Sunteți pe pagina 1din 15

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL

APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS

A IGREJA e o culto
Culto a resposta do homem a revelao de Deus; honra, reverencia e louvor que a criatura dedica divindade. Ebenezer S. Ferreira.

Culto, Missa, Servio de Adorao o nome dado a maneira como se reverencia a Deus. O culto fundamental para colocar a pessoa em relacionamento pessoal com Deus e em comunho com os demais cristos. No culto se prev estmulos e desafios para a vida crist; d oportunidade para confisso e purificao dos pecados; fornece instruo para o viver dirio; e d, condio ao fiel para que tenha sua f e seu amor aumentados.

Os smbolos do Culto

No inicio do Cristianismo os smbolos mais usados foram o peixe e a cruz. O peixe deve ter sido o primeiro smbolo reconhecido pela cristandade. Peixe O Ichthys ou peixe estilizado (a palavra Ichthys significa peixe em grego, sendo tambm um acrnimo de Iesus Christus Theou Yicus Soter, "Jesus Cristo filho de Deus Salvador"). (Wikipedia) Ainda se considera o peixe como smbolo do cristianismo pois o primeiros apstolos eram pescadores e Jesus os chamou para serem pescadores de homens. A Cruz A cruz, cresceu em importncia com o passar do tempo e tornou-se smbolo fundamental e por excelncia do cristianismo. Isso se deu ao fato de ela

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
representar a maneira como morreu Jesus Cristo para salvar o homem, entre os catlicos usada com a figura de Jesus e entre os protestantes usada vazia pra demonstrar tambm que ele ressuscitou.

Nas igreja protestantes so usadas alm da cruz outros smbolos como plpito, a bblia, a mesa da Ceia e o batistrio ou pia batismal.

Os smbolos so elementos fundamentais na preservao do cristianismo e na propagao de sua mensagem. Algumas igrejas evanglicas no valorizam suficientemente os smbolos sagrados e outras se apegam demasiadamente aos smbolos a ponto de transformar em superstio.

O Significado de Liturgia

A palavra grega Leitourgia significa Obra Pblica ou dever pblico. A Septuaginta usa essa palavra no contexto religioso e o Novo Testamento, ento utiliza-se do termo por seis vezes. Lucas 1:23 2 Co 9:12 -13; Fil. 2:17 ,30- Hb. 8:6 9:21. O termo leiturgs, servo, aparece cinco vezes no Novo Testamento: Rom. 13:6 ; 15:16; Fil. 2:25; Hb. 1:7 e 8:2. O Adjetivo Litourgiks, Ministradores, aparece em Hb. 1:14.

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
A Liturgia portanto hoje podemos definir como uma coleo de formas ritualsticas prescritas, visando adorao pblica. Refere-se adorao pblica em suas formas, em contraste com as devoes privadas. Na liturgia esto em foco os ofcios divinos, as litanias e as maneiras em que so administrados os sacramentos. Algumas igrejas como a Catlica Romana, a Anglicana e a Luterana, so essencialmente litrgicas. Outras como a Presbiteriana, Metodistas, as Assemblias de Deus, a Igreja do Evangelho Quadrangular , Batistas, comunidades e outros grupos, so um pouco menos formais e muitas das vezes usam o termo Ordem de Culto ao invs de Liturgia. Normalmente as Igrejas Evanglicas usam ordem de Culto Padro que pode variar de acordo com a denominao ou igreja local.

HISTRIA DO CULTO NA IGREJA PRIMITIVA (APOSTLICA)

O Lugar do Culto. 1. Nas Sinagogas : At. 9:20; 13:5; 19:8; 18:4 2. Nas casas: At. 2:2 ; At. 2:46b 3. No templo ( Principio): 2:46a, 3:1;5:20 4. No Cenculo: At. 1:13-14; Mc. 14:15

As prtica Litrgicas 1. Conservavam o Costume iniciado por Jesus de cantar hinos Mt. 26:30; Ef. 5:19; Col. 3:16 2. No havia um ordem de culto definida 3. Havia dois tipos de cultos Principais a. O Culto gape

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
i. Jesus como centro da Adorao ii. Conhecido como culto do Amor iii. S os membros participavam iv. Traziam comidas para a ceia comum v. Era o culto em que confraternizavam b. O Culto de Orao e Pregao I Co. 14:22-33 i. Os incrdulos tinham acesso ii. Havia pluralidade de proclamadores iii. Havia cnticos, manifestaes espirituais; leituras de pores das escrituras; pregao e profecia. iv. Reuniam-se n primeiro dia da semana I Cor. 16:2

AS PRINCIPAIS PARTES DE UM CULTO

1. Leitura bblica a. Existem vrias formas de leitura bblica nos cultos i. Leitura Alternada ou Responsiva ii. Leitura em nissono iii. Leitura por um Liturgo iv. Leitura do tipo pergunta e resposta (ex. Sal 136). v. Leitura cantada vi. Jogral 2. Orao Ef.6:18 a. Objetivo da Orao: Comunicao com Deus.

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
b. Caractersticas da orao publica i. Objetivas ii. Claras iii. Concisas c. Tipos de Orao: i. Gratido ii. Adorao iii. Confisso iv. Petio v. Itercesso 3. Hinos e Cnticos As igrejas Litrgicas usam muitas passagens das escrituras como parte da cerimnia. a. Hinos e Cnticos do plena vitalidade ao culto. b. Cnticos Velho Testamento i. Salmos Cnticos dos Degraus. c. Cnticos no Evangelho i. Anunciao Lc. 1:30-33 ii. Magnificat Lc. 1:46-55 iii. Benedictus Lc. 1:68-70 iv. Gloria in Excelsis Lc. 2:14 v. Nunc Dimitis Lc. 2:29-32 vi. Entrada Triunfal Lc 19:38 4. Pregao

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
Considerada por muitos como a parte central do culto. O pregador possui uma responsabilidade muito grande, pois ele o transmissor das verdades divinas ao corao dos fiis. O momento da pregao o momento em que paramos para ouvirmos a voz de Deus. A pregao deve ter propsito definido. Existem vrios propsitos gerais na pregao crist: evangelstico, doutrinrio, consagrao, tico, exortativo e consolo.

5. Impetrao das Bnos No mandamento bblico no Novo Testamento, embora a bblia est cheio de exemplos do ato de abenoar o povo de Deus, desde a era dos patriarcas. a. No antigo Testamento os pais abenoavam os filhos, os sacerdotes abenoavam o povo, no Novo Testamento sempre no final das cartas e do apocalipse, existe esta prtica de abenoar os filhos de Deus b. As bnos mais comuns usadas na igreja crist so: A Beno Aranica Num 6:23-26 que pode ser lida direto da bblia pelo pastor oficiante (Liturgo) ou pode-se usar o plural ao invs do singular: Que o Senhor vos abenoe e vos guarde..., em muitas ocasies a congregao toda recita a bno Aranica. Neste caso usa-se a primeira pessoal do plural: Que o Senhor nos abenoe e nos guarde... c. A bno apostlica encontrada em 2 Corntios 13:13. Geralmente o pastor recita ao final de cada culto, as vezes com alguma variao: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam convosco (ou com todo o povo de Deus), Amm. Em alguns lugares toda a congregao recita a bno apostlica a semelhana da bno aranica apenas trocando a palavra convoscopor conosco. Ainda em alguns lugares acrescenta-se a expresso hoje e para todo o sempre. Em alguns lugares a bno recitada em formato de hino por toda a congregao.

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
O objetivo principal da incutir na mente do povo que eles saram abenoados e nada mais, por isso no se deve florir / enfeitar demais seno perde-se a objetividade: Deus te abenoe e ponto!

O CULTO CRISTO RECAPITULA A HISTRIA DA SLAVAO A. O Fundamento cristolgico da Adorao da Igreja. 1. A prpria vida de Jesus , em certo sentido, uma vida liturgica e sacerdotal. 1. A orao sacerdotal demonstra isso Jo. 17:1-26 2. Jesus via o Salmo 110 como uma aluso a sua prpria paixo Mc 12:35 3. O sentido da purificao do templo Jo:2:13 4. A maneira como sua morte interpretada Hb. 7:27 2. A presena de Cristo no Culto e a Epidesis ou Epiclesis 1. Epiclesis a expresso em grego que significa invocar sobre, na liturgia crist catlica e ortodoxa a invocao para que o Esprito Santo sobre os elementos da ceia/eucaristia . 2. Jesus inaugurou a adorao da igreja ao instruir a celebrao da Ceia Mt 26:26-30; Lucas 22:19-20. 3. Cada Ato de Adorao crist a igreja passa pela experincia do Milagre da vinda de Cristo ressurreto para estar com seus seguidores Mat 28:20 4. O trao essencial da adorao da igreja vinda, a presena e ao do cristo ressurreto. 5. A presena do Cristo atestada pela proclamao do Evangelho e a comunho eucarstica Santa ceia B. Os limites da presena de Cristo no culto

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
1. Essa presena no diretamente aparente. No h materializao de Jesus I co 14;25 2. Somente com o advento da Parousia ela ser completa e plena. - I co. 13:12 C. Essa presena de Cisto real, porm a igreja no dispensadora dela. 1. Ela fruto da ao do Esprito santo 2. A presena de Cristo no produzida pela igreja, mas implorada/invocada por ela. 3. A presena de Cristo resultado de sua promessa: 1. ele prometeu que estaria com os seus Mat. 28:20 2. Ele prometeu que voltaria para os seus Jo. 14:3 D. Por meio do Culto a Igreja se manifesta como comunidade universal 1. No aspecto sociolgico Ele situa alm das barreiras sociolgicas e se recusa a sancionar os padres sociolgicos deste mundo. 2. No Aspecto antropolgico a igreja possibilita aos que se tornam membros a participarem na plenitude de sua humanidade, da vida da comunidade crist. 3. No aspecto filantrpico A igreja atravs do culto, no somente rene os fiis de todos os nveis, raa etc. Mas tambm se preocupa com os de fora da comunidade, orando por eles e apresentando-os ao Senhor. 4. No Aspecto escatolgico - Isto se d de duas maneiras porm interligadas: 1. Horizontal A igreja no respeita o espao. Todos os que amam a Cristo, em qualquer comunidade do mundo esto unidos pelo vnculo da paz de Cristo Ef. 4:3 2. Vertical a Igreja no respeita o tempo. Os que morreram em Cristo permanecem ligados a comunidade Crist.

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS

A RELAO DO CULTO CRISTO COM O MUNDO

A. A NATUREZA E O CARATER DO CULTO CRISTO 1. A distino entre o sagrado e o profano 2. O carter Pblico do culto cristo 3. O cartaer Jurdico do culto para o mundo 4. O Culto como promessa para o mundo. B. O CARATER EVANGELSTICO DO CULTO CRISTO 1. A igreja tem dupla orientao: 1. Distole 2. Sstole

OS MBITOS DA EXPRESSO LITURGICA OU REAS DE EXPRESSO 1. rea Lgica ou Logollia o mbito da expresso verbal que torna as coisas inteligveis. 2. rea acstica: 1. palavra falada 3 aspectos: lida, proclamada, recitada 2. palavra cantada 3 planos: Canto comunitrio, solitrio e instrumental 3. Silncio Litrgico Sal. 46:10 ; Sal. 37:7 3. rea ptica Deus deseja tambm ser visto Mt 17:5; Lc. 3:22

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
4. rea Cintica relaciona-se com as posturas, gestos etc 5. As normas de formulao litrgica 6. As condies da formulao litrgica 1. inteligibilidade:

2. simplicidade:

A UTILIDADE DO CULTO CRISTO 1. Utilidade Pedaggica Catequese 2. Utilidade Sociolgica Vida comunitria 3. Utilidade Psicolgica Cura das almas Obedincia convocao e Celebrao litrgica. 1. A obedincia ao convite participao litrgica 2. Elementos componentes do culto a tradio reformada reconhece cinco tipos principais dos elementos componentes do culto cristo 1. A Palavra de Deus 2. A Orao 3. O Cntico 4. O Testemunho liturgico da vida comunitria Koinonia 5. A Ceia do Senhor 1. Valor da Ceia 2. Os momentos distintos da Ceia do Senhor 6. As participaes litrgicas 1. A Participao litrgica do Pastor da Comunidade

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
2. A Participao litrgica do Povo (lacaiato) 3. A Participao litrgica do Diaconato.

A ordem do Culto Cristo. Toda a histria do culto cristo, seja tradicionalista, reformista ou avivalista demonstra que no se pode se pode passar sem algum tipo de ordem. 4. Pontos importantes com relao a ordem 1. imprescindvel a epiclese o culto deve ser aberto a Deus 2. necessrio que seja escatolgico 3. imprescindvel que a proclamao seja clara, precisa compreensvel 5. A Abertura e encerramento do culto As liturgias so bastantes flexveis quanto a este assunto, porm algumas regras devem ser observadas . 1. Incio do culto a. Ao chegar a Igreja cada crente deve ter um momento de recolhimento b. O primeiro ato do culto deve ser um hino de louvor, orao de epiclese, preferencialmente em p c. O ministro deve certificar-se sempre de silncio dos fiis em cada parte do culto. 2. O Encerramento do culto a. Deve se encerrar sempre com a Beno apostlica b. Deve haver um momento de recolhimento de todos c. O ltimo ato do culto deve ser um cntico de louvor. (antes da bno) 3. Os elementos da ceia do Senhor e o ministro oficiante

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
1. O po da Ceia tradio 2. O Vinho da Ceia 3. O Ministro oficiante

MODELOS DE ORDEM DE CULTO

Modelo 1

1. Convocao ao Culto: Salmo 100 2. Preldio 3. Hino Congregacional 4. Orao Invocatria 5. Saudao aos Visitantes

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
6. Msica Especial 7. Leitura Bblica 8. Orao 9. Cnticos Louvor 10. Poesia 11. Musical Especial 12. Testemunho 13. Hino Congregacional 14. Mensagem 15. Hino Congregacional 16. Orao e Bno Apostlica 17. Posldio

Modelo 2

1. Preldio 2. Hino Congregacional 3. Leitura Bblica Responsiva 4. Orao Invocatria 5. Boas Vindas aos Visitantes 6. Cnticos 7. Orao 8. Musica Especial

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
9. Ofertrio 10. Hino Congregacional 11. Mensagem 12. Msica Especial 13. Orao 14. Beno Aranica 15. Posldio

Modelo 3

1. Preldio 2. Leitura Bblica 3. Orao 4. Hino Congregacional 5. Cnticos 6. Anncios 7. Testemunhos 8. Ofertrio 9. Orao 10. Solo Sermnico

ESCOLA DE MINISTRIOS PENIEL


APOSTILA DE PRTICAS LITURGICAS
11. Mensagem 12. Apelo e Hino 13. Orao 14. Beno Apostlica 15. Posldio

Bibliografia A Bblia A Adorao Bblica Russel Shedd O culto Cristo - Almen Von J.J. Manual do Pastor e da Igreja Jaziel G. Martins Comentrio Judaico do Novo Testamento david H. Ster

S-ar putea să vă placă și