Sunteți pe pagina 1din 4

AVALIAO DA PRODUO DE ALFACE SUBMETIDA A DIVERSAS FORMAS DE ADUBAO ORGNICA EM AMBIENTE PROTEGIDO

LCIO NETO1, DIEGO NASCIMENTO2, SRGIO GUSMO, ANDR ELMO4, SAULLO PEREIRA5.
1-bolsista REUNI, graduando do curso de Agronomia - UFRA 2-Bolsista PIBIC/CNPq, graduando do curso de Agronomia - UFRA 3- Prof. Dr. da Universidade Federal Rural Da Amaznia -UFRA - CCTE/MPEG. 4- graduando do curso de Agronomia - UFRA, 5graduando do curso de Agronomia - UFRA.

RESUMO O presente trabalho foi conduzido no campo experimental da UFRA Universidade Federal Rural da Amaznia no perodo de 09/06 a 30/07 de 2009 com o intuito de avaliar diferentes formas de adubao orgnica na produo de alface (Lactuca sativa L.) cultivar Mariane. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados com quatro repeties. Os tratamentos constaram de adubao orgnica a base de esterco de ovino, esterco de coelho, cama de avirio e uma testemunha. Dentre as caractersticas avaliadas somente a massa fresca apresentou diferena significativa com o tratamento teste. No entanto mesmo no sendo significativo o tratamento com esterco de ovino obteve os melhores resultados. PALAVRA-CHAVE: Lactuca saliva, adubao orgnica ABSTRACT This study was conducted in the experimental field UFRA - Federal Rural University of Amazonia in the period 30/07 to 09/06 Show of 2009 in order to evaluate different types of organic fertilizer in the production of lettuce (Lactuca sativa L.) cultivar Mariane. The experimental design was a randomized block design with four replications. The treatments consisted of organic manure on the manure of sheep, rabbit manure, litter and a witness. Among the parameters studied only the fresh weight showed a significant difference with treatment test. However although not significant in the treatment of sheep manure obtained the best results. KEYWORD: Lettuce, Lactuca saliva, organic manure INTRODUO No Brasil, a alface (Lactuca sativa L.) considerada a hortalia de maior consumo e de maior importncia econmica dentre as folhosas. A adubao orgnica presta-se reciclagem de resduos rurais, o que possibilita maior autonomia dos produtores em face do comrcio de insumos e apresenta grande efeito residual (Smith & Hadley, 1989; Vidigal et al., 1995). Segundo Vitria et al. (2003), com a crescente demanda de

produtos ecologicamente produzidos e a preocupao com o ambiente faz com que alternativas como a utilizao de adubos orgnicos sejam buscadas para diminuir os impactos realizados pelo homem, possibilitando menor dependncia mercadolgica e dessa forma um meio mais correto de explorao dos recursos naturais. Sua composio varivel, sendo influenciada por vrios fatores, como a espcie animal, a raa, a idade, a alimentao, o material utilizado na cama, o tratamento dado matria-prima, alm de outros. Aproximadamente 80% dos minerais e 40% da matria orgnica ingerida pelos animais so eliminados atravs dos excrementos. Animais alimentados com raes concentradas, ricas em protenas e sais minerais, produzem esterco mais rico do que os criados a pasto (FERRUZZI, 1986). Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a produtividade da cultiva (?) submetidas a diferentes formas de adubao orgnica na produo de alface. MATERIAL E MTODOS O experimento foi realizado com alface Mariane, no perodo de junho a julho de 2009, no campo experimental da UFRA-Universidade Federal Rural da Amaznia, em Belm, PA. Segundo Goto et al (1997), nos ltimos anos vem crescendo o cultivo de alface em ambiente protegido. Nesse experimento, utilizou-se uma estrutura de proteo modelo capela com dimenses de 8 m de largura por 9 m de comprimento, coberta com pelcula de polietileno transparente de 100 micra de espessura e aditivada contra raios ultravioletas. As mudas da cultivar Mariane foram produzidas em bandejas de isopor de 200 clulas em sistema Floating acrescido de casca de arroz carbonizada figura 1. Foram avaliadas as seguintes formas de adubao orgnica: 1- esterco de coelho; 2 cama de avirio; 3 esterco de ovino; 4 testemunha. Os estercos foram produzidos na Universidade Federal Rural da Amaznia atravs dos setores competentes. A parcela testemunha no recebeu nenhum tipo de substrato.

Figura 1 - bandejas com casca de arroz carbonizada

Figura 2 rea experimental

O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em parcelas individualizadas com 15 plantas conduzidas numa rea de 1,60 m2 em espaamento de 30 cm x 30 cm com quatro repeties figura 2. As sete plantas centrais constituram a rea til. Padronizou-se a aplicao do substrato para todas as parcelas com a quantidade de 20 L esterco. Os tratamentos culturais foram feitos de acordo com as recomendaes para a cultura. As seguintes caractersticas foram avaliadas: Numero de folhas, massa fresca (gramas) e altura (cm). Os dados foram submetidos ao teste e os resultados significativos comparados pelo teste de mdias com 5% de probabilidade, aplicando-se o sistema ASSISTAT Verso 7.5 beta (2008). RESULTADOS E DISCUSSES Foi observada diferena significativa entre os tratamentos apenas para a caracterstica massa fresca, onde a rea de testemunha teve o peso de 452, 2750g sendo esse o menor valor, na rea com esterco de ovinos obteve o maior peso 737, 7500g logo, percebe-se que o tratamento com esterco de ovino apresentou um acrscimo de aproximadamente 60% em relao testemunha. As demais caractersticas avaliadas no diferiram entre si, tendo os valores de 685, 125g e 679, 775g nas reas com cama de avirio e com esterco de coelho respectivamente, no entanto o tratamento com esterco de ovino obteve os melhores resultados mesmo no tendo sido observada nenhuma diferena significativa entre os demais tratamentos (TABELA 1). O nmero de folhas quando comparado com os resultados de GADUM, J. et al. (2007) apresentaram o mesmo comportamento. TABELA 1 - Efeito de diferentes formas de adubao orgnica nas caractersticas avaliadas. UFRA 2009*

*As mdias seguidas pela mesma letra no diferem estatisticamente entre si ao nvel de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. CONCLUSO De modo geral, pelos resultados obtidos nota-se que a utilizao de adubos orgnicos aumentou a produtividade da alface, mesmo no sendo significativo observa-se que o teste com esterco de Ovino obteve os melhores desempenhos diante as caractersticas analisadas.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA FERRUZZI, C. Manual de Lombricultura. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1986. 137p. SMITH, S.R.; HADLEY, P. A comparison of organic and inorganic nitrogen fertilizers: their nitrate-N and ammonium-N release characteristics and effects on the growth response of lettuce (Lactuca sativa L. cv. Fortune). Plant and Soil, v.115, n.1, p. 135-144, 1989. VITRIA, D.; KROLOW, I.; FILHO, L. O.; MORSELLI, T. Resposta do rabanete a diferentes adubaes orgnicas em ambiente protegido. In: I Congresso Brasileiro de Agroecologia, IV Seminrio Internacional sobre Agroecologia, V Seminrio Estadual sobre Agroecologia. Resumos. Porto Alegre, 2003. CD-ROM. GOTO. R.; IOZE, R.N.; CAIZARES, K.A.L.; STRIPARE, P.C. Alface: novas tcnicas melhor qualidade. In: AGRIANUAL 97: Anurio Estatstico Da Agricultura Brasileira. So Paulo. FNP consultoria e comercio 1997. P.76-78. GADUM, J. ; LAURA, V. A. ; GUZELLA, E. ; DORNAS, M. F. . Ensaio de cultivares de alface em Campo Grande MS. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. Horticultura Brasileira. Brasilia, 2007. v. 25. p. s96-s96.

S-ar putea să vă placă și