Sunteți pe pagina 1din 5

IFPI DISCIPLINA: BIOFSICA PROFESSORA : CERES ROTEIRO DA PRIMEIRA AULA EXPERIMENTAL ENERGIA DO AMENDOIM UMA EXPERINCIA em calorimetria 2011,

, 2010, 2002, 1995, por David A. Katz. Todos os direitos reservados. Reproduo permitida para uso educacional, desde copyright original est includo. INTRODUO: Calorimetria uma tcnica que usada para determinar o calor envolvido numa reao qumica. Ao determinar o calor de combusto de uma substncia ou o valor calrico dos alimentos, as medies so feitas freqentemente utilizando uma bomba calormtrica. Neste dispositivo, a amostra pesada colocada num recipiente de ao chamado bomba e a atmosfera da bomba preenchida com oxignio puro. A bomba ento colocada num recipiente bem isolado chamado calormetro, o qual foi previamente enchido com uma quantidade medida de gua. A amostra, na atmosfera de oxignio puro, inflamada por um fasca eltrica e o calor gerado pela amostra aquece a bomba e a gua circundante. Em equilbrio, tanto a bomba e a gua tero a mesma temperatura. Usando a lei da conservao de energia: Calor desenvolvido pela reaco = calor absorvido pela gua + calor absorvido pela bomba ou, na forma de equao: q reao = - (Q gua + Q bomba ) (Onde q o smbolo de calor) O q da reao tem um valor negativo porque a reao de combusto exotrmica (isto , ela libera energia ao ambiente). O q da gua e o q da bomba so calculados a partir da mudana de temperatura da gua e da bomba e do calor especfico da gua e da bomba. O total d o calor de combusto da amostra que foi usado. Nesta experincia, a energia de um amendoim, ou um outro tipo de substnica, ser determinada usando um equipamento simplificado . O amendoim ser queimado no ar, em vez de oxignio puro. Em vez de uma bomba de metal pesado, uma lata metlica, tal como uma lata de alumnio ou lata de refrigerante, suco pequena pode ser usada. Para eliminar a determinao do calor especfico da lata metlica , as condies experimentais so modificadas para manter a temperatura da lata constante enchendo-a com uma grande quantidade de gelo. Isto ir mant-la a uma temperatura de 0 C. O calor liberado pelo amendoim parte do gelo e a quantidade de gua no estado lquido formado ser medido para dar o calor de combusto da amostra. Depois de determinar a energia do amendoim, o processo ser repetido usando outros salgadinhos.

1. MATERIAIS NECESSRIOS:

Uma lata de metal ; fio grosso para segurar o amendoim. Isto pode ser construdo a partir de um clipe de papel (ver foto direita) 150 C termmetro cilindro graduado, 100-mL ou 250 mL pinas ou frceps funil amendoins ou outros frutos secos como amndoas, castanha de caju, nozes, nozes, etc gelo salgadinhos, como cachos de queijo, batata frita, etc .. 2. PRECAUES DE SEGURANA: Usar culos de segurana em todos os momentos em laboratrio.

ATENO - PERIGO DE SADE: Este procedimento envolve a queima de nozes. Se voc alrgico a nozes, ou tem quaisquer alergias alimentares graves, informe o seu instrutor imediatamente para que possa ser desculpado a partir deste experimento. No ficar no laboratrio. . No h riscos de segurana com qualquer um dos materiais utilizados nesta experincia. O suporte de metal segurando a amostra vai ficar quente durante a reao. Segur-lo com uma pina ou frceps. No comer nenhum dos alimentos utilizados no experimento. Supese que eles podem estar contaminados com produtos qumicos de laboratrio. 3. ELIMINAO: No existem problemas de eliminao com materiais neste experimento. Amendoim queimado, ou lanche, pode ser descartados no lixo. Gelo e gua devem ser colocados no dissipador. 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Obter uma lata metlica. Se necessrio, limpar quaisquer depsitos de carbono fora da parte inferior da lata usando uma toalha de papel. Configurar o aparelho como mostrado na Figura 1. Usar uma braadeira ajustvel grande para segurar a lata de metal . Selecione um amendoim , pes-lo e registrar sua massa. Adicionar gelo na lata. Colocar o amendoim no suporte e acend-lo usando um fsforo . Mova a lata sobre a chama do amendoim e posicion-lo de modo que o topo da chama apenas toque o fundo da lata. Permitir que o amendoim queime completamente. Se a chama se apagar E o amendoim no estiver completamente queimado, reacender o amendoim. Lembre-se de mover a lata para longe do amendoim quando reacend-lo. Aps o amendoim, ou outro material , ser queimado, um pouco de carvo permanece.

Transferir cuidadosamente o material restante para um pedao de papel, ou um prato de pesagem, e pes-lo. Determinar a massa material restante. A massa de amendoim, ou comida, queimado igual massa inicial do amendoim, ou outro alimento, menos a massa do material remanescente. Aps o amendoim ser queimado, usando o grampo segurando a lata como uma ala, com cuidado despeje a gua em estado lquido (Mas no de gelo) da lata para dentro do cilindro graduado. A colocao de um funil no topo do cilindro graduado ir Prevenir que qualquer gelo slido caiam dentro do cilindro. Determinar o volume da gua e registr-lo . Se desejar, voc tambm pode medir e registrar a temperatura da gua. Repetir o processo com um outro amendoim . Como seus resultados se comparam com os valores calricos no rtulo da embalagem de alimentos? Selecionar tipos diferentes de alimentos tais como milho ou queijo cachos, batatas fritas, ou tortilhas. Repita o procedimento duas vezes usando a amostra de alimentos.

Figura 1. Aparelho para a determinao da energia de um amendoim 5. Clculos: Neste experimento, o calor medido em calorias. Uma caloria a quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de um grama de gua em 1 C. Devido ao excesso de gelo na lata metlica, a temperatura do sistema deve permanecer constante a 0 C, assim, esto derretendo gelo em gua lquida a uma temperatura constante. O calor necessrio para fundir uma g de gelo para a gua a 0 C conhecido como o calor de fuso e tem um valor de 80 cal / g para gua. A densidade da gua de 1,0 g / cm 3 , Por isso, assumido que o volume de gua em mL ser igual massa da a gua em g. 1 mL H 2 O = 1 g H 2 O O calor produzido pela combusto de amendoim calculado pela equao: q amendoim = M gua x 80 cal / g onde: q amendoim = Calor produzido pelo amendoim em calorias m gua = Massa de gua em g (este igual ao volume do gelo derretido em mL) 80 cal / g = calor de fuso do gelo (o calor necessrio para fundir um grama de gelo) O calor, em calorias, gerado por uma amostra, um grama do amendoim calculada pela equao: q amendoim q = ---- m amendoim onde: q = calor gerado por grama de amostra em calorias q amendoim = Calor produzido pela queima de calorias de amendoim m amendoim = Massa de amendoim que ardia em gramas

Calcule as calorias ou quilocalorias nutricionais disponveis a partir do amendoim (ou outros frutos secos) que voc usou. Para calcular as quilocalorias, dividir o calor gerado por 1 grama de amostra por 1000.

ENERGIA DO AMENDOIM DADOS E RESULTADOS Nome_________________________________________________ ___________________________ / Data _________________________________________ ____________________ Procedimento 1. Ensaio 1 Amendoim Ensaio 2 Salgadinho de Milho Massa de 1_Amendoim e 2_ Salgadinho de milho 1-0,3716 G 2-0,2594 G Massa de material restante aps a queima 1- 0,0551 G 2-0,0285 G Massa do material que queimou 1-0,3165 G 2- 0,2309G Volume de gua lquida 1-10 ML 2-6 ML Massa de gua lquida (ver seco clculos) 1-10 G 2-6 G O calor produzido pelo amendoim e salgadinho 1- 800 Cal 2- 480 Cal O calor produzido por um grama 1- 2.527,65 Cal / g 2- 2.078,80 Cal / g Quilocalorias de calor a partir de 1 grama de amendoim ____________ Kcal / g ____________ Kcal / g Poro (de etiqueta) ____________ G "Calorias" por poro (de etiqueta) ____________ "Cal" "Calorias" por grama (de etiqueta) ____________ Cal / g Mostrar o conjunto de seus clculos no espao abaixo:

Curso

Procedimento 2. Energia de um ___________________ (Produto alimentar usado) Ensaio 1 Ensaio 2 Massa de _______________ ____________ G ____________ G Volume de gua lquida ____________ ML ____________ ML Massa de gua lquida ____________ G ____________ G Massa de material restante aps a queima ____________ G ____________ G Massa de _______________ que queimou ____________ G ____________ G O calor produzido pela _______________ ____________ Cal ____________ Cal O calor produzido por uma grama de ________________ ____________ Cal / g ____________ Cal / g Quilocalorias de calor a partir de 1 grama de ______________ ____________ Kcal / g ____________ Kcal / g Poro (de etiqueta) ____________ G "Calorias" por poro (de etiqueta) ____________ "Cal" "Calorias" por grama (de etiqueta) ____________ Cal / g Perguntas: 1. Por que necessrio para manter um grande excesso de gelo na lata de metal ? 2. Quais os erros que voc pode encontrar neste processo e como eles afetam os resultados (ou seja, um efeito grande ou um pequeno efeito)? 3. Como o seu valor para a energia calrica de um amendoim (ou outro alimento) se compara s informaes do rtulo?

S-ar putea să vă placă și