Sunteți pe pagina 1din 20

Introduo Ter conhecimento do saber acumulado de reas de interesse deve ser uma das primeiras preocupaes de um pesquisador que

quer percorrer uma trajetria acadmica. Levantar, verificar, analisar e avaliar a produo cientfica de uma rea do conhecimento no uma tarefa fcil. Primeiro, em razo da dificuldade de acesso a tudo o que gerado e da falta de uma cultura que leve em conta a importncia da documentao da pesquisa e das obras de referncia. Segundo, porque os critrios para se definir o que de fato produo cientfica nem sempre so muito definidos. Considerar produo cientfica como tudo o que publicado1[1] uma atitude reducionista e questionvel. Os estudiosos das Cincias da Informao tm procurado caracterizar o que produo cientfica, bem como a literatura da rea. Geraldina Porto Witter mostra a amplitude do termo produo cientfica e sua significao para a sociedade: Produo cientfica a forma pela qual a universidade ou instituio de pesquisa se faz presente no saber-fazer-poder cincia; a base para o desenvolvimento e a superao de dependncia entre pases e entre regies de um mesmo pas; o veculo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de um pas; a forma de se fazer presente no s hoje, mas tambm amanh. (...) Este rol pode ir longe, mas, seja qual for o ngulo que se tome por referncia, inegvel o papel da cincia na vida das pessoas, das instituies e dos pases. Pode-se afirmar que alguma produo cientfica est ligada maioria, quase totalidade das coisas, dos eventos, dos lugares com que as pessoas se envolvem no cotidiano (apud Moura, 1997, p. 09)2[2]. Neste contexto, a produo cientfica gerada por um pesquisador de qualquer rea tem de ter um compromisso social e ser conhecida e til para a comunidade acadmica e a sociedade em geral. Essa tem sido uma de nossas preocupaes na carreira acadmica, tendo mesmo se constitudo num dos objetos de estudo de doutorado3[3], quando defendamos que o que desejamos e defendemos que a universidade, como centro de produo sistematizada do conhecimento, canalize suas potencialidades no sentido de contribuir para o aperfeioamento da vida social. Que ele revigore, por meio da comunicao, os seus programas de natureza cientfica e cultural, procurando irradiar junto opinio pblica o saber e os progressos, os debates e as discusses que gera nas reas de cincias, tecnologia, letras e artes. Com programas comunicacionais baseados numa produo cientfica bem elaborada, a universidade manter ou recuperar sua real dimenso e o seu papel no quadro das transformaes por que passa o Brasil e o mundo (Kunsch, 1992, p. 128). A partir desse olhar, temos procurado dedicar parte das pesquisas dos ltimos anos a levantar, mapear e indexar os registros bibliogrficos das reas de Relaes Pblicas e de Comunicao Organizacional no Brasil. Esta iniciativa visa descobrir no s qual o estado da arte desses campos do saber, mas sobretudo contribuir para a democratizao dessa produo e para a construo de um saber novo.

Ao optar pela coordenao e organizao de levantamentos bibliogrficos especficos de relaes pblicas e comunicao organizacional, j havamos acumulado certa experincia no estudo da produo cientfica em Comunicao. Como presidente da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao por dois perodos (1987-1989 e 1991-1993), uma das iniciativas que nos couberam foi a viabilizao do Portcom - Centro de Documentao dos Pases de Lngua Portuguesa, rgo ligado entidade. O caminho encontrado foi desenvolver projetos de pesquisas apoiados pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. Com isso, por meio de concesso de bolsas de iniciao cientfica, foi possvel, junto com as pesquisadoras Ada de Freitas Maneti Dencker e Regina Keiko F. Amaro, no s alimentar a Portdata - Base de Dados Brasileira de Polticas de Comunicao, do Portcom, mas tambm produzir bibliografias correntes, como encartes na Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, da Intercom, a Bibliografia Brasileira de Cincias da Comunicao, (v. 8, 1984-1990) e o livro Produo cientfica brasileira em comunicao dcada de 80: anlises, tendncias e perspectivas (Kunsch e Dencker, 1997). Assim, fomos percebendo quo importante era documentar a pesquisa e a produo do conhecimento e que valia a pena investir tempo e esforo pessoal nesse empreendimento. Jos Marques de Melo e Anamaria Fadul, co-fundadores do Portcom, foram para ns exemplos de preocupao neste sentido, ao preconizar que cabia Intercom, como entidade cientfica, liderar um trabalho dessa natureza, que felizmente continua em plena atividade4[4].

Bibliografias e bases de dados de relaes pblicas e comunicao organizacional O trabalho pioneiro sobre obras referenciais de relaes pblicas no Brasil foi realizado por Cndido Teobaldo de Souza Andrade. Sua preocupao em registrar tudo o que era publicado e as novas teses e os livros que surgiam nos impressionava desde o nosso ingresso na psgraduao na ECA-USP, em 1979. Com ele, nosso mestre e orientador, aprendemos desde ento a valorizar a documentao da produo cientfica.

Guia brasileiro de relaes pblicas As primeiras bibliografias da rea foram produzidas sob a coordenao de Teobaldo e publicadas pela ABRP - Associao Brasileira de Relaes pblicas, em parceria com universidades e empresas, surgindo, assim, por exemplo, o Guia brasileiro de relaes pblicas5[5]. Essas obras de referncia contm registros de livros, teses, artigos, opsculos e apostilas sobre relaes pblicas e opinio pblica. No entanto, no constam nelas os abstracts ou resumos dos contedos dessa produo. Prosseguir com esse trabalho e ao mesmo tempo ampli-lo, incluindo tambm a rea de Comunicao Organizacional e as snteses dos produtos foi uma iniciativa que tomamos a partir de 1990. Como parte de um projeto de pesquisa mais amplo levado a efeito de 1993 a 1995, sobre A contribuio das relaes pblicas para o avano da comunicao organizacional no Brasil, junto ao Departamento de Relaes Pblicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, tivemos condies de concretizar um trabalho nessa direo, financiado pelo CNPq.

Bibliografia brasileira de relaes pblicas, comunicao empresarial e opinio pblica 1950-1995

Com o apoio da ECA-USP e do CNPq, por meio de bolsas de pesquisa de iniciao cientfica e de apoio tcnico6[6], nos foi possvel realizar o levantamento e o registro bibliogrfico com abstracts do conhecimento produzido e a que tivemos acesso, sobre relaes pblicas, comunicao empresarial e opinio pblica de 1950 a 1995. O desenvolvimento desse trabalho exigiu mais que a localizao e recuperao de material j publicado a partir de 1950, tendo por base, sobretudo, como fonte primria, o Guia brasileiro de relaes pblicas, nas suas vrias edies. Foi necessrio acompanhar de forma constante os novos livros que eram lanados, as teses e dissertaes que eram defendidas, assim como os artigos que eram publicados em revistas especializadas e jornais dirios de grande circulao. Em um primeiro momento, pensamos numa bibliografia setorizada, dividindo-a segundo essas trs reas. No entanto, com a descrio dos macrodescritores para a elaborao do ndice remissivo de assuntos e autores, verificamos que isso seria invivel, dadas as inter-relaes e interdependncias temticas entre as reas. Todo o material levantado no perodo propiciou a produo da Bibliografia brasileira de relaes pblicas, comunicao empresarial e opinio pblica, 1950-1995 (Kunsch, 1995), que rene 1.049 registros bibliogrficos, entre livros (157), dissertaes de mestrado (59), teses de doutorado e livredocncia (24), comunicaes em congressos (70), artigos em catlogos (33), obras de referncia (17), artigos em revistas (394) e artigos em jornais (295). No um produto acabado e ele certamente tem imperfeies. O importante foi o esforo em reunir num s volume dados bibliogrficos da produo tcnico-cientfica dessas reas, que precisam se consolidar cientificamente junto sociedade e comunidade acadmica. Trata-se de uma obra de referncia que pode ser til para produzir conhecimento novo.

Base de dados Uniex Na tentativa de dar continuidade a esse trabalho, bem como aperfeio-lo, estudos semelhantes fizeram parte de um outro projeto que levamos a efeito de 1999 a 2001, tambm vinculado ECAUSP e com o apoio do CNPq7[7]. Intitulado de A comunicao organizacional como um campo acadmico de estudos: anlise da situao ibero-americana, ele compreendeu uma pesquisa junto aos cursos de ps-graduao em Comunicao Social nos pases ibero-americanos. Alm disso, tambm gerou as bases Uniex - Base de Dados da Produo Cientfica em Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional no Brasil, Espec - Base de Dados de Artigos sobre Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional no Brasil em Publicaes Especializadas e Unites - Base de Dados de Teses em Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional no Brasil. O trabalho desenvolvido consistiu primeiramente na pesquisa e no levantamento bibliogrfico sobre a temtica da comunicao organizacional em todas as fontes possveis bancos de dados, bibliotecas universitrias, centros de referncia, programas de ps-graduao em Comunicao, entidades cientficas e de classe, sites na internet etc. A partir do registro bibliogrfico, com abstracts, procedemos verificao da consistncia dessa produo e a uma reviso geral, trazendo como resultado uma seleo de livros, teses (doutorado e livre-docncia), dissertaes de mestrado, alm de artigos em anais de congressos e em peridicos cientficos e tcnico-especializados, de 1950 a 2000. A fonte primria para esse estudo foi a j mencionada Bibliografia brasileira de relaes pblicas, comunicao empresarial e opinio pblica 19501995. Assim, foram relacionados os registros bibliogrficos de teses, dissertaes, livros, captulos de livros, artigos de peridicos cientficos e trabalhos apresentados em congressos, para, em seguida, se fazer

o levantamento de novas publicaes desses mesmos produtos de 1995 a 2000, em todas as fontes disponveis. Isto exigiu no s ateno, vigilncia e acompanhamento direto de defesas de teses e dissertaes e de lanamentos de livros, alm de contatos pessoais, como tambm investimento prprio na aquisio de obras, revistas etc, a fim de que fosse possvel indexar todos os documentos pertinentes ao objeto da pesquisa. O trabalho exigiu constante reviso, para correo de contedo, identificao dos macrodescritores, descritores e nomes completos dos autores, alm da digitao e do preenchimento dos subcampos da base. A organizao do ndice de autores e dos assuntos foi a ltima etapa do processo. A maior dificuldade esteve ligada identificao das temticas, considerando a inexistncia de um thesaurus que servisse de base para indexao dos temas das reas de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional e, ainda, o fato de nem sempre estar claro no ttulo e no resumo de cada documento o real objeto de estudo. Na medida do possvel, procuramos agrupar os assuntos por tpicos mais abrangentes, mas que ao mesmo tempo facilitassem ao usurio encontrar o tema de seu interesse. Desta forma, foi possvel agrupar um conjunto representativo da produo cientfica em Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional no Brasil, no perodo em questo. No conjunto de livros, captulos de livros, teses, artigos em peridicos cientficos e comunicaes em congressos ou eventos cientficos, os assuntos so bastante variados. Os temas mais presentes, que ultrapassam a freqncia de dez citaes, foram: comunicao organizacional/empresarial; conceitos e definies de relaes pblicas; atividades de relaes pblicas; relaes pblicas nas empresas ou nas organizaes; histria das relaes pblicas; comunicao dirigida; tcnicas de relaes pblicas; comunicao interna; instrumentos de relaes pblicas; assessoria de imprensa; comunicao institucional; comunicao integrada; relaes pblicas com consumidores; imagem empresarial ou institucional; profisso e profissional de relaes pblicas; ensino de relaes pblicas; comunicao e cultura organizacional. O propsito, aqui, no apresentar uma anlise pormenorizada de toda essa produo, o que exigiria um estudo especfico. Assim, alm de dar uma viso panormica de percepes gerais, faremos, mais adiante, um recorte nas dissertaes de mestrado e teses de doutorado e livredocncia que foram agrupadas na base de dados Unites. Os trabalhos se caracterizam basicamente como descritivos e instrumentais e por uma ntida preocupao com a aplicabilidade tanto em Relaes Pblicas como em Comunicao Organizacional. Em geral, so poucos os que trazem uma abordagem mais crtica e com um envolvimento maior com a teoria dessas reas. Nota-se, no contedo geral da produo indexada, grande nfase em: definies e conceitos gerais; tcnicas de como fazer; quais devem ser os procedimentos; instrumentos a serem utilizados; descrio das atividades; como funcionam as estruturas de operacionalizao; experincias prticas; veculos utilizados; funes do profissional; etc. So preocupaes e enfoques que podem ser considerados como naturais e perfeitamente normais, pois trata-se de reas em fase de implantao e consolidao no mercado profissional. Talvez da o carter instrumental predominante e tambm a viso sistmica e funcionalista da atividade.

Base de dados Espec A base de dados Espec contm informaes sobre a produo tcnico-especializada em Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional no Brasil de 1950 a 2000, extradas da literatura tcnico-especializada disponvel no perodo. Considerando que essas duas reas tm uma vertente muito forte de aplicabilidade, comum o surgimento de inmeros peridicos especializados. Alguns tm vida curta; outros permanecem ao longo da histria. Reunir tudo o que j foi publicado em revistas tcnicas, de entidades de classe e de associaes de Relaes Pblicas e de Comunicao Organizacional foi um dos objetivos ao produzir essa base de dados, embora sabendo das dificuldades de conseguir ter acesso a todas as

publicaes possveis. Trata-se no s de uma obra de referncia, mas tambm de um registro histrico da trajetria dessas reas no Pas, vistas numa perspectiva mais tcnica e especializada. A produo e formatao da base passou por vrias etapas. O ponto de partida foi a mencionada Bibliografia brasileira de relaes pblicas, comunicao empresarial e opinio pblica (1950-1995), por ns organizada (Kunsch, 1995). Desta obra de referncia foram separados os registros bibliogrficos da produo tcnico-especializada de peridicos sobre Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional, eliminando-se artigos de jornais e mantendo-se apenas os de revistas especializadas, para em seguida se proceder ao levantamento de novas publicaes surgidas no perodo de 1995-2000, em todas as fontes possveis. A base Espec constitui-se, assim, numa bibliografia tcnico-especializada que rene artigos sobre Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional nas mais variadas formas de abordagem, produzidas no Brasil de 1950 a 2000. Possui um total de 542 registros, com ndices de assuntos e autores. Foram recuperadas todas as fontes primrias disponveis, em bancos de dados informatizados, sobretudo da biblioteca da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, como o Sistema Dedalus - Banco de Dados Bibliogrficos da Universidade de So Paulo, o Sistema Pegasus - Banco de Dados Bibliogrficos da Escola de Comunicaes e Artes, alm da Portdata - Base de Dados Brasileira e das Polticas de Comunicao do Portcom-Intercom.

Base de dados Unites A base de dados Unites constitui um estudo indito sobre a produo cientfica em Comunicao Organizacional e Relaes Pblicas. Ela tem como referencial as teses de doutorado e de livredocncia e as dissertaes de mestrado produzidas e defendidas, de 1970 a 2000, em cinco centros de ps-graduao em Comunicao Social no Brasil: ECA-USP - Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo; Umesp - Universidade Metodista de So Paulo; PUC/SP - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo; Famecos-PUC/RS - Faculdade dos Meios de Comunicao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul; e FCSCL - Faculdade de Comunicao social Csper Lbero. Estas instituies foram escolhidas intencionalmente, por abrigarem nas suas linhas de pesquisas temas vinculados s reas de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional .

A produo gerada nos cursos de ps-graduao em Comunicao Social O conhecimento produzido na ps-graduao stricto sensu representa a produo cientfica por excelncia. Pelo menos dessa forma que, em princpio, deve ser considerada a questo. Os especialistas em Cincias da Informao denominam esses estudos de literatura noconvencional ou literatura cinzenta (Alberani e Pietrangeli, 1993, p. 56-63; Poblacin, 1995, p. 99112), enquanto livros e artigos fazem parte da literatura convencional. Para Witter e Freitas, dentre os discursos escritos, as dissertaes e teses integram um grupo especial denominado de literatura cinzenta, dada as suas caractersticas de nvel de produo, audincia a que se destina, dificuldades de acesso, nmero de unidade reproduzidas, entre outras. A produo de discursos, dissertaes e teses contribuio que enriquece o conhecimento cientfico em termos de saber e fazer, gerando poder de interferir na realidade para assegurar melhor qualidade de vida para o ser humano (1997, p. 116). Nota-se, portanto, que a produo gerada como fruto de estudos de ps-graduao stricto sensu tm um valor inestimvel para o avano da cincia e da tecnologia e, conseqentemente, para a melhoria de vida de uma populao. So produes que pela sua natureza tm peso e legitimidade, porque so submetidas a um criterioso nvel de exigncias acadmicas, a rigor cientfico e ao crivo de um corpo docente qualificado e especializado no respectivo saber. A institucionalizao do desenvolvimento da pesquisa cientfica na universidade brasileira se processa de forma efetiva a partir da implantao dos cursos de ps-graduao com a

Reforma Universitria de 1968. At ento, poucas universidades do Pas tinham tradio em pesquisa (Kunsch, 1992, p. 39-49). Graas aos cursos de ps-graduao surgidos a partir de 1970 que as Cincias da Comunicao no Brasil atingiram um estgio altamente elevado, se comparado com os dos demais pases da Amrica Latina. Neste contexto, tais cursos tiveram um papel relevante e decisivo para o crescimento da pesquisa em Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional, sobretudo o da ECA-USP, que pode ser considerado como paradigmtico nesses segmentos do saber. Assim, ao recorrer aos estudos realizados sobre Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional nas quatro ltimas dcadas, poder-se- perceber que exatamente graas aos cursos de ps-graduao que essas reas comearam a desenvolver trabalhos mais sistematizados, resultantes de uma pesquisa acadmico-cientfica. Esses, aos poucos, vo sendo publicados por editoras comerciais na forma de livros e passam a ser adotados pelas escolas de Comunicao, contribuindo para a formao universitria de novos profissionais.. Sob essa perspectiva, na pesquisa realizada de 1999 a 2001, que originou a base de dados Unites, optou-se pela anlise, com mais profundidade, de teses e dissertaes de parte dos cursos de ps-graduao em Comunicao no Brasil, que, de certa forma, contemplassem institucionalmente os campos de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional nas suas reas de concentrao e linhas de pesquisa.

A construo do objeto e metodologia do estudo O processo inicial da construo deste estudo levou em conta vrias ponderaes para delimitar a amostra escolhida, ou seja, os cinco cursos mencionados. Primeiramente, no tarefa fcil acessar toda a produo cientfica dessas reas gerada nos cursos de psgraduao em geral e mesmo na rea de Comunicao Social. A elaborao de teses e dissertaes de relaes pblicas e comunicao organizacional no exclusividade dos programas de ps-graduao em Comunicao Social no Brasil. Sabe-se que muitos pesquisadores, at por no terem, nas cidades onde moram, oportunidades de cursar um curso de ps-graduao na sua rea de interesse, acabam adaptando seu objeto de estudo e o vinculando-o a outras reas do conhecimento, como o caso, sobretudo, de Administrao, Educao e Letras8[8]. Outro aspecto a considerar , ainda, a produo gerada em universidades do exterior9[9], que, normalmente, no esto disponveis nos centros de ps-graduao do Pas e nem sempre os pesquisadores traduzem para o idioma ptrio ou publicam em forma de livro. Assim, mapear e reunir todo o conhecimento de forma completa quase que uma misso impossvel. Face a esse quadro, o universo delimitado ficou restrito aos catorze cursos de ps-graduao em comunicao autorizados pela Capes - Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior, do Ministrio da Educao, at o final do ano de 2000. Trata-se dos cursos das seguintes instituies: Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo - ECA-USP; Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO-UFRJ; Universidade de Braslia UnB; Universidade Metodista de So Paulo Umesp; Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC-SP; Universidade Estadual de Campinas Unicamp; Universidade Federal da Bahia UFBA; Faculdade dos Meios de Comunicao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Famecos-PUC/RS; Universidade do Vale do Rio Sinos - Unisinos; Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Universidade Federal

Fluminense - UFF; Faculdade de Comunicao Social Csper Lbero; e Universidade Tuiuti do Paran. Eles ofereciam, nas suas linhas de pesquisa, condies institucionais para o desenvolvimento de estudos nas reas de conhecimento em questo. Identificar, a partir desses programas, quais os que abrigavam nas suas reas de concentrao e linhas de pesquisa os campos de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional e analisar a produo por eles gerada foram preocupaes centrais do presente trabalho. A amostra recaiu no conjunto identificado de dissertaes (mestrado) e teses (doutorado e livre-docncia) defendidas de 1970-2000 dos cinco cursos j mencionados, que de fato possuam docentes com linhas de pesquisas nessas reas no quadro institucional. Para atingir o objetivo, foram envidados todos os esforos no sentido de levantar e registrar todas as teses de doutorado e livre-docncia, bem como as dissertaes de mestrado geradas nesses cinco programas desde a dcada de 1970, quando a ECA-USP marca seu pioneirismo no campo, com as primeiras teses de doutorado, defendidas em 1972 por Cndido Teobaldo de Souza Andrade (Relaes Pblicas) e Francisco Torquato do Rego (Comunicao Empresarial/Jornalismo Empresarial), at o final de 2000. O primeiro levantamento realizado foi para identificar os ttulos das teses e dissertaes de cada instituio universitria e o nmero total, o que se mostra na tabela 1, a seguir: conjunto de teses e dissertaes defendidas, destaca-se a supremacia da ECA-USP, tanto no nmero de teses de doutorado quanto no das dissertaes de mestrado. Observa-se, ainda, que teses de livre-docncia s apareceram nela. Feito o mapeamento, passou-se para uma leitura compreensiva dos diferentes documentos, tendo como parmetro, para identificar, analisar e avaliar o contedo da produo disponvel, os seguintes itens: registro bibliogrfico, palavras-chave, orientador, metodologia utilizada, principais caractersticas quanto forma, tipo de estudo realizado e se o trabalho foi publicado. A tabela 2 mostra quais foram os quesitos principais analisados nos diversos itens, para cada um dos 126 produtos (dissertaes e teses de doutorado e livre-docncia) apresentados nos cinco cursos de ps-graduao.

Tabela 2 Identificao, anlise e avaliao da produo cientfica nos cursos de ps-graduao em comunicao Item Quesitos Autor Ttulo Cidade Universidade / Escola Nmero de pginas Tipo (mestrado, doutorado ou livredocncia) Orientador

Registro bibliogrfico

Palavras-chave Orientador rea de concentrao/ linha de pesquisa Metodologia utilizada rea de concentrao Linha de pesquisa Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa

Triangulao (qualitativa + quantitativa) Estudo de caso Anlise de contedo / discurso Histria de vida Estudo descritivo Estudo ensastico Estudo sistematizado Estudo descritivo-analtico Estudo crtico-dialtico Terico Histrico Terico- prtico Comparativo Instrumental / manual Bibliogrfico Verificar se h registro de publicao da tese

Caractersticas (forma)

Tipo de estudo realizado

Publicao

Configurao da base de dados Unites A partir dos procedimentos metodolgicos adotados e dos indicadores de anlise (cf. tabela 2), foi possvel configurar a base de dados Unites[10]. Para uma viso do conjunto, optou-se por agrupar os trabalhos por nvel acadmico dissertaes de mestrado e teses de doutorado e livre-docncia (cf. grficos 1 a 3).

Anlise e interpretao dos dados O estudo realizado com o recorte amostral de 126 dissertaes e teses em Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional permite tecer consideraes, apresentar elementos quantitativos, anlises qualitativas, reflexes e elencar algumas concluses.

Grfico 1 Dissertaes de mestrado por dcadas

O grfico 1 demonstra claramente que na dcada de 1990 e no ano 2000 que se registra a maior produo no nvel de mestrado. Observa-se que nmero de defesas registrado nos anos 1997, 1999 e 2000, ultrapassa 10 ttulos. Isso se explica em parte pela incluso do programa de ps-graduao da Famecos-PUC/RS, que, criado em 1995, apresentou em 1997 as primeiras dissertaes. Outras razes so a importncia que essas reas do conhecimento vm assumindo e a exigncia do MEC quanto a titulao acadmica para o exerccio do magistrio nas instituies de ensino superior. Grfico 2 Teses de doutorado por dcadas

Tambm no nvel de doutorado, na dcada de 1990 e no ano 2000 que se registra a maior produo. Chama a ateno a defesa de duas teses na ECA-USP em 1972, quando ainda no existia o curso em nvel de doutorado. Na poca no era necessrio passar antes pelo mestrado. Assim, coube a Cndido Teobaldo de Souza Andrade o mrito de apresentar, naquele ano, a primeira tese de doutorado na rea Relaes pblicas e o interesse pblico e a Francisco Gaudncio Torquato do Rego, a primeira tese de doutorado em Comunicao Organizacional Comunicao na empresa e o jornalismo empresarial[11].

Grfico 3 Teses de livre-docncia por dcadas

As teses de livre-docncia, que foram defendidas apenas na ECA-USP, tambm registram maior crescimento a partir de 1990, quando mais docentes do Departamento de Relaes Pblicas, Propaganda e Turismo se submeteram a elas.

Contedo temtico: predominncia, diversidade e abrangncia O conjunto da produo cientfica analisado, compreendendo as dissertaes de mestrado e as teses de doutorado e livre-docncia, apresenta essencialmente dois aspectos determinantes. O primeiro diz respeito a um estudo genrico das Relaes Pblicas e da Comunicao Organizacional nas suas mais diversas abrangncias e aplicaes. O segundo denota o valor dado aos processos comunicacionais miditicos. Nota-se, em geral, uma forte tendncia a buscar conceitos explicativos para uma eficcia da comunicao aplicada s mais diferentes organizaes. Predomina, portanto, uma perspectiva funcionalista, procurando-se demonstrar o como-fazer; raros so os trabalhos mais crticos e questionadores e com uma preocupao clara em construir teorias. Entre os temas predominantes, podem ser elencados como os dez primeiros:

1. Relaes pblicas nas empresas, organizaes: conceitos e prticas 2. Comunicao empresarial/organizacional: conceitos e aplicaes 3. Relaes pblicas governamentais/comunicao governamental 4. Jornalismo empresarial

5. Comunicao institucional/imagem institucional 6. Relaes pblicas/comunicao com os consumidores 7. Comunicao interna e processos miditicos internos (publicaes e vdeos)

8. Comunicao e qualidade total nas organizaes 9. Assessoria de imprensa e relaes com as fontes 10. Relaes pblicas comunitrias, hospitalares, no meio rural etc.
A temtica nas dissertaes de mestrado Para uma viso mais detalhada da distribuio dos temas por rea e por nvel acadmico, relacionam-se, a seguir, primeiramente os assuntos mais freqentes identificados nas dissertaes de mestrado tabelas 3 e 4.

Tabela 3 Dissertaes de mestrado em Relaes pblicas por temas

Tema Atividades de relaes pblicas Conceitos, aspectos tericos e tcnicas de relaes pblicas Relaes pblicas governamentais Relaes pblicas com os consumidores Relaes pblicas comunitrias Relaes pblicas nas organizaes/empresas Relaes pblicas e poder nas organizaes Relaes pblicas nos hospitais Eventos e relaes pblicas Ensino de relaes pblicas Relaes pblicas e comunicao dirigida Relaes pblicas e turismo Relaes pblicas e o setor rural Relaes pblicas e meio ambiente Planejamento de relaes pblicas Histria das relaes pblicas no Brasil / nos Estados Unidos Propaganda institucional Produo cientfica em relaes pblicas Opinio pblica Editorao em relaes pblicas Relaes pblicas e sistemas de comunicao Total

Nmer o 2 7 5 4 3 10 4 2 2 3 2 1 1 1 1 2 1 1 1 1 1 55

Tabela 4

Dissertaes de mestrado em comunicao organizacional/empresarial por temas

Tema Conceitos gerais de comunicao empresarial Jornalismo empresarial Comunicao interna Vdeo institucional/treinamento Comunicao institucional Assessoria de imprensa Comunicao e terceiro setor Comunicao em cooperativas Comunicao em universidades Comunicao integrada Comunicao sindical Cultura organizacional e comunicacional Produo literria em comunicao Total

Nmero 6 5 4 3 3 4 2 2 2 2 1 2 1 36

Nota-se a abrangncia e a diversidade temtica presentes tanto no campo das Relaes Pblicas quanto no da Comunicao Organizacional. Evidentemente, o nmero de dissertaes em Relaes Pblicas muito maior do que em Comunicao Organizacional. Isto comea a se modificar a partir da dcada de 1990, quando h um aumento significativo de nmero de dissertaes em relao s dcadas de 1970 e 1980. As teses de doutorado e os assuntos predominantes em relaes pblicas e comunicao organizacional As teses de doutorado, analisadas na amostra, contriburam para construo de uma teoria das relaes pblicas no Brasil? uma resposta difcil de ser dada, tendo em vista que os trabalhos verificados no enfatizam essa preocupao. No h uma contestao do trabalho produzido e criao de um conhecimento novo. Em geral, os temas so reproduzidos sem uma anlise crtica que conduza formatao de uma possvel teoria no contexto da realidade brasileira. So poucas as revises

bibliogrficas da produo brasileira nos autores que buscam esboar estudos mais tericos. Os assuntos abordados foram, conforme a tabela 5:

Tabela 5 Teses de doutorado em relaes pblicas por temas

Temas

Nmer o 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 11

Fundamentos psicossociolgicos das relaes pblicas/Interesse pblico Relaes pblicas e transmarketing viso estratgica nas organizaes Relaes pblicas no Brasil e na ndia: estudo de caso de prticas de empresas Relaes pblicas e comunicao escrita na empresa Relaes pblicas e administrao de controvrsia pblica Relaes pblicas na rea governamental O ensino e a pesquisa em relaes pblicas no Brasil Avaliao e mensurao dos programas de relaes pblicas Relaes pblicas e os valores organizacionais no Brasil e Chile Opinio pblica Total

Da tabela pode-se depreender que os trabalhos so variados e no h uma proposio clara de construo de teorias, mas de uma busca de fundamentos e tcnicas aplicadas setorialmente. Verifica-se que no h continuidade no aprofundamento das proposies inicialmente levantadas pelos autores. Isto demonstra que os trabalhos produzidos no esto possibilitando novas construes e debates acadmicos para construo de uma cincia.

Tabela 6 Teses de doutorado em comunicao organizacional/empresarial por temas

Temas

Nmer

o Comunicao e qualidade total nas organizaes (empresas e universidades) Comunicao empresarial/ jornalismo empresarial Comunicao e recursos humanos Comunicao integrada na universidade Comunicao social na rea governamental Comunicao nas bibliotecas universitrias Comunicao institucional e sade pblica Marketing cultural/comunicao institucional Comunicao/linguagem e discurso organizacional Identidade organizacional Retrica da comunicao organizacional e das aes de uma empresa multinacional Comunicao nos documentos institucionais dos colgios catlicos Teatro nas organizaes A tica no discurso empresarial jornalstico Total 4 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 17

O nmero de teses de doutorado em comunicao organizacional quase o dobro, se comparado ao de relaes Pblicas, alm de se constatar uma freqncia relativamente grande de trabalhos voltados para temas como prtica da comunicao na universidade, processos comunicacionais e assessoria. Deduz-se que as teses dobre comunicao na universidade tm sido objeto de novos estudos.
Analisando o conjunto temtico, pode-se depreender que no h uma preocupao em se formatar uma teoria da comunicao organizacional no Brasil. Os temas so explorados diversificadamente e na sua maioria se ligam a estudos de casos em diferentes tipologias organizacionais empresas, universidades, colgios e entidades governamentais. Do total de 28 teses de doutorado analisadas 11 em Relaes Pblicas e 17 em Comunicao Organizacional/Empresarial , apenas duas tratam especificamente da opinio pblica, mesmo assim sem contextualiz-la nas duas reas. Trata-se de um tema relevante, que est sendo pouco estudado pelos pesquisadores dessas reas.

Tabela 7 Teses de livre-docncia em relaes pblicas e comunicao organizacional por temas

Temas 1. Relaes pblicas e comunicao na rea governamental/servio pblico

Nmer o 3

2. Projetos experimentais em relaes pblicas 3. Comunicao e organizaes utilitrias 4. Relaes pblicas e as interfaces com a comunicao organizacional no Brasil Comunicao poltica no Brasil e na Frana Total

1 1 1 1 7

A temtica trabalhada sintetiza a pesquisa e a experincia acadmica dos autores. Os assuntos so relevantes, pois h uma tentativa de esboar conceitos fundamentais sobre os assuntos relacionados. Registre-se que quatro trabalhos foram publicados por editoras comerciais. Para finalizar, mais trs aspectos so analisados no conjunto dos 126 documentos pesquisados: as caractersticas estruturais bsicas (tabela 8), a metodologia utilizada (tabela 9) e os tipos de estudos realizados (tabela 10).

Caractersticas bsicas dos estudos realizados Procurou-se verificar como os trabalhos se caracterizavam quanto sua forma estrutural estudo sistematizado, descritivo, analtico, crtico ou ensastico. Em sntese, os dados obtidos os seguintes: Tabela 8 Caractersticas estruturais bsicas dos estudos realizados em relaes pblicas e comunicao organizacional/ empresarial

Caractersticas

Dissertaes de mestrado

Teses de doutora do 21 2 4 1 28 4 1 2 7

Teses de livredocncia Tota l

Estudo descritivo Estudo ensastico Estudo descritivo/analtico Estudo crtico/dialtico Total

52 18 18 3 91

77 21 24 4 126

Chama a ateno o nmero reduzido de trabalhos realizados numa perspectiva dialtica e crtica. Por outro lado, h uma predominncia dos estudos descritivos. Tabela 9 Metodologia utilizada e sua freqncia por nvel acadmico

Metodologia

Dissertae s de mestrado 20 30 13 2 15 6 4 1 91

Teses de doutorad o 1 7 4 1 6 4 1 4 28 1 2 4 7

Teses de livredocncia Tota l

No identificada Estudo de caso Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa Triangulao (quantitativa/qualitativa) Anlise de contedo Anlise documental Biografia/histria de vida Total

22 37 17 3 23 10 5 9 126

Pelo estudo realizado, nota-se que nas dissertaes e teses defendidas nas dcadas de 1970 e 1980 e no incio da dcada de 1990 no havia uma preocupao clara em descrever a metodologia utilizada. Os dados registram um nmero elevado de estudos de caso, o que de certa maneira confirma o que foi mencionado em relao ao contedo temtico, abordando as relaes pblicas e a comunicao organizacional aplicadas s organizaes e nos mais variados campos.

Tabela 10 Tipos de estudos de estudos realizados em relaes pblicas e comunicao organizacional Teses de livredocncia 2 3 Tot al

Tipo de estudo

Dissertaes de mestrado

Teses de Doutorado 2 1 17

Terico/conceitual Histrico Terico/prtico

6 8 53

10 9 73

Prtico/aplicado Instrumental/manual Comparativo/pases Total

10 7 7 91

2 3 3 28

1 1 7

12 11 11 126

Principais concluses Nos estudos realizados h, em geral, uma ntida preocupao em tratar dos aspectos terico-conceituais e prticos simultaneamente. Registra-se a escassez de dissertaes e teses com nfase na teoria e mesmo no estudo das correntes do pensamento comunicacional brasileiro dessas reas do conhecimento. H uma tendncia em valorizar mais as ferramentas e os instrumentos do que os processos e a complexidade da comunicao nas organizaes. preciso destacar que, pelo volume dos trabalhos analisados 91 dissertaes de mestrado, 28 teses de doutorado e 7 de livre-docncia , o Brasil reconhecidamente destaque, se compararmos sua produo com a de outros pases da Amrica Latina e mesmo da Europa. Este nmero poderia ser muito maior se mais cursos oferecessem nas suas linhas de pesquisas oportunidades para o desenvolvimento de estudos nessas reas. Considera-se que, primeiramente, faltam especialistas nesses segmentos. Mas inexiste tambm vontade poltica e maior viso de certos docentes que integram os colegiados dos programas de ps graduao em Comunicao Social, sobretudo das universidades federais. Talvez por ignorarem que j existem teorias e toda uma produo reconhecida internacionalmente ou por desconhecerem as demandas sociais e possibilidades de reflexo sobre o fazer das organizaes no campo comunicacional. H ainda, no nosso entender, um certo vis ideolgico de achar que essas reas esto vinculadas ao mercado e no possuem bases tericas para figurar como linhas de estudo. Infelizmente, uma realidade que ainda persiste. Pesquisadores, por no encontrarem espao para desenvolver seus estudos e acompanhar os de seus orientandos, se vem obrigados a transferir-se para as escolas de Administrao das mesmas universidades federais. Constata-se tambm que muitos ingressantes ,por no encontrarem apoio institucional para pesquisar na sua rea de interesse, so muitas vezes levados a mudar seu objeto de estudo. E, conseqentemente, deixam de contribuir para o avano especfico dessas reas, no se formando novos quadros e especialistas para preparar nova gerao de pesquisadores. Por outro lado, h um esforo visvel de alguns centros de ps-graduao em valorizar esse campo acadmico de estudos e um interesse dos pesquisadores em avanar teoricamente. No entanto, so necessrias algumas aes concretas para que realmente seja possvel caminhar para uma consolidao e um reconhecimento da comunidade cientfica em nvel nacional e internacional. Tais aes passam por uma nova conscientizao da responsabilidade da universidade e dos cursos de ps-graduao e dos demais agentes envolvidos professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e entidades cientficas e de classes. H necessidade de maior investimento em pesquisas cientficas, tanto por parte do poder pblico quanto do setor privado, desde que essas reas aumentem a demanda com projetos de pesquisa e vislumbrem um compromisso social.

Faz-se necessrio estabelecer convnios e acordos de cooperao entre centros de ps-graduao em Comunicao Social do Brasil, mediante pesquisas integradas, visitas cientficas e publicaes conjuntas. preciso, alm disso: promover maior intercmbio internacional com os centros de pesquisa e ps-graduao no exterior, viabilizando a participao de pesquisadores brasileiros nos congressos cientficos mundiais de comunicao; produzir bases de dados e de obras de referncia especializadas do conhecimento estocado; exigir maior rigor no ensino e na pesquisa de graduao e de psgraduao lato sensu e stricto sensu.

Os campos cientficos de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional: tendncias e perspectivas Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional como reas de conhecimento se inserem no mbito das Cincias da Comunicao e das Cincias Sociais Aplicadas. Estudos realizados tanto no mbito acadmico quanto na esfera do mercado profissional tm sinalizado que as interfaces entre relaes pblicas e a comunicao organizacional so uma realidade no Brasil (Kunsch, 1997). Para compreender e aplicar os fundamentos tericos das relaes pblicas, necessrio tambm conhecer o espectro da abrangncia da comunicao organizacional e das reas afins. Relaes pblicas trabalham basicamente com organizaes e pblicos. E todo esse processo mediador s possvel acontecer com e por meio da comunicao. E, nesse contexto, a comunicao organizacional, como campo acadmico de estudos, dar subsdios tericos para fundamentar a prtica da atividade na administrao dos relacionamentos entre organizaes e pblicos, alm, claro, do suporte de outras cincias. No Brasil, os campos acadmicos de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional se ligam s escolas ou faculdades de Comunicao Social. Por campo acadmico entendemos aqui, conforme Maria Immacolata Vassallo de Lopes, um conjunto de instituies de nvel superior destinado ao estudo e ao ensino de comunicao e onde se produz a teoria, a pesquisa e a formao universitria das profisses de comunicao (2000, p. 42). Essa definio de campo acadmico pressupe trs subcampos: cientfico, educativo e profissional. O campo cientfico envolve prticas da pesquisa e da produo do conhecimento terico e aplicado; o educativo tem o papel fundamental de reproduzir esse conhecimento, por meio do ensino; e o profissional responsvel pela aplicao das prticas e pelo vnculo com o mercado profissional (id., ib., p. 42). O que se tentou, neste trabalho, foi refletir exatamente sobre o campo cientfico dessas duas reas do conhecimento, a partir de uma produo de saber j estocado. Afinal, meio sculo de produo cientfica de conhecimento motivo de comemorao e reflexo. No foi fcil chegar at aqui. Longo caminho foi percorrido e os estudiosos dessas reas lutaram e ainda lutam contra preconceitos e por mais espao na comunidade nacional e internacional. Buscar legitimidade daqueles que procuram construir novas teorias, por meio, sobretudo, de um reconhecimento pblico da comunidade acadmica e da sociedade, uma luta constante no espao do campo cientfico, Como nos ensina Bourdieu, o campo cientfico, enquanto sistema de relaes objetivas entre posies adquiridas (em lutas anteriores), lugar, espao de jogo de uma luta concorrencial. O que est em jogo especificamente nessa luta o monoplio da autoridade cientfica definida, de maneira inseparvel, como capacidade tcnica e poder social; ou, se quisermos, o monoplio da competncia cientfica, compreendida enquanto capacidade de falar e de agir legitimamente (isto , de maneira autorizada e com autoridade), que socialmente outorgada a um agente determinado (1983, p. 123).

Acredita-se que autoridade cientfica e competncia cientfica s se adquirem a partir de muita pesquisa, muita caminhada e por meio de constantes buscas de uma epistemologia da cincia. E, neste caso especfico, pelo estudo crtico da produo do conhecimento de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional . Relaes Pblicas e a Comunicao Organizacional so reas que ainda no ocupam um lugar merecido nos diversos cursos de ps-graduao em Comunicao Social no Brasil, que hoje somam um total de vinte10[12] Isso se d, sobretudo, porque no quadro docente no h professor qualificado e com produo de literatura cinzenta sobre essa reas de conhecimento ou porque as universidades simplesmente ignoram as possibilidades e a abrangncia desse campo cientfico e da contribuio que ele poderia dar para a sociedade, como j destacamos. O estudo realizado demonstrou tambm uma forte simbiose entre conceitos e prticas profissionais. Isto significa que a academia tem buscado sistematizar suas reflexes a partir do fazer cotidiano das organizaes. Tal constatao vai ao encontro do que Jos Marques de Melo escreveu sobre como se desenvolve um campo do saber. Para ele, este surge como conseqncia das demandas sociais. Isto : O estoque de saber acumulado pela humanidade provm (...) da confluncia de duas fontes: a) Prxis aplicao do saber acumulado pelas sociedades e, dentro delas, pelas corporaes profissionais. Sua meta desenvolver modelos produtivos, transmitindo-os s novas geraes para acelerar o processo civilizatrio. b) Teoria apropriao do saber prtico pela academia, que o submete a permanente reflexo e sistematizao. Atravs do ensino e da pesquisa, a universidade atua como formadora de recursos humanos e como produtora de conhecimento (2001, p. 91). Finalmente, pode-se concluir que as perspectivas so bastante promissoras e a tendncia de crescimento e de maior produtividade nesses campos de estudos. Pelo que temos acompanhado das teses de doutorado e dissertaes que vm sendo defendidas de 2000 at este incio de 2003, tem havido um bom progresso. Esses trabalham sinalizam uma produo mais inovadora, com pesquisas empricas e reflexes tericas com mais rigor metodolgico e cientfico. O estgio avanado do mercado das Relaes Pblicas e da Comunicao Organizacional no Brasil e novas exigncias para uma crescente profissionalizao impulsionaro a universidade a valorizar e criar mais espaos para a pesquisa e o ensino nessas reas. Nos regimes totalitrios no h lugar para a prtica da comunicao em duas vias. A nova conjuntura poltica do Pas e o fortalecimento e a consolidao das instituies democrticas so fatores que cada vez mais contribuiro para o florescimento e a expanso das Relaes Pblicas e da Comunicao Organizacional. Essa nova postura das organizaes frente sociedade, aos pblicos e opinio pblica exigir bases conceituais mais slidas para a prtica profissional. A globalizao, a revoluo tecnolgica da informao e a complexidade contempornea exigiro cada vez mais que as organizaes pensem e planejem estrategicamente a sua comunicao, no podendo elas prescindir da pesquisa cientfica e da cincia. Espera-se que o presente trabalho contribua para esse fortalecimento das reas de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional no Pas e sirva de referncia para novos estudos e questionamentos. Acredita-se que a tendncia seja melhorar a qualidade da pesquisa cientfica

e com isso se consiga uma identidade mais agressiva do campo, tanto no mbito acadmico quanto no mercado profissional. Nossa contribuio ter uma amplitude maior quando forem mais explorados os dados de nossas trs bases de dados: a Uniex, de bibliografia que repertoria de forma abrangente a produo cientfica brasileira de Relaes Pblicas e Comunicao Organizacional; a Unites, com registros de teses de doutorado e livre-docncia e dissertaes de mestrado defendidas em cursos brasileiros de ps-graduao em Comunicao Social que contemplam nas suas linhas de pesquisa as duas reas; e a Espec, que referencia os artigos publicados sobre temticas dessas mesmas reas.

S-ar putea să vă placă și