Sunteți pe pagina 1din 52

A Arte Gtica

Pesquisa desenvolvida por Lucas Rabelo, sob a orientao da Professora Ftima Regina Fernandes, para a disciplina de Laboratrio de Histria Antiga e Medieval

1.0 - A definio de gtico


Os historiadores do Renascimento foram os primeiros a utilizar o termo gtico. Surgido ento da relao com a palavra godo, referente a um dos povos brbaros que invadiu o Imprio Romano. Buscou-se atravs dessa semelhana caracterizar o estilo gtico como brbaro, obscuro, carregado de apelos decorativos e com uma exagerada altura das torres. Essa viso foi amplamente difundida e permanece forte at hoje, com o termo gtico sendo sinnimo de trevas, escurido e tristeza.

No entanto, a seguinte analise procura mostrar se essa forma caracterizada pelos renascentistas e que sobrevive at hoje condiz com o movimento artstico surgido no sculo XII, no medievo.

2.0 - Contexto histrico


O surgimento da arte gtica est relacionado expanso urbana do sculo XII. Resultado da superao da crise dos sculos anteriores com o aumento da produo rural. Entre 1150 a 1300, a populao do reino da Frana praticamente duplica, e um crescimento demogrfico que tem como cenrio as cidades. Nelas existe uma organizao militar possuindo a funo primaria de garantir a circulao das mercadorias e do dinheiro. No entanto, a cidade se constituiu rapidamente em uma entidade jurdica e territorial: nela se concentram - no interior de uma estrutura que facilita a coexistncia - a nobreza, o clero, e a nascente burguesia.

Resultado desse renascimento urbano ocorre tambm uma expanso comercial, uma transformao econmica ocorrida principalmente na regio de Flandres, ao redor do rio Reno e do Rio Sena. E nesse ressurgimento das cidades, fazse necessrio identificar e compreender os agentes que contriburam para o nascimento e a firmao da arte gtica dentro do ambiente urbano.

2.1 - O nascimento do gtico


O nascimento do gtico ocorreu entre os anos de 1137 e 1144, na regio de Ile-de-France, com a reedificao, dirigida pelo abade Suger, da abadia real de Saint-Dennis, situada ento s portas de Paris. Para se compreender porque o estilo surgiu nesse lugar e no em qualquer outro, preciso conhecer a relao especial que existia entre Saint-Dennis, Suger e a monarquia francesa.

Os reis franceses fundamentavam seus direitos na tradio carolngia, embora pertencessem dinastia capetngia[1]. Entretanto, a autoridade do monarca foi enfraquecida diante dos nobres, que teoricamente eram seus vassalos, chegando ao extremo de todo o territrio real ficar reduzido a Ile-de-France.
[1] Dinastia fundada por Hugo Capeto, depois da morte do ltimo rei carolngio, em 987

Reino de Frana (apenas a Ile-de-France) em fins do sculo X

Legenda Ct: condato Duch: ducado Vt: Viscondato

Reino de Frana (apenas a Ilede-France) em fins do sculo XII

O poder do rei s comearia a impor-se e estender-se no incio do sculo XII. O abade Suger, conselheiro principal de Lus VI, desempenhou um papel decisivo nesta mudana. Foi ele quem forjou a aliana entre a Igreja e a Monarquia trazendo os bispos de Frana e de seus vassalos para o lado do rei, alm de apoiar o Papado na luta contra os Imperadores germnicos.

Alm disso, Suger foi importante no plano da poltica espiritual. Conferiu dignidade rgia uma significao religiosa e glorificou-a como o brao direito da justia, procurando com isso agrupar o reino junto ao soberano. A reforma da Abadia de Saint-Denis fazia parte do seu plano, porque essa igreja erguida no final do sculo VIII detinha um duplo prestgio, ideal para as intenes de Suger: era o santurio do Apstolo da Frana, o protetor sagrado do reino e, ao mesmo tempo, o principal monumento comemorativo da dinastia Carolngia, pois, tanto Carlos Magno, como seu pai, Pepino, o Breve, tinham sido ali sagrados reis, e tambm l estavam sepultados Carlos Martel, Pepino, o Breve e Carlos, o Calvo. Suger quis fazer da Abadia o centro espiritual da Frana, uma igreja de peregrinao que ofuscasse o esplendor de todas as outras, o centro de todo o fervor religioso e patritico.

Representao de Carlos Magno

A essa reforma da abadia de Saint-Denis, o marco inicial do gtico, seguiu-se uma competio entre cada cidade da Europa Ocidental para ver em qual delas estaria o monumento mais esplendoroso, e quanto mais fosse, mais o olhar protetor de Deus estaria presente. Essa preocupao com o olhar do criador para a cidade reflete outra preocupao presente no perodo.

Entre os sculos XII e XIII h uma acentuao da espiritualidade no Ocidente, e a filosofia teolgica de Suger reflete essa efervescncia. Segundo esse pensamento Deus representa a luz inicial e criadora, onde toda a criatura participa recebendo e transmitindo a iluminao divina segundo a sua capacidade, isto , segundo o lugar que ocupa na escala dos seres, segundo o nvel em que o pensamento de Deus hierarquicamente a situou. Desta forma, esse ideal tambm legitimava a diviso em trs ordens presente na sociedade medieval.

Essa centralizao proposta atravs do pensamento de Suger foi uma forma de alcanar uma unidade religiosa combatendo a presena e ameaa da heresia, e tambm os falsos profetas, reconduzindo os pecadores a verdadeira f crist. Portanto, a Igreja gtica seria um edifcio amplo, diverso e firmemente ordenado tendo uma funo doutrinal, que atravs de sua magnificncia mostraria as sedues necessrias para, ao mesmo tempo, ressaltar as fraquezas dos pensamentos contrrios e reconduzir ao caminho verdadeiro todos os crentes recm chegados vida urbana.

Apesar de Suger ser considerado o marco inicial do gtico, ele prprio no tinha a conscincia de estar criando um estilo realmente novo. A prpria reforma da Abadia de Saint-Denis considerada uma forma transitria entre o estilo artstico anterior (o romnico) e o gtico. No entanto, a filosofia sugeriana e os elementos inovadores que trouxe foram a grande base para que o gtico ganhasse fora como movimento artstico medieval.

Outra caracterstica presente no contexto do surgimento do gtico de que a catedral tambm representava o orgulho burgus. Pois ela representava o smbolo da riqueza de toda a aglomerao urbana. Por isso, os burgueses foram os principais colaboradores da construo de novas catedrais em vrias cidades francesas, investindo imensos capitais para sua construo. O interesse burgus era devido ao fato de que esse smbolo urbano no era usado apenas para orao, mas era tambm um local de reunio das associaes de ofcio. Alem deste monumento ser importante para atrair mais o comrcio a uma regio, e facilitar a identificao do ncleo de poder de uma cidade.

3.0 - Caractersticas arquitetnicas


A seguir sero apresentados a ideologia e os principais traos arquitetnicos que identificam o estilo gtico.

A Catedral de Chartres

A arte gtica no possui nenhum traado novo, Suger reuniu artfices de muitas e variadas regies para realizar o seu projeto. No entanto a arquitetura gtica no pode ser considerada apenas uma mera sntese de elementos artsticos anteriores. A novidade surgida com o gtico foi importncia dada ao traado rigorosamente geomtrico e a busca da luminosidade. A Harmonia entre esses dois elementos seria a fonte de toda a beleza, pois exemplifica as leis segundo as quais a razo divina construiu o Universo: a miraculosa luz inundando a capela-mor atravs da sacratssimas janelas torna-se a Luz Divina, uma relao mstica do esprito de Deus. Dentro dessa luminosidade divina existe um aspecto fortemente hierarquizado, pois segundo esse princpio cada criatura reflete essa luz de acordo com a posio que ocupa.

Representao de Suger em um vitral em St Dinis

Outro importante aspecto da catedral gtica seu traado em direo ao cu. Tanto no exterior quanto no interior, todas as linhas da sua construo apontam para o alto. Essa atrao para cima acentuada pelo uso de arcos pontudos (arcos ogivais) e de tecnicas que distribuem parte do seu peso fazendo com que chegue cada vez mais alto. Esse verticalismo da arte gtica um esforo para mostrar como esse edifcio est mais prximo de seu criador, alm de ressaltar sua magnificncia dentro da cidade numa clara referncia de poder. Saindo do mbito local, as catedrais tambm foram motivo de rivalidade entre vrios centros urbanos resultando em edifcios de propores cada vez maiores.

3.1 Principais elementos da arte gtica


A Abbada
A abbada uma cobertura cncava. Caracteriza-se por um teto arqueado, usualmente constitudo por pedras aparelhadas, tijolos ou beto. um elemento pesado e que gera vrios impulsos, em diversas direes, que devem ser equilibrados ou apoiados. Assim, enquanto que as foras verticais se distribuem pelas paredes ou pelos arcos e pilares, os impulsos horizontais so contidos atravs do uso de contrafortes ou arcobotantes.

exemplo claro deste sistema, Catedral de Chartres

O Arcobotante
O arcobotante (ou botaru) uma construo em forma de meio arco, erguida na parte exterior dos edifcios gticos para apoiar as paredes e repartir o peso das paredes e colunas. Desta forma foi possvel aumentar a altura das edificaes dando forma e funo com a tcnica da poca.

Contraforte
Um contraforte o reforo de muro ou muralha, geralmente se constituindo de um pilar de alvenaria na superfcie externa de uma parede, para sustentar a presso de uma abbada, terrao ou outros esforos que possam derrub-la. O contraforte tambm pode funcionar em conjunto com o arcobotante.

Esquema de distribuio do peso atravs do contraforte:

Com esta soluo de engenharia reduzir o peso atravs dos contrafortes - foi possvel reduzir a espessura das paredes e colunas, abrir numerosas janelas e elevar o teto a alturas impressionantes. As paredes puderam ento ser decoradas por imensos painis de vidro (vitrais), que inundam de luz o interior, aumentando a sensao de amplido no espao interno. No exterior, as fachadas so quase sempre enquadradas por torres laterais, muito altas e arrematadas por flechas agudas.A tendncia para o alto reforada por numerosas torrezinhas (pinculos), que terminam em flechas.

Exemplo do interior de uma catedral preenchida por vitrais

Estrutura de uma catedral gtica

A arte gtica inventou solues de arquitetura que s foram superadas no sculo XIX, com o uso do ao; e outras, s no sculo XX, pelo concreto armado.

3.2 Construo de uma catedral[1]

[1] Tpico baseado em informaes e imagens retiradas do site: http://www.lmc.ep.usp.br/people /hlinde/Estruturas/constru3.htm

A partir do conhecimento dos principais elementos que compe a arte gtica faz-se necessrio conhecer como se realizava a construo das catedrais.

A construo de uma catedral gtica formigava com dzias de trabalhadores dispostos em times de trabalho que eram supervisionados por um mestre construtor e por volta de 30 artesos especialistas. Esses especialistas e alguns de seus mais habilidosos trabalhadores moviam-se de funo em funo aplicando lies aprendidas e passadas de um a um. O mestre construtor atuava como projetista artista e ainda como arteso. Com o auxlio de rguas, compassos, esquadros e outras poucas ferramentas geomtricas, ele fazia as plantas da catedral.

A Planta

A planta bsica da catedral gtica tinha a forma de uma cruz, dividindo-se basicamente em:

Nave: espao em forma de navio emborcado, que vai do portal principal ao cruzamento do transepto, entre duas fileiras de colunas que sustentam a abobada. Transeptos: Galeria transversal que separa o coro da grande nave e forma os braos da cruz. Coro: local compreendido entre os transeptos indo at o outro extremo prximo ao altar.

Na parte inferior da cruz se situava a nave central circundada por naves laterais; na faixa horizontal existiam os transeptos e o cruzeiro (parte da igreja em que o transepto se cruza com a nave, diante da capela-mor), e na base da nave tinha-se a fachada principal; existiam ainda torres, porm de localizao variada.

Exemplo de planta Legenda: 1. Capela Radial 2. Deambulatrio (galeria que permite a circulao ao redor do coro de uma igreja) 3. Altar 4. Coro 5. Corredores laterais do coro 6. Cruzeiro 7. Transepto 8. Contraforte 9. Nave 10. Nave lateral 11. Fachada, portal.

A fundao das catedrais tinha por volta de 9 metros de profundidade e era formada por camadas de pedras (blocos de calcrio) assentadas com argamassa cuidadosamente dosada de areia, cal e gua sobre a terra argilosa no fundo da escavao.

A fundao

Formao da estrutura
Devido ao custo, os andaimes eram mnimos, assim os trabalhadores confiavam sua alma a Deus e andavam sobre flexveis plataformas. Um perigoso momento para os trabalhadores ocorria quando as paredes atingiam suas alturas finais e os troncos de madeira para o telhado deviam ser elevados a essas alturas.

O telhado era colocado antes da construo das abbadas. Autoportantes, os telhados serviam de plataforma para a subida do maquinrio empregado na construo das abbadas de pedra.

Assim, com o telhado pronto, podia-se iniciar a construo das abbadas. Uma a uma, as pedras talhadas das nervuras eram colocadas sobre os cimbres de madeira e firmadas pelos pedreiros. Entre os cimbres eram instaladas tbuas de madeira, as quais funcionavam como base para o assentamento das pedras durante a secagem da argamassa. Aps a secagem da argamassa, aplicava-se sobre as pedras uma camada de dez centmetros de concreto (buscando evitar fissuras entre as pedras). Estando o concreto seco, as tbuas eram retiradas, seguidas pelos cimbres, finalizando-se a abbada .

Tambm no "canteiro" da catedral estavam presentes os artesos especialistas em fazer e juntar pedaos de coloridos e brilhantes vidros para completar os buracos deixados entre as pedras e formar enormes e belos vitrais. Vrias cores eram obtidas unindo xidos de metais e vidro fundido. O vidro era soprado e trabalhado em forma de cilindro e, aps resfriado, cortado, com a ajuda de um instrumento a base de ferro quente, em pequenos pedaos, geralmente menores que a prpria palma da mo.

4.0 - Os vitrais
Alm da funo decorativa e de elemento de forte simbologia eles fornecem-nos inmeras informaes acerca das caractersticas e do modo de vida durante a Idade Mdia. Os vitrais eram amplamente utilizados na ornamentao de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponncia e espiritualidade ao ambiente, efeito reforado pelas imagens retratadas, em sua maioria, cenas religiosas. Essas imagens funcionavam tambm como uma narrativa para instruir os fiis, principalmente a maior parte da populao que no tinha condies de ler. Tornou desta maneira uma forma potente de fazer com que os fiis pudessem sempre ter em mente os ensinamentos da Igreja.

Roscea, Notre-Dame Paris

Detalhe de um vitral da Catedral de Chartres dedicado a histria de Carlos Magno

As imagens so consideradas uma espcie de escrita que ajudava na doutrinao dos fiis transmitindo sua mensagem como mostram alguns exemplos:

Nos vitrais tambm comum notar personagens nobblicas, que correspondem a indivduos que colaboraram com doaes para a construo de uma catedral. Na parte baixa da maior parte dos vitrais ou nas rosceas encontram-se figuras completamente estranhas s lendas contadas pelo artista. So as representaes dos doadores e so chamadas de assinatura do vitral. Observando essas assinaturas notam-se a presena de profissionais no trabalho (cambistas, peleiros, escultores, taberneiros, padeiros e ferreiros), alm de existirem vitrais dedicados inteiramente ao trabalho campons. Existe ainda a presena de nobres pertencentes a cavalaria francesa, alm claro de monarcas.

Os doadores

5.0 Esculturas
As esculturas gticas esto presentes principalmente nos portais das catedrais gticas que so marcadas pelo aparecimento da figura do ser humano que agora faz parte do conjunto arquitetnico das catedrais. Essas novas esculturas marcam uma nova forma de representao das formas humanas baseada em uma nova flexibilidade: a curvatura do corpo, a elegncia do porte e a preciosidade dos gestos, o sorriso que ilumina os rostos, marcando assim uma nova humanidade. A geometria no desaparece das esculturas, como tambm no desaparece de nenhuma disciplina artstica medieval. Ao longo do sculo XIII os temas relativos a Virgem e as cenas do Juzo Final figuram na maior parte dos portais das igrejas gticas, havendo entretanto excees como o caso de Saint Dennis. Em seu portal figuram personagens da monarquia francesa devido a sua funo primordial de fortalecimento monrquico. A exuberncia da poca gtica exterioriza-se tambm nas representaes grotescas. Certos animais fantsticos servem de grgulas que se encontram equilibrados nos contrafortes, espreitados sobre o parapeito, ou agachados sobre as cornijas. Contrariamente aos outros elementos gticos, eles esto ligados s mais remotas supersties populares. Associados catedral contribuem para exprimir todo o vigor religioso da cristandade medieval.

O arcanjo Gabriel e a Virgem (Anunciao). Esttuas (sc.XIII) do portal central da Catedral de Reims

6.0 Expanso do gtico pela Europa

A expanso do gtico ocorre inicialmente para o sul da Frana e logo para o resto da Europa, onde os monges cistercistences[1] comearam, a partir do sculo XII, a exportar a arte gtica. Na Inglaterra o estilo chega em meados do sculo XIII, e modifica-se para uma forma de gtico curvilneo que ocupa o perodo que vai aproximadamente de 1250 a 1330. Os princpios fundamentais da arquitetura gtica se desenvolvem na Inglaterra com a mesma rapidez que na Frana, no entanto com a diferena de que no caso ingls se consagra uma preocupao maior com a ornamentao.

[1] Monges pertencentes a ordem de Cister.

No Imprio ocorre uma situao diferente: a sobrevivncia da forma artstica anterior ao gtico, o romnico, marca uma forte relutncia quanto penetrao do gtico. Junco com uma arquitetura chamada de transio se ergue monumentos que reproduzem modelos estrangeiros (Colnia), e outros que combinam uma planta arcaica com um forma moderna (Trveris), alm de outras que adotam estruturas herdadas do sculo XII (Marburgo). Esta fase denominada de fase de recepo, e posteriormente a arquitetura germnica vai encontrar uma orientao esttica prpria, com a igreja halle.

Imagem do interior da Catedral de Colnia Alemanha

J a Espanha parece importar diretamente o gtico da Frana setentrional que combinado ao estilo mudjar. Enquanto que a Itlia se mostra refratria ao novo estilo. Em Florncia, por exemplo, apenas a forma dos arcos que incorporado, sendo que a estrutura segue sendo herdada das baslicas paleocrists.

Bibliografia
BRACONS, Jos. Saber ver - a arte gtica. So Paulo: Martin Fontes, 1992. DA CONCEIO, Hlio Requena. O que dizem os vitrais? Bauru: Edusc. DUBY, Georges. O Tempo das Catedrais A Arte e a sociedade 980-1420. Editorial Estampa, 1978. RECH, Roland. Historia Ilustrada de ls formas artsticas 8. El gtico. Madri: Alianza Editorial, 1985. LE GOFF, Jacques. A civilizao do ocidente medieval. 2.ed. Lisboa: Estampa, 1983. Grande Enciclopdia Ilustrada Larousse Cultural. So Paulo: Circulo do Livro, 1993. http://www.beatrix.pro.br/cultobsc/oquegotico.htm http://www.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_33.htm http://www.pitt.edu/~medart/menuglossary/ http://www.museudantu.org.br/Antiguidade/cmagno http://www.ca-schleppy-chaux-de-fonds.ch/mediac/400_0/media/saintdenisvitrail1104056suger.jpg http://baixaki.ig.com.br/imagens/wpapers/BXK238961_notre-dame-franca800.jpg http://www.brumaximus20035.blogger.com.br/Gotico03.jpg http://www.radio.usp.br/imagens/idademedia.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Blason_pays_fr_FranceAncienne.png

S-ar putea să vă placă și