Sunteți pe pagina 1din 18

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias Balduno Antonio Andreola* Resumo Paulo Freire escreveu em sua Terceira carta pedaggica : Se a educao sozinha, no transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (FREIRE, 2000, p. 67). Nessa perspectiva, a educao no pode restringir-se aos problemas de sala de aula. Na sua necessria dimenso tico-poltica precisa contribuir para a soluo de problemas hoje to graves, que dizem respeito prpria sobrevivncia da humanidade e do planeta como um todo. Trata-se, pois, de pensarmos a educao em termos de urgncia mxima, ou de situaes-limite planetrias. O objetivo principal deste artigo o de buscar, tanto nas obras de diferentes autores, quanto em projetos inovadores, elementos para aquela que denomino pedagogia das grandes urgncias. A pergunta que levanto, para mim e para os que me lerem, esta: qual a contribuio que cabe darmos, como educadoras e educadores, para a construo de um mundo mais humano e solidrio, numa poca que muitos estudiosos consideram caracterizada por diferentes e cruis formas de barbrie? Palavras-chave: educao; urgncia; barbrie; esperana; dilogo. For a pedagogy of the great planetarian urgencies Abstract Paulo Freire wrote, in his Third Pedagogical Letter: If education alone does not transform society, without it, society does not change either. (FREIRE, 2000, p. 67). In this perspective, education cannot restrict itself to the problems of the classroom. In its necessary ethic-politic dimension, it must contribute for the solutions of problems so serious today, that they concern with the surviving of the very humanity and of the planet as a whole. It is at stake, therefore, of thinking the education in terms of maximum urgency, or of planetary limitsituations . The main goal of this article is to quest in as much in works of different authors as in innovator projects, elements for that one I name pedagogy of the great urgencies . The question that I raise, for me and for those who read me, is this: Which is the contribution that falls to us to give as educators, for the building of a world more humane and having solidarity, in an age that many scholars consider characterized by different and cruel forms of barbarity? Keywords: education; urgency; barbarity; hope; dialogue.

* Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), e vinculado ao Mestrado em Educao do Centro Universitrio La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

313

Balduno Antonio Andreola

Introduo
[...] o muito que me falta para saber ajudar na construo do edifcio humano da alegria no aprenderei, estou seguro, indo s fontes dos clssicos (que alis acabo de reler); nem na compreenso cientfica perfeita de tua formao social, minha ptria amada; muito menos nessas discusses tericas, que ainda me fascinam tanto, mas no tanto, em que os elegantes cientistas sociais se comprazem em transformar crianas que morrem de fome so trezentas por minuto s na Amrica Latina em precioso e qumico elemento para uma argumentao brilhante. [...] (Thiago de Mello, 1978, p. 9)

Quando pequeno, com sete anos, depois de ouvir, nas aulas de catequese, a potica narrao bblica da criao da Terra, destinada a ser a moradia da humanidade, no conseguia entender o anncio do fim do mundo. Na minha mente infantil, parecia-me que o Criador agiria como a criana que, depois de divertir-se com seu brinquedo, decide quebr-lo. Mas nunca me autorizei a refletir sobre este problema, porque sendo a Bblia palavra de Deus, seria pretenso minha procurar as razes de tal decreto divino. Hoje, com o conhecimento cientfico que temos do universo, sabemos que a finitude faz parte da sua constituio material, como a morte igualmente destino certo dos seres humanos. A quebra do precrio equilbrio entre os corpos celestes pode significar a desagregao deles. O fim do nosso planeta poder acontecer assim, um dia, atravs de uma formidvel exploso csmica. Eu escrevi este artigo h vrios meses. Mas, hoje (21/06/2011), leio com surpresa, na coluna do L. F. Verssimo (Zero Hora, p. 2) intitulada O fim do jogo : Penso: daqui a alguns milhes de anos, o Sol vai explodir, a Terra vai virar cinza e nada disto ter muita importncia . Antes mesmo, porm, que essa exploso ocorra, a vida sobre o planeta pode ser inteiramente destruda por um incndio total, ou por um dilvio que submergir todos os espaos habitveis. A destruio da camada de oznio, o deflorestamento, o degelo nos polos e nas montanhas nevadas, a poluio das guas, da atmosfera e dos solos parecem irreversveis. No se trata de retrica ou fico literria, mas de informaes 314
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

cientficas amplamente divulgadas atravs da mdia. Duas terrveis guerras mundiais do sculo XX no serviram de lio a fim de que os povos buscassem outros meios para a soluo de seus problemas. Felizmente, no haver uma terceira guerra mundial o que pensam. Na verdade, a terceira guerra est em curso, h muito tempo, em dezenas de conflitos disseminados no planeta, consequncia de dios milenares, ou como exigncia mercantilista das indstrias blicas. Mas h outras formas de guerra, no menos sanguinrias, como a onda crescente de violncia, no Brasil e em muitos outros pases, que, associada guerra transnacional do trfico de drogas e de armas, tem como saldo mais doloroso altos ndices de autodestruio ou de assassinatos de jovens. Diante dessas poderosas foras de destruio da vida no planeta, enquanto educador me pergunto: Estes problemas devem ou no permear nossas prticas educativas, em sala de aula, nas escolas, nas universidades? . Essa pergunta, aparentemente simples, esclarece o alcance do ttulo deste escrito. A resposta a encontro em Freire quando nos conclama, com relao urgncia do problema ecolgico:
A ecologia ganha uma importncia fundamental neste fim de sculo. Ela tem de estar presente em qualquer prtica educativa de carter radical, crtico ou libertador. (FREIRE, 2000, p. 67)

As grandes urgncias Leonardo Boff inicia seu livro Saber cuidar (1997, p. 17) declarando que o mesmo vem escrito a partir de uma perspectiva de urgncia . Sem recorrer palavra urgncia , na mesma linha de pensamento, porm, j em 1955, depois de salientar a ideia de uma nica Humanidade , Paul Ricoeur escreveu:
Pode-se mesmo dizer que o perigo nuclear nos faz ainda um pouco mais conscientes dessa unidade da espcie humana, de vez que, pela primeira vez, podemos sentir-nos ameaados em nosso corpo globalmente.

A reflexo de Ricoeur sobre a ameaa nuclear lembra a de Mounier (1962, p. 356-357), que, aps Hiroshima e as experincias nucleares nas ilhas Bikini, escreveu que a humanidade foi surpreendida por um poder nico, ou seja, o poder de explodir o planeta . Segundo ele:
Agora a humanidade como tal dever escolher, e precisar, com certeza, de um esforo herico para no escolher a facilidade, o suicdio. Pode-se dizer que sua maturidade comea neste momento. (MOUNIER, 1949, p. 356-357)

ameaa nuclear acrescenta-se hoje o problema ecolgico. Dados estatsticos de pesquisas disponveis na internet mostram que a resistncia do planeta s agresses que vem sofrendo chegar ao seu limite mximo at 2050.
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

315

Balduno Antonio Andreola

Na palavra urgncia ou na urgncia extrema dos problemas apontados, o tema perpassa vrios pronunciamentos do Frum mundial para uma teologia de libertao global , realizado em Porto Alegre, simultaneamente ao 3 Frum Social Mundial, em 2003, e documentado no livro intitulado Teologia para outro mundo possvel (SUSIN, 2006). Na sua apresentao, sob o ttulo Duas utopias urgentes para o sculo XXI , o telogo j citado, Leonardo Boff (p. 239), declara: Vivemos no olho de uma crise civilizacional de propores planetrias. Toda crise oferece a chance de transformao, bem como o risco de um fracasso desolador. A caminho da barbrie O filsofo brasileiro Rouanet (2003) tambm fala em crise , caracterizando-a como barbrie , em seu livro Mal-estar na Modernidade. No primeiro captulo, intitulado Iluminismo ou barbrie , ele escreve:
Em suma, no Brasil e no mundo, o projeto civilizatrio da modernidade entrou em colapso. [...] como a civilizao que tnhamos perdeu sua vigncia e como nenhum outro projeto de civilizao aponta no horizonte, estamos vivendo, literalmente, num vcuo civilizatrio. H um nome para isso: barbrie. (ROUANET, 2003, p. 11)

As manifestaes de brutalidade so tantas e de tal magnitude, que com razo nos levam a pensar em barbrie para defini-las. Paulo Freire inicia o ltimo texto escrito por ele, a Terceira carta pedaggica , com este grito de espanto e indignao:
Cinco adolescentes mataram hoje, barbaramente, um ndio patax, que dormia tranquilo, numa estao de nibus, em Braslia. Disseram polcia que estavam brincando. Que coisa estranha. Brincando de matar. (FREIRE, 2000, p. 65)

Apavorado perante a chacina inominvel das crianas da Candelria, Herbert de Sousa, o Betinho, se perguntava: O que estamos fazendo de nossas crianas? E diante do assassinato da inocente Isabela, o Brasil e o mundo continuam se perguntando: Como possvel tamanha brutalidade? . Os meninos da Candelria assassinados naquela noite foram oito. Mas o dado que leio no livro Um mural para a dor (BIRMAN; LEITE, 2004, p. 79) muito mais estarrecedor:
Desde a chacina da Candelria, em 1993, 43 meninos de rua do grupo de 72 crianas e adolescentes que moravam na praa foram mortos. Com exceo das primeiras oito mortes da chacina, que causaram comoo internacional, todas as outras haviam ocorrido no anonimato.

O processo de extermnio veio de novo tona com o assassinato de um dos sobreviventes da Candelria. No livro citado, Rosilene Alvim e Eugnia 316
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

Paim, num captulo intitulado Em busca da memria de Sandro do Nascimento , informam (p. 104): Sandro acabou morto dentro de um camburo, estrangulado pelos policiais do Bope . No precisamos de estatsticas para explicar a barbrie. Basta a foto vencedora do Prmio Pulitzer, tirada por Carter, em 1994, durante a fome que assolou o Sudo. Uma criana agonizante rasteja na direo do campo de alimentos da ONU. Atrs dela, um abutre aguarda que ela morra para devor-la. Diante de cenas como aquela, todos nos sentimos desumanizados. O fotgrafo no resistiu. Suicidou-se trs meses depois. Em nvel internacional, a humanidade toda sonhava, talvez, que horrores como o holocausto nunca mais aconteceriam. Mas o sonho foi desmentido por dez anos de atrocidades do regime estabelecido na Srvia por um novo Hitler, Slobodan Milosevic, o carrasco dos Blcs. Apontar alguns fatos monstruosos, no mbito restrito de uma famlia, de uma cidade, ou personificados em tiranos como Hitler, Milosevic ou Saddan Hussein, pode ser uma armadilha ideolgica fcil para disfarar genocdios em massa, dos quais so responsveis as grandes potncias do planeta, como nas duas guerras mundiais, na guerra da Indochina, na do Vietn, nas duas guerras do Golfo, na guerra do Afeganisto. A humanidade inteira deplorou, com justia, o maior ato terrorista de nossos tempos, com centenas de vtimas inocentes, na queda das Torres Gmeas, no dia 11 de setembro de 2001. Mas aquele 11 de setembro no pode apagar da histria e da memria humana o outro 11 de setembro, o de 1973, quando os militares americanos se transformaram em carrascos do povo chileno, ao bombardearem o Palcio de La Moneda, instaurando a ditadura Pinochet, uma das mais brbaras da Amrica Latina. A era Pinochet no pode ser, porm, pretexto para esquecer outros perodos, igualmente sanguinolentos, como os dos regimes militares do Brasil, do Uruguai, da Argentina, do Paraguai, de El Salvador. Foi emocionante e justa a homenagem s vtimas, junto aos destroos das Torres Gmeas, no primeiro aniversrio daquela tragdia. Durante algumas horas, os nomes de cada uma das vtimas foram sucessivamente evocados por personalidades representativas da sociedade americana, que se sucederam naquele palco da dor e da prece. Podemos perguntar-nos, porm, quantos dias, em lugar de horas, haveria de durar o rito, se o mesmo se destinasse a nomear e homenagear as vtimas das guerras perpetradas pelos pases colonialistas e imperialistas. Frei Bartolom de Las Casas (2001) escreveu que, em 40 anos, os espanhis haviam assassinado doze milhes de indgenas. E o escritor Eduardo Bueno, que organizou a publicao dos seus escritos (p. 27), mostra que hoje o extermnio continua, agora com certa perfeio , graas aos armamentos muitos mais sofisticados. H uma lista infinita de nomes que sero evocados apenas nos templos annimos da dor de milhes de famlias. Milhes de mes annimas tero sua voz expressa no clamor das corajosas mes da Praa de Maio, ou no Mural para a dor do Rio de Janeiro (BIRMAN; LEITE, 2004).
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

317

Balduno Antonio Andreola

O tema da barbrie ocupa muitas pginas dos filsofos frankfurtianos, Horkheimer e Adorno. A presena da barbrie ou a perspectiva de seu retorno fez parte do contexto sociocultural de Adorno, desde a ascenso do nazifascismo em 1933 at sua morte em 1969 (ZUIN et al., 2000, p. 129). O filsofo francs Jean-Franois Matti (2002, p. 18-19) escreve:
No podemos deixar de salientar que o conceito de barbrie , em Horkheimer e Adorno, assim como em Benjamin nas suas teses de 1942 sobre a histria, utilizado como uma categoria filosfica inteiramente pertinente para revelar as opacidades da poca.

O mesmo filsofo (Ib.: p. 51) lembra pensadores to diferentes , entre outros, como Spengler, Bernanos, Valry, Simone Weil, Ortega, Max Scheler, Castoriadis, Edgar Morin, Levinas, George Steiner, alm dos frankfurtianos j citados, que, segundo ele:
[...] discerniram no mundo moderno, ou na sua fratura ps-moderna, a escalada de uma nova barbrie. Essa barbrie reflexiva, [...] ainda mais aterrorizante por no alcanar, por meio de crises brutais, apenas o Imprio Romano, protegido atrs de seus limites, e sim o planeta todo submetido a um furor contnuo e sem limites [...].

Matti dedica longas pginas barbrie na educao, ou da educao, ou seja, como fruto dos seus desmandos ou de seu fracasso, e traz, como reforo a suas argumentaes dados estatsticos impressionantes da violncia nas escolas de pases altamente escolarizados, como Estados Unidos e Frana. Questionado por Isabelle Richeb, Guy Coq, outro filsofo francs de hoje, responde:
Nesta palavra barbrie que ao mesmo tempo muito antiga e muito vaga, podemos entender anttese da civilizao ; no apenas ausncia de cultura mas realmente anttese da civilizao, ou seja, o aparecimento de fenmenos desumanos em massa que desembocam em tratamentos extremamente perversos com relao ao homem. [...]. H, na ideia de barbrie, muito mais do que naquela de totalitarismo, a noo de destruio de humanidade, daquilo que a cultura produziu de melhor para a humanidade. Portanto, neste sentido a anttese exata da idia de civilizao. (COQ; RICHEB, 2002, p. 77-78)

Num livro coletivo, de 65 coautores (ZIELINSKY et al. 2004), sobre a paz, Valdo Barcelos (Ib., p. 204) intitula seu texto, paradoxalmente, Barbrie Global , e inicia citando cinco cidades que viraram manchete no mundo inteiro: Beer Sheva, Bagd, Moscou, Beslan e So Paulo. Ele se pergunta qual a razo de tanto destaque. E responde: Infelizmente a barbrie . Nas quatro primeiras,

318

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

a barbrie do terrorismo. Quanto a So Paulo, o tipo de violncia outro, como declara Barcelos (Ib.: p. 204)
Refiro-me recente onda de assassinatos de moradores de rua em So Paulo. [...] Aqui so seres humanos isto mesmo, seres humanos que saem noite, mascarados, para praticar um esporte macabro: matar moradores de rua na cidade mais desenvolvida e rica do pas.

Esta idia de barbrie total , de Barcelos, e a de Guy Coq, da barbrie como anttese da civilizao , faz pensar na violncia absoluta , como descrita por Maurice Bellet, em entrevista a Le Monde (04/09/2009). Segundo ele:
A violncia absoluta um poder que se apresenta trabalhando para o bem do homem, que pode inclusive ter discursos que se pode ratificar, ao passo que opera a sua destruio. [...] O que assustador que depois que a violncia absoluta est instalada, ela invisvel. O bom inquisitor um homem piedoso e generoso. [...] A violncia absoluta poderia ento existir para nos mergulhar num funcionamento puramente econmico que vai tragando tudo, em meio a seres humanos completamente acfalos, desumanos.

A caracterizao de So Paulo como a cidade mais rica e desenvolvida do pas lembra-me que Menegat, em seu livro O olho na barbrie (2006), intitula o segundo captulo Civilizao em excesso , e em epgrafe, cita Marx:
Nas crises declara-se uma epidemia social que teria parecido um contrassenso a todas as pocas anteriores a epidemia da superproduo. A sociedade v-se de repente transportada a um estado de momentnea barbrie [...] E por qu? Porque a sociedade possui civilizao em excesso. (MENEGAT, 2006, p. 47)

Esta ideia de uma civilizao em excesso traz minha memria uma carta que recebi de Paulette Mounier, esposa de Emmanuel Mounier. Em 1986 ela participou, em So Paulo, com uma comitiva de umas trinta pessoas vindas da Frana, de um seminrio internacional intitulado A caminhada da Amrica Latina rumo democracia e libertao: Contribuies do pensamento e do testemunho de T. de Chardin, E. Mounier e L. J. Lebret . Depois do evento, ela me escreveu de Chtenay-Malabry uma carta na qual se dizia impressionada com o clima de profunda espiritualidade que percebera no Brasil, num contraste com Le vide, e esclarecia que era o ttulo de um livro publicado naqueles dias. Esta sensao triste do vazio (le vide), da carta de Madame Mounier, eu a associo a uma anlise severa e melanclica que seu marido, Emmanuel Mounier, fez, em 1948, da civilizao do bem-estar, num texto intitulado Du bonheur (MOUNIER, 1963). Mais que uma anlise, diria que uma meditao muito sria que ele faz em torno daquela que era considerada a
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

319

Balduno Antonio Andreola

experincia melhor sucedida, a da Sucia, de uma civilizao do bem-estar. A Sucia afirma ele profundamente coletivista sob aparncias liberais . Provavelmente, uma das caractersticas da social-democracia que, j naquela poca, Mounier considerava a menos autntica das propostas de socialismo, muito em voga na Europa, e que muitos veem hoje como a melhor sada para o Brasil ou para a Amrica Latina. Mas Mounier no se limita a uma anlise poltica ou econmica. Seu questionamento muito mais radical quando declara: O que o socialismo faz das coisas, ns j o deixamos entrever. O que faz ele dos homens? Esta a pergunta que preciso propor-lhe agora (MOUNIER, 1963, p. 264). Depois de um olhar atento e melanclico sobre a paisagem de individualismo, de solido, de vazio profundo, Mounier conclui com duas perguntas muito mais decisivas: O homem feito para o bem-estar? Pode ele, no bem-estar, guardar a paixo de Prometeu e a divina ternura da piedade? (1951, p. 281). A carta de Madame Mounier e a medio de seu marido deixam evidente que, por trs do vazio imenso da civilizao do bem-estar, que evolui para a barbrie , h uma sede imensa de espiritualidade e de solidariedade. Luis Fernando Verssimo (2008) junta-se aos muitos pensadores que denunciam a barbrie dos civilizadores num livro de crnicas intitulado O Mundo Brbaro e o que temos a ver com isso. Numa crnica sobre a execuo de Saddan Hussein, intitulada ironicamente Brbaros , lembra que a Inglaterra obrigou os hindus a abandonar suas culturas tradicionais para plantar o pio e depois foi guerra para obrigar os chineses a import-lo. Um detalhe daquela guerra: [...] a rainha Vitria se declarou chocada com os brbaros chineses em revolta contra os ingleses [...] . E o Verssimo pondera, com sua tradicional ironia:
Havia sempre brbaros convenientes nas fronteiras dos imprios: orientais fanticos, monstros primitivos, dervixes messinicos, tiranos sanguinrios. Legitimavam a conquista colonial, transformando-a em misso civilizadora, enobreciam a raa conquistadora pelo contraste e em episdios como a Guerra do pio disfaravam a barbaridade dos civilizados com a truculncia j esperada de raas inferiores. (VERSSIMO, 2008, p. 117-118)

A barbrie avana como os icebergs imensos que se desprendem dos polos, ameaando no deixar vestgios do processo civilizatrio. Situaes-limite planetrias Ao enunciar j no ttulo o conceito urgncia , preocupei-me de que poderia ser considerado genrico, retrico at, no conseguindo expressar a gravidade dos problemas. Parece-me interessante aproxim-lo, por isso, da categoria situaes-limite , que se reveste de grande importncia na obra de Freire, particularmente em Pedagogia do Oprimido (2007, p. 104). Freire ponde-

320

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

ra que as situaes-limite no devem ser tomadas como se fossem barreiras insuperveis, [...] geradoras de desesperana . Segundo ele:
No momento em que a percepo crtica se instaura, na ao mesma, se desenvolve um clima de esperana e confiana que leva os homens a se empenharem na superao das situaes-limite [...], atravs de aes que lvaro Vieira Pinto chama de atos-limite . (FREIRE, 2007, p. 104)

A categoria situaes-limite Freire a assume de lvaro Vieira Pinto, (1960, p. 283), que, por sua vez, a descobriu no filsofo Jaspers (1953 e 1987) e a adota por reconhecer a riqueza de significao que ela contm. Ao mesmo tempo entende, porm, que Jaspers usa esse conceito numa perspectiva individualista, subjetivista, pessimista, e se preocupa de reinterpret-lo na tica do processo histrico. nessa perspectiva histrica que Paulo Freire o emprega. Poderamos discutir se as crticas de Vieira Pinto so totalmente procedentes. O trazer, todavia, tal conceito para o campo da histria amplia e dialetiza sua significao. Na Enciclopedia Filosofica italiana (1957), no verbete limite (Vol. III, p. 58), lemos:
em Jaspers que mais explcito o problema do limite, como uma experincia primordial, da qual nenhum ser humano pode subtrair-se, a experincia de certas situaes , especialmente as situaes-limite (GrenzSituationen), como por exemplo a adversidade, a culpa, o sofrimento, a morte, as quais, denotando a radical finitude da existncia humana, pem o problema da transcendncia.

Em seu livro Einfuhrung in die Philosophie (1949), traduzido como Iniciao Filosfica (1987), depois de afirmar que estamos sempre em determinadas situaes (p. 19), Jaspers continua:
H, porm, situaes que se mantm essencialmente idnticas, mesmo quando a sua aparncia momentnea se modifica e se oculta a sua fora avassaladora: tenho que morrer, tenho que sofrer, tenho que lutar, estou sujeito ao acaso e incorro inelutavelmente em culpa. A estas situaes fundamentais da nossa existncia damos o nome de situaes-limite . Quer dizer que so situaes que no podemos transpor nem alterar. (JASPERS, 1987, p. 19)

Paul Ricoeur tambm recorre categoria situaes-limite na sua obra A memria, a histria, o esquecimento, (2007), mais precisamente, no memorvel Eplogo intitulado O perdo difcil (p. 463-512). No se pode atribuir a Ricoeur a concepo individualista e subjetivista do conceito situaes-limite , que Vieira Pinto atribui a Jaspers, pois a temtica da culpabilidade e do perdo Ricoeur a discute tanto no plano individual quanto no coletivo, ao discorrer sobre o processo de perdo e de reconciliao nacional da frica do Sul.

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

321

Balduno Antonio Andreola

Os problemas de que nos estamos ocupando neste artigo representam situaes-limite de dimenses universais, planetrias ou csmicas at. Uma humanidade que imaginou alcanar sua plena emancipao encontra-se hoje beira da destruio total da vida no planeta. Perante tamanhas urgncias cabe nos perguntarmos se haver alguma sada para a humanidade, ou, em outras palavras, se ainda h esperana, se cabe falar em outro mundo possvel . Pedagogia das grandes convergncias e da esperana Um dia, numa conversa com Dom Paulo Moretto, bispo de Caxias do Sul, ele me disse que no podemos olhar de frente, durante muito tempo, para o mal, porque ele penetra em ns. O meu convite a um olhar crtico sobre as grandes urgncias da barbrie e das situaes-limite de nosso tempo teve como objetivo nico o desafio de pensarmos alternativas, engajando-nos numa pedagogia das grandes convergncias de ideias, iniciativas e projetos, que representam, no Brasil e no mundo, um processo imenso, no horizonte da esperana, para a construo de um mundo mais humano e solidrio. L. Boff (2006, p. 239), no Frum Mundial de Teologia e Libertao, ponderou que o medo e a esperana andam juntos. As utopias, segundo ele, nascem para reforar a esperana. Embora nunca se realizem totalmente, elas nos mantm a caminho, como as estrelas, que orientam os navegantes, na viso potica de Mrio Quintana, por ele citado:
Se as coisas so inatingveis, ora! No motivo para no quer-las. Que tristes os caminhos se no fora A mgica presena das estrelas.

E L. Boff conclui sua reflexo, dizendo que, na atual crise, v surgirem duas utopias conaturais teologia da libertao: utopia da salvaguarda da Casa Comum, o planeta Terra, e a utopia da conservao da unidade da famlia humana (ibid.: p. 239). Na minha Carta-prefcio ao primeiro livro pstumo de Paulo Freire (2000, p. 24) eu situei a Pedagogia do Oprimido como projeto poltico-pedaggico na constelao do que denomino Pedagogia das grandes convergncias de lderes ou mestres famosos da humanidade do sculo XX, alguns vivos ainda, que dedicaram suas vidas e suas lutas por um projeto mais humano e solidrio de mundo. Sem excluir outros, penso nos seguintes: Gandhi, Joo XXIII, Luther King, Simone Weil, Lebret, Franz Fanon, Che Guevara, Teresa de Calcut, Dom Hlder, Dom Ivo Lorscheider, Joo Paulo I, Mounier, Teilhard de Chardin, Nelson Mandela, Roger Garaudy, Dalai Lama, Tovdjr, Betinho, Paramahansa Yogananda, Michel Duclerq, Fritjof Capra, Pierre Weil, Leonardo Boff, Paul Ricoeur e outros. Eu acrescentei que se a voz de Freire fosse uma voz solitria, a esperana tornar-se-ua difcil. O que fortalece nossa esperana ver-nos engajados 322
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

num processo histrico de grande envergadura, com milhares de educadores, com muitos milhes de pessoas, no mundo inteiro, que lutam para a construo de um novo projeto de humanidade. As centenas de movimentos sociais, de organizaes populares, de associaes comunitrias, com seus intelectuais orgnicos, que se congregaram nas vrias sesses do Frum Social Mundial, so um dos sinais de que a esperana e a utopia podem fazer-se histria. Uma nova civilizao, mais humana, nasce penosamente do cho da terra das organizaes sociais. Em seu livro Para um dilogo das civilizaes (1977), Roger Garaudy intitula o Captulo V (p. 153-217) O projeto planetrio . Perante a decadncia de uma civilizao ocidental que se julga superior, ele busca, nas civilizaes de vrios continentes, contribuies possveis para um novo projeto civilizatrio. Na frica, ele descobre a promessa do homem total, formulada por Boubou Hama (GARAUDY, 1977, p. 163-168), na tentativa de sntese de todos os poderes do esprito e da matria. Ainda na frica, encontrou na Tanznia (p. 168-179) o Ujamaa (esprito de comunidade), palavra que significava, para o presidente Julius Nyerere, a utopia de um socialismo que no fosse de importao, mas sim banhado dos valores comunitrios e cooperativos da africanidade. Na Carta de Argel , de 1964, Garaudy via a deciso de uma via islmica para o socialismo , e lembra tambm que a Carta nacional , aprovada em plebiscito em 1976, declara: Os povos do Terceiro Mundo tm sobretudo necessidade de um pensamento revolucionrio que os devolva a si prprios [...] . (1977, p. 179-182). Na ndia, Garaudy v o satyagraha de Ghandi (1977, p. 182-198) como a maior inspirao para a utopia de uma nova humanidade, enquanto une a plena expanso pessoal do indivduo e a mxima eficincia poltica numa luta libertadora como a que realizou a ndia (1977, p.183). Na Amrica Latina (1977, p. 198-205), Garaudy veio buscar inspirao em Paulo Freire, que considera o maior pedagogo do nosso tempo (1977, p. 198), e nas teologias da libertao , sobre as quais declara: Pela primeira vez num movimento revolucionrio, no se considera a f como uma ideologia, mas como uma maneira de agir . Em 1978, foi lanado, em Paris, um livro de autoria de um africano, Albert Tvodjr, intitulado A pobreza, riqueza dos povos, o subttulo, no menos significativo: A transformao pela solidariedade . A primeira edio brasileira saiu com prefcio de D. Hlder Cmana. Eu citei a segunda edio brasileira, em minha tese de doutorado (ANDREOLA, 1985). A terceira edio foi lanada durante o Frum da Igreja Catlica, em Porto Alegre, em 2007, com uma apresentao de D. Ivo Lorscheider, falecido em 2007, lembrado como o profeta da esperana . Dom Ivo referiu que o livro inspirou trabalhos importantes no Rio Grande do Sul, principalmente atravs da Critas/RS, e em Santa Maria com o Projeto Esperana e seus numerosos projetos alternativos . Lembrou tambm que o projeto da CNBB de 2002, intitulado Mutiro para superao da misria e da fome , se inspirou na obra de Tvodjr. As inumerveis organizaes alternativas promovidas pela Critas, em nvel nacional, atravs dos Projetos AlternaEducao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

323

Balduno Antonio Andreola

tivos Comunitrios PACs, que evoluram depois para o movimento Economia Popular Solidria EPS, esto documentadas em vrias publicaes, entre elas o livro da Critas (BERTUCCI;SILVA, 2003) 20 anos de economia popular solidria. No campo das organizaes comunitrias, h o nome de um grande brasileiro, Clodomir de Morais, cuja obra reconhecida, como a de Freire, muito mais em outros pases do que no Brasil, como comprovado no livro Um futuro para os excludos (CARMEN; SOBRADO, 2002). Dos nomes citados na constelao das convergncias em que vejo Freire, lembrarei agora dois, por uma convergncia entre eles de grande importncia histrica. Trata-se de N. Mandela e de P. Ricoeur. Mandela, o grande lder da luta contra o apartheid, na frica do Sul, foi o principal responsvel pela Comisso da Verdade e Reconciliao, trazida por Ricoeur como o exemplo mais importante, talvez nico, na histria da humanidade, do que ele denomina o perdo difcil (RICOEUR, 2007). Ao publicar, no ano 2000, sua obra La Mmoire, L Histoire, L Oubli, agora em portugus (2007), acrescentou quela edio o Eplogo o perdo difcil (2007, p. 463-513), escrito sob a sensao da urgncia . O perdo difcil , que aconteceu, na frica do Sul, atravs de um processo nacional de reconciliao, Ricoeur o distingue radicalmente de um processo de anistia , como a que aconteceu, melancolicamente, no Brasil, no ocaso da ditadura. Ao trazer, no eplogo de seu livro, o exemplo da frica do Sul, Ricoeur mostrou ser possvel que a utopia se concretize na histria. Anos antes ele propusera, num artigo memorvel, a utopia de um perdo difcil como a nica sada para a Europa, envolta em dios milenares, que periodicamente prorrompem em guerras cruis (RICOEUR, 1992). A reconciliao , como uma exigncia para a paz, afirmada, em 2002, no 6 Frum da Academia Universal das Culturas, cujo tema foi: Imaginar a paz (AHLMARK, 2006). Na abertura, o representante da Unesco, Elie Wiesel, depois de dizer que as sequelas dos conflitos se transmitem de gerao em gerao , afirmou que a cicatrizao exige um longo trabalho das sociedades sobre si mesmas [...] e, sobretudo, que seja desencadeado o processo de reconciliao (Ib.: p. 19).

Anselm Grn, um grande mestre atual do perdo, em seu livro Perdoa a ti mesmo (2009, p. 76), escreve: mesmo que no possamos transformar toda a sociedade, cada um de ns, em seu ambiente, responsvel pela sua ao de desagregao ou de reconciliao . A reconciliao no pode acontecer sem o perdo. V. P. Ramrez (2008, p. 11), no livro Reconciliao e perdo segundo os ensinamentos de Anselm Grn declara:
[...] no existe reconciliao sem perdo, e o perdo tem como finalidade a comunidade de vida reconciliada. O

324

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

homem de hoje um ser fragmentado, interiormente dilacerado e dividido, que vive em guerra consigo mesmo e com os outros.

Se analisamos a histria com ateno, ela nos mostra que as grandes tragdias humanas tiveram como atores principais pessoas realmente fragmentadas, interiormente dilaceradas . A Histria oficial esconde muitas realidades, atravs de um processo em que se juntam excesso de memria e excesso de esquecimento . Basta ler o texto O remorso de Garibaldi (Zero Hora, 9/11/2009, p. 38), para nos darmos conta do excesso de memria (das glrias e grandezas), e do excesso de esquecimento (dos horrores) da Revoluo Farroupilha. Lembrando o saque da vila Imaru, ao norte de Laguna, e a carnificina em que o mesmo se transformou, escreveu, em suas memrias:
[...] Deus tenha de mim piedade e me perdoe, mas eu no me recordo na minha vida um dia que tivesse deixado em meu corao uma lembrana to dolorosa como aquela: ningum poder fazer idia da carnificina que faz padecer, quando se deixa livre o saque. [...] Eu jamais tive uma jornada de tanto remorso, de tanta nusea da famlia humana. (GARIBALDI, 2009, p. 38)

Os profetas do nosso tempo, citados por mim na Carta-prefcio ao livro pstumo de Freire (2000), deram o testemunho de suas palavras profticas, mas sobretudo de seu engajamento na ao para um projeto de outro mundo. O Dalai Lama, um deles, no seu livro Uma tica para o novo milnio (2000, p. 194), proclama:
Se mudarmos internamente, desarmando-nos ao lidar de maneira construtiva com nossos pensamentos e emoes negativas, podemos literalmente transformar o mundo inteiro. [...] temos prontas muitas ferramentas poderosas para criar nossa sociedade tica e pacfica. Entretanto, o potencial de algumas delas no est sendo totalmente aproveitado.

Nessa perspectiva utpica de um mundo que pode ser transformado, vislumbro inumerveis realizaes concretas, no Brasil e no mundo, mostrando que a esperana se faz histria. Tenho diante de mim o livro intitulado Ao pblica e economia solidria: uma perspectiva internacional (CARVALHO, et al.,2006), um livro de uma srie prevista denominada Sociedade e Solidariedade, que tem como objetivo publicar os estudos, as anlises, as elaboraes tericas e as propostas concretas que apontem para as condies necessrias superao do modelo dominante, para iniciativas que podero construir uma sociedade diferente e melhor. Uma proposta inovadora em nvel de municpio o livro de C. R. Brando (2005) Aqui onde eu moro, aqui ns vivemos Escritos para conhecer, pensar e praticar o Municpio Educador Sustentvel, escrito, a pedido de Marcos Sorrentino, pela Diretoria de Educao Ambiental do Ministrio do Meio Ambiente.
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

325

Balduno Antonio Andreola

Esta relao do meio ambiente com a educao oportuniza-me uma citao de Freire, que julgo de extremo alcance para esta problemtica. Na Terceira Carta pedaggica , (2000, p. 65-67), indignado contra a desumanidade perpetrada pelos assassinos do ndio patax Galdino dos Santos, Freire rene, no seu grito final em defesa da vida e contra a barbrie, os temas da tica, da ecologia e da educao. Ouamo-lo:
[...] o fato em si de mais esta trgica transgresso da tica nos adverte de como urge que assumamos o dever de lutar pelos princpios ticos mais fundamentais como do respeito vida dos seres humanos, vida dos outros animais, vida dos pssaros, vida dos rios e das florestas. [...] A ecologia ganha uma importncia fundamental neste fim de sculo. Ela tem de estar presente em qualquer prtica educativa de carter radical, crtico ou libertador. No possvel refazer este pas, democratiz-lo, humaniz-lo, torn-lo srio, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. [...] Se a educao sozinha no transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Concluso Ao salientar, nestas minhas falas, a urgncia extrema dos problemas, espero sensibilizar educadores e educadoras, embora no quintal restrito de meus dilogos e de minhas parcerias acadmicas, para a ideia de que determinados temas devam preocupar-nos a todos, em todos os campos do ensino, da pesquisa e da ao pedaggico-poltica. Finalizo com uma reminiscncia de minhas origens. Lino Pitton era o vizinho mais prximo da minha famlia, na zona rural de Fazenda Sousa, no interior de Caxias. Ele morreu com 95 anos. Pouco tempo antes, queria fazer ainda a ltima das pescarias no rio Pia, nica diverso dele ao longo da vida. O filho no queria deixar. Pai dizia ele tu vais cair daqueles peraus, e vais te matar, ou vais te afogar no rio . O professor Odacir Rech disse um dia ao filho: talvez o ltimo desejo dele. Vamos acompanh-lo, e nada vai acontecer . E a pescaria saiu. Na volta, chegados ao alto do morro, o velho patriarca virou para o Pia, ergueu a mo direita, e abenoou o rio. Gesto sagrado, litrgico, de um humilde agricultor. O pequeno agricultor, contrariamente aos latifundirios, tem com a terra, e com a natureza que a povoa, uma relao de amor. Ao abrirmos a janela de nossa casa, pela manh, por que no olharmos para a terra, num gesto ecolgico-litrgico, como casa de todos, jardim primordial e a Grande Me-Terra? Referncias ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialtica do Esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

326

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

AHLMARK, P. (Org.). et al. Imaginar a Paz. Braslia edies UNESCO & So Paulo, Paulus, 2006 ANDREOLA, B. A. Emmanuel Mounier et Paulo Freire: une pdagogie de la personne et de la communaut. Thse doctorale, Louvain-la-Neuve, Universit Catholique, 1985. ______. Carta-Prefcio. In.: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignao: cartas pedaggicas e outros escritos. Apresentao de Ana Maria Arajo Freire. So Paulo: Editora UNESP, 2000. BARCELOS, V. Barbrie Global. In: ZIELINSKY, I. B. et al. (Orgs.). Paz: um vo possvel. Porto Alegre, AGE, 2004, p. 203-205). BELLET,M. de http://www.lemondedesreligions.fr/archives/2009/09/01/mauricebellet-la-croyance-ne-supporte-pas-la-critique-alors-qe-la-foi-ne-peut-que-ladesirer,10143403.php Taduo do Cepat. Retirado no dia 01/09/2011 em http:// www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=&task= detalhe&id=26981. BERTUCCI, A. de A.; SILVA, R.M.A. (Orgs.). Vinte anos de economia popular solidria: trajetria da Critas Brasileira dos PACs ERS. Prefcio Paul Singer. Braslia: Critas Brasileira, 2003. BIRMAN, P.; LEITE, M.P. (Orgs.). Um mural para a dor: Movimento cvicoreligioso por justia e paz. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. BRANDO. C. R. Aqui onde eu moro, aqui ns vivemos. Escritos para conhecer, pensar e praticar o Municpio Educador Sustentvel. 2.ed. Braslia: MMA, Programa Nacional de Educao Ambiental, 2005. BOFF, L. Saber Cuidar: tica do Humano Petrpolis: Vozes, 1999. compaixo pela Terra. 2. ed.

BOFF, L. Duas utopias urgentes para o sculo XXI. In: SUSIN, L. C. (Org.). et al. Teologia para outro mundo possvel. So Paulo, Paulinas. 2006 p. 239-244. BRANDO. C. R. Aqui onde eu moro, aqui ns vivemos. Escritos para conhecer, pensar e praticar o Municpio Educador Sustentvel. 2 Ed. Braslia: MMA, Programa Nacional de Educao Ambiental, 2005. CARMEN, R.; SOBRADO, M. Um futuro para os excludos: Criao de empregos e gerao de renda pelos pobres. Clodomir Santos de Morais e o laboratrio organizacional. Porto Velho: EDUFRO, 2002. CARVALHO DE FRANA FILHO, G. et alii (Orgs.). Ao Publica e Economia Solidria: uma perspectiva Internacional. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2006. Centro di Studi Filosofici di Gallarate. Enciclopedia Filosofica. Instituto per la Collaborazione Culturale. Venezia Roma. 1957.

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

327

Balduno Antonio Andreola

COQ, G.; RICHEB, I. Petits pas vers la barbrie... Paris: Press de la Renaissance,2002. DALAI LAMA. Uma tica para o Novo Milnio. 5.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. FRANA FILHO, G. C. de; LAVILLE, Jean-Louis; MEDEIROS, A.; MAGNEN, Jean-Philippe (Orgs.). Ao pblica e economia solidria: uma perspectiva internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 34.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2006. ______. Pedagogia da esperana: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Arajo Freire. Prefcio de Leonardo Boff. 12.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2005. ______. Pedagogia da indignao: cartas pedaggicas e outros escritos. Apresentao de Ana Maria Arajo Freire. Carta-prefcio de Balduino A. Andreola. So Paulo: Editora UNESP, 2000. ______. Pedagogia do oprimido. 46.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GARAUDY, R. Para um dilogo das civilizaes. O Ocidente um acidente. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1977. GARIBALDI, G. Memrias. Citado In: Zero Hora, Porto Alegre, 09/11/2009: p. 38. GRN, A. Perdoa a ti mesmo. Trad. Mrcia Neumann. 5.ed. Petrpolis: Vozes, 2009. GRUPO DE APOIO INTERCOMUNICAO. A caminhada da Amrica Latina rumo democracia e libertao. Encontro Internacional. So Paulo: Editora da PUC, 1986. HINKELAMMERT, F. J. Crtica razo utpica. So Paulo: Ed. Paulinas, 1988. JASPERS, K. Iniciao filosfica. Coleo Filosofia & Ensaio. Lisboa: Guimares Editores, 1987. ______. La Filosofia: Desde el punto de vista de la existncia. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1953. LAS CASAS, F. B. O Paraiso Destrudo: brevssima relao da destruio das ndias. Trad. Heraldo Barbuy. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001. MATTI, Jean-Franois. A barbrie interior: Ensaio sobre o i-mundo moderno. Trad. Isabel M. Loureiro. So Paulo: Ed. UNESP, 2002.

328

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

Por uma pedagogia das grandes urgncias planetrias

MELLO, T. de. Estou seguro. Poesia comprometida com a minha e a tua vida. Pequena histria natural do homem no fim que vem vindo do sculo vinte. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. MENEGAT, M. O olho da barbrie. 1.ed. So Paulo: Expresso Popular, 2006. MORA, J. F. Dicionrio de Filosofia de Bolsillo. Compilado por Priscila Cohn. Madrid: Alianza Editorial, 1985. MOUNIER, E. O personalismo. So Paulo: Centauro, 2004. ______. Les certitudes difficiles: V. Du bonheur. In: Oeuvres de Mounier, Tome IV. Paris: Seuil; 1963. p. 259-281. ______. Les certitudes difficiles: Du bonheur. In: Oeuvres de Mounier, Tome IV. Paris: Seuil; 1963. p. 259-281. ______. La Petite Peur du XX Sicle. Oeuvres de Mounier, Tome III. Paris: Seuil, 1962. p. 339-425. TUNEL DO TEMPO. O remorso de Garibaldi. Zero Hora. 9 de novembro de 2009, p. 38. TUNEL DO TEMPO. O remorso de Garibaldi. In: Zero Hora. Porto Alegre, 9 de novembro de 2009, pg. 38. PINTO, . V. Conscincia e realidade nacional. A conscincia crtica. 2 v. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1960. RAMREZ, V. P. Reconciliao e perdo: Segundo os ensinamentos de Anselm Grn. Trad. Paulo F. Valrio. So Paulo: Paulinas, 2008. RICOEUR, P. Histria e verdade. Traduo de F. A. Ribeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1968. ______. O perdo difcil (Eplogo). In: A memria, a histria, o esquecimento. p. 463-512. Traduo: Alain Franois [et al]. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. [Original francs: La mmoire, l histoire, l oubli. Paris, Seuil, 2000.] ______. Il nuovo ethos per l Europa. Prospettiva/persona, n.1/2, p. 15-21.Teramo: Edizioni Demian, luglio/dicembre, 1992. ROUANET, S. P. Mal-estar na Modernidade. 2.ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. SARRIA ICAZA, A. M.; FREITAS, M. R. de (Orgs.). O projeto esperana/ cooesperana e a construo da economia solidria no Brasil. Relato de uma experincia. Porto Alegre: Critas Brasileira, 2006. SUSIN, L. C. (Org.). Teologia para outro mundo possvel. Trad. Luis Marcos Sander e Jaime A. Clasen. So Paulo: Paulinas, 2006.

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

329

Balduno Antonio Andreola

TVODJR, A. A pobreza, riqueza dos povos: a transformao pela solidariedade. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 2002. VERSSIMO, L. F. O Mundo brbaro: e o que ns temos a ver com isso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. ______. O fim do jogo. Zero Hora. Porto Alegre, 21/junho de 2011, p. 2. ZERO HORA. Tnel do tempo: o remorso de Garibaldi. Porto Alegre, 9 de novembro de 2009, pg. 38. ZIELINSKY, I. B. (Org.). Paz. Um vo possvel. Porto Alegre: AGE, 2004. ZUIN, A. . S. et al. (Orgs.). Adorno: o poder educativo do pensamento crtico, 2. ed. Petrpolis, Vozes, 2000.
Nota Este trabalho se insere num Projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq, e contou com a colaborao das acadmicas Gislia Monteiro Padilha e Caroline Vigel, do Curso de Histria do UNILASALLE, bolsistas respectivamente IC do CNPq e ABI do UNILASALLE.

Correspondncia Balduno Antonio Andreola do Sul, Brasil. Av. Victor Barreto, 2288, CEP: 92010-000, Canoas, Rio Grande

E-mail: balduinoandreola@yahoo.com.br

Recebido em 18 de maio de 2011 Aprovado em 27 de julho de 2011

330

Educao, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, maio/ago. 2011

S-ar putea să vă placă și