Sunteți pe pagina 1din 11

Curso de Engenharia Civil e Ambiental

Gesto Financeira

Professor: Lucas Gonalves

INDICADORES FINANCEIROS

A importncia de informaes para a tomada de decises financeiras. Essas informaes podem ser internas ou externas. As informaes Internas so obtidas nas demonstraes financeiras (balano patrimonial e demonstraes de resultados) e as externas abrangem dados sobre tendncias do mercado, aes da concorrncia, decises de poltica econmica e situao do mercado internacional. importante saber como so apurados os elementos que passam a compor o patrimnio em funo dos resultados operacionais. Balano patrimonial (B.P), Demonstrao de Resultados do Exerccio (DRE), Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL), Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA) e

Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC), so as peas principais dessa anlise.

ATIVO: Compreende os bens e direitos da empresa em moeda; caixa, Bancos ( ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imveis Veculos, Equipamentos, Mercadorias, Ttulos a Receber, Clientes(estes ltimos sendo quantias que terceiros devem entidade, em virtude de transaes de crdito, tais como emprstimos de dinheiro ou vendas a prazo), so alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes do Ativo acham-se discriminados no lado esquerdo do Balano Patrimonial.

PASSIVO: Compreende basicamente as obrigaes a pagar, isto , as quantias que a empresa deve a terceiros: Ttulos a Pagar, Contas a Pagar, Fornecedores, Salrios a Pagar, Impostos a Pagar, Hipotecas a pagar So algumas das obrigaes assumidas normalmente por uma empresa. Todos os elementos componentes do Passivo esto discriminados no lado direito do balano Patrimonial.

PATRIMNIO LQUIDO: Definimos Patrimnio como a diferena entre o valor do Ativo e do Passivo (Bens + Direitos Obrigaes) de uma empresa, em determinado momento.

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS BALANO PATRIMONIAL

Representa tudo o que a empresa tem, os ativos, e tudo o que a empresa deve, os passivos. A diferena o aporte de recursos dos scios e os lucros gerados nas atividades da empresa no distribudos, o patrimnio lquido.

BALANO PATRIMONIAL EMPRESA 31/12/08 X

ATIVO C I R C U L A N T E ESTOQUES CONTAS A RECEBER APLICAES FINANCEIRAS BANCOS DISPONVEL: CAIXA C I R C U L A N T E

PASSIVO FORNECEDORES

IMPOSTOS E TAXAS

SALRIOS E ENCARGOS DEBNTURES OUTROS DIVIDENDOS

REALIZVEL A LONGO PRAZO ATIVO PERMANENTE: INVESTIMENTOS IMOBILIZADO DIFERIDO

EXIGVEL A LONGO PRAZO PATRIMNIO LQUIDO: CAPITAL SOCIAL RESERVAS DE LUCROS LUCROS ACUMULADOS

FONTES DE PATRIMNIO LQUIDO

O Patrimnio Lquido de uma empresa pode ser proveniente das seguintes fontes: a) Investimentos efetuados pelos proprietrios em troca de aes, quotas ou outras participaes. b) Lucros acumulados na empresa como fonte (adicional) de financiamento.

EQUAO FUNDAMENTAL DO PATRIMNIO

A representao quantitativa do patrimnio de uma empresa conhecida pela sua expresso BALANO PATRIMONIAL. Pela prpria definio: Patrimnio o conjunto de bens, direitos e obrigaes. Por esta razo o balano costuma ser denominado Balano Patrimonial.

PATRIMNIO LQUIDO = ATIVO PASSIVO

Na maioria das empresas o Ativo (Bens e direitos) ultrapassar o Passivo (Obrigaes), ento a representao mais comum do seu patrimnio (Balano Patrimonial) assume a forma: ATIVO = PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO (lado direito)

(lado esquerdo)

Demonstrao de Resultados (DRE): Expressa os resultados econmicos de um perodo especfico, normalmente um ano. A DRE mostra como surge o resultado final da empresa . Do lucro, parte ser distribuda aos acionistas na forma de dividendos e o restante ficar na empresa na forma de lucros retidos. So mais comuns aquelas que cobrem o perodo de um ano, com encerramento em uma data especifica, geralmente 31 de Dezembro do ano civil. Costuma-se ser elaborada Demonstraes mensais de Resultado para serem usadas pela Administrao, e devem-se disponibilizar demonstraes trimestrais aos acionistas de empresas abertas. Sendo que um dos valores mais importantes para as pessoas nela interessadas so; o resulto lquido do

perodo, ou o Lucro ou Prejuzo do perodo; a Receita ou Faturamento e o CMV (Custo da Mercadoria Vendida).

Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido: Patrimnio Lquido a origem de recursos que advm dos scios ou acionistas, somada aos lucros retidos que a companhia apresenta at determinada data. de muita utilidade, pois fornece a movimentao ocorrida durante o exerccio nas diversas contas componentes do Patrimnio Lquido. Sua publicao exigida pela CVM em sua Instruo n. 59/86, para companhias abertas.

Demonstrao do Fluxo de Caixa: Tem por finalidade evidenciar as transaes ocorridas durante determinado perodo e que provocaram modificaes no saldo da conta caixa. Trata-se de uma demonstrao sintetizada dos fatos administrativos que envolvem os fluxos de dinheiro

ocorridos durante um determinado perodo, devidamente registrados a debito (entrada) e a credito (sadas) da conta caixa. Existem trs fluxos a serem analisados o das operaes, dos financiamentos e dos investimentos.

QUOCIENTE DE LIQUIDEZ LIQUIDEZ CORRENTE

ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE

Quociente a expresso de relao entre elementos ou grupo de fenmenos patrimoniais. OBJETIVO: Por meio desse quociente, procuramos verificar a capacidade de pagamento a curto prazo , ou seja, a capacidade de a empresa pagar sua

dvidas vencveis no exerccio seguinte ao do balano, contando com os valores disponveis e realizveis no mesmo perodo.

NDICE PADRO : de forma geral, esse ndice pode ser considerado favorvel, quando se situar acima da unidade. Os resultados abaixo da unidade so considerados desfavorveis, porque revelam, a curto prazo, insuficincia de recursos para o pagamento de dvidas.

BOA (FOLGADA) 1,50

1.30

DE POUCA FOLGA

1,15

APERTADA

NORMAL 1,00 DEFICITRIA

A flutuao, dentro dessa escalada, vai depender de diversos fatores, principalmente da natureza dos valores do Ativo Circulante e dos Crditos obtidos para o seu financiamento.

LIQUIDEZ SECA

comparao quase idntica a do quociente anterior, com diferena de que os estoques no so considerados entre os recursos realizveis do Ativo circulante.

ATIVO CIRCULANTE - ESTOQUES

PASSIVO CIRCULANTE

Objetivo: esse quociente importante na hiptese de no termos elementos para calcular a rotao dos estoques e, nos seguintes casos, quando os estoques passam a constituir valores de difcil converso em moeda: a. em pocas de retrao do mercado consumidor b. para empresas que tm suas vendas concentradas em determinadas pocas do ano (produtos sazonais) c. quando a rotao dos estoques for muito lenta. Torna-se, contudo, dispensvel, quando a rotao dos estoques revelada pelo ndice respectivo for rpida, caso em que a situao financeira (no curto prazo) poder ser apreciada apenas por meio do ndice de liquidez corrente.

NDICE PADRO: de modo geral, podemos considerar como normais ndices prximos unidade (at mesmo ligeiramente inferiores). Resultados acima da unidade revelam que a empresa, mesmo sem vender uma s unidade do seu estoque, ainda possui recursos de sobra para o pagamento dos compromissos no curto prazo. NO DEPENDE DA VENDA DOS ESTOQUES

1,00

NORMAL

DEPENDE DA VENDA DOS ESTOQUES

A correta avaliao do maior ou menor grau de dependncia da venda dos estoques vai depender menos do valor numrico obtido do que da diferena existente entre esse resultado e o do ndice de liquidez corrente. Assim, uma queda da liquidez de 1,80 para 0,90, indica uma maior dependncia da venda dos estoques, do que uma queda de 1,10 para 0,80, embora esse ltimo

ndice de liquidez seca (0,80) seja menor do que o primeiro (0,90).

LIQUIDEZ GERAL ATIVO CIRCULANTE + REALIZVEL A LONGO PRAZO

PASSIVO CIRCULANTE + EXIGVEL A LONGO PRAZO

OBJETIVO : O ndice de liquidez corrente demonstra a capacidade de a empresa pagar os compromissos vencveis dentro do exerccio seguinte ao do balano, contando com os recursos disponveis e realizveis no mesmo perodo. Existem, porm, dividas vencveis em prazo superior a 360 dias e que devero ser utilizadas para o resgate dos compromissos. O ndice de liquidez geral no faz restrio de prazo. Compara todas as dvidas (a curto e a longo prazo) com a soma de todos os valores disponveis e realizveis. Indica pois a capacidade de a empresa pagar todos os seus compromissos, sem ter que lanar mo dos valores representativos do seu ativo permanente.

NDICE PADRO : de modo geral, podemos basear nossa apreciao na mesma escala que a apresentada para o ndice de liquidez corrente.

NDICES DE

SIGNIFICADO Mostra quantos R$ a empresa tem no Ativo Revela a capacidade de pagamento, prazo. a curto

Liquidez CORRENTE

circulante, cada real

para de

pagar dvida de 1

vencvel ano.

dentro

Mostra quanto tem no Ativo Circulante (no os Revela o peso dos

considerados Liquidez SECA estoques) cada real para de

pagar estoques na liquidez da dvida empresa.

vencvel dentro de um ano.

Mostra quantos R$ a empresa tem de valores disponveis e realizveis Liquidez GERAL (em qualquer prazo) Revela a capacidade de pagamento geral.

para pagar cada real do total de suas dvidas ( a curto e a longo prazos).

QUOCIENTE DE IMOBILIZAO DE CAPITAL

ATIVO PERMANENTE PATRIMNIO LQUIDO

O quociente mencionado indica a proporo do capital imobilizado em ativo fixo. Para se analisar este quociente deve-se ter em conta o tipo de empresa. No caso de empresa de transportes, deve ser um ndice bastante alto ( de 0,7 ou 0,8). Se, porm se tratar de uma empresa puramente comercial, o quociente dever ser o menor (0,3 ou 0,4) pois o capital prprio em giro de grande necessidade para essa atividade.

QUOCIENTE DE RENTABILIDADE

LUCRO LQUIDO VENDAS ou FATURAMENTO

LUCRO LQUIDO PATRIMNIO LQUIDO

Conforme se observa acima, os quociente de rentabilidade permitem ao analista avaliar os lucros da empresa em relao a certo nvel de vendas, a certo nvel de ativos ou ao volume de Capital investido pelos proprietrios. Por este motivo so quocientes que oferecem maior segurana para os

proprietrios, credores e administradores avaliarem o aumento do lucro, que por sua vez pea fundamental para avaliao do mercado.

GRAU DE ENDIVIDAMENTO Mede o montante de divida em relao a outras grandezas significativas do Balano Patrimonial. Tambm indica o montante de recursos de terceiros que est sendo usado, na tentativa de gerar lucros.

CAPACIDADE DE PAGAR AS DVIDAS

a capacidade de uma empresa para efetuar os pagamentos contratuais requeridos, segundo uma programao, ao longo da vida da divida.

NDICE DE ENDIVIDAMENTO GERAL

Mede a proporo dos Ativos totais da empresa financiada pelos credores.Quanto maior o ndice maior o grau de endividamento da empresa .

ndice de Endividamento Geral = Passivo Circulante + Prazo Ativo Total ANLISE DE LUCRATIVIDADE

Exigvel Longo

MARGEM BRUTA

Mede a porcentagem de cada unidade monetria de venda que restou, aps a empresa ter pago seus produtos. Quanto maior a margem bruta, menor o CMV.

Margem Bruta = Lucro Bruto Vendas ou Receitas Operacional Liquida.

Margem Bruta Operacional = Venda Custo dos Produtos Vendidos Despesas Operacionais VENDAS

Margem Lquida = Lucro Lquido depois do IR VENDAS

S-ar putea să vă placă și