Sunteți pe pagina 1din 6

A arte da Pr-Histria brasileira

O Brasil possui valiosos stios arqueolgicos em seu territrio, embora nem sempre tenha sabido preserv-los. Em Minas Gerais, por exemplo, na regio que abrange os municpios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que traziam, em suas pedras, sinais de uma culturapr-histrica no Brasil. Algumas dessas grutas, como a chamada Lapa Vermelha, foram destrudas por fbricas de cimento que se abasteceram do calcrio existente em suas entranhas. Alm dessas cavernas j destrudas, muitas outras encontram-se seriamente ameaadas. Das grutas da regio, a nica protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) a gruta chamada Cerca Grande. Ela considerada importante monumento arqueolgico por causa de suas pinturas rupestres e de fsseis descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso pas.

Naturalismo e Geometrismo: as duas faces da arte rupestre no Brasil


No sudeste do Estado do Piau, municpio de So Raimundo Nanato, h um importante stio arqueolgico onde, desde 1970, diversa pesquisadores vm trabalhando. Em 1978, uma misso franco-brasileira coletou uma grande quantidade de dados e vestgios arqueolgicos. Esses cientistas chegaram concluses esclarecedoras a respeito de grupos humanos que habitaram a regio por volta do ano 6 000 a.C., ou talvez numa poca mais remata ainda. Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da rea de So Raimundo Nonato - provavelmente caadores-coletores, nmades e seminmades - utilizavam as grutas da regio como abrigos ocasionais A hiptese mais aceita, portanto, a de que esses homens foram os autores das obras pintadas e gravadas nas grutas da regio. Os pesquisadores classificaram essas pinturas e gravuras em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geomtricos. Entre as primeiras predominam as representaes de

figuras humanas que aparecem ora isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caa, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram-se tambm figuras de animais, cujas representaes mais frequentes so de veados, onas, pssaros diversos, peixes e insetos As figuras com motivos geomtricos so muito variadas: apresestam linhas paralelas, grupos de pontos, crculos, crculos concntrico, cruzes, espirais e tringulos. A partir do estudo dos vestgios arqueolgicos encontrados em So Raimundo Nonato, os estudiosos levantaram a hiptese da existncia de um estilo artstico denominado Vrzea Grande). Esse estilo tem como caracterstica a utilizao preferencial da cor vermelha, o predomnio dos motivos naturalistas, a representao de figuras antropomorfas e zoomorfas (com corpo totalmente preenchido e os membros desenhados com traos) e a abundncia de representaes animais e humanas de perfil. Nota-se tambm a freqente presena de cenas em que participam numerosas personagens, com temas variados e que expressam grande dinamismo. As pesquisas cientficas de antigas culturas que existiram no Brasil, a partir das descobertas realizadas no sudeste do Piau, abrem uma perspectiva nova tanto para a historiografia como para a arte brasileiras. Esses fatos nos permitem ver mais claramente que a histria de nosso pas est ligada histria do mundo todo, e que as nossas razes so muito mais profundas do que o limite inicial de uma data, no to prximo sculo XV.

Anexos:

Introduo

Considera-se que Arte Rupestre o nome dado para as mais antigas representaes pictricas conhecidas, realizadas em cavernas, grutas ou ar livre, e considerada a expresso artstica mais antiga da humanidade. A Arte Rupestre sobrevive e muitos estudiosos afirmam ser um erro comum considerar a arte rupestre extinta ou pr-histrica. Ela est ligada gravao ou pintura sobre as rochas, independente da tcnica utilizada.

Concluso

Aprendemos com este trabalho que as mais antigas manifestaes de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na serra da Capivara, no Piau, datando de cerca de 13000 a.C. Em Pedra Pintada, na Paraba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade e, em Minas Gerais, chamam ateno os registros de arte rupestre localizados em vrias cavernas do vale do Peruau, que se distinguem por seus raros desenhos de padres geomtricos, executados entre 2.000 e 10.000 anos atrs. So igualmente dignas de meno as pinturas de animais descobertas em grutas calcrias no vale do rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Na documentao arqueolgica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confeco de objetos utilitrios (recipientes, agulhas, esptulas, pontas de projtil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupao esttica observvel, sobretudo, na extraordinria variao de formas geomtricas e no tratamento das superfcies e dos retoques.

Colgio Santa Cruz

Arte Pr-Histrica No Brasil

Alunos:

1 A

S-ar putea să vă placă și