Sunteți pe pagina 1din 17

Ministrio da Educao UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN Campus Toledo

EMPREENDEDORISMO
Prof. Sandra R. S. Pinela Dalms, Me
sandradalmas@utfpr.edu.br

FATORES QUE CONDUZEM O EMPREENDEDOR AO SUCESSO


O ESPRITO EMPREENDEDOR

Empreendedor

Origem: francs entrepreneur significa aquele que assume riscos e comea algo novo. a pessoa que inicia e/ou opera um negcio para realizar uma idia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.

Origens do Pensamento Empreendedor

O empreendedorismo tem sido visto como um engenho que direciona a inovao e promove o desenvolvimento econmico.
Principais linhas de pensamento: viso dos economistas. O empreendedor era aquele que adquiria a matria-prima por um determinado preo e a revendia a um preo incerto. viso dos behavioristas. Na dcada de 1950, os behavioristas foram incentivados a traar um perfil da personalidade do empreendedor. escola dos traos de personalidade. Tem propiciado uma srie de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeioar aspectos especficos para obterem sucesso

Viso sobre Empreendedorismo


A viso de Max Weber (1864-1920) sobre empreendedorismo freqentemente identificada com a Teoria do Carisma. No campo da psicologia, estudos sobre o empreendedor esto divididos em dois grupos: um grupo cujo principal objetivo isolar a personalidade empreendedora; outro grupo que de natureza psicolgicosocial, no qual a personalidade do empreendedor vista como decisivamente moldada por algo de fora, como influncia dos pais ou a forma como a criana foi socializada.

Caractersticas do Esprito Empreendedor

Trs caractersticas bsicas identificam o esprito empreendedor:

Necessidade de realizao. Os empreendedores apresentam elevada necessidade de realizao em relao s pessoas da populao em geral. Disposio para assumir riscos. Preferem situaes arriscadas at o ponto em que podem exercer determinado controle pessoal sobre o resultado. Autoconfiana. Os empreendedores de sucesso so pessoas independentes que enxergam os problemas inerentes a um novo negcio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.

Fatores ambientais que impulsionam o Empreendedorismo

Vrios fatores ambientais encorajam ou impulsionam as pessoas a iniciar novos negcios. Tais empreendedores so rotulados de refugiados:
Refugiados estrangeiros. So pessoas que encontram discriminaes ou desvantagens ao buscar emprego assalariado em outros pases e, ento, iniciam um novo negcio. Refugiados corporativos. So aqueles que fogem do ambiente burocrtico das grandes e mdias empresas iniciando negcios por conta prpria. Refugiados dos pais. So pessoas que abandonam a famlia para mostrar aos pais que podem fazer as coisas de maneira independente, ou seja, sozinhas.

Fatores ambientais que impulsionam o Empreendedorismo


Refugiados do lar. So aqueles que comeam o prprio negcio aps o crescimento dos filhos ou quando se sentem livres das responsabilidades da casa. Refugiados feministas. Mulheres que sentem discriminaes ou restries em uma empresa e preferem iniciar um negcio que possam dirigir independentemente dos outros. Refugiados sociais. So os alheios cultura que prevalece na empresa, que buscam uma atividade como empreendedores. Refugiados educacionais. So pessoas que se sentem cansadas dos cursos acadmicos e decidem iniciar um novo negcio.

Estilos de fazer negcios


EMPREENDEDOR ARTESO

uma pessoa que inicia um negcio basicamente com habilidades tcnicas e um pequeno conhecimento da gesto de negcios. Sua abordagem quanto ao processo decisrio se caracteriza por:
a) b) c) d) e)

ter uma orientao de tempo de curto prazo, com pouco planejamento para futuro crescimento ou mudana; ser paternalista, ou seja, dirigir o negcio da forma como dirigiria sua prpria famlia; usar uma ou duas fontes de capital para abrir sua empresa; definir a estratgia de marketing em termos de preo tradicional, da qualidade e da reputao da empresa; esforar-se nas vendas basicamente por motivos pessoais.

Estilos de fazer negcios


EMPREENDEDOR OPORTUNISTA

aquele que tem educao tcnica suplementada por estudo de assuntos mais amplos, como administrao, economia, legislao ou lnguas. Caracteriza-se por:
a) b) c) d) e) f)

evitar o paternalismo na conduo da equipe; delegar autoridade s pessoas necessrias para o crescimento; empregar estratgias de marketing e esforos de vendas mais variados; obter capitalizao original de mais de duas fontes de dinheiro; planejar o crescimento futuro do negcio; utilizar sistemas de registro e controle, oramento apropriado, oferta precisa e pesquisa sistemtica de mercado.

Os perigos mais comuns nos novos negcios


No identificar adequadamente qual ser o novo negcio; no reconhecer apropriadamente qual ser o tipo de cliente a ser atendido; no saber escolher a forma legal de sociedade mais adequada; no planejar suficientemente bem as necessidades financeiras do novo negcio; errar na escolha do local adequado para o novo negcio; no saber administrar o andamento das operaes do novo negcio; no ter conhecimento sobre a produo de bens ou servios com padro de qualidade e de custo; desconhecer o mercado e, principalmente, a concorrncia; ter pouco domnio sobre o mercado fornecedor; no saber vender e promover os produtos/servios; no saber tratar adequadamente o cliente.

Engajamento o que torno o negcio bemsucedido

Razes para as pessoas se engajarem nos negcios:

forte desejo de ser seu prprio patro, de ter independncia e no receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal; oportunidade de trabalhar naquilo que gosta; sentimento de que pode desenvolver a sua prpria iniciativa sem o guarda-chuva do padro; desejo pessoal de reconhecimento e de prestgio; poderoso impulso para acumular riqueza e oportunidade de ganhar mais que quando era simples empregado; descoberta de uma oportunidade que outros ignoraram ou subestimaram; desafio de aplicar recursos prprios e habilidades pessoais em um ambiente desconhecido.

Caractersticas de empreendedor bemsucedido


Iniciativa e busca de oportunidades; perseverana; comprometimento; busca de qualidade e eficincia; coragem para assumir riscos, mas calculados; fixao de metas objetivas; busca de informaes; planejamento e monitorao sistemticos, isto , detalhamento de planos e controles; capacidade de persuaso e de estabelecer redes de contatos pessoais; independncia, autonomia e autocontrole.

Caractersticas adicionais de empreendedor bem-sucedido


ter vontade de trabalhar duro; ter habilidade de comunicao; conhecer maneiras de organizar o trabalho; ter orgulho daquilo que faz; manter boas relaes interpessoais; ser um self-starter, um autopropulsionador; assumir responsabilidades e desafios; tomar decises.

Elementos de um negcio bem-sucedido


Uma oportunidade de negcios potenciais Um esprito empreendedor adequadamente qualificado e motivado Um planejamento slido e bem detalhado do negcio Capital suficiente para bancar o negcio Muita sorte pela frente

Algumas limitaes de um novo negcio


1)

2)

3) 4)

5) 6)

Esquea o perodo de oito horas dirias de jornada, os fins de semana e os feriados, pelo menos no decorrer de alguns meses ou, at mesmo, anos. O cio e a tranqilidade no so caractersticas de um incio de negcio. Existe a possibilidade de voc perder seu investimento de capital financeiro e talvez o dinheiro de outras pessoas que tambm colaboraram com o ingresso do numerrio. Provavelmente, voc no poder contar com um ganho regular ou nem mesmo com algum ganho durante o perodo inicial. Voc assumir um enorme fardo de responsabilidades. Ter de tomar decises em todos os problemas que aparecerem e precisar de um profundo engajamento em todas as fases do negcio. Voc ter de fazer o que gosta e mais o que no gosta para tocar seu prprio negcio. Todo o seu tempo e todas as suas energias tero de ser aplicadas.

Referncias

CHIAVENATO, I.. Empreendedorismo. Dando asas ao esprito empreendedor. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2009 DORNELAS, J. C. A.. Empreendedorismo. Transformando idias em negcios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

S-ar putea să vă placă și