Sunteți pe pagina 1din 2

Artigos

Lei 12.403/11 e o fim das infraes em que o indiciado se livra solto: consequncias processuais
27/10/2011 - 10:01 4632 views - 7 comentrios

* Eduardo Luiz Santos Cabette

Determina o artigo 309, CPP que se o ru se livrar solto, dever ser posto em liberdade, depois de lavrado o auto de priso em flagrante. Em primeiro plano transparece a total impropriedade da utilizao do termo ru para o preso em flagrante. O legislador deveria ter usado a palavra conduzido ou indiciado porque no se trata de processo, mas de Inqurito Policial. Malgrado isso, a verdade que o dispositivo sob comento no tem mais aplicao prtica, diante da revogao do artigo 321, I e II, CPP que tratava dos casos em que o indiciado se livrava solto (infraes apenadas apenas com multa ou cujo mximo da pena privativa de liberdade no ultrapassasse 3 (trs) meses). Diante da inexistncia da previso de infraes em que o implicado se livra solto o artigo 309, CPP perde totalmente sua utilidade prtica, pois que jamais ser lavrado um Auto de Priso em Flagrante nessas circunstncias em que o envolvido se livrar solto. Ocorre que se a infrao for apenada somente com multa (certas contravenes penais) ser o caso de aplicao da Lei 9099/95 com Termo Circunstanciado e, mesmo no caso de negativa de assuno de compromisso de comparecimento ulterior ao Juizado Especial Criminal (artigo 69, Pargrafo nico da Lei 9099/95), no se poder lavrar flagrante, pela bvia questo de que se uma pessoa jamais ser encarcerada, mesmo quando condenada (pena somente pecuniria), no pode ser presa provisoriamente. Isso violaria a proporcionalidade nos termos do artigo 282, I e II, CPP (necessidade e adequao), bem como o artigo 283, 1., CPP que probe a aplicao de qualquer cautelar (ou pr cautelar) a infrao a que no for isolada, cumulativa ou alternativamente cominada pena privativa de liberdade. O mesmo se pode dizer da infrao penal prevista no artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/06), para a qual no prevista pena privativa de liberdade. Tambm nesse caso j pacfica a doutrina no sentido de que no cabe jamais lavratura de flagrante, mesmo que o autor do fato se negue a assumir o compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal (inteligncia do artigo 48, 1. e 2., da Lei 11.343/06). [1]

J no caso de infraes com penas privativas de liberdade at 3 meses, poder ser lavrado o Auto de Priso em Flagrante somente se o autor do fato no assumir o compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal. Seno ser a priso substituda pelo registro de Termo Circunstanciado. Contudo, havendo negativa ao compromisso, poder ser lavrado o auto respectivo e depois concedida fiana criminal que, satisfeita, dar a liberdade ao conduzido. Com o fim do artigo 321, CPP, infelizmente ocorrero situaes em que o infrator de normas penais com apenao que no supere a 3 meses poder, em tese, ser encarcerado, desde que no assuma compromisso de comparecimento ao Jecrim (inteligncia do artigo 69, Pargrafo nico da Lei 9099/95) e no recolha fiana. A eliminao do artigo 321, especialmente em seu inciso II, pela Lei 12.403/11 no foi a melhor escolha,

muito embora tais situaes sejam raras e possam ser resolvidas pela posterior concesso de liberdade provisria pelo magistrado. Pensa-se que o legislador olvidou que nem sempre as pessoas assumem o compromisso de comparecimento ao Jecrim e que nesses casos, havendo flagrncia, possvel ser a priso, a qual somente se reverter perante a Autoridade Policial mediante pagamento de fiana, j que se eliminaram as hipteses de livramento solto do antigo artigo 321, CPP. No caso da multa isolada o problema foi solucionado pela prpria Lei 12.403/11, assim como no caso das penas especiais da Lei 11.343/06 pelo prprio diploma, mas quanto s infraes com pena at 3 meses o problema pode ocorrer, ensejando uma reao processual penal desproporcional quando se operar o encarceramento em infraes bagatelares dessa espcie.

* Delegado de Polcia, Mestre em Direito Social, Ps Graduado com especializao em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Legislao Penal e Processual Penal Especial na graduao e na ps graduao da Unisal.

REFERNCIAS GOMES, Luiz Flvio (coord.). Nova Lei de Drogas Comentada. So Paulo: RT, 2006, p. 218. MARCO, Renato. Txicos. 4. ed. So Paulo: Saraiva,2007, p. 390.

[1] Ver neste sentido a doutrina especializada: GOMES, Luiz Flvio (coord.). Nova Lei de Drogas Comentada. So Paulo: RT, 2006, p. 218. Ver tambm no mesmo sentido: MARCO, Renato. Txicos. 4. ed. So Paulo: Saraiva,2007, p. 390.

S-ar putea să vă placă și