Sunteți pe pagina 1din 2

lvaro Vital Brazil

Breve histrico de lvaro Vital Brazil


lvaro Vital Brazil (So Paulo/SP 1909 - Rio de Janeiro/RJ 1997), foi um arquiteto (com formao na Escola Nacional de Belas Artes - ENBA) e engenheiro (formado na Escola Politcnica do Rio de Janeiro) pulistano, autor de vrias obras de grande importncia para a arquitetura durante o perodo no qual atuou. Comeou a carreira com projetos residncias, sendo sua primeira obra de destaque o Edifcio Esther, finalizado em 1938 com um layout interno pluralista e racionalista. Durante sua carreira, mostrou-se um arquiteto verstil, uma vez que projetou diversos tipos de construes, com diversas finalidade: A sede do Instituto Vital Brazil (fundado por seu pai), escolas pblicas, a Estao Ferroviria Central de Niteri, a Base Area de Manaus, a Estao de Passageiros do Aeroporto Val de Cans, em Belm, a sede do Banco da Lavoura de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A partir deste ultimo projeto, comea uma etapa em sua carreira onde em suma, os projetos produzidos so edifcios comerciais. Seu ultimo trabalho foi o Edifcio Vital Brasil, em 1978, no Rio de Janeiro. Em 1986, publicou um livro com toda a sua obra: lvaro Vital Brazil: 50 anos de Arquitetura.

Principais obras

Estao de Passageiros do Aeroporto Val de Cans, em !Belm

Sede do Banco da Lavoura de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG.

Sede do Instituto Vital Brazil, fundado por seu pai.

Centro Universitrio Mdulo

Teoria e Prtica de Arquitetura - Trabalho II


Objeto: Edifcio Esther - Arq. Eng. lvaro Vital Brazil Alunos: Carlos Gonalves Alcntara e Eric Duarte Rocha / 4 Semestre. Folha: Professores: Douglas, Tatiane e Jorge. Data: 27 de Maro de 2012.

1/2

Edifcio Esther
Histrico e mtodo construdvo
O Edifcio Esther, localizado em So Paulo, com obra iniciada em 1936 e concluda em 1938, projeto de lvaro Vital Brazil, considerado um marco da arquitetura moderna brasileira, apresentando inovao tecnolgica para a poca. Possui 12 andares de uso misto, contando com escritrios, lojas e residncias de tipos variados. O local serviu como moradia e palco de reunies para figuras ilustres de nossa histria recente e abrigou a primeira sede do IAB (Instituto dos Arquitetos Brasileiros). Com estrutura de concreto armado independente da alvenaria e lajes projetadas com as vigas invertidas (o vo entre estas duas partes fora preenchido com escria de carvo, garantindo isolamento acstico entre os pavimentos), todo o edifcio favorece a funcionalidade e plantas livres em cada andar. Ficou famoso pela suas fachadas revestidas de Vitrolit (espcie de vidro preto, altamente resistente), porm o material no se fixou direito nas paredes, precisando ser substitudo.

Anlise da Obra

Plantas

Volumetria

Legenda Volumes que foram retirados da fachada, criando varandas nos pavimentos residenciais. Fachada frontal. Elemento curvo, acoplado a fachada lateral, onde foram instaladas as escadas do edifcio. Fachada lateral. Detalhe do elemento cilndrico onde cam instalas as escadas. Praa da Repblica e o Edifcio Esther ao fundo. Pavimento de lojas. Pavimentos de escritrios Pavimentos de residncias.

! O edifcio apresenta forma retangular, porm com a retirada e o acrscimo de elementos, as fachadas deixam de ser simplrias. Linhas ortogonais prevalecem na composio, quebradas apenas Trreo pelas linhas curvas do volume saltado das fachadas laterais (escadarias). ! Reentrncias nas laterais e no centro da fachada frontal criam sacadas nos pavimentos residncias. ! O edifcio encimado por um 1 ao 3 pavimento terrao jardim, caracterstico do modernismo. Isso se d graas a diminuio do tamanho do ultimo pavimento, criando uma rea aberta no topo. ! Planta livre, tpica do modernismo, com layouts diferenciados em determinados 4 ao 6 pavimento andares, como pode ser visto em planta. Na poca em que foi projetado, foram previstos estacionamento e restaurante no subsolo, uso comercial de lojistas no trreo, comercial e servios do primeiro ao terceiro andar e residencial do quarto ao dcimo primeiro. ! A fachada frontal apresenta uma sucesso de linhas horizontais, formando as janelas em ta, outro ponto do modernismo. ! O edifcio foi idealizado de forma a ser o mais funcional possvel, principalmente por se tratar de uma construo pluralista em seu uso. Tanto a localizao dos elevadores, quanto das escadas, passando pelo projeto de estruturas e lajes que permitiram plantas diversicadas em cada pavimento, mostra como o projeto foi pensado para oferecer conforto para seus habitantes e utilizadores.

Centro Universitrio Mdulo

Teoria e Prtica de Arquitetura - Trabalho II


Objeto: Edifcio Esther - Arq. Eng. lvaro Vital Brazil Alunos: Carlos Gonalves Alcntara e Eric Duarte Rocha / 4 Semestre. Folha: Professores: Douglas, Tatiane e Jorge. Data: 27 de Maro de 2012.

2/2

S-ar putea să vă placă și