Sunteți pe pagina 1din 5

PINHO SOM

MDULO 2 Topologias de Redes As redes de computadores de modo geral esto presentes em nosso dia-adia, estamos to acostumados a utiliz-las que no nos damos conta da sofisticao e complexidade da estrutura, que mantm os dados e as informaes percorrendo ao nosso redor. A maneira com que as redes de computadores so interligadas um ponto importante, pois dispositivos podem ser interconectados de vrias formas envolvendo tanto o ponto de vista fsico, como o lgico. A topologia fsica refere-se ao layout fsico e ao meio de conexo dos dispositivos de redes, ou seja, como eles so conectados, e esses dispositivos que formam a estrutura de uma rede so chamados de ns ou nodos. A topologia lgica a forma com que os ns se comunicam atravs dos meios de transmisso. As redes so compostas por arranjos topolgicos interligados, tendo como principal finalidade, a economia de recursos, pois com suas estruturas o compartilhamento e o processamento individual so distribudos para todos, o que torna as informaes ao alcance de todos os usurios que esto conectados. 2.1 Topologias Fsicas 2.1.1 Ponto-a-Ponto a topologia mais simples e pode ser representada por dois computadores interligados entre si, atravs de um meio de transmisso qualquer. A topologia ponto-a-ponto a base para a formao de novas topologias, com a incluso de outros ns em sua estrutura.

2.1.2 Barramento No barramento, todos os ns esto ligados ao mesmo meio de transmisso, onde o tempo e a freqncia so importantes para a transmisso dos dados. Todos os ns que esto ligados a barra, podem ouvir as informaes que esto sendo transmitidas, o que facilita o uso de aplicaes que necessitam da difuso de mensagens para mltiplas estaes. Para controlar o acesso das estaes ao barramento, existem dois modos de controle, o centralizado que um n especial na rede que determina ou no o direito de um n acessar o barramento, e no modo descentralizado o controle de acesso distribudo entre os ns.

PINHO SOM

O desempenho da topologia em barra determinado pelo nmero de estaes conectadas, meios de transmisso utilizados, trfego, entre outros fatores.

2.1.3 Anel ou Ring A topologia em anel formada por ns conectados atravs de um percurso fechado onde o sinal circula na rede passando por cada estao, essas estaes fazem o papel de repetidoras e retransmitem o sinal at que o destinatrio seja encontrado. capaz de transmitir e receber informaes em ambos os sentidos, o que torna os protocolos de entrega de mensagens aos destinatrios, menos sofisticados. Infelizmente essa topologia pouco tolervel falha, sendo complicado a implantao de deteco de erros, e os erros podem fazer com que uma mensagem circule eternamente no anel. Para contornar esse tipo de problema, uma estao pode iniciar o anel, monitorar o envio de pacotes e diagnosticar o funcionamento da rede, essa estao monitora pode ser dedicada ou ento cada estao assume a monitoria por um determinado perodo de tempo.

2.1.4 Estrela

PINHO SOM

A topologia em estrela formada por diversas estaes conectadas a um dispositivo central, toda a comunicao supervisionada por esse n central. A unidade central tem o poder de determinar a velocidade de transmisso entre o transmissor e o receptor, e converter sinais transmitidos por protocolos diferentes, o que permite a comunicao entre redes de fabricantes distintos. As falhas em estaes ou na ligao entre a estao e o n central, deixam de fora apenas o n que est envolvido na ligao, mas se a falha ocorrer no n central, todo o sistema ficar fora do ar. Como soluo para esse tipo de problema, teramos a replicao de estaes centrais, s que os custos aumentariam bastante, o que limita a implantao dessa topologia.

O seu desempenho est totalmente ligado a unidade central, pois depende do tempo de que ela necessita para o processamento e o encaminhamento de mensagens. Apesar de todos os seus problemas, essa topologia permite um melhor controle da rede e a maioria dos sistemas de redes implementam essa configurao. 2.1.5 rvore equivalente a vrias redes estrelas interligadas entre si, essa ligao feita atravs dos seus ns centrais. utilizada principalmente na ligao de Hub`s e repetidores, conhecida tambm como cascateamento.

PINHO SOM

2.1.6 Estrutura Mista ou Hbrida uma mistura de topologias, que tem como caractersticas as ligaes ponto-a-ponto e multiponto e com isso se obtm redes complexas proporcionando um maior nmero de recursos. A estrutura mista pode conter a topologia anel, estrela, barra etc.

2.1.7 Grafo (Parcial) A topologia em grafo engloba caractersticas de vrias topologias, e cada n da rede possui uma rota alternativa que pode ser usada em caso de falha ou congestionamento. Essas rotas so traadas por ns que tm a funo de rotear endereos que no pertence a sua rede.

PINHO SOM

2.1.8 Comparativo entre as topologias mais conhecidas. Topologias Estrela Barramento Vantagens -Monitoramento -Instalao simples - Estrutura simples - Pouco cabeamento - Instalao simples - Desempenho uniforme Desvantagens - Custo de instalao - Muito cabeamento - Lentido causada pelo uso intenso - Dificuldade no isolamento de problemas - Dificuldade em isolar problemas - Se um n parar, todos param

Anel

S-ar putea să vă placă și