos e escutas telefnicas, quebra de sigilo e espionagem, sem sequer demonstrar a utilidade de tais meios, tendo em conta que no houve prova de que os investigados fossem supostos envolvidos na rede conspiratria de Dantas. Esta srie de acontecimentos suscita as seguintes dvidas no tocante a observncia do fundamental artigo 5, XII, da Constituio Federal: Onde est a aplicao nas hipteses e na forma que a lei estabelecer? Se esqueceram da aplicao em ltimo caso? E, afinal, e no menos importante: Qual foi a utilidade de tudo isso? importante destacar que a Polcia Federal, assim como todas as autoridades constitudas, possuem embasamento legal para utilizar-se dos meios citados e deve-se a estes o xito de grande parte das investigaes recentes. O que inadmissvel a investigao arbitrria da vida privada e a violao da Intimidade por qualquer suspeita infundada ou devaneio autoritrio - como o fizera o exdelegado. Alm disso, a Constituio de 1988, que, alm de assegurar a garantia do sigilo das comunicaes telefnicas, vedou, expressamente, o uso de meios de prova obtidos de forma ilcita. De fato, seguindo a lio de Ada Pellegrini Grinover, a interceptao s permitida desde que regulamentada por lei, desde que autorizada pelo Juiz e desde que disciplinada da mesma forma como se fazia no regime antigo relativamente s interceptaes telefnicas. 9

2.1.1 Da Intimidade virtual Conforme preleciona Hlio Apoliano Cardoso, o sigilo se traduz na liberdade de omitir informaes e, pois, no direito de resistir devassa de sua vida
9

Ada Pellegrini Grinover, op. cit.

privada, salvo nas excees consagradas na prpria lei regencial, buscando o equilbrio entre o direito a privacidade e o interesse pblico. 10 Mas como garantir o sigilo em um meio to acessvel quanto a Internet, a Rede Mundial de Computadores? De fato, eis uma rdua tarefa, tendo em conta que, mediante a vontade do usurio (ou contra esta), h grandes chances de um terceiro saber o que se passa nas famigeradas salas de bate-papo ou ter acesso a dados pessoais. De fato, conforme Jos Larcio Arajo, a informtica uma sria ameaa ao direito a Intimidade, eis que seu potencial permite a acumulao de dados sobre cada um, sua rpida utilizao e definitiva conservao. 11 Jean Rivero vai ainda mais longe, e acredita que o desconhecimento do indivduo acerca da existncia e manipulao das informaes a seu respeito incompatvel com o Estado Liberal
12

. Snia Aguiar do Amaral Vieira argumenta que

a Internet surge trazendo efetivos benefcios a seus usurios, mas, srias preocupaes a toda comunidade jurdica, pela completa ausncia de regras. 13 Segundo Arnaud Belleil, a Internet marca, efetivamente, o nascimento de uma nova era em matria de atentados tecnolgicos vida privada, tendo em vista que ela diminui o custo da coleta de informao, transformando o anonimato em exceo e o registro em regra; favorecendo a difuso em massa e tornando possvel a existncia de novos modelos de empresa dedicados explorao de dados nominativos.14 De fato, a venda de informaes pessoais tornou-se um comrcio lucrativo, restrito no somente rede mundial, mas est tambm presente na atividade de telemarketing. o caso clssico da troca de informaes, em que uma empresa cede a outra o cadastro de seus clientes contendo nome, endereo e telefone sem a permisso ou sequer o conhecimento destes ltimos. E na Internet que esse tipo de prtica, diga-se ilegal, tem maior facilidade em ocorrer, graas s informaes coletadas de sites virtuais com cadastro e a rapidez em transmiti-las.

Hlio Apoliano Cardoso. Do sigilo Breve Teoria e jurisprudncia. Campinas: Bookseller, 2002. Jos Larcio Arajo, op. cit. 12 Jean Rivero, Les Libertes Publiques. In: Intimidade, Vida Privada e Direito Penal, op. cit. 13 Snia Aguiar do Amaral Vieira, op. cit. 14 Arnauld Belleil. @-privacidade: o mercado dos dados pessoais: proteco da vida privada na idade da Internet. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
11

10

Trata-se aqui de uma prtica que atenta contra o sigilo de informaes, mas que recebe pouca ateno. A respeito do assunto foi editado o Decreto n. 3.857/2000, em especial o seu artigo 16, que equipara os documentos, dados e registros armazenados e transmitidos por meio eletrnico, ptico, magntico ou similares, a mesma validade, reconhecimento e autenticidade que tem o equivalente original em papel. Podemos citar ainda o artigo 43, 2 do Cdigo de Defesa do Consumidor, segundo o qual a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo dever ser comunicada por escrito, ao consumidor, quando no solicitada por ele. Contguos aos riscos do comrcio de dados, tambm surgem problemas atinentes aos crimes cometidos por computador, ou, no equivalente em ingls, cybercrimes. Uma srie de programas de computador pode, clandestinamente, monitorar a atividade e o contedo de um computador pessoal e assim causar dano efetivo Intimidade. No entanto, Rodrguez destaca h aqueles que defendem que esse tipo de delito no ofende a Intimidade, mas sim ao direito informao, pouco definido pelo texto legal.15 De fato, a expanso das novas tecnologias de informao, e em particular a Internet, favorece o processo de globalizao econmica e cultural, e, consequentemente, o desenvolvimento; mas ao mesmo tempo, abre as portas a novas formas de ofensa a bens jurdicos, clssicos e emergentes, na medida que o prprio mecanismo de transmisso de dados se conforma como setor de risco. 16 Ante todo o exposto, torna-se necessrio compreender por crimes virtuais a invaso e/ou a coleta ilegal de dados pessoais, sejam estes senhas de banco ou informaes particulares, para uso em benefcio prprio ou de terceiro, ou, ainda, to somente visando prejudicar o usurio. Nesse jaez, poder-se-ia incluir, tambm, o uso indevido de imagens de contedo pessoal, embora este seja, infelizmente, pouco considerado; provavelmente, por no apresentar consequncias julgadas palpveis o bastante, exceto para aqueles que so vtimas dessa prtica nefasta e sofrem um desgaste moral e emocional incalculvel relegando-se, mais uma vez, o bem individual e a moral prpria a um patamar secundrio e irrelevante.
15 16

Victor Gabriel Rodrguez, op. cit. Oscar Morales Garca. Seguridad em las redes telemticas de comunicaciones. La tensin libertad versus control en la poltica criminal internacional. In: Tutela Penal da Intimidade, op. cit.

Ainda, a Internet tornou-se o local mais apropriado para esconder arquivos que contm material ilegal, fazer apologia do racismo, veicular pornografia e pedofilia, tendo em vista que este meio de comunicao eletrnica oferece a possibilidade do anonimato aos seus usurios. Destarte, conforme afirma Snia Aguiar do Amaral Vieira:
tempo de nossa Constituio estender, no captulo dos Direitos e Garantias Fundamentais, a inviolabilidade da vida privada, da Intimidade, da honra e da imagem, inclusive quando decorrerem da abusiva utilizao de 17 meios eletrnicos na informtica, de maneira geral.

Urge a necessidade de imediata regulamentao do direito vida privada e Intimidade na rede e a definio, clara e especfica, das responsabilidades legais de todos aqueles que se relacionam na Internet. Igualmente necessria a tipificao dos crimes cometidos pelos chamados hackers, isto , os indivduos que acessam e conhecem determinados bancos de dados ou interferem no sistema dessa memria, de tal forma que causam alteraes ou supresses nas informaes armazenadas, ou alteram o normal funcionamento daquele sistema. 18 Exemplo dos possveis danos causados pela Internet ocorreu em 2006 nos Estados Unidos, com um desfecho trgico para uma jovem de 13 anos. A jovem em questo era Megan Meier, que aps intensa troca de mensagens virtuais, brigou com sua melhor amiga. Esta suspeitou que a jovem estivesse difamando-a e, em conluio com sua me, Lori Drew e uma funcionria desta ltima, criaram e alimentaram o perfil falso de um jovem solitrio no site de relacionamentos MySpace, por quem Megan se apaixonou. Aps meses de intensa conversa entre ambos, o jovem fictcio briga com Megan Meier e envia mensagem afirmando que o mundo seria melhor sem a sua presena. Aps o fato, constatou-se que a menina retirou-se para seu quarto e l se enforcou com um cinto. Lori Drew, processada por uso indevido de site, pode ser condenado por at trs anos de priso e pagar multa equivalente a 300.000 dlares. No se pode negar a importncia da Internet para a sociedade contempornea, como ferramenta indispensvel frentica vida cotidiana e meio integrador; mas preciso compreender que, apesar dos inegveis benefcios, a rede tambm traz prejuzos que urgem regulamentao. No se pode vislumbr-la como
17 18

Snia Aguiar do Amaral Vieira, op. cit. Victor Gabriel Rodrguez, op. cit.

a Panacia tecnolgica moderna, pronta a resolver todos os problemas que o imediatismo humano prope, mas como uma inveno, que apesar de revolucionria, composta tanto de um lado postivo e ltil quanto de um lado negativo e malfico - como todo o resto e como o prprio homem.

3 CONCLUSO

Foi-se o tempo em que a casa era o abrigo ntimo do homem, local onde poderia se abrigar dos olhos alheios e fazer o que bem quisesse. Diga-se de passagem, programas da estirpe do conhecido Big Brother, onde vrios participantes, so enclausurados em uma casa cercada por cmeras, vista do pblico, que delira com a tragdia encenada. Iniciativas como esta exemplificam a inverso de valores na sociedade atual, haja vista que os participantes destes programas no desconhecem a violao de sua Intimidade, mas pelo contrrio, optam, de livre iniciativa e sem pudor, por ter sua rotina meticulosamente analisada por milhares de telespectadores em tempo real. Apesar disso, a Intimidade representa um direito fundamental do ser humano e, a partir do momento em que ela se faz presente no Ordenamento Jurdico, passa a fazer parte do rol de direitos a que no se pode renunciar - e a que todos no querem renunciar, pois mesmo aqueles que no hesitam em expor-se, desejam possuir um espao ntimo onde possam retornar, livres dos olhares alheios. De fato, conforme a sapiente lio de Miguel Reale:
O homem anda mais que nunca necessitado da Intimidade para reencontrar-se e melhor compreender e valorizar as suas relaes com o prximo e o distante para que, o esprito se dobre sobre si mesmo, no para olvidar os outros, mas para se lembrar um pouco de si prprio, para 19 analisar-se pelo que substancialmente e vale.

Nesse jaez, Victor Gabriel Rodrguez preleciona que a incluso da Intimidade como direito fundamental no texto constitucional estabelece um indcio de que ela merea proteo penal. 20 Tomemos, ainda, a definio de Lucien Martin: a vida privada a vida familiar, pessoal do homem, sua vida interior, espiritual, a que

19 20

Snia Aguiar do Amaral Vieira, op. cit. Victor Gabriel Rodrguez, op. cit.

leva quando vive detrs de sua porta fechada. 21 Assim, a lei a nica fora capaz de delimitar o espao entre o pblico e o privado e salvaguardar a vida que todo indivduo quer que permanea reservada quando fecha sua porta. Mas, como toda garantia, o direito Intimidade no absoluto, e pode entrar em conflito com outros direitos como a liberdade de expresso, a liberdade de informao ou mesmo para fins de investigao. Deve-se determinar, ento, a imposio do menor sacrifcio possvel a um dos direitos conflitantes e definir os casos em que a suspenso deste direito se mostra necessria. importante salientar tambm que, embora se reclame pela regulamentao jurdica da Internet e haja a tendncia de que o direito Intimidade aproxime-se do direito ao anonimato, como circular pela rede sem ser reconhecido, no se pode esquecer que a partir do momento em que se decide publicar contedo de pensamento, no se admite anonimato, como a prpria Constituio determina em seu art.5, IV; assim, deve-se aplicar a mesma regra convivncia virtual. evidente, no entanto, que o Ordenamento Jurdico brasileiro precisa adaptar-se s novas mudanas, tendo em vista que diante dos crimes cometidos por meio da informtica nossa Constituio silente. Finalmente, o direito Intimidade, com seus limites, indispensvel ao exerccio da cidadania e ao funcionamento pleno do Estado Democrtico, haja vista que a sua suspenso e a exposio da vida privada so caractersticas dos governos tirnicos, que cerceando os direitos fundamentais logram controlar o povo para perpetuar-se no poder.

21

Idem

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO, Jos Larcio. Intimidade, Vida Privada e Direito Penal. So Paulo: Habeas Editora, s/d. BELLEIL, Arnauld. @-privacidade: o mercado dos dados pessoais: proteco da vida privada na idade da Internet. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. CARDOSO, Hlio Apoliano. Do sigilo Breve Teoria e jurisprudncia. Campinas: Bookseller, 2002. DELGADO, Lucrecio Rebollo. El derecho fundamental a la Intimidad. Madrid: Dykinson, 2000. FERREIRA DA SILVA, Edson. Direito Intimidade. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. GARCA, Oscar Morales. Seguridad em las redes telemticas de comunicaciones. La tensin libertad versus control en la poltica criminal internacional. In: Tutela Penal da Intimidade. GRECO FILHO, Vicente. Interceptao telefnica. 2 ed. Rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2005 PELLEGRINI GRINOVER, Ada, Interceptaes. In. Intimidade, Vida Privada e Direito Penal. RIVERO, Jean, Les Libertes Publiques. In: Intimidade, Vida Privada e Direito Penal. RODRGUEZ, Victor Gabriel. Tutela Penal da Intimidade: perspectivas da atuao penal na sociedade da informao. So Paulo: Atlas, 2008 VADE MECUM. 7 ed. Atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2009. VIEIRA, Snia Aguiar do Amaral. Inviolabilidade da vida privada e da Intimidade pelos meios eletrnicos. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.

S-ar putea să vă placă și