Sunteți pe pagina 1din 14

Mecanismos de Desgaste O desgaste um processo de degradao de um material quando em servio.

. Est presente em diferentes situaes, onde ocorre a perda progressiva de material a partir da superfcie, por contato ou movimento relativo de um slido, em relao a outro slido, lquido ou gs. Assim, equipamentos com partes mveis, como mancais de deslizamento, rotores de bombas, vlvulas tipo esfricas e, sofrem desgaste. Como resultado, as empresas gastam um enorme montante de dinheiro com a recuperao de peas, recuperao de equipamentos e perdas de produo A causa e os mecanismos que provocam o desgaste em materiais so muito variados, e devem ser abordados dentro de uma maior complexidade, definida pelo sistema tribolgico. O sistema tribolgico engloba a superfcie que sofre o desgaste, o agente de desgaste e o meio em que as partes envolvidas esto atuando. O balano de energia na interface de contato provavelmente a mais importante informao, e tem considervel influncia no tipo de mecanismo de desgaste. Para determinados mecanismos, dureza e tenacidade fratura so propriedades consideradas as mais importantes para fazer frente a solicitaes que provocam desgaste. Para desenvolver uma soluo que elimine ou reduza o nvel de desgaste de uma superfcie necessrio ter o conhecimento dos mecanismos de desgaste que esto atuando. O objetivo desse artigo apresentar como atuam os mecanismos de desgaste e como eles agem sobre as superfcies de peas e equipamentos. Desgaste Desgaste o dano gerado a uma superfcie slida, usualmente envolvendo perda progressiva de material devido ao movimento relativo entre aquela superfcie e uma substncia contatante ou substancias. Segundo Zum Ghar, existem somente dois modos

de remover material de uma superfcie: o material pode ser dissolvido da superfcie como em uma reao qumica ou material pode ser fraturado da superfcie. As peas de mquinas e equipamentos no desgastam-se simplesmente. Elas se desgastam em vrios modos que so diferentes em: - aparncia; - mecanismo; - soluo Antes de propor uma soluo para um problema de desgaste necessrio identificar-se o tipo ou modo de desgaste causando o problema. O desconhecimento do que est ocasionando o desgaste de superfcies pode fazer com que uma empresa perca tempo em dinheiro em solues que no vo resolver o problema. O objetivo : - definir os modos de desgaste mais importantes; - mostrar suas manifestaes; - resumir o que se sabe sobre os mecanismos que controlam estes modos de desgaste. Na literatura tcnica comum se encontrar diversos termos para definir os mesmos mecanismos de desgaste, o que pode causar certa confuso de entendimento dos modos de desgaste para a proposio de uma soluo. Pode-se afirmar que os desgastes so classificados em 4 categorias: desgaste por abraso, desgaste por eroso, desgaste por adeso e desgaste por fadiga superficial. A seguir vai ser dada uma explicao de cada uma delas.

1 Desgaste por abraso Desgaste produzido por partculas duras ou protuberncias foradas contra e movendo-se ao longo de uma superfcie slida. O termo duro significa que a substncia produzindo o desgaste realmente mais dura que a superfcie sendo danificada por desgaste. Um qualificador adicional que as partculas que causam o desgaste usualmente tm cantos agudos para produzir um corte ou ao cisalhante no slido que est sendo submetido ao desgaste. O desgaste por abraso pode ainda ser dividido em duas categorias: desgaste por abraso em alta e em baixa tenso. 1.1 Desgaste por abraso em baixa tenso: A superfcie apresenta-se ranhurada (como arada). Partculas duras e agudas ou uma outra superfcie aguda e dura como que fresa (ou ara) material para formar canais profundos. Neste tipo de desgaste pode-se estabelecer o critrio que as foras devem ser baixas o suficiente para no causar a triturao do abrasivo. Exemplos desse tipo de desgaste por abraso so os mancais de deslizamento quando atuam em ambientes sujos, roscas transportadoras, equipamentos de minerao, equipamentos da indstria de cimento, peas de mquinas agrcolas, etc.

Caractersticas da abraso baixas tenses: 1. Taxas de abraso aumentam com o aumento da agudeza do abrasivo. 2. Taxas de abraso diminuem a medida que a dureza da superfcie submetida a abraso aumenta. 3. Taxas de abraso diminuem com a reduo do tamanho do abrasivo. Abaixo de um tamanho de partcula de 3m, cessa o desgaste abrasivo; desgaste por polimento comea e no ocorre mais a formao de micro-junes. 4. A taxa de abraso diretamente proporcional a distncia de deslizamento e carga sobre as partculas ou protuberncias. 5. Taxas de abraso aumentam muito se a dureza do abrasivo for mais de duas vezes a dureza da superfcie sofrendo abraso. 6. A microestrura dos metais afeta a abraso, a presena de micro constituinte duros diminui a abraso. 7. Abrasivos fixos produzem maior abraso do que em sistema de trs corpos (lapidao) onde as partculas duras podem rolar. 8. Elastmeros tm maior resistncia a abraso baixas tenses que metais, pois deformam-se elasticamente. 9. Cermicos e cermets (metais duros) podem ter resistncia efetiva a abraso baixas tenses se a cermica mais dura que o abrasivo e se a frao das fases duras no cermet significante.

1.2 Abraso altas tenses O desgaste por abraso com altas tenses caracteriza-se pelo arranhamento, deformao plstica e crateras (buracos ou pits) marcados na superfcie. Normalmente esse tipo de desgaste mais severo e produz deformaes plsticas e ranhuras profundas na direo do movimento. Caractersticas: Similares as da Abraso baixas tenses. Porm a resistncia a compresso da superfcie se torna mais importante. Para resistir a este tipo de desgaste a resistncia a compresso da superfcie deve ser maior do que aquela do abrasivo. Exemplos: Fresamento de minerais, rolos ou esferas rolando sobre pistas de rolamento sujo, equipamento de movimentao de terra, utilizao de implementos agrcolas em solos duros, sistemas de deslizamento de metais contra metais com carga elevada ocorrendo em ambientes sujos.

2. Eroso 2.1 Eroso por Choque de slido (Solid Particle impingement) Continua sucesso de impactos de partculas slidas sobre uma superfcie. As partculas impactantes so muito menores do que a superfcie submetida a eroso. O exemplo mais severo desse tipo de desgaste o jateamento erosivo. Esse mecanismo de desgaste pode envolver simplesmente deformao plstica com cada partcula formando uma cratera ou pode haver remoo de cavaco. No jateamento abrasivo a cratera produzida poder reproduzir o formato do fluxo com a formao de uma cratera de mesmo tamanho e bordas arredondadas.

Alguns fatores que devem ser considerados quando existe impacto repetido: - A taxa de remoo de material (w) proporcional ao tipo de partcula, tamanho, (m, massa), velocidade (v), fluxo de partculas, e fluncia, e inversamente proporcional a dureza da superfcie submetida eroso: W=(mv2/H)*k, onde k uma funo do ngulo de incidncia e da natureza das partculas, (algumas vezes aplicado um expoente ao termo de dureza). - Partculas duras e agudas produzem as taxas mais altas - Materiais dcteis como metais moles mostram uma taxa de eroso mxima com um ngulo de incidncia de 15 a 30 graus. - Cermicas e aos ferramentas com alta dureza: 90.

Quando a remoo por fratura. - O expoente da velocidade pode variar at 6. - O grau de eroso diminui com o tamanho das partculas (menor que 1m quase no h eroso)

2.2 Cavitao Cavitao a perda progressiva de material de um slido devido a ao de bolhas em um lquido colapsando prximo a superfcie deste slido. Cria jatos de lquidos muito pequenos para preencher o espao vazio. Pode causar a remoo de camadas passivas levando a um mecanismo combinado de corroso. Existe um perodo de incubao e aps um regime estvel. Metais que tem um alto limite de resistncia e uma camada passiva tenaz so os mais resistentes. Exemplos. Qualquer sistema de bombeamento ou propulsor. Propulsores de navios, tubulaes, sistemas de mistura, agitadores ultra snicos.

2.3 Eroso por lodo (slurry erosion) Ao de um mistura de partculas slidas em um lquido (lodo) em movimento com respeito a superfcie slidas. A corroso, se presente, gera partculas abrasiva e mais corroso pela abraso de filmes protetores. As partculas devem estar em suspenso. Normalmente seus tamanhos variam entre 10m ate vrios milmetros. Muitas vezes necessrio se utilizar partes substituveis em curvas. Exemplos: tubulaes de bombeamento, bombas, sistemas de flotao mineral, agitadores, equipamento de manuseio com cimento.

2.4 Jatos Lquidos Remoo de material progressiva pela ao de impacto de um fluido contra uma superfcie. Mecanismo similar eroso slida. Dependem do tamanho das gotas, velocidade, ngulo e fluxo. Se o fluxo de baixa velocidade o mecanismo principal pode ser somente corroso, mas quando a velocidade aumenta h efeito erosivo com remoo de possveis camadas passivas protetoras. Materiais resilientes so adequados (elastmeros, principalmente borracha natural). Para metais desejvel camada passiva tenaz e resistncia a compresso alta. Exemplo: Gotas de chuva contra aeronaves, ventiladores para exausto de gotas lquidas, dispositivos hipersnicos guiando lquidos, palhetas de turbina.

3. Adeso

3.1 Fretting Fatigue Movimento oscilatrio de pequena amplitude entre duas superfcies. usualmente tangencial e no intencional. Geralmente ocorre entre peas para as quais no h previso de movimento relativo. O desgaste inicia-se por adeso microscpica. Uma vez que a superfcie piorada o desgaste progride por formao de pitting. Geralmente desconsiderado, mas torna-se importante quando o pitting gera uma falha por fadiga.

3.2 Fretting corrosion: As junes fraturadas reagem com o oxignio ou ambiente para formar xidos ou outros compostos, aumentando taxas de desgaste.

Fatores a serem considerados: 1. Metais ferrosos com Fretting corrosion ao ar, oxidam de ferro (alfa) com dureza de aprox. 500Hv produzido. 2. Efeito da carga no diretamente proporcional 3. Amplitude de movimento de 10 a 300m. Dano aumenta com a amplitude. 4. Aumenta com altas freqncia, mas somente devido ao aumento de percurso total. 5. Ambiente determina se ocorrer Fretting fatigue ou Fretting Corrosion 6. Nenhum material imune (metais, plsticos, cermicos e mesmo elastmeros).

Melhor maneira de evitar evitar o movimento relativo. Exemplos: Engrenagens presas a eixos, rolamentos presos a eixos, peas de metal vibrando em trnsito.

3.3 Desgaste Adesivo Devido a juno localizada entre superfcies slidas em contato, levando a transferncia de material entre as duas superfcies ou perda de uma delas. Slidos tm a tendncia de se unir. Na vida real, todas as superfcies perfeitamente limpas tm reas nas suas superfcies que esto em intimo contato de tal modo que h uma tendncia a juno. A adeso ocorre nos contatos de asperezas. A rea real de contato entre superfcies aprox. 1/10.000 da rea aparente. A presso sobre as asperezas que suportam o contato pode ser extremamente alta. Deformao plstica pode ocorrer e algumas asperezas tero tal contato intimo que a adeso pode ocorrer. O desgaste adesivo ocorre quanto as junes formadas neste processo deformamse plasticamente, transferem-se ou fraturam.

O desgaste adesivo a fase de iniciao de quase todos os sistemas de desgaste de escorregamento seco, mas a medida que o desgaste progride ele se torna de modo misto. Desde que outras formas de desgaste podem estar co-atuando com o desgaste adesivo, prefervel se referir a esta forma de desgaste em outros termos, como desgaste metal metal, etc

Equao bsica de Archard: W= kLP/H W= taxas de desgaste (volume /tempo ou distncia) K = coeficiente para o sistema (sem dimenses) P = fora normal no membro deslizante

H = Dureza do membro mais macio no par de materiais. As taxas de desgaste podem ser reduzidas em vrias ordens de grandeza atravs da utilizao de lubrificao; Tambm pode ser reduzida por uma ordem de grandeza usando-se materiais dissimilares. Em sistemas no lubrificados o desgaste pode ser reduzido em trs ordens de grandeza num sistema metal em um no metal. Exemplos: Engrenagens, cames, pistes, parafusos, etc..

3.3 Emperramento (Seizure) Soldagem local em estado slido pode ser parte do mecanismo. A causa mais freqente a perda de folga para deslizamento por erro de projeto (dilataes) ou por crescimento de partcula de desgaste entre elas. A melhor soluo uso de folgas adequadas e lubrificao. Exemplos, pistes em cilindros, vlvulas, mecanismos deslizante que so usados muito raramente.

3.4 Galling Na Europa chamado Scuffing. Dano um ou ambos membros em um sistema slido slido, causado por deformao plstica macroscpica da rea aparente de contato, levando a formao de excrescncia por transferncia ou adeso. Se um par propenso a galling, o dano pode ocorrer j aps uma viajem.

No h leis para prever ou maneiras de medir a resistncia ao Galling. (somente teste). Exemplos: Peas deslizantes ajustadas, Vlvulas plug, vlvulas gaveta, membros de sistemas deslizantes no lubrificados altamente carregados.

3.5 Desgate Oxidativo Superfcies deslizantes reagem com seu ambiente para formar filmes de xidos que separam as superfcies e mantm a taxa de desgaste baixa. Observado comumente entre aos num sistema no lubrificado e com baixa carga. Desgaste oxidativo inicia com adeso, e a taxa de remoo relativamente alta. A medida que os filmes de xido se formam, as taxas de desgaste diminuem Tambm chamado mild wear. Lubrificao Exemplos. Sistemas deslizantes secos, partes deslizantes em mquinas ferramenta, partes deslizantes em fornos, componentes difceis de lubrificar, etc.

4. Fadiga Superficial

4.1 Desgaste por Cratera (pitting wear) Pitting

Pode ocorrer em inmeros processos, como por exemplo, cavitao e fretting. Pitting definido como a remoo ou deslocamento de material por uma ao de fadiga para formar cavidade na superfcie. Esforos repetitivos por deslizamento ou rolamento causam trincas subsuperficiais que crescem em direo a superfcie para produzir uma fratura em uma rea local da superfcie. Carbonetos massivos concentram tenses que facilitam a formao de trincas subsuperficiais. Exemplos Rolamentos, engrenagens, cames, etc..

4.2 Lascamentos (Spalling) Partculas fraturam da superfcie na forma de escamas. Surge dos mesmos mecanismos que Pitting.Comum em peas revestidas. Examplos: cames e engrenagens revestidas, endurecimento superficial muito fino em cames e engrenagens, vlvula, etc.

4.3 Desgaste por Impacto Impacto repetitivo entre duas superfcies produzindo dano e remoo de material. Mecanismos usualmente a deformao plstica, mas quando repetitivo pode ocorrer pitting ou lascamento ou dano por fretting. Exemplo : Martelo, furadeiras pneumticas, batentes, etc

4.4 Brinelling A origem do termo provavelmente da similaridade desta forma de dano a uma endentao de dureza Brinell. Deformao plstica localizada por aplicao de carga esttica. Exemplo: Sobrecargas em superfcies concordantes, em rodas sobre trilhos, em rolamentos, pea de maquinrio pesada transportada em estrada esburacada, fechamento inadvertido de moldes de injeo de plstico com plstico em excesso.

S-ar putea să vă placă și