Sunteți pe pagina 1din 17

PRIMEIRA IGREJA BATISTA REGULAR DE FARIAS BRITO

CURSO NO EVANGELHO DE JOO


II Timteo 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

2011

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 01 OS PROBLEMAS DO HOMEM


1. O Evangelho de Joo foi escrito para que ________________ que Jesus Cristo, o Filho de Deus; e para que crendo, tenhas ______________________ em seu nome. (Joo 2031. 2. Jesus chama-se a si mesmo de a ______________ de mundo. (Joo 8.12) 3. importante seguir a Jesus? ( ) Sim ( ) No (Joo 8.12) 4. De acordo com Joo 8.12, o que teremos se seguirmos a Jesus? _______________________. 5. Algumas pessoas no seguem a Jesus porque amam mais as __________________ do que a ____________ porque as suas obras so: ______________. (Joo 3.19) 6. Por que algumas pessoas amam viver em trevas? (Joo 3.19,20) __________________________________________________________________________. 7. Como que Jesus Cristo descreve uma pessoa que vive nas trevas do pecado? (Joo 8.34) __________________________________________________________________________. 8. O que Jesus disse sobre aqueles que no ouvem (escutam para obedecer) a Palavra de Deus? (Joo 8.47) ________________________________________________________________. 9. De acordo com Joo 16.9, os homens so culpados de que pecado? _________________________________________________________________________. 10. Os homens esto condenados pelo pecado de ____________________________________. (Joo 3.18) 11. Quando uma pessoa no cr (confia) em Jesus, no ver a _________________ mas a _________ de Deus sobre ele permanece. (Joo 3.36) 12. Em Romanos 6.23, a Bblia diz que o resultado do pecado __________________________. Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 13. Das seguintes palavras, escolha as que representam melhor o pecado. (reveja as palavras que se encontram nesta lio). ( ) Andar nas trevas ( ) Mentira ( ) F ( ) Incredulidade ( ) Escravido ( ) Salvao ( ) Desobedincia ( ) Feitores de Maldade 14. A pessoa que continuar andando nas trevas do pecado enfrentar a _____________________ de Deus. (Joo 3.36) 15. Alguns recusam (no crem) Jesus e no esto dispostos a receb-lo como Salvador e Senhor. (Joo 1.10,11). ( ) Falso ( ) Verdadeiro 16. Deus enviou Jesus ao mundo para que _________________________________. (Joo 3.17). 17. Por que o mundo precisa de um Salvador? ___________________________________. (Romanos 3.23)

18. De acordo com os versculos bblicos anteriores, qual o pecado mais srio do homem? __________________________________________________________________________.

19. Na Bblia, lemos mais acerca do pecado: (Isaas 59.2, Efsios 2.1-3) baseado nos versculos acima mencionados, aliste quatro caractersticas de uma pessoa que vive em pecado.
Isaas 59.2 Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua. Efsios 2.1-3 E VOS vivificou, estando vs mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia. Entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como os outros tambm.

____________________________________,____________________________________, ____________________________________, ____________________________________. 20. Sublinhe nestes versculos as palavras que representam o comportamento da natureza pecaminosa. (Glatas 5.19-21)
Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus.

21. Conclumos nesta lio que o pecado : ( ) Estar sob o controle de Deus ( ) Estar sob o controle de si mesmo 22. Jesus descreve o homem que controla a sua prpria vida: (Lucas 12.16-21)
E props-lhe uma parbola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundncia; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? No tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depsito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pediro a tua alma; e o que tens preparado, para quem ser? Assim aquele que para si ajunta tesouros, e no rico para com Deus.

23. Nos versculos acima, sublinhe os pronomes (Eu), (Meus) e (Minhas). 24. Mas h boas novas para voc. A Bblia diz, em I Joo 3.4,5:
Qualquer que comete pecado, tambm comete iniqidade; porque o pecado iniqidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele no h pecado.

25. Versculo para decorar: Romanos 3.23


Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus;

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 02 A SOLUO DE DEUS PARA O PROBLEMA DO HOMEM A LIO NOS ENSINOU O PROBLEMA MAIS SRIO DO HOMEM O PECADO. 1. Em Joo 16.9, aprendemos que o pecado _________________________________________. 2. Jesus disse que uma pessoa que no cr nEle ______________________________________. (Joo 8.24). A Bblia diz: O salrio do pecado a morte (Romanos 3.23) Esta palavra morte se refere segunda morte, que a separao de Deus.
Mas, quanto aos tmidos, e aos incrdulos, e aos abominveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idlatras e a todos os mentirosos, a sua parte ser no lago que arde com fogo e enxofre; o que a segunda morte. (Apocalipse 21.8)

3. Qual a atitude de Deus quanto aos pecadores? (Romanos 5.8) ___________________________________________________________________________.


Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores.

4. De acordo com Joo 3.16, o que Deus fez para mostrar seu amor aos pecadores? __________________________________________________________________________. A Bblia diz: Porque tambm Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos
injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Esprito; (I Pedro 3.18)

5. Jesus chamado o __________________________ que tira o pecado do mundo. (Joo 1.29). H muito tempo atrs o Antigo Testamento nos relata que uma OVELHA perfeita (Cordeiro era morta e sacrificada, como um inocente SUBSTITUTO, para pagar os pecados do povo. Isto era um smbolo de JESUS CRISTO, o verdadeiro CORDEIRO DE DEUS, que mais tarde viria ao mundo. 6. Leia na Palavra de Deus a histria da morte de Cristo a soluo de Deus para o problema do pecado do homem. Leia (Joo 19.1-37) 7. Por que Cristo morreu na cruz? (Joo 1.29) ______________________________________. 8. Quando Cristo estava sendo julgado, foi achado o que? (Joo 19.4)

Culpado de Pecado ( ) Sem culpa de Pecado ( ) 9. Como foi que Jesus morreu? (Joo 19.17,18) ______________________________________. 10. Por que Jesus estava disposto a morrer em nosso lugar? (Joo 15.12,13) 11. Jesus morreu na cruz porque? (Joo 10.17,18) Foi forado a fazer ( ) Ele escolheu fazer ( ) 12. Quais as palavras usadas por Jesus para descrever seu pagamento completo e perfeito por todos os nossos pecados na cruz? (Joo 19.30) _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________. 13. Qual foi o grande evento depois da morte de Jesus? (Joo 20.9) __________________________________________________________________________. 14. A soluo de Deus para o problema pecado na vida do homem se v na _____________ de Cristo na cruz. (Joo 19.30) 15. D duas razes que levaram Deus a dar seu Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. (Joo 3.16). 1. _________________________________________________________________________. 2. _______________________________________________________________________. Leia os seguintes versculos bblicos que nos dizem mais acerca da morte de Cristo.
Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (I Corntios 15.3,4)

Sublinhe nos versculos acima trs coisas mais importantes em relao a Cristo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblao do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifcios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um nico sacrifcio pelos pecados, est assentado destra de Deus, (Hebreus 10.10-12)

16. Leia, para concluir Joo 3.16-18. 17. Aprendemos destes versculos que Deus deu seu Filho Jesus para morrer por ns. Tambm aprendemos que o homem tem que _____________ no Filho para ter a vida eterna. 18. Compartilhe com um amigo o que voc tem aprendido. 19. Decorar versculo: (Romanos 5.8)

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 03 A RESPOSTA DO HOMEM 1. Qual a pergunta que as pessoas sbias devem fazer? (Joo 18.38) ____________________________________________________________________________. 2. Jesus disse em sua orao a Deus: A tua __________________ a verdade. (Joo 17.17) 3. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a _______________________, e a vida, ningum vem ao Pai, seno por mim. (Joo 14.6) 4. Jesus disse: Todo aquele que da verdade deve ouvir a minha ______________________. (Joo 18.37). 5. Se uma pessoa rejeitar a Cristo como Salvador e Senhor e rejeitar as palavras de Cristo agora, o que faro as palavras de Jesus no dia do Julgamento? (Joo 12.48). ____________________________________________________________________________. 6. O salrio (Resultado) do pecado de um incrdulo a ________________________. (Joo 8.24) 7. muito importante conhecer a verdade porque a verdade ___________________________. (Joo 8.32-33). 8. A verdadeira liberdade vem somente de ________________________________. (Joo 8.24) 9. Jesus disse: Em verdade, vos digo que quem _______________ a minha palavra, e _________________ naquele que me enviou, tem a ______________________, e no entrar em condenao, mas passou da ________________________ para a _________________. (Joo 5.24). 10. Paulo disse: Porque h um s Deus, e um s Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I Timteo 2.5) 11. Ningum conseguir por seu prprio esforo chegar at Deus atravs de outro mediador, a no ser por Jesus Cristo. (Joo 14.6) 12. Portanto conclumos que: A SALVAO NO POR BATISMO BOAS OBRAS ORDENANA DA CEIA DO SENHOR SER MEMBRO DE UMA IGREJA MAS UM DOM DE DEUS Paulo explicou quando disse: Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs; dom de Deus. No vem das obras para que ningum se glorie. (Efsios 2.8-9)

13. A vida eterna um dom de Deus ou algo que se ganha por meio de boas obras? ( ) Por Boas Obras ( ) um Dom Paulo disse: Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo

EXPLICAO: Uma pessoa no faz boas obras para ser salvo, mas depois de ser salvo(Nascer de Novo) as boas obras sero o resultado natural. As boas obras so fruto da nova vida em Cristo. IMPORTANTE: antes de continuar com o item 14, por favor leia novamente os intens. 12-13. 14. Jesus disse que qualquer pessoa que suficientemente boa receber a vida eterna. (Joo 6.47) ( ) Sim ( ) No 15. H algum suficientemente bom para receber a vida eterna? ( ) Sim ( ) No
16. Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23)

17. O dom de Deus da vida eterna atravs de Jesus Cristo. (Romanos 6.23) o que que uma pessoa deve fazer para receber este dom de Deus? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________. Se voc receber a Jesus como seu Senhor e Salvador, Ele perdoar seus pecados e lhe dar a vida eterna. A Bblia diz, Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustia (I Joo 1.9) A Bblia diz: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. (Romanos 10.13) O que significa invocar o nome do Senhor? Invocar o nome do Senhor quer dizer orar, quando oramos, estamos falando diretamente com Deus. Ele ouve e responder nossas oraes.

Agora, voc est pronto para receber a Cristo, se est, faa uma orao a Deus pedindo perdo por seus pecados e entregando depois sua vida a Cristo.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 04 O HOMEM QUE QUER VIDA NOVA
Reveja: Verdades principais nas lies de 1-3. Lio 01 O problema mais srio do homem ________________________________. (Romanos 3.23, abaixo) Lio 02 O dom maior de Deus ____________________________________________________. (Joo 3.16) Lio 03 A resposta maior do homem _______________________________________________. (Joo 9.38) 1. Leia cuidadosamente Joo 3.1-21. 2. Qual o nome do homem que foi se encontrar com Jesus? ___________________________________________________________________________________. 3. Est claro que Nicodemos era: ( ) Adulto ( ) Criana 4. Nicodemos pertencia a que grupo religioso da poca? (Joo 3.1) ___________________________________________________________________________________. OS FARISEUS Era um partido da religio Judaica durante o tempo de Cristo, eram rigorosos em obedecer lei de Moiss e a outras regras que haviam sido adicionadas lei atravs dos sculos. 5. Nicodemos era um homem religioso? ( ) Sim ( ) No 6. Apesar de Nicodemos haver nascido numa famlia religiosa, Jesus disse que isto no era suficiente, Jesus disse que era necessrio que Nicodemos fizesse o que? (Joo 3.7) ___________________________________________________________________________________. 7. Apesar de Nicodemos ser sincero em sua religio, no podia ver o _____________________________ a menos que nascesse de novo. (Joo 3.3) 8. De acordo com Joo 3.3, uma pessoa pode ir para o cu se no nascer de novo? ( ) Sim ( ) No

9. Nicodemos era um homem bom que praticava muitos rituais religiosos, entretanto no era membro do reino de Deus, porque no havia ________________________________________________. (Joo 3.3) 10. Nicodemos entendeu o que realmente era o nascer de novo? (Joo 3.4,9,10) ( ) Sim ( ) No

11. Os Judeus estavam seguros de que eram o povo escolhido de deus. Entre eles Deus havia chamado profetas, sacerdotes e reis. Finalmente foi atravs da raa dos Judeus que Deus enviou para que fosse o Salvador do mundo. Nicodemos pensou que pertencia ao reino de Deus por ser um Judeu. Jesus estava dizendo que era necessrio um segundo nascimento. O segundo nascimento chamado de ____________________________________________. (Joo 3.3) IMPORTANTE: Leia Joo 1.12-13, onde fica claro que uma pessoa no se torna Filho de Deus pelo nascimento fsico, mas por crer em Deus. 12. Qual o tipo de nascimento Nicodemos est falando em Joo 3.4? ___________________________________________________________________________________. 13. Quais os dois tipos de nascimentos Jesus est falando para Nicodemos em Joo 3.6? ________________________________________________________________________________. ________________________________________________________________________________. 14. O nascimento fsico da carne e o nascimento espiritual do _________________________(Joo 3.6). 15. A base do nascimento fsico o pai humano, mas a base do nascimento espiritual ________________ (Joo 1.13) 16. Joo 3.15-16 explica como uma pessoa nasce de novo. De acordo com estes versculos uma pessoa nasce de novo atravs de: ( ) Boas Obras ( ) Batismo ( ) Crer em Jesus 17. Para pensar. Qual foi o motivo de Nicodemos ter procurado Jesus? _________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. Nicodemos era: ( ) religioso ( ) um homem mau ( ) educado ( ) perseguidor da verdade ( ) necessitado de um novo nascimento A palavra Batismo encontra-se na histria de Nicodemos? Cada um que deseja ir para o cu deve nascer de novo? ( ) Sim ( ) No Uma pessoa que nasce de novo se torna filho de Deus. Isto acontece quando uma pessoa recebe pela f quem? ___________________________________________________________(Joo 1.12). Mencione uma grande verdade que voc aprendeu nesta lio. Voc j nasceu de novo? ( ) Sim - Quando ________________________________________________________________. ( ) No - Porque? ________________________________________________________________. 18. Decorar versculo; Joo 3.3,16 3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus.

16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 05 O CAMINHO PARA O CU


1. Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por ____________. (Joo 14.6). 2. Jesus disse: _____________________ a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-. (Joo 10.9). 3. Jesus disse a Nicodemos: Aquele que no _________________________________ no pode entrar no reino de Deus. (Joo 3.3) 4. Aprendemos que pra uma pessoa nascer de novo precisa receber o Senhor _____________ como Senhor e Salvador de sua vida. (Joo 1.12) 5. Jesus disse: ______________________a luz do mundo; quem me segue no andar em trevas, mas ter a luz da vida. (Joo 8.12) 6. Jesus disse: _________ a ressurreio e a vida; quem ________ em ________, ainda que esteja morto, viver, e todo aquele que vive e ___________ em __________, nunca morrer. (Joo 11.25,26). 7. A Bblia ensina claramente que Jesus o nico caminho para vida eterna. (Joo 1.10-20; 6.29, 40,47; 10.28) 8. Pedro disse: E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4.12) Baseado neste versculo, sabemos que a salvao se encontra somente em ________________________________________________________________________________. 9. Jesus mencionou outro mediador entre Deus e o homem, alm dele? (Joo 14.6) ( ) Sim ( ) No 10. Todos esto condenados por causa do _________________________? (Romanos 6.23) 11. Tambm verdade que Deus providenciou uma soluo para o problema do pecado do homem quando enviou _________________ para morrer na cruz. (Joo 3.17). 12. Leia os seguintes versculos bblicos: Deixe o mpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecer dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso em perdoar. (Isaas 55.7) E dizendo: O tempo est cumprido, e o reino de Deus est prximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1.15). Arrependimento quer dizer tornar para _______________________________________________. 13. Uma pessoa no deve apenas arrepender-se do pecado, mas tambm _________________ em Jesus como o nico Salvado. (Joo 3.18)

14. Deus promete vida eterna. (Joo 3.36) ( ) Somente para os bons. ( ) Somente para aqueles que crem no Filho de Deus. 15. O que teremos se aceitarmos a palavra de Jesus e crermos Nele? (Joo 5.24) Ter a ___________________________________________________________________________. Quando receber? _________________________________________________________________. 16. Qual a palavra em Joo 1.12 que significa o mesmo que crer? ________________________________________________________________________________. 17. Para tornar-se membro da famlia de Deus uma pessoa deve __________ Jesus como Salvador e Senhor pessoal. (Joo 1.12) Alguns diro: Eu creio. Mas a palavra crer, como usada na Bblia, significa mais do que uma simples crena mental em alguns fatos ou ensinos. Significa confiar numa pessoa com todo o seu corao. Crer em JESUS CRISTO para a salvao muito diferente do que crer num heri nacional. mais do que simplesmente saber algo a respeito Dele. uma entrega pessoal e completa a Ele como Senhor e Salvador. CRER QUER DIZER CHEGAR DIRETA E PESSOALMENTE A JESUS CRISTO PARA SE SALVAR. Em uma nao que se diz crist, quase todos Crem em Deus e em Jesus. A Bblia diz que tambm os demnios crem. Mas claro que os demnios no so cristos e jamais iro para o cu. Os demnios crem que h um s Deus. Crem que Jesus o Filho de Deus. Mas a crena genuna que leva salvao significa confiar completamente em Jesus como Salvador e Senhor. Isto significa entregar sua vida a Jesus como Salvador e Senhor. A crena que traz a vida eterna exige um compromisso pessoal e consciente com Cristo. Leia mais uma vez: (Joo 1.12; 3.15, 16, 18, 36; 5.24; 8.12; 14.6 O objetivo da f(em quem voc crer) em todos estes versculos sempre em uma pessoa s, quem ? ( ) Pedro ( ) Paulo ( ) Maria ( ) Jos ( ) Maria E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4.12) Se voc ainda no est pronto para entregar a vida a Cristo, talvez queira pensar um pouco mais. Na prxima lio, ser dada outra oportunidade para voc fazer esta deciso. Se voc recebeu a Cristo hoje, leia por favor, (Joo 3.16 e 5.24, agora faa uma orao de gratido como est: Amado Senhor Jesus, obrigado por me perdoar e me salvar hoje, pois no teu nome que eu agradeo. Amm... 18. Decorar versculo: Joo 5.24

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, e no entrar em condenao, mas passou da morte para a vida.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 06 A PONTE DA VIDA OUVIR + CRER VIDA ETERNA

P
E JESUS CRISTO

HOMEM DEUS
Pecado. (Joo 3.18) (Romanos 5.8) Resultado do Pecado. (Rm 6.23) Morte e Julgamento. (Hb 9.27) Obra, Batismo e Ceia do Senhor.

Amor de Deus.

F. (Efsios 2.8,9, Joo 5.24) Crer. (Joo 5.24) Receber. (Joo 1.12) Orar. ( Romanos 10.13)

INFERNO CU Se voc no nasceu de novo, esta lio o ajudar a entender como faz-lo. MINHA PONTE
OUVIR + CRER VIDA ETERNA

E JESUS CRISTO

HOMEM DEUS
1. 2. 3. 4.

D O
7. 8. 9. 6.

5.

10. 11.

INFERNO CU
SIGA CUIDADOSAMENTE AS SEGUINTES INSTRUES: 1. Passo a passo, desde o nmero 1 at o numero 11, preencha os quadros acima como a ponte da vida na pagina inicial desta lio. Mas tente fazer sua prpria ponte da vida sem olhar para a primeira pgina. Comece lendo o nmero 1 da pgina seguinte. Ento escreva PECADO (Joo 3.18) no quadro acima. Faa ento o nmero 2. Resultado do pecado (Romanos 6.23). Depois de ler o versculo e preencher o espao, continue at completar a ponte da vida. 1. PECADO. (Joo 3.18) cr j est condenado; porquanto

Quem Nele cr no condenado; mas quem no _______________________ no nome do unignito Filho de Deus. 2. RESULTADO DO PECADO. (Romanos 6.23)

Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23) O resultado do pecado a _______________________________________________________. 3. MORTE/JULGAMENTO. (Hebreus 9.27) E como aos homens est ordenado morrerem uma s vez, vindo depois o juzo.

Todas as pessoas tm dois _______________________________.

compromissos:

______________________

4. INFERNO. O lugar final para aqueles que no nasceram de novo. 5. AMOR DE DEUS. (Romanos 5.8) Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. Como que Deus mostrou o seu amor para conosco? ____________________________________________________________________________. 6. Para fazer a ponte, desenhe a cruz no espao que se acha entre o HOMEM e DEUS. 7. Para completar a ponte, escreva JESUS CRISTO. 8. F. (Efsios 2.8,9) Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie; Agora reencha os trs quadrinhos com as palavras BATISMO, BOAS OBRAS, CEIA DO SENHOR. Alguns diram que estes so o caminho para Deus, mas note que no so suficientes, nunca alcanam a Deus. Esta a mensagem de Efsios 2.8,9 que acabamos de ler. 9. CRER. (Joo 5.24) Na verdade, na verdade vos digo que quem ________a minha palavra, e _____naquele que me enviou, _________________, e no entrar em condenao, mas passou da _______ para a _________. Preencha os espaos e escreva as mesmas palavras acima da cruz. Estes so os passos que voc deve tomar para passar pela ponte. 10. RECEBER. (Joo 1.12). Existe outra palavra que significa o mesmo que crer. _______________. 11. ORAR. (Romanos 10.13) Abrir seu corao a Cristo significa que voc o chamar (Orar), convidando-o a entrar em sua vida como Senhor e Salvador. Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo 12. Decora versculo: Efsios 2.8,9

Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. 9 No vem das obras, para que ningum se glorie;.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 07 O CAMINHO PARA VIDA JESUS DISSE: Entrai pela porta estreita; porque larga a porta, e espaoso o caminho que conduz
perdio, e muitos so os que entram por ela; E porque estreita a porta, e apertado o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem. (Mateus 7.13,14) 1. Estude por alguns minutos este versculo e responda. Voc est no caminho largo ou estreito? ___________________________________________________________________________________. 2. Qual destes caminhos voc gostaria de estar? ___________________________________________________________________________________. 3. Na lio 06, estudamos que as pessoas esto separadas de Deus por causa do seu ________________. (Romanos 3.23). 4. Algumas pessoas esto no caminho largo diriam: Todos os caminhos levam ao cu. Jesus disse que h dois caminhos. Um conduz ___________, e o outro _____________________. (Mateus 7.13,14, Joo 14.6). 5. Algum no caminho largo diz freqentemente: Vou para o cu se for uma boa pessoa?A Bblia diz:Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. 9 No vem das obras, para que ningum se glorie;. (Efsios 2.8,9) Baseado nestes versculos, marque a forma correta para a salvao.

( ) Obras = Salvao ( ) Graa +F + Obras = Salvao ( ) Graa + F = Salvao 6. Algum no caminho largo tambm diria: Vou com os outros. Leia o seguinte versculo: E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2) 7. Outro diz O batismo me salvar. Mas no h exemplo disso na Bblia. Se uma pessoa pode ser salva pelo batismo, ento por que Jesus teve que morrer? Na Bblia, o batismo sempre vem depois da f. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas, (Atos 2.41) 8. Freqentemente as pessoas dizem: Vou para o cu se seguir os mandamentos. Leia o versculo seguinte: Sabendo que o homem no justificado pelas obras da lei, mas pela f em Jesus Cristo, temos tambm crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela f em Cristo, e no pelas obras da lei; (Glatas 2.16) Neste versculo acima, vemos que uma pessoa se salva pela ____________em _____________. Nunca pelas obras da lei. (Leia Romanos 3.20-31) 9. Uma Outra pessoa no caminho largo diz: Confio na minha igreja para salvao. Mas a salvao vem somente pela f __________em ________________. 10. Outra diz: Tenho muito tempo pela frente. Talvez amanh eu aceite Cristo pela f. Voc tem certeza de que ter um amanh? ( ) Sim ( ) No 11. Voc pode transferir-se do caminho largo para o estreito. Leia Joo 14.16 12. A menos que uma pessoa tenha ______________________________, no poder entrar no caminho estreito que chega ao cu. (Joo 3.3) 13. No caminho estreito, h uma pessoa que pergunta: O que devo fazer para ser salvo? talvez voc esteja fazendo a mesma pergunta. A resposta a esta pergunta se acha em Atos 16.30,31: E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que necessrio que eu faa para me salvar? E eles disseram: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo, tu e a tua casa. (Atos 16.30,31) 14. O que voc deve fazer para obter a vida eterna? Ouvir as boas novas de Jesus Cristo. Admitir o seu pecado. Crer convictamente que Jesus perdoar todos os seus pecados e lhe dar a vida eterna. Convidar Jesus Cristo para ser seu Senhor e Salvador. Voc pode fazer isso por meio de uma orao simples, no seu corao. 15. Leia agora Joo 5.24 e d graas a Deus por sua nova vida. 16. Parabns, voc completou as sete lies no livro de Joo, se voc nasceu de novo, isto somente p comeo. Haver desenvolvimento e maturidade em sua vida nova. Talvez voc esteja pensando: E agora? Est pergunta que vamos responder em no prximo estudo se desejar. ( ) Sim ( ) No 17. Versculos que iro ajudar a sua f em Cristo Jesus Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra. (II Timteo 3.16-17) O cu e a terra passaro, mas as minhas palavras no ho de passar. (Mateus 24.35) Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. (Isaas 40.8)

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo. (II Pedro 1.21)

Deus te faa crescer em Sua Palavra......

S-ar putea să vă placă și