Sunteți pe pagina 1din 27

ATIVIDADE REA DE FIGURAS PLANAS 1.

(Ufv) Seja AB o dimetro de uma circunferncia de raio r, e seja C um ponto da mesma, distinto de A e B, conforme figura a seguir.

a) Sendo o ngulo AC=, determine a rea do tringulo ABC, em funo de e r. b) Esta rea mxima para qual valor de .

2. (Ufes) No tringulo ABC da figura, temos AD = CF = BE = 2 cm e DC = FB = EA = (1 + 3) cm. Calcule a medida, em graus, do ngulo AD e a rea do tringulo DEF.

3. (Fgv) Na figura a seguir, o tringulo ABF eqiltero. Sendo dado que BC = CD = DE = EF, escreva a rea do quadriltero CPQE, em funo da rea S, do tringulo ABF.

4. (Ita) Um tringulo acutngulo de vrtices A, B e C est inscrito numa circunferncia de raio (52)/3. Sabe-se que mede 25 e mede 22. Determine a rea do tringulo ABC. 5. (Puc-rio) Quais so as dimenses de um retngulo cujo permetro 25 m e cuja rea 25 m? 6. (Puc-rio) Um tringulo retngulo tem rea 6 cm e permetro 12 cm. Quanto mede a hipotenusa?

7. (Uerj) Joo recorta um crculo de papel com 10 cm de raio. Em seguida, dobra esse recorte ao meio vrias vezes, conforme ilustrado na figura 1. Depois de fazer diversas dobras, abre o papel e coloca o nmero 1 nas duas extremidades da primeira dobra. Sucessivamente, no meio de cada um dos arcos formados pelas dobras anteriores, Joo escreve a soma dos nmeros que esto nas extremidades de cada arco. A figura 2 a seguir ilustra as quatro etapas iniciais desse processo. Considere que Joo recortou a dobradura referente figura da etapa 3 na linha que corresponde corda AB indicada na figura 3. Ele verificou, ao abrir o papel sem o pedao recortado, que havia formado o polgono da figura 4.

Calcule a rea da parte do crculo que foi retirada pelo corte. 8. (Uerj) Considere um setor circular AOC, cujo ngulo central medido em radianos. A reta que tangencia o crculo no extremo P do dimetro CP encontra o prolongamento do dimetro AB em um ponto Q, como ilustra a figura.

Sabendo que o ngulo satisfaz a igualdade tg = 2, calcule a razo entre a rea do setor AOC e a rea do tringulo OPQ.

9. (Uerj) Um tabuleiro retangular com pregos dispostos em linhas e colunas igualmente espaadas foi usado em uma aula sobre rea de polgonos. A figura a seguir representa o tabuleiro com um elstico fixado em quatro pregos indicados pelos pontos A, B, C e D.

Considere u a unidade de rea equivalente ao menor quadrado que pode ser construdo com vrtices em quatro pregos do tabuleiro. Calcule, em u, a rea do quadriltero ABCD formado pelo elstico. 10. (Ufc) Seja uma semi-circunferncia de dimetro AB e raio 1. Encontre o maior valor possvel para a rea de um retngulo PQRS construdo de tal modo que R e S estejam sobre AB e P e Q sobre . 11. (Ufjf) Considere o paralelogramo ABCD, a seguir, de rea 24 cm. Sejam M o ponto mdio do segmento CD, E o ponto de interseo entre os segmentos AC e BM e AB = 8 cm.

a) Calcule a altura do paralelogramo com relao base CD. b) Encontre a rea da figura plana hachurada em cinza.

12. (Ufla) Dado um quadrado ABCD de rea 4 cm em que B o ponto mdio do segmento DE, calcule a medida do segmento CE .

13. (Ufrj) A, B e D so pontos sobre a reta r e C e C so pontos no pertencentes a r tais que C, C e D so colineares, como indica a figura a seguir.

Se S indica a rea do tringulo ABC e S, a rea do tringulo ABC, e sabendo que DC = 7, CC = 9 e S = 4, determine S. 14. (Ufv) De um piso quadrado de 34 cm de lado recortam-se pequenos tringulos retngulos issceles de cateto x, de modo a obter um piso em forma de octgono regular, conforme ilustra a figura a seguir. Considere 2 = 1,4.

a) Determine o valor de x. b) Calcule a rea de um dos tringulos recortados. c) Calcule a rea do octgono. 15. (Unifesp) Na figura, os tringulos ABD e BCD so issceles. O tringulo BCD retngulo, com o ngulo C reto, e A, B, C esto alinhados.

a) D a medida do ngulo BD em graus. b) Se BD = x, obtenha a rea do tringulo ABD em funo de x. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufsm) A construo da cobertura de um palanque usado na campanha poltica, para o 1. turno das eleies passadas, foi realizada conforme a figura. Para fixao da lona sobre a estrutura de anis, foram usados rebites assim dispostos: 4 no primeiro anel, 16 no segundo, 64 no terceiro e assim sucessivamente. 16.

Supondo que todos os anis da cobertura do palanque num mesmo plano formem um grfico de oito setores iguais, a razo entre a rea da regio hachurada e o comprimento da circunferncia externa do anel externo a) o dobro do raio. b) a quarta parte do raio. c) a metade do raio. d) o triplo do raio. e) a tera parte do raio.

17. (Ufv) Duas placas metlicas, medindo 4 cm de largura e 6 cm de comprimento, esto sobrepostas e fixadas no ponto mdio M. Com um giro de 45 em uma das placas, obtm-se uma regio poligonal comum s duas placas, conforme ilustra a figura a seguir.

A rea dessa regio poligonal, em cm, : a) 1 + 42 b) 4 + 42 c) 5 + 42 d) 2 + 42 e) 3 + 42 18. (Enem) Um terreno com o formato mostrado na figura foi herdado por quatro irmos e dever ser dividido em quatro lotes de mesma rea. Um dos irmos fez algumas propostas de diviso para que fossem analisadas pelos demais herdeiros. Dos esquemas a seguir, onde lados de mesma medida tm smbolos iguais, o nico em que os quatro lotes no possuem, necessariamente, a mesma rea :

19. (Enem) Uma empresa produz tampas circulares de alumnio para tanques cilndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas mdias e 16 tampas pequenas.

As sobras de material da produo diria das tampas grandes, mdias e pequenas dessa empresa so doadas, respectivamente, a trs entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informaes, pode-se concluir que a) a entidade I recebe mais material do que a entidade II. b) a entidade I recebe metade de material do que a entidade III. c) a entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III. d) as entidades I e II recebem, juntas, menos material do que a entidade III. e) as trs entidades recebem iguais quantidades de material. 20. (Fatec) O lado de um octgono regular mede 8 cm. A rea da superfcie desse octgono, em centmetros quadrados, igual a a) 128 . (1 + 2) b) 64 . (1 + 2) c) 32 . (1 + 2) d) 64 + 2 e) 128 + 2 21. (Fatec) Na figura a seguir tem-se o quadrado ABCD, cujo lado mede 30 cm. As retas verticais dividem os lados e em 6 partes iguais; as retas horizontais dividem os lados e em 4 partes iguais.

Considere o maior nmero possvel de crculos que podem ser construdos com centros nos pontos assinalados, raios medindo 5 cm e sem pontos internos comuns. Se do quadrado forem retirados todos esses crculos, a rea da regio remanescente, em centmetros quadrados, ser igual a a) 150 . (6 - ) b) 160 . (4 - ) c) 180 . (5 - ) d) 180 . (4 - ) e) 300 . (3 - ) 22. (Fgv) Na figura, a reta suporte do lado BC do tringulo ABC passa pelo centro da circunferncia . Se A = 15, BC = 4 cm, e o raio de mede 2 cm, a rea sombreada na figura, em cm, igual a

a) (9 - )/3 . b) [6 (3) - 2]/3 . c) (9 - 2)/3 . d) [3 (3) - ]/3 . e) [2 (6) - ]/3 .

23. (Fuvest) O tringulo ACD issceles de base CD e o segmento OA perpendicular ao plano que contm o tringulo OCD , conforme a figura:

Sabendo-se que OA = 3, AC = 5 e senOCD = 1/3, ento a rea do tringulo OCD vale a) 16(2)/9 b) 32(2)/9 c) 48(2)/9 d) 64(2)/9 e) 80(2)/9 24. (Fuvest) No retngulo ABCD da figura tem-se CD = e AD = 2. Alm disso, o ponto E pertence diagonal BD, o ponto F pertence ao lado BC e EF perpendicular a BD. Sabendo que a rea do retngulo ABCD cinco vezes a rea do tringulo BEF, ento BF mede

a) (2)/8 b) (2)/4 c) (2)/2 d) 3(2)/4 e) 2

25. (Ita) Sejam P e P octgonos regulares. O primeiro est inscrito e o segundo circunscrito a uma circunferncia de raio R. Sendo A a rea de P e A a rea de P, ento a razo A/A igual a a) (5/8). b) 9 (2)/16. c) 2 [(2) - 1]. d) [4(2) + 1]/8. e) (2 + 2)/4. 26. (Ita) Considere: um retngulo cujos lados medem B e H, um tringulo issceles em que a base e a altura medem, respectivamente, B e H, e o crculo inscrito neste tringulo. Se as reas do retngulo, do tringulo e do crculo, nesta ordem, formam uma progresso geomtrica, ento B/H uma raiz do polinmio a) x + x + x - 2 = 0 b) x + x + x + 1 = 0 c) x - x + x + 2 = 0 d) x - x + 2x - 1 = 0 e) x - 2x + x - 1 = 0 27. (Ita) Sejam r e s duas retas paralelas distando 10 cm entre si. Seja P um ponto no plano definido por r e s e exterior regio limitada por estas retas, distando 5 cm de r. As respectivas medidas da rea e do permetro, em cm e cm, do tringulo equiltero PQR cujos vrtices Q e R esto, respectivamente, sobre as retas r e s, so iguais a a) 175[(3)/3] e 521 b) 175[(3)/3] e 1021 c) 1753 e 1021 d) 1753 e 521 e) 700 e 1021 28. (Ita) Considere o quadrado ABCD com lados de 10 m de comprimento. Seja M um ponto sobre o lado e N um ponto sobre o lado , eqidistantes de A. Por M traa-se uma reta r paralela ao lado e por N uma reta s paralela ao lado , que se interceptam no ponto O. Considere os quadrados AMON e OPCQ, onde P a interseco de s com o lado e Q a interseco de r com o lado . Sabendo-se que as reas dos quadrados AMON, OPCQ e ABCD constituem, nesta ordem, uma progresso geomtrica, ento a distncia entre os pontos A e M igual, em metros, a a) 15 + 55 b) 10 + 55 c) 10 - 5 d) 15 - 55 e) 10 - 35 29. (Puc-rio) A hipotenusa de um tringulo retngulo mede 10 cm e o permetro mede 22 cm. A rea do tringulo (em cm) : a) 50 b) 4 c) 11 d) 15 e) 7

30. (Puc-rio) Num retngulo de permetro 60, a base duas vezes a altura. Ento a rea : a) 200. b) 300. c) 100. d) 50. e) 30. 31. (Uece) O retngulo LMNP est dividido em trs quadrados (q, q e q) e um retngulo (r).

A razo entre as medidas do lado menor e do lado maior de r 1/2. A razo entre as reas de r e de LMNP a) 1/2 b) 1/16 c) 1/20 d) 1/24 32. (Uece) As retas r e s so paralelas, a distncia entre elas 7 m e o segmento AB, com A r e B s, perpendicular a r. Se P um ponto em AB tal que o segmento AP mede 3 m e X e Y so pontos em r e s, respectivamente, de modo que o ngulo XPY mede 90, a menor rea possvel do tringulo XPY, em m, a) 21 b) 16 c) 14 d) 12 33. (Uece) A medida, em cm, da maior rea possvel de um retngulo inscrito em uma circunferncia cuja medida do raio 1 cm a) 2 b) 3 c) 23 d) 32

34. (Uece) Na figura a seguir, os tringulos PQR e RST so eqilteros e congruentes e a medida de cada um de seus lados x metros. O ponto M a interseo dos segmentos PS e QR e os pontos P, R e T so colineares.

Assinale a alternativa na qual se encontra a rea, em metros quadrados, do tringulo PMT. a) (3) x b) [(3)/2] x c) [(3)/3] x d) [(3)/4] x 35. (Uece) A corda PQ de uma circunferncia S, cuja medida do dimetro 10 m, o dimetro de uma outra circunferncia menor, que passa pelo centro de S. A medida da rea da regio limitada pela circunferncia menor : a) 25/2 b) 15/2 c) 10/2 d) 20/2 36. (Ueg)

Na venda de uma chcara com formato e dimenses dados na figura acima, o corretor recebeu uma comisso de cinco por cento sobre o preo de venda. Como o preo de venda do metro quadrado foi de 12 reais, o corretor recebeu de comisso a) R$ 11.040,00. b) R$ 10.205,00. c) R$ 10.095,00. d) R$ 8.785,00.

37. (Uel) Um retngulo inscrito no tringulo eqiltero de lado a, de modo que a base do retngulo est contida na base do tringulo, como ilustra a figura a seguir.

Se a altura do retngulo a/3, ento a rea do retngulo em funo do lado do tringulo dada por: a) A = [a (9 - 23)] / 27 b) A = [a (9 + 23)] / 27 c) A = [a (9 - 23)] / 18 d) A = [a (9 + 23)] / 18 e) A = [a (2 - 32)] / 3 38. (Ufc) Um tringulo eqiltero, um quadrado e um crculo tm o mesmo permetro. Se At e Aq , Ac denotam respectivamente as reas do tringulo, do quadrado e do crculo, podemos afirmar que: a) At > Aq > Ac b) Ac > Aq > At c) Aq > At > Ac d) Aq > Ac > At e) Ac > At > Aq 39. (Ufes) Ao redor de uma piscina retangular com 10 m de comprimento por 5 m de largura, ser construdo um revestimento de madeira com x metros de largura, representado na figura a seguir.

Existe madeira para revestir 87,75 m. Qual dever ser a medida x para que toda a madeira seja aproveitada? a) 9,75 m b) 7,25 m c) 3,75 m d) 3,25 m e) 2,25 m 40. (Ufes) Num tringulo ABC, M o ponto mdio do lado . Sabendo-se que AB = 4 cm, BC = 6 cm e AM = 3 cm, a rea do tringulo ABC a) 22 cm b) 32 cm c) 6 cm d) 45 cm e) 9 cm 41. (Ufes) Um hexgono regular ABCDEF est inscrito em uma circunferncia de raio r. Se M o ponto mdio do lado , qual rea do quadriltero MBCD? a) 3r/2 b) 3r/3 c) 2r/2 d) 22r/3 e) 32r/4 42. (Ufla) Um co de guarda amarrado a uma corda de 9 m de comprimento, fixada a uma argola que desliza por uma barra de ferro posicionada ao longo de uma das paredes de um galpo. Assim, o co pode proteger uma considervel regio ao redor do galpo. Qual a rea da regio na qual o co pode circular mesmo estando preso por essa corda?

a) [(81/2) + 180] m b) 180 m c) 200 m d) (81 + 180) m

43. (Ufmg) O octgono regular de vrtices ABCDEFGH, cujos lados medem 1 dm cada um, est inscrito no quadrado de vrtices PQRS, conforme mostrado nesta figura:

Ento, correto afirmar que a rea do quadrado PQRS a) 1 + 22 dm b) 1 + 2 dm c) 3 + 22 dm d) 3 + 2 dm 44. (Ufpr) Na figura a seguir, os pontos A e P pertencem circunferncia de centro na origem e raio 1, o ponto R pertence ao eixo das abscissas e o ngulo t, em radianos, pode variar no intervalo, (0, /2) , dependendo da posio ocupada por P. Com base nessas informaes, considere as afirmativas a seguir:

1. O comprimento do segmento AP 2cos t. 2. A rea do tringulo OAP, em funo do ngulo t, dada por f(t) = (1/2) sen t. 3. A rea do tringulo ORP, em funo do ngulo t, dada por g(t) = (1/4) sen(2t). Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 verdadeira. c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras.

45. (Ufrs) Numa esquina cujas ruas se cruzam, formando um ngulo de 120, est situado um terreno triangular com frentes de 20 m e 45 m para essas ruas, conforme representado na figura a seguir.

A rea desse terreno, em m, a) 225. b) 2252. c) 2253. d) 4502. e) 4503. 46. (Ufrs) Um tringulo equiltero foi inscrito em um hexgono regular, como representado na figura a seguir.

Se a rea do tringulo equiltero 2, ento a rea do hexgono a) 22. b) 3. c) 23. d) 2 + 3. e) 4.

47. (Ufrs) Seis octgonos regulares de lado 2 so justapostos em um retngulo, como representado na figura adiante.

A soma das reas das regies sombreadas na figura a) 16. b) 162. c) 20. d) 202. e) 24. 48. (Ufsc) Assinale a(s) proposio(es) correta(s) (01) No captulo XCIV, denominado Idias Aritmticas, do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, temos: "Veja os algarismos: no h dois que faam o mesmo ofcio; 4 4, e 7 7. E admire a beleza com que um 4 e um 7 formam esta coisa que se exprime por 11. Agora dobre 11 e ter 22; multiplique por igual nmero, d 484, e assim por diante. Mas onde a perfeio maior no emprego do zero. O valor do zero , em si mesmo, nada; mas o ofcio deste sinal negativo justamente aumentar. Um 5 sozinho um 5; ponha-lhe dois 00, 500." Com base nas consideraes anteriores sobre o sistema de numerao decimal, um nmero natural X formado por dois algarismos cuja soma 12. Invertendo-se a ordem desses algarismos, obtm-se um nmero que excede X em 54 unidades, ento o nmero X est compreendido entre 10 e 30. (02) Se a rea de um terreno triangular 90.000 vezes maior que a rea da maquete desse terreno e se os lados do tringulo da maquete medem 4 cm, 5 cm e 6 cm, ento o permetro do terreno de 45 m. (04) Observe a figura 1. Se o lado do tringulo eqiltero inscrito na circunferncia mede 63 cm, ento o lado do quadrado circunscrito circunferncia mede 6 cm. (08) Trs meninos participaram de uma corrida. O desempenho de cada um deles est representado nos grficos da figura 2. Observando-se os grficos pode-se constatar que o primeiro menino fez o trajeto sempre com a mesma velocidade. O segundo menino, depois de percorrer certa distncia, parou e prosseguiu a corrida com a mesma velocidade que ele tinha. O terceiro menino partiu com uma velocidade pequena e em certo momento aumentou esta velocidade.

49. (Ufsc) Assinale a(s) proposio(es) correta(S). (01) No ponto de nibus da Praa X passa um nibus para a Linha Vermelha de 15 em 15 minutos e um nibus para a Linha Amarela de 25 em 25 minutos. Se os dois nibus passaram juntos s 10 horas, na primeira vez em que voltarem a passar juntos pelo ponto sero 10 horas e 40 minutos. (02) Um carpinteiro tem um bloco de madeira, na forma de um paraleleppedo retngulo, com as dimenses 112 cm, 80 cm e 48 cm. Se o carpinteiro deve cortar esse bloco em cubos idnticos, com a maior aresta possvel e sem que haja sobra de material, ento a medida da aresta dos maiores cubos que ele pode obter 16 cm. (04) A medida do menor ngulo formado pelos ponteiros de um relgio s 9h10 min 150. (08) O proprietrio de uma pizzaria calcula uma pizza circular de 20 centmetros de dimetro por pessoa. Para uma festa com 36 pessoas seriam necessrias 16 pizzas circulares de 30 centmetros de dimetro. (16) Aumento sucessivo de 10% e 20% no preo de um determinado produto equivalente a um nico aumento de 30%. 50. (Ufu) Na figura a seguir, a rea do tringulo ADE corresponde a 20% da rea do quadrado ABCD.

Para que a rea do tringulo EBC seja igual a 30 cm, o lado do quadrado ABCD deve ser igual a a) 5 cm. b) 53 cm. c) 10 cm. d) 102 cm. 51. (Ufv) Na figura a seguir, os pontos P, P,...,P so pontos mdios dos lados dos quadrados. Sabendo-se que a rea do crculo b, CORRETO afirmar que a rea total da figura : a) 32b b) 36b c) 30b d) 34b e) 16b

52. (Ufv) Na figura abaixo, A, B, C e D so pontos do crculo de centro O. Sabe-se que = = 4 e que a rea do tringulo AOB 6. Ento a rea da regio sombreada igual a:

a) 6 - 12 b) 13 - 12 c) 13 - 4 d) 11 - 12 e) 6 - 6 53. (Ufv) Une-se um dos vrtices de um quadrado aos pontos mdios dos lados que no contm esse vrtice, obtendo-se um tringulo issceles (veja a figura a seguir). A rea deste tringulo, em relao rea do quadrado, representa percentagem de:

a) 38,5% b) 37,5% c) 36,5% d) 35,5% e) 39,5%

54. (Ufv) Na figura a seguir, ABC um tringulo retngulo com catetos de medidas =3 e =4; a circunferncia de centro O, inscrita no tringulo, tangencia os lados do mesmo nos pontos E e D. A rea do polgono ABEOD igual a: a) 4 b) 1 c) 3 d) 2 e) 5

55. (Ufv) A rea mxima de um retngulo que tem 24m de permetro : a) 35 m b) 27 m c) 49 m d) 32 m e) 36 m 56. (Ufv) A figura abaixo ilustra um terreno em forma de trapzio, com as medidas, em quilmetros (km), de trs de seus lados.

A rea do terreno, em km, igual a: a) 215 b) 210 c) 200 d) 220 e) 205

57. (Unesp) A figura representa um tringulo retngulo de vrtices A, B e C, onde o segmento de reta DE paralelo ao lado AB do tringulo.

Se AB = 15 cm, AC = 20 cm e AD = 8 cm, a rea do trapzio ABED, em cm, a) 84. b) 96. c) 120. d) 150. e) 192. 58. (Unifesp) Se um arco de 60 num crculo I tem o mesmo comprimento de um arco de 40 num crculo II, ento, a razo da rea do crculo I pela rea do crculo II a) 2/9. b) 4/9. c) 2/3. d) 3/2. e) 9/4.

59. (Unifesp) Dois tringulos congruentes ABC e ABD, de ngulos 30, 60 e 90, esto colocados como mostra a figura, com as hipotenusas AB coincidentes.

Se AB = 12 cm, a rea comum aos dois tringulos, em centmetros quadrados, igual a a) 6. b) 43. c) 63. d) 12. e) 123. 60. (Unifesp) Na figura, o ngulo C reto, D ponto mdio de AB, DE perpendicular a AB, AB = 20 cm e AC = 12 cm.

A rea do quadriltero ADEC, em centmetros quadrados, a) 96. b) 75. c) 58,5. d) 48. e) 37,5.

61. (Unifesp) Voc tem dois pedaos de arame de mesmo comprimento e pequena espessura. Um deles voc usa para formar o crculo da figura I, e o outro voc corta em 3 partes iguais para formar os trs crculos da figura II.

Se S a rea do crculo maior e s a rea de um dos crculos menores, a relao entre S e s dada por a) S = 3s. b) S = 4s. c) S = 6s. d) S = 8s. e) S = 9s.

GABARITO
1. a) A = r . sen (2) b) = 45 2. AD = 45, rea = 3(3)/2 cm 3. S/2 4. 6 u.a. 5. 2,5 m e 10 m 6. 5 7. 100 ( - 22) cm 8. 1/2 9. Seja S a rea do quadriltero ABCD. Pela frmula de Pick obtemos S = (5/2) + 24 -1 = 51/2 u. 10. 1 u.a.

11. a) 3 cm b) 10 cm 12. 25 cm 13. S = 14 14. a) x = 10,2 cm b) 52,02 cm c) 947,92 cm 15. a) 22 30' b) (x2)/4 unidades de rea. 16. [B] 17. [B] 18. [E] 19. [E] 20. [A] 21. [A] 22. [A] 23. [B] 24. [E] 25. [E] 26. [D] 27. [B] 28. [D] 29. [C] 30. [A] 31. [C] 32. [D]

33. [A] 34. [D] 35. [A] 36. [C] 37. [A] 38. [B] 39. [E] 40. [D] 41. [A] 42. [D] 43. [C] 44. [C] 45. [C] 46. [E] 47. [E] 48. 02 49. 02 + 08 = 10 50. [C] 51. [E] 52. [B] 53. [B] 54. [A] 55. [E] 56. [B] 57. [B]

58. [B] 59. [E] 60. [C] 61. [E]

S-ar putea să vă placă și