Sunteți pe pagina 1din 2

3 PROF: EQUIPE

IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!


REFERNCIA NO CONTEDO DO VESTIBULAR 2010: - Conhecer as bases e os critrios do sistema de classificao dos seres vivos. - Aplicar o sistema de nomenclatura binomial.

TAXONOMIA
CONTEDO PROGRAMTICO
ITA 09/03/10 PROT: 3077

01

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

AS BASES DO SISTEMA DE CLASSIFICAO


Quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos ao nosso redor, temos a tendncia de reunir em grupos aqueles que consideramos semelhantes, classificando-os. Esta uma caracterstica inerente ao ser humano. O ser humano classifica as coisas porque isso as torna mais fceis de serem compreendidas. provvel que o homem primitivo distribusse os seres vivos em grupos: os comestveis e os no-comestveis, perigosos e no-perigosos etc.. No nosso dia-a-dia, temos vrios exemplos de classificao de coisas; ao se classificar os selos, por exemplo, levamos em conta critrios de semelhanas como pas, o ano do selo, o motivo da estampa etc.. Em qualquer sistema de classificao so usados determinados critrios. Num supermercado, a disposio dos produtos nos corredores e nas prateleiras obedece a certas regras estabelecidas pelo proprietrio. Por exemplo, os produtos de higiene pessoal ficam numa determinada prateleira de uma determinada seo, os refrigerantes numa outra e os chocolates em uma terceira etc.. claro que o dono de um supermercado pode usar critrios diferentes de arrumao em relao a outro dono de outro supermercado. Os cientistas tambm classificam. Mas no caso da Cincia, no aconselhvel a existncia de muitos sistemas diferentes de classificao. Podemos perceber que isso tornaria muito difcil a comunicao entre cientistas. A importncia da classificao biolgica facilitar a compreenso da enorme variedade de seres vivos existentes.

Hoje em dia classificaes so naturais, pois procuram agrupar os seres vivos de acordo com o maior nmero possvel de semelhanas, tentando estabelecer relaes de parentesco evolutivo entre os mesmos. Um grande marco na classificao dos seres vivos foi estabelecido pelo Naturalista e Mdico sueco Linnaeus (l-se Lineu).

O SISTEMA BINOMINAL DE LINEU


Lineu desenvolveu um sistema de categorias hierrquicas que, com algumas modificaes, usada hoje. No entanto, ele no levou em conta as relaes de parentesco evolutivo entre seres vivos, pois acreditava que as espcies existentes na Terra tinham sido criadas uma a uma por Deus e que, desde o instante da criao at ento, elas teriam permanecido sem qualquer alterao. Esse princpio da imutabilidade, denominado fixismo, era crena generalizada entre os naturalistas da poca de Linnaeus. Atualmente o fixismo no mais aceito, tendo sido contestado a partir dos trabalhos de Darwin em 1859. Darwin desenvolveu ideias sobre a evoluo dos seres vivos atravs da seleo natural. A teoria da evoluo biolgica ou simplesmente teoria da evoluo diz que todos os seres vivos, dos mais simples at o homem, esto sujeitos a contnuas modificaes ao longo do tempo. Assim, acredita-se que todas as espcies atuais ou as j extintas se originaram a partir de outras, pelo acmulo de novas caractersticas, que revelam as suas adaptaes ao diferentes ambientes durante a histria da Terra. Com a aceitao da teoria evolutiva, as espcies deixaram de ser vistas como grupos estticos de seres vivos. No sistema proposto por Lineu, a espcie a unidade de classificao. O atual sistema de classificao dos organismos tambm considera a espcie como unidade de classificao. Alguns dos pontos importantes do Sistema Binominal

OS CRITRIOS DOS SISTEMAS DE CLASSIFICAO


A primeira tentativa conhecida de classificao foi feita pelo filsofo grego Aristteles (384-322 a.C.). Aristteles trabalhou principalmente com animais e classificou vrias centenas de espcies. Ele dividia os animais em dois grandes grupos: os com sangue e os sem sangue. Teofrasto, um discpulo de Aristteles, descreveu todas as plantas conhecidas no seu tempo: ao classificar as plantas, um dos critrios utilizados foi o tamanho; ele as dividia em rvores, arbustos, subarbustos e ervas. De Aristteles at o comeo do sculo XVIII houve pouco progresso. Foram elaborados alguns sistemas de classificao, mas com pouco sucesso. Os critrios eram arbitrrios, alguns Bilogos classificavam os animais de acordo com seu modo de locomoo, outros conforme o ambiente em que ele vivia etc. Um exemplo disso pode ser notado ao analisarmos a classificao de um animal tendo por base apenas o ambiente onde ele vive. Pssaros, morcegos e insetos so classificados como animais areos e, no entanto, so muito diferentes entre si. Certamente um beija-flor tem mais semelhana com uma ema (terrestre) do que com uma mosca. Podemos notar que escolher como critrio apenas o ambiente no acrescenta muito sobre o grupo. Estas primeiras classificaes eram consideradas artificiais, pois utilizavam critrios que no refletiam as possveis relaes de parentesco entre os seres vivos.

CONTEDO - 2011

Um pouco sobre Lineu: Professor, mdico, botnico e bilogo naturalista sueco nascido em Smland, uma localidade rural de Rshult, fundador da moderna sistemtica de classificao para plantas e animais. A obra que lhe trouxe notoriedade internacional foi Systema naturae (1735), um livreto de 12 pginas tratando sobre os reinos animal, mineral e vegetal. Em uma nova e detalhada edio do Systema naturae (1758-1759), em dois volumes, aplicou o mtodo aos animais e criou trs sistemas de classificao, um sobre plantas, outro sobre animais e um terceiro para os minerais, distribudos em trs grandes reinos: Animal, Vegetal e Mineral.

NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS

Se voc consultar um dicionrio verificar que o fruto conhecido como ABBORA tambm pode ser chamado de jerimum, jerimu, jurumum, zapolo e zapolito-de-tronco. provvel que voc no conhea todos esses nomes. Se em uma nica lngua de um nico Pas existem tantos nomes para um mesmo organismo, calcule, ento, como seria confuso se considerarmos todas as lnguas e dialetos que existem no mundo! Para facilitar a comunicao entre pessoas de diferentes nacionalidades, que falam diferentes idiomas, e entre pessoas de diferentes regies geogrficas de um mesmo pas, so utilizados nomes cientficos para designar as vrias espcies de seres vivos.

O ATUAL (NEM CLASSIFICAO

TANTO

ATUAL)

SISTEMA

DE

Muitos sistemas de classificao de seres vivos foram propostos, mas esse assunto ainda muito controvertido. As Cincias Biolgicas esto em plena expanso e tem sido possvel conseguir mais e melhores informaes a respeito dos seres vivos, trazendo assim maiores subsdios para a compreenso de suas histrias evolutivas. Por essa razo, a classificao tem sofrido modificaes, pois se trata de um tema dinmico, no existindo um sistema que contente a todos. Num dos primeiros sistemas de classificao, na poca de Lineu, era comum a diviso dos seres da natureza em 3 reinos: Vegetalia ou Plant, Animalia e Mineralia. Essa diviso perdurou at cerca de 60 anos atrs. Em consequncia, ainda h quem insista em considerar os seres vivos unicamente em dois reinos: Vegetalia e Animalia. Num outro sistema proposto, os seres vivos eram colocados em 3 reinos: Protista, Plant e Animalia. Este sistema tambm no mais utilizado. Posteriormente surgiu um sistema de classificao onde os seres vivos eram divididos em 4 reinos: Reino Monera (bactrias e cianobactrias), Reino Protista (algas, protozorios e fungos), Reino Plant (desde musgos at angiospermas) e Reino Animalia (desde esponjas at os mamferos). Esse sistema ainda utilizado por algumas pessoas, mas foi sendo substitudo por um sistema que agrupa os seres vivos em 5 Reinos:

Domnio Eukaria, que inclui todos os eucariontes, os seres vivos com um ncleo celular organizado. A classificao anterior no inclui os vrus dada a dificuldade em integr-los entre os seres vivos dada a ausncia de algumas das caractersticas definidoras de vida. Hoje, existe uma classificao alternativa, criando um quarto domnio chamado Aphanobionta, composto exclusivamente pelos vrus. Carl Woese um microbilogo norte-americano que se tornou famoso ao definir os Archaea (um novo domnio ou Reino dentro dos seres vivos) em 1977 pela anlise filogentica do RNA ribossomal 16S, uma tcnica de que ele tambm foi pioneiro. A aceitao da validade dos Archaea como um grupo separado das bactrias, que tambm so procariontes, pela comunidade cientfica foi um processo longo e doloroso. Nomes famosos, como Salvador Luria e Ernst Mayr no aceitavam esta diviso dos procariontes e s em meados da dcada de 1980, este novo grupo foi aceito como vlido. Woese foi nomeado MacArthur Fellow em 1984, tornouse membro da National Academy of Sciences dos EUA em 1988, recebeu a medalha Leeuwenhoek (a maior honra em microbiologia) em 1992 e a National Medal of Science em 2000. Em 2003, ele recebeu o Prmio Crafoord da Academia Real das Cincias da Sucia.
REGRAS DE NOMENCLATURA

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

1 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 2 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 3 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 4 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 5 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 6 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 7 Regra: ___________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Reino Animalia: todos os animais desde as esponjas at os


mamferos Reino Plantae: desde algas pluricelulares at angiospermas Reino Fungi: todos os fungos Reino Protista: algas unicelulares e protozorios Reino Monera: bactrias e cianobactrias O sistema dos 5 Reinos foi proposto em 1969 pelo Bilogo norte-americano Wittaker, modificado em 1979, o utilizado atualmente, tambm o pedido no vestibular do Par.

O ATUAL (VERDADEIRAMENTE ATUAL) SISTEMA DE CLASSIFICAO


Carl Woese props em 1990 o agrupamento dos diferentes reinos da taxonomia tradicional em trs grandes clades que designou por domnios. Nessa classificao, a categoria domnio o segundo nvel hierrquico de classificao cientfica dos seres vivos, depois da categoria suprema que enquadra todos os seres vivos, o super-domnio Biota. Naquele sistema de classificao, frequentemente designado por Sistema dos Trs Domnios, so considerados os seguintes agrupamentos: Domnio Eubacteria, que inclui as bactrias; Domnio Archaea, antigas Archaebacterias, que inclui os procariontes que no recaem na classificao anterior;

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2010

S-ar putea să vă placă și