Sunteți pe pagina 1din 14

Modelos de Gesto

O Indivduo na Organizao
Prof. Leonardo Teixeira

Sobre o indivduo...
Freud - O ser humano busca constantemente a felicidade. Fatores que impedem: _a superioridade da natureza; _a nitude do corpo; _a natureza das relaes entre as pessoas. As pessoas abrem mo da perversidade em troca da vida em sociedade e o prprio direito tem o papel de regular os desejos e pulses das pessoas.

Na Organizao...
Relao Famlia/Vida Pessoal com o Trabalho Diferente estrutura familiar Patro X Empregado Poucos esto realmente preocupados - uma mudana cultural Executivos modernos buscam: _Expor com clareza o que importante _Reconhecer o funcionrio como pessoa completa _Testar as formas de realizao do trabalho.

Percepo e Comunicao
Percepo- Processo pelo qual o indivduo seleciona, organiza e interpreta estmulos. Estmulos interiores + exteriores => realidades prprias e distintas Como indivduos formam suas representaes da realidade: _a dinmica da percepo (experincias, desejos, interesses...); _a organizao dos estmulos(pr-conceitos); _a interpretao perceptual(expectativas, nmero de interpretaes plausveis, interesses). Ajudam a distorcer: aparncia, esteretipos, primeiras impresses...
4

Feedback
Velhos Paradigmas:
No elogia, que estraga! Se voc acertou, no fez mais nada que sua obrigao Mas ser que at isso tem que ser dito? Ele tinha obrigao de saber!) Tadinho, ele ficaria to chateado...

Novos Paradigmas:
Reconhecimento uma ao essencial para manter as pessoas motivadas e comprometidas. Receber crticas construtivas acelera o processo de autodesenvolvimento e capacitao. As pessoas precisam aprender a processar feedbacks.
5

Para que serve o Feedback?

Serve para reforar um comportamento e naturalmente fazer com que se repita. Serve para corrigir um comportamento especfico que precisa mudar.

Feedback de reforo

Feedback de correo

Filme: O Diabo Veste Prada

Diculdades para dar Feedback


Medo de chocar o receptor e romper o relacionamento. Receio de receber ataque do receptor como reao defensiva. Desconhecimento de como tratar o assunto.

Diculdades para receber Feedback


O desconforto resultante de aceitar/admitir para os outros nossas dificuldades/pontos de desenvolvimento. Falta de confiana do receptor na pessoa que d o feedback. Receio de que a opinio da outra pessoa possa afetar nosso status ou imagem junto ao grupo.

Habilidades a serem desenvolvidas:


COMUNICAO

CONFIANA

COMPREENSO

RESPEITO

Parfrase Descrio de Comportamento

Ex: Ser isto (afirmao) a correta afirmao de sua idia?

Ex: Esta a terceira vez que voc disse concordar comigo e acrescentar mas e em seguida expressar exatamente ponto de vista oposto.

Verificao da Percepo Descrio de Sentimentos

Ex: Tenho a impresso que voc se magoou com o meu comentrio. verdade?

Ex: Eu me sinto constrangido

Para que o Feedback seja Ecaz:


Fatos X Julgamento Descritivo X Avaliativo

1. A outra pessoa deve entender o que voc est dizendo; 2. Ela deve estar disposta e em condies de aceitar o que voc diz; e 3. Ela deve ter condies de fazer algo a respeito (algo que seja exeqvel).

10

Fluxo de um Feedback:
1. Identifique a situao
Onde Quando Contexto

Na reunio de equipe na 2 feira...

4. Resultado esperado

Feedback

2. Descreva o comportamento
O que fez O que disse

3. Descreva os impactos Me senti desvalorizado


Emoes Resultados

voc interrompeu 3 vezes quando estvamos tentando compartilhar nossa viso e quando eu dei uma sugesto, voc disse que era absurda

11

Situaes de Feedback 1:
H um funcionrio que atrasa freqentemente e s vezes insubordinado. Este funcionrio costuma se comunicar com os colegas de maneira rspida e jocosa. H uma presso do grupo para demisso, mas voc contra, pois o mesmo tecnicamente superior aos demais. Como lder voc dever conversar com ele hoje.

12

Situaes de Feedback 2:

H um funcionrio que no se relaciona bem, vive de mau humor, no colabora com o setor e deixa que esta "no afinidade" com outros colegas influencie no trabalho. J houve uma conversa anterior, mas mesmo depois de orientado no consegue manter a imparcialidade e resolver as questes da melhor maneira possvel.

13

Situaes de Feedback 3:
Recentemente um funcionrio comeou a faltar e no comunicar a chefia. Mesmo aps conversa , ele continuou faltando sem avisar, e algumas vezes durante o final de semana, onde a escala reduzida e a ausncia de uma pessoa no setor gera muitos transtornos. Aps as inmeras conversas, foi decidido pelo desligamento do funcionrio.

14

S-ar putea să vă placă și