Sunteți pe pagina 1din 21

FACULDADE DE EDUCAO TECNOLGICA DA AMAZNIA FAETAM PROGRAMA DE MESTRADO EM TEOLOGIA REGINALDO PINHEIRO MOURA

MONOGRAFIA DA OBRA: UMA HISTRIA JUDAICA

BELM PAR 2011

FACULDADE DE EDUCAO TECNOLGICA DA AMAZNIA FAETAM PROGRAMA DE MESTRADO EM TEOLOGIA REGINALDO PINHEIRO MOURA.

MONOGRAFIA DA OBRA: UMA HISTRIA JUDAICA

Monografia apresentado ao programa de mestrado como requisito da disciplina Teologia Judaico Crist orientado pelo Prof Ms DR Jos Cludio Pires.

BELM PAR 2011

1.

INTRODUO A presente monografia apresentada ao Curso de Mestrado em Teologia da

FAETAM a mesma intenciona levantar questes pertinentes Historia Judaica utilizando como base central a obra Uma Histria Judaica de autoria do Dr. Cludio Pires. Telogo, com especializao em Cincias da Religio e Docncia do Ensino Superior, Doutor em Ministrio Pastoral, Cincias Teolgicas e Divindade.

PIRES, Cludio. Uma Histria Judaica. Para, 2007.140p Neste trabalho ir mais precisamente utilizar-se do capitulo primeiro da obra em questo, tal capitulo tem com tema: Histria Bblica, tambm utilizar-se- a Bblia em suas inmeras verses como referncia fundamental para entendermos a histria deste povo, Para se perceber melhor essa historia seguiremos as diretrizes estabelecidas pelo autor da obra PIRES,(2007, p.03), analisaremos o chamado do at ento Abro onde atravs de seu chamado nasce o Judasmo que se entende foi a primeira religio monotesta da humanidade e cronologicamente a primeira das trs religies oriundas de Abrao, junto com o cristianismo e o islamismo. A escritura sagrada data que, por volta de 1800 a.C, Abrao recebeu um chamado de Deus, o chamado de Abro est registrado em Gnesis 12:1 Ora, disse o Senhor a Abro: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. ref. a Verso Almeida Revista e Atualizada (ARA), Seguindo a obra o autor, nos menciona como Abrao provavelmente chegou ao monotesmo, utilizado como base relatos de JOSEFO, (2002, p.55) que nos afirma que Abrao foi o primeiro a descrever a existncia de um nico Deus. Em suma a ordem de Deus para Abro foi muito particular. Deus ordenou a Abro, minuciosamente, o que ele deveria deixar, deixar sua terra, sua parentela e a casa de seu pai, abandonar as crenas do povo de Ur, vale ressaltar e confirmando que Abro vivia em uma terra idolatra, que segundo SCHULTZ (1960, p.24) A religio de Abrao um tema vital nos relatos bblicos, patriarcais. Procedente de um fundo politesta onde a deusa-lunar Nannar era reconhecida como o deus principal na cultura de Babilnia, Abrao chega a Cana. Que sua famlia serviu a outros deuses fica claramente estabelecido em (Josu 24:2). Ento, disse Josu a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Ter, pai de Abrao e de Naor, habitaram dalm do Eufrates e serviram a outros deuses. em Cana, e em meio de um entorno idlatra e pago, a meta de Abrao foi a de "construir um altar ao Senhor". Depois de resgatar a L e ao rei de Sodoma, recusou uma recompensa, reconhecendo que ele estava por completo dedicado por devoo nica a Deus, o "fazedor dos cus e da terra".

O chamado de Deus para Abrao foi muito especfico, pois parti dele iria nascer uma nova nao e a exaltao ao nico Deus. PIRES,(2007, p.10) frisa que a descrio feita por JOSEFO, (2002, p.55) sobre Abrao ser primeiro descrever a existncia de um nico Deus, e que apesar de seu peso histrico no fazem parte da Torah,a obra segue com um breve relato sobre Abrao ser o primeiro Hebreu,com base afirmativa utilizado relatos de YOUNGBLOOD,(2004, p. 648), que afirma que Abro foi a primeira pessoa na Bblia a ser chamado hebreu. A obra segue relatando-nos sobre as controvrsias sobre a possvel data do chamado de Abrao, todavia o autor acredita que as datas que iniciem pelo sculo XXI a.e.c.. Tem mais coerncia para o estudo em questo. Podo-se acrescentar o que o

autor (DEFFINBAUGH, Bob. O chamado de Abro. Em: Bible.org ) afirma sobre o chamado de Abro registrado em Gnesis 12:1 Ora, disse o Senhor a Abro: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. Uma traduo melhor da primeira sentena deste chamado encontrada nas verses King James e Nova Verso Internacional, onde se l: O Senhor dissera a Abro... A diferena importante. Sem ela somos levados a pensar que o chamado de Abro veio em Har, no em Ur. Mas sabemos, pelas palavras de Estvo, que o chamado de Abro veio em Ur (Atos 7:2). O passado mais que perfeito (dissera) tanto gramaticalmente correto quanto exegeticamente necessrio. Ele nos diz que os versos 27 a 32 do captulo 11 so um parnteses, no seguindo rigorosamente uma ordem cronolgica. O chamado de Abro veio junto com uma apario de Deus.Embora Moiss tenha mencionado a apario de Deus depois que Abro j estava em Cana (12:7), Estvo nos informa que Deus apareceu a Abro ainda em Ur (Atos 7:2). luz de todas as objees que poderiam ser levantadas por Abro, tal apario no deveria ser incomum. Deus tambm apareceu a Moiss na poca de seu chamado (xodo 3:2,).

Sendo assim pouco aps o chamado Deus apareceu novamente a Abrao e o informando que sua esposa at ento Sarai iria dar a luz um filho. Deus manda que em sinal de f, Abro e Sarai mudassem seus nomes para Abrao e Sara, e assim o fizeram. No entanto o primeiro filho de Abrao nasceu da escrava Hagar,era Ismael, contudo pode-se dizer nascido "segundo a carne" (Glatas 4:23), no era o filho da promessa. O filho ao qual Deus os prometera, Deus havia dito a Abrao: "Sara, tua mulher, te dar um filho, e lhe chamars Isaque; estabelecerei com ele a minha aliana, aliana perptua para a sua descendncia" (Gnesis 17:19). Porm a promessa de Deus se cumpre e Sara deu luz Isaque. PIRES,(2007, p.13) Ns chama a ateno para o fato de que o campo de Macpela a saber (Gnesis 49:30) ref. a Verso Almeida Revista e Atualizada (ARA), Na caverna que est no campo de Macpela, fronteiro a Manre, na terra de Cana, a qual Abrao comprou de Efrom com aquele campo, em posse de sepultura. O autor segue nos mostrando que a Tor cita a compra do campo de Macpela por Abrao, este fato demonstra que aquela terra em Hebrom essencialmente judaica de fato que o filho de Abrao com escrava Hagar Ismael no sepultado ali e que Ismael, seria o pai dos mulumanos. (DIAS, Jeferson. Quem so os filhos de Abrao? Um esclarecimento bblico sobre a descendncia rabe. Em: projeto MAHABBA/ icp), nos relata que: Flvio Josefo, historiador judeu, declara que Ismael pai da nao rabe, conforme crem os rabes. Segundo Josefo, no podemos descartar a profecia de Isaas, que diz que os ismaelitas adoraro o Messias.Raphael Patai, um judeu, declara em seu livro, Semente de Abrao, que o termo rabe est contido nas mesmas inscries com o termo Quedar, filho de Ismael, no sculo 9 a.C., nas epgrafes assrias. Patai tambm encontrou provas que mostram que os rabes foram sinnimos dos nabateus, descendentes de Nebaiote.

Seguindo a obra eis o relato do sacrifcio de Isaque, que nos mostrado em (Gnesis 22:1-19). A histria do quase-sacrifcio de Isaque uma das mais tocantes da

Bblia. A cena se desenrola em funo do monte Mori, que segundo AZEVEDO (2001, p. 01) Lugar em que, um milnio mais tarde o rei Davi compraria um sitio pertencente a Orn para nele construir o templo de Jerusalm (1Crnicas 21.18). Foi neste monte onde Abrao esteve para oferecer Isaque que o rei Salomo construiu o templo que levou seu nome (2Crnicas 3.1). Atualmente, h uma mesquita no lugar que se supe tenha ficado o altar para onde Abrao levou seu filho. Os muulmanos crem que foi deste monte que Maom e seu cavalo subiram para o cu. Estas informaes ajudam a entender por que judeus e palestinos lutam renhidamente por Jerusalm, cidade sagrado para estas duas religies. A saber, Isaque casa-se com Rebeca, porm Rebeca no poderia gerar filhos, pois era estril, (Gnesis 25:20-21) nos mostra que Isaque orou ao senhor pedindo que abrisse a madre de Rebeca, o senhor lhe ouviu a orao e Rebeca gerou filhos.Rebeca esperava por gmeos. Estes gmeos seriam pais de duas naes (Edom e Israel). Pires segue a obra analisando o contexto do nascimento de Jac e Esa, contexto este que nos remete a analisar a promessa e nascimento de Jac e Esa, No plano de Deus o mais jovem deveria ser o mais importante dos dois (Gnesis 25.24-28). Antes mesmo do nascimento das crianas o Senhor j havia prometido que Jac teria uma posio superior a de seu irmo. H muitas coisas a respeito de Jac que ns remete a pensar o qual egosta ele foi, ele ludibriou Esa, e tomou a sua primogenitura, contudo, foi um homem de f, pois viu o invisvel e o futuro. Jac apreciou o direito de primogenitura muito mais que seu irmo Esa, Jac buscou as bnos espirituais de Deus, ele no pecou por desejar o direito de primogenitura, pela promessa de Deus este direito j pertencia a ele antes mesmo de seu nascimento (Gnesis 25.23). Como Pires nos afirma era possvel e perfeitamente legal a compra e venda do direito de primogenitura. Sobre a questo isaque e beno que foi dada a Jac ao invs de Esa. Pires nos remete a questionar se essa beno realmente foi roubada, visto que a promessa de que o mais velho serviria o mais moo havia sido feita a Jac desde o ventre de sua me.

Assim pode-se entender que Rebeca apenas queria ver a promessa de Deus se cumprindo na vida de seu filho Jac, eis o porqu de Rebeca ajudar Jac a receber a beno de Isaque. Seguindo a trajetria analisaremos a importncia do episdio de Jac com o anjo, onde tem seu nome mudado para Israel que quer dizer guerreiro de Deus. A Bblia nos relata em (Gnesis 32:24-28). 24-ficando ele s; e lutava com ele um homem, at ao romper do dia. 25- Vendo este que no podia com ele, tocou-lhe na articulao da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jac, na luta com o homem. 26- Disse este: Deixa-me ir, pois j rompeu o dia. Respondeu Jac: No te deixarei ir se me no abenoares. 27- Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jac. 28- Ento, disse: J no te chamars Jac, e sim Israel, pois como prncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. 29- Tornou Jac: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abenoou ali. 30- quele lugar chamou Jac Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.

Pires nos relata em obra sobre, Sobre com quem Jac lutou naquela noite, se com um anjo de Deus, ou com o prprio Deus, segundo o autor: A Tor da editora Sfer e a Bblia hebraica (Sfer) traduzem do hebraico anjo de Deus, a Bblia SHEDD e a Bblia NVI traduzem Deus, como quem se encontrou com Jac. A controvrsias, a saber, entre os Judeus e evanglicos a esse respeito, mais como Pires relata sem duvidas que esta luta tange a caminhada do povo Hebreu com lutas contra homens e como tambm contra Deus. A saber, em Pad-ar Jac casou-se com duas esposas, Lia e Raquel, filhas Labo,onde vieram a nascer seus doze filhos que se apresentam na ordem de seus

nascimentos So eles Rben, Simeo, Levi, Jud, D, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Jos e Benjamim. Esses homens so muito importantes porque so basicamente os pais das doze tribos de Israel. Nesta obra daremos nfase a historia de vida de Jos ele foi o 11 filho de Jac; o primeiro com Raquel. Nasceu por volta do ano 2.200 A.C, conforme ALMEIDA (1999.), era o filho preferido de Jac. Jos teve sonhos que eram revelaes e promessas de Deus para sua vida; fato esse que causou a inveja de seus irmos, por isso Jos, aos 17 anos foi vendido pelos irmos como escravo, pode-se destacar o contraste entre o plano de Deus e a realidade que Jos estava vivendo, a vida parecia tomar um rumo totalmente oposto aos seus sonhos que Deus havia lhe dado.Suas experincias seguintes so: o poo, a escravido, a acusao de adultrio e a priso. Ao invs de melhorar, a situao de Jos parecia piorar cada vez mais. Seus sonhos pareciam irreais e longe de alcanar, no entanto, Jos estava sendo conduzido ao lugar onde Deus queria lev-lo. As lutas faziam com que ele chegasse mais perto do propsito final, e aos 30 anos j era o segundo homem mais poderoso do maior pas do mundo daquela poca. A ascenso de Jos de escravo a governador foi de fundamental importncia para ajudar sua famlia, visto que sua famlia sara de Cana numa poca difcil para a agricultura, Jos os abenoou de sorte que habitaram em Gsen Gnesis (45:10). Que segundo ALMEIDA (1995, p.103) localizada a cerca de 64km da atual cidade do Cairo se estabeleceram no delta do rio Nilo, no Egito. Em sua Obra Pires nos d seu parecer, a saber, da escravizao do povo egpcios e posteriormente os hebreus, concorda-se plenamente com esse parecer ora Os egpcios terminam no perodo de fome escravizados e espoliados das suas propriedades. Fara senhor de tudo. De certo que o era responsvel pelo que plantava e colhia, construa ento o porqu de Fara se apropriar de tudo? Bem lembrado pelo autor Jos esquecer que a razo de ser do Estado o bem-estar do povo. E assim o povo de Jos veio tambm a ser escravizado por Fara.

Pires analisa esse tempo de escravido, a controvrsias sobre esse perodo mas a saber, cita o perodo mencionado literalmente nas escrituras, isto , 430 anos. Cito MERRILL neste caso: Conclumos que a idia de uma peregrinao mais longa deve ser preferida, pois melhor acomoda os requisitos da cronologia bblica, e ajusta-se historia egpcia de uma maneira bem mais satisfatria.

A seguir em analise a vida de Moises, sabe-se os hebreus estavam no Egito ha mais 400 anos desde a chegada de Jac e sua descendncia, tornaram-se muito numerosos na terra do Egito Chamavam-se a si prprios de filhos de Israel ou israelitas porque Jac recebera de Deus o nome de Israel. Os estrangeiros chamavam-lhes de hebreus. Ento fara resolveu aniquil-los: mandou trat-los severamente, Fara ordenou que lanassem ao Nilo todos recm-nascidos do sexo masculino, eis que era Lei Gnesis (1:15 ). Uma me israelita teve um filho eis que era, Moises, PIRES (2007, p.24) nos relata que Moises nasce em 6 de maro de 1542 a.e.c.(Klassen) ou 1543 a.e.c.(Reese) e morre, conforme tradio rabnica, no dia de seu aniversrio 7 de adar. Porm, essa me, a saber, Joquebede, xodo (6:20) escondeu-o durante trs meses, contudo, no podendo escond-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco betumado com resina e pez, meteu dentro o menino e foi exp-lo nuns canaviais margem do rio. A irm do menino conservou-se escondida a alguma distncia para ver o que acontecia. Porm eis os planos de Deus na vida de Moises, filha do fara o recolheu no rio segundo o plano de Deus chamou-lhe de Moiss porque o tirou da gua, Moises foi educado quando criana por sua me conhecendo assim, os princpios dos Israelitas. Entretanto tambm e educado em todas as cincias dos egpcios obtendo todo o conhecimento dos sbios daquela poca.

Com cerca de 40 anos de idade, Moiss teve que fugir, pois Matou um soldado egpcio, tomou em defesa um israelita e assim foge do Egito temendo a ira do fara, que queria mat-lo. Por ordem de Deus, voltou depois de 40 anos, segundo a obra de Pires:

Moiss a figura dominante no Antigo Testamento Cristo e no Tanach. Reconhecidamente o lder do xodo

10

e autor da Tor, o livro sagrado do judasmo. Moiss, lder excepcional preparado pela melhor cincia da poca. Moiss lidera aproximadamente 3.000.000 Moises Tinha a misso de convencer o Fara, a libertar os Hebreus, porm a misso era difcil, aprouve a Deus intervir com as 10 pragas citadas em xodo (7 ao12).

Segundo ALMEIDA (1999.), por volta de 1.900 a.c Moises libertou os israelitas do Egito, foi seu guia no deserto durante 40 anos e conduziu-os at a fronteira da Terra Prometida. Eis que Pires nos expem em sua obra sobre a primeira pscoa, vale ressaltar A palavra Pscoa - do hebreu pessach, em grego paskha, em latim pache significa passagem. Segundo o autor a Pessach acontece em 14/15 de abril de 1.462 a.e.c. Outra data 14 de Nissan 2.448 pelo calendrio hebraico. Ainda Hoje celebrada, com algumas modificaes, pelos judeus. comemora a passagem do senhor sobre as casas dos israelitas que haviam passado o sangue do seu cordeiro nos umbrais e viga da porta da sua casa xodo (13), poupando os seus primognitos da morte. A saber, a ultima praga a morte dos primognitos, e quando Fara aceita liberar o povo Hebreu, mas logo em seguida se arrepende e persegue o povo, o que culmina na abertura do mar vermelho e morte do exercito de Fara. A seguir a Obra de Pires nos relata o fato mais importante do perodo de peregrinao no deserto, Os Dez Mandamentos ou o Declogo o nome dado ao conjunto de leis escrito por Deus em tbuas de pedra. xodo (20:1-17) Cita-se ref. a Verso Almeida Revista e Atualizada (ARA): 1- Ento, falou Deus todas estas palavras: 2- Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. 3- No ters outros deuses diante de mim. 4- No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima nos cus, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. 5- No as adorars, nem lhes dars culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem

11

6- E fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7- No tomars o nome do SENHOR, teu Deus, em vo, porque o SENHOR no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. 8- Lembra-te do dia de sbado, para o santificar. 9- Seis dias trabalhars e fars toda a tua obra. 10- Mas o stimo dia o sbado do SENHOR, teu Deus; no fars nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11- Porque, em seis dias, fez o SENHOR os cus e a terra, o mar e tudo o que neles h e, ao stimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abenoou o dia de sbado e o santificou. 12- Honra teu pai e tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te d. 13- No matars. 14- No adulterars. 15- No furtars. 16- No dirs falso testemunho contra o teu prximo. 17- No cobiars a casa do teu prximo. No cobiars a mulher do teu prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertena ao teu prximo. Grande foi peregrinao do povo no deserto, com inmeros milagres, na liderana de Moises. Dos 80 aos 120 anos de idade; Moiss tem uma vida nova, conheceu mais de Deus aprendeu, porm no adentrou na terra prometida. Deuteronmio (34. 7). PIRES (2007, p.30) Ele sobe no Monte Nebo na atual Jordnia e pde apenas observar Eretz Israel. Assim Josu filho de Num, da tribo de Efraim e sucessor de Moiss como lder de Israel, que em Nmeros (13:16), chamado Osias provavelmente. Nasceu no Egito. Compartilhou de todos os acontecimentos relacionados em xodo e ocupou a posio de comandante do exrcito israelita na batalha contra os Amalequitas, em Refidim xodo, (17:8-16). Josu foi tambm um dos doze que Moiss enviou a espiar a terra de Cana Nmeros,(13:16, 17) ele e Calebe foram os nicos que trouxeram noticias favorveis , sobre a terra prometida, Moiss, antes da sua morte, encarregou Josu a autoridade sobre o povo e nomeou como seu sucessor Deuteronmio (31:23) Josu iniciou sua conquista segundo ALMEIDA (1999.), por volta de 1.400 a.c.

12

O povo estava acampado em Sitim, quando Josu assumiu o poder Josu (3:1), e, ao atravessarem o Jordo, acamparam em Gilgal onde, tendo circuncidado o povo, festejou a Pscoa Josu (5). Tendo, assim, subjugado os cananeus, Josu dividiu a terra pelas tribos e Timnate-Sera, no Monte Efraim, ficou para ele como herana. Ora, pois em Josu, (13 a 19) descrevem como a terra prometida seria dividida entre as 12 tribos de Israel. Os princpios gerais da distribuio haviam sido dados a Moiss pelo SENHOR, e se acham relatados no livro de Nmeros, (22 a 36). Segue abaixo o mapa com a diviso das Tribos:

Figura: 01 As divises Tribais Fonte: SCHULTZ, Samuel (1960, p.73)

13

Tendo combatido o bom combate, Josu morreu com a idade de 110 anos, 25 anos depois de ter atravessado o Jordo e foi sepultado na sua cidade de Timnate-Sera Juzes (2:6-9); Segundo SCHULTZ (1960, p.71) Josu reuniu a todo o Israel em Siquem e severamente os admoestou a temer ao Senhor. Os lembrou que Deus tinha advertido a Abrao que no servisse nenhum dolo e tinha verificado o convnio da aliana feito com os patriarcas trazendo Israel terra prometida. Foi realizada uma aliana pblica na qual os chefes asseguraram a Josu que eles serviriam o Senhor. Depois da morte de Josu, Israel cumpriu esta promessa s at acabar a gerao mais velha. Aps a Gerao de Josu os israelitas voltaram a servir a Baal e Astarote. Deus permitiu que os israelitas sofressem as conseqncias de adorar a falsos deuses, foi ento que Deus levantou Juzes, para guiar o povo de forma correta, foram 15 juzes Lista-se a seguir: 1-Otniel (Jz 3.9) De Jud, livrou a Israel do rei da mesopotmia; 2- Ede (Jz 3.15) Expulsou os amonitas e os moabitas; 3- Sangar (Jz 3.31) Matou 600 filisteus e salvou a Israel; 4- Dbora (Jz 4.5) Associada a Baraque, guiando a Naftali e Zebulom vitria contra os cananeus; 5- Gideo (Jz 6.36) Expulsou os midianitas do territrio de Israel 6- Abimeleque (Jz 9.1) Pseudo libertador sem autoridade divina; 7- Tola (Jz 10.1) Subjugou os amonitas; 8- Jair (Jz 10.3) Subjugou os amonitas; 9- Jeft (Jz 11.11) Subjugou os amonitas; 10- Ibs (Jz 12.8) Perseguiu os filisteus; 11- Elom (Jz 12.11) Perseguiu os filisteus; 12- Abdom (Jz 12.13) Perseguiu os filisteus; 13- Sanso (jz 16.30) Perseguiu os filisteus; 14- Eli (1Sm 4.18) Julgou a Israel como sumo sacerdote; 15- Samuel (1Sm 7.15) Agiu principalmente como profeta. Aps os Juzes levantaram-se Reis, a saber, Saul foi o primeiro rei I Samuel (10:1), Pires nos mostra a provvel tempo deste reinado (1065 at 1025 a.e.c.), Saul

14

falha em seu reinado, descumprindo as leis de Deus, Saul morre, Porm Deus levanta Davi II Samuel (2.1) PIRES (2007, p.32) menciona que maior feito de Davi foi conquista de Jerusalm ainda Cita KAREM ARMSTRONG escreveu assim: Jebuseus estavam certos de que Davi jamais conseguiria tomar Jerusalm. Sua cidade podia no ser a mais venervel ou poderosa de Cana, mas, comparada com o novo reino, era consideravelmente antiga e bem fortificada, e ao longo dos anos havia conquistado a reputao de inexpugnvel, Quando Davi chegou com suas tropas ao sop do Ofel, os jebuseus disseram-lhe em tom de troa: No entrarasaqui. Os cegos e os coxos ho de rechaar-te. Talvez tenham at feito os cegos e os coxos desfilarem sobre os muros, como o exrcito hitita costumava fazer, para advertir de sua runa qualquer soldado que ousasse penetrar o baluarte. Longe de intimidar-se, Davi prometeu que nomearia comandante de seu exrcito o primeiro homem que abatesse um jebuseu. Seu velho companheiro Joab, filho de Sarvia, aceitou e venceu o desafio, possivelmente escalando o poo de Warren, o canal que levava gua da fonte de Gion para a cidade. No se sabe exatamente como Davi conquistou Jerusalm: o texto bblico incompleto e obscuro. No entanto, essa conquista foi um divisor de guas, e seus efeitos repercutem ainda hoje O autor nos mostra em sua obra, a importncia de Jerusalm nesse contexto vivido a saber Pires menciona Jerusalm nunca foi capital de nenhum outro Estado, a no ser um Estado hebreu. A partir de Davi, Jerusalm torna-se a capital eterna de Eretz Israel, o rei David fundiu as tribos num nico reino judeu, numa nica e forte monarquia cuja capital passaria a ser Jerusalm. Davi tem um reinado histrico com grandes conquistas, no entanto Davi e levanta-se Salomo, seu filho com Bate-Seba, segundo o autor ele ascende ao trono( 985-945 a.e.c.), Pires nos relata que o principal feito de Salomo foi a construo do templo no monte Mori, PIRES (2007, p.35) Cita autores a confirmar a importncia do feito de Salomo: MERRILL percebe este fato deste modo:

Infelizmente, apesar da grande quantidade de informaes nas fontes em relao s especificaes e aparncia do Templo, impossvel reproduzi-lo em detalhes. O estilo da construo se assemelha ao tabernculo construdo por Moises e aos antigos templos do Oriente Mdio em geral, mas, alm disso, suas caractersticas tm de ser, em

15

grande parte, fruto da imaginao estrutural, artstica e arquitetnica, baseada nos dados esparsos e ininteligveis do texto. Apesar disso, o templo era sem duvida esplendoroso, um monumento impositivo da majestade e gloria de Deus. A obra durou sete anos e certamente foi uma construo sem igual no mundo antigo do Oriente Mdio O Rei Salomo obteve grandes feitos, grandes conquistas, porm seu corao se desviou das leis de Deus, reinou por 40 anos I Reis (11:42) , segundo Pires Salomo morreu em 945 a.e.c. aos 58 anos. Em I Reis (12:1) Roboo e levantado com Rei, mas seu reinado aponta falhas, a saber, os ancios foram desfavorecidos virtude aos mais jovens, segundo o autor Neste confronto de geraes que polarizou toda a liderana do reino de Davi e Salomo, o problema maior no foi resolvido. As reivindicaes de parte das tribos de Israel bem como a crescente e perceptvel liderana de Jeroboo devidamente motivado por revelaes divinas quanto ao seu chamado e as tribos que o seguiriam. O problema foi herdado por Roboo desde Salomo, o desgnio divino j estava decidido e no podia ser detido.,

As tribos dividem-se em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Jud. Reino do Norte e Reino do Sul. Tendo como seu Roboo, o primeiro rei de Jud e Jeroboo, o primeiro rei de Israel, Por volta de 950 a.c segundo ALMEIDA (1999). A saber os outros reis Pires no relata e cita que Segundo MARQUES: Roboo reina de 931 a 913 a.e.c. e em seguida de 913 at 587 a.e.c. os reis: Abias, Asa, Josaf, Jeoro, Acazias, Atalaia, Jos, Amazias, Uzias, Joto, Acaz, Ezequias, Manasses, Amon, Josias, Joacaz Jeoaquim, Joaquim e por ltimo Zedequias. No reino do Norte Jeroboo reinou de 931 a 910 a.e.c. e tambm de 910 at 723 a.e.c. os reis: Nadabe, Baasa, Ela, Zinri, Onri, Acabe, Acazias, Joro, Ju, Joacaz, Jeoaz, Jeroboo II, Zacarias, Salum, Menam, Pacaas, Faceia, Peca e Osias. Neste momento de separao, os reinos pecaram e transgrediram as leis de Deus, cada um com seu prprio querer.Nesta poca Deus levanta profetas. O autor

16

destaca em sua obra Elias, Eliseu Joel, Jonas, Isaias, Ams, Osias, Miquias, Obadias, Jeremias, Sofonias, Naum, Daniel, Ezequie e Habacuque.Houve grandes conflitos na poca dos profetas. Segundo ALMEIDA (1999) 600 a.C. Houve a queda de Jerusalm, Pires nos mostra que: No dia 9 de julho de 586 a.e.c. ou 9 de av de 3.174 (calendrio hebraico) Jerusalm foi varrida, o Templo Sagrado corrompido e devastado. Israel deixava de existir como nao, o que fora iniciado com Moiss, completado por Josu, ampliado e consolidado atravs de Davi, embelezado e modernizado por Salomo no passava de sonho, choro, dor, sangue e sofrimento. A dor e o impacto cultural-religioso foi to importante que at hoje os judeus re-lembram o fato no TISHA BE-AV (em hebraico: Nove de AV). O dia mais triste do calendrio judaico. Comea a dispora judaica com a invaso babilnica. O imperador da Babilnia aps invadir o reino de Israel, destri o templo de Jerusalm e deporta grande parte da populao judaica. Foram perodos de dor e sofrimento, porm o autor nos ensina que O retorno Jerusalm a ordem do dia, na verdade Jeremias j havia profetizado que em 70 anos os judeus retornariam. O profeta Daniel reconhece como ungida esta palavra. O povo tem mais uma oportunidade, pois havia de se cumpria a promessa feita a Abrao, PIRES (2007,p 51)menciona a Babilnia conquistada por Ciro, o Persa. Ciro entra em Babilnia em 29 de outubro de 539 a.e.c. O impossvel acontece, na primavera de 536 a.e.c. os exilados comeam a retornar. Cerca de 49.897 sob o comando de Zorobabel. Segundo SCHULTZ (1960, p 179):

As fontes bblicas tratam em primeiro lugar com os exilados que retornaram a seu lar ptrio. As memrias de Esdras e Neemias, embora breves e seletivas, apresentam os fatos essenciais que concernem ao bemestar do restaurado estado judeu em Jerusalm. Ester, o nico livro do Antigo Testamento dedicado em exclusividade aos que no voltaram, tambm pertence a este perodo. Com objeto de manter uma seqncia histrica, o presente estudo trata a histria de Ester junto com Esdras e Neemias. Cronologicamente, esta matria se divide em quatro perodos:

17

1) Jerusalm restabelecida Esdras 1-6 (por volta de 539515 a.C.) 2) Ester a rainha Ester 1-10 (por volta de 483) 3) Esdras o reformador Esdras 7-10 (por volta de 457) 4) Neemias o governador Neemias 1.13 (por volta de 444) Segundo ALMEIDA (1999) 520 a.C. Dar-s o Incio da reconstruo do Templo, que segundo SCHULTZ (1960, p 182) foi completado em cinco anos, 520-515 a.C. No ms seguinte, os judeus observaram a Pscoa. Com as adequadas cerimnias de purificao, os sacerdotes e levitas foram preparados para oficiar na celebrao desta histrica observncia. Os sacerdotes foram assim qualificados para aspergir o sangue, enquanto que os levitas matavam os cordeiros para a totalidade da congregao. A obra segue nos relatando sobre reinado de Xerxes, a saber, de interesse no livro de Ester onde segundo SCHULTZ (1960, p 183) nos relata que O magnfico palcio de Xerxes ocupava 10.000 m da acrpole desta grande cidade elamita. Cronologicamente, os acontecimentos de Ester esto datados no ano terceiro ao dcimo segundo de Xerxes (cerca do 483-471 a.C.), e descritos No livro de Ester (1-10). Seguindo a Obra Pires menciona:

A partir de 459 a.e.c para REESE e 458 a.e.c para KLASSEN Esdras comea o processo de retorno Jerusalm. O rei persa Artaxerxes I comissiona o sacerdote. Sua misso religiosa, necessrio um avivamento.Neemias vai Jerusalm, seu objetivo a reconstruo do muro. Artaxerxes I nomeia Neemias governador da Judia. O muro concludo em 25 de setembro de 444 a.e.c. ou 25 de Elul (segundo REESE, KLASSEN adota o ano de 458 a.e.c A obra de Pires nos menciona que os 100 anos seguintes so caracterizados pelo domnio persa, data que por volta de 334 at 323 a.e.c um lder mundial sai da Europa para conquistar todo o mundo conhecido daquele tempo, seu nome Alexandre. A seguir passando por Ptolemaicos do Egito, entretanto a partir de 198 a.e.c. o imprio Selucida, atravs de Antoco III o Grande, a seguir Herodes que vem como o novo governante da provncia romana. Pires relata que: Finalmente, por volta do fim do reinado de Herodes (6 a 4 a.e.c.) nasce em Belm da Judia, Jesus Cristo, isto , o judeu Yeshua Ben David. Sua genealogia esta

18

estampada nos Evangelhos de Mateus e Lucas, onde se verifica sua origem judaica e sua tribo, a tribo messinica de Jud.

Por conseguinte a obra de Pires segue relato a vida de Jesus desde seu nascimento at sua morte. onde Pires nos mostra que Jesus Cristo constri sua vida e ministrio por quase 33 anos em Israel e por volta de 26 a 28 d.e.c. crucificado sob Poncio Pilatos, ento governador romano na Judia, e Herodes Antpas era o Tetrarca da Galilia e da Peria.Segue-se falando de Saulo de Tarso e Novo testamento. Mencion-se PIRES (2007, p 68) A importncia de Paulo na civilizao ocidental representada em sua origem pela Europa e sia, na parte da Turquia atual, inegvel. Alguns chegam a afirmar que o fundador do cristianismo moderno exatamente o apostolo Paulo. As maiores lideranas do imprio romano tomaram conhecimento do ministrio apostlico de Paulo. Tradicionalmente ele morreu executado por volta de 64 a 68 d.C. prximo a estrada stia nos arredores de Roma.

19

CONSIDEROES FINAIS Estudar e entender o nascimento e Histria do Judasmo nos de grande valia, Interpretar o antigo testamento e entender mais amplamente as promessas de Deus para o seu povo, na era em que vivemos grandes pesquisas arqueolgicas tem nos dado fontes de comprovao para crer cada vez mais nos relatos da Bblia Sagrada. Crer e propagar o nascimento do Messias to esperado. A obra Uma Histria Judaica apresentada pelo Dr. Cludio Pires, foi pea fundamental para esclarecimento, deste estudo. Por tanto Conheamos e prossigamos em conhecer o SENHOR Os (6.3)

20

REFERENCIA 1. ALMEIDA, Bblia de Estudos, Sociedade Bblica do Brasil, 1999. 2. ALMEIDA, Bblia de Estudos Pentecostal, Sociedade Bblica do Brasil, 1995 3. AZEVEDO, Israel Belo, O Sacrificio de Isaque, Srie: Grandes Episdios da Bblia, 1, Rio de Janeiro, 2001 4. DEFFINBAUGH, Bob. O chamado de Abro. Em: Bible.org 5. DIAS, Jeferson. , Quem so os filhos de Abrao? Um esclarecimento bblico sobre a descendncia rabe, projeto MAHABBA/ icp. Disponvel em: http://www.icp.com.br 6. PIRES, Claudio. Uma Histria Judaica, Par 2007 7. SCHULTZ , Samuel J. A Histria de Israel no Antigo Testamento. Illinois, 1960.

S-ar putea să vă placă și