Sunteți pe pagina 1din 9

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) so sistemas (softwares) desenvolvidos para promover o ensino-aprendizagem por meio de ferramentas de interao e comunicao on-line entre alunos, professores e demais atores envolvidos no processo de ensino. Estes AVAs, tambm chamados de Plataformas de Ensino, so desenvolvidos sob certa metodologia ou viso pedaggica e so tipicamente utilizados em cursos a distncia ou semi-presenciais, constituindo-se em um ambiente importante para oportunizar espaos de interao.

Ateno
Esses ambientes virtuais de aprendizagem oferecem condies para a interao permanente entre os seus usurios. As interaes podem ser de natureza sncrona - como as salas de bate-papo e conferncia em tempo real - e assncronas - como fruns e atividades de trabalho coletivo. No ambiente virtual, as vrias formas de navegao e ferramentas de comunicao sncronas e assncronas, oferecem aos estudantes oportunidades de definirem seus prprios caminhos de navegao, afastando-se de modelos massivos de ensino e oferecendo aprendizagens personalizadas. Interao e Construo coletiva do conhecimento so os dois princpios, muito importantes, que devem nortear o uso e o preparo de cursos que sero oferecidos em um ambiente virtual de aprendizagem.

01

Segundo Paulo Freire, na escola, professor e aluno so complementares: todos aprendem e todos ensinam, cabendo a cada um fazer render suas potencialidades A afirmao muito conhecido do grande educador de que ningum ensina ningum, mas ningum aprende sozinho remete viso essencial de que as pessoas ensinam umas s outras, e elas aprendem umas com as outras. Educao como processo vital de aprendizagem se d quando uma pessoa dialoga com a outra e juntos buscam o conhecimento. Ningum ensina ningum, mas ningum aprende sozinho. Paulo Freire Esta viso de aprendizagem como construo coletiva encontra uma ferramenta muito importante nos ambientes virtuais de aprendizagem, no s nos cursos a distncia e semi-presenciais, como tambm nos cursos presenciais. As variedades de ferramentas contidas nestes ambientes permitem que alunos e professores-mediadores interajam de forma organizada e colaborem na construo de textos on-line, interao sncrona em salas de bate-papo e assncrona em fruns, desenvolvimento de atividades on-line e off-line e questionrios. Neste sentido, podemos distinguir dois grandes grupos de objetos que podem ser disponibilizados em uma ambiente on-line: - Recursos - todo contedo em forma digital que pode ser disponibilizado na Internet. Incluem-se a arquivos do tipo Word, PDF, HTML etc; Imagens e arquivos de udio e vdeo; apresentaes (tipo PowerPoint); animaes em Flash e at pequenos programas interativos e simuladores;

02

- Atividades - Fruns, salas de bate-papo, tarefas on-line e off-line, udio e vdeoconferncia, questionrios, glossrios, wiki etc. Um aspecto essencial de um ambiente de aprendizagem que estes recursos e atividades so dispostos de forma organizada, seguindo um roteiro, ou seja, uma ordem de apresentao definida pelo autor, que pode ou no permitir caminhos alternativos de navegao. Em outras palavras, no se trata apenas de um repositrio de contedos e ferramentas de comunicao, mas sim de um ambiente em que estes objetos se integram seguindo uma viso organizada de apresentao. Alguns ambientes virtuais de aprendizagem H vrias plataformas que podem ser utilizadas em cursos a distncia ou semipresenciais e que atendem plenamente os requisitos bsicos que se espera ver nestes sistemas. Inclusive, h vrios que so livres, isto , podem ser utilizadas sem custo e tm seu cdigo fonte aberto para serem customizados para atender s necessidades prprias de cada instituio. Restringindo aos ambientes virtuais de aprendizagem livres, destacamos os seguintes: - MOODLE - (http://moodle.org/) - um dos ambientes de educao a distncia mais utilizados no Brasil e no Mundo. Ele foi adotado pelo Governo Federal para os projetos UAB e e-TecBrasil e ser utilizado na parceria do Programa UNIVESP com o Centro Paula Souza. - TIDIA-AE (Aprendizagem Eletrnica) - (http://www.tidia.fapesp.br/portal). O Projeto TIDIA - Programa de Tecnologia da Informao no Desenvolvimento da Internet Avanada - financiado pela FAPESP, e foi criado em 2001 para incentivar a pesquisa cientfica e tecnolgica em projetos cooperativos relacionados ao estudo

03

e desenvolvimento de "redes experimentais" de alta velocidade permitindo, por exemplo, a integrao de laboratrios geograficamente distribudos. Um de seus produtos o ambiente de aprendizagem eletrnica, conhecido como TIDIA-AE. - TelEduc - (http://www.teleduc.org.br/) - um ambiente de educao a distncia desenvolvido conjuntamente pelo Ncleo de Informtica Aplicada Educao (Nied) e pelo Instituto de Computao (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

- Claroline - (http://www.claroline.net/) - um ambiente verstil, amigvel e rico em funcionalidades, com muitos recursos de acompanhamento e avaliao da participao dos alunos. - Dokeos - (http://www.dokeos.com) - Desenvolvido a partir do Ambiente Claroline permite ao professor criar contedos pedaggicos, estruturados em rotas de aprendizagem, que permitem a interao entre os alunos. Chama a ateno pela simplicidade da interface para o usurio. Os AVAs listados acima constituem apenas uma parte dos vrios e excelentes ambientes disponveis para utilizao em cursos a distncia e presenciais. O ambiente adotado para o projeto UNIVESP o ambiente MOODLE. Na prxima seo, descreveremos algumas das funcionalidades e usos presentes no Ambiente MOODLE. Na verdade, nosso propsito no ensinar a utilizar estes recursos, uma vez que vocs j os tm utilizado ao longo deste curso de Capacitao. Mas sim sistematizar estas atividades principais a fim de orient-los quando vocs forem os gerenciadores de seus cursos oferecidos a distncia. Lembre-se sempre da importncia da capacitao inicial no uso da plataforma, especialmente quando os alunos no tm experincia prvia no uso de AVAs.

04

A Plataforma MOODLE
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) um software livre, de apoio aprendizagem, executado em ambiente virtual. Foi criado em 2001 por Martin Dougiamas, mas a plataforma est em constante evoluo. Dougiamas tem formao bsica em Cincia da Computao e fez mestrado e doutorado em Educao. Seu trabalho no desenvolvimento do Moodle foi influenciado pela epistemologia do construcionismo social - que no s trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a ateno na aprendizagem que acontece em quanto se constri ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros vejam ou utilizem. Uma importante caracterstica do projeto Moodle a comunidade virtual (http://www.moodle.org) voltada discusso, colaborao e compartilhamento de informao sobre a utilizao da plataforma por administradores de sistemas, professores, pesquisadores, desenhistas instrucionais e desenvolvedores. Como usar o MOODLE As palavras-chave no que se refere oferta de uma disciplina para o uso de um AVA, como o caso do MOODLE, so interao e colaborao. Se um curso utiliza o Ambiente apenas para disponibilizar textos, ele estar sendo subutilizado. O professor que media e cria um curso deve fazer com que os materiais disponibilizados estejam integrados a instrumentos de comunicao e interao e as atividades devem levar aos alunos a colaborao e ao aprendizado coletivo.

05

O MOODLE uma soluo que favorece esta aprendizagem colaborativa, mas para isso deve ser bem utilizado. Entendemos, por este conceito, a aprendizagem alcanada pelas trocas sociais entre os indivduos e norteada por um interesse comum, no caso representado pelos objetivos planejados para o curso. Estas interaes fluiro de maneira mais natural em um ambiente que as favorea e que preserve a liberdade de exposio de idias e questionamentos e o respeito s diferenas individuais. Observamos que, por um lado, os processos educativos, muitas vezes, no reforam a colaborao, ao contrrio, favorecem posturas de competio individual (pelos primeiros lugares, distino na classe, etc.). Por outro, as geraes mais novas j crescem em um ambiente de colaborao on-line. Os bate-papos em tempo real com vrios amigos e os jogos on-line colaborativos formam um ambiente no qual estes jovens transitam com total naturalidade. importante que o educador incorpore esta naturalidade ao ambiente virtual de aprendizagem e a potencialize como instrumento de aprendizagem colaborativa. Em um ambiente virtual de aprendizagem, professores-autores, professoresmediadores e alunos reavaliam continuamente seus papis, na medida em que o processo educativo segue seu curso juntamente com novos recursos tecnolgicos e novas formas de interao tomam forma. O MOODLE envolve um conjunto de ferramentas que se apresentam de forma estruturada. Alm das ferramentas nativas, o MOODLE tambm dispe da opo de agregar outras ferramentas que podem ser instaladas como complementares s suas funes bsicas, os plugins. Porm basicamente o MOODLE se resume em: - Recursos Recursos so arquivos, textos e pginas na Web que podem ser disponibilizados no ambiente. Basicamente, recursos so todos os materiais bases utilizados na disciplina. O Ambiente MOODLE compatvel com uma srie de tipos de recursos, o que permite que seja utilizado quase todos os formatos de contedos web nos cursos.

06

- Blocos Laterais So itens informacionais disponibilizados lateralmente no ambiente, tem a funo de complementar o contedo atravs de informaes pontuais assim como fornecer acesso ao gerenciamento do ambiente para os professores-mediadores e administradores do sistema. Calendrio Possibilita a insero de eventos globais aos cadastrados no moodle, restrito ao curso ou ao aluno. Participantes Mostra todos os participantes do curso entre eles professores e alunos Prximos Eventos Lista os prximos eventos agendados previamente no calendrio. Itens do Glossrio Lista alguns itens inseridos nos glossrio. Alimentador RSS Carrega informaes de outros sites previamente cadastrados pelos professoresmediadores. ltimas Notcias Disponibiliza as ltimas notcias postadas no frum pelos participantes.

- Atividades As atividades so ferramentas de produo de material e interao fundamentais construo conjunta da aprendizagem e seu compartilhamento. So classificadas como comunicativas e avaliativas, entre elas podemos citar:

07

- Comunicao 1.Chat ou Bate-papo permite a discusso de forma sncrona. Os participantes entram em uma sala de bate-papo e discutem, por meio de texto, com outros, em tempo real. Toda a conversa fica gravada e pode ser consultada posteriormente. 2.Webconferncia permite a discusso de forma sncrona entre os participantes do curso atravs de texto udio e vdeo em tempo real, toda a conversa fica gravada e pode ser consultada posteriormente. 3. Frum (Fruns de Discusses) permite discusses de forma assncrona, isto , no necessrio estar on-line para discutir um tpico com outro participante. Os Fruns tm diversos tipos de estrutura e podem ser utilizados tambm como forma de avaliao pelo professor ou pelos pares.

4.Enquetes uma atividade muito simples, na qual o professor faz uma pergunta com diversas opes de resposta. Serve para fazer pesquisas de opinio, para estimular a reflexo sobre um tpico, para escolher entre sugestes dadas para a soluo de um problema, dentre outros usos. 5.Blog Espao para postagem de artigos/posts definido a cada participante que permite comentrios de outros colegas. - Avaliao 1.Galeria Permite a troca de arquivos texto, imagem, vdeos, etc., entre os participantes. Tudo o que enviado fica disponvel para comentrio e visualizao dos colegas. 2.Frum Alm de ser um espao de comunicao tambm possibilita a avaliao da interao dos participantes e a troca de arquivo.

08

3.Glossrio Tem a funo de um dicionrio de sinnimos colaborativo, qualquer participante pode acrescentar itens assim como comentar os itens dos colegas, tambm possibilita avaliao. 4.Lio Possibilita a juno de contedo com questes avaliativas, tambm pode ser inserido Power Point como contedo. 5.Questionrio Questes avaliativas podem ser do tipo mltipla escolha, verdadeiro ou falso, respostas dissertativas, associao de colunas e complete. 6.Tarefa Troca de arquivos entre professor-mediador e aluno, todos os arquivos ficam disponveis apenas para os dois status. O professor-mediador por dar notas, comentar e trocar arquivos com os alunos. 7.Wiki - ferramenta de construo de texto colaborativa. Todos os registros ficam disponveis para o professor-mediador consultar. 8.Portiflio Espao individual do aluno que possibilita o agrupamento de trabalhos pessoais produzido durante o curso todo. Permite o compartilhamento com outros colegas. Essa apresentao uma breve apresentao das bases pedaggicas que devem nortear um curso a distncia e dos recursos e atividades que o MOODLE oferece para que os professores possam obter conhecimento significativo sobre as ferramentas do MOODLE e suas funes pedaggicas. Em um curso a distncia, o ambiente virtual que criado para o aluno torna-se um aspecto importantssimo do processo e, por isso, deve ser analisado e planejado com muito cuidado por professores e gestores do curso.

09

S-ar putea să vă placă și