Sunteți pe pagina 1din 3

http://fisicaacustica.no.comunidades.net/ www.slideshare.net/ http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=436 http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/ondas.htm http://kdataserv.fis.fc.ul.pt/~jbatista/sebentas/CampoEM/node103.html http://ww2.unime.it/weblab/awardarchivio/ondulatoria/acustica.htm#Produ%C3%A7%C3%A3o%2 0do%20Som http://pt.wikipedia.

org/wiki/Acstica

interferencia em uma dimenso,interferencia em 2 dimenses ondas sonoras,qualidades fisiolgicas do som,propriedades das ondas sonoras,fontes sonoras,efeito doppler

Conceito de Onda A definio de onda qualquer perturbao (pulso) que se propaga em um meio. Ex: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), provocar ondas na gua, pois houve uma perturbao. Essa onda se propagar para todos os lados, quando vemos as perturbaes partindo do local da queda da pedra, at ir na borda. Uma sequncia de pulsos formam as ondas.
- Ondas transversais: a vibrao perpendicular propagao da onda. Ex.: ondas eletromagnticas, ondas em uma corda (voc balana a mo para cima e para baixo para gerar as ondas na corda).

Ondas peridicas se caracterizam como uma sucesso regular de ondas, ou seja, o formato das ondas individuais se repete em intervalos de tempo iguais.

V= C.F
(velocidade) = Comprimento da onda . frequncia

Frente de Ondas: o conjunto de todos os pontos od meio, que em determinado instante, so atingidas pela onda que e propaga. Separa a regio perturbada da no perturbada. Principio de Huygens-perminte determinar a posio de uma onda num instante T, conhecendo-se a posio dessa frente em um instante anterior que o Ti= 0

Os fenmenos ondulatrios so deformaes ou perturbaes que se propagam ao longo de um qualquer meio (ou mesmo no vcuo). Estes fenmenos tm em geral comportamento peridico, descrito matematicamente por combinaes de funes peridicas no tempo e no espao (ondas progressivas) e gozam de duas propriedades distintivas dos fenmenos corpusculares: a interferncia, da qual resulta a difraco, e a quantizao quando o fenmeno peridico ocorre num espao confinado (ondas estacionrias).Os fenmenos ondulatrios so descritos pela Mecnica Ondulatria atravs de uma Funo de Onda que obedece chamada Equao de Onda. Duas ondas que se propagam na mesma regio do espao combinam-se numa onda cuja funo de onda igual soma algbrica das funes das ondas originais. Este fenmeno designa-se por interferncia.A interferncia construtiva quando as duas funes de onda tm o mesmo sinal, ou destrutiva quando tm sinais opostos. Quando duas ou mais ondas se propagam, simultaneamente, num mesmo meio, diz-se que h uma superposio de ondas. Aps a superposio, as ondas continuam a se propagar com as mesmas caractersticas que tinham antes. Isso acontece designadamente quando a luz emanada de uma fonte dividida, mediante aparelhagem adequada e convenientemente ajustada, em dois feixes que depois so levados a sobrepor-se. A intensidade na regio de sobreposio pode acusar uma rpida variao de ponto para ponto, entre mximos que excedem a soma das intensidades dos dois feixes e mnimos por vezes nulos. Adiante veremos como isso acontece. Este fenmeno chama-se interferncia da luz. A Acstica o ramo da fsica que estuda o som. O som um fenmeno ondulatrio causado pelos mais diversos objetos e se propaga atravs dos diferentes estados fsicos da matria.Em acstica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmisso, propagao e receptores. A acstica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessrios aos mais diversos ramos da cincia para a utilizao dos sons, de seus meios de propagao e efeitos. O efeito combinado de compresso e rarefao simultneo transfere energia das molculas do ar da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda na direo do movimento da lmina, produzindo ondas longitudinais, nas quais as molculas do ar se movimentam para frente e para trs, recebendo energia das molculas mais prximas da fonte e transmitindo-a para as molculas mais afastadas dela, at chegarem ao ouvido. No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tmpano. O tmpano passa a vibrar com a mesma freqncia das ondas, transmitindo ao crebro, por impulsos eltricos, a sensao denominada som. As ondas sonoras so ondas longitudinais, isto , so produzidas por uma seqncia de pulsos longitudinais.As ondas sonoras podem se propagar com diversas freqncias, porm o ouvido humano sensibilizado somente quando elas chegam a ele com freqncia entre 20 Hz e 20 000 Hz, aproximadamente.

Qualidade fisiolgica do som As qualidades fisiolgicas so as trs qualidades diversas que o ouvido humano normal capaz de distinguir no som. Essas qualidades so: Altura ou tom; A intensidade auditiva ou a sonoridade; Timbre.

Quando uma fonte sonora se aproxima de um observador parado, nota-se que a frequncia do som por ele recebida maior do que se a fonte estivesse em repouso, e, quando a fonte se afastar do observador parado, a frequncia menor do que se ela estivesse em repouso. Voc pode verificar esse fato ao se posicionar numa rua ou avenida. Preste ateno no barulho do motor dos veculos, ou buzina, ou sirene. Voc vai notar que, na aproximao, o som mais agudo e, no afastamento, mais grave.

S-ar putea să vă placă și