Sunteți pe pagina 1din 8

Jusnaturalismo e direitos humanos

Bruno Amaro Lacerda1

1. Introduo Segundo o professor italiano Francesco DAgostino, uma das maiores contradies de nossa poca o status ambguo do jusnaturalismo. Para DAgostino, esta corrente jurdica celebra atualmente o seu triunfo, pois soube mostrar as falhas do estatismo (concepo que reduz o Direito a mera tcnica estatal) e do positivismo jurdico, cujas iluses e ingenuidades metodolgicas foram paulatinamente

desmascaradas. Mas, por outro lado, o vocbulo jusnaturalismo praticamente desapareceu do lxico jurdico-poltico contemporneo. Seus adversrios foram derrotados no ltimo sculo, mas disso no se seguiu um reconhecimento expresso dos mritos da teoria jusnaturalista. Como isso pode ser explicado? Por qual razo o jusnaturalismo no soube tirar proveito das suas vitrias? DAgostino procura explicar essa contradio de dois modos: em primeiro lugar, reconhece existir uma (falsa) crena de que a aceitao do jusnaturalismo implica sempre uma adeso cega a concepes jurdicas antiquadas e anti-histricas, como se os jusnaturalistas fossem juristas cultores de uma ordem normativa imutvel e eterna, cuja realizao seria impossvel nas sociedades humanas concretas; em segundo lugar, entende que aquilo que outrora foi chamado de jusnaturalismo no desapareceu das reflexes jurdicas, mesmo que muitos autores pensem o contrrio. O jusnaturalismo, como teoria jurdica, transformou-se na teoria dos direitos humanos. Estes constituem hoje uma nomenclatura nova para os antigos direitos do homem ou direitos naturais, declarados em documentos solenes a partir do sculo XVIII. A ideia jusnaturalista, assim, no se modificou substancialmente, apenas recebeu uma nova roupagem:
Os direitos humanos, com efeito, nada mais so que o modo no qual se apresentam em nosso tempo e de uma forma particularmente aguda as instncias mais profundas do jusnaturalismo. Os direitos humanos no so benvolas concesses que os Estados ou suas Constituies fazem aos cidados (...); constituem na verdade a maturao definitiva no nosso tempo da ideia - tipicamente jurdica - do primado da justia no mundo humano (DAgostino, 2004, p. 27-28).

Doutor e Mestre em Filosofia do Direito pela UFMG.

O autor acrescenta ainda que essa converso contempornea do jusnaturalismo em doutrina dos direitos humanos um preo pequeno a ser pago aos gostos lexicais do momento, pois mantm inalterada a ideia de que o Direito precisa necessariamente ser justo, por meio da realizao de princpios inviolveis. Assim, no v maiores problemas nessa evoluo lexical, porque ela no muda a questo mais importante em jogo: a convico da insuficincia do direito positivo e, portanto, da necessidade de sua vinculao a valores supra-positivos. Neste texto, pretende-se abordar a conexo entre jusnaturalismo e direitos humanos, para verificar se a posio de DAgostino verdadeira ou falsa. Algumas questes devem ento ser colocadas: os direitos humanos nasceram das reflexes jusnaturalistas? Esses direitos so uma nova verso dos velhos direitos naturais? Pode-se falar em direitos humanos fora de uma perspectiva jusnaturalista?

2. A Declarao de 1789 Uma primeira pista para a soluo desses problemas pode ser encontrada no texto da clebre Declarao dos direitos do homem e do cidado, publicada em 26 de agosto de 1789, na aurora da Revoluo Francesa. Para muitos autores, esse documento inaugura a positivao daquilo que hoje conhecemos como direitos humanos. Segundo Guido Fass, por exemplo, melhor do que a Declarao americana de alguns anos antes, esse texto representa as exigncias universais que amadureceram durante toda a Era Moderna, e que eram as exigncias da racionalidade nascidas do jusnaturalismo de formas diversas em vrios tempos e em vrios pases, que na Frana do setecentos estavam enraizadas profundamente e difundidas amplamente na conscincia popular (2008, p. 277-278). Os direitos do homem, neste sentido, haviam sido primeiramente teorizados por pensadores como Locke e Rousseau; em um segundo momento, foram incorporados conscincia do povo como valores desejveis embora ainda no realizados; finalmente, os males da poltica francesa fizeram eclodir a Revoluo, e com ela o desejo de finalmente concretizar em um documento formal aqueles valores, conferindo-lhes positividade, isto , exigibilidade jurdica. O prembulo da Declarao2 diz que os representantes do povo francs, constitudos em Assembleia Nacional, considerando que a ignorncia, o esquecimento e o menosprezo dos direitos do homem so as nicas causas da corrupo dos governos e
2

O texto integral da Declarao de 1789 encontra-se em BESSONE (2000, p. 69-71).

das desgraas pblicas, resolvem declarar os direitos naturais, inalienveis e sagrados do homem. Mais adiante, o texto proclama que a Assembleia Nacional reconhece e declara esses direitos. Estas expresses no devem passar despercebidas, pois so bastante significativas. A Declarao traz uma noo importantssima, que estudos recentes tm apontando como uma das principais consequncias do jusnaturalismo desenvolvido nos sculos XVII e XVIII: a ideia de sujeito de direito. Esta ideia de grande relevncia porque marca a principal diferena entre o jusnaturalismo moderno, desenvolvido nesses dois sculos, e o jusnaturalismo medieval, elaborado por autores como Toms de Aquino e Duns Scot. Enquanto o jusnaturalismo cristo-medieval enxergava a dignidade do homem como uma consequncia do seu lugar de destaque no mundo criado (por ser o nico ser capaz de participar da lei eterna, por meio da lei natural), o jusnaturalismo moderno v o homem como um ser cuja dignidade vem do fato de possuir direitos por sua prpria natureza. Diz Yves Charles Zarka, um dos autores que investigaram essa temtica:
A questo do sujeito de direito importante porque ela coloca um aspecto fundamental para a compreenso da modernidade. Um dos traos essenciais desta modernidade no reside na definio do homem como ser de direito? Ser ao qual se atribuem, simplesmente porque homem, isto , naturalmente, direitos. Ora, esta definio do homem como ser de direito no atemporal, ela foi inventada pela filosofia moral e poltica moderna, da qual ela constitui uma das principais inovaes (1997, p. 532).

Deste modo, o homem do jusnaturalismo moderno titular de certos direitos simplesmente porque homem. sua natureza humana, sua condio de pessoa que o torna detentor desses direitos, no uma concesso benvola do novo Estado francs que se anunciava ou dos entusiasmados redatores da Declarao. Compreende-se assim porque a locuo direitos do homem intercambivel com a expresso direitos naturais, ambas utilizadas no texto para designar a mesma realidade. Os direitos ali declarados so considerados naturais porque procedem da natureza do homem, da sua prpria essncia de pessoa, de ser racional. A inspirao da Declarao mostra-se, portanto, claramente jusnaturalista. Ademais, os direitos do homem no esto sendo meramente declarados. Antes, esto sendo reconhecidos pelos representantes do povo, como dito expressamente no prembulo. O que se reconhece aquilo que vinha sendo negado injustamente, os valores que j deveriam, na conscincia popular, ter sido reconhecidos pelos governos anteriores. Isso

implica inevitavelmente aceitar a teoria jusnaturalista: dizer que todo homem possui, pela sua prpria natureza humana, direitos que no foram reconhecidos nem amparados pelas ordens jurdicas at ento existentes, o mesmo que admitir que o direito positivo deva basear-se nesses direitos caso pretenda-se justo; admitir que da natureza humana derivam direitos (naturais, portanto) que devem ser o fundamento de qualquer direito positivo. Os direitos do homem no so em princpio positivos (normas postas, dotadas de fora jurdica), a no ser que sejam reconhecidos e positivados em documentos como a Declarao. O fato de no serem meros frutos da vontade de governos ou Estados no diminui em nada sua importncia jurdica, pois eles so os pressupostos de qualquer Direito positivo. Eles no nascem do Estado, pois este que deve surgir e se estruturar para proteg-los, como expresso no texto em seu artigo 2: O objetivo de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Estes direitos so a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso. A enumerao dos direitos tambm de matriz jusnaturalista. So justamente os direitos afirmados como naturais pela Escola do Direito Natural nos dois sculos que precederam a Revoluo Francesa. Diante disso, parece acertado admitir que exista uma conexo histrica entre a teoria jusnaturalista moderna e a origem dos direitos do homem. Dela emerge, para o mundo moderno, uma nova viso da pessoa, agora concebida como detentora de direitos de primeira ordem, porque no mais dependentes do arbtrio de governantes ou Estados, mas assegurados por um documento escrito de carter universal, cuja pretenso era espelhar a prpria razo humana, extraindo dela os princpios primrios e absolutos de toda convivncia social, princpios doravante chamados de direitos do homem ou humanos. inegvel, portanto, que os direitos humanos nasceram das preocupaes jusnaturalistas, mesmo considerando que, num plano histrico, as influncias foram mescladas (de vrios autores jusnaturalistas) e como tal diludas na conscincia dos que elaboraram a Declarao. Neste sentido, o posicionamento de Carlos I. Massini Correas:
Primeiramente, preciso recordar que, historicamente, os direitos humanos nasceram no mbito do jusnaturalismo; tanto do jusnaturalismo racionalista de Grotius, Pufendorf, Wolf, Burlamaqui e sua longa srie de seguidores, como do jusnaturalismo empirista de Locke, Paine e seus discpulos anglosaxes. tambm um dado aceito a influncia que esses pensadores exerceram sobre as primeiras declaraes de direitos (1994, p. 214-215).

3. O jusnaturalismo moderno Em primeiro lugar, preciso destacar que ao longo da Histria surgiram diferentes concepes jusnaturalistas. A vinculao das leis humanas lei eterna, por meio da lei natural (viso tipicamente medieval) distancia-se em muito, por exemplo, do direito natural da Antiguidade, fundamentado na natureza como princpio de ordenao. Apesar dessas variaes, h um ponto comum que liga todas as teorias do direito natural, sem o qual sua reduo a uma unidade seria impossvel: esse ponto a percepo da insuficincia do direito positivo para a regulao da vida social e, portanto, da aceitao de que necessrio buscar princpios de direito alm do direito positivo. Sobre o assunto, afirma Massini Correas:
De modo breve, possvel qualificar de jusnaturalista toda doutrina ou escola que afirma a insuficincia do direito meramente positivo para regular a coexistncia e a persecuo dos fins humanos que superem as capacidades dos indivduos isolados; dito de outro modo, jusnaturalistas so todas as posies jusfilosficas que defendem a existncia de algum - suficiente que exista um - princpio de direito cuja fonte no seja a sano estatal ou social (Massini Correas, 1994, p. 206).

A corrente oposta ao jusnaturalismo o positivismo jurdico, que defende que toda norma criao do Estado ou da sociedade, no existindo princpios jurdicos alm do direito positivo. Diz Massini Correas que a relao lgica entre as duas concepes de contradio, pois se o jusnaturalismo defende a existncia de alguma norma no-positiva, o positivismo sustenta que toda norma positiva. Assim, se uma das teses falsa, a outra necessariamente verdadeira. Ou se aceita ou se recusa a existncia de princpios metapositivos: ou se positivista ou se jusnaturalista (1994, p. 207-208). Isto pode comprovar a filiao jusnaturalista dos direitos humanos, na medida em que os seus defensores, quando redigiram a Declarao de 1789, expuseram claramente que no estavam meramente criando, por sua vontade, normas positivas, mas que sua vontade reconhecia direitos cuja existncia (como valor, como algo estimvel) no dependia de qualquer positivao. Alguns direitos declarados, inclusive, j eram de certo modo universalizados, concebidos como atribuveis a qualquer homem, e no somente aos cidados franceses, como no caso do art. 9: Todo homem presume-se inocente at que seja declarado culpado (...). Certamente no se pode falar ainda em universalizao plena desses direitos, mas inegvel que h uma tendncia para isso, o que mostra que a Declarao no uma simples positivao, mas fundamentalmente uma admisso de valores/direitos que derivam da natureza de todo homem, francs ou no.

Certamente a positivao ou declarao solene converte esses direitos em positivos e, portanto, em socialmente reivindicveis, mas no essa declarao que lhes confere o seu ser especfico. Pelo contrrio, a existncia prvia de tais direitos, como oriundos da natureza humana, que torna premente a sua garantia em uma declarao formal. Afinal, se o texto da Declarao diz que eles at ento vinham sendo esquecidos e menosprezados, porque j existiam como normas supra-positivas, cuja violao vinha sendo gradativamente percebida pela conscincia humana. Observando-se o jusnaturalismo desenvolvido pela Escola do Direito Natural dos dois sculos anteriores, percebe-se o racionalismo como sua caracterstica principal. A razo foi teorizada como a capacidade humana de encontrar os princpios jurdicos naturais que, uma vez revelados, deveriam substituir definitivamente os costumes e o direito romano. O que torna o jusnaturalismo moderno diferente das suas verses antiga e medieval justamente a crena na derivao desses princpios da natureza humana racional, isto , da razo humana, e no da natureza csmica ou da lei eterna. Por essa marca, essa escola ou agregado de pensadores ficou tambm conhecida por jusracionalismo. Sobre ela, manifesta-se Michel Villey:

O mtodo racionalista da escola do direito natural convinha s necessidades de uma poca revolucionria, que sentia a insuficincia dos costumes e do direito romano, tendo necessidade de um direito novo: falta de uma legislao suficientemente forte e fecunda, a doutrina privada deveria ainda assumir a iniciativa, e a Razo constituir sua autoridade (1961, p. 75).

Falando sobre seu iniciador (Grotius), Simone Goyard-Fabre assinala que ele sustentava que o termo direito designa uma qualidade moral, ligada pessoa, em virtude da qual se pode legitimamente ter ou fazer certas coisas (1994, p. 28). Este direito-faculdade, por basear-se em uma necessidade inerente natureza do homem (que nem Deus pode alterar) um direito natural. A prpria autora, porm, adverte que temerrio ligar essa concepo aos direitos naturais, inalienveis e sagrados da Declarao de 1789, em razo da distncia temporal entre os escritos de Grotius e o incio da Revoluo Francesa. fato, porm, que a palavra direito j aparece em Grotius com um sentido subjetivo, indicando aquilo que pertence indelevelmente ao homem como ser racional. O Direito no mais concebido como derivao da vontade de Deus, mas como o conjunto de princpios que procedem da racionalidade humana. Com os demais continuadores de Grotius (Pufendorf, Locke, Spinoza, Hobbes, Rousseau, Kant etc.), as

concepes mudaro, mas no a tnica na razo como fundamento daquilo que pertence ao homem por natureza: seus direitos sagrados e inalienveis.

4. Direitos humanos e direito natural um dado incontestvel de nosso tempo a preocupao com a efetivao dos direitos humanos. Mas a que devemos sua importncia? Por qual razo devemos proteglos e no admitir, em nenhuma hiptese, sua violao? Algum poderia arguir que assim o porque eles foram, sobretudo no ltimo sculo, protegidos pelos ordenamentos jurdicos internos da grande maioria dos Estados e tambm pelo Direito das Gentes. Hoje h tratados e convenes que os protegem no cenrio internacional. Cortes e Tribunais zelam pela sua aplicao, possuindo poder para sancionar aqueles que os desrespeitam, mesmo que em escala global. A explicao, em resumo, poderia ser a de que eles se tornaram importantes porque foram positivados nos planos interno e internacional. Certamente sua declarao solene, como dito, os torna judicializveis, converte-os em direitos positivos. Mas tambm certo que a sua celebrao em documentos internacionais e constitucionais deve-se sua importncia intrnseca, ao fato de serem justamente o fundamento dos demais direitos positivos. Seu papel de destaque deve-se ento ao fato de derivarem no dessas declaraes formais (que apenas os positivam), mas da prpria natureza racional do homem. Veja-se, por exemplo, o art. 1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade.3 A base dessa declarao, cuja pretenso verdadeiramente universal (fala em membros da famlia humana), a ideia central do jusnaturalismo moderno, desenvolvido a partir de Grotius: a de que os homens nascem iguais em direitos, ou seja, a de que cada homem possui, por sua prpria natureza (e, portanto, desde o nascimento), certos direitos que decorrem da sua condio humana. Esses direitos humanos no so criaes do homem, so derivaes racionais da sua prpria natureza. Por isso, so legtimos no porque algum Estado os crie; os Estados que retiram sua legitimidade da sua proteo: Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e opresso, (...).

Texto integral em SALIBA (2006, p. 217-220).

Pode-se concluir, do que foi exposto, que a doutrina dos direitos humanos constitui uma verso elaborada e evoluda da teoria do direito natural moderno, no no tocante eternidade e imutabilidade dos direitos do homem (verso incompatvel com a compreenso atual desses direitos), mas porque sustenta que eles provm da natureza humana racional, vista como nica base possvel para a realizao jurdica da dignidade e da felicidade de todos os seres humanos.

Referncias bibliogrficas: BESSONE, Magali. La justice. Textes choisis & prsents. Paris: GF Flammarion, 2000. DAGOSTINO, Francesco. Diritto e giustizia. Per una introduzione allo studio del diritto. Milo: San Paolo, 2004. FASS, Guido. Storia della filosofia del derecho. II: Let moderna. Roma-Bari: Laterza, 2008. GOYARD-FABRE, Simone. Los derechos del hombre: origenes y prospectiva. In: Jos Sauca (Org.) Problemas actuales de los derechos fundamentales. Madrid: Universidad Carlos III de Madrid/ Boletin oficial del Estado, p. 23-50. MASSINI CORREAS, Carlos Ignacio. Los derechos humanos en el pensamiento actual. 2. ed. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1994. SALIBA, Aziz Tuffi (Org.) Legislao de direito internacional. So Paulo: Rideel, 2006. VILLEY, Michel. Les fondateurs de lcole du droit naturel moderne au XVII sicle. In: Archives de Philosophie du Droit, n 6, 1961, p.73-105. ZARKA, Yves Charles. Linvention du sujet de droit. In: Archives de Philosophie, n 60, 1997, p. 531-550.

S-ar putea să vă placă și