Sunteți pe pagina 1din 14

Toda a histria da paixo de cristo contada. Comea na ltima Ceia, passa pelo Monte das Oliveiras, a Crucificao e a Ressurreio.

No site tem tambm: PAIXO DE CRISTO A PAIXO DE CRISTO (para crianas) A PAIXO DE CRISTO

CENA 1 Ceia Msica de Abertura NARRADOR A histria que agora vamos narrar aconteceu a quase dois mil anos atrs. Deus enviou Seu filho para salvar a humanidade do pecado. E Jesus deu sua vida para remisso dos nossos pecados. Por isso hoje, mais do que assistir essa histria, preciso que cada um de ns reflita sobre os ensinamentos e o sacrifcio que Jesus fez por ns. Jesus pregou a paz e o amor ao prximo e ainda assim foi crucificado. Quantas vezes ns com nossos pecados no acrescentamos mais um espinho sua coroa, mais uma martelada aos cravos que rasgaram sua carne? preciso seguir sempre os ensinamentos de Jesus e no esquecer que somente atravs Dele se vai ao Pai. preciso no esquecer do sacrifcio que Jesus fez por ns na cruz. Vamos ento refletir sobre a dor de Jesus para que possamos renascer para Ele e junto com Ele na Pscoa. NARRADOR - Estamos em Jerusalm na poca da Pscoa. Jesus sabia que essa seria sua ltima Pscoa. Por isso reuniu-se com os discpulos para a ltima Ceia. E disse Jesus: JESUS Em verdade vos digo que um de vs, que comigo come, h de me trair. NARRADOR Os discpulos de entristeceram e comearam a perguntar, um aps o outro: DISCPULOS Sou eu? Sou eu? Sou eu? NARRADOR E Jesus respondeu: JESUS Um de vocs me trair. (Jesus est atrs da mesa, ao centro, tendo 6 apstolos de cada lado. Jesus reparte o po) NARRADOR Depois Jesus tomou o po, o abenoou, o partiu e o deu a seus discpulos dizendo: JESUS Tomai e comei todos vs. Isso o meu corpo que dado por vs. (Jesus entrega o po aos apstolos, que vo passando para os outros) NARRADOR Depois Jesus tomou o clice em suas mos, deu graas e o deu a seus discpulos dizendo: (Jesus ergue a taa de vinho) JESUS Tomai e bebei todos vs. Esse o meu sangue, que ser derramado para o perdo dos pecados. Faam isso para se lembrarem de mim. (Sonoplastia de fim de cena) Cena 2 Monte das Oliveiras NARRADOR Depois disso Jesus foi para um jardim, no Monte das Oliveiras. L chegando disse a seus discpulos: (entram Jesus e os discpulos) JESUS Orai para terdes foras contra a tentao.

NARRADOR Jesus se afastou do grupo. Indo mais para o fundo do jardim se ajoelhou e orou: JESUS - Pai: se for possvel afaste de mim esse clice de sofrimentos. Porm no seja como eu quero, mas como Tu queres. Seja feita a Tua Vontade. NARRADOR Jesus voltou para perto de seus discpulos. Nesse momento chegou Judas Iscariote trazendo guardas armados para prenderem Jesus. (entram Judas e os guardas) NARRADOR - Jesus sabia de tudo que ia acontecer com Ele. Ento Judas se aproximou de Jesus e foi lhe dar um beijo de saudao. (Judas se aproxima de Jesus e o beija na face) JESUS Judas: com esse beijo que vens me trair? NARRADOR Jesus disse aos guardas: JESUS Se a mim que procurais deixai que estes se retirem. NARRADOR E assim se realizou o que Jesus tinha dito: No perdi nenhum daqueles que me confiaste. Depois Jesus disse: JESUS Vinde armados de espadas para Me prender. Eu estive no meio de vs, dia aps dia. Eu falei s claras para o mundo, dentro do templo, onde todos se renem. Por que no vos atrevestes a Me prender quando estava no meio de Vs? Mas essa a vossa hora, a hora do poder das trevas. NARRADOR Os guardas ento prenderam Jesus, que foi levado a Pncio Pilatos, governador romano. Cena 3 - Julgamento (No caminho se juntam aos guardas vrios Judeus. Pilatos aparece.) NARRADOR - Os chefes do povo fizeram muitas acusaes falsas a Jesus: JUDEUS: Ele est revoltando o povo! Ele diz que o salvador do povo! Ele diz que rei! NARRADOR Ouvindo isso Pilatos perguntou a Jesus: PILATOS Tu s o rei dos Judeus? JESUS Ests dizendo isso por ti mesmo ou os outros te disseram isso de mim? PILATOS Por acaso sou judeu? O teu povo e o sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizestes? NARRADOR Mas Jesus ficou em silncio, de maneira que Pilatos se admirou. E perguntou novamente: PILATOS Tu s o rei dos Judeus? JESUS O meu reino no deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo os meus guardas lutariam para que eu no fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino no daqui. PILATOS Ento tu s rei? JESUS Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar o testemunho da verdade. Todo aquele que da verdade ouve a minha voz. NARRADOR Pilatos parou por um momento pensando naquelas palavras. Depois perguntou a Jesus: PILATOS - Verdade? O que a verdade? NARRADOR Mas no esperou resposta. Virou-se e foi falar com os Judeus: PILATOS No encontro nenhuma culpa nesse homem. Mas existe entre vs um costume: que pela Pscoa eu vos solte um preso. Quereis que eu solte o rei dos judeus? NARRADOR Ento os judeus comearam a gritar:

JUDEUS Jesus no! Solte Barrabs! Solte Barrabs! NARRADOR Barrabs era um bandido. Mas para atender aos judeus Pilatos soltou Barrabs e mandou flagelar Jesus. (Pilatos faz um sinal aos guardas, que retiram Jesus de cena. Os judeus permanecem em cena, de lado.) NARRADOR - Os soldados chicotearam Jesus. Depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram na cabea de Jesus. Zombando de Jesus os soldados diziam: Toma tua coroa, rei dos judeus. A coroa de espinhos feriu a cabea de Jesus. Puseram-lhe um manto vermelho e troavam dele: Viva o rei dos Judeus!- e davam-lhe bofetadas. Pilatos saiu de novo e disse aos judeus: (Entra Pilatos. Os judeus de aproximam.) PILATOS Olhai: eu o trago aqui fora para que saibais que no encontro nele crime algum. (Entram 2 guardas e Jesus todo ensanguentado.) NARRADOR Quando viram Jesus os judeus comearam a gritar: JUDEUS Crucifica-o! Crucifica-o! PILATOS Mas no encontro nele crime algum. JUDEUS Todo aquele que se diz rei declara-se contra Csar. NARRADOR Pilatos ento fez sinal para um dos guardas, que lhe trouxe uma vasilha com gua. Lavou as mos, enxugou-as e disse: PILATOS Que recaia sobre vossos ombros o peso dessa morte. JUDEUS - Crucifica-o! Crucifica-o! NARRADOR Pilatos entregou Jesus para ser crucificado e os soldados o vestiram com suas prprias vestes e o levaram. (Os soldados colocam a cruz no ombro de Jesus.) Cena 4 - Crucificao NARRADOR - Os soldados o fizeram carregar a cruz por toda a cidade at o monte Glgota, onde Jesus seria crucificado. (Sonoplastia: Jesus caminha com os soldados atrs e o povo, at o local da crucificao. Enquanto Jesus caminha os 2 ladres entram e ficam em seus lugares.) NARRADOR Jesus tropea e cai pela primeira vez, batendo o joelho esquerdo com fora no piso., ferindo-o por causa do peso da cruz. Os soldados que acompanhavam Jesus o chicotearam para fora-lo a se levantar e continuar sua caminhada. No meio do caminho, coberto de feridas e sangue Ele viu Maria, sua me, que chorava ao ver toda maldade que faziam com Ele. Outra vez os soldados o chicotearam. Jesus voltou a andar. Mas j fraco pela falta de alimentao e pelos maus tratos caiu pela Segunda vez. Vernica se aproxima de Jesus e limpa seu rosto com um pano. Os soldados perceberam que Jesus j estava sucumbindo. Ento obrigaram Cirineu a carregar a cruz para ele. NARRADOR - Jesus sobe o morro do Calvrio e l chegando cai pela terceira vez. As Santas Mulheres, incluindo Maria sua me, observam tudo aquilo cheias de pesar e dor. Jesus agora permanece cado no cho. Cirineu deixa a cruz ao lado de Jesus e se afasta. Primeiro os soldados crucificaram os dois ladres. Depois vieram at Jesus, o despiram de suas vestes e o deitaram sobre a cruz. Pregaram primeiro a mo direita com um cravo de ferro e o sangue santo do Senhor jorrou. Depois fizeram o mesmo com a mo esquerda.

No contentes com tudo isso os soldados ainda fixaram os dois ps de Jesus com um nico cravo. O sangue de Jesus escorria e manchava a madeira da cruz. Depois levantaram a cruz. Maria Madalena se aproxima da cruz, se ajoelha e beija os ps de Jesus. NARRADOR Os soldados romanos prendem Jesus cruz. Jesus crucificado entre 2 ladres. E os judeus passavam e diziam: JUDEU 1 Tu no s o rei dos judeus? Ento salve-se! JUDEU 2 Se s filho de Deus desce da cruz! JUDEU 3 Salvou os outros e no pode salvar-se. JUDEU 4 Se s rei de Israel desce da cruz e ns creremos em ti. NARRADOR E tambm um dos ladres disse: MAL LADRO Se tu s Cristo salva-te a ti mesmo e a ns. NARRADOR Porm o outro ladro o repreendeu: BOM LADRO Tu nem agora temes Deus, estando na mesma condenao? Ns recebemos o castigo que nossos feitos mereciam; mas esse homem... no fez mal nenhum. NARRADOR E olhando para Jesus o bom ladro falou: BOM LADRO Senhor, lembre-se de mim quando estiveres no Teu Reino. JESUS Eu prometo: hoje mesmo estars comigo no Paraso. NARRADOR Indiferentes ao sofrimento de Jesus os soldados repartiam suas roupas. Pegaram as vestes de Jesus e as repartiram em 4 partes, uma para cada um deles. No entanto a tnica era inteiria e eles jogaram a sorte para ver quem ficaria com o Manto Sagrado. NARRADOR As dores de Jesus aumentaram dramaticamente. Seu esforo para respirar era enorme. Mesmo sofrendo na cruz Jesus olhou para o cu e perdoou a todos dizendo: JESUS Pai: perdoa-lhes. Eles no sabem o que fazem. NARRADOR Jesus havia perdoado aquelas pessoas que lhe faziam tanto mal, mesmo agonizando na cruz. Ento ele disse: JESUS Tenho sede. NARRADOR Um dos guardas fixou uma esponja na ponta de sua lana, molhou no vinagre e levou at os lbios de Jesus. Jesus no aceitou. Jesus ainda sofreu por mais algum tempo. E antes de morrer disse: JESUS Pai: em Tuas mos entrego meu esprito. (Jesus morre na cruz. Sonoplastia.) NARRADOR E inclinando a cabea para frente morreu. Houve trevas por toda a Terra, escurecendo-se o sol. A Terra tremeu, muitos tmulos se abriram dos quais ressuscitaram os corpos dos justos, e o vu do templo rasgou-se ao meio. Ao ver tudo isso um centurio exclamou: CENTURIO Esse homem era mesmo o filho de Deus! NARRRADOR Logo seria Pscoa e Pilatos no queria ver ningum crucificado na comemorao. Por isso mandou quebrar as pernas dos condenados para acelerar a morte. Chegando ao Glgota os soldados viram que os dois ladres ainda estavam vivos. Por isso quebraram-lhes as pernas com uma barra de ferro. Quando chegaram a Jesus viram que ele j estava morto. E assim se cumpria o que estava escrito: Nenhum osso de seu corpo ser quebrado.

Para Ter certeza da morte de Jesus um centurio enfiou uma lana na altura de Seu corao. E ento mais sangue jorrou do corpo de Jesus. Cena 5 - Ressurreio NARRADOR Jesus foi retirado da cruz por Jos de Arimatia com a ajuda de alguns discpulos e das Santas Mulheres. Ao ver o corpo do filho profanado e injuriado Maria chorou amargamente. Jos de Arimatia possua um tmulo novo, encravado na rocha, perto do Calvrio. E foi nele que colocaram o corpo de Jesus. No dia seguinte os sacerdotes judeus foram pedir a Pilatos que colocasse guardas a frente do tmulo de Jesus. Eles temiam que os discpulos tirassem o corpo de Jesus do sepulcro e dissessem que Jesus havia ressuscitado Assim Pilatos enviou trs guardas para vigiarem o tmulo. (entram guardas para vigiar o tmulo). NARRADOR - Eis que um anjo do Senhor desceu do cu e removeu a pedra do sepulcro causando um grande terremoto. (Sonoplastia. Entra o anjo e a pedra da entrada rola.) NARRADOR Os soldados ficaram muito assustados e caram ao cho como mortos. (Os soldados desmaiam.) NARRADOR - Na manh do terceiro dia Maria Madalena e Maria foram at o tmulo. (entram Maria Madalena e Maria) NARRADOR - E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E olhando no acharam o corpo do Senhor Jesus. E eis que um anjo do Senhor se aproximou e disse: ANJO Por que buscais o vivente entre os mortos? Ele no est aqui, mas ressuscitou NARRADOR As mulheres foram contar aos outros tudo que viram e ouviram. (saem Maria e Maria Madalena.) JESUS (em off) E eis que estarei convosco todos os dias at a consumao do sculos. (Sonoplastia.) FIM

UMA PSCOA ESPECIAL

Ver

Rastrear

A histria de trs irmos que vivem seus conflitos s vsperas da Pscoa at que descobrem o verdadeiro significado dessa data.
Personagens Os irmos: LUCAS: rebelde e no crente; MARTA: crist mas com valores errados sobre o evangelho; DANIEL: cristo verdadeiro e fiel; DONO DO BAR: aparece s na cena com Lucas JESUS: todo vestido de branco com roupas modernas. EMPRESRIO: aparece apenas uma cena com Daniel e Marta.

Cenrio Casa: Uma sala simples com um sof e uma mesa de centro e enfeites peculiares. Bar: Um bar com duas mesas de cadeiras. Uma das mesas podem estar com as cadeiras recolhidas, pois deve representar que o bar j est fechado. Praa: Importante ter um banco no qual Lucas vai se deitar na ltima cena. Cena I Narrao: ( em off ) Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nele cr no julgado ... Evangelho segundo Joo captulo 3 versos 17 e 18. Cenrio: Casa Marta e Daniel combinando os preparativos para a Pscoa. MARTA: Vamos comprar ovos de Pscoa esse ano. Quero um enorme. Vamos tambm fazer uma ceia de Pscoa tal qual Jesus fez com seus discpulos na quinta noite ... sim ... e podemos tambm convidar alguns amigos para jantar conosco como foi feito no Egito na poca de Moiss DANIEL: Calma ! Temos que primeiro ver as finanas ... sabe que no estamos bem financeiramente ... sabe que com o Lucas desempregado e voc cuidando da casa ... s o meu salrio pouco. Desde que mame morreu MARTA: ( cortando e j um pouco alterada ) no quero falar sobre isso ... sabe o que penso sobre isso. DANIEL: no pode agir assim ... sabe que no culpa dele ... tem que tirar isso do seu corao. Entra Lucas LUCAS: E ai galera cad o rango ? Hoje t com uma fome de leo. DANIEL: Oi Lucas

MARTA: S pra isso serve ... pra comer ... saiba voc que por sua causa novamente vamos tem uma Pscoa bem micha ... sem ovos, sem ceia, sem amigos LUCAS: Qual ? Tudo pra cima de mim de novo ... DANIEL: : No comecem vocs dois de novo ... MARTA: Mas verdade, Daniel ! Se ele estivesse trabalhando ... ( se dirigindo Lucas ) No se d conta que UM trabalhando para alimentar trs bocas ? ( Cada vez mais alterada ) Se no fosse to rebelde ... to revoltado .. to aluado ... talvez tivssemos algo melhor esse ano ... talvez mame ... ( para de repente sem terminar a frase ). Silncio por alguns instantes ... LUCAS: Vamos, termina a frase ... talvez mame no tivesse morrido.( Pausa ) Vamos continua ... diz que ela morreu por minha culpa ... Marta deixa o que est fazendo e sai contrariada sem dizer nada. DANIEL: No se entristea, Lucas. Sabe como ela era apegada mame ... sabe como mame gostava da Pscoa, pois sabia o real significado dessa data para os cristos verdadeiros. Toda a famlia reunida ... ovinhos para todos ... as marcas que ela fazia das pegadas do coelhinho quando ramos pequemos ... mas sem deixar de nos ensinar o real significado da Pscoa. LUCAS: Marta no gosta de mim ... ela me culpa pela morte da mame ... diz que ela adoeceu por causas das preocupaes que tinha comigo e que morreu de desgosto quando me envolvi com drogas e tudo mais ... mas vocs no sabem o que est aqui dentro do meu corao. No sabem o quanto EU sofro com isso. Sabe o que sinto ? ... Sinto que desde que mame se foi ... no h lugar mais para mim nessa famlia ... apesar de tudo Ela me amava ! ( aps dizer isso sai ). DANIEL: Oh ! Senhor meu Deus, peo-lhe que venhas agir nesses coraes to cheios de rancor e dio, to carentes do teu amor. Peo que lhe ensinem o caminho para o verdadeiro amor antes que seja tarde para o arrependimento e antes que venham os dias maus. Cena II Cenrio: Casa Daniel entra na sala e v um bilhete sobre a mesa. Daniel l o bilhete enquanto se ouve a voz de LUCAS: ( Voz de Lucas em off ) Quando ler este bilhete j no estarei mais aqui. Vou embora. Tudo que eu mais queria era de novo uma famlia, mas no posso mais viver como um criminoso. Sei que sou um peso para vocs. No estando a ...haver menos gastos e Marta, se quiser, poder trabalhar tambm ... assim ento ... podero ter tudo o que querem. Daniel senta em atitude de choque. Marta entra. MARTA: Meu Deus, Daniel, parece que voc viu um fantasma ! Daniel continua em silncio olhos fixos no infinito. MARTA: Daniel ! Daniel ! T me ouvindo ? ( Pega o bilhete da mo de Daniel ) Deixa eu ver o que isso ! ( Comea a ler e senta-se para terminar de ler, tambm assustada ). DANIEL: Marta, o que faremos ? MARTA: Como, o que faremos ? No faremos nada ! DANIEL: Mas ele ... MARTA: Escuta aqui ! Ningum obrigou ele a ir ... ele sempre se virou sozinho, nunca pensou em ns. Domingo j Pscoa, e no quero que nada estrague essa data ... quero

comemorar a Pscoa como todo mundo e voc sabe muito bem porque gosto mais dessa data do que qualquer outra ... me lembra mame.. DANIEL: Marta, no essa atitude que Jesus espera de voc. Assim como acontece no Natal ... ns nos esquecemos do significado de que Jesus deu pscoa ... a Pscoa para os Cristos marcada pela morte de Cristo na cruz justamente para remisso dos nossos pecados. Jesus nos ensina o perdo e assim como ele foi enterrado devemos enterrar nossas mgoas junto com o nosso velho Homem e assim como Ele ressuscitou ns tambm devemos nos levantar para uma vida nova cheia de amor e perdo ! Se no for assim ... no adianta irmos igreja e participarmos da ceia, como Ele o fez e nem acordarmos no Domingo para nos alegrar com a lembrana da sua ressurreio, pois estaremos fazendo com que Sua morte e ressurreio seja em vo ... ns estaremos sendo como Judas traindo os propsitos da sua misso. MARTA: Quer saber ? Guarde esse seu sermo para quem quer ouvir ! ( Irnica ) Quem sabe assim o pastor um dia lhe convida para pregar na igreja ... Voc sabe que se no fosse por causa dele ns teramos uma famlia hoje aqui e tambm poderamos estar muito bem financeiramente. DANIEL: Deus tenha piedade de voc ... e te ilumine antes que seja tarde. Cena III Cenrio: Bar. Lucas est sentado sozinho e falando sozinho tambm. Sbrio ! LUCAS: ( Fala dando pausas como se estivesse pensando alto ). Eu sei me cuidar ! Vou arrumar um emprego ... melhor ... vou arrumar um BOM emprego ... vou arranjar um lugar para morar. Quer saber ... no preciso deles ... nem desse cristianismo e nem desse Cristo que eles pregam ... So lobos em peles de cordeiro ... pregam o perdo, mas no sabem perdoar ... pregam o amor, mas s amam si prprios ... pregam Jesus, mas esse Jesus que eles pregam continua morto naquela cruz !!! DONO DO BAR: camarada !!! No quero atrapalhar seus profundos pensamentos , mas daqui pouco eu acabo meu servio aqui e voc ter de ir embora, pois j so mais de meia noite eu j fechei o bar faz um bom tempo. Entra um homem de roupas brancas ( roupas normais, como de um mdico, por exemplo ) e se aproxima de onde Lucas est sentado. JESUS: ( Sorrindo ) Se continuar bebendo assim no chega em casa ... LUCAS: Primeiro: No bebi nada at agora ! Segundo: No tenho casa para voltar ! JESUS: Sei disso ... ( se assenta com ele ) Sabe ... na vida nem tudo acontece como esperamos ... s vezes pessoas em quem ns confiamos nos traem ... pessoas quem amamos nos negam ... sei muito bem o que ser rejeitado e ferido ! LUCAS: ( Risos Irnicos ) Acho que temos o mesmo problema ento ! JESUS: Sim ... talvez em propores diferentes ... Hoje tive um dia pssimo !!! Vivi uma vida inteira fazendo o que era certo ... devotei-me ensinar o que era bom ... e as pessoas que eu amo me condenaram morte e a nica pessoa que podia me ajudar, meu prprio pai, me desamparou ... LUCAS: E eu achando que Eu que tinha problemas !!! JESUS: Mas a coisa que mais me entristece ver que todo essa sacrifcio no tem valor se as pessoas no reconhecerem seu egosmo, seu egocentrismo e mudarem seu modo mesquinho e materialista de viver para um modo mais puro. No h ningum nesse mundo que no merea uma segunda chance. No h diferenas que no possam ser quebradas

quando se deixa o amor que existe dentro do corao humano sair. Se ao menos nessa noite pelo menos uma pessoa entender o significado disso ... valeu a pena !!! LUCAS: Falou bonito ! Como seu nome ? JESUS: Bom ... tenho que ir ... ainda tenho algumas coisas fazer antes de Domingo !!! Meu nome Cordeiro ! Boa noite e Deus te guarde ! LUCAS: Boa noite pra voc tambm Seu Cordeiro ! Jesus sai. Depois que Jesus saiu de cena Lucas volta a conversar com o dono dor bar. LUCAS: Estranho esse tal Seu Cordeiro que estava aqui conversando comigo n !!! DONO DO BAR: Se voc no bebeu est louco !!! Faz mais de meia hora que voc est ai falando sozinho !!! No entrou mais ningum nesse bar e no vai mais entrar porque voc tambm j est de sada. Vamos ... de louco j basta eu mesmo !!! Cena IV Cenrio: Casa Marta esta limpando a casa quando sente uma sbita fraqueza. MARTA: Meu Deus ! Que tontura ! Ser que foi porque ainda no almocei ? ( Essa cena tem que ser feita de trs do sof. Ela desmaia. Alguns segundos depois se levanta de trs do sof e sai para frente ainda atordoada ). Jesus entra na sala. MARTA: Quem voc e como entrou aqui ? JESUS: Calma ! Antes de qualquer coisa olhe atrs do sof ! MARTA: Que brincadeira sem graa essa ? ( Olha atrs do sof ) Jesus Cristo ! Sou eu ! Estou morta !!! JESUS: J disse para ter calma ! Voc no est morta ! Apenas teve uma fraqueza e desmaiou. MARTA: O que est acontecendo aqui ? Quem voc ? JESUS: Eu sou Jesus ... e Eu fiz isso porque precisava conversar com voc. Tenho que lhe mostrar algumas coisas ... MARTA: Mas Senhor ... e Daniel ? No posso morrer ... JESUS: J disse para ficar calma. Confie em mim. Feche seus olhos. ( Se aproxima dela e segura seus olhos fechados com uma das mos ). Marta, o que vs ? MARTA: Parece um julgamento ! Est muito longe ... tem muita gente assistindo ... no consigo ver direito quem o ru. Agora os guardas esto levando ele ! Consegui ouvir a sentena ! So 30 anos de priso. JESUS: Marta, o que vs ? MARTA: Outro julgamento. Tambm no consigo ver o ru. Tem uma multido enraivecida. Essa pessoa deve ser um criminoso muito perigoso. Espera! Est acontecendo algo ... o juiz colocou dois homens perante o povo ... est dizendo algo mas no consigo ouvir ... um homem foi solto ... ele est apresentando o outro ... a multido est gritando alucinada ... deixe-me tentar escutar ... ( hesita por alguns instantes. Abre seus olhos e fala olhando para Jesus ). Crucifica-o ! JESUS: Sim, Marta, sou eu ! MARTA: Mas quem era o primeiro ? JESUS: Lucas ! Ele ser preso por assalto seguido de morte. Daqui alguns dias ele ir fazer um assalto uma loja para roubar dinheiro para comer ... o dono da loja vai reagir ... e voc j viu como vai terminar. MARTA: No estou entendendo ! O que o julgamento dele tem a ver com tua morte !

JESUS: Filha ! Minha morte na cruz foi a salvao para os pecadores, mas essa salvao no imposta, ela deve ser aceita. Tentei falar com Lucas ainda essa madrugada mas ele no me ouviu ! Tento falar com voc mas est sempre to preocupada com os afazeres da casa e da igreja que no tem tempo para conversar comigo. Faz reunies na igreja em meu nome, mas no me deixa entrar nessas reunies. Por isso te chamei desse modo. Se voc no perdo-lo de nada adianta voc orar para mim te perdoar. Eu morri para salvar ele tambm. A minha morte perdoou todos os pecados dele. Se voc no o perdoa est automaticamente dizendo que sofri e morri por nada. Entra Daniel e v Marta cada atrs do sof. DANIEL: Marta ! Marta ! Meu Deus me ajude ! ( Se ajoelha atrs do sof como se estivesse segurando Marta ) Marta tenta ir em direo Daniel mas Jesus a impede. JESUS: No adianta ele no pode te ver e nem te ouvir ! ( Se dirigindo Daniel ) Daniel, voc meu filho fiel e verdadeiro. No temas ela vai ficar bem. DANIEL: Quem est ai ? ( Se levanta meio assustado ) JESUS: Daniel, eu sou o Teu Deus e vim para responder tuas oraes. Cena V Cenrio: Casa Marta est deitada no sof ainda inconsciente e Daniel sentado ao lado. Marta acorda aos poucos ! MARTA: Daniel ... Daniel ... ns precisamos correr ... DANIEL: Graas Deus ! Marta no diga nada ! Voc deve descansar. MARTA: No, voc no entende. O tempo est correndo. Ele esteve aqui e me mostrou o que vai acontecer. Precisamos encontrar ele. DANIEL: Marta voc ainda est delirando ! Quem esteve aqui ? Quem devemos encontrar ? MARTA: Jesus ! Jesus esteve aqui ! Ele est aqui ! Disse-me que devemos encontrar Lucas rpido e antes que seja tarde demais. Batem porta. Daniel vai abrir. DANIEL: Oi ... EMPRESRIO: a casa de Lucas ? DANIEL: Sim, mas ele no est mais aqui. O que deseja com ele ? EMPRESRIO: Moo voc no vai acreditar se eu lhe contar. DANIEL: Vou dizer uma coisa, meu Senhor, pode crer que hoje eu acredito em qualquer coisa. Se o coelhinho d pscoa entrar por aquela porta e dizer: Boa noite Daniel - eu respondo: Boa noite coelhinho da Pscoa . EMPRESRIO: Eu sou dono de uma empresa e freqento uma igreja aqui perto. Estava sentado orando e de repente estava ao meu lado um homem todo vestido de branco segurando um papelzinho com seu endereo e esse nome Lucas e me disse: Aquela vaga que voc tem no departamento de compras desse rapaz . Enquanto pegava o papel para ler ele simplesmente desapareceu. No sei explicar porque mas senti que deveria fazer isso e aqui estou com uma proposta de emprego. MARTA: Era Jesus que falou com ele ! Vamos, Daniel. Temos que ach-lo rpido. Acredita agora ? o mesmo homem que me falou, Jesus ... o meu Jesus. Saem todos rpido. Cena VI Cenrio: Praa.

Lucas est sentado enquanto toca uma cano. Lucas adormece e dorme. Entra Daniel e Marta. Param de longe quando o vem dormindo no banco ... s Daniel se aproxima. DANIEL: Lucas ! Lucas, acorda ! LUCAS: Que faz aqui ? Que quer comigo ? DANIEL: Quero voc ! Quero levar voc devolta para o seu lar. LUCAS: Daniel, eu O encontrei ! Jesus falou comigo ! Marta fala se aproximando ... MARTA: Ele falou comigo tambm ... ( senta-se ao lado de Lucas ) Me ensinou o verdadeiro significado da Pscoa. Me ensinou que sua morte na cruz redimiu todos de todos os pecados. Espero que voc possa me perdoar Lucas. ( Oferece a mo Lucas ). LUCAS: No consegui entender sua mensagem na hora, mas agora est tudo claro. Eu estava O rejeitando. Quando disse que se UM entendesse se referia mim. Oh, Senhor Jesus me perdoa, por favor, vem ser o meu Senhor tambm ! ( Segura a mo de Marta ). MARTA: Sim, Jesus vai te perdoar e vai perdoar mim tambm por ter sido to mesquinha e to cega. DANIEL: Jesus mandou algo para voc. ( Entrega a proposta de emprego). Hoje domingo. Dia da ressurreio dele. Hoje vocs dois renasceram para uma vida nova. Hoje e para sempre seremos uma famlia. ( Entra por trs do banco e abraa os dois ).

So representadas; ESPERANA, VITRIA, FUTURO, VIDA, ALEGRIA, CORAGEM... VINGANA, MORTE, SOBERBA, AUTORITARISMO, SUPERIORIDADE... Mais a interveno de Jesus... e cenas bblicas.

Inicia-se com 5 (cinco) pessoas ou mais pessoas vestidas de branco com os dizeres: ESPERANA, VITRIA, FUTURO, VIDA, ALEGRIA, CORAGEM... 2 (duas) ou mais pessoas vestidas de preto, e segurando mantos vermelhos, e com os seguintes dizeres nas roupas: VINGANA, MORTE, SOBERBA, AUTORITARISMO, SUPERIORIDADE... No centro do altar est JESUS observando e chorando pela vitria das foras malignas que esto por aniquilar as foras do bem... At que... JESUS: Afastem-se, pois eu sou o cordeiro de DEUS... O esprito do Senhor esta sobre mim, porque ele me consagrou com a uno, para anunciar a boa notcia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertao dos presos e, aos cegos, a recuperao da vista; para libertar os oprimidos e anunciar um ano de graa do Senhor. (Todos se afastam, surge um lado homens bem vestidos Doutores da Lei e do outro vrios maltrapilhos) JESUS: (apontando para os Doutores da Lei) Tomem cuidado com os doutores da lei, eles fazem questo de andar com roupas bonitas e de serem cumprimentados em praas pblicas. Gostam dos primeiros lugares nas sinagogas e dos postos de honra em banquetes. No entanto, exploram as vivas e roubam suas casas. Para disfarar, fazem longas oraes. Por isso mesmo eu digo a vocs: Eles vo receber sua condenao. Pois eu digo, no faais da casa de meu Pai uma casa de comrcio! (Jesus se aproxima dos maltrapilhos e comea a lavar os ps de cada um) PEDRO: Voc Jesus, lavando meus ps? O que isso? JESUS: O que eu fao, Pedro, voc no pode entender agora. Mais tarde, porm, compreender. PEDRO: Mas como, Jesus, voc se rebaixar para lavar meus ps? Isso no! Jamais vou permitir! JESUS: Se eu no lavar seus ps, voc no poder ser meu amigo! PEDRO: Ento lave no somente os ps, mas tambm as mos, a cabea e o corpo inteiro. JESUS: Aquele que tomou banho no precisa ser lavado novamente, pois j esta puro. (Aps lavar os ps de todos, os olha e diz...) JESUS: Compreenderam o que fiz? Vocs me chamam de Mestre e Senhor, e dizem a verdade, pois eu sou. E se eu, o Senhor, lavei seus ps, vocs tambm devem lavar os ps uns dos outros. Este o exemplo que lhes dei. O que fiz, faam tambm vocs. (Todos se dirigem at o centro ao redor de JESUS, formando um banquete) JESUS: Em verdade em verdade vos digo, Levantem-se e venham para o meio, pois muito desejei comer desta ceia convosco, antes de sofrer. Eu no mais a comerei, at que se realize o Reino de Deus. JESUS: (tomando o po, parte-o e distribui): Tomem e comam todos. Isto o meu corpo que dado por vocs. JESUS: (Fazendo o mesmo com o vinho): Tomem e bebam todos vocs. Este o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliana, que derramado por vocs e por todos os homens para o perdo dos pecados. Faam isso para celebrar minha memria. (Todos saem, e entra uma mulher jovem com rosto pintado com duas faces)

MULHER: chegada a hora do Prncipe das Trevas: o justo condenado, o pobre massacrado e o pequeno ficou indefeso. O Esprito do Mal avana a passos largos sobre cadveres e multides famintas. Sim, a hora da dor e do luto. Este o tempo dos covardes e assassinos! (enquanto ela vai falando pessoas de preto a rodeiam e ao final todos se retiram) (Jesus est no centro do altar, nisso entra Judas com dois soldados, Judas beija Jesus, nisso os soldados prendem Jesus e a cena congela e a voz diz): VOZ: Quantas vezes ns tambm encarnamos esse personagem em nossas vidas? Ns tambm muitas vezes negamos e tramos a Jesus! Muitas vezes fugimos dos compromissos da comunidade! E quantas vezes lanamos morte famlias inteiras por preconceito, egosmo, indiferena! Sim, muitas vezes nos mesmos fomos o Judas! (Jesus amarrado, saem todos) (Entram 2 (duas) pessoas tristes e desanimadas, caminhando de um lado para o outro. Chega Jesus e comea a caminhar com elas) JESUS: Tudo bem com vocs? Pessoa 01: Que nada! Voc no sabe o que aconteceu? JESUS: No. O que foi? Pessoa 02: Jesus de Nazar, um cara super-legal, em quem a gente botava a maior f... Pessoa 01: Pois . A gente pensava que ele iria mudar essa situao, melhorar a vida da gente, e a... Pessoa 02: A, eles o prenderam, torturaram-no e mataram-no. JESUS: Mas, por qu? Pessoa 01: Por que ele falava de justia e de fraternidade. Ele lutava para acabar com a violncia e as injustias. Pessoa 02: Ele era amigo e companheiro. Agora, estamos desnorteados, sem esperanas! JESUS: nimo, gente! Escutem amigos, eu estou com uma fome! Vocs tm alguma coisa pra comer? (Um dos garotos abre a mochila e tira um pedao de po, Jesus pega-o, abenoa-o e reparte com eles. Depois vai embora. Os dois ficam com expresso de surpresa e desconfiana, saindo em seguida, conversando e discutindo) VOZ: No! No pode permanecer nas sombras da morte aquele que nos deu a vida. No pode acabar debaixo da terra aquele que nos levantou de nossa misria! Ele foi feito para o sol, para a luz! E ns tambm! Ainda que as foras da morte tramem contra os pequenos, no conseguiram vencer. O dio, a violncia e a ganncia de uns poucos no cantaro eternamente vitria! As sementes lanadas na terra j comeam a produzir frutos. s esperar. s acreditar em Deus que amor, que Pai! Sim, o amanh vir e ser lindo. Ser o nosso amanh!

S-ar putea să vă placă și