Sunteți pe pagina 1din 3

DICAS

A cartilha do bota-fora
Papis sujos e amassados, plsticos laminados e fraldas no so reciclveis. Copos descartveis, frascos de remdio e escovas de dentes usadas podem, sim, ser reaproveitados. Confira a seguir o que fazer com seu lixo
Daniel Nunes Gonalves Revista Veja So Paulo 05/08/2009

RESTOS DE COMIDA

Hermann Studio

O lixo orgnico representa 57% dos rejeitos paulistanos. Quem quiser transformar cascas de frutas e legumes em adubo para plantas pode montar ou comprar uma composteira. Tambm chamados de minhocrios caseiros, esses sistemas tm minhocas vivas que transformam os restos de alimento em compostos orgnicos. Esto venda nos sites moradadafloresta, lixeiraviva, composteira e minhocasa.

LEO DE COZINHA

Divulgao

Jogado no ralo, 1 litro de leo de cozinha usado contamina at 20 000 litros de gua. Para transform-lo em sabo, coloque-o em garrafas plsticas e leve para os supermercados Po de Acar. Condomnios podem fazer o mesmo com os gales de 50 litros vendidos, por 30 reais, pela ONG Trevo. REMDIOS E SERINGAS Os vidrinhos vazios e bem lavados podem ir para o cesto comum, mas remdios vencidos e seringas usadas devem ser encaminhados para incinerao em hospitais e postos de sade. Para evitar acidentes com os coletores, guarde as seringas em caixas ou embalagens rgidas.

Extrado do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reciclagem-lixo-bota-fora-489791.shtml

MVEIS E ENTULHO

Fernando Moraes

Resduos de reformas, mveis velhos e restos de poda de rvores com volume de at 1 metro cbico, que no so grandes a ponto de justificar o aluguel de uma caamba, devem ser levados a um dos 37 Ecopontos da cidade. A lista completa est no site da Limpurb.

Marcelo Kura

CELULARES, BATERIAS E CARREGADORES Com a sano da lei estadual que institui normas para reciclagem e destinao final do lixo eletrnico em So Paulo, as lojas de celulares passaram a ser obrigadas a receber aparelhos usados. Baterias, por exemplo, contm metais pesados perigosos que no devem ir para aterros. S as lojas da Vivo reciclaram, no primeiro semestre de 2009, mais de 74 000 itens. As 376 agncias dos bancos Real e Santander na cidade, que recolhem celulares, pilhas e baterias, reciclaram 17,8 toneladas no mesmo perodo.

PILHAS E BATERIAS

Divulgao

A coleta de pilhas e baterias comeou a ser feita nas lojas da Drogaria So Paulo em 2004. Tudo reciclado pela empresa Suzaquim, de Suzano. Dois anos depois, surgiu o Programa Papa-Pilhas, dos bancos Real e Santander, que j coletou 56,7 toneladas de pilhas, baterias e celulares.

Extrado do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reciclagem-lixo-bota-fora-489791.shtml

LMPADAS USADAS Marcos Lima Como contm mercrio, um veneno perigoso, em sua composio qumica, as lmpadas fluorescentes exigem cuidados especiais ao ser descartadas. Poucas empresas fazem a reciclagem uma delas a Apliquim. Tratado, seu vidro pode ser usado em pastilhas e materiais de construo. Caso a lmpada se quebre, preciso evitar inalar a substncia de seu interior ou tocar nela. J as lmpadas incandescentes convencionais podem ir para o fundo dos aterros comuns. ELETROELETRNICOS Com destino ainda indefinido, computadores, televisores e outros equipamentos quebrados no tm um caminho seguro fora dos aterros sanitrios. O site lixoeletronico.org lista empresas que aceitam doae dos que funcionam e outras que cobram para reciclar os quebrados.

PNEUS VELHOS

Divulgao

Todos os meses, 12 000 toneladas de pneus sem possibilidade de recauchutagem so coletados para reciclagem na cidade. O Programa de Coleta e Destinao de Pneus Inservveis da Reciclanip, uma entidade formada pelos fabricantes, transforma-os em materiais como solado de sapato e borracha de vedao. H uma lista de pontos de coleta no site reciclanip.com.br.

ISOPORES

Divulgao

Embora ainda tenham baixo valor de mercado e sejam desprezados em algumas cooperativas, os isopores podem ser reutilizados. Inclua-os junto com os plsticos. O tipo EPS (poliestireno expandido), comum em embalagens de eletrnicos, mais aceito que o XPS (poliestireno extrudado), usado em bandejinhas de alimentos.

Extrado do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reciclagem-lixo-bota-fora-489791.shtml

S-ar putea să vă placă și