Sunteți pe pagina 1din 2

1-Descreva outros metodos de determinao de umidade alem dos dois vistos.

DUPEA (Determinador de Umidade Por Equivalncia de gua) Trata-se de um equipamento que funciona por diferena de peso, onde se conhecendo o peso de uma amostra de solo, encontra-se a quantidade de gua existente nesta amostra utilizando-se o aquecimento, termmetro para definir o final do aquecimento (180o) e seringa de injeo. 1-Monta-se o aparelho sobre uma bancada, juntando-se as peas e componentes; 2-Atravs do contrapeso, o brao nivelado (ponteiro alinhado). Coloca-se agora o peso padro de 100 g. 3- Para novo equilbrio coloca-se amostra de solo (solo + gua) que corresponder a 100 g. 4. Acrescenta-se leo vegetal at cobrir a amostra (cerca de 150 ml), misturase bem at que forme uma massa homognea 5-Coloca-se um termmetro (0 a 260 C) na massa solo-leo com cuidado de no encostar o bulbo do termmetro no fundo do recipiente. 6-Nivele novamente o brao (contrapeso) devido a adio de leo e do termmetro. Coloca-se fogo no recipiente abaixo do frasco com a mistura, at que se atinja 180 C. Neste momento o fogo apagado (tampa abafadora) 7- Com a evaporao da gua do solo, a balana pende para o lado esquerdo 8- Acrescenta-se gua (seringa de injeo) at novo equilbrio. A quantidade de gua acrescentada para o novo equilbrio do sistema, representa o teor umidade do solo (base mida) Mtodo do speedy A determinao do teor de umidade de solos e agregados midos com utilizao do aparelho speedy tem base na qumica da gua existente em uma amostra com o carbureto de clcio realizada em ambiente confinado. O gs acetileno ao expandir-se gera presso proporciona quantidade de gua existente na amostra. A leitura dessa presso em um manmetro permite a avaliao de quantidade de gua em uma amostra, e em conseqncia, do seu teor de umidade.

2-Relacione vantagens e desvantagens dos mtodos de determinao de umidade. Os mtodos do banho de areia e do lcool etlico so vantajosos se visto que no exigem equipamento de difcil obteno, so rpidos de se realizar e podem ser feitos in loco com poucas adequaes. Mas em contraposio oferecem um grande risco amostra se visto que no h uma maneira precisa de controlar a temperatura que se aquece o solo podendo assim queim-lo comprometendo assim a veridicidade do teste. Alem de que se no houver uma certa pratica por parte da pessoa em realizar esse teste o risco de prejudicar a amostra de solo e grande. Os outros dois mtodos citados necessitam de aparelhagem e conhecimentos especficos o que dificulta o acesso a esses mtodos, mais em contraposio oferecem mais segurana na sua realizao se feitos adequadamente, alem de no oferecerem risco a amostra se visto que no a risco de queim-la como pode vir a ocorrer nos dois primeiros testes.

3-Determine o teor de umidade de uma amostra com massa de 100g com uma tara de 110g e com 3g de peso da gua.

4-Usando o exerccio acima, estipule o fator de correo para este solo.

5-Liste os cuidados a serem observados durante a execuo dos ensaios. -Checar se a balana tem a resoluo e capacidade necessria. -Cuidar para no se queimar o solo formando assim o cracking em partculas. -Conferir se as amostras esto pesadas adequadamente. -Conferir se o recipiente foi tarado corretamente na balana. -Checar a quantidade do produto colocado para o mtodo (quando necessrio). -Checar previamente o equipamento, sua manuteno e regulao. -Conferir anotao e etapas do processo.

S-ar putea să vă placă și