Sunteți pe pagina 1din 2

Gesto de Capital de Giro. Prof.

Rafael David Respostas da atividade 1: 1) a) Administrao Financeira de curto de prazo: Porque ela consiste em gerenciar cada um dos ativos e passivo circulantes de uma organizao, com o objetivo de alcanar o equilbrio entre rentabilidade e risco, que contribui positivamente para o valor geral do negcio. Atravs do gerenciamento efetivo do ciclo operacional, por esse motivo considerada uma das atividades mais demoradas desse profissional. b) Capital de Giro Lquido: Consiste na determinao da diferena entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Observa-se abaixo que a parte em vermelho representa o CGL. ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE CGL ATIVO NO CIRCULANTE
PASSIVO NO CIRCULANTE

Aluno: Antonio Pereira da Silva Turma: 0810

PATRIMONIO LIQUIDO

2) Qual a relao entre a previsibilidade das entradas de caixa da empresa e seu nvel requerido de capital de giro lquido? Como se relacionam o capital de giro lquido, a liquidez e o risco de insolvncia tcnica? R. Toda organizao deve ter em seu planejamento o demonstrativo de contas a receber e de contas a pagar, assim sendo pode projetar o controle de caixa e realizar o fluxo de caixa, que uma demonstrao essencial na transparncia da movimentao dos recursos. Desse modo consegue ter melhor e maior controle da empresa principalmente dos resultados. Com esses controles/informaes pode acompanhar a participao dos capitais de terceiros, mensurando a necessidade de capitais de curto prazo e o controle do capital de giro lquido, tambm analisando tais recursos e seus riscos. Diante do exposto, pode-se afirmar que a previso de entradas e/ou recebimentos de caixa e extremamente importante para a sobrevivncia de qualquer empresa, pois garante a liquidez e o risco de insolvncia; portanto as entradas de caixa so primordiais. 3) Por que um aumento do cociente entre o ativo circulante e ativo total reduz tanto o lucro quanto o risco, medido pelo capital de giro lquido? Como as variaes do cociente ente passivo circulante e ativo total afetam a rentabilidade e o risco? 4) Qual a diferena entre o ciclo operacional de uma empresa e seu ciclo de converso de caixa? O ciclo operacional corresponde ao perodo compreendido entre o comeo do processo de produo e o recebimento de caixa resultante da venda do produto acabado; j o ciclo de converso de caixa corresponde na diferena entre o ciclo operacional e o prazo mdio de pagamento.

5) Por que til dividir as necessidades de financiamento de atividade estveis em permanentes e sazonais ao desenvolver uma estratgia de financiamento? As empresas, ao desenvolverem suas estratgias de financiamento, devem estabelecer sua necessidade de financiamento em permanentes e sazonais, pois mantm investimentos constantes em ativos operacionais, principalmente quando suas vendas apresentam um nvel constante; e ainda apresentam investimentos em ativos operacionais variveis ao longo do tempo, sempre correspondentes aos respectivos ciclos de vendas das empresas, ainda levando em considerao a permanente necessidade de financiamentos permanentes, que assegurem investimentos mnimos em ativos operacionais.

S-ar putea să vă placă și