Sunteți pe pagina 1din 17

Alto Forno

Curso: Mecnico de Maquinas Convencionais.

Principais Auto Fornos no Brasil

O primeiro Auto Forno Brasileiro entrou

em funcionamento em 1920 movido 100% a carvo vegetal e se tornou o maior Alto Forno do Brasil e da Amrica Latina de seu tempo. Pertencia a Companhia Siderrgica Mineira que depois passou a se chamar Belgo. A partir da foram sendo criados Alto Fornos em diversas localidades como em Sabar/MG, Monlevade/MG, dentre outras regies.

Hoje em dia os Alto Fornos em

funcionamento esto na CSN em Volta Redonda/RJ, USIMINAS em Ipatinga/MG, USIMINAS em Cubato/SP antiga COSIPA Gerdau:
1-Aominas - em Ouro Branco/MG 2-Baro de Cocais - em Baro de Cocais/MG 3-Aos Villares - em Pindamonhangaba, MogiMirim e Sorocaba/SP 4-Cosigua - no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro/RJ

Alto Forno de 1810

Estruturas de Um Alto Forno

Estruturas de Um Alto Forno


O Alto Forno o principal
equipamento utilizado na metalurgia do ferro. Pode chegar at 35 metros de altura e produzir 8000 toneladas de Ferro Gusa diariamente. Por ser preciso chegar a altas temperaturas internas constitudo de tijolos refratrios e envolvido por uma carcaa protetora de ao.

Em um Alto Forno tem-se as seguintes


estruturas: 1-Reservatrio de Matria Prima 2- Esteira 3- Vagonetas 4- Goela 5- Distribuidores 6- Cadinho 7- Furo da Impureza 8- Furo de Corrida 9- Jato de Ar Quente

1- Reservatrio de Matria Prima:

onde se guarda a Matria Prima como o minrio de ferro, o calcrio e o coque 2- Esteira: A esteira serve para levar o minrio de ferro, o calcrio e o coque para a goela utilizando as Vagonetas. 3- Vagonetas: Vages que transportam a matria prima para a goela. 4- Goela: boca do Auto Forno, por onde entra os fundentes, o minrio de ferro e calcrio junto com o coque.

5- Distribuidores: distribuem a

matria prima em forma de chuva dentro do Alto Forno afim de se adquirir uma queima homognea. 6- Cadinho: base do Alto Forno, onde se separa o Ferro Gusa lquido da Escria. 7- Furo da Impureza: Orifcio localizado logo acima do Furo de Corrida, utilizado para o escoamento da Escria que por sua vez mais leve que o Ferro Gusa lquido.

8- Furo de Corrida: Orifcio aberto

periodicamente para o escoamento do Ferro Gusa lquido. 9- Jato de Ar Quente: ajuda na queima dos comburentes injetando oxignio pr-aquecido no Alto Forno.

Produto do Alto Forno


O alto forno, esquematizado anteriormente,
serve para a fabricao do Ferro Gusa, chamado de ferro de primeira fuso, e por apresentar um teor de at 5% de Carbono, o Ferro Gusa se apresenta quebradio, assim sendo no tem utilizao industrial para a fabricao de peas. O Ferro Gusa utilizado como matria prima para a fabricao do Ao e do Ferro fundido.

Sada do Ferro Gusa Lquido nos Lingotes.

Ferro Gusa

Bibliografia:
Google Imagens; Apostila SENAI Mod. Metalurgia; Wikipdia Enciclopdia Online

Curso: Mecnico de Maquinas Convencionais Tarde Professor: Joo Carlos Modulo: Metalurgia Alunos: Cristian Junior R. Costa Diego Rabelo Rodrigues Naelson Cesar A. dos Santos Joo Paulo H. Cabral

S-ar putea să vă placă și