Sunteți pe pagina 1din 1

CARTA DO SENADOR PBLIO LENTULUS AO IMPERADOR TIBRIO CZAR, DESCRENVEDO AS CARACTERSTICAS MORAIS E FSICAS DE JESUS.

"Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo inculcado o profeta da verdade, e os seus discpulos dizem que filho de Deus, criador do cu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, Csar, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma s palavra: um homem de justa estatura e muito belo no aspecto, e h tanta majestade no rosto, que aqueles que o vem so forados a am-lo ou tem-lo. Tem os cabelos da cor amndoa bem madura, so distendidos at as orelhas, e das orelhas at as espduas, so da cor da terra, porm mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos, o seu rosto cheio, o aspecto muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se v em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca so irrepreensveis. A barba espessa, mas semelhante aos cabelos, no muito longa, mas separada pelo meio, seu olhar muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, o que surpreende que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porm ningum pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar; faz-se amar e alegre com gravidade. Diz-se que nunca ningum o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braos e as mos muito belos; na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que muito modesto na presena e na pessoa. o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante sua me, a qual de uma rara beleza, no se tendo, jamais, visto por estas partes uma mulher to bela, porm, se a majestade tua, Czar, deseja v-lo, como no aviso passado escreveste, d-me ordens, que no faltarei de mand-lo o mais depressa possvel. De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalm; ele sabe todas as cincias e nunca estudou nada. Ele caminha descalo e sem coisa alguma na cabea. Muitos se riem, vendo-o assim, porm em sua presena, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, no se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o tm como Divino e muitos me querelam, afirmando que contra a lei de Tua Majestade; eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrrio, aqueles eu o conhecem e com ele tm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefcios e sade, porm tua obedincia estou prontssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar ser cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelssimo e obrigadssimo... Pblio Lentulus, presidente da Judia Lindizione setima, luna seconda.
(Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma. Essa carta, onde se faz o retrato fsico e moral de Jesus, foi mandada de Jerusalm ao imperador Tibrio Csar, em Roma, ao tempo de Jesus.)

Estrada do Dend, 659 Tau Ilha do Governador Rio de Janeiro RJ CEP 21.920-000 http://www.radioriodejaneiro.am.br * diretoria@radioriodejaneiro.am.br / (21) 3396-5252, 3386-1515

S-ar putea să vă placă și