Sunteți pe pagina 1din 9

I DO PROGRAMA

Art. 1. - O Programa EDUCA MAIS BRASIL um programa de INCLUSO EDUCACIONAL e tem por objetivos:

I estimular o cadastramento de cidados brasileiros que atendam aos requisitos exigidos neste Regulamento para adeso ao programa de bolsa de estudos EDUCA MAIS BRASIL; II estimular o credenciamento de Instituies de Ensino de nvel superior, para a concesso de bolsas de estudos, em seus diversos cursos; III minimizar as desigualdades sociais mediante a promoo do programa de bolsas do EDUCA MAIS BRASIL;

IV - colaborar para o desenvolvimento scio-econmico em cada municpio em que o programa for implantado, mediante o aperfeioamento cultural e profissional dos cidados contemplados com o mesmo;

V - contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, mediante a concesso sistemtica das bolsas de estudo;

VI - atuar como uma instituio democrtica, respeitando os direitos determinados neste Regulamento; e,

VII - O EDUCA MAIS BRASIL gerido pelo Instituto Educar Brasil Programas Educacionais Ltda - EDUCA MAIS BRASIL.

Art. 2.o O EDUCA MAIS BRASIL promover a captao de Instituies de Ensino de nvel superior que tenha interesse em disponibilizar bolsas de estudos para cidados brasileiros que atendam aos requisitos exigidos neste Regulamento.

Art. 3.o O credenciamento se dar mediante a assinatura pela Instituio de Ensino e o EDUCA MAIS BRASIL, do Contrato de Prestao de Servio para a Implantao e Gesto do Programa de Bolsas de Estudos na instituio.

Pargrafo Primeiro: Toda instituio credenciada disponibilizar uma determinada quantidade de vagas, para os cursos definidos pela mesma, com percentual de bolsas de 50% (cinquenta por cento) do valor do curso.

Pargrafo Segundo: As bolsas de estudo sero concedidas desde a assinatura do Contrato de Bolsa de Estudo, entre o Aluno Beneficiado e o EDUCA MAIS BRASIL, ou desde o momento em que o Aluno Beneficiado passou a gozar do beneficio, o que ocorrer primeiro, at a concluso do curso pelo aluno beneficiado, desde que o mesmo cumpra com as obrigaes estabelecidas neste Regulamento e no Contrato de Bolsa de Estudo acima referido.

Art. 4.o O EDUCA MAIS BRASIL, disponibilizar, semestralmente, em seu site, a relao das Instituies de Ensino credenciadas, por municpio, para a concesso das bolsas de estudo.

Pargrafo Primeiro: Semestralmente, o nmero de bolsas de estudos a ser disponibilizado pelo EDUCA MAIS BRASIL poder variar em virtude do credenciamento de novas instituies de ensino, do descredenciamento das existentes ou do aumento/reduo das bolsas disponibilizadas no semestre anterior.

Pargrafo Segundo: O endereo eletrnico do EDUCA MAIS BRASIL onde estaro disponibilizadas as informaes relacionadas ao programa, inclusive este Regulamento www.educamaisbrasil.com

Art. 5.o O EDUCA MAIS BRASIL, semestralmente, coordenar os processos de inscrio, seleo, pr-aprovao, aprovao, contratao e renovao das bolsas de estudo concedidas pelas Instituies de Ensino credenciadas.

II - DA INSCRIO

Art. 6. - O candidato dever se inscrever, exclusivamente, pela internet no site www.educamaisbrasil.com.

Pargrafo Primeiro: No ato da inscrio o candidato dever: a) cadastrar uma senha, com a qual ser permitido que o mesmo altere os seus dados cadastrais sempre que necessrio; b) informar o curso para o qual deseja ser contemplado com a bolsa de estudo, podendo fazer at trs opes, sendo necessria a indicao de qual curso prefere para a primeira, segunda e terceira opo.

Pargrafo Segundo: As informaes prestadas no ato da inscrio sero utilizadas para elaborao do Contrato de Bolsa de Estudo a ser firmado pelo candidato aprovado, pela Instituio de Ensino concedente e pelo EDUCA MAIS BRASIL.

Pargrafo Terceiro: A inscrio no programa de bolsas gerido pelo EDUCA MAIS BRASIL gratuita.

III DA SELEO

Art. 7. - A seleo ser realizada sempre que houver vagas de bolsa de estudo abertas para as IES conveniadas, em periodicidade semestral ou anual, conforme regime acadmico da instituio de ensino.

Art. 8. - A seleo ser realizada pelo EDUCA MAIS BRASIL, que estar avaliando os dados scio-econmicos do candidato, mediante anlise do

questionrio scio econmico a ser preenchido no ato inscrio, alm dos critrios abaixo: (i) nunca ter estado matriculado em nenhuma Instituio de Ensino parceira do EDUCA MAIS BRASIL; (ii) nunca ter mantido qualquer vnculo educacional com a Instituio de Ensino concedente da bolsa de estudo, e (iii) desempenho no ENEM

Pargrafo Primeiro: No caber recurso sobre a deciso do EDUCA MAIS BRASIL.

Pargrafo Segundo: Caso seja verificado pela Instituio de Ensino ou pelo EDUCA MAIS BRASIL que o candidato prestou qualquer informao em desconformidade a este Regulamento, a Instituio de Ensino cancelar a bolsa de estudo e poder exigir o pagamento de todos os benefcios concedidos at a data da verificao da irregularidade

IV DA PR-APROVAO

Art.9. - O candidato pr-aprovado ser convocado a prestar o processo seletivo para a Instituio concedente da bolsa de estudo indicada pelo EDUCA MAIS BRASIL.

Art. 10 - O nmero de candidatos pr-aprovado para realizar o processo seletivo nas Instituies de Ensino indicadas pelo EDUCA MAIS BRASIL ser superior ao nmero de vagas disponibilizadas pelas respectivas Instituies.

Art. 11 Os candidatos convocados a prestarem processo seletivo sero comunicados mediante envio de correspondncia eletrnica ao e-mail cadastrado no ato da inscrio e/ou mediante contato telefnico.

V DA APROVAO

Art. 12 - O candidato pr-aprovado para ter direito bolsa de estudo dever ser aprovado no processo seletivo do vestibular da Instituio de Ensino que foi indicada pelo EDUCA MAIS BRASIL, respeitando para tanto as diretrizes estabelecidas no edital de convocao da mesma.

Pargrafo Primeiro - O candidato que no efetivar a matrcula na Instituio de Ensino, dentro do prazo estabelecido no Edital de Convocao da mesma, perder o direito de receber a bolsa de estudo.

Pargrafo Segundo: Sendo o nmero de candidatos pr-aprovados pelo EDUCA MAIS BRASIL e aprovados no processo seletivo da IES superior ao nmero de vagas disponvel para a concesso da bolsa de estudos, sero beneficiados aqueles candidatos que primeiro efetivarem sua matricula junto IES, ficando os demais na lista de excedentes.

Pargrafo Terceiro: A bolsa de estudo concedida pessoal e intransfervel, tendo sua validade de contratao restrita ao prazo estabelecido pelo Instituto Educar.

Art. 13 - O benefcio da bolsa de estudo no cumulvel com qualquer outro benefcio que possa vir a ser concedido ou disponibilizado ao ALUNO BENEFICIADO, de forma que, verificando-se a posteriori que o aluno utilizou-se da cumulao de benefcios em proveito prprio, ser o mesmo compelido a reembolsar Instituio de Ensino de todos os valores da bolsa recebida indevidamente, de uma s vez.

VI DA CONTRATAO DA BOLSA DE ESTUDO

Art. 14 - O candidato inscrito que for aprovado no programa, com base no quanto for estabelecido neste Regulamento, dever comparecer Instituio de Ensino credenciada para a qual foi aprovado, munido do Contrato de Bolsa de Estudo a ser fornecido pelo EDUCA MAIS BRASIL, e do comprovante de pagamento do boleto da Taxa de Adeso, a fim de regularizar a sua situao acadmica.

Pargrafo Primeiro: A no entrega do Contrato de Bolsa de Estudo na Instituio de Ensino, pelo candidato aprovado, ou o no pagamento da Taxa de Adeso, ser considerado como desistncia, no sendo possvel a concesso da bolsa de estudo, a qual ser disponibilizada para o candidato subseqente.

VII DA RENOVAO DA BOLSA DE ESTUDO

Art. 15 - A renovao do Contrato de Bolsa de Estudo se dar semestralmente, at a concluso do curso em que o aluno beneficiado estiver matriculado ou quando da resciso do Contrato de Bolsa de Estudo, conforme estabelecido neste Regulamento, mediante o pagamento da correspondente Taxa Administrativa.

Art. 16 - O no pagamento da Taxa Administrativa implicar na resciso do Contrato de Bolsa de Estudo e conseqente perda da bolsa de estudo.

VIII - DAS OBRIGAES DAS PARTES

Art. 17 Cabe Instituio de Ensino: a) garantir ao Aluno Beneficiado, a manuteno da bolsa de estudo at a concluso do curso, suspenso ou resciso do Contrato da Bolsa de Estudo; e,

b) proceder o controle e conferncia dos documentos solicitados pelo EDUCA MAIS BRASIL para a adeso dos Alunos Beneficiados ao Programa de Bolsa de Estudos; c) informar semestralmente a relao dos Alunos Beneficiados.

Art. 18 Cabe ao EDUCA MAIS BRASIL: a) divulgar e manter aberta a inscrio aos candidatos para concorrer s bolsas de estudo disponibilizadas pelo programa EDUCA MAIS BRASIL; b) realizar a seleo dos candidatos, indicando e divulgando aqueles que foram pr-aprovados; c) assinar o Contrato de Bolsa de estudo entre o EDUCA MAIS BRASIL e os candidatos aprovados no processo seletivo da Instituio parceira; e, d) renovar semestralmente o Contrato de Bolsa com os Alunos Beneficiados na IES conveniada.

Art. 19 Cabe ao Aluno Beneficiado: a) assinar e entregar o Contrato de Bolsa de Estudo, no ato da sua matrcula na Instituio de Ensino; b) apresentar documentos autenticados, comprovando as informaes prestadas, sempre que solicitados pelo EDUCA MAIS BRASIL; c) manter-se matriculado na Instituio de Ensino, no lhe sendo possvel trancar ou desistir de sua matrcula, nem tampouco rescindir o Contrato de Prestao de Servios Educacionais firmado com a IES em qualquer hiptese, inclusive de transferncia para outra Instituio de Ensino Superior; d) efetuar o pagamento das mensalidades/semestralidades/anualidades escolares rigorosamente em dia, sendo que o atraso de qualquer parcela, simultneas ou no, implicar nos meses em que o Aluno Beneficiado no vier a pagar sua obrigao no vencimento, ao pagamento de multa por descumprimento contratual no valor equivalente bolsa que lhe seria concedida; e) manter boa conduta disciplinar, sendo-lhe vedada a prtica de qualquer ato contrrio lei ou ao Regimento Interno da Instituio de Ensino em que estiver matriculado, de forma que qualquer infrao disciplinar ou legal implicar na resciso automtica e de pleno direito do Contrato de Bolsa de

Estudo; f) manter os seus dados cadastrais sempre atualizados; e,

g) proceder, na forma deste regulamento e na forma indicada pelo EDUCA MAIS BRASIL, a renovao do Contrato de Bolsa de Estudo, sob pena de resciso automtica e de pleno direito.

IX DOS PAGAMENTOS DAS TAXAS DE ADESO E ADMINISTRATIVA

Art. 20 - O Aluno Beneficiado se obriga a pagar, a ttulo de Taxa de Adeso, ao EDUCA MAIS BRASIL, na data de assinatura do Contrato de Bolsa de Estudo, o valor que corresponde a uma parcela/mensalidade padro do seu curso.

Art. 21 - Como condio para a renovao da bolsa de estudos junto Instituio de Ensino concedente, o Aluno Beneficiado se obriga a pagar, a ttulo de Taxa Administrativa, ao EDUCA MAIS BRASIL, a cada renovao semestral deste contrato, o valor correspondente a 5% (cinco por cento) de seis mensalidades relativas ao valor padro do seu curso.

Pargrafo nico: O no pagamento da Taxa Administrativa pelo Aluno Beneficiado na data de seu vencimento importar na perda do direito bolsa que lhe foi concedida.

X DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 22 - Vindo a IES a no ofertar o curso no semestre em que o Aluno Beneficiado aderiu ao programa de bolsa de estudos ou no caso de no existir mais disponibilidade de vaga para o semestre em que o ALUNO BENEFICIADO pretendeu aderir ao Programa de Bolsa de Estudos, o Contrato de Bolsa de Estudo ser automaticamente resolvido de pleno direito, estando o INSTITUTO

EDUCAR e a Instituio de Ensino isentas de qualquer responsabilidade para com o Aluno Beneficiado, seno a devoluo pelo INSTITUTO EDUCAR, em favor do Aluno Beneficiado, da Taxa de Adeso por este paga previamente assinatura do Contrato de Bolsa de Estudo.

Art. 23 - Vindo o ALUNO BENEFICIADO a desistir do curso para o qual se cadastrou, at 10 (dez) dias aps o pagamento da Taxa de Adeso, e, assim, no efetivar a sua matricula na IES, o EDUCA MAIS BRASIL compromete-se a restituir a quantia equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor da Taxa de Adeso eventualmente paga pelo ALUNO BENEFICIADO.

Art. 24 - Caso a IES reduza o valor da mensalidade do curso, o percentual da bolsa ser reduzido na mesma proporo da reduo da mensalidade.

Art. 25 - A IES a nica responsvel pelas informaes que prestar ao INSTITUTO EDUCAR acerca dos valores de mensalidades, percentuais e nmero de vagas disponibilizadas para Bolsas de Estudos includas no Programa do EDUCA MAIS BRASIL.

Art. 26 - O INSTITUTO EDUCAR est isento de qualquer responsabilidade caso a IES preste informaes inverdicas ou proceda a cobrana indevida de mensalidades que deveriam estar includas no Programa EDUCA MAIS BRASIL.

S-ar putea să vă placă și