Sunteți pe pagina 1din 20

PROCESSO DE ELABORAO DA CARTA EDUCATIVA

II Seminrio Internacional de Cartografia e Geodesia

CONTEDO DA APRESENTAO
Introduo O projecto da carta educativa Metodologias de elaborao Alguns resultados

INTRODUO
Os desafios da educao implicam uma abordagem integrada dos problemas, na medida em que:
So multidimensionais; Existe limitaes financeiras para satisfazer na ntegra as necessidades sociais da Educao; H a necessidade de se dispor de um sistema de informao credvel e instrumentos objectivos para facilitar o processo de planeamento e a consulta poltica.
3

INTRODUO (CONT.)
A carta educativa apresenta-se como um instrumento de planeamento de desenvolvimento da rede de estabelecimentos educativos, com vista satisfao da procura social da educao; Ela ainda constitui um instrumento no processo de planificao, atravs da qual se perspectiva a realizao dos objectivos da educao, tais como o aumento das taxas de escolarizao, a regulao dos fluxos de alunos no sistema educativo, a reduo das disparidades regionais, a luta contra a desigualdade no acesso e na promoo e a eficcia na utilizao dos recursos educativos.
4

INTRODUO (CONT.)
Exige a inter-relao entre os diversos nveis de planeamento territorial, quer sejam nacional, regional ou local. Cada nvel deve ser constitudo por diversos intervenientes que participam no processo de elaborao.

O PROJECTO DA CARTA EDUCATIVA


A carta educativa surgiu, assim, pela necessidade de se ter uma viso a mdio e longo prazos da educao em matria de procura social, das ofertas necessrias e no fundo para responder s necessidades futuras de desenvolvimento social e econmico do pas; O contexto de surgimento do projecto de elaborao ainda marcado pela reconfigurao do sistema educativo consagrado na Nova Lei de Bases do Sistema Educativo e perspectivas de alargamento da escolaridade obrigatria para 8 anos.
6

O PROJECTO DA CARTA EDUCATIVA


No final do projecto, perspectivavam-se:
Obter um diagnstico actual do Sector da Educao; Obter um sistema de informao dinmico sobre a rede educativa; Obter um plano de interveno com prioridades bem definidas; Obter uma proposta de reordenamento dos equipamentos educativos em linha com os planos de desenvolvimento existentes (nvel regional e municipal).

METODOLOGIA DE ELABORAO
Em termos de estrutura:
Enquadramento geogrfico da unidade territorial; Diagnstico da educao na unidade territorial; Anlise da evoluo dos indicadores da educao:
Acesso Eficcia interna do sistema e Indicadores de recursos;

Caracterizao da rede da educao na unidade territorial


Identificao dos estabelecimentos de ensino Localizao, seu enquadramento geogrfico e socioeconmico Dinmica em termos de nmero de efectivos Caractersticas dos seus espaos;

Cenrios prospectivos da educao


Previso do nmero de alunos Necessidade de recursos (professores, salas de aula, outros equipamentos educativos). Os custos de interveno

METODOLOGIA DE ELABORAO
Montagem de um sistema de informao Recolha e sistematizao de dados administrativos e integrao com as referncias geogrficas dos estabelecimentos
Alunos Professores Turmas e equipamentos educativos Estado de conservao dos equipamentos educativos

Coordenadas geogrficas dos estabelecimentos

RECURSOS UTILIZADOS
Software open source
SPRING 5.1 GPS Garming 76

10

RECURSOS UTILIZADOS
Equipa interna do MED

11

ALGUNS RESULTADOS
Enquadramento geogrfico das unidades territoriais

12

ALGUNS RESULTADOS
Dinmica demogrfica

Fonte: INE - Censo 1990 e 2000

13

ALGUNS RESULTADOS
Situao socioeconmica

Fonte: INE IDRS 2002

14

ALGUNS RESULTADOS
Indicadores da educao
Acesso

15

ALGUNS RESULTADOS
Indicadores da educao
Eficcia interna

16

ALGUNS RESULTADOS
Redes de estabelecimentos
SCST SD

17

ALGUNS RESULTADOS
Acessibilidade e reas de cobertura dos estabelecimentos educativos

18

CONSTRANGIMENTOS
De entre outros destacam-se: Falta de padronizao de diferentes fontes de base cartogrfica (diviso administrativa); Indisponibilidade de informaes da rede de acesso (estradas e caminhos vicinais); Inexistncia de base cadastral; Dificuldades no acesso aos dados de cartografia e relevo para uma melhor caracterizao do grau de acessibilidade.

19

Muito obrigado pela vossa ateno!

20

S-ar putea să vă placă și