Sunteți pe pagina 1din 11

Superior Tribunal de Justia

AgRg no RECURSO ESPECIAL N 907.559 - RS (2006/0264829-6) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO AGRAVANTE : RUDY HARRY ZILZ ADVOGADOS : ANAXIMENES RAMOS FAZENDA E OUTRO(S) ANDRA FINGER COSTA AGRAVADO : ROGRIO DA SILVA NETTO ADVOGADO : HELDER LUS VACCARI DOS SANTOS E OUTRO(S) AGRAVADO : ADAIR AMARO DA SILVA PANATO E OUTRO ADVOGADO : JOS HILRIO DE OLIVEIRA BRANDO EMENTA
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CIVIL. FRAUDE EXECUO. COMPRA E VENDA DE IMVEL PENHORADO. AUSNCIA DE REGISTRO DA PENHORA. NO CONFIGURAO DE MA-F. SMULA 7. 1. No se pode presumir a m-f de adquirente de imvel pertencente a executado simplesmente por ter ocorrido a aquisio do bem aps citao em processo de execuo. 2. O reconhecimento da fraude execuo depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de m-f do terceiro adquirente (Smula 375/STJ). 3. Em nenhum momento do acrdo recorrido, afirmou o tribunal estadual ter sido comprovada a m-f do recorrente, em que pese ter insinuado a ocorrncia de desdia. Sendo assim, no possvel nesta via especial afirmar estar nos autos comprovada a m-f do embargante, por incidncia do bice da smula 7/STJ. 4. Devem os embargados responder pelos honorrios, quando julgados procedentes os embargos de terceiro, contestados pelos executados, e no exista qualquer outra evidncia de que o incidente de embargos de terceiros tenha sido causado pelos embargantes. 5. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.

ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia,por unanimidade, negar provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Ricardo Villas Bas Cueva, Nancy Andrighi, Massami Uyeda (Presidente) e Sidnei Beneti
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011 Pgina 1 de 11

Superior Tribunal de Justia


votaram com o Sr. Ministro Relator. Braslia (DF), 23 de agosto de 2011(Data do Julgamento)

MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO Relator

Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011

Pgina 2 de 11

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 907.559 - RS (2006/0264829-6) AGRAVANTE : RUDY HARRY ZILZ ADVOGADOS : ANAXIMENES RAMOS FAZENDA E OUTRO(S) ANDRA FINGER COSTA AGRAVADO : ROGRIO DA SILVA NETTO ADVOGADO : HELDER LUS VACCARI DOS SANTOS E OUTRO(S) AGRAVADO : ADAIR AMARO DA SILVA PANATO E OUTRO ADVOGADO : JOS HILRIO DE OLIVEIRA BRANDO RELATRIO O EXMO. SR. MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO (Relator): Na origem, ROGRIO DA SILVA NETTO ops embargos de terceiros a execuo movida por Rudy Harry Zilz em face de Adair Amaro da Silva Panato e sua mulher Teresa Fragoso Panato. Alegou ter adquirido dos executados o imvel, com o devido registro da escritura de compra e venda, objeto de penhora nos autos de execuo, quando no havia em sua matrcula qualquer registro ou pr-registro de nus de qualquer natureza, tendo tomado todas as providncias para realizar a transao com segurana. Pediu, assim, fosse tornada ineficaz a constrio da penhora e a arrematao e constituda hipoteca judicial sobre o imvel. Na primeira instncia, prestigiou-se a orientao no sentido de caracterizar-se a fraude execuo independentemente de configurada a boa ou m-f do adquirente, bastando verificar se ao tempo da alienao do imvel havia em curso ao de execuo do alienante do bem. Assim, foram julgados improcedentes os embargos de terceiro. O ora recorrente interps, ento, apelao, cujo julgamento foi no sentido da improcedncia nos seguintes termos:
"EMBARGOS DE TERCEIRO. PRELIMINAR DE CONHECIMENTO DO RECURSO INTERPOSTO
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011

NO PELO

Pgina 3 de 11

Superior Tribunal de Justia


EMBARGANTE AFASTADA, PORQUANTO OBEDECIDOS OS PRESSUPOSTOS ELENCADOS NO ART. 514, DO CPC. MRITO. ALIENAO EFETIVADA PELO EXECUTADO, DEPOIS DE J REALIZADA A CONSTRIO JUDICIAL. DISPENSABILIDADE DE PRVIO REGISTRO DA PENHORA, ASSIM COMO A DEMONSTRAO DA BOA OU M-F DO ADQUIRENTE PARA A CONFIGURAO DA FRAUDE EXECUO, EX VI DO DISPOSTO NO ART. 593, II, DO CPC. INEFICCIA DA VENDA PERANTE O EXEQUENTE. SENTENA DE IMPROCEDNCIA MANTIDA. HONORRIOS ADVOCATCIOS. CAUSA SEM CONDENAO. APLICABILIDADE DO 4 DO ART. 20 DO CPC. INEFICCIA DA VENDA PERANTE O EXEQUENTE. SENTENA DE IMPROCEDNCIA MANTIDA. HONORRIOS ADVOCATCIOS. CAUSA SEM CONDENAO. APLICABILIDADE DO 4 DO CPC. MAJORAO DA VERBA FIXADA EM FAVOR DOS PROCURADORES DOS EMBARGADOS. APELAO DO EMBARGANTE DESPROVIDA E PROVIDA EM PARTE A DO EMBARGANTE. UNNIME." (e-stj Fls. 562)

Opostos embargos de declarao, foram rejeitados. ROGRIO DA SILVA NETO interps, ento, recurso especial, alegando violao aos arts. 134 e 659 do Cdigo de Processo Civil. Argumentou que a boa-f do recorrente restou caraterizada no momento em que o adquirente certificou-se da inexistncia de qualquer bice junto ao registro imobilirio. De modo monocrtico, o recurso especial foi provido de acordo com a seguinte ementa:
RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CIVIL. EMBARGOS DE TERCEIRO. IMVEL PENHORADO E ARREMATADO. FRAUDE EXECUO AFASTADA. APLICAO DA SMULA 375/STJ. AUSNCIA DE REGISTRO IMOBILIRIO E COMPROVAO DE M-F. RECURSO ESPECIAL PROVIDO. (e-STJ fls. 727)

Em face dessa deciso, RUDY HARRY ZILZ interpe agora agravo regimental. Alegou que a matria acerca da configurao da fraude execuo controvertida neste tribunal, bem como que haveria prova concreta e irrefutvel de que o ora agravado adquiriu o imvel penhorado em flagrante
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011 Pgina 4 de 11

Superior Tribunal de Justia


m-f. Defendeu, ainda, dever ser fixado, caso no se reconsidere a deciso, a proporo em que cada parte arcar com os honorrios de sucumbncia. Pediu, tambm, sejam invertidos os nus sucumbenciais, "levando em considerao que a manuteno desta condenao implicar no agravamento dos prejuzos at ento suportados pelo agravante" (e-STJ fls. 739). o relatrio.

Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011

Pgina 5 de 11

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 907.559 - RS (2006/0264829-6)

VOTO O EXMO. SR. MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO (Relator): Eminentes Colegas, o agravo regimental no merece prosperar. Com efeito, constata-se, do confronto entre as razes do regimental e a fundamentao do julgado recorrido, que os agravantes no trazem fundamentos capazes de infirmar as concluses tiradas no decisum objurgado. Infere-se das razes do recurso, que os agravantes, a fim de obterem a reforma do julgado impugnado, enfatizam haver robustas provas nos autos da m-f do agravado, ao comprar imvel sobre o qual teria conhecimento de penhora nele incidente. No obstante, para verificar se restou comprovada nos autos a m-f do embargante, necessrio verificar questes ftico-probatrias, o que no possvel nesta via especial, tendo em vista o verbete sumular n 7/STJ. Nesse contexto, a deciso recorrida deve ser mantida pelos seus prprios fundamentos, porquanto mantida a validade dos argumentos que a sustentam, vez que no trazidos elementos aptos a desconstitu-la. Eis o teor do decidido, que passa a fazer parte integrante deste julgado:
"(...) O recurso merece prosperar. Com efeito, firmou esta Corte entendimento de que no se pode presumir a m-f de adquirente de imvel pertencente a executado simplesmente por ter ocorrido a aquisio do bem aps citao em processo de execuo. Nos termos do enunciado 375 da Smula desta Corte, o reconhecimento da fraude execuo depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de m-f do terceiro adquirente.
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011 Pgina 6 de 11

Superior Tribunal de Justia


Nesse sentido:
PROCESSO CIVIL. EMBARGOS DE TERCEIRO. INEXISTNCIA DE PENHORA. AUSNCIA DE COMPROVAO DE QUE O ADQUIRENTE TINHA CINCIA DA DEMANDA EM CURSO. TERCEIRO DE BOA-F. FRAUDE EXECUO. NO CARACTERIZAO. I - Na caracterizao da fraude execuo, de acordo com a Jurisprudncia desta Corte, a simples existncia de ao em curso no momento da alienao do bem no suficiente para instaurar a presuno de fraude, sendo necessrio, quando no registrada a penhora anterior, "prova da cincia do adquirente acerca da existncia da demanda em curso", a qual incumbe ao credor, sendo essa cincia presumida somente na hiptese em que registrada a penhora, na forma do art. 659, 4, do Cod. de Proc. Civil. II - O Acrdo recorrido no se manifestou sobre a existncia ou inexistncia do conhecimento ou no conhecimento pelo adquirente, tendo apenas se baseado no argumento de que seria desnecessrio o prvio registro para a caracterizao da fraude execuo, bastando para tanto ao em curso com citao vlida. III - A Sentena, porm, bastante clara em afirmar que no houve comprovao de conluio fraudulento. IV - Embora evidente o esforo do agravante, no trouxe nenhum argumento capaz de alterar os fundamentos da deciso agravada, a qual, frise-se, est absolutamente de acordo com a jurisprudncia consolidada desta Corte, devendo, portanto, a deciso agravada ser mantida por seus prprios fundamentos. Agravo Regimental improvido. (AgRg no REsp 801.488/RS, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 15/12/2009, DJe 18/12/2009). CIVIL. RECURSO ESPECIAL. ART. 105, INCISO III, DA CF. EMBARGOS DE TERCEIRO. ADQUIRENTE DE BOA-F. AUSNCIA DE REGISTRO DA PENHORA. PRVIO CONHECIMENTO DO EMBARGANTE ACERCA DO GRAVAME NO COMPROVADO. 1. luz da sedimentada jurisprudncia desta Corte Superior, nos termos do art. 659, 4 do CPC, na redao que lhe foi dada pela Lei n. 8.953/1994 exigvel a averbao da penhora no cartrio de registro imobilirio para que passe a ter efeito erga omnes e, nessa circunstncia, torne-se eficaz para impedir a venda a terceiros em fraude execuo. 2. Inexistindo registro da penhora sobre bem alienado a terceiro, incumbe ao exeqente e embargado fazer a prova de que o terceiro tinha conhecimento da ao ou da constrio judicial, agindo, assim, de m-f (Precedentes: REsp n. 742.097/RS, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, DJe de 28/04/2008; REsp n. 493.914/SP, Rel. Min. Fernando Gonalves, DJe de 05/05/2008; e AgRg no REsp n. 1.046.004/MT, Rel. Ministro Humberto Martins, DJe de 23/06/2008;
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011 Pgina 7 de 11

Superior Tribunal de Justia


REsp. 494.545/RS, Rel. Min. Teori Albino Zavascki). 3. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 753.384/DF, Rel. Ministro HONILDO AMARAL DE MELLO CASTRO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/AP), QUARTA TURMA, julgado em 01/06/2010, DJe 07/10/2010).

O tribunal de origem entendeu que "no constitui fundamento a descaracterizar a fraude execuo a inexistncia de registro junto ao lbum imobilirio poca em que alienado o bem" (fls. 456), bem como que "a demonstrao da boa ou m-f dos adquirentes no se faz necessria para a configurao da fraude execuo" (fls. 568). Acrescentou que, "de qualquer forma, no obstante a desnecessidade de demonstrao da boa ou m f do adquirente, insta observar que houve, no mnimo, desdia da parte do apelante ao deixar de exigir a apresentao das certides negativas judiciais por parte do vendedor, mormente porque estava assessorado por profissionais do ramo imobiliario, sendo presumvel que tivesse cincia da importncia da obteno de tais certides a fim de resguardar-se de uma ocorrncia como esta" (fls. 458). Em nenhum momento do acrdo recorrido, afirmou o tribunal estadual ter sido comprovada a m-f do recorrente. Sendo assim, no restou configurada a fraude execuo, na forma do enunciado sumular n. 375 desta Corte Ante o exposto, nos termos do art. 557, 1 - A, do Cdigo de Processo Civil, dou provimento ao recurso especial para julgar procedente o pedido formulado na petio inicial dos embargos de terceiro, tornando ineficazes a penhora e a arrematao realizadas sobre o imvel, bem como o consequente registro imobilirio. Custas e honorrios de advogado a cargo dos embargados no percentual de 10% sobre o valor atualizado da causa."

Cabe dizer que, afastada a configurao da fraude execuo, no h evidncias de que os embargos de terceiros tenham decorrido de culpa dos prprios embargantes. Aplica-se, ento, simplesmente o principio da sucumbncia, na fixao dos nus sucumbenciais, devendo os embargados responder pelos honorrios, se restaram julgados procedentes os embargos de terceiros, contestados tambm pelos executados. A propsito:
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011 Pgina 8 de 11

Superior Tribunal de Justia


PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. VIOLAO AO ART. 535. PRETENSO DE REDISCUSSO DA MATRIA. IMPOSSIBILIDADE. INEXISTNCIA DE OMISSO, CONTRADIO OU OBSCURIDADE NO JULGADO. EMBARGOS DE TERCEIRO. CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMVEL CONSTRITO POSTERIORMENTE NO REGISTRADO. HONORRIOS ADVOCATCIOS DEVIDOS. SMULA 83/STJ. 1. Prev o art. 535 do CPC a possibilidade de manejo dos embargos de declarao para apontar omisso, contradio ou obscuridade na sentena ou acrdo, no se prestando este recurso, portanto, para rediscutir a matria apreciada. 2. O acrdo recorrido adotou tese em conformidade com a jurisprudncia deste Tribunal, qual seja, quando o embargado ope resistncia s pretenses meritrias do terceiro embargante, atrai a aplicao do princpio da sucumbncia. Precedentes. 3. "No se conhece do recurso especial pela divergncia, quando a orientao do Tribunal se firmou no mesmo sentido da deciso recorrida", conforme os termos da Smula 83 do STJ. 4. O agravante no trouxe qualquer argumento capaz de infirmar a deciso que pretende ver reformada, razo pela qual entende-se que ela h de ser mantida na ntegra. 5. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no Ag 1064241/SP, Rel. Ministro CARLOS FERNANDO MATHIAS (JUIZ FEDERAL CONVOCADO DO TRF 1 REGIO), QUARTA TURMA, julgado em 03/03/2009, DJe 16/03/2009) PROCESSUAL CIVIL - EXECUO - EMBARGOS DE TERCEIRO EXTINO DO PROCESSO - CUSTAS E HONORARIOS DE ADVOGADO. I- EMBARGOS DE TERCEIRO OPOSTOS NOS AUTOS DE EXECUO, JULGADO EXTINTO O PROCESSO, NOS TERMOS DO ART. 267, IV, DO CPC, POR PERDA DE OBJETO. A CONDENAO DA EXEQUENTE-EMBARGADA NO PAGAMENTO DOS ONUS DA SUCUMBENCIA IMPE-SE, EM FACE DE TER O EXECUTADO EXERCIDO SEU DIREITO DE DEFESA, QUE A ALTERNATIVA LHE OBRIGAVA. II- PRECEDENTES DO STJ. III- RECURSO NO CONHECIDO. (REsp 132.180/MG, Rel. Ministro WALDEMAR ZVEITER, TERCEIRA TURMA, julgado em 09/09/1997, DJ 15/12/1997, p.
Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011 Pgina 9 de 11

Superior Tribunal de Justia


66385)

Ante o exposto, nego provimento ao agravo regimental. o voto.

Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011

Pgina 1 0 de 11

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO TERCEIRA TURMA AgRg no REsp 907.559 / RS
1197470782 70014739197 JULGADO: 23/08/2011

Nmero Registro: 2006/0264829-6


Nmeros Origem: 10501372362 70015947294 EM MESA 114110704

Relator Exmo. Sr. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro MASSAMI UYEDA Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. MARCELO ANTONIO CEAR SERRA AZUL Secretria Bela. MARIA AUXILIADORA RAMALHO DA ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADO : : : : ROGRIO DA SILVA NETTO HELDER LUS VACCARI DOS SANTOS E OUTRO(S) RUDY HARRY ZILZ ANDRA FINGER COSTA ANAXIMENES RAMOS FAZENDA E OUTRO(S) : ADAIR AMARO DA SILVA PANATO E OUTRO : JOS HILRIO DE OLIVEIRA BRANDO

ASSUNTO: Execuo - Embargos - Terceiro

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : RUDY HARRY ZILZ : ANDRA FINGER COSTA ANAXIMENES RAMOS FAZENDA E OUTRO(S) : ROGRIO DA SILVA NETTO : HELDER LUS VACCARI DOS SANTOS E OUTRO(S) : ADAIR AMARO DA SILVA PANATO E OUTRO : JOS HILRIO DE OLIVEIRA BRANDO

CERTIDO Certifico que a egrgia TERCEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Ricardo Villas Bas Cueva, Nancy Andrighi, Massami Uyeda (Presidente) e Sidnei Beneti votaram com o Sr. Ministro Relator.

Documento: 1082932 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/08/2011

Pgina 1 1 de 11

S-ar putea să vă placă și