Sunteți pe pagina 1din 58

Pedro Mota

TICA MARXISTA

TEMAS E CONCEITOS BSICOS DA TEORIA MARXISTA DA TICA

INTRODUO 1 Crtica das ticas Anteriores


A tica marxista distingue-se - da tica deontolgica porque para ela no existem princpios e formas universais de conduta eternos e imutveis, a priori, independentes da experincia histrica e social dos indivduos. - da tica utilitarista porque esta toma por critrio de moralidade a felicidade dos indivduos e o bem estar social sem compreender que a moral no se reduz aos efeitos benficos das aces tal como so idealizados numa certa poca. A moral consiste na dimenso valorativa que os agentes histricos (classes sociais) atriburam e atribuem aos seus actos e projectos, em frequente contradio com os interesses de outros agentes (outras classes sociais) que vivem na mesma sociedade. - da tica religiosa, ou revelada, porque para o marxismo a religio um produto social e mental. A religio resulta da ideia ilusria, fantasista, que os indivduos e as colectividades tm da origem espiritual, sobrenatural, mtica, dos seus actos e costumes.

Nova Igreja para Lisboa

INTRODUO 2 Tese Fundamental


Toda a moralidade determinada social e historicamente eis a tese fundamental da tica marxista. O contedo objectivo da moral traduz o carcter das relaes sociais, concretamente das relaes de propriedade dos meios de produo, da interaco entre diferentes grupos sociais e classes, das formas de distribuio [da riqueza produzida] e troca [comrcio], etc. (Titrenko, A., Fundamentos da tica Marxista). Cada sociedade tem o seu padro moral dominante mas, na medida em que existem alguns elementos bsicos comuns a todas as sociedade, e na medida em que se vai desenvolvendo uma nica Histria do homem, devido ao progresso e mundializao, vo-se destacando alguns valores universais. A moral um conjunto coerente de esteretipos reais, isto , modelos de comportamento e normas, avaliaes e interdies, preferncias e rejeies, justificadas por ideias acerca das boas e ms condutas. A moral , pois, um cdigo de conduta que as pessoas, grupos e instituies se impem umas s outras nas suas sociedades, orientando as suas aces em todos os aspectos da vida social.

Mltiplos Caminhos Uma Sociedade Damien Hirst: Valium

INTRODUO 3 Exemplos
A sinceridade, amizade, honestidade, fidelidade, honra, coragem, sempre foram apreciadas como valores indispensveis em qualquer sociedade e por qualquer classe social como o acervo moral necessrio ao seu funcionamento, mesmo antes da mundializao ocorrida com as chamadas Descobertas ou Expanso europeia. Em contrapartida, a moral da classe proprietria dos meios de produo (donos e accionistas de fbricas, de servios, de campos agrcolas) no exactamente a mesma que a dos assalariados, a dos artistas no a mesma que a dos empregados de escritrio, a dos cientistas no a mesma que a dos desportistas, a dos adolescentes diferente da dos pais, etc., apesar de tambm terem valores em comum por fazerem parte da mesma sociedade.

Solidariedade Kathe Kolwitz: Mes

INTRODUO 4 Exemplos
Na sociedade actual, burguesa, os capitalistas fazem da sua propriedade, da riqueza acumulada e da sucesso familiar os valores soberanos, prescrevendo aos seus assalariados a ideia de que os patres, a dependncia dos assalariados relativamente aos patres (porque so preguiosos e irresponsveis), a concorrncia regulada entre patres (porque s assim h criatividade) e a propriedade (s se tem respeito por aquilo que nosso) so imprescindveis para que se produza riqueza, haja liberdade de movimento e de expresso e se mantenha a sociedade organizada. porque, na sua perspectiva, os assalariados precisam sempre de algum que mande neles, porque s se tem gosto por aquilo de que se proprietrio e porque sem concorrncia entre proprietrios a produo e a criatividade estagnam. Esta a moral e a sua ideologia, ou seja, o seu sistema de argumentos de justificao do estado-de-coisas.

INTRODUO 5 Exemplos

Os assalariados, por sua vez, convencidos pelo poder dos empresrios e pela prpria existncia da sociedade capitalista, convencem-se de que as coisas tm que ser assim e no podem ser de outra maneira. a outra face da ideologia burguesa. Mas outros assalariados, assumindo outros valores os valores da igualdade de direitos e da condio social entre os homens , acreditam ser possvel uma sociedade sem classes sociais, ou seja, sem propriedade privada dos bens sociais e dos meios de produo, em que haja uma associao livre dos produtores e criadores, onde no haja guerras provocadas pela concorrncia e pela desigualdade internacional de desenvolvimento econmico. Lutam, assim, contra o sistema. a ideologia proletria, ou dos assalariados, na medida em que tm conscincia dos valores pelos quais podem defender os seus interesses e fazer avanar a Humanidade, a acreditar-se na filosofia marxista.

INTRODUO 6 Exemplos

No h s diferenas de valores entre classes sociais: os artistas valorizam especialmente a criatividade expressiva, os cientistas as descobertas de leis, os tcnicos as invenes e os assalariados mdios o emprego. Muitos, refugiando-se na alienao, valorizam a pura fantasia, os divertimentos fceis, alm de sonharem com os privilgios dos ricos. Como as mulheres sempre foram as responsveis pela casa e pela educao dos filhos, vivem mais intensamente os valores que lhes esto associados do que os homens. Por isso, h diferenas, embora tambm semelhanas, entre as reivindicaes sociais dos homens e das mulheres.

Os Pilares da Sociedade Georg Groz

Em Sentido
Valores Solta 1 Valores Solta 2

1. SURGIMENTO DA MORAL E SINCRETISMO (1)


O material natural primitivo que deu origem moral foi constitudo pelos sentimentos de grupo e reaces dos animais, material etolgico coordenado por mecanismos psicofisiolgicos. Contudo, h uma diferena qualitativa entre esses comportamentos e a moral, uma vez que esta uma forma particular da conscincia social.

1. SURGIMENTO DA MORAL E SINCRETISMO (2)


Nas primeiras etapas de desenvolvimento, o homem possua uma conscincia arcaica que representava um todo eclctico ou sincrtico: o bem, o verdadeiro e o belo identificavam-se - dentro do qual ainda no se distinguiam os aspectos cognitivo, moral, artstico, etc., da relao com o mundo. S no regime gentlico se iniciam os processos de diferenciao das formas de conscincia social e da gestao da cincia, da arte, da religio e da moral.

1. SURGIMENTO DA MORAL E SINCRETISMO (2)


Nestes primeiros tempos, inclusive no regime gen2lico, na formao da conscincia moral a imitao reves9a-se de enorme importncia. O mesmo se passa no nosso tempo, no caso das crianas e dos adultos que no d es en vo l vera m a ca p a ci d a d e d e autonomia moral. A moral xava-se na conscincia humana, no por reexo e argumentao mas atravs dos mitos (uma funo que a religio ainda preserva), ritos, canes, danas, teatro, etc.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (1)


No processo do trabalho no perodo das hordas iam-se formando as relaes sociais primitivas e a ordem habitual da vida. A coordenao no trabalho dos homens primitivos no foi produto imediato da regulao moral. No incio, era o resultado do cumprimento das exigncias intrnsecas da produo. No havia, portanto, a necessidade de apoiar estas exigncias naturais e necessrias com a moral, porque os homens primitivos no podiam produzir mais do que era indispensvel para a sua subsistncia fsica.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (2)


Mas medida que a diviso do trabalho se comeou a estabelecer entre os sexos, a idade, ao mesmo tempo que se deram as separaes consanguneas, as regulamentaes sexuais, surgiu a necessidade da regulamentao moral consciente. Os homens primitivos comearam a distinguir na sua actividade o que era til e nocivo, tendo assim aparecido os prottipos das noes de bem e de mal.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (3)


A passagem da horda organizao gentlica da sociedade consiste na transformao de grupos de organizao informal, talvez baseada no sexo, na diviso rudimentar do trabalho, na fora e na idade, em grupos ordenados interiormente por laos distintivos de parentesco: a gens um grupo de pessoas unidas pela hereditariedade, o que supe uma ordem normalizada de trocas sexuais e de bens entre as vrias gens (famlias) da mesma tribo ou de tribos diferentes, isto , um cumprimento de regras de relao e de cooperao. Os valores morais expressavam a identidade de parentesco por consanguinidade. Assim, davam valor diferena da tribo face s outras e unio de todos os membros da tribo acima da sua hierarquia baseada em relaes quase naturais, de sexo, idade e consanguinidade.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (4)


No regime gentlico-tribal, que se seguiu s hordas, tambm ainda no havia contradies de classe. Neste regime, podemos ver a base primitiva da origem da moral (o comunismo primitivo): se no trabalhas, no comes. Os costumes do regime gentlico-tribal sustentaram o valor da igualdade, como princpio mais importante da vida daquele tempo, ou seja, aquele valor pelo qual, nesse tipo de sociedade, as diferenas entre os direitos e deveres devem corresponder apenas s diferenas de funes ancestrais atribudas em funo da idade, do sexo e dos laos de sangue. Esse valor moral supremo estava de acordo com as relaes gentlico-tribais, sem classes, sem propriedade privada, sem explorao e opresso, apenas com uma diviso social baseada na forma alargada de famlia, onde o pai se transformava em basileus, chefe tribal, rei e sacerdote. Cada indivduo no possua ainda liberdade de escolha nas suas aces pois estas estavam associadas a uma necessidade imediata de sobrevivncia, no incio sem excedente aproprivel por privados, e no podia decidir entre o trabalho e a apropriao do trabalho dos outros como modo de vida.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (5)


Quando, com o desenvolvimento das foras produtivas, se deu o surgimento do excedente, mantendo-se todavia a ameaa constante da penria, com o desenvolvimento da tecnologia, a diviso do trabalho, a repartio desigual da riqueza, o surgimento dos contratos econmicos de matrimnio, gera-se com isso a possibilidade de transgredir. Quanto mais complexa a sociedade, mais regras ela impe, quanto mais regras mais transgresses so possveis, e mais transgresses so tentadas quanto mais as regras limitam o acesso riqueza produzida, estabelecendo distribuies desiguais da produo. Como o aparecimento do excedente, surge a necessidade da passagem do regime gentlico-tribal para o Estatal e esclavagista.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (6)


Surge, pois, a liberdade de escolha nas aces. Melhor ainda, quanto mais a sociedade se liberta da relao directa com a natureza, ou seja, quanto mais os indivduos se libertam da necessidade imediata e de um comportamento determinado pela sobrevivncia, mais espao h para a escolha, para a interiorizao, fundada na possibilidade consciente de decidir entre diversas condutas opostas, das normas ou da sua transgresso. Desenvolve-se a conscincia do valor de si prprio, como pessoa, e surge a noo do livre-arbtrio.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (7)


O ra , a t ra n s g r e s s o, s e corresponder a foras sociais emergentes, transforma-se numa nova moral, que contradiz a anterior.

2. ORIGEM DA MORAL E RELAES DE PRODUO (8)


As tribos primitivas que vivem na floresta consideram-na sagrada, inviolvel. So tambm supersticiosos relativamente ao seu comportamento para com a natureza e desenvolvem rituais cruis baseados na ideia de troca justa entre ela e o homem. Mas os indivduos, cuja vida depende do abate das rvores ou da extraco do minrio do subsolo, no podem ter uma relao de amor e de respeito pela vida independente da floresta; pelo contrrio, esta para eles acima de tudo uma fonte de matrias-primas. O desenvolvimento econmico derrotou os valores que resultaram da dependncia directa do homem da natureza e do mistrio que esta apresentava para ele, deixando-os para quem se relaciona com ela de maneira contemplativa, alguns artistas e os msticos, e substituindo-os pelos de valor de uso e de valor de troca.

3. A MORAL NO PENSAMENTO
As atitudes morais, antes de se tornarem hbitos conscientes, no podiam ser percebidas como algo que se entende por si mesmo, como uma forma de relao social diferenciada. Mas j se desenvolvia a base da vida moral: regras simples de comunicao, sentimentos de colectivismo, ajuda mtua, etc. As palavras com significado moral surgiram (diz a lingustica) de termos com significado concreto: bom, mau, igualdade, amizade, o meu, o alheio. que a regulao moral estava apenas a surgir. Os primeiros conceitos morais eram extremamente polissemnticos. Os conceito de bom, belo, verdadeiro, ainda no eram separados, fundindo-se em um s semantema. A generalizao sensorial concreta da vida quotidiana da tribo assumia naquela etapa o papel desempenhado posteriormente pelas abstraces com significado moral (princpios, normas, avaliaes e conceitos).

PRIMITIVO SINCRTICO

4. IMITAO E SINCRETISMO NA MORAL PRIMITIVA


Dado que a autoconscincia moral de cada indivduo era subdesenvolvida, a imitao revestia-se de enorme importncia na vida prtica. A moral fixava-se na conscincia humana mediante os mitos, canes, ritos, etc. A percepo artstica confundia-se com os seus elementos moralizantes. Os princpios tico e esttico no se distinguiam ainda um do outro.

5. MORAL PRIMITIVA E ORIENTAO PARA O EXTERIOR (1)


O bem e o mal tornam-se atributos das foras espontneas da natureza, o que demonstra como o homem no tinha conscincia da sua subjectividade, vivia no meio de percepes onde se moviam objectos, confundindo o objectivo com o subjectivo. Tinham uma vivncia impressionista das coisas. Em geral, o pensamento do homem primitivo era orientado para o mundo exterior; a autoconscincia e a auto-avaliao encontravam-se em estado de gestao...

5. MORAL PRIMITIVA E ORIENTAO PARA O EXTERIOR (2)


Os etngrafos afirmam unanimemente que nas tribos primitivas a reprovao ou a aprovao esto sempre relacionadas com algo de exterior - espritos dos antepassados, tradies e hbitos, tabus mgicos, etc. Mesmo os remorsos de conscincia reguladores mais ntimos da conduta so concebidos como perseguio das foras externas. O subdesenvolvimento do homem como personalidade correspondia aos processos mais simples e rudimentares de regulao da sua conduta prprios da poca primitiva.

6.1. A CONSCINCIA MORAL PRIMITIVA NO CONTRADITRIA


A conscincia moral de si prprio do homem primitivo era relativamente no contraditria porque as prescries e a conduta, as avaliaes e os actos no estavam ainda separados e formavam portanto um todo primitivo e natural. na formao da sociedade de classes que a moral perde a sua no contradio.

6.2. A MORAL DA SOCIEDADE DE CLASSES CONTRADITRIA


Os valores sociais primitivos da igualdade passaram a colidir com as relaes sociais entretanto constitudas, provocando assim o d e s e nvo l v i m e n t o d a m o ra l e d a s u a conscincia como esfera particular. Formaram-se novas e contraditrias morais apoiadas pela filosofia e pela religio, onde se conceptualizavam e fundamentavam aquelas, as quais correspondiam a interesses de classe e justificao de modos de vida correspondentes ao desenvolvimento social.

6.3. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


A transio para uma sociedade dividida em classes foi um progresso. O regime gen2lico-tribal deu lugar a sociedades estatais, de es9lo asi9co e ao esclavagismo. O esclavagismo, com efeito, foi a primeira e a mais simples diviso social do trabalho que subs9tuiu a diviso natural ou familiar e tribal, produ9vamente limitada. A expanso territorial e em efec9vos dos povos deu origem ao Estado, propriedade privada e escravatura, proveniente dos desapossados das terras e dos prisioneiros de guerra.

6.4. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


A desintegrao da formao social gen2lica e o surgimento da propriedade privada despertaram as frias do interesse privado e arrancaram a Humanidade do estado de hibernao, rompendo as cadeias que ligavam os indivduos s obrigaes familiares e tribais tradicionais, reproduo das relaes ancestrais baseadas na igualdade entre os membros dos vrios patamares da hierarquia tribal. Este modo de vida acorrentava os homens a deveres para com a famlia, os chefes tribais, a regras inviolveis de ascenso social, a 9pos rgidos de comportamento de acordo com a sua funo social pr-traada, e a uma economia de subsistncia e de troca directa. O indivduo 9nha que reproduzir a ordem ancestral da tribo e no podia desenvolver ac9vidades sociais, par9culares e econmicas que rompessem com ela, inclusive acumular bens para si atravs da explorao dos outros, nomeadamente atravs da escravatura. O indivduo estava condicionado por supers9es (medos e rituais) e preconceitos.

6.5. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Com a sociedade de classes (dirigentes estatais e religiosos, assalariados e escravos) no Crescente Fr9l da Mesopotmia, nas civilizaes do Indo, do Nilo, etc. , com o aparecimento das contradies sociais, da oposio entre a ordem social, as suas classes sociais e o indivduo separado dos outros por elas, chegou o momento do progresso no desenvolvimento da pessoa humana, da sua libertao das supers9es e das tradies. Comearam a formar-se novos valores espirituais.

6.6. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


As virtudes do membros da colec9vidade gen2lico-tribal forjaram-se na subordinao cega ao hbitos ancestrais, tabus ms9cos e supers9es. As suas qualidade morais no eram o resultado da opo moral consciente, do conito das mo9vaes, os quais se iam modelando nas sociedades de classes. As prescries morais primi9vas, que se cingiam apenas aos membros da mesma tribo, ligando o valor de cada um tribo em que nasceu, so subs9tudas por valores mais universais. Nasce, com a sociedade de classes, a concepo do valor moral da pessoa, independentemente do parentesco por consanguinidade gen2lico-tribal, das diferenas raciais e nacionais, mas agora ligado sua classe social e competncia com que desempenha o papel reservado por ela.

6.7. A SOCIEDADE DE CLASSES DESENVOLVIMENTO DA MORAL

J no so tanto a consanguinidade e a pertena tribal que contam mas a classe social e, sobretudo, a diferena entre aristocratas, sacerdotes, plebe e escravos. Mas, com essas contradies de classe sempre em desenvolvimento e em circunstncias novas, os indivduos tm que comear a tomar decises que j no esto pr-estabelecidas pelos costumes ancestrais. Pertencendo a classes em conito, tm tambm que deliberar o melhor modo de agir e de tomar decises com implicaes morais, ou seja, de se confrontarem com os intenes e com as consequncias dos seus prprios actos. Tornam-se n9ma, pessoalmente responsveis pelos seus actos, passam a ser verdadeiros actores morais, criadores e no apenas reprodutores de condutas ancestrais. A separao entre os valores ancestrais e os valores que jus9cam as novas necessidades do indivduos, levam-nos a ter conscincia de si mesmos com pessoas que tomam decises por si prprias. Ao terem que deliberar e decidir, tomam conscincia de si como agentes morais e cuja aco voluntria tem valor moral. Ora, agir moralmente tambm ter valor moral pelas aces que conduzem.

6.8. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


A diviso da sociedade em aristocratas e prias minou a moral igualitria da sociedade gen2lico-tribal. O antagonismo entre ricos e pobres, entre aristocratas e plebeus, entre homens livres e escravos, obrigava ao aparecimento de uma nova moral, que traduzia os interesses par9culares de classe. Os mais poderosos, apoiados numa nova estrutura social, o Estado, procuravam fazer da sua moral a moral de toda a sociedade, jus9cando assim a sua supremacia sobre as outras classes. A moral dominante considerava o escravo com tendo o valor de um instrumento falante, cuja vida era igual ao valor de um animal. Como eram os escravos que trabalhavam, o trabalho (desde a lavoura e as minas s artes pls9cas) passou a ser considerado uma maldio, uma coisa para gente inferior, e no uma forma de um homem se realizar, de desenvolver os seu talentos humanos.

6.9. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Plato, de resto um lsofo e escritor genial, atribuiu, de acordo com os padres morais do seu tempo, trs virtudes aos cidados do Estado esclavagista: sabedoria (governantes), coragem (aristocratas e cidados militares), moderao (artesos e mercadores livres). No fazia meno dignidade moral dos escravos. Mas era evidente a contradio entre as ideias e os factos: muitos dos escravos 9nham sido homens livres, tantos escravos eram mais cultos e talentosos do que tantos outros cidados e aristocratas. Basta pensar em Esprtaco, que se revoltou contra a sua condio, no lsofo romano estico Epicteto, nos escravos gregos que decoravam as casas dos senhores com belos frescos, na prpria semelhana ^sica entre escravos e homens livres. O grande lsofo estico romano Sneca escreveu o seguinte aforismo denunciador: O homem sagrado para o homem. O estoicismo (o imperador Marco Aurlio era um lsofo estico) era uma espcie de losoa igualitarista da An9guidade: para o estoicismo, todos os homens so iguais perante a lei moral. Neste aspecto, o cris9anismo acompanhou, como religio, a losoa estica. O cris9anismo integrou religio judaico-crist, platonismo e estoicismo.

6.10. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


A moral feudal a expresso das dependncias hierrquicas e de estratos sociais, mais ou menos rgidos. Muito embora o cris9anismo pregasse a igualdade espiritual entre os homens (perante o juzo de Deus), que de terem livre-arbtrio, a Igreja assumia tambm que devia haver uma razo moral e mesmo csmica qualquer para que eles 9vessem uma origem social to desigual, que uns fossem clrigos, outros nobres, outros servos, artesos e mercadores, at escravos. Cada qual 9nha o seu lugar predeterminado na sociedade com o m de preservar a sua ordem natural prescrita por Deus. Uma coisa a igualdade espiritual na medida em que todos os homens so por essncia uma alma imortal e dotada de livre-arbtrio; outra a diferena entre os homens em termos do seu valor moral efec9vo. O pres2gio e o valor moral do indivduo dependia, assim, do seu estatuto e no do facto de possuir qualidades morais pessoais. Numa sociedade predominantemente de subsistncia e de troca directa, numa sociedade fundiria e militarista, numa sociedade em que a Igreja tem um papel preponderante, como agente pol9co, militar e fundirio, o dinheiro no bem visto.

6.11. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Segundo os pensadores da Idade Mdia, os mo9vos econmicos da ac9vidade destrua a predes9nao nobre do indivduo, prejudicando os seus objec9vos espirituais (religiosos). A riqueza exis9a para o homem, no o homem para a riqueza. Por isso, o comrcio, a compra e a venda eram considerados como a forma inferior de ac9vidade, at inferior ao trabalho do lavrador. Na verdade, o enriquecimento, sobretudo atravs da acumulao de capital nanceiro, ameaava destruir a ordem social fundada na predes9nao dos indivduos a fazerem parte de uma hierarquia rgida, na qual o dinheiro, muito menos importante do que seria depois, era apenas um meio e no um m. A moral que vigorou na sociedade feudal compe-se de vrias normas e preceitos, feitos para conservarem e reforarem a ordem social e garan9rem o cu: honra de estrato social, lealdade de estrato para com os mais velhos, benevolncia, hospitalidade, dever de proteger os membros da corporao prossional e a devoo. Em suma, a moral feudal jus9ca (como ideologia) a forma feudal de relao social assente na dependncia pessoal dos indivduos desiguais em termos de estatutos sociais.

6.12. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


A relao feudal de dependncia pessoal (face ao senhor das terras, da Igreja, do mestre da prosso artesanal) dos indivduos pela desigualdade dos seus estatutos sociais vai ser subs9tuda, na sociedade burguesa capitalista (1 revoluo industrial capitalista no sculo XVI, a par com a expanso europeia), pela relao de dependncia impessoal (sem laos pessoais que no os de um mero contrato) do trabalho de uns para com a propriedade dos meios de produo de outros. Da dependncia de pessoas, passa-se dependncia das coisas, ou seja, daquilo que so os instrumentos de trabalho, na posse de outros, e de tudo o que s o dinheiro, pago como salrio, pode comprar. Gradualmente, ao longo dos sculos de revoluo capitalista (culminando com a Revoluo francesa e a sua Declarao Universal dos Direitos do Homem), todos passaram a ser iguais entre si.

6.13. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Todos passaram ento a ser iguais, mas apenas formalmente. A igualdade formal ou burguesa, no entender do marxismo, consiste no carcter universal do direito, na igualdade de jure, mas no na igualdade de fato. Por exemplo, todos podem ser proprietrios de empresas, mas s alguns podero s-lo efec9vamente, porque seria impossvel, por causa da estrutura da prpria sociedade que lhes confere esse direito a capitalista, necessariamente dividida em proprietrios e assalariados , a todos usufrurem desse direito. Todos tm direito jus9a, mas quem tem mais dinheiro, tem mais direito. Todos tm direito ao trabalho, mas s quando houver emprego. Todos tm direito sade, mas os mais ricos tm-nos mais do que os pobres. Todos tm direito vida e paz, mas apenas quando os interesses da concorrncia capitalista o permi9rem. Todos tm direito liberdade de expresso, mas s quem tem mais dinheiro e poder pol9co, ou quem est mais protegido por ele, livre de se exprimir.

6.14. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Os senhores feudais e os servos da gleba, como principais agentes produ9vos da Idade Mdia, cederam, grosso modo, o lugar burguesia (proprietria de meios de produo e de comrcio). Cons9tuiu-se o mercado mundial, diluram-se as relaes patriarcais e pessoais (entre pessoas ligadas por laos de dependncia pol9ca e prossional hierrquicos), subs9tudas pelas relaes monetrio-mercan9s e de empregador-assalariado (relaes impessoais, baseadas em necessidades comerciais e nanceiras), gerando novos modelos de imitao e novos padres morais de conduta. Surgiu tambm um novo ideal de homem, com um novo espectro especco de virtudes. O individualismo passou a ser o princpio de conduta como tendo os seus mo9vos j no nas normas e interesses colec9vos e sociais mas no clculo individual, para o qual aqueles so meros meios e j no tambm ns.

6.15. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


No contraditrio que o individualismo tenha sado vitorioso atravs da proclamao dos valores expressos pelas revolues burguesas: liberdade, igualdade, fraternidade. Os indivduos tornaram-se livres, mas para empregarem e venderem a sua fora de trabalho por mo9vos estritamente individuais. Os indivduos tornaram-se iguais para perseguirem os seus objec9vos privados. Os indivduos tornaram-se fraternos para criarem uma sociedade na qual, atravs do direito, os homens possam respeitar mutuamente a sua procura de enriquecimento pessoal. As revolues burguesas proclamaram a igualdade para se verem livres dos entraves medievais ao livre comrcio e contratao e para fundarem as relaes econmicas e sociais no princpio da empresa privada, garan9do pelos instrumentos do Estado capitalista.

6.16. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


O princpio de empresa privada ps o indivduo no centro da ac9vidade scio- econmica. A posio do indivduo no trabalho, nas relaes de produo, no est pr- estabelecida. A empresa burguesa, capitalista, abre possibilidades mais vastas para o desenvolvimento da individualidade, tanto do empresrio quanto do trabalhador, embora muito mais do empresrio. Ao emanciparem as suas ac9vidades das normas, valores e regras medievais que as limitavam, passavam a depender apenas de si, do seu capital e da sua competncia no trabalho. Desenvolveu-se a conscincia da iden9dade pessoal e o sen9mento da dignidade de si prprio. O homem torna-se autnomo, j no est dependente de relaes pessoais, de ordens sociais, de deveres pessoais para com estas e para com o rei. Age por sua conta e risco, responsvel pelos seus sucessos e insucessos, mesmo que ainda faa do Estado um instrumento para a sua salvaguarda. Todavia, e por conseguinte, o valor e a dignidade humana passam a como padro o sucesso do homem como empresrio, mais at do que como pol9co, tcnico e militar.

6.17. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Para Marx, tanto as ideias quanto a igualdade e a liberdade no so mais do que as expresses idealizadas do intercmbio dos valores de troca. Quer dizer, a igualdade e a liberdade dos homens na sociedade burguesa so essencialmente a forma legal da transaco livre nas relaes econmicas. Toda a restante igualdade e liberdade (de expresso, de jus9a, de eleio dos seus representantes pol9cos, etc.) derivam dessa igualdade econmica bsica, que , como os seus derivados, uma igualdade apenas formal (embora este apenas seja muito importante e uma conquista civilizacional irredu2vel).

6.18. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Esta igualdade, por ser essencialmente a forma legal das relaes de produo burguesas, o modelo estere9po das avaliaes caracters9cas da conscincia moral burguesa. As pessoas so iguais e livres para perseguirem os seus objec9vos individualistas nas relaes capitalistas, baseadas no clculo do capital. Impe-se assim o clculo egosta interesseiro nas relaes entre as pessoas. As relaes interpessoais tomam a forma de uma contabilidade dos bene^cios e das perdas.

6.19. A SOCIEDADE DE CLASSES E O DESENVOLVIMENTO DA MORAL


Os valores tradicionais da honra, da lealdade, da hospitalidade, provenientes da Idade Mdia, relacionados com as ordens sociais, tm ainda muita importncia na esfera burguesa do privado, mas do lugar m-f quando entram interesses nanceiros. Os elementos bsicos da conscincia moral burguesa na esfera pblica so a hones9dade e o dever. Eles so a contrapar9da da liberdade nos negcios: no basta a lei para fazer cumprir a palavra dada, mesmo escrita. A moral reserva-se a funo de impera9vo de conscincia e de auto-controlo, que a lei do direito no tem. Mas a moral burguesa dplice e auto-contraditria: por um lado hones9dade e dever so condies para a sociedade burguesa; por outro, a mesma sociedade, com o seu sistema de concorrncia, valoriza o pragma9smo (o que interessa so os resultados) e portanto todos os meios so leg9mos para a9ngir os objec9vos (com o Estado, no interesse dos empresrios, atento ao caos provocado). Por um lado, defende a igualdade entre os homens; por outro, estabelece uma diferena moral, de virtudes, entre empresrios (ac9vos) e assalariados (incapazes de empreender, fracassados).

7. ACO INVERSA SOBRE AS RELAES SOCIO-ECONMICAS (1)


Cada esfera da existncia social, uma vez surgida, torna-se relativamente independente. A moral e a arte so disso exemplos. Deste modo, a moral exerce uma influncia sobre o desenvolvimento da produo e de qualquer outra forma da actividade humana. Os costumes, que em grande parte so morais, possuem um papel regulador, seja na reproduo das relaes sociais, seja na formao de novas relaes.

7. ACO INVERSA SOBRE AS RELAES SOCIO-ECONMICAS (2)


Esta aco inversa provocada pelo carcter imperativo da moral e pelo elemento subjectivo-individual dela. O carcter imperativo impulsiona a actividade histrica do indivduo e a sua actividade criadora social. Leva-o a sentir o valor de uma forma intimamente necessria. Se bem que a moral seja objectivamente determinada e o seu contedo tenha um sentido sciohistrico objectivo, representa a esfera do estmulo interno, subjectivo, do indivduo, que o leva a concretizar as suas esperanas, objectivos e ideais, bem como a transformao criadora da sociedade na qual os ideais servem de pontos de referncia.

omnipenetrante e multifuncional, multifacetada e historicamente mutvel, mas todavia com desenvolvimento coerente e no relativista; qualitativamente peculiar.

8. A MORAL COMO PROCESSO PARTICULAR DE CONHECIMENTO (1) A moral , d e cert o mod o,

No se localiza num objecto mas constitui uma relao.

8. A MORAL COMO PROCESSO PARTICULAR DE CONHECIMENTO (2)


O conhecimento cientfico fornecenos o conhecimento cabvel no quadro da contraposio essencial: verdade/erro. O conhecimento artstico do mundo pressupe o seu conhecimento mediante imagens e a sua transformao na conscincia, baseando-se na contraposio belo/ feio. Por seu turno, a moral representa um processo valorativo e imperativo do conhecimento da realidade mediante o qual se regula a conduta humana com base na contraposio bem/mal.

8. A MORAL COMO PROCESSO PARTICULAR DE CONHECIMENTO (3)


Por tudo isso, s se pode compreender a especificidade da moral comparativamente. Estes diferentes processos do conhecimento do mundo interpenetram-se de certa forma, sem que qualquer deles perca o seu carcter distintivo, e, em lugar de se anularem reciprocamente, exigem uma combinao harmoniosa. No se pode cair no exagero dos positivistas.

9. A COMPLEMENTARIDADE DAS DIVERSAS ESFERAS


Na prtica social entrelaam-se diversos processos de conhecimento do mundo, complementando-se e enriquecendo-se mutuamente. As suas particularidades, que consistem na especificidade da verdade, da beleza e do bem, justificam a sua existncia relativamente independente. Contudo, as diferenas entre elas no so absolutas, mas sim relativas.

10. RELAES MORAIS (1)


As relaes morais podem ser comparadas com a configurao, com o desenho dos valores consagrados e cultivados no meio social; so, digamos, a estrutura interna dos costumes existentes. Representam tambm a conexo nica, internamente organizada e hierrquica de normas e interdies, como um sistema determinado.

11. RELAES MORAIS(2)


As relaes morais representam relaes especficas, tanto objectivas quanto subjectivas. So objectivas na medida em que resultam de aces reais, materiais, que afectam os interesses dos outros e se formam independentemente da vontade de u m i n d i v d u o, r e p r e s e n t a n d o relaes humanas estveis no meio social.

Por outro lado, so subjectivas na medida em que traduzem motivaes, opes e concepes daquilo que moral ou imoral e decorrem dos imperativos do dever e da conscincia.

11. RELAES MORAIS(3)


As relaes morais... no podem existir como propriedades dos objectos e das aces separadas do sujeito, nem podem ser reduzidas ao mundo meramente subjectivo e individual.

12. O SUJEITO MORAL NO S RAZO E MOTIVAO (1)


Ainda que a tica cientfica destaque o papel da motivao moral e, em geral, dos processos racionais de autocontrolo individual (autoanlise, auto-avaliao, etc.), no chega a absolutizar o seu significado porque a moral no pode ser cingida apenas esfera dos processos meramente lgicos da conscincia e, muito menos, reduzida reflexo, ou seja, representao de si prprio pelo indivduo, do valor moral da sua conduta, etc..

12. O SUJEITO MORAL NO S RAZO E MOTIVAO (2)


que a moral representa um fenmeno integral que se projecta, mediante o critrio imperativo e valorativo, em toda a vida mental do indivduo e, ainda por cima, em todos os nveis: ao nvel dos arrebatamentos, ao nvel emocional, no da vontade e no da lgica e da reflexo.

13. O PROJECTO MORAL MARXISTA


A medida do humanismo das sociedades esclavagista, feudal e burguesa, apesar de serem muito diferentes, era limitada no essencial, porque estes regimes se baseavam na explorao do homem pelo homem. Ao eliminar a propriedade privada dos meios de produo e todas as relaes de opresso e subjugao resultantes dela, o socialismo, segundo a losoa marxista, cria uma nova medida de humanismo nas relaes sociais. O humanismo comunista universal. Pe como condio o respeito, a ajuda real e a amizade de todos os homens, ou seja, a ideia de que todos os homens, no s na esfera moral ideal (Kant) como tambm nas relaes sociais efec9vas, so ns e no apenas meios uns dos outros, par9ndo do princpio de que cada indivduo tem direito igual felicidade (no como em Stuart Mill mas unida noo de dever, que toma todos os homens como ns). O humanismo marxista a luta pelo desenvolvimento livre e mul9forme do homem. Luta, portanto, contra tudo o que deforma a sua vida e limita as possibilidades da sua realizao. Para isso, h uma condio objec9va a cumprir: o m da explorao do homem pelo homem baseada na existncia da propriedade privada dos meios de produo.

S-ar putea să vă placă și