Sunteți pe pagina 1din 9

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DA EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES BACHARELADO EM AGRONOMIA PROFESSORA: MSC.

. ELIANE VIEIRA ROSA DISCIPLINA: BIOQUMICA

SEGURANA EM LABORATRIO

Trabalho n01 Exigncia da disciplina de Bioqumica

ACADMICO: ENILTON JOS BERNARDES JNIOR

CERES GO 2012

Sumrio
1. 2. Introduo .............................................................................................................................3 Pesquisa .................................................................................................................................4 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. BIOSSEGURANA ............................................................................................................4 RISCOS DE ACIDENTES ....................................................................................................4 RISCOS ERGONMICOS ..................................................................................................5 RISCOS FSICOS ...............................................................................................................5 RISCOS QUMICOS ..........................................................................................................5 RISCOS BIOLGICOS .......................................................................................................5 Classificao de risco biolgico: ...............................................................................5

2.6.1. 2.7. 2.8.

PERIGOS E PONTOS CRTICOS DE CONTROLE...................................................................6 EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA ......................................................................6 Capelas e Exaustores ...............................................................................................6 Chuveiro e Lava-olhos .............................................................................................7 Manta ou cobertor ..................................................................................................7 Extintor de incndio a base de gua ........................................................................7 Extintor de incndio de CO2 em p .........................................................................7 Vaso de areia ..........................................................................................................7 Mangueira de incndio ...........................................................................................7

2.8.1. 2.8.2. 2.8.3. 2.8.4. 2.8.5. 2.8.6. 2.8.7. 3.

Consideraes Finais ..............................................................................................................8

REFERNCIAS .................................................................................................................................9

1. Introduo
Todo trabalho requer total ateno, mas quando estamos num laboratrio esses cuidados aumentam. A biossegurana veio para minimizar eventuais acidentes, ou seja, quando h uma preveno os riscos diminuem. Entre tais riscos encontramos os de acidentes, ergonmicos, fsicos e outros mais. A prtica da Qumica, seja a nvel profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurana sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuzos de ordem humana ou material.

2. Pesquisa

2.1. BIOSSEGURANA No inicio, a biossegurana se estabeleceu como uma nova Cincia que objetivava a minimizao de riscos. De l para c, sempre houve como objetivo profissional, entender que o desenvolvimento cientfico e tecnolgico no pode colocar em risco o homem e o meio ambiente. A Lei 8974 foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1994, e homologada pelo executivo em janeiro de 1995. (Oda, 2010)

Segundo Teixeira & Valle (2010), a Biossegurana o conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios, riscos que podem comprometer a sade do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

O variado elenco de vulnerabilidades biolgicas, qumicas, fsicas, ergonmicas e sociais em laboratrios nos mostra que o exerccio da segurana no manejo de produtos e tcnicas de Biossegurana so de extrema importncia nesses locais. Somado a esse fato, o conhecimento dos aspectos sociais envolvidos nos acidentes, doenas ocupacionais, licenas e outras questes que envolvem o processo e a organizao do trabalho laboratorial, o manejo desses problemas demanda uma abordagem interdisciplinar e a participao de uma equipe multidisciplinar. (Jnior, Wakimoto, & Cotias, 2001)

2.2. RISCOS DE ACIDENTES Subentende-se que risco de acidente qualquer fator que coloque o trabalhador em situao de perigo e que possa afetar sua integridade, bem estar fsico e moral. So exemplos de risco de acidente: usar as mquinas e equipamentos sem proteo, probabilidade de incndio e exploso, arranjo fsico inadequado, armazenamento inadequado, entre outros. (Filho, 2009)

2.3. RISCOS ERGONMICOS Consideramos que risco ergonmico qualquer fator que possa interferir nas caractersticas psicofisiolgicas do trabalhador causando desconforto ou afetando sua sade. So exemplos de risco ergonmico: o levantamento e transporte manual de peso, o ritmo excessivo de trabalho, a monotonia, a repetitividade, a responsabilidade excessiva, a postura inadequada de trabalho, o trabalho em turnos, entre outros.

2.4. RISCOS FSICOS J os agentes de risco fsico tornam-se as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, ultra-som, materiais cortantes e ponteagudos, entre outros.

2.5. RISCOS QUMICOS So agentes de risco qumico: as substncias, compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto.

2.6. RISCOS BIOLGICOS Consideram-se agentes de risco biolgico as bactrias, fungos, parasitas, vrus, entre outros.

2.6.1. Classificao de risco biolgico: Os agentes de risco biolgico podem ser distribudos em quatro classes por ordem crescente de risco, classificados segundo os seguintes critrios: Patogenicidade para o homem. Virulncia. Modos de transmisso Disponibilidade de medidas profilticas eficazes. Disponibilidade de tratamento eficaz. Endemicidade.

2.7. PERIGOS E PONTOS CRTICOS DE CONTROLE APPCC a sigla para Anlise de Perigos e Pontos Crticos de Controle, ou em ingls, HACCP, Hazard Analysis of Critical Control Point. Um programa criado pela Pillsbury Company em 1959 para cumprir as exigncias da NASA para o fornecimento de alimentos aos tripulantes de viagens espaciais. Assim surgiu o HACCP, ou APPCC, que objetiva identificar todos os fatores associados matria-prima, ingredientes, insumos e processo com o intuito de garantir a inocuidade do produto final at sua chegada ao consumidor. (Faria, 2008)

Os sete passos do APPCC/HACCP definidos em 1989 so: a. identificao dos perigos de contaminao e avaliao de sua severidade; b. determinao dos PCCs (pontos crticos de controle); c. medidas e estabelecer critrios para assegurar o controle do processo/processamento; d. monitorar os pontos crticos de controle; e. estabelecer um sistema de arquivos e registro de dados; f. agir corretivamente sempre que os resultados do monitoramento indicarem que os critrios no esto sendo seguidos; g. verificar se o sistema est funcionando como planejado.

2.8. EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA 2.8.1. Capelas e Exaustores So dispositivos que devem sempre estar disponveis em um laboratrio e funcionando adequadamente. Sua funo a de garantir uma atmosfera saudvel no ambiente de trabalho. Sempre use a capela para o preparo de solues (ex.: HCl e HNO3). Ao usar a capela mantenha sempre o frasco do reagente na parte de dentro e em hiptese alguma ponha a cabea dentro da capela para, por exemplo, examinar o andamento de uma reao. Mantenha este local sempre limpo e livre, isto , no use este local para a estocagem de reagentes, a no ser aqueles que estejam sendo usados. (P. R. Carvalho, 1999)

2.8.2. Chuveiro e Lava-olhos Estes dispositivos esto em reas de acesso coletivo (corredor). Eles devem ser usados em caso de respingo de reagente sobre o corpo ou o rosto. Eles devem ser examinados periodicamente e seu acesso nunca deve estar bloqueado. (Filho, 2009)

2.8.3. Manta ou cobertor Confeccionado em l ou algodo grosso, no podendo ter fibras sintticas. Utilizado para abafar ou envolver vtima de incndio.

2.8.4. Extintor de incndio a base de gua Utiliza o CO2 como propulsor. usado em papel, tecido e madeira. No se pode usar em eletricidade, lquidos inflamveis, metais em ignio.

2.8.5. Extintor de incndio de CO2 em p Tem o CO2 em p como base. A fora de seu jato capaz de disseminar os materiais incendiados. usado em lquidos e gases inflamveis, fogo de origem eltrica. No podendo us-lo em metais alcalinos e papel.

2.8.6. Vaso de areia Tambm chamado de balde de areia, utilizado sobre derramamento de lcalis para neutraliz-lo.

2.8.7. Mangueira de incndio Modelo padro, comprimento e localizao so fornecidos pelo Corpo de Bombeiros.

3. Consideraes Finais
Essa primeira aula ministrada pela Professora Msc. Eliane Vieira Rosa proporcionou ns, acadmicos Bacharelado em Agronomia, maiores cuidados, mais ateno e

amadurecimento para poder estar dentro de um laboratrio.Percebemos que so altos os riscos, mas com a apresentao de situaes e dados resultantes de, por exemplo, um mal comportamento dentro do laboratrio (em fotos, pelo data show), os alunos se posicionaram de forma mais adulta. Enfim, aprendemos que os acidentes podem, se tomadas as devidas precaues, serem evitados, ou ao menos terem suas conseqncias minimizadas.

REFERNCIAS

Faria, C. (08 de Setembro de 2008). Info Escola. Acesso em 10 de Maro de 2012, disponvel em Info Escola: http://www.infoescola.com/administracao/analise-de-

perigos-e-pontos-criticos-de-controle-appcc/. Filho, J. d. (2009). Manual de Biossegurana. So Jos do Rio Preto, So Paulo, Brasil. Jnior, P. S., Wakimoto, M., & Cotias, P. M. (2001). Programa de Biossegurana Hospital Evandro Chagas. Biotecnolgica , 54. Oda, L. M. (2010). Biossegurana no Brasil segue padres cientficos internacionais. (L. T. Ferreira, Entrevistador). P. R. Carvalho. (1999). Boas Prticas Qumicas em Biossegurana. Rio de Janeiro: Intercincia. Teixeira, P., & Valle, S. (2010). Biossegurana: uma abordagem multidisciplinar . Rio de Janeiro: FIOCRUZ.

S-ar putea să vă placă și