Sunteți pe pagina 1din 12

www.concursosmilitares.com.

br

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA EXAMES DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DO EXAME DE ADMISSO AO ESTGIO DE ADAPTAO GRADUAO DE SARGENTO MODALIDADE B PROVAS DE: LNGUA PORTUGUESA RADIOLOGIA

Gabarito Oficial

www.concursosmilitares.com.br

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 01 A 40 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA


Pr-sal: combustvel para a educao Maria Izabel Azevedo Noronha A descoberta de reservas de petrleo na regio pr-sal da plataforma martima brasileira representa uma nova era econmica para o nosso pas. Apenas no campo de Tupi, na Bacia de Santos, as estimativas apontam para a existncia de um volume de cinco a oito bilhes de barris de petrleo. Trata-se de uma formidvel conquista do nosso pas, graas ao empenho de nossos tcnicos, s polticas energticas que vm sendo implementadas e ao desenvolvimento de uma tecnologia de explorao em guas profundas que nica no mundo. Entretanto, para que o novo salto que se projeta para a economia brasileira nos prximos anos resulte em melhoria real na qualidade de vida do nosso povo, resgatando a maioria da populao de sculos de carncias, misria e abandono, necessrio que os vultosos recursos que adviro da explorao dessa riqueza recm-descoberta revertam em investimentos nas reas sociais, sobretudo e prioritariamente na educao. Alguns segmentos conservadores (...) criticam o volume de investimentos necessrios para a explorao das reservas do pr-sal algo como R$ 2 trilhes at 2017. Esquecem, providencialmente, que as reservas descobertas, segundo alguns especialistas, tm o potencial comercial estimado de at 100 trilhes. Acreditamos que o povo brasileiro merece, sim, que se faam investimentos dessa ordem, os quais, naturalmente, sero maiores ou menores de acordo com a confirmao dos volumes de petrleo de cada reserva. O fundamental que os royalties e as receitas resultantes da tributao desse verdadeiro tesouro sejam revertidos para aquele setor que pode fazer com que o Brasil d o salto definitivo para o futuro, que a educao.

02 Com relao s idias apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.


a) Polticas energticas eficazes esto sendo implementadas em guas profundas. b) Apenas no campo de Tupi, na bacia de Santos, h pr-sal para ser explorado em quantidade. c) A produo anual de oito bilhes de barris algo formidvel at mesmo para o Brasil. d) A exclusiva tecnologia brasileira de explorao em guas profundas foi fator determinante para o achado.

03 Sobre o termo providencialmente no terceiro pargrafo do texto, correto afirmar-se que se trata de um(a)
a) b) c) d) ironia. enaltecimento. providncia. nfase.

possvel inferir que a autora, ao utilizar-se da palavra entretanto para iniciar o segundo pargrafo, acredita que a) s haver prosperidade no pas se os vultosos recursos advindos dessa riqueza forem revertidos para a educao. b) essa descoberta se trata de uma formidvel conquista se desenvolver ainda mais a tecnologia de explorao em guas profundas. c) h necessidade de que esses recursos advindos dessas riquezas no sejam revertidos prioritariamente para as reas sociais. d) ainda que se priorize a educao em detrimento da explorao em guas profundas, o Brasil no dar seu salto definitivo para o progresso.

04

05 Em qual das alternativas encontramos advrbio de intensidade?


a) Em sua tese, h provas bastantes de conhecimentos sobre Lacan e Freud. b) A chuva continuava, uma chuva mansa e igual, quase lenta, sem interesse em inundar. c) Meia xcara de caf o suficiente para provocar muita insnia em mim, se ingerida noite. d) Meu ser desfolha-se em muitas ntimas lembranas, que revivem um adeus sem adeus.

As questes de 01 a 04 referem-se ao texto anterior.

01 Leia:
... necessrio que os vultosos recursos que adviro da explorao dessa riqueza recm-descoberta revertam em investimentos nas reas sociais, sobretudo e prioritariamente na educao. Com o emprego de sobretudo e prioritariamente, a frase lida deve ser entendida como: a) Havendo possibilidade, deve-se investir em educao. b) Deve-se abrir uma concesso para que a educao receba os recursos do petrleo. c) Aps o atendimento das demais necessidades, a educao dever ser contemplada. d) Das reas sociais passveis de receber investimentos advindos do petrleo, a educao tem primazia.

06 Assinale a alternativa na qual uma das vrgulas foi empregada incorretamente.


a) Adriano subiu as escadas como o vento, guardou os sapatos, a mochila, e a luz do quarto se apagou de mansinho. b) Ele tinha de continuar ali, apesar da saudade, da vontade de voltar, e no havia nada a ser feito. c) Alimentar-se bem, dedicar-se a algum hobby, praticar regularmente exerccios fsicos, e viajar so hbitos saudveis. d) O sol estava mais intenso, e a crianada nem esquentava.

07 Assinale a nica alternativa em que o trecho em negrito no deve ser classificado como vocativo.
a) Eu tenho costume, meu amigo, de cumprimentar as pessoas quando chego. b) Foi isso o que sempre esperei de voc, e que voc no soube ser: meu amigo. c) Meu amigo, faa a prova com tranqilidade. d) Tudo resultado de esforo, meu amigo.

Pgina 3

www.concursosmilitares.com.br

08 Leia:
As operrias concorreram ao chamado da abelha rainha. Na palavra em negrito acima, h um hiato. Em qual palavra que se segue h um exemplo desse mesmo tipo de encontro voclico? a) b) c) d) coelho reizinho paisagem psicolgico

12 Leia:
Uma das personalidades que voou no Mirage foi o piloto Ayrton Senna [...] O vo teve bastante cobertura da imprensa, e os jornalistas perguntaram-lhe o que havia achado do vo, e ele respondeu: Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse vo que eu fiz, com certeza teria mais amor Ptria. correto afirmar em relao ao emprego da(s) vrgula(s) que a primeira vrgula foi utilizada porque separa orao com sujeitos diferentes. b) a segunda vrgula facultativa. c) a primeira vrgula antes do e no obrigatria. d) a terceira vrgula no obrigatria porque a subordinada vem antes da principal. a)

09 Leia:
I... esta saudade fina de Pasrgada um veneno gostoso dentro do meu peito. II- A noite chora de frio, e o mendigo na calada clama por um abrigo. III- ... o essencial achar-se as palavras que o violo pede e deseja. H prosopopia em a) b) c) d) I apenas. I e III. II e III. II apenas.

13 Em qual alternativa a correspondncia entre a locuo adjetiva e o adjetivo est incorreta?


a) b) c) d) do campo = buclico de lua = selnico de marfim = ebrneo de fogo = gpseo

14 Leia: 10 Observe:
1- O escritor ficou impressionado com o sucesso de sua obra. 2- Os atores uniram a sensibilidade grande criatividade no espetculo. 3- Eles logo me chamaram ao palco para a entrega dos merecidos prmios. O complemento objeto direto est presente em: a) b) c) d) 1 apenas 1e2 2e3 1, 2 e 3 IO autor com cujas idias no concordamos ir ao Congresso. II- O diretor gostou e aprovou o novo projeto da equipe de esportes. III- Simpatizo com a Lingstica Textual, mas tenho estudado muito pouco suas teorias. Conforme a Norma Culta, est(o) correta(s) quanto regncia verbal, apenas a) b) c) d) I. II. III. I e III.

11 Leia:
I- O dono da empresa descobriu a doena no incio. II- O dono saiu da empresa no incio da doena. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao correta sobre os termos destacados no texto acima. a) da empresa na frase I exerce a funo de adjunto adnominal. b) da empresa, na frase II no exerce a funo de adjunto adverbial. c) da empresa, nas frases I e II, exerce a funo de complemento nominal. d) da empresa, na frase I, exerce a funo de complemento nominal, e, na II, de adjunto adnominal.

15 Leia
Meu filho ainda no sabe se ganhar uma bolsa de estudos. Assinale a alternativa que apresenta a mesma classificao da orao acima destacada. a) O professor garantiu que haver um aumento no nmero de bolsas. b) Sabe-se que muitos no estudaram para ganhar a bolsa de estudos. c) O problema que o nmero de bolsas no atende a todos. d) O professor deu garantia de que haver um aumento no nmero de bolsas.

Pgina 4

www.concursosmilitares.com.br

16 Quanto ao tipo de predicado, coloque (1) verbo-nominal, (2) verbal e (3) nominal. A seguir, assinale a seqncia correta.
( ) Os comportamentos das crianas foram julgados abominveis. ( ) O presidente esteve entre a vida e a morte durante vrios dias. ( ) A casa dos sete anes ficava atrs das colinas do bosque. a) b) c) d) 1, 2, 3 1, 3, 2 2, 3, 2 2, 1, 2

21 Leia:
Buscando reconciliar-se comigo aps um desentendimento, meu amigo props: A partir de hoje, vamos tentar manter uma relao mais cardaca. Achei boa sua proposta, mas, mesmo sem querer contrarilo, respondi que aquilo era impossvel. Isso porque ele deveria ter dito a) b) c) d) um relacionamento mais arterial. uma relao mais cardiologista. uma relao mais coronria. uma relao mais cordial.

17 Assinale a alternativa que apresenta uma palavra grafada incorretamente.


a) Ansiosa para participar da excurso organizada pela escola, Alice no dava sossego me. b) A me enxugou as lgrimas da filha, que sempre se negou a enxergar os defeitos do marido. c) Os netos acariciavam-lhe a face enrrugada, mas a av permanecia impassvel. d) O incipiente professor no conseguiu sanar as dvidas de alguns alunos do quarto ano.

22 Dos elementos em negrito nas alternativas abaixo, apenas um complemento nominal. Assinale-o.
a) A habitao da mata era permitida apenas aos ndios. b) Da mata provm muitas substncias medicinais. c) O corao da mata era defendido por uma ona altiva e robusta. d) Vanessa da Mata um dos grandes talentos da nova gerao de cantoras brasileiras.

qual das alternativas o acento grave foi usado incorretamente? a) O ex-coronel ianque Peter Willian saiu caa do soldado desertor. b) Vai surgindo no cu lua cheia, e os gemidos do lobo se ouvem ao longe. c) Pusemo-nos a caminho, s pressas, por volta das quatro horas. d) O desprazer de uma leitura pode significar para seu filho um decisivo adeus literatura infantil.

18 Em

23 Em qual das alternativas a regncia nominal no obedece Norma Culta?


a) Aquele funcionrio no estava apto a exercer a funo de assessor. b) O diretor tinha certeza de que no haveria reposio das aulas. c) A obedincia para com os pais traz a sua origem desde o bero. d) Lncon mantinha sempre acesa no corao a nsia pelo progresso de seu pas.

19 Assinale

a alternativa em que todas as palavras so proparoxtonas. Obs.: o acento grfico de algumas palavras foi retirado propositadamente. a) b) c) d) exodo municipe interim recorde rubrica interim omega interim rubrica recorde municipe interim

24 Coloque C (certo) ou E (errado) para a flexo de tempo e modo dos verbos destacados e, a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta.
( ) Quando vocs lhes derem essa boa notcia, eles no desistiro do curso. (futuro do subjuntivo) ( ) No necessrio que ele se aborrea por ter ela evitado o ltimo encontro. (presente do indicativo) ( ) Enquanto o cientista no obtiver todos os dados, no terminar a pesquisa. (futuro do pretrito do indicativo) a) b) c) d) C, E, E E, C, C C, C, E E, E, C

20 Em qual alternativa a orao coordenada classifica-se como explicativa?


a) Na Europa faz muito frio; levarei, pois, todos os meus agasalhos. b) Cuidado, no se precipite nos julgamentos, porque neste mundo tudo possvel. c) As crianas ora choravam ora riam durante a apresentao daquele famoso palhao. d) O empresrio colaborou com dez reais para a campanha, entretanto poderia ter sido com mais.

Pgina 5

www.concursosmilitares.com.br

25 Leia:
Tantas voc fez, Que ela chorou, Porque voc, rapaz, Abusou da regra trs (...) Das alternativas a seguir qual apresenta uma orao que recebe a mesma classificao da orao em negrito acima? a) Foi l pelas tantas da madrugada que ela resolveu voltar para casa. b) Eu te vi por a cantando tantas vezes, que nem as aves matutinas. c) Subiu tanto o preo da gasolina, que eu vendi meu carro para poder compr-la. d) No gaste assim tantas palavras, que todas o vento leva.

30 Leia:
Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores. O termo sublinhado no texto acima exerce a funo de a) b) c) d) sujeito. adjunto adverbial. adjunto adnominal. predicativo do sujeito.

31 Coloque C (certo) ou E (errado) para a classificao das conjunes coordenativas destacadas e, a seguir, assinale a seqncia correta.
( ) Choveu noite, que o asfalto amanheceu molhado. (explicativa) ( ) Todas os dias ele sonha que sonha em morar no exterior. (alternativa) ( ) Ela no s escreveu a pea teatral, mas tambm fez parte do elenco. (aditiva) a) b) c) d) E-C-E C-E-C E-E-C C-C-E

26 Diante das injustias cometidas ali, ele jamais ___ calou ___.
Com relao correta colocao do pronome oblquo se no perodo acima, correto afirmar-se que ele deve ser posto a) b) c) d) obrigatoriamente antes do verbo calou e com hfen. imediatamente antes do verbo calou. aps o verbo calou e com hfen. aps o verbo calou e sem hfen.

27 Leia:
Eis a outro lance, que parecer de teatro, e to natural como o primeiro, uma vez que me e filho iam missa, e Capitu no saa sem falar-me. Era j um falar seco e breve; a mor parte das vezes, eu nem olhava para ela. (Machado de Assis) Quanto ao processo de formao de palavras, pode-se afirmar que a palavra destacada no texto formada pelo processo de a) b) c) d) composio. abreviao. hibridismo. derivao.

32 Quanto concordncia nominal, que alternativa completa correta e respectivamente as lacunas nos seguintes textos:
Os cavalos rebeldes, metidos at__ canela na correnteza dobravam o negro pescoo. Ando pelo mundo Como um animal errante Cumprindo__ destinos Por caminhos totalmente incertos. a) b) c) d) meia, meio meio, meio meio, meios meia, meios

28 Assinale a alternativa que apresenta orao sem sujeito.


a) b) c) d) Sbado me chamaram para o trabalho! Abriu-se para mim, de repente, o cu. No h judiao maior que essa, caro leitor. Vive-se mal nesta distante cidade do interior.

33 - Observe:
Caiu a serenata silenciosa molhando os pastos e as asas dos pssaros. Passou a noite de Deus e veio a manh. Por trs dias houve cerrao forte, e por trs noites o estancieiro teve o mesmo sonho. Quanto ao texto acima, est correto o que se afirma em: a) Todos os sujeitos classificam-se como determinados. b) H um sujeito indeterminado, um oculto e os demais so determinados. c) Todos os sujeitos classificam-se como ocultos. d) H uma orao sem sujeito e as demais oraes com sujeitos determinados.

29 Em qual alternativa a concordncia verbal est incorreta?


a) Mais de um suspeito era entregue ao delegado daquele distrito diariamente. b) Consta no relatrio do juiz os depoimentos de todas as vtimas do furaco. c) A maioria dos jornalistas no puderam fotografar os supostos terroristas. d) Para que o caso seja encerrado, bastam as atuais provas dos competentes advogados.

Pgina 6

www.concursosmilitares.com.br

34 O plural de todos os substantivos est correto em:


a) b) c) d)

atuns, revs, charlates xadrezes, balezinhos, viles guardies, trofus, suteres zperes, ancios, anzoiszinhos

A LAD NU

39 Observe as oraes:
I- Quando h cumprimento dos deveres, vive-se em paz. II- Pescam-se milhares de peixes nos caudalosos rios brasileiros. III- Trata-se de casos muito delicados os daqueles jovens rebeldes. H emprego da voz passiva sinttica em: a) b) c) d) I e II II apenas I apenas III apenas

35 Leia:
I- Foi anunciado ontem o aumento do lcool. II- Anunciaram ontem o aumento do lcool. III- Anunciou-se ontem o aumento do lcool. Com relao voz dos verbos das frases acima, correto afirmar que em a) I e III, o verbo est na voz passiva analtica e sinttica respectivamente. b) I, o verbo est na voz passiva sinttica, e, em III, est na voz passiva analtica. c) III, o verbo est na voz passiva analtica. d) II, o verbo no est na voz ativa.

40 Em uma redao, escrevi o seguinte perodo: A bandeira bailava. Insatisfeito, decidi acrescentar-lhe um adjunto adverbial, e o resultado foi:
a) b) c) d) A bandeira, que era azul, bailava. A bandeira, uma ave plcida, bailava. A bandeira, altivo emblema nacional, bailava. A bandeira, na tarde sonolenta e morna, bailava.

36 Leia:
Ao se ver sozinho, o pequenino Pedro gemeu para si: Qual o problema com o escuro? Acho at melhor! Podem ir embora! Assinale a alternativa que apresenta a coerente adaptao do trecho acima para o discurso indireto livre. a) Sozinho, o pequenino Pedro gemeu que no temia o escuro. Achava que aquilo seria melhor. Que fossem!, gritou. b) O pequenino Pedro ento se viu s. E havia algum problema em se ficar no escuro? Tanto melhor! Que fossem! c) No h problema com escuro! Eu gostei at... Mas vocs podem ir embora!. d) Havia algum problema com o escuro?, perguntava para si Pedro. E depois gritou: Eu gosto! Podem ir!.

Rascunho

37 Leia:
Amanh haver uma festa nesse recinto __ me informaram. As espcies raras sero expostas ao pblico __ iniciar o evento, __ no chova. Quanto ao emprego das conjunes subordinativas, a seqncia que completa correta e respectivamente as lacunas no texto acima : a) b) c) d) segundo, assim que, caso conquanto, se, embora desde que, caso, conforme conforme, desde que, se

38 Em qual alternativa a mudana de lugar do pronome destacado na frase no pode gerar outro sentido?
a) b) c) d) Envie lembranas nossas famlia da viva. Vocs receberam nossas informaes? Obedeo sempre minha conscincia. Perguntei-lhes se ainda sentem raiva minha.

Pgina 7

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 41 A 100 REFEREM-SE ESPECIALIDADE DE RADIOLOGIA 41 O exame de Enema Opaco tem como objetivo estudar a
forma e a funo a) do intestino grosso bem como detectar quaisquer condies anormais. b) da deglutio da faringe e do esfago. c) das glndulas salivares. d) do esfago distal.

45 Como se denomina a camada estreita de substncia cinzenta que se encontra profundamente, prximo ao crtex cerebral do lobo insular?
a) b) c) d) Claustro Globo plido Ncleo caudado Ncleo lentiforme

46 Assinale a alternativa incorreta.


a) Snfises so articulaes fibrosas que ocorrem entre os dentes e ossos de sustentao, maxilas e mandbulas. b) As sinartroses so articulaes imveis, as anfiartroses so articulaes ligeiramente mveis, enquanto as diartroses so articulaes livremente mveis. c) Nas articulaes sinoviais, as partes dos ossos que se articulam esto cobertas com cartilagem, e geralmente so auxiliadas por ligamentos que lhes do suporte. d) As suturas so encontradas apenas no crnio, so caracterizadas por uma fina camada de tecido conjuntivo denso irregular que une os ossos que se articulam.

A imagem radiogrfica est relacionada com as Leis da tica Geomtrica. Sendo assim, observe o esquema abaixo e responda s questes de 42, 43 e 44.
Foco emissor de raios x (9 cm)

Distncia foco-objeto 120 cm Distncia foco-filme 160 cm

47 Identifique, nas opes abaixo, as clulas formadoras de osso que sintetizam e secretam substncia desmineralizada e so abundantes em reas de metabolismo elevado dentro do osso.
a) b) c) d) Ostelitos Osteoblastos Osteoclastos Ostenios simples

Objeto 30 cm

Distncia objeto-filme 40 cm Anteparo (filme radiogrfico)

48 O (A) ____ est localizado (a) na parte inferior do assoalho do crnio entre as rbitas, formando o teto da cavidade nasal.
a) b) c) d) canal ptico osso etmide osso esfenide lmina perperdicular

42 Calcule o tamanho da imagem projetada.


a) b) c) d) 10 cm. 20 cm. 30 cm. 40 cm.

49 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir. O msculo ________________ se estende diagonalmente atravs da face anterior do antebrao, e seu tendo distal semelhante a um cordo cruza o punho debaixo do retinculo dos msculos flexores.
a) pronador redondo b) flexor ulnar do carpo c) flexor radial do carpo d) flexor superficial dos dedos

43 Calcule o coeficiente de ampliao da imagem (valor aproximado).


a) b) c) d) 1,4 1,3 1,2 1,1

50 O apndice vermiforme, denominado apenas apndice, comunica-se com o


a) b) c) d) ceco. leo. jejuno. clon ascendente.

44 Calcule a zona de penumbra correspondente falta de nitidez da imagem radiogrfica.


a) b) c) d) 3 2 1 0,5

51 Assinale a opo que no apresenta um dos trs pequenos


pares de ossos, chamados ossculos da audio. a) b) c) d) Hiide. Estribo. Martelo. Bigorna.

Pgina 8

www.concursosmilitares.com.br

52 A tomografia para pesquisa de aneurismas da aorta abdominal dispensa o preparo prvio do paciente. O tempo necessrio de jejum para permitir o uso do contraste iodado de ____ horas.
a) 2 b) 4 c) 6 d) 12 a alternativa que no completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Esto contra-indicados de realizar um exame de ressonncia magntica os pacientes portadores de ____________. a) b) c) d) grampos de aneurisma. implantes eletrnicos. marca-passo cardaco. diabetes.

59 Relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta .
1234forame oval forame espinhoso forame lacerado forame redondo ( ) lmina lateral do forame processo pterigideo ( ) fissura orbital superior ( ) entre o esfenide e a parte petrosa do osso temporal ( ) osso esfenide

53 Assinale

a) b) c) d)

1432 1423 2431 4132

60 Qual a incidncia indicada para o estudo da interlinha transversa do tarso (calcneo-cubide e talonavicular), tambm denominada interlinha de Chopart?
a) b) c) d) Sze e Digian. PA com flexo forada do p. AP com flexo forada do p. Oblqua posterior externa do p.

54 Das alternativas abaixo, assinale a que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. _____________ uma massa de material no digerido aprisionado no estmago. Essa massa geralmente constituda de determinadas fibras vegetais ou produtos de madeira. O material acumula-se e pode formar uma obstruo com decorrer do tempo.
a) b) c) d) Bezoar Hrnia Gastrite lceras

61 P torto uma deformidade congnita do p que clinicamente referida como


a) b) c) d) talipe. p chato. polidactilia. sindactilismo.

55 O exame de TC da face est indicado principalmente


a) b) c) d) nos tumores e nos traumas faciais. no trauma cranioenceflico. nos tumores do encfalo. nas ms formaes.

62 Observe atentamente o corte sagital apresentado na imagem abaixo e assinale a alternativa que apresenta a identificao correta das estruturas assinaladas.
1

incidncia AP para regio do sacrocccix, o raio central (RC) utilizado deve ser a) b) c) d) inclinado a 10. inclinado a 15. inclinado a 20. perpendicular.

56 Na

4 5 3 2

57 O exame de TC dos seios paranasais deve ser feito em dois


planos. Quais so esses planos? a) b) c) d) dorsal e ventral axial e coronal dorsal e axial ap e perfil

a)

diferenciarmos os sinais de edema, colees e tumores com contedo lquido do lquido cefalorraquidiano presente no encfalo, devemos utilizar a a) b) c) d) srie coronal T2. srie coronal T1. seqncia axial flair. srie axial/coronal T2.

58 Para

1- medula espinhal, 2- bulbo, 3- ponte, 4- corpo caloso, 5- cerebelo. b) 1- corpo caloso, 2- ponte, 3- bulbo, 4- medula espinhal, 5- cerebelo. c) 1- bulbo, 2- medula espinhal, 3- cerebelo, 4- ponte, 5- corpo caloso. d) 1- corpo caloso, 2- medula espinhal, 3- bulbo, 4- ponte, 5- cerebelo.

e e e e

Pgina 9

www.concursosmilitares.com.br

63 Informe se falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre o controle de qualidade de todo equipamento de raios X diagnstico preconizado pela Portaria MS/SVS, de 01 de junho de 1998. A seguir, assinale a opo com a sequncia correta.
( ) Os valores representativos de taxa de dose dada ao paciente em fluoroscopia e do tempo de exame, ou do produto doserea, devem ser realizados bianualmente. ( ) Devem ser realizados testes semestrais para checar a resoluo de baixo e alto contraste em fluoroscopia. ( ) Devem ser realizados testes semanais para verificao da integridade das telas e chassis. ( ) Devem ser realizados testes semestrais para atualizar a sensitometria do sistema de processamento. a) b) c) d) VVVV VVFF FFVV FFFF

68 Preencha a laguna do texto abaixo com a alternativa correta.


Ventrculo do Encfalo Cada ventrculo lateral est conectado ao terceiro ventrculo por uma abertura estreita e oval chamada forame interventricular (forame de _________). a) b) c) d) Magendie. atlanto-axial. Luschka. Monro.

69 Como denominamos o componente do neurnio que responde a estmulos especficos e conduzem impulsos em direo ao corpo celular? a) Axnio. b) Dendritos. c) Oligodendrcitos. d) Clulas de Schwann. 70 Marque (1) para Lobo frontal, (2) para Lobo parietal, (3)
para Lobo temporal e (4) para Lobo Insular e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Controle motor voluntrio dos msculos esquelticos, personalidade, processos intelectuais mais elevados e comunicao verbal. ( ) Memria e integrao com outras atividades cerebrais. ( ) Interpretao somatestsica e compreenso da fala. ( ) Interpretao das sensaes auditivas, memria de experincias auditivas e visuais. a) b) c) d) 4123 2413 1432 1423

64 Segundo determinao da Portaria MS/SVS n.o 453, de 01


de junho de 1998, todo equipamento de radiodiagnstico mdico deve possuir filtrao total permanente do feixe til de radiao de, no mnimo, o equivalente a _____mm de alumnio ou _____mm de molibdnio para equipamentos de mamografia. a) b) c) d) 3,5 0,5 2,5 0,03 0,5 3,5 0,03 2,5

65 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir.


O (A) ________________ confere aspecto granulado radiografia, que pode ser em funo da composio do cran, da granulao do filme radiogrfico, ou tambm do resultado da interao do feixe de radiao com o objeto. a) b) c) d) rudo uso de grade ortogonal mosqueado radiogrfico tcnica do espao de ar (Air Gap)

71 Qual estrutura est localizada logo acima da glndula hipfise e o centro do controle global e de integrao do sistema nervoso autnomo?
a) b) c) d) Bulbo Tlamo Cerebelo Hipotlamo

66 O agente retardador ou antivu responsvel pela regulao da durao da revelao, evitando velamentos. Assinale o composto qumico que pode ser usado com esta funo.
a) b) c) d) Metol Sulfito de sdio Iodeto de potssio cido actico glacial

hormnio ________________, liberado pela hipfise, estimula a produo de espermatozides (homens), regula o desenvolvimento do folculo no ovrio e estimula a secreo de estrgenos (mulher). a) b) c) d) do crescimento (HC) folculo estimulante (FSH) adrenocorticotrfico (ACTH) estimulante do melancito (MSH)

72 O

a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir. O efeito ________ ocorre quando uma superfcie _______ de _______ luminescncia radiografia contornada por uma luminescncia mediana. Nesse caso o olho humano (do observador) constri uma linha escura entre as duas superfcies. a) b) c) d) Mach positivo cncava pequena. Mach negativo convexa grande. Compton cncava pequena. Thomson convexa grande.

67 Assinale

73 A _____________, tambm chamada de bcio txico, envolve o crescimento da tireide, associado com hipersecreo de tiroxina.
a) b) c) d) doena de Graves. doena de Addison. sndrome de Cushing. sndrome adenogenital.

Pgina 10

www.concursosmilitares.com.br

74 O processamento do filme radiogrfico pode ser realizado 79 A presena de um forame transversrio, em cada processo
por dois sistemas: manual e automtico. O processamento manual ocorre em ______ etapas. a) b) c) d) 3 4 5 6 transverso , sinal caracterstico das vrtebras a) b) c) d) sacrais. cervicais. torcicas. lombares.

75 A incidncia para estudo de perfil glenoidiano (incidncia de Bernageau) utilizada como complementar no estudo radiogrfico da escpula e indicada para o estudo da cabea e colo da escpula. Nesta incidncia o raio central incide com uma inclinao de
a) b) c) d) 30 podlicos. 25 podlicos. 25 ceflico. 10 ceflico.

80 Para obtermos uma radiografia de qualidade, devemos conhecer os principais problemas que podem ocorrer no processamento de filmes radiogrficos. Por exemplo, a falta de alinhamento das guias nas processadoras automticas pode ocasionar
a) b) c) d) radiografia super-revelada. aumento do vu de base. radiografia sub-fixada. radiografia arranhada.

76 Qual

deve ser o KV (quilovolt) a ser utilizado para um paciente que apresenta a regio a ser radiografada com 10 cm de espessura? Dados: o equipamento de Raios X possui constante 20. a) 20. b) 30. c) 40. d) 50. Observe atentamente a imagem radiogrfica abaixo e em seguida responda s questes 77 e 78.

81 Distncia focal da grade a distncia entre o foco emissor de radiao e o plano da grade. Quantas so as distncias focais clssicas?
a) b) c) d) 4 3 2 1

82 Qual
a) b) c) d)

1 6 2 3 4

a incidncia mamogrfica complementar, utilizada para visualizar o tecido mamrio medial de ambas as mamas em uma incidncia? OML Eklund Cleavage Rotacional

83 Qual o exame indicado nos casos de estenose ductal e microlitase das glndulas partidas, submandibulares e sublingual?
a) b) c) d) Sialografia. Prova de Cotte. Dacriocistorinografia. Histerossalpingografia.

anatomia radiolgica demonstrada na imagem, verificamos uma incidncia em que visualizamos o tubrculo maior lateralmente em perfil e o tubrculo menor localizado anteriormente, quase medial ao tubrculo maior. Sendo assim, podemos afirmar tratar-se de uma incidncia AP de ombro com a) b) c) d) rotao neutra. rotao interna. rotao externa. angulao ceflica.

77 Pela

84 Radiografar o dente 84 significa radiografar o


a) b) c) d) incisivo central superior direito. 1o molar decduo superior direito. 1o pr-molar superior esquerdo. 1o molar decduo inferior direito.

78 Assinale a alternativa que apresenta, em ordem numrica crescente, as estruturas assinaladas na imagem radiogrfica anteriormente apresentada.
a) Colo anatmico do mero, tubrculo maior, colo cirrgico do mero, mero, colo da escpula e clavcula. b) Colo cirrgico do mero, tubrculo maior, colo anatmico do mero, mero, colo da clavcula e escpula. c) Colo anatmico do mero, tubrculo menor, colo cirrgico do mero, tbia, clavcula e escpula. d) Colo cirrgico do mero, tubrculo menor, difise do mero, mero, clavcula e colo da escpula.

85 Os limites de doses individuais so valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposio ocupacional e exposio do pblico decorrentes de prticas controladas, cujas magnitudes no devem ser excedidas. Desta forma, para estudantes com idade entre 16 e 18 anos, em estgio ou treinamento profissional, a dose equivalente anual para extremidade no deve exceder a
a) 20 mSv. b) 50 mSv. c) 100 mSv. d) 150 mSv.

Pgina 11

www.concursosmilitares.com.br

86 Assinale
paranasal. a) b) c) d) Frontal Maxilar Palatino Esfenoidal

a alternativa que no apresenta um seio

93 O (A) ______________ a unidade funcional do rim, responsvel pela formao da urina.


a) b) c) d) clice menor clice maior pelve renal nfron

87 Em um exame de TC, o pequeno quadrado ou crculo que se apresenta sobre a tela do monitor, podendo ser deslocado para colocar em evidncia reas de interesse na imagem denomina-se
a) b) c) d) Lupa (Magnity Glass). Reformatao. Girar Imagem. FOV.

94 Qual das estruturas apresentadas nas alternativas abaixo no faz parte da vulva?
a) b) c) d) Lbio menor do pudendo. Vestbulo da vagina. Monte do pbis. Vagina.

88 Num
a) b) c) d)

ressonador, campos gradientes so adicionados ao longo dos trs eixos fsicos do equipamento. O gradiente responsvel pela seleo do corte denominado gradiente seletivo (Gz). codificador (Gy). codificador de freio (Gx). codificador de espao K (Gk).

95 Na ressonncia magntica, definimos o tempo medido entre dois pulsos de radiofrequncia de 90o em uma sequncia spin-eco, como
a) b) c) d) tempo eco (TE). tempo de repetio (TR). sequncia de pulsos (FSE). sequncia fast spin eco (FSE).

bobinas utilizadas num equipamento de ressonncia magntica influenciam diretamente a qualidade das imagens. A bobina de ______________ normalmente est instalada junto ao magneto do sistema. a) b) c) d) arranjo de fase quadratura superfcie corpo

89 As

96 Assinale a alternativa que no apresenta um vaso originrio do arco da aorta.


a) b) c) d) Artria cartida comum esquerda Artria cartida comum direita Artria subclvia esquerda Tronco braquioceflico

97 Em um sistema de TC, como denominado o corpo do aparelho?


a) b) c) d) Unidade de distribuio de fora Mesa de comandos Mesa de exame Gantry dos rgos abaixo discrimados servido pela veia

90 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna


da assertiva a seguir. ______________ o exame realizado no homem para verificar ejaculao precoce e impotncia sexual. a) b) c) d) Linfografia Flebografia Arteriografia Cavernosografia

98 Qual
porta? a) b) c) d)

91 As imagens de ressonncia magntica so afetadas de vrias maneiras. A presena de parte da anatomia que no coube no campo de viso remontada sobre a prpria imagem conhecida como artefato de
a) b) c) d) dobra da imagem. suscetibilidade. movimento. fluxo.

Hipfise Crebro Fgado Rim

99 Em um equipamento de TC, o mtodo matemtico utilizado na reconstruo das imagens denominado


a) b) c) d) determinante. diferencial. algortmo. matriz.

das resolues apresentadas nas alternativas abaixo no est relacionada basicamente qualidade da imagem digital? a) b) c) d) De contraste Em vdeos Temporal Espacial

92 Qual

100 Os detectores de cristais luminescentes so bastante eficientes, embora apresentem o incoveniente


a) b) c) d) da velocidade e da eficincia. da fosforescncia. da fluorescncia. do alto custo.

Pgina 12

S-ar putea să vă placă și