Sunteți pe pagina 1din 28

Pobreza Urbana em Portugal

Hlder Ferreira
Coimbra, Dezembro 2006

Ficha Tcnica
Ttulo: Pobreza Urbana em Portugal

Autor: Hlder Filipe Rodrigues Ferreira

N de Estudante: 20060839

1 Ano Sociologia

Imagem: Fotografia da Capa

Fonte: www.solidariedade.pt/.../index.php?x=1&rsPOS=50

Trabalho realizado no mbito da cadeira de Fontes de Informao Sociolgica sob orientao do professor Paulo Peixoto

Coimbra, Dezembro de 2006

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A pobreza uma coisa digna desde que se viva contente e Tranquilo com a sorte, o Homem rico desde que se Familiarize com a escassez, no pobre o que tem pouco mas sim aquele e que tem muito e anseia por mais.

Epicuro (341 AC-270 AC. Filsofo grego.)

ndice

1 2 3

Introduo Estado das artes Desenvolvimento 3.1 O que pobreza urbana

1 3

3.2 Formas de excluso social

3.3 Formas de combate pobreza

4 5 6 7 8

Descrio detalhada da pesquisa Avaliao da pgina da Internet Ficha de leitura Concluso Referencias Bibliogrficas A B Pagina da Internet avaliada Texto suporte da ficha de leitura

12 15 18 22 23

Anexo Anexo

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Introduo
Numa sociedade globalizada como a nossa necessrio diminuir o fosso entre as camadas populacionais mais pobres e as mais ricas e criar condies para que todo o cidado possa aceder a padres de vida considerados bsicos e dignos. Tanto o poder estatal como ns, cidados comuns, devemos ter conscincia dos deveres sociais que nos dizem respeito e que devem ser enfrentados por todos. Actualmente o combate pobreza e excluso social tem vindo a adquirir um lugar principal nas preocupaes e prioridades das nossas sociedades. Esta tarefa de combate pobreza e s desigualdades

socioeconmicas, como todos devemos saber, tem sido tarefa complexa. H j algumas dcadas que esta preocupao assola as sociedades, no entanto a pobreza continua a existir nas sociedades contemporneas e sabe-se l quando ser extinta! A elaborao deste trabalho centra-se numa pesquisa de forma a sondar a situao social de pobreza que Portugal atravessa actualmente, actividade algo rdua, sendo portanto necessrio delimitar as suas caractersticas e o seu contexto. Dividi o estado das artes em trs sub-temas:

1 O que a pobreza urbana.

2 Excluso social

3 Formas de combate pobreza.


Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 1

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Nesta sequncia efectuo uma descrio detalhada pesquisa e fao uma avaliao de uma pgina da Internet: http://www.remar.org/index

da minha

Concluo com uma ficha de leitura Excluses sociais Com este trabalho tenciono descobrir algo mais sobre uma questo que se faz sentir quase na generalidade da populao portuguesa. Uns porque a vivem na realidade, e outros porque dela esto to prximos.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 2

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Estado das artes


A pobreza urbana um fenmeno global, em crescimento e Portugal tambm abrangido pelo fenmeno. Convem, no entanto, esclarecer em que consiste a pobreza. No obstante, o facto de haver vrias definies de pobreza com pretenso de cientificidade, esta dotada de um carcter subjectivo. uma noo subjectiva, elaborada pela sociedade em geral. (Bruto da Costa, 1995) Que, apesar dos vrios conceitos de pobreza (objectivos ou no) pretenderem apresentar uma definio cientificamente fundamentada, esta assenta sempre na subjectividade da sociedade em geral (Bruto da Costa,1995). Depois de definir pobreza igualmente importante observar qual a sua relao com outros problemas sociais, nomeadamente a excluso social, para que seja tornada possvel uma maior orientao e descoberta de caminhos de aco social no sentido de eliminar este flagelo que afecta o mundo inteiro, e que tambm se possa encontrar formas de preveno, evitando que as sociedades cheguem a um ponto deplorvel de pobreza urbana. Segundo Isabel Baptista et al., S quando uma parte das

pessoas so encaradas e reconhecidas como pobres pelo resto da sociedade a pobreza ganha visibilidade e existncia social, tornando-se objecto de um discurso poltico. (1995: 15)

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 3

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

O Que a pobreza urbana?


Para se poder definir Pobreza Urbana h que definir-se num primeiro momento em que consiste a pobreza. Existem varias definies de pobreza. Uns ...consideram apenas como relevante a no satisfao de necessidades bsicas... segundo Isabel Baptista et al. outros associam a pobreza a excluso social, entendida como no satisfao de qualquer condio que possibilite de participao efectiva na sociedade envolvente... (1995: 39). Quando falamos em pobreza associamos sempre este fenmeno ideia de excluso social. A pobreza em si s uma forma de excluso social, porque quando pensamos ou falamos de pobres estamos a distingui-los de todos os sistemas sociais ditos normais. Isto , a pobreza um estado de vida que se destaca dos padres sociais de vida da cultura dominante. A excluso social um fenmeno complexo e pluri-dimensional. H ento excluso de caris Social, Cultural, Econmico... (Bruto da Costa, 1998). A excluso de cariz econmico percepcionada como uma situao de privao mltipla por falta de recursos e vulgarmente caracterizada por ms condies de vida, baixos nveis de instruo e qualificao profissional, emprego precrio, desemprego condies de habitao que no garantem um conforto e proteco bsicos (Costa, 1998). A excluso de cariz social, neste caso, a prpria excluso situa-se no domnio dos laos familiares. uma situao de privao de tipo relacional, caracterizada pelo isolamento (Costa, 1998).
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 4

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Os exemplos deste tipo so geralmente pessoas com doenas crnicas que saltam vista e incomodam as outras pessoas, pessoas com deficincia fsica, sensorial ou mental. Neste conjunto ainda h os deficientes profundos e os idosos. A excluso pode tambm dever-se a factores de ordem cultural (Costa, 1998). O racismo e a xenofobia o etnocentrismo cultural so disso exemplo. O conceito de pobreza subjectivo e traduz se no modo como cada um se ajuza do grau (suficiente ou no) em que as respectivas necessidades se encontram satisfeitas (Bruto da Costa apud Baptista et al., 1995: 16). Tendo conscincia de que a pobreza no se traduz apenas num fenmeno de cariz financeiro mas tambm por uma integrao insuficiente do individuo na sociedade onde est inserido, temos noo dos domnios onde a pobreza urbana se manifesta (partindo do principio que pobreza urbana distingue-se da pobreza em geral exclusivamente na medida em que a pobreza urbana apenas pobreza mas nos espaos urbanos).

(...) a definio de pobreza aponta invariavelmente para condies materiais insuficientes (...) que (im)possibilitam o acesso a uma habitao condigna, educao, sade, etc, aliadas, em muitos casos, a factores de natureza subjectiva (...) [verificando-se que] a pobreza funciona como um verdadeiro estigma social, reflectindo-se em caractersticas facilmente identificveis e identificadoras... Segundo Isabel Baptista et al. (1995), (sublinhado da autora) Daqui constatamos que a pobreza urbana se manifesta em vrios domnios. A pobreza no s financeira.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 5

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Estes domnios contemplam condies de habitabilidade a que se junta uma falta de conforto habitacional derivada de elevados graus de insalubridade, de superlotao e de inadequao dos alojamentos. (Alves, 1996b: 49), sendo o mais comum neste domnio a existncia dos bairros de lata e outros bairros sociais completamente degradados onde vrias famlias partilham o mesmo alojamento (...) e poucos tm acesso a infra-estruturas bsicas. (idem, 1996b: 49). As ms condies de sade, que se revelam numa esperana de vida diminuta, numa maior taxa de mortalidade infantil, num acesso a servios mdicos inferior e maior probabilidade de contrair doenas (idem, 1996b: 49); na educao, ocorrendo o abandono escolar precoce e maior nmero de retenes de ano, algum analfabetismo e baixa escolaridade (idem, 1996b: 49) e a questo do emprego e desemprego, sendo mais notria a ligao no que toca a situaes de desemprego por largos perodos de tempo ou situaes de sub-emprego ou trabalho clandestino (idem, 1996b: 49). em todos estes domnios que se consubstancia a pobreza urbana em Portugal.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 6

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Formas de Excluso social


Segundo Sandra Alves (1996a) , excluso social um fenmeno que provoca desigualdades no que se refere ao acesso ao mercado de trabalho, a uma penso de reforma que permita a subsistncia de quem a aufere, a um rendimento suficiente para cobrir todas as despesas essenciais, a uma habitao condigna e com o mnimo considervel de condies. De acordo com a prpria autora a excluso social depende principalmente do funcionamento do sistema econmico e das estruturas sociais existentes. A precariedade econmica, as alteraes da estrutura familiar, a carncia de alojamento e o sistema de segurana social exprime claramente esta situao. Deste modo a excluso social est intimamente relacionada com a Pobreza urbana, resultando esta do funcionamento do sistema econmico e estruturas sociais. No entanto, o conceito de excluso social no se resume ao nvel econmico, abrangendo o plano moral, cultural, educacional, tico e fsico. (Esteves, 2000) Na perspectiva de Antnio Sousa, excluso social consiste [n]uma degradao no campo das trocas sociais e (...) eroso do (...) estatuto de cidado... (2000: 161). Lus Capucha afirma que ...a escassez de recursos econmicos, isto , a pobreza, o principal factor de excluso social nas sociedades modernas... (2000: 20)

transversal nestes autores a ideia que a pobreza urbana conduz excluso social, e que esta, acentua o fosso entre pobres e ricos, conduzindo ao desprezo dos mais desfavorecidos.
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 7

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Segundo Perrot, (Citado por Heur), sem representao de si na esfera pblica, no sentido mais lato, no se existe. Muito simplesmente, no se tem identidade, nem para si nem para os outros. No se nada, e isto o que sucede frequentemente aos mais pobres (apud Baptista, et al.1995: 15).

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 8

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Formas de combate pobreza

...O combate pobreza , antes de mais, um processo de transformaes dos sistemas institucionais de proteco e das restantes polticas sociais (...), das estruturas sociais (...) e do funcionamento global dos mercados de trabalho. (Capucha, 2000: 26) A pobreza no apenas um problema econmico, da, que as suas solues no sejam tambm apenas de cariz econmico. Na interveno do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social na Jornada Nacional do Dia Europeu dos Assistentes Sociais devemos concluir que: Ao contrrio do que muitas vezes se diz, a proteco social no inimiga da competitividade; , sim, amiga da economia porque gera emprego, liberta recursos para o consumo, cria condies para a participao equilibrada no mercado de trabalho e previne e resolve problemas sociais que o Estado teria sempre, se no fossem objecto de uma cobertura universal de riscos, de resolver de outro modo... (MTSS, 2006). Podemos daqui retirar que a proteco social o primeiro dos passos para prevenir a pobreza. O ministro refere ...que cada vez mais claro que a resposta estratgica para estas dificuldades estruturais tem uma direco de fundo de que no nos podemos afastar: uma ruptura na poltica tradicional de mnimos sociais, rompendo com a dicotomia tradicional entre universalidade e diferenciao e procurando uma combinao de situaes de desemprego por largos perodos de tempo ou situaes de emprego temporrio ou clandestino () fundamental conseguir
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 9

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

combinar estas duas filosofias, muitas vezes apresentadas como opostas, ou incompatveis, sob pena de criarmos, ou piorarmos, problemas de um dos lados enquanto acudimos s aos que so levantados do (MTSS, 2006). Jos Ramos (2000: 174) considera que A Pobreza nas cidades um problema diferente, em que as situaes de carncias esto intimamente ligadas (...) droga, falta de qualificao profissional, ao desemprego, imigrao (...), mas tambm a uma economia demasiado liberal em que h um maior interesse em fazer dinheiro rapidamente do que em criar bem-estar. E que o trabalho com crianas de rua e residentes nos bairros degradados, seja feito por acompanhamento destas crianas, ou por tentativas de inverter a sua situao um dos mais importantes no combate Pobreza urbana. (Ramos, 2000) Segundo Rui da Silva (2000) a erradicao da pobreza tem de passar obrigatoriamente por medidas no s de informao, como tambm de integrao e mobilizadores, baseados na participao, autonomia, solidariedade e respeito pela diferena. outro.

Todos estes autores concordam que as medidas a tomar contra a pobreza no passam apenas por medidas de carcter econmico , mas tambm por aces para com os grupos afectados, seja por sesses de informao, ou com um carcter de envolvimento em actividades diversas. So vrios os projectos existentes no combate pobreza urbana que seguem esta linha de interveno, dos quais se pode referir o trabalho levado a cabo pela ADAV: A Associao de Defesa e Apoio Vida que tem como finalidade o apoio, a defesa e a dignificao da Vida Humana, desde a fecundao
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 10

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

at morte natural, promovendo a qualidade e valor do "arco inteiro" da sua existncia. Esta associao, nascida da iniciativa de um grupo de cidados preocupados com o ser humano e os ataques a que a vida continuamente submetida, est aberta a todos quantos concordarem com a sua causa. (ADAV-ViseuA, 2006). A REMAR uma ONG cuja misso ajudar e adaptar as necessidades das pessoas mais marginalizadas, com um carcter voluntrio e gratuito, tem por misso melhorar as condies de vida das crianas , das famlias e comunidades, em pases e regies pobres, atravs de projectos auto-sustentveis e actividades de sensibilizao, com o objectivo ltimo de propiciar mudanas e a erradicao da pobreza lutar contra a marginalizaro do homem; (REMAR, s.d); O Projecto Abrigo Amigo em Angra do Herosmo, que pretende combater o fenmeno crescente dos sem-abrigo; o Centro de Acolhimento Temporrio para os Sem- Abrigo em Lisboa; o projecto Trabalho com Crianas da Rua em Famlia para Crescer em Loures, que fornece apoio e tenta reencaminhar as crianas para as suas famlias; o projecto de apoio Criana Crianas de Rua em Braga; o projecto Toxicodependncia: preveno e tratamento imediato no Casal Ventoso em Lisboa (Ministrio da Solidariedade e Segurana Social, 1997), entre outros. Considero importante sublinhar que no por falta de recursos que existe pobreza em Portugal. (destaque do autor) (Bruto da Costa, 2000: 37) e que ...bastava que os no-pobres em Portugal deixassem de consumir 4% do que consomem, para tapar aquilo que faltava aos pobres. (destacado do autor) (idem, 2000: 37).

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 11

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Descrio detalhada da pesquisa


Na realizao deste trabalho o primeiro obstculo que me surgiu foi sem dvida a escolha de um tema, na medida em que todos se apresentavam interessantes. Optei pelo tema Pobreza urbana em Portugal porque um tema actual e estud-lo do ponto de vista

sociolgico pareceu-me bastante interessante. Depois de analisar algumas fontes, defini um ndice que me permitisse focar trs aspectos (O que a pobreza urbana, Excluso social, Formas de combate pobreza). Admito que inicialmente no sabia como comear. sentia-me pouco confiante e pensei em desistir dada a minha inexperincia. Mas ao longo das aulas comecei a sentir interesse em pr em prtica o que era leccionado e no fundo este o resultado. As principais fontes de pesquisa foram os livros, e o recurso Internet, que embora no muito significativo no decorrer do meu trabalho, levou-me a fazer uma pesquisa exaustiva. Desta ltima utilizei pouca informao (basicamente s utilizei uma pagina para avaliao. A minha pesquisa iniciou-se (e centrou-se essencialmente) na biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com a pesquisa simples (opo todas as palavras) no catlogo da biblioteca por <pobreza urbana em Portugal>, no qual obtive um registo:

Pobreza urbana em Portugal: um inqurito a famlias em habitat degradado, nas cidades de Lisboa, Porto e Setbal de Manuela Silva et al, o qual no consultei, pois estava requisitado e eu no podia esperar at que estivesse disponvel.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 12

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Dada a escassez de material vi que a pesquisa teria que ser mais abrangente. Pesquisei ento, na opo Todas as palavras, por <pobreza urbana>, registando trs entradas, das quais duas eram livros estrangeiros e a outra era o livro j antes encontrado. Visto no me ser favorvel o material que encontrei, tentei pesquisar com as palavras <pobreza Portugal>, que me deu vinte e cinco registos, dos quais cinco me pareceram interessantes para o trabalho. So estes :

pobreza

no

Porto:

representaes

sociais

prticas

institucionais, de Isabel Baptista et al. (1995); Pobreza, excluso: horizontes de interveno, autores variados (1998); Excluso social: factores e tipos de pobreza em Excluso social: rotas de interveno, de autores variados (1996); Pobreza no: erradicao da pobreza 1997-2006, de autores variados (1997); e Poder local e excluso social: dois estudos de caso de organizao local da luta contra a pobreza, de Fernando Ruivo (2000); dos quais viria a utilizar quatro como fontes para o meu trabalho. Para descobrir as diferenas, resolvi pesquisar ento por <pobreza>, o que me deu 139 registos, a maioria de autores estrangeiros e estando os nicos interessantes j includos nas pesquisas anteriores exceptuando o livro Excluses Sociais, de Alfredo Bruto da Costa (1998).

Na Internet incidi a minha pesquisa em dois motores de busca (afim de ter um termo de comparao dos resultados): o Google (pesquisando apenas em pginas de Portugal) e o Altavista.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 13

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Comecei a minha pesquisa em modo simples por <Pobreza urbana em Portugal>, recebendo, no Google 32.400 resultados e no Altavista 5.521 resultados. Pesquisei em seguida por <pobreza+urbana+Portugal>, que me devolveu, no Google 32.400 registos e no Altavista 19.279. Achando que ainda eram demasiados registos restringi a pesquisa a <pobreza urbana+Portugal>, registando no Google 350 entradas e no Altavista 345. Mudei um pouco a pesquisa e inseri nos termos a pesquisar excluso social, pesquisando ento por <excluso

social+pobreza+urbana+Portugal>, que me deu, no Google 11.700 entradas e no Altavista 570 resultados.

Restringi esta pesquisa ento a <pobreza urbana+excluso social+Portugal>, recebendo de volta 128 registos do Google e 38 do Altavista. Em anlise destes valores surgiram uma questo: Ser o motor de busca do Altavista menos eficaz ou simplesmente mais selectivo?

Pelas consultas que fiz, parece-me que apesar do Altavista ter menor quantidade de informao, ser o motor que devolve respostas mais oportunas e menos rudo.

Muito embora o meu trabalho revele utilizao de poucas fontes, considero que as fontes consultadas repetem muita informao, o que me levou a encolher aquelas que considerava mais oportunas para fazer este estudo. De modo a no me afogar no meio de tantas fontes de informao.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 14

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Avaliao da pgina de Internet

Na realizao deste trabalho seleccionei uma pgina apresentada para divulgar a actividade de uma ONG cuja misso ajudar e adaptar as necessidades das pessoas mais marginalizadas, com um carcter voluntrio e gratuito. REMAR tem por misso melhorar as condies de vida das crianas, das famlias e comunidades, em pases e regies e actividades de

pobres, atravs de projectos auto-sustentveis sensibilizao, com o objectivo

ltimo de propiciar mudanas e a

erradicao da pobreza lutar contra a marginalizaro do homem, a m alimentao, a misria, a doena, e o subdesenvolvimento a falta de instruo e erradicar as causas estruturais que causam esta situao de injustia e desigual repartio dos bens e oportunidades entre as pessoas e povos, a ignorncia os males da falta de solidariedade e a indiferena e as crises de valores humanos e cristos Esta pgina designada por REMAR no foi muito importante no desenvolvimento do meu trabalho. No entanto permitiu a minha sensibilizao para a causa e conhecer uma das instituies de que falo ao longo do trabalho. Fornece uma razovel quantidade de informao sobre a temtica abordada de uma maneira simples concisa e directa. Tem cores atractivas para os ttulos e assuntos fundamentais, o que facilita a consulta, tornando a navegao natural e simples. Conta com numerosas fotografias expostas oportunamente de acordo com os itens que contempla e de eventos volta da instituio.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 15

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

A sua apresentao grfica simples e no distrai o pblico dos assuntos contidos. uma pgina que carrega muito rpido e que disponibiliza toda a sua informao gratuita e dirigida ao cidado comum. Sendo a prpria REMAR a responsvel por esta pgina a sua informao revela-se credvel e, apesar do autor no se encontrar identificado, possvel contactar o organismo atravs de e-mail (na realidade cedido um acesso directo atravs da pgina). uma pgina com diversas hiperligaes para vrios outros sites ou para informao sobre assuntos relacionados e que apresenta um grande leque de informao disponibilizada nos seus menus do lado esquerdo da pgina, estando estes menus divididos tambm eles em outros menus e assim sucessivamente e uma caixa com as novidades recentes ao cimo da pgina, e outra caixa com contactos o que torna a navegao nesta pgina muito acessvel e aliciante. Esta pgina pretende informar mas de uma forma subtil procura sensibilizar o pblico para a causa da solidariedade e de luta contra a pobreza. As fotografias e os prprios links transmitem essa ideia. Tendo em conta o objectivo que serve, esta pgina est excelentemente organizada. Vejamos que de uma maneira simples, conseguimos consultar em que se baseia esta campanha e que propsitos serve, no que podemos ajudar ou at mesmo como podemos integrar a instituio e ainda como inscrevermo-nos para tal ajuda. Tudo de uma maneira bastante acessvel, mesmo para o utilizador mais inexperiente. Parece-se uma pgina bastante interessante e no fustiga o pblico com a sua organizao. No entanto est escrito em espanhol e tem como alternativa o ingls. Isso julgo, que limita o acesso a informao to
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 16

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

interessante que contem. Para mim no foi impedimento porque compreendo o espanhol escrito. At nisso a pgina boa pois apesar de estar escrita em lnguas estrangeiras tem um vocabulrio acessvel a um vasto pblico que para a sua compreenso s precisa saber os mnimos de espanhol ou ingls. Concluindo, uma pgina muito bem elaborada, com uma navegao simples e acessvel, pecando no entanto por s ter duas lnguas de opo, sendo, portanto, a sua avaliao positiva.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 17

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Ficha de leitura
Ttulo da publicao: Excluses sociais: Excluses sociais Autor : Alfredo Bruto da Costa Local onde se encontra: Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Data de publicao: Maio de 1998 Edio: 1 Local de Edio: Lisboa Editora: Gradiva Ttulo do captulo: Excluses sociais Cota: 304 COS N de pginas do capitulo: 21-25 Assunto: Excluso Social Palavras-chave: Pobreza, grupo social, excluso social, integrao social.

Data de leitura: 23 de Dezembro de 2006

Observaes: Os Cadernos Democrticos so uma coleco que se pretende de divulgao, acessvel a um pblico vasto, mas de informao clara e rigorosa, com estilo didctico e atraente para o pblico. Surge sobre a chancela da Fundao Mrio Soares. A autoridade cientfica e cvica dos autores que a subscrevem uma garantia suplementar de qualidade. Esta coleco foca temas bastante actuais, mesmo evocando a histria e a identidade portuguesa, e pretendem responder ao interesse de um pblico alargado, no entanto privilegia o pblico mais jovem.
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 18

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Notas sobre o autor


Alfredo Bruto da Costa o autor deste livro e de outros relacionados com este tema. Nascido em 1938, em Goa. Depois de concludo ensino primrio (em portugus), e o curso secundrio (em ingls), tirou os preparativos de engenharia na Universidade de Bombaim. J 1957, ingressou no Instituto Superior Tcnico, de Lisboa, onde cursou engenharia civil. Trabalhou como engenheiro durante um ano. Em 1967, ingressou no rgo central de planeamento econmico, onde fez a sua carreira profissional. Entre 1974 e 1980 foi Provedor de Santa Casa da Misericrdia de Lisboa. Em 1979, foi Ministro dos assuntos Sociais do V Governo Constitucional, chefiado por Maria de Lurdes Pintasilgo. Em 1993, doutorou-se pele Universidade de Bath (Reino Unido), com tese intitulada: O Paradoxo da Pobreza_ Portugal 1980 1989. Entre 1990 e 1994 foi consultor da Comisso Europeia, para o programa Pobreza 3. Actualmente, mantem actividade docente e de investigao, mormente em domnios ligados pobreza e excluso social. membro da Comisso de Peritos Independentes da Carta Social Europeia, do Concelho de Europa.

Resumo
Este captulo aborda a questo da excluso social no plural, tendo em conta os vrios tipos de excluso social. Alfredo Bruto da Costa
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 19

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

classifica excluso social como um fenmeno complexo e heterogneo. Da os vrios tipos e excluso social. Justifica esta classificao apresentando o critrio das causas imediatas por oposio as causas intermdias e as causas estruturais. Considera este critrio importante pois ao relacionar as causas pode apontar o tipo de solues necessrias. O autor explica em que consistem os vrios tipos de excluso social: Econmica; social; cultural; patolgica; e comportamentos autodestrutivos.

Estrutura
Este captulo vem na sequncia do conceito de excluses sociais. Num primeiro momento autor explica o tema do captulo e do livro (pois o titulo o mesmo) refere a excluso social no plural pois no seu ponto de vista h vrias excluses sociais (econmica; social; cultural; de origem patolgica; e por comportamentos auto-destrutivos.) afirmando que o conceito de excluso social de tal complexidade que se pode falar de vrias excluses sociais. ainda neste momento que atribui a sua classificao do tema excluses sociais afirmando que como critrio de classificao das excluses sociais, devem opor-se s causas imediatas as causas intermdias e as causas estruturais. Explica a importncia do seu critrio referindo que um critrio particularmente importante, uma vez que estando relacionado com as causas, d indicao sobre o tipo de solues necessrias. Num segundo momento e na mesma perspectiva o autor identifica os tipos de excluso social acima enumerados e explica em que consistem. tambm neste momento que o autor traduz que so nestas situaes que melhor se reflecte as medidas de emergncia que visam recorrer a carncias mais urgentes, e que por ventura so nestes casos que
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 20

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

existe maior facilidade de identificao no que diz respeito degradao que a pobreza que as excluses sociais traduzem. Na minha opinio este texto de Alfredo Bruto da Costa bastante elucidativo, na medida que expe as situaes de degradao e excluso social de forma clara e sucinta (que a meu ver o passo principal para que reconhecendo estas realidades as possamos alterar), utilizando uma linguagem acessvel a todos aqueles que o pretendam ler, no apresentando qualquer obstculo sua compreenso.

http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=30002

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 21

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Concluso
Ao longo deste trabalho tentei trazer luz um pouco do que a pobreza urbana, a forma como se faz sentir e formas de a combater. O meu objectivo ficou aqum do que pretendia alcanar, visto tratar-se do estudo de um fenmeno complexo e pluri-dimensional. um fenmeno que abrange muitas perspectivas e s uma interdisciplinaridade efectiva permitiria alcanar o nvel de profundidade que este fenmeno abrange. Consciente da extenso deste tema, tentei reduzir o grau de complexidade com que iria abordar o tema, procurando tornar o meu trabalho mais acessvel a sua elaborao e tambm acessvel a quem possa vir a ler este trabalho. Julgo ser fundamental uma sensibilizao crescente e formadora dada a sua relevncia na actualidade. O fosso entre pobres e ricos cada vez mais se faz sentir. Este trabalho despertou em mim vrias questes s quais no respondi para ser fiel ao programa que delimitei inicialmente e no me perder na abrangncia do tema. Com isto quero referir que acabo com mais interrogaes que as que me acompanhavam no inicio da investigao. Deixo noar questescomo: Porque existe a pobreza? Que faz o Estado para atenuar esta realidade? Que poderia o Estado fazer mais na eliminao desta situao? O que fazemos individualmente para que esta realidade no se perpetue/acentue?

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 22

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Referencias Bibliogrficas
I)Livros Alves, Sandra (1996a), Os Sem-Abrigo: (Sobre)vivncias de Rua Estudo e Diagnstico A excluso social: fenmeno estrutural in Hermano Carmo (org.), Excluso Social Rotas de Interveno. Lisboa: Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas da Universidade Tcnica de Lisboa, 47. Alves, Sandra (1996b), Os Sem-Abrigo: (Sobre)vivncias de Rua Estudo e Diagnstico A pobreza in Hermano Carmo (org.), Excluso Social Rotas de Interveno. Lisboa: Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas da Universidade Tcnica de Lisboa, 48 51. Baptista, Isabel et al. (1995), A Pobreza no Porto: Representaes Sociais e Prticas Institucionais. Porto: Rede Europeia Anti-Pobreza. Bruto da Costa, Alfredo (1995), Prefcio in Isabel Baptista et al., A Pobreza no Porto: Representaes Sociais e Prticas Institucionais. Porto: Rede Europeia Anti-Pobreza, 7. Bruto da Costa, Alfredo (1998), Excluses Sociais. Lisboa: Gradiva. Bruto da Costa, Alfredo (2000), Depoimento, in Jos Madureira Pinto e Antnio Dornelas (orgs.), Pobreza, Excluso: Horizontes de Interveno. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 37 43. Capucha, Lus (2000), Ns e eles c dentro: sobre o mito de um Robinson Crusoe ao contrrio, in Jos Madureira Pinto e Antnio Dornelas (orgs.), Pobreza, Excluso: Horizontes de Interveno. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 13-33. Esteves, Marianela (2000), Excluso social entrada do sculo XXI, in Jos Madureira Pinto e Antnio Dornelas (orgs.), Pobreza, Excluso: Horizontes de Interveno. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 8589. Ramos, Jos (2000), A pobreza na cidade e pobreza no campo como expresses diferentes da inexistncia de bem-estar, in Jos Madureira Pinto e Antnio Dornelas (orgs.), Pobreza, Excluso: Horizontes de Interveno. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 173175.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 23

Fontes de Informao Sociolgica

Pobreza Urbana em Portugal

Sousa, Antnio (2000), A pobreza urbana em Coimbra, in Jos Madureira Pinto e Antnio Dornelas (orgs.), Pobreza, Excluso: Horizontes de Interveno. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 161 171. Silva, Rui da (2000), Depoimento, in Jos Madureira Pinto e Antnio Dornelas (orgs.), Pobreza, Excluso: Horizontes de Interveno. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 135 138.

II) Webgrafia ADAV-ViseuA (2006), Associao de Defesa e Apoio Vida. Pgina consultada em 21 de Dezembro de 2006 Disponvel em <http://www.adavviseu.pt.vu/> CNIS(2006), rgo de confederao Nacional das Instituies de Solidariedade Pgina consultada em 21 de Dezembro de 2006-12-28 Disponvel em <www.solidariedade.pt/seccao/index.php?x=48 - 26k> MTSS Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social (2006), Interveno do MTSS na Jornada Nacional do Dia Europeu dos Assistentes Sociais. Pgina consultada em 20 de Dezembro de 2006. Disponvel em http://www.mssfc.gov.pt/index.php?corpo=min&min=interv_min&di sc=69

REMAR (s.d), Benvindos REMAR.Org. Pgina consultada em 21 de Dezembro de 2006 Disponvel em <http://www.remar.org/index>

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 24

S-ar putea să vă placă și