Sunteți pe pagina 1din 3

LINGSTICA COMO CINCIA. A LNGUA E SUA ESTRUTURA. SUBSISTEMAS LINGSTICOS E SUAS INTERDEPENDNCIAS.

A lingstica como cincia: A lingstica passou a ser definida como cincia a partia do Curso de lingstica geral de Ferdinand de Saussure, que estabeleceu a lngua como seu objeto de estudo. A lingstica da primeira metade do sculo XX utiliza o mtodo indutivo: coleta de corpora, seleo, manipulao, e classificao dos dados. Nessa concepo a cincia lingstica situa-se dentro dos limites cobertos pela semiologia (apresentada inicialmente por Saussure) que consiste no "estudo da vida dos signos dentro da sociedade" e abarca todos os sistemas de signos institudos, como sinais de trnsito, cdigo de surdos-mudos, cdigo telegrfico etc. Na segunda metade do sculo XX, Chomsky passou a utilizar na cincia lingstica o mtodo hipottico-dedutivo, subordinando-o a psicologia cognitiva. Por haver amplas possibilidades de interseo entre a lingstica e outras cincias humanas, como a psicologia, a sociologia e outras, logo apareceram cincias que se propes a dar conta de fenmenos sociais, psicolgicos, culturais etc, ligados s lnguas: psicolingstica, sociolingstica, etnolingstica, estilstica etc. As principais modalidades da lingstica so:
1)

lingstica geral: estabelece o objeto de estudo da cincia da linguagem, observando e

determinando quais so os mecanismos e fenmenos universais das lnguas. tarefa, do lingista, por exemplo, definir o que um verbo, cuidando que essa definio satisfaa a todos os sistemas lingsticos em que verbos podem ser encontrados.
2)

lingstica descritiva: descreve a lngua e as tcnicas usadas para esse fim, como o

procedimento da comutao na fonologia e a anlise em constituintes mnimos na sintaxe. Essa lingstica estuda os fenmenos em um determinado estgio da sua evoluo, abstraindo o fator tempo. considerada, por isso sincrnica.
3)

lingstica histrica: estuda os fatos lingsticos em mais de um estgio de sua

evoluo, considerando as mudanas que ocorreram na passagem de um estgio a outro. Esse estudo pode ser prospectivo (evoluo de uma forma mais antiga para outra mais recente) ou retrospectivo (na direo inversa). tambm chamada diacrnica.

4)

lingstica comparativa: procede ao estudo comparado de uma ou mais lnguas. Prope-

se, muitas vezes, a configurar as famlias de lnguas, como romnicas, germanicas etc, na tentativa de reconstruir, retrospectivamente, as lnguas que lhes deram origem as protolnguas.
5)

lingstica aplicada: lana mo dos dados da lingstica geral para tratar de questes

relacionadas ao ensino da lngua materna e estrangeira, elaborao de regras ortogrficas e mtodos de alfabetizao, traduo etc. A lngua e sua estrutura: A palavra estrutura, relacionada a lngua, surge pela primeira vez em Praga, 1928, por Jakobson, Karcensky e Trubetskoi. Mas a melhor definio de estrutura trazida por Hjelmslev "uma entidade autnoma de dependncias internas". Cada uma das partes de uma estrutura concebida e definida em dependncia das outras partes com que se relaciona. Portanto, as estruturas se definem por uma srie de relaes entre seus elementos. importante frisar que no so os elementos ou o todo que vo constituir uma estrutura, mas sim os suas relaes. Essas relaes baseiam-se nas diferenas e semelhanas entre seus elementos. Duas unidades esto em oposio se possurem entre si, pelo menos, uma semelhana e uma diferena. Partindo do princpio da dupla articulao da linguagem, que delimita a primeira articulao com elementos que possuem significante e significado e a segunda articulao com elementos que possuem somente significante, podemos estabelecer subsistemas lingsticos que apresentaro relaes entre si. A segunda articulao compreende: 1. subsistema fonolgico: composto de unidades que s possuem significante: 1.1. fonema menor unidade lingstica, som representativo mais simples e singular das lnguas; 1.2. slaba emisso vocal que constitui um segmento fnico mnimo, capaz de representar uma enunciao; 1.3. vocbulo fonolgico grupo de palavras que se renem em torno de uma slaba mais acentuada; A primeira articulao compreende:

1. subsistema morfossinttico: onde esto as relaes internas das palavras ( flexo, derivao e composio), das palavras dentro das frases (concordncia, regncia e colocao) e das relaes interfrsicas (coordenao, subordinao e coeso textual); 2. subsistema semntico: onde esto as relaes significativas entre palavras e frases. 3. subsistema pragmtico: abrange as relaes entre o texto e os participantes da comunicao. A pragmtica pode ser vista como o estudo da atividade interindividual realizada no discurso quais so as intenes do falante ao dirigir-se ao seu interlocutor, e como este pode reagir a essas intenes. Os dois primeiros nveis compreendem as seguintes unidades: 1. morfema menor segmento fnico constitudo de significado; 2. palavra formas livres e formas dependentes, no entender de Mattoso Cmara; 3. sintagma conjunto de formas significativas que tem uma funo; 4. frase enunciado que assume uma finalidade determinada de informar alguma coisa e apresenta entonao caracterstica; 5. texto produto do ato de fala lingisticamente estruturado; conjunto de enunciados lingsticos que correspondem a uma enunciao. Leia mais: CMARA JR., Joaquim Mattoso. Princpios de lingstica geral. Rio de Janeiro: Padro, 1977. CMARA JR., Joaquim Mattoso . Estrutura da Lngua Portuguesa. Petrpolis, Vozes, 1972. CMARA JR., Joaquim Mattoso. Histria e Estrutura da Lngua Portuguesa. RJ., Padro, 1975.

S-ar putea să vă placă și