Sunteți pe pagina 1din 77

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. Alterada pelas Leis n 6.797, de 8 de janeiro de 2007; n 6.816, de 12 de julho de 2007; n 6.921, de 14 de janeiro de 2008; n 6.996, de 11 de novembro de 2008; n 7.004, de 12 dezembro de 2008, n 7.010, de 17 de dezembro de 2008; n 7.210, de 22 de dezembro de 2010 e n 7.270, de 16 de agosto de 2011.
NOTA: A Lei n 7.010, de 17 de dezembro de 2008, promoveu alteraes no anexo II desta Lei. A Lei n 6.900, de 19 de dezembro de 2007 acrescentou o Anexo IV e a Lei n 6.876, de 17 de outubro de 2007 acrescentou os Anexos VI e VII esta Lei. A Lei n 6.816, de 12 de julho de 2007 promoveu alterao nos Anexos II e VII desta Lei.

INSTITUI O NOVO CDIGO DE ORGANIZAO JUDICIRIA DO ESTADO DE ALAGOAS, E D OUTRAS PROVIDNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS Fao saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 Este Cdigo estabelece a Organizao e a Diviso Judicirias do Estado de Alagoas, compreendendo: I a constituio, a estrutura, as atribuies e as competncias do Tribunal de Justia e dos demais rgos de prestao jurisdicional; II a estrutura, as atribuies e as competncias dos rgos de direo e fiscalizao do Tribunal de Justia; III a organizao e a disciplina da Carreira da Magistratura; IV a organizao, a classificao, a disciplina e as atribuies dos Servios Auxiliares da Justia. Art. 2 A Justia do Estado instituda para assegurar a defesa social e tutelar e restaurar as relaes jurdicas na esfera da sua competncia. Art. 3 O Poder Judicirio, na guarda e na aplicao da Constituio da Repblica, da Constituio Estadual e das leis, s intervir em concreto e mediante provocao do interessado, salvo quando a lei expressamente determine procedimento de ofcio.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 4 Os rgos jurisdicionais de que trata este Cdigo tm competncia exclusiva para conhecer de todas as espcies jurdicas, sobre elas decidindo, ressalvadas as limitaes constitucionais e legais. Art. 5 Os membros do Poder Judicirio, para efeito de garantia do cumprimento das ordens que expedirem e das decises que proferirem, podero promover o concurso da fora pblica, mediante requisio formalizada perante as autoridades competentes, que devero prontamente determin-lo, sob pena de responsabilidade, sendo-lhe vedado o exerccio de qualquer juzo de valor quanto oportunidade e convenincia da medida. LIVRO I DA ORGANIZAO JUDICIRIA TTULO I DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO Art. 6 So rgos do Poder Judicirio no Estado de Alagoas: I Tribunal de Justia; II Juzes de Direito, Juzes Auxiliares e Juzes Substitutos; III Tribunal do Jri; IV Conselhos da Justia Militar Estadual; V Turmas Recursais; VI Juizados Especiais Cveis e Criminais; VII Juzes de Paz; VIII Turma de Uniformizao do Sistema dos Juizados Especiais. (Redao acrescentada pela Lei n 7.720, de 16.08.2011.) Art. 7 So ainda rgos integrantes da estrutura do Poder Judicirio: I Conselho Estadual da Magistratura; II Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas - ESMAL.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

TTULO II DO TRIBUNAL DE JUSTIA CAPTULO I DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 8 O Tribunal de Justia do Estado de Alagoas tem a seguinte estrutura organizacional bsica: I rgos Jurisdicionais: a) Tribunal Pleno; b) Seo Especializada Cvel; c) Primeira Cmara Cvel; d) Segunda Cmara Cvel; e) Terceira Cmara Cvel; e (Redao dada pela Lei n 7.004, de 12.12.2008.)
REDAO ORIGINAL: e) Cmara Criminal.

f) Cmara Criminal. (Redao acrescentada pela Lei n 7.004, de 12.12.2008.) II rgos de Direo: a) Presidncia; b) Vice-Presidncia; c) Corregedoria-Geral da Justia. III rgos de Apoio Operacional do Tribunal de Justia: a) Direo Geral; b) Secretaria Geral do Tribunal de Justia; c) Secretaria Especial da Presidncia do Tribunal de Justia. IV rgos de Apoio Operacional da Corregedoria-Geral da Justia: a) Secretaria Geral; b) Chefia de Gabinete da Corregedoria-Geral da Justia. c) Ouvidoria do Poder Judicirio

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

CAPTULO II DA COMPOSIO Art. 9 Art. 9 O Tribunal de Justia do Estado de Alagoas, rgo superior do Poder Judicirio, com sede na Capital e jurisdio continente de todo o territrio estadual, compese de quinze Desembargadores, providos na conformidade do que especificamente dispem a Constituio e a Lei de Regncia da Magistratura Nacional, observado o critrio, a saber: (Redao dada pela Lei n 6.996, de 11.11.2008.)
REDAO ORIGINAL: Art.9 O Tribunal de Justia do Estado de Alagoas, rgo superior do Poder Judicirio, com sede na Capital e jurisdio continente de todo o territrio estadual, compe-se de onze Desembargadores, providos na conformidade do que especificamente dispem a Constituio e a lei de regncia da Magistratura Nacional, observado o critrio a saber:

I quatro quintos (4/5) mediante acesso de Juzes da entrncia mais elevada, por antigidade ou merecimento, alternadamente; II um quinto (1/5) atravs de nomeao de membros do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira e de Advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. Art. 10. Os Desembargadores, uma vez empossados, gozaro da garantia da vitaliciedade, pelo que no podero perder os respectivos cargos, salvo nas hipteses e nas condies especificamente estabelecidas na Constituio e na lei. Art. 11. Apenas mediante proposio do prprio Tribunal de Justia poder ser alterado o nmero dos seus membros. Art. 12. O aumento do nmero de membros do Tribunal condicionado ao preenchimento das condies para tanto estabelecidas pela legislao federal, especialmente a Lei Orgnica da Magistratura Nacional. Art. 13. Na hiptese de elevao do nmero de membros do Tribunal de Justia, ou ainda de vacncia dos cargos existentes, dar-se- o provimento, caso existentes Desembargadores em disponibilidade, mediante aproveitamento, ressalvado impedimento legal. Art. 14. Havendo mais de um concorrente mesma vaga, dar-se- preferncia quele que h mais tempo se encontre em disponibilidade. Persistindo o impasse, ser aproveitado o de mais antigo provimento no cargo de Desembargador.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

CAPTULO III DOS RGOS JURISDICIONAIS Art. 15. Comporo o Tribunal Pleno todos os Membros do Tribunal de Justia. Art. 16. As Cmaras Isoladas Cveis sero individualmente compostas por trs Desembargadores, e a Cmara Criminal por quatro Desembargadores, todos devidamente escolhidos e designados pelo Tribunal Pleno. (Redao dada pela Lei n 7.004, de 12.12.2008.)
REDAO ORIGINAL: Art. 16. As Cmaras Isoladas sero individualmente compostas por trs Desembargadores, devidamente escolhidos e designados pelo Tribunal Pleno.

Art. 17. A Seo Especializada Cvel ser constituda pelos Membros das Cmaras Isoladas Cveis. Art. 18. A Presidncia de cada Cmara Isolada ser exercida por um dos seus membros, eleito por seus pares, com mandato de dois anos. Art. 19. A Seo Especializada Cvel ser presidida pelo Vice-Presidente do Tribunal de Justia, salvo se for ele integrante da Cmara Criminal, hiptese em que a presidncia da Seo incumbir quele que, dela componente, for eleito pelos seus pares, para mandato de dois anos. Art. 20. O Regimento Interno do Tribunal de Justia, respeitado o que disciplinam a Constituio, a legislao federal e este Cdigo, dispor: I sobre a organizao e a competncia do Tribunal Pleno, da Seo Especializada Cvel e das Cmaras Isoladas Cveis e Criminal; II sobre as atribuies dos Desembargadores Presidentes da Cmara Especializada Cvel e das Cmaras Isoladas Cveis e Criminal; III sobre as atribuies dos Desembargadores Relatores e Revisores; IV sobre as normas complementares para processo e julgamento dos feitos e recursos da competncia originria do Tribunal Pleno, da Cmara Especializada Cvel e das Cmaras Isoladas Cveis e Criminal. Art. 21. Sero distribudos aos Desembargadores integrantes da Cmara Criminal os processos de mandado de segurana, quando a autoridade apontada como coatora for Juiz de Direito ou Juiz Substituto em Vara Criminal, os habeas corpus, os desaforamentos, os conflitos de competncia entre Juzes Criminais, as aes penais originrias, os embargos infringentes em matria criminal e as revises criminais.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 22. O Presidente da Seo Especializada Cvel no funcionar como Relator ou revisor nos processo de competncia do referido rgo, cabendo-lhe, apenas, o voto de desempate. Art. 23. Haver reviso nos processos relativos a aes rescisrias, a aes penais originrias e a revises criminais. Pargrafo nico. Ser Revisor o Desembargador imediatamente menos antigo quele a quem couber a Relatoria, salvo quando Relator o Desembargador mais moderno, hiptese em que a reviso cumprir ao Desembargador mais antigo. Art. 24. Sero suspensos os julgamentos a cargo das Cmaras Cveis Isoladas, bem assim da Seo Especializada Cvel, quando acolhida, pelo colegiado, argio de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico, at manifestao pelo Tribunal Pleno. Art. 25. Suspender-se-o, ainda, os julgamentos a cargo das Cmaras Isoladas Cveis, quando sendo requerido que se pronuncie a Seo Especializada Cvel, previamente, acerca de interpretao do direito, reconhea a Cmara a divergncia suscitada. Art. 26. Ocorrendo qualquer das hipteses previstas nos artigos 24 e 25, lavrar-se- o acrdo, remetendo-se os autos, em seguida, ao Tribunal Pleno ou Seo Especializada Cvel, conforme o caso, para fins do necessrio julgamento, independentemente de nova distribuio do feito. CAPTULO IV DOS RGOS DE DIREO Art. 27. A direo do Tribunal de Justia incumbe ao Presidente, ao Vice-Presidente e ao Corregedor-Geral da Justia. 1 O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral sero eleitos por seus pares, pela maioria dos membros efetivos do Tribunal de Justia, mediante votao secreta, dentre os desembargadores mais antigos e desimpedidos, com mandato por dois anos, proibida a reeleio. 2 No figuraro entre os elegveis os Desembargadores que j tenham exercido, por quatro anos, quaisquer dos cargos referidos neste artigo, at que se esgotem todos os nomes, na ordem de antigidade. 3 obrigatria a aceitao de cargo diretivo, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleio.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 28. O Presidente do Tribunal de Justia o Chefe do Poder Judicirio, pelo que lhe incumbe, genericamente, represent-lo, inclusive no que concerne ao seu relacionamento com os demais Poderes, bem assim superintender todos servios da Justia, velando por seu regular funcionamento e pela exao das autoridades judicirias, ficando ainda a seu cargo a direo de todos os trabalhos do Tribunal e a Presidncia da sua Corte Plenria. Art. 29. O Vice-Presidente substituir o Presidente em suas ausncias e impedimentos eventuais, sucedendo-o na hiptese de vaga. Art. 30. O Corregedor-Geral da Justia exercer a superintendncia de todas as atividades de orientao tcnica e de fiscalizao e superviso, inclusive disciplinar, dos servios forenses. Pargrafo nico. Em suas faltas, ausncias eventuais e impedimentos ser o Corregedor-Geral da Justia substitudo pelo Desembargador que o seguir em antigidade. Art. 31. A eleio do Presidente e do Vice-Presidente do Tribunal de Justia, bem assim do Corregedor-Geral da Justia, dar-se-, simultaneamente, na ltima sesso ordinria do derradeiro ano de cada mandato, ocorrendo a posse dos eleitos no primeiro dia til do ms de fevereiro do ano subseqente quele em que ocorrer o pleito. Art. 32. Impedidos ou ausentes o Presidente e o Vice-Presidente, o exerccio da Presidncia cumprir ao Desembargador mais antigo. Estando este tambm impedido ou ausente, incumbir o desempenho ao que o seguir na antigidade e assim sucessivamente. Art. 33. Ocorrendo a vacncia, durante o binio, dos cargos de Presidente e VicePresidente, far-se- eleio dentro do prazo de dez dias, a contar da data da abertura de cada vaga, salvo ocorra esta quando faltar menos de seis meses para o fim do mandato, hiptese em que o Vice-Presidente assumir automaticamente a Presidncia, ou ser chamado o Desembargador mais antigo, no caso de vacncia em ambos os cargos. CAPTULO V DO FUNCIONAMENTO Art. 34. Os rgos judicantes do Tribunal de Justia funcionaro, ordinria ou extraordinariamente: I o Plenrio com a presena de pelo menos a maioria simples de seus membros, desimpedidos, inclusive o Presidente, ressalvadas as hipteses previstas na Constituio da Repblica. II a Seo Especializada Cvel com a presena mnima de cinco dos seus componentes, devidamente desimpedidos;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

III as Cmaras Isoladas com a presena dos seus respectivos integrantes, todos desimpedidos. Pargrafo nico. Sero considerados, para efeito da completao do qurum, os magistrados convocados para fins de substituio. Art. 35. As atividades anuais do Tribunal de Justia sero desenvolvidas nos perodos que se estendem dos dias 1 de fevereiro a 22 de junho, inclusive, e 1 de agosto a 19 de dezembro, inclusive. Art. 36. So feriados: I os dias da Semana Santa, compreendidos desde a quarta-feira at o domingo de Pscoa; II os dias 11 de agosto e 8 de dezembro; III os dias de Carnaval, compreendidos entre a segunda-feira at a quarta-feira de cinzas; IV os demais dias assim declarados por lei federal, estadual ou municipal. Pargrafo nico. No podero, nesses dias, ser praticados atos forenses, exceto na conformidade do disposto no 2 do art. 172 do Cdigo de Processo Civil e no art. 797 do Cdigo de Processo Penal. Art. 37. So feriados forenses dos dias 23 de junho a 1 de julho e 20 a 31 de dezembro. Art. 38. Ressalvados os dias que a lei federal, estadual, municipal ou este Cdigo declarem feriados ou recessos forenses, a suspenso das atividades dos rgos do Poder Judicirio, em qualquer hiptese, fica condicionada a ato expresso do Presidente do Tribunal de Justia. Pargrafo nico. Aplica-se a regra deste artigo, inclusive, na hiptese de decretao de ponto facultativo, por ato de autoridade administrativa federal, estadual ou municipal. CAPTULO VI DAS ATRIBUIES DOS RGOS DIRETIVOS SUPERIORES Seo I Da Presidncia do Tribunal de Justia Art. 39. Compete ao Presidente do Tribunal de Justia:

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

I superintender, na qualidade de Chefe do Poder Judicirio do Estado, todo o servio da Justia, velando pelo regular funcionamento dos seus rgos; II dirigir os trabalhos do Tribunal de Justia e presidir as sesses do Tribunal Pleno e do Conselho Estadual da Magistratura; III funcionar como relator, nos agravos regimentais contra seus prprios atos, nas excees de suspeio de Desembargador e do Procurador-Geral da Justia, nos conflitos de competncia entre Cmaras e nos processos de incapacidade, remoo compulsria e disponibilidade de Magistrados; IV conceder, ressalvada a competncia do Tribunal Pleno, licenas e frias aos membros da Magistratura; V conhecer e decidir quanto concesso de vantagens pecunirias aos Magistrados e Servidores da Justia; VI deferir frias e licenas aos funcionrios do Tribunal de Justia, observada, no primeiro caso, a escala pertinente ao ano de fruio; VII representar o Tribunal de Justia nas suas relaes com os demais Poderes; VIII apresentar, anualmente, por ocasio da abertura dos trabalhos do Tribunal de Justia, relatrio das atividades do Poder Judicirio, durante o perodo imediatamente anterior, expondo as condies da Administrao, suas necessidades e problemas porventura existentes quanto regular distribuio da Justia; IX ordenar pagamentos decorrentes de precatrios, observada, em sendo o caso, a ordem de apresentao, consultadas as disponibilidades das dotaes oramentrias e crditos consignados ao Poder Judicirio; X convocar Juzes de Direito da Comarca da Capital, sorteados pelo Tribunal Pleno, para completar o quorum de julgamento, quando, por suspeio ou impedimento dos integrantes do Tribunal, no for possvel a substituio de um membro do Tribunal por outro; XI dar posse aos Desembargadores e expedir os atos de nomeao daqueles egressos da Carreira da Magistratura; XII nomear e dar posse aos Magistrados de primeiro grau e expedir os atos de aposentao dos membros da Magistratura em geral; XIII manter a ordem nas sesses do Tribunal Pleno, ordenando, em sendo o caso, que se retirem quantos porventura se achem a perturbar o desenvolvimento dos trabalhos;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

XIV dar conhecimento, ao Chefe do Ministrio Pblico, de possveis retardamentos, por membros daquela instituio, quanto restituio de autos por eles retirados; XV determinar a coleta de provas para fins de verificao da prtica de crime comum, ou de responsabilidade, cujo julgamento couber ao Tribunal; XVI nomear, exonerar, demitir e aposentar Servidores da Justia, bem assim dar posse aos funcionrios do Tribunal de Justia; XVII expedir os atos convocatrios de concursos pblicos para ingresso na Magistratura e para provimento de cargos da estrutura do Tribunal de Justia, observadas instrues especficas baixadas pelo Tribunal Pleno; XVIII requisitar os recursos financeiros destinados ao Poder Judicirio, superintendendo-lhes a devida aplicao; XIX promover a publicao de editais convocatrios com vistas investidura, em cargo de Desembargador, de egressos da Carreira do Ministrio Pblico e da Classe dos Advogados; XX proceder distribuio dos feitos da competncia do Tribunal Pleno, de suas Cmaras Isoladas, da Seo Especializada Cvel e do Conselho da Magistratura; XXI proferir voto de qualidade, quando ocorrer empate e a soluo no estiver de outro modo regulada; XXII providenciar a elaborao anual das listas de antigidade dos membros da Magistratura; XXIII decidir quanto a pedidos de provimento provisrio em mandados de segurana, determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso, bem assim adotar outras medidas que reclamem urgncia, durante os dias em que no houver expediente forense; XXIV ordenar a suspenso da eficcia de medidas liminares, bem como de sentenas concessivas de segurana, nos casos e nas condies previstos na legislao federal; XXV designar o Magistrado que, nas Comarcas em que existente mais de uma Vara, dever, a cada ano, exercer as atribuies de Diretor do Foro, observado o rodzio e admitida a reconduo, uma nica vez; XXVI fazer publicar, mensalmente, os dados estatsticos expressivos do desempenho do Tribunal, referentemente ao ms imediatamente anterior;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

XXVII determinar a suspenso dos servios judicirios, ou ainda o antecipado encerramento do expediente forense, quando motivo relevante o justifique; XXVIII votar nos julgamentos de matrias constitucionais; XXIX presidir o Conselho Estadual da Magistratura; XXX decretar a desero de recursos, nos casos de no oportuno preparo; XXXI homologar desistncias, quando manifestadas antes da distribuio do feito; XXXII exercer o juzo de admissibilidade quanto aos Recursos Especiais e Extraordinrios interpostos contra julgados do Tribunal; XXXIII presidir o processamento de Recursos Ordinrios Constitucionais, promovendo-lhes, afinal, o encaminhamento ao Tribunal de destino; XXXIV designar Relator, para fins de lavratura de acrdo, quando vencido o Desembargador que haja relatado o feito, ou tenha este deixado o Tribunal sem hav-lo lavrado; XXXV dirigir a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas ESMAL, ou designar, ouvido o Plenrio, o Desembargador, ativo ou inativo, que haver de faz-lo; XXXVI processar e julgar pedidos de concesso de justia gratuita, antes da distribuio do feito ou aps ultimadas as atividades do Relator; XXXVII delegar, ao Vice-Presidente do Tribunal de Justia, atribuies de carter administrativo previstas neste artigo; XXXVIII autorizar a instaurao de procedimentos licitatrios ou reconhecer-lhes a dispensabilidade ou inexegibilidade, autorizando, em sendo o caso, a aquisio ou contratao direta; XXXIX exercer outras atribuies que lhe sejam cometidas por disposio constitucional, legal, regulamentar ou regimental. Pargrafo nico. O Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Tribunal Pleno, poder convocar at quatro (04) magistrados, preferentemente de terceira entrncia, para auxili-lo no desempenho das atribuies a ele cometidas.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Seo II Da Vice-Presidncia do Tribunal de Justia Art. 40. Compete ao Vice-Presidente: I colaborar com o Presidente, quanto ao desempenho das atividades de sua competncia, bem assim substitu-lo em suas faltas, ausncias e impedimentos; II integrar, como membro nato, o Conselho Estadual da Magistratura; III presidir os concursos pblicos para ingresso na Magistratura; IV presidir a Seo Especializada Cvel, salvo se for ele integrante da Cmara Criminal; V executar tarefas administrativas especialmente delegadas pelo Presidente do Tribunal de Justia; VI exercer outras atribuies que lhe cometam a lei e o Regimento Interno; VII apreciar e decidir sobre pedido de livramento condicional e incidentes em processos de indulto, anistia ou graa, de apenados que detenham a prerrogativa do julgamento pelo Tribunal de Justia; VIII proferir, por delegao do Presidente, despacho em Recursos Especiais e Extraordinrios, decidindo sobre a sua admissibilidade, e ainda processar o respectivo agravo de instrumento quando ele for inadmitido. Seo III Do Corregedor-Geral da Justia Art. 41. Compete ao Corregedor-Geral da Justia dirigir, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades da Corregedoria-Geral da Justia, rgo de orientao, fiscalizao e disciplina das atividades jurisdicionais e auxiliares da justia, com jurisdio abrangente de todo o territrio estadual. Art. 42. Incumbe, ainda, ao Corregedor-Geral da Justia: I promover inspees e correies permanentes dos servios judicirios; II compor, como membro nato, o Conselho Estadual da Magistratura; III fazer instaurar sindicncias administrativas com vistas apurao da responsabilidade de Magistrados, bem assim sindicncias e processos administrativos disciplinares destinados apurao de faltas atribudas a Serventurios da Justia e a funcionrios da estrutura da Corregedoria-Geral da Justia;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

IV proceder a correies peridicas gerais; V promover correies gerais ou parciais extraordinrias, bem como inspees correicionais em Comarcas, Varas, Termos e Distritos, por deliberao prpria, do Tribunal de Justia ou de seus rgos jurisdicionais seccionais, ou ainda do Conselho Estadual da Magistratura, quando constar a prtica de abusos que prejudiquem a distribuio da justia; VI proceder, por determinao do Tribunal, ou de seus rgos jurisdicionais seccionais, a correies extraordinrias em estabelecimentos prisionais, sempre que, em processo de habeas corpus, houver indcios veementes de ocultao ou remoo de detentos, ao objetivo de descumprir ordem judicial ou dificultar a sua execuo; VII receber e processar as reclamaes contra Juzes, funcionando como Relator no correspondente julgamento pelo Conselho Estadual da Magistratura; VIII receber e processar as reclamaes contra Serventurios da Justia, sobre elas afinal decidindo e aplicando as penalidades disciplinares pertinentes; IX apreciar os recursos das decises dos Juzes de Direito que aplicarem penas em procedimento instaurado contra Serventurios da Justia, bem como receber e processar as reclamaes contra Serventurios da Justia, julgando-as e aplicando as penalidades disciplinares pertinentes, quando competente, ou relatando-as para julgamento pelo Conselho Estadual da Magistratura; X delegar, a Juiz de Direito, quando estiver impedido de comparecer, poderes para proceder correio que no versar sobre ato de Juiz de Direito de Comarca ou Vara; XI instaurar, de ofcio ou mediante representao de qualquer autoridade judiciria, ou de membro do Ministrio Pblico, inqurito administrativo para apurao de falta grave ou invalidez de Serventurio da Justia, de cujas concluses far relatrio ao Conselho Estadual da Magistratura; XII verificar, determinando as providncias que julgar convenientes para a imediata cessao das irregularidades que encontrar: a) se os ttulos de nomeao de Juzes e Servidores da Justia revestem-se das formalidades legais cabveis; b) se praticou, Juiz de Direito, falta de qualquer natureza no desempenho das funes a ele pertinentes; c) se os Serventurios da Justia observam o Regimento de Custas, se servem com presteza e urbanidade s partes, ou se retardam, indevidamente, atos de ofcio, bem como se tm todos os livros ordenados na forma da lei e se cumprem os seus deveres funcionais com devida exao;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

d) se consta a prtica de erros ou abusos que devem ser emendados, evitados ou punidos, no interesse da defesa do prestgio da justia; e) se todos os atos relativos a posse, concesso de frias, licenas e conseqentes substituies dos Serventurios da Justia so regulares; f) se os autos cveis ou criminais findos ou pendentes apresentam erros, irregularidades ou omisses, promovendo o necessrio suprimento, se possvel; g) se as contas esto calculadas corretamente, ordenando a restituio das custas cobradas indevida ou excessivamente; XIII adotar, de ofcio ou a requerimento, as providncias que entender cabveis, quando caracterizado o retardamento na tramitao de processos; XIV supervisionar os cartrios quanto organizao do arquivo, s condies de higiene e ordem dos trabalhos, dando aos Serventurios da Justia as instrues que se mostrarem convenientes; XV verificar se os oficiais competentes criam dificuldades aos nubentes, impondolhes exigncias desconformes com a lei; XVI rever as contas de tutores e curadores; XVII assinar prazo, sob pena desde logo especificada, para o fim de que: a) seja dado tutor ou curador a menores ou interditos; b) sejam removidos tutores e curadores inidneos ou ilegalmente nomeados, ou que no tiverem hipoteca legalmente inscrita; c) sejam iniciados os inventrios injustificadamente ainda no instaurados ou reativados os que estiverem com seus cursos indevidamente cessados. XVIII averiguar e providenciar: a) sobre o que se relaciona com os direitos de menores abandonados ou rfos, inclusive aqueles abrigados em creches ou instituies similares, determinando, em sendo o caso, a agilizao das providncias indispensveis a regularizar-lhes as situaes, de modo a que se lhes faa possvel sejam recebidos em adoo; b) sobre a regularidade e presteza das medidas e procedimentos protetivos da competncia dos Juzos da Infncia e da Juventude, bem como quanto gil e adequada conduo dos processos de adoo, inclusive por estrangeiros;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

c) sobre a arrecadao de impostos devidos em autos, livros ou papis submetidos correio; d) sobre a arrecadao e inventrio de bens de ausentes e de heranas jacentes; XIX impor penas disciplinares; XX designar por escala semanal, que dever ser publicada no Dirio Oficial, os Juzes de Direito, da Comarca da Capital, que, nos dias feriados ou naqueles, em que no houver expediente no foro, conhecero dos pedidos de habeas corpus, das representaes de priso preventiva e das comunicaes de flagrante delito; XXI expor, perante o Conselho Estadual da Magistratura, os relatrios anuais remetidos pelos Juzes e mandar organizar as estatsticas respectivas; XXII baixar instrues para a realizao dos concursos pblicos para provimento de cargos de Serventurios da Justia, bem como instaurar processos de abandono de cargo; XXIII pronunciar-se sobre pedidos de remoo ou promoo de titulares de ofcios de Justia; XXIV executar diligncias complementares no caso de priso em flagrante de autoridade judiciria; XXV funcionar como instrutor nos processos de disponibilidade e de remoo compulsria de Juzes; XXVI baixar instrues com vistas redistribuio de processo, livros ou papis cartorrios, quando necessrias; XXVII exercer outras atribuies que lhe sejam cometidas pela lei ou pelos Regimentos Internos do Tribunal de Justia e da Corregedoria-Geral da Justia. Art. 43. O Corregedor-Geral da Justia, em suas atividades ordinrias, sindicantes e correicionais, poder ser auxiliado, ouvido o Plenrio, por at quatro Magistrados, preferentemente de terceira entrncia. Seo IV Das Correies Art. 44. Todos os servios da Justia Estadual sujeitam-se a correies preventivas e corretivas, procedidas pelo Juiz da Comarca, pelo Corregedor-Geral da Justia ou por Juiz de Direito por este especialmente designado.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Pargrafo nico. Competir aos Juzes Auxiliares da Corregedoria-Geral, mediante delegao e sob orientao do Corregedor-Geral da Justia, proceder correies em qualquer Comarca ou Vara, bem como promover a apurao, em processo administrativo disciplinar, de responsabilidade de serventurios e funcionrios da Justia, alm da execuo de outras atividades que lhes forem especialmente atribudas pelo Corregedor-Geral. Art. 45. As correies podem ser: I permanentes; II ordinrias; III extraordinrias. Art. 46. As correies ordinrias podero ser realizadas por qualquer Juiz, mediante delegao e sob direta orientao do Corregedor-Geral. 1 Poder o Corregedor, igualmente, cometer a Juzes a incumbncia de correio extraordinria, que podem ser gerais ou parciais, ou para a apurao de responsabilidade de serventurios e funcionrios de Justia, em inqurito administrativo. 2 Quando no for possvel ou conveniente atribuir a delegao ao Juiz da prpria Comarca, dever a escolha recair em Juiz de Comarca prxima, preferentemente de entrncia igual ou superior daquele. Art. 47. O Juiz designado para efetuar correio anotar todas as faltas necessrias e apresentar relatrio dos seus trabalhos ao Corregedor-Geral, que baixar os provimentos necessrios correio. Art. 48. Os juzes so obrigados a proceder correio permanente em suas Comarcas ou Varas, prestando informaes Corregedoria Geral de Justia. Art. 49. Tendo conhecimento de abusos ou irregularidades cometidas por funcionrios da Secretaria do Tribunal de Justia, membros ou funcionrios do Ministrio Pblico ou da Polcia Judiciria, o Corregedor far as comunicaes necessrias ao presidente do Tribunal ou ao Procurador-Geral de Justia e Secretaria a que estiver vinculada a polcia judiciria. Art. 50. Durante a correio o Corregedor receber as reclamaes e queixas escritas ou verbais que lhes forem apresentadas por auxiliares da Justia ou qualquer outra pessoa, reduzindo a termo as que forem formuladas verbalmente.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 51. Durante as correies os Juzes, funcionrios e auxiliares da Justia sero obrigados a prestar todas as informaes que lhes forem requisitadas verbalmente, ou por escrito, sob pena de desobedincia. Pargrafo nico. Para a prestao de tais informaes o Corregedor, ou Juiz designado, fixar prazo razovel. Art. 52. Devem ser apresentados correio: I todos os livros que os funcionrios e auxiliares da Justia so obrigados a ter, por exigncia da lei ou regulamento; II todos os processos em tramitao no respectivo juzo. Art. 53. Entendendo o Corregedor-Geral da Justia que a Comarca ou Vara encontra-se com seus servios atrasados, submeter ao Plenrio do Tribunal de Justia a ocorrncia do atraso nos servios forenses, podendo, em casos especiais, ser declarada qualquer Comarca ou Vara em regime de exceo, prorrogando-se prazos pelo tempo que entender-se conveniente e designando-se, se necessrio, um ou mais Juzes Substitutos para exercerem, cumulativamente com o titular, a jurisdio da Comarca ou Vara. Art. 54. Haver, na Corregedoria-Geral da Justia, livro prprio para registro de queixas de qualquer do povo por abusos, erros ou omisses das autoridades judicirias, seus auxiliares, serventurios e funcionrios da Justia. Art. 55. A lei dispor sobre a estrutura organizacional da Corregedoria-Geral da Justia. Art. 56. O Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justia, aprovado pelo Tribunal Pleno, detalhar as atribuies do Corregedor-Geral da Justia, bem assim de todos os rgos dela integrantes, observados, quanto ao processo de sindicncia contra Magistrados, os seguintes procedimentos: 1 Salvo os casos de impropriedade ou excesso de linguagem, o magistrado no pode ser punido ou prejudicado pelas opinies que manifestar ou pelo teor das decises que proferir. 2 A atividade correcional exercida com o resguardo devido dignidade e independncia do Magistrado, sendo penas disciplinares: I advertncia; II censura;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

III remoo compulsria; IV disponibilidade com subsdios proporcionais ao tempo de servio; V aposentadoria compulsria, com subsdios proporcionais ao tempo de servio; VI demisso, esta somente aplicvel aos juizes substitutos, em estgio probatrio. 3 A pena de advertncia aplicar-se- reservadamente, por escrito, no caso de negligncia no cumprimento dos deveres do cargo. 4 A pena de censura aplicar-se- em reiterada pena de advertncia, ou no do procedimento incorreto, se a infrao no justificar punio mais grave. 5 As penas previstas nos incisos I e II do 2 so de competncia do CorregedorGeral da Justia. Art. 57. O Regimento Interno do Tribunal de Justia estabelecer o procedimento para a apurao de faltas punveis com remoo compulsria, disponibilidade com subsdios proporcionais ao tempo de servio, aposentadoria compulsria, com subsdios proporcionais ao tempo de servio e demisso, esta somente aplicvel aos juizes substitutos, em estgio probatrio. Art. 58. A ao disciplinar prescrever: I em 05 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade; II em 03 (trs) anos, quanto suspenso; III em 02 (dois) anos, quanto censura; IV em 01 (ano), quanto advertncia. Pargrafo nico. A abertura de procedimento administrativo interrompe a prescrio. Art. 59. Qualquer pessoa poder representar, por escrito, ao Corregedor-Geral da Justia, abuso, erro ou omisses de Juiz de Direito Titular, Auxiliar ou Substituto, devendo ser instaurado o competente procedimento administrativo, onde facultada a ampla defesa. 1 Sendo a denncia verbal, ser reduzida a termo, subscrita pelo denunciante ou por duas testemunhas, caso no possa ou no saiba assinar, vedado o anonimato.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

2 A reclamao ou denncia ser liminarmente arquivada se manifestamente improcedente, em deciso fundamentada. 3 Para a apurao dos fatos denunciados, ser expedida Portaria, que ser devidamente autuada, acompanhada de documentos, se houver, intimando-se o Juiz representado para apresentar defesa no prazo de dez dias, oportunidade em que poder arrolar at 03 (trs) testemunhas. 4 No curso do procedimento administrativo, a autoridade processante poder determinar a realizao de qualquer diligncia, de ofcio ou a requerimento da parte interessada. 5 Salvo os casos de remoo, disponibilidade, aposentadoria compulsria e demisso, cancelar-se- a pena disciplinar dos assentamentos do faltoso, se este no vier a incorrer em nova falta, dentro de 05 anos, contados da imposio. 6 Caber recurso para o Conselho Superior da Magistratura quanto s penalidades aplicadas aos Juzes de Direito e aos Serventurios de Justia, pelo Corregedor Geral da Justia. CAPTULO VII Seo I Das Atribuies dos rgos de Apoio Operacional do Poder Judicirio Subseo I Da Direo Geral do Tribunal de Justia Art. 60. Cumpre Direo Geral do Tribunal de Justia, rgo de apoio operacional, diretamente vinculado presidncia, exercer a direo, a coordenao, a superviso e a fiscalizao dos servios de apoio administrativo, observado o que dispuser o regimento interno e ainda respeitadas as diretrizes estabelecidas pelo presidente do Tribunal de Justia e as deliberaes do Tribunal Pleno. 1 Ficam subordinadas Direo-Geral do Tribunal de Justia, todas as Diretorias Adjuntas de Apoio Administrativo, bem como as Coordenadorias e Programas do Poder Judicirio, com exceo das relativas atividade jurisdicional e s atividades Poltico-Sociais do Presidente do Tribunal de Justia. 2 O Diretor-Geral, em suas faltas, ausncias ocasionais e impedimentos, ser substitudo pelo Subdiretor-Geral ou por quem for designado pelo Presidente do Tribunal de Justia.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Subseo II Da Secretaria-Geral do Tribunal de Justia Art. 61. Cumpre Secretaria-Geral do Tribunal de Justia, rgo de apoio operacional, diretamente vinculado presidncia, exercer a direo, a coordenao, a superviso e a fiscalizao dos servios de apoio judicirio, observando o que dispuser o regimento interno e ainda respeitadas as diretrizes estabelecidas pelo Presidente do Tribunal de Justia e as deliberaes do Tribunal Pleno. 1 Ficam subordinadas Secretaria-Geral do Tribunal de Justia as Diretorias Adjuntas de Assuntos Judicirios, as Secretarias de Cmaras, inclusive, a da Seo Especializada, alm dos setores afins quelas vinculadas. 2 O Secretrio-Geral, em suas faltas, ausncias ocasionais e impedimentos, ser substitudo pelo Subdiretor-Geral ou por quem for designado pelo Presidente do Tribunal de Justia. Subseo III Da Secretaria Especial da Presidncia do Tribunal de Justia Art. 62. Cumpre Secretaria Especial da Presidncia do Tribunal de Justia, rgo de apoio operacional diretamente vinculado Presidncia, exercer a direo, a coordenao, a superviso e a fiscalizao dos servios de apoio Poltico-Social do Chefe do Poder Judicirio e do Vice-Presidente do Tribunal de Justia, observado o que dispuser o Regimento Interno e ainda respeitadas as diretrizes estabelecidas pelo Presidente do Tribunal de Justia e as deliberaes do Tribunal Pleno. 1 Ficam subordinados Secretaria Especial da Presidncia do Tribunal de Justia a Chefia de Gabinete, a Diretoria de Comunicao Social, a Assessoria do Cerimonial, e todos os setores afins queles vinculados. 2 O Secretrio Especial da Presidncia, em suas faltas, ausncias ocasionais e impedimentos, ser substitudo pelo Chefe de Gabinete, ou por quem for designado pelo Presidente do Tribunal de Justia. Subseo IV Do Provimento dos Cargos de Apoio Operacional do Tribunal de Justia Art. 63. Os cargos de Diretor-Geral, Secretrio-Geral e Secretrio da Presidncia, de provimento em comisso, so privativos de bacharis em direito, cabendo as nomeaes ao Presidente do Tribunal de Justia.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Seo II Das Atribuies dos rgos de Apoio Operacional da Corregedoria-Geral da Justia Subseo I Da Secretaria-Geral da Corregedoria-Geral da Justia Art. 64. Cumpre Secretaria-Geral da Corregedoria-Geral da Justia, rgo de apoio operacional, diretamente vinculado Corregedoria, exercer a direo, a coordenao, a superviso e a fiscalizao dos servios de apoio judicirio e administrativo, observado o disposto nesta lei, no regimento interno e ainda respeitadas as diretrizes estabelecidas pelo Corregedor-Geral da Justia e as deliberaes do Tribunal Pleno. 1 Ficam subordinadas Secretaria-Geral da Corregedoria-Geral todas as diretorias adjuntas de apoio administrativo, todas as coordenadorias e todos os programas vinculados ao referido rgo censor. 2 O Secretrio-Geral, em suas faltas, ausncias e impedimentos, ser substitudo pelo Diretor Adjunto de Pessoal da Corregedoria, ou na impossibilidade deste, por designao do Corregedor-Geral. Subseo II Da Chefia de Gabinete do Corregedor Art. 65. Cumpre Chefia de Gabinete do Corregedor-Geral da Justia, rgo de apoio operacional, diretamente vinculado Corregedoria, exercer a direo, a coordenao, a superviso e a fiscalizao dos servios de apoio poltico-social do Corregedor-Geral, observado o que dispuser esta lei, o regimento interno e ainda respeitadas as diretrizes estabelecidas pelo Corregedor-Geral e as deliberaes do Tribunal Pleno. Subseo III Do Provimento dos Cargos de Apoio Operacional da Corregedoria-Geral Art. 66. Os cargos de Secretrio-Geral e Chefe de Gabinete, de provimento em comisso, so privativos de bacharis em Direito, indicados pelo Corregedor Geral de Justia e nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justia.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

TTULO III DOS JUZES DE DIREITO, JUZES SUBSTITUTOS E JUZES DE DIREITO COM ATRIBUIES DE AUXILIAR CAPTULO I Seo I Dos Juzes de Direito Art. 67. Haver, em cada Comarca, tantos Juzes de Direito quantas Varas nela existentes, distribudas as correspondentes esferas de competncia na conformidade do disposto neste Cdigo e na legislao complementar que lhe sobrevenha. Art. 68. Compete ao Juiz, em geral: I exercer as atribuies que lhe so conferidas nas leis federais e estaduais, nos regulamentos e resolues expedidos pelos poderes competentes; II dar, obrigatoriamente, nos dias teis, pelo menos uma hora de atendimento pblico, solucionando questes de menor complexidade, inclusive litigiosas, sem prejuzo das demais obrigaes forenses, mandando o escrivo lavrar ata correspondente; III dar substituto aos auxiliares da justia, no mbito de sua jurisdio e competncia, nas faltas e impedimentos ocasionais; IV comunicar, ao Corregedor-Geral da Justia, a vacncia das serventias judiciais e extrajudiciais; V conceder frias e licenas, at trinta dias, aos serventurios sob sua jurisdio; VI requisitar s reparties pblicas as informaes necessrias ao servio de sua competncia; VII inspecionar, periodicamente, os servios a cargo dos cartrios da comarca para verificar, principalmente, se os livros esto regularmente escriturados e se os autos e papis findos ou em andamento esto devidamente guardados, bem como se existem processos indevidamente paralisados; VIII impor penas disciplinares aos serventurios de seu juzo, e dar-lhes as instrues necessrias ao bom desempenho dos seus deveres, resolvendo qualquer dvida sobre suas atribuies;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

IX tomar conhecimento das reclamaes provocadas por atos de auxiliares do juzo, promovendo a respeito e comunicando ao Corregedor-Geral da Justia as providncias que tomar; X fiscalizar o exato cumprimento das disposies dos Regimentos de Custas, ordenando, ex-officio ou a requerimento, as providncias necessrias fiel observncia da lei; XI homologar as contas de custas e fiscalizar o pagamento dos impostos e taxas, nos processos de sua competncia; XII remeter, at o dia 31 de janeiro de cada ano, ao Corregedor-Geral, o relatrio do servio judicirio na Comarca ou Vara, concernente ao ano anterior, acompanhado dos respectivos mapas; XIII proceder aos exames e outras diligncias ordenados pelos Tribunais Superiores, bem como cumprir as requisies legais de qualquer autoridade federal, estadual ou municipal, sobre matria de sua competncia; XIV enviar ao Corregedor-Geral da Justia relatrio circunstanciado, sempre que assumir Comarca ou Vara, quer em substituio, quer definitivamente; XV cumprir e fazer cumprir a Constituio e as leis. Seo II Da Ao Disciplinar Art. 69. O Juiz de Direito Titular, Auxiliar ou Substituto em exerccio, ser competente, no mbito da jurisdio da respectiva Comarca, Vara ou Juizado, para o processamento e julgamento de faltas, omisses, erros e insubordinaes cometidos pelos serventurios da justia ou funcionrios do Poder Judicirio, quando no desempenho de suas funes, estando estes lotados ou em exerccio no respectivo Juzo, onde aplicvel pena de advertncia, censura, multa ou suspenso de at 30 (trinta) dias. 1 O poder disciplinar dos Diretores de Foro e dos Juzes de Direito restringe-se aos serventurios e funcionrios do Poder Judicirio a eles diretamente subordinados, observando-se, na aplicao de pena disciplinar, o seguinte: a) a pena de advertncia aplicar-se-, reservadamente, por escrito, no caso de negligncia no cumprimento dos deveres do cargo; b) a pena de censura aplicar-se-, reservadamente, por escrito, no caso de reiterada negligncia no cumprimento dos deveres do cargo ou no do procedimento incorreto, se a infrao no justificar punio mais grave;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

c) a pena de multa, que no se confunde com a de restituio, aplicar-se- nos casos previstos em lei ou quando o serventurio da Justia ou funcionrio do Poder Judicirio receber custas indevidas ou alm das previstas conforme disciplinado pelo FUNJURIS; d) a de suspenso, quando a falta for intencional ou de natureza grave e nos casos de reincidncia em falta j punida com censura; e, ainda, nos casos previstos em lei. 2 Caber recurso para a Corregedoria-Geral da Justia quanto s penalidades aplicadas pelos Juzes. 3 O recurso ter efeito suspensivo e ser interposto dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da data em que o interessado for intimado. 4 Os juzes comunicaro ao Corregedor-Geral da Justia e ao Presidente do Tribunal de Justia as penas impostas, para as devidas anotaes nas fichas funcionais do respectivo serventurio. Art. 70. Qualquer pessoa poder denunciar, verbalmente ou por escrito, ao Juiz da Comarca, Vara ou Juizado Especial, abuso, erro ou omisses de serventurios ou funcionrios da Justia, lotados ou em exerccio no respectivo Juzo, devendo ser instaurado o competente procedimento administrativo, onde facultado a ampla defesa. 1 Sendo a denncia verbal, ser ela reduzida a termo, subscrito pelo denunciante ou por duas testemunhas, caso no possa ou no saiba assinar, vedado o anonimato. 2 A reclamao ou denncia ser liminarmente arquivada se manifestamente improcedente, em deciso fundamentada. 3 Sempre que os Juzes de Direito tiverem conhecimento de irregularidades ou faltas funcionais praticadas por serventurios ou funcionrios da Justia, tomaro as medidas necessrias respectiva apurao. 4 Para a apurao dos fatos denunciados, ser expedida Portaria, que ser devidamente autuada, acompanhada de documentos, se houver, citando-se o denunciado para apresentar defesa no prazo de dez dias, oportunidade em que poder arrolar at 03 (trs) testemunhas. 5 No curso do processo, a autoridade processante poder determinar a realizao de qualquer diligncia, de ofcio ou a requerimento da parte interessada. Art. 71. Durante a apurao dos fatos, em sendo imperioso para a devida instruo do procedimento administrativo, o Juiz processante poder requerer ao Corregedor-Geral da Justia que seja determinado o afastamento prvio do indiciado, pelo prazo mximo de 20 (vinte) dias, nos quais dever ser concludo o processo.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

1 O indiciado afastado, previamente, perceber subsdios integrais. 2 O perodo de afastamento ser computado na pena de suspenso, se esta vier a ser aplicada. Art. 72. Findo o prazo para oferecimento da defesa, e no havendo necessidade de instruo, o Juiz processante far minucioso relatrio, aplicando a pena porventura cabvel. 1 No competindo autoridade processante a aplicao da penalidade cabvel, ser o processo encaminhado autoridade ou rgo competente para a imposio. 2 Em caso de arquivamento da representao, pelo Juiz de Direito, caber, no prazo de dez dias, recurso do representante para a Corregedoria-Geral da Justia. Art. 73. A jurisdio, em cada Juzo, ser ordinariamente exercida pelo Juiz de Direito dele titular. Art. 74. Os cargos de Juiz de Direito so escalonados em primeira, segunda e terceira entrncias. Art. 75. Sendo o Juiz de Direito titular de Vara, abrangente ser a sua jurisdio quanto ao territrio da Comarca em que tenha exerccio, definindo-se a sua competncia na conformidade do estabelecido em Lei ou Resoluo do Tribunal de Justia. CAPTULO II DOS JUZES DE DIREITO COM ATRIBUIES DE AUXILIAR Art. 76. A promoo de Juiz de Direito da primeira para segunda entrncia, e desta para a terceira, poder implicar em evoluo a cargo de Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar na entrncia para a qual haja ele ascendido, desde que expressamente aceite figurar no referido quadro. Art. 77. Os Juzes Auxiliares sero lotados na Corregedoria-Geral de Justia. Art. 78. Cumpre ao Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar: I atuar, em Juzos da entrncia a que haja ascendido e integrantes da circunscrio em que lotado, na execuo de atividades auxiliares a Juiz de Direito nela titular, mediante designao do Corregedor-Geral de Justia; II exercer a substituio de Juzes de Direito titulares de Comarca ou Vara de entrncia que lhe corresponda, componentes da circunscrio em que tenham exerccio, mediante designao do Corregedor Geral de Justia;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

III executar, na esfera da entrncia a que integra, as atribuies de Juiz Substituto; IV servir, excepcionalmente, em Juzos de entrncia superior, ou ainda junto Presidncia do Tribunal de Justia ou Corregedoria-Geral da Justia, mediante convocao, ouvido o Plenrio, pelo Presidente do Tribunal de Justia ou pelo Corregedor-Geral da Justia. Art. 79. A titularizao de Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar, em Comarca ou Vara da entrncia a que pertena, proceder-se- mediante deliberao do Tribunal Pleno e designao por ato do Presidente do Tribunal de Justia. Art. 80. Existindo mais de um Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar apto a obter a titularidade, preferir-se- aquele mais antigo na entrncia. Permanecendo o empate, ser titularizado aquele de maior antigidade na carreira. Caso persista o impasse, titularizarse- o de maior tempo de servio pblico estadual. No superada a dificuldade, ser titularizado o magistrado mais idoso. Pargrafo nico. A antigidade ser apurada na entrncia, independentemente da condio de Juiz de Direito ou de Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar. CAPTULO III DOS JUZES SUBSTITUTOS Art. 81. O ingresso na Carreira da Magistratura far-se- mediante investidura em cargo de Juiz Substituto, que lhe constitui a classe inicial. Art. 82. Compromissado e empossado o Juiz Substituto, competir ao Presidente do Tribunal de Justia designar-lhe a circunscrio judiciria de exerccio. Art. 83. So atribuies do Juiz Substituto: I substituir, mediante designao do Presidente do Tribunal de Justia, os titulares de Juzos em Comarcas de 1 entrncia, pertencentes circunscrio em que lotados, quando impedidos, quando em gozo de frias ou licenas e ainda quando de afastamentos outros devidamente autorizados; II exercer a jurisdio, temporariamente, em Comarcas de 1 entrncia, na hiptese de vacncia; III auxiliar o Juiz titular da Comarca ou Vara, quando para tal especialmente designado pelo Presidente do Tribunal de Justia;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

IV julgar, quando no se encontrar no exerccio de substituio, processos que, respeitados os princpios regradores da jurisdio e da competncia, sejam-lhe porventura redistribudos; V jurisdicionar, em sendo o caso, servios de planto em Comarcas dotadas de mais de uma Vara; VI substituir, excepcionalmente, Juiz de Direito de 2 entrncia, na hiptese de absoluta inviabilidade da substituio por Juiz de Direito ou Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar da mesma entrncia; VII exercer outras atribuies que lhe forem especialmente cometidas pelo Presidente do Tribunal de Justia. Art. 84. A remoo de Juiz Substituto, de uma para outra circunscrio judiciria, poder ocorrer de ofcio ou mediante provocao do interessado, no ltimo caso desde que acolhida a pretenso pelo Presidente do Tribunal de Justia. Art. 85. A titularizao de Juiz Substituto, na qualidade de Juiz de Direito titular, condicionada indispensvel obteno da vitaliciedade, observadas as condies e critrios definidos em lei. Art. 86. Existindo mais de um Juiz Substituto apto a obter a titularidade, preferir-se aquele mais antigo na magistratura estadual. Permanecendo o empate, ser titularizado aquele que tiver obtido melhor classificao no concurso pblico para ingresso na Magistratura, desde que ao mesmo certame seletivo tenham-se submetido ambos os concorrentes. Caso persista o impasse, titularizar-se- o que contar maior tempo de servio pblico, decidindo-se, em ltima hiptese, pelo mais idoso. TTULO IV DO TRIBUNAL DO JRI Art. 87. Em cada sede de Comarca, com jurisdio em todo o seu territrio, haver um Tribunal do Jri, cujas organizao, competncia e funcionamento observaro a disciplina especfica instituda pela legislao processual penal imperante. Art. 88. Os Tribunais do Jri reunir-se-o ordinariamente, mensalmente, excetuado o ms de janeiro. Pargrafo nico. Nas Comarcas de 3 entrncia, anualmente sero oradas pelo Tribunal de Justia as despesas com o funcionamento e manuteno dos Tribunais do Jri. Art. 89. Na comarca da capital haver 03 (trs) Tribunais do Jri, cabendo a destinao e utilizao de suas dependncias aos respectivos Juzes Presidentes.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 90. Quando, por motivo de fora maior, no se der a oportuna convocao do Tribunal do Jri, promover-se- a sua reunio, compulsoriamente, no ms subseqente quele no qual deveria esta realizar-se. TTULO V DOS CONSELHOS DA JUSTIA MILITAR Art. 91. Os Conselhos de Justia Militar so rgos judicirios de primeira instncia da Justia Militar Estadual, com jurisdio em todo o territrio do Estado de Alagoas. 1 o Tribunal de Justia o rgo judicirio de segundo grau da Justia Militar. 2 A composio dos Conselhos de Justia Militar, a sua organizao e a sua competncia definir-se-o na conformidade da disciplina consubstanciada no Cdigo de Processo Penal Militar e na Organizao Judiciria Militar. 3 Os Conselhos de Justia Militar sero compostos por oficiais integrantes da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas e presididos pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 92. (Revogado pela Lei n 7.210, de 22.12.10)
REDAO ORIGINAL: Art. 92. Comporo a Auditoria da Justia Militar, alm do Juiz de Direito Auditor Militar, um Promotor de Justia, um Defensor Pblico, um Escrivo, 03 (trs) Escreventes, 02 (dois) Auxiliares Judicirios e 02 (dois) Oficiais de Justia, todos fazendo jus gratificao de representao de que trata o art. 11, da Lei Estadual n 6.019, de 02/06/1998.

Art. 93. (Revogado pela Lei n 7.210, de 22.12.10)


REDAO ORIGINAL: Art. 93. As funes de Escrivo, Escreventes, Auxiliares Judicirios e Oficiais de Justia sero exercidas por Tenente, por Sargentos e por Cabos ou Soldados, respectivamente, da estrutura da Polcia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, devidamente indicados pelo Juiz Auditor e requisitados pelo Tribunal de Justia.

TTULO VI DOS JUIZADOS ESPECIAIS Art. 94. Os Juizados Especiais Cveis e Criminais, institudos por este Cdigo ou pela legislao complementar que lhe for superveniente, tero organizao, competncia e funcionamento com guarda da disciplina especfica definida pela legislao federal pertinente. Art. 95. A Turma Recursal, rgo de primeiro grau de jurisdio, constitudo de trs Juzes e respectivos suplentes, todos egressos da primeira instncia, na conformidade do que dispe o art. 41, 1., da Lei Federal n. 9.099, de 26 de setembro de 1995, ter seu funcionamento na conformidade do que dispuser o Regimento Interno, aprovado mediante deliberao do Tribunal Pleno e expedido mediante Resoluo.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

1 Os integrantes das Turmas Recursais sero escolhidos pelo Tribunal Pleno e designados por ato do Presidente do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas, observados os critrios estabelecidos por Resoluo. (Redao dada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.)
REDAO ORIGINAL: 1 Os integrantes das Turmas Recursais sero escolhidos pelo Tribunal Pleno e designados por ato do Presidente do Tribunal de Justia.

2 A Presidncia de cada Turma Recursal incumbir ao Juiz de Direito mais antigo, dentre aqueles de sua composio, como titulares. 3 O Juiz de Direito integrante da Turma Recursal ter mandato de 2 (dois) anos, permitida uma reconduo. (Redao dada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.)
REDAO ORIGINAL: 3 O Juiz de Direito integrante da Turma Recursal, ter mandato de 03 (trs) anos, permitida a reconduo, sendo vedada a renncia, quanto ao primeiro mandato.

4 A estrutura administrativa da Turma Recursal ser composta de 4 (quatro) cargos de Analista Judicirio, um dos quais exercer a Funo Gratificada de Chefe de Secretaria FGCS1. (Redao dada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.)
REDAO ORIGINAL: 4 As secretarias das turmas recursais existentes no Estado de Alagoas sero compostas de um (01) cargo de provimento em comisso de SecretrioDS2 e trs (03) cargos de assistentes tcnicos, sendo o primeiro privativo de bacharel em direito, nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justia, enquanto os demais sero nomeados mediante aprovao em concurso pblico, na forma da lei.

5 A Funo Gratificada de Chefe de Secretaria FGCS1 de que trata o 4, deste artigo, ser exercida por Analista Judicirio designado pelo Presidente do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas, aps indicao do Juiz Presidente da respectiva Turma Recursal. (Redao acrescentada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.) Art. 95- A. A Turma de Uniformizao do Sistema dos Juizados Especiais, destinada a dirimir divergncia entre decises proferidas pelas Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especiais, compe-se de 01 (um) Desembargador do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas e 02 (dois) Juzes de Direito que sejam integrantes de Turmas Recursais, e respectivos suplentes, todos designados pelo Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Plenrio. (Redao acrescentada pela Lei n 7.270, de 16.08.2011.) 1 Os membros escolhidos cumpriro mandato de 02(dois) anos, permitida apenas 01(uma) reconduo. (Redao acrescentada pela Lei n 7.270, de 16.08.2011.) 2 A secretaria da Turma de Uniformizao ser composta de 03(trs) Analistas Judicirios, um deles exercendo a funo de Chefe de Secretaria. (Redao acrescentada pela Lei n 7.270, de 16.08.2011.)

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

TTULO VII DAS VARAS DA INFNCIA E DA JUVENTUDE DA CAPITAL Art. 96. As atribuies das Varas da Infncia e da Juventude da Capital sero desenvolvidas pelos seguintes rgos integrantes das suas estruturas: I Cartrios; II Unidade Tcnica; III Unidade Administrativa; IV Coordenadoria de Proteo e Fiscal. 1 O assessoramento dos Juzes da Infncia e da Juventude da 1 Vara e da 2 Vara em assuntos de natureza tcnica especializada ser prestado atravs da Unidade Tcnica de cada Vara. 2 Unidade Tcnica, atravs de seus setores, cabe assessorar o Juiz da Infncia e da Juventude em assuntos pertinentes a cada um dos campos de atuao profissional especfico. 3 Constituem a Unidade Tcnica da 1 Vara da Infncia e da Juventude da Capital: I Setor de Servio Social; II Setor de Psicologia; III Unidade de Apoio Operacional das Medidas Scio-educativas em Meio Aberto. 4 Constituem a Unidade Tcnica da 2 Vara da Infncia e da Juventude da Capital: I Setor de Servio Social; II Setor de Psicologia; III Ncleo de Adoo, Tutela e Guarda. 5 As atividades das Unidades Tcnicas das Varas da Infncia e da Juventude da Capital sero dirigidas por Coordenadores Tcnicos nomeados, em comisso, pelo Presidente do Tribunal de Justia, incumbindo-lhes assessorar-lhes em assuntos pertinentes ao campo de atuao profissional especfico.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 97. Unidade Administrativa compete coordenar, dirigir e executar as atividades de administrao geral, necessrias ao funcionamento da Justia da Infncia e da Juventude. 1 Integram a Unidade de Coordenao Administrativa: I Secretaria; II Setor de Transporte; III Setor de Servios Gerais. 2 As atividades da Unidade Administrativa sero dirigidas por um Coordenador Administrativo nomeado, em comisso, pelo Presidente do Tribunal de Justia. 3 O Juiz de Direito responsvel pela administrao geral da Justia da Infncia e da Juventude da Capital ser escolhido entre o Juiz de Direito da 1 Vara Criminal e o Juiz de Direito da 28 Vara Cvel, pelo Presidente do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas. 4 Ficam institudos os Servios de Proteo e Fiscal do 1 e 2 Juizados da Infncia e da Juventude da Capital, com as atribuies pertinentes a cada um dos campos de atuao operacional com regulamentao no Regimento Interno das Varas da Infncia e da Juventude da Capital, aprovado pelo Tribunal de Justia. Art. 98. autoridade Judiciria competir exercer, diretamente ou por intermdio de servidor efetivo ou de voluntrio credenciado, fiscalizao sobre o cumprimento das decises judiciais ou determinaes administrativas que houver tomado com relao criana ou adolescente. 1 A fiscalizao poder ser desempenhada por Agentes de Proteo. 2 Os Agentes de Proteo da Infncia e da Juventude, em comisso, sero nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justia. 3 O Agente de Proteo, voluntrio, ser nomeado pelo Juiz de Direito da Infncia e da Juventude da Vara correspondente. 4 As atividades dos Servios de Proteo e Fiscal da 1 Vara e da 2 Vara da Infncia e da Juventude sero dirigidas por Coordenadores nomeados, em comisso, pelo Presidente do Tribunal de Justia.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

5 A responsabilidade de cada Coordenadoria de Proteo e Fiscal ter a sua regulamentao no Regimento Interno das Varas da Infncia e da Juventude da Capital, aprovado pelo Tribunal de Justia, no qual ser definida a competncia de cada setor das Unidades Tcnicas respectivas. 6 Fica modificado o quadro da Justia da Infncia e da Juventude da Capital, composto de cargos de provimento permanente e em comisso, cuja denominao, cdigo e quantitativo, integram aos anexos III, IV e V desta lei. TTULO VIII DOS JUZOS DE PAZ Art. 99. O Tribunal de Justia, mediante lei especfica, poder instituir Juzos de Paz quando o recomendem a necessidade do servio, aos quais corresponder a competncia definida no art. 98, inciso II, da Constituio do Brasil. Art. 100. So condies de elegibilidade ao cargo de Juiz de Paz comprove o pretendente formao de nvel superior em cincias jurdicas, idade mnima de vinte e um anos e domiclio civil e eleitoral no distrito por que concorrer, alm de notria idoneidade atestada pelo Tribunal de Justia. Art. 101. A eleio do Juiz de Paz importar a do Suplente com ele registrado. Art. 102. Serviro como Preparadores os Serventurios da Justia para tanto designados pelo Diretor do Foro, ou, at que tal ocorra, cidado devidamente nomeado e compromissado pelo Juiz de Paz. Art. 103. Ao Juiz de Paz assegurado Gratificao de Representao em valor correspondente a quinze por cento do vencimento atribudo ao Juiz Substituto. TTULO IX OUTROS RGOS DO PODER JUDICIRIO CAPTULO I DO CONSELHO ESTADUAL DA MAGISTRATURA Art. 104. O Conselho Estadual da Magistratura, com sede no Tribunal de Justia, o rgo superior de inspeo e disciplina das atividades judicirias na primeira instncia, bem assim de planejamento da organizao da administrao judiciria da primeira e da segunda instncias.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 105. O Conselho Estadual da Magistratura ser constitudo pelo Presidente do Tribunal de Justia, que o presidir, pelo Vice-Presidente do Tribunal de Justia e pelo Corregedor-Geral da Justia, na qualidade de membros natos, bem como por dois outros Desembargadores, eleitos pelos seus pares, em escrutnio secreto, para mandato de dois anos. Pargrafo nico. obrigatria a aceitao do encargo pelos Desembargadores eleitos, ressalvada a hiptese de recusa formal e motivadamente manifestada, devidamente acolhida antes do incio do processo de escolha. Art. 106. Compete ao Conselho Estadual da Magistratura: I julgar: a) em ltima instncia, os recursos interpostos contra despachos e decises do Corregedor-Geral da Justia; b) as sentenas e decises dos Juzes de Direito, ou de Juzes Substitutos, nos processos de suscitao de dvida; c) os embargos de declarao e infringentes de seus prprios acrdos. II elaborar o seu Regimento Interno; III impor penas disciplinares a Juzes de Direito e a Juzes Substitutos, bem como aos serventurios judiciais e extrajudiciais, quer sejam oficializados ou no as serventias; IV propor ao Tribunal de Justia quaisquer medidas que reputar teis boa administrao da justia; V conhecer de acumulao de cargos por magistrados, funcionrios e serventurios da Justia, adotando as providncias cabveis nas hipteses de proibio legal e incompatibilidade de horrio; VI remeter ao Procurador-Geral de Justia inquritos ou documentos dos quais resultem indcios de responsabilidade criminal; VII organizar um fichrio dos Juzes e serventurios da Justia, para efeito de registro das penas impostas e demais elementos que interessem vida funcional, participando ao Tribunal de Justia sempre que o apenado for candidato a promoo; VIII exercer quaisquer outras atribuies que lhe sejam conferidas em lei ou no Regimento Interno.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 107. A atividade censria do Conselho Estadual da Magistratura exercida com o resguardo devido dignidade e independncia do magistrado. Art. 108. O Regimento Interno do Conselho Estadual da Magistratura dispor sobre seu funcionamento e demais atribuies. Art. 109. Caber, para o Tribunal Pleno, recurso das decises do Conselho Estadual da Magistratura, em se tratando de processo originrio. CAPTULO II DA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA Art. 110. A Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas ESMAL, com sede em Macei, tem por finalidade propiciar meios para o aperfeioamento tico e intelectual dos magistrados, preparar, doutrinria e tecnicamente, candidatos para ingresso na Magistratura, bem assim promover atividades tendentes a excelncia dos servios afetos ao Poder Judicirio e a adequada qualificao dos recursos humanos integrados aos servios auxiliares da Justia. 1 So, tambm, objetivos da Escola concorrer para o aprimoramento cultural e tcnico da comunidade jurdica em geral contribuindo para aperfeioar os princpios e garantias de tutela e respeito pessoa humana e s instituies democrticas. 2 rgo Auxiliar da Justia, integrante do Poder Judicirio do Estado, a Escola ter autonomia para desenvolver suas atividades nas condies e limites estabelecidos em lei e no seu Regimento Interno. 3 O Fundo de Modernizao do Poder Judicirio FUNJURIS, destinar 1% (um por cento) de sua arrecadao, mensalmente, ESMAL. 4 Os recursos provenientes da prestao de servios da Escola (verbi gratia, cursos, seminrios etc) sero destinados a prpria ESMAL, em conta prpria, para fazer face as despesas advindas da realizao dos servios prestados. 5 O Regimento Interno da Escola estabelecer percentual de bolsas destinadas queles que, comprovadamente, no tenham condies financeiras para arcar com os encargos dos cursos e demais eventos que sejam pagos. Art. 111. Compem a estrutura administrativa da Escola: I a Diretoria; II a Coordenadoria Geral de Cursos;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

III as Coordenadorias de reas Especficas; IV a Secretaria Executiva; V o Conselho Tcnico-Pedaggico - CTP; VI os Servios Administrativos. 1 O Diretor da ESMAL ser designado pelo Presidente do Tribunal de Justia, dentre Magistrados Estaduais ativos ou inativos. 2 A coordenao e a superviso imediata de todas as atividades da ESMAL, ficaro a cargo do Diretor. Art. 112. O Coordenador Geral de Cursos ser designado pelo Presidente do Tribunal de Justia, dentre os magistrados estaduais ativos e inativos, exercendo suas atribuies, consoante Regimento Interno, juntamente com os Coordenadores de reas Especficas. Art. 113. A Coordenadoria de reas Especficas abranger: I a Coordenadoria de Cursos de Ps-Graduao, Atualizao e Treinamento de Magistrados e Cursos de Preparao para a Magistratura; II a Coordenadoria de Cursos para Funcionrios e Serventurios da Justia; III a Coordenadoria de Projetos Especiais, em cujo mbito funcionar a coordenao de estgio e o projeto Justia se Aprende na Escola. 1 As Coordenadorias de reas Especficas sero exercidas por Juzes de Direito nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justia. 2 requisito mnimo para exercer a Coordenadoria de ps-graduao, atualizao e treinamento de magistrados e cursos de preparao para a magistratura, ttulo de especialista reconhecido pelo Ministrio da Educao e comprovada experincia acadmica. 3 A Escola realizar, no mximo, de dois em dois anos Curso de Preparao para a Magistratura que dever adequar-se, asseguradas s caractersticas locais, aos cursos de preparao de todo o Brasil. 4 Os Cursos de Atualizao (CAM), os Cursos de Aperfeioamento (CAPM) e os cursos de Treinamento (CTM) para Magistrados sero levados em conta, necessariamente, para promoo por merecimento na carreira, observando-se o aproveitamento do magistrado no respectivo curso.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 114. O corpo docente da Escola Superior da Magistratura ser constitudo mediante a contratao de Magistrados e Professores de Direito, admitidos, a termo, mediante indicao do Diretor-Geral da instituio. Art. 115. O cargo de Secretrio Executivo, de investidura em Comisso, dever ser preenchido, preferencialmente, por graduado em Direito ou Administrao, cumprindo a ele dar cumprimento s diretrizes estabelecidas pelo Diretor e pelos Coordenadores da Escola. (Redao dada pela Lei n 7.010, de 17.12.2008.)
REDAO ORIGINAL: Art. 115. O cargo de Secretrio Executivo, de investidura em Comisso, privativo de graduado em Direito ou Administrao, cumprindo a ele dar cumprimento s diretrizes estabelecidas, pelo Diretor e pelos Coordenadores da Escola.

1 O Secretrio Executivo ser nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justia. 2 O planejamento e a orientao superior das atividades pedaggicas incumbiro ao Conselho Tcnico-Pedaggico (CTP), cabendo ao Coordenador Geral de Cursos dar cumprimento s diretrizes por ele estabelecidas. 3 O Conselho Tcnico-Pedaggico composto pelo Diretor da ESMAL, que o presidir, pelo Coordenador Geral de Cursos, pelos Coordenadores de reas Especficas e pelo Presidente da ALMAGIS. 4 Os Servios Administrativos so responsveis pelas atividades-meio da ESMAL. Art. 116. O Regimento Interno, detalhar as atribuies da Escola Superior da Magistratura, inclusive sua estrutura organizacional, bem assim os contedos ocupacionais dos cargos integrantes de sua estrutura funcional. Pargrafo nico. O Regimento ser proposto pelo Diretor da Escola, votado e aprovado por Resoluo do Tribunal de Justia. LIVRO II DA DIVISO JUDICIRIA TTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 117. O territrio do Estado de Alagoas, para os fins da administrao e da distribuio da Justia, dividido em Circunscries, Comarcas, Termos Judicirios e Distritos Judicirios. Art. 118. Sem prejuzo do que estabelece o artigo precedente mantida, para efeito de fixao da jurisdio do Tribunal de Justia, a unidade do territrio estadual.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 119. Cada Circunscrio Judiciria ser composta por grupo de Comarcas convizinhas, ou prximas e integrantes da mesma regio, uma das quais lhe servir de sede. Art. 120. Cada Comarca, constituda de um ou mais Municpios, ter a denominao da comuna que lhe servir de sede, podendo compreender uma ou mais Varas, um ou mais Termos e um ou mais Distritos Judicirios. Art. 121. So termos Judicirios os Municpios que, integrantes de Comarca, no lhe sirvam de sede. Art. 122. O distrito, unidade Judiciria integrante de Comarca, ter a denominao e os limites correspondentes aos da respectiva diviso administrativa. Art. 123. Em caso de necessidade ou relevante interesse pblico, mediante aprovao do Tribunal de Justia e ato de seu Presidente, poder ser transferida, provisoriamente, a sede da Comarca. Art. 124. Haver, na direo do foro de cada Comarca, um livro especial para registro de sua instalao, posse e afastamento definitivo de Juzes, bem como de outros atos relativos ao histrico da vida judiciria, de cujos lanamentos sero regularmente remetidas cpias ao Tribunal de Justia e Corregedoria Geral da Justia. TTULO II DAS COMARCAS, VARAS, TERMOS E DISTRITOS CAPTULO I DA CRIAO Art. 125. A criao de Comarca, Vara ou Distrito, que se proceder mediante lei da iniciativa do Tribunal de Justia, depende da satisfao dos seguintes requisitos: I Comarca: a) extenso territorial pelo menos equivalente a 150 Km; b) populao de ao menos 10.000 habitantes; c) colgio eleitoral no inferior a 5.000 eleitores; d) volume de servios forenses correspondente, no mnimo, a distribuio de duzentos feitos;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

e) receita tributria significativa do desenvolvimento econmico da regio, no inferior, em qualquer hiptese, ao mnimo exigido para a criao de novo Municpio no Estado. II Vara: a) seja a Comarca de 2 ou de 3 entrncia; b) volume de servio forense, na nica Vara ou em ao menos uma daquelas j existentes, superior a quinhentos feitos. III Distrito Judicirio: a) pr-existncia de Distrito Administrativo; b) reconhecimento, mediante Resoluo, pelo Tribunal Pleno, da necessidade e da convenincia da instalao da unidade judiciria. Pargrafo nico. Poder ser dispensado, mediante deciso motivada do Tribunal Pleno, o preenchimento de qualquer dos requisitos elencados neste artigo, quando o recomendar o interesse da Justia. CAPTULO II DA INSTALAO Art. 126. A instalao de Comarca ou Vara ser procedida em audincia pblica, indispensvel o satisfazimento das condies a saber: I Comarca: a) existncia de foro devidamente instalado; b) estabelecimento prisional em adequado funcionamento, dotado das indispensveis condies de segurana e de garantia de regularidade ao cumprimento de custdias provisrias; c) preliminar preenchimento de todos os cargos indispensveis ao devido funcionamento da unidade judiciria; d) imvel destinado residncia do Juiz. II Vara:

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

a) existncia, no Foro da Comarca, de instalaes adequadas e suficientes ao funcionamento da nova unidade judiciria; b) prvio provimento de todos os cargos indispensveis ao funcionamento da nova Vara. 1 A instalao de Comarca, ou Vara, sem o satisfazimento s condies estabelecidas neste artigo, determinar a responsabilizao administrativa da autoridade que a determinar. 2 Poder ser dispensado, mediante deciso motivada do Tribunal Pleno, o preenchimento de qualquer dos requisitos mencionados neste artigo, quando o recomendar o interesse da Justia. Art. 127. A instalao de nova Comarca ou Vara ser procedida em audincia pblica, que se realizar sob a direo do Presidente do Tribunal de Justia ou Desembargador para tanto por ele especialmente designado. Pargrafo nico. Lavrar-se-, do ato de instalao, o necessrio termo, cujas cpias, devidamente autenticadas, sero remetidas ao Tribunal de Justia, ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Governo do Estado, Assemblia Legislativa, Procuradoria Geral de Justia, Procuradoria Geral do Estado e Justia Federal do Estado. Art. 128. A instalao de distrito ser procedida pelo Juiz de Direito titular da Comarca a que haver de pertencer, ou Juiz de Direito outro para tanto especialmente designado pelo Presidente do Tribunal de Justia. CAPTULO III DA ELEVAO DE COMARCA Art. 129. So pressupostos indispensveis elevao de Comarcas: I De primeira para segunda entrncia: a) populao mnima de 30.000 habitantes; b) colgio eleitoral continente de no menos que 10.000 eleitores; c) movimento forense no inferior ao da Comarca de 2 entrncia de menor fluxo anual de feitos. II De segunda para terceira entrncia: a) populao mnima de 100.000 habitantes;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

b) colgio eleitoral continente de no menos que 30.000 eleitores; c) movimento forense no inferior ao da Comarca de 3 entrncia de menor fluxo anual de processos. Pargrafo nico. Poder ser dispensado, mediante deciso motivada do Tribunal Pleno, o preenchimento de qualquer dos requisitos referidos neste artigo, desde que o recomende o interesse da Justia. CAPTULO IV DA RECLASSIFICAO DE COMARCAS E DA EXTINO DE COMARCAS OU VARAS Art. 130. A reclassificao de Comarca e a extino de Comarca ou Vara processarse- mediante lei ordinria, da iniciativa do Tribunal de Justia, condicionada a providncia, conforme o caso, ao preenchimento ou eventual superveniente inatendimento aos requisitos de classificao ou de instalao definidos neste Cdigo. Art. 131. A reclassificao e a extino de Comarca ou Vara no importaro qualquer conseqncia quanto condio funcional dos magistrados e serventurios que nelas tenham titularidade ou lotao especfica. LIVRO III MAGISTRATURA TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 132. Compe-se a magistratura de magistrados de segundo grau e de magistrados de primeiro grau. 1 So magistrados de segundo grau os Desembargadores do Tribunal de Justia. 2 So magistrados de primeiro grau os Juzes de Direito, os Juzes de Direito com Atribuies de Auxiliar e os Juzes Substitutos. Art. 133. Aos Magistrados so asseguradas as prerrogativas e garantias outorgadas pela lei de regncia da Magistratura Nacional, respeitado o que dispe a Constituio da Repblica. Art. 134. Observar-se-, quanto s incompatibilidades, impedimentos, suspeies e responsabilidade civil dos Magistrados, o que dispe a Constituio e as leis, respeitado, no que couber, o estabelecido neste Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria e no Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

TTULO II DOS DESEMBARGADORES CAPTULO I DA INVESTIDURA Art. 135. A investidura dos Desembargadores dar-se-: I por ato do Presidente do Tribunal de Justia, vista do que deliberar o Plenrio, quando advindos, mediante acesso, da Carreira da Magistratura; II por ato de nomeao expedido pelo Governador do Estado, considerada lista trplice composta pelo Tribunal de Justia, quando egressos da Carreira do Ministrio Pblico ou da Classe dos Advogados. Art. 136. O Tribunal de Justia, tratando-se de provimento mediante acesso, pelo critrio da antigidade ou do merecimento, apenas poder recusar o Juiz mais antigo pelo voto de dois teros de seus membros, conforme procedimento prprio, repetindo-se a votao at fixar-se a indicao. Art. 137. Ao magistrado a quem concedido, por antigidade ou merecimento, acesso a cargo de Desembargador, facultado renunciar ao direito evoluo funcional dele decorrente. Art. 138. A formao das listas trplices, para efeito de provimento de cargo de Desembargador, mediante egressos da Carreira do Ministrio Pblico e da Classe dos Advogados, dar-se- por escrutnio secreto, em sesso plenria. Art. 139. Antes de assumir o exerccio de seu cargo, o Desembargador, exibindo o ttulo de nomeao devidamente legalizado, tomar posse perante o Presidente do Tribunal de Justia, prestando o compromisso de bem cumprir os seus deveres, sendo, na ocasio, lavrado termo em livro prprio. Art. 140. A posse no cargo de Desembargador dever verificar-se dentro do prazo de trinta dias, contado da data da publicao do ato concessrio do acesso, ou da nomeao, conforme o caso, no Dirio Oficial, admitida a prorrogao por igual perodo, pelo Presidente do Tribunal de Justia, ao diante de petitrio devidamente fundamentado. CAPTULO II DAS SUBSTITUIES Art. 141. A completao do quorum legal do Tribunal Pleno, na hiptese de eventual ausncia ou impedimento de Desembargador, far-se- mediante convocao de Juiz de Direito da Comarca da Capital.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 142. Na hiptese de completao do quorum legal dos rgos jurisdicionais seccionais, observar-se-o os critrios a saber: I os Desembargadores componentes de qualquer das Cmaras Cveis Isoladas por aqueles integrantes da outra, ou, caso impraticvel, pelos membros da Cmara Criminal; II os Desembargadores componentes da Cmara Criminal por aqueles integrantes da Seo Especializada Cvel; III os Desembargadores componentes da Seo Especializada Cvel por aqueles integrantes da Cmara Criminal. 1 Promover-se-, para efeito de convocao, sorteio pblico, pelo Presidente do rgo em que se dar a substituio, dentre os membros do colegiado de onde dever advir o substituto, excludo o Desembargador que tiver exercido a substituio imediatamente anterior. 2 Ocorrendo, porm, que, cumprida a seqncia das substituies, reste um nico Desembargador a quem no houver cabido convocao, a ele ser feito o chamamento, independentemente de sorteio. 3 Caso se faa invivel a completao do quorum com observncia aos critrios definidos nesse artigo, dar-se- a substituio, por deciso do Tribunal Pleno, mediante convocao de Juiz de Direito da Comarca da Capital. Art. 143. A convocao de Juiz de Direito da Comarca da Capital, em qualquer hiptese, para exerccio de substituio, proceder-se- mediante deliberao do Tribunal Pleno. 1 Tratando-se de substituio a Desembargador de Cmara Isolada Cvel ou Seo Especializada Cvel, a escolha do substituto dar-se-, preferentemente, dentre os Juzes de Direito titulares que figurarem na quinta parte da lista de antiguidade da 3 Entrncia, com atuao em rea cvel. Sendo o caso de substituio na Cmara Criminal, sero considerados, preferentemente, apenas os juzes de Direito titulares da referida lista, com atuao na rea criminal. 2 O Desembargador Relator ser substitudo por outro Desembargador da mesma Cmara, da Seo Especializada Cvel ou do Plenrio, ou Juiz Convocado, nos termos do Regimento Interno, sendo os feitos redistribudos ao substituto. 3 vedada a convocao de Juiz de Direito que, nos dois anos imediatamente anteriores, tenha sido punido com censura ou qualquer outra sano mais grave.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 144. Afastando-se o Desembargador, temporariamente, a qualquer ttulo, do exerccio das funes do cargo de que titular, proceder-se- da forma a saber: I tratando-se de afastamento por perodo igual ou inferior a trs dias, em nenhuma hiptese se lhe dar substituto; II na hiptese de afastamento por perodo igual ou superior a trs dias, porm no superior a trinta dias, sero apenas redistribudos, mediante oportuna compensao, os habeas corpus, os mandados de segurana e os feitos que, consoante fundada alegao do interessado, reclamarem soluo urgente; III tendo-se afastado por perodo superior a trinta dias, os feitos a ele distribudos, bem assim aqueles em que tenha lanado relatrio, ou que tenham sido levados a mesa, para julgamento, sero redistribudos aos demais membros, na forma do Regimento Interno. Art. 145. Ocorrendo o afastamento aps o incio do julgamento de qualquer feito, ter este normal prosseguimento, ainda que o Magistrado ausente haja exercido a relatoria, computando-se os votos j proferidos. Pargrafo nico. Ser dado substituto ao ausente ou impedido, contudo, na hiptese da sobrevinda de questo sobre a qual tenha o rgo julgador de se pronunciar, hiptese em que se no computar o voto porventura j proferido pelo substitudo. Art. 146. A substituio de Desembargador, nos casos de ausncia ou impedimento eventual, bem assim a convocao para completar quorum de julgamento e a redistribuio de feitos, em nenhuma hiptese autorizaro a concesso de vantagem pecuniria de qualquer espcie. Pargrafo nico. Nos impedimentos ocasionais ou nos afastamentos decorrentes de licena, frias ou qualquer outra circunstncia, o Presidente da Seo Especializada Cvel ser substitudo pelo Desembargador mais antigo, o qual, todavia, no deixar de funcionar como Relator ou Revisor. TTULO III DOS MAGISTRADOS DE PRIMEIRO GRAU Art. 147. A carreira da Magistratura, no primeiro grau, constituda de cargos de Juiz Substituto, Juiz de Direito e de Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar. Art. 148. Os cargos de Juiz de Direito so classificados como de 1, 2 e 3 entrncias e os de Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar como de 2 e 3 entrncias.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

TTULO IV DO REGIME JURDICO CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 149. O Regime Jurdico dos membros da Magistratura o definido pela Constituio da Repblica e pela Lei Orgnica da Magistratura Nacional, sem prejuzo das disposies desta lei. Art. 150. Aplicar-se-o aos Magistrados, nas hipteses de lacunas ou omisses desta lei, a disciplina estatutria definidora do regime jurdico dos servidores pblicos civis estaduais. CAPTULO II DO INGRESSO NA MAGISTRATURA DE PRIMEIRO GRAU E DA AQUISIO DA VITALICIEDADE Seo I Do Ingresso Art. 151. O ingresso na magistratura de primeiro grau dar-se- em cargo de Juiz Substituto, rigorosamente observada a ordem de classificao final em concurso pblico de provas e ttulos. Pargrafo nico. O concurso pblico de que trata o artigo precedente ser convocado por ato editalcio do Presidente do Tribunal de Justia, observadas as instrues especficas baixadas pelo Plenrio, e ter participao necessria de representante da Ordem dos Advogados do Brasil. Art. 152. Os candidatos sero submetidos a investigao relativa aos aspectos moral e social, bem assim a exame de sanidade fsica e mental. Art. 153. So condies indispensveis posse em cargo de Juiz Substituto: I ser brasileiro, estar em exerccio dos direitos civis e polticos, e, se do sexo masculino, quite com o servio militar; II ter idade no inferior a 21 anos; III ser graduado em Direito;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

IV ter tido comprovados, na investigao procedida pelo Tribunal de Justia, bons antecedentes morais e sociais, bem assim, atravs de laudo passado por rgo oficial, sade fsica e mental. Art. 154. O nomeado, no ato da posse, dever apresentar declarao pblica de seus bens, bem assim prestar compromisso de desempenhar, com retido, as funes do cargo, cumprindo a Constituio e as leis. Seo II Da Aquisio da Vitalidade Art. 155. No primeiro grau, a vitaliciedade s ser adquirida aps o exerccio da Magistratura pelo perodo previsto na Constituio Federal. Art. 156. Durante o perodo a que se refere o artigo precedente, ser avaliado o comportamento profissional do Juiz Substituto, e, por conseqncia, a sua aptido ao desempenho da magistratura, considerando-se-lhe a idoneidade moral, que implica a dignidade funcional, a retido de conduta, a probidade e a independncia, bem assim a assiduidade, a disciplina e a postura convivencial. Art. 157. A Corregedoria Geral da Justia, durante o curso do estgio de prova, manter pronturio individual de cada Juiz Substituto no vitalcio, do qual constaro anotaes permanentemente atualizadas quanto ao seu desempenho profissional. Art. 158. A avaliao do desempenho do magistrado, ao curso do estgio de prova, ser procedida pela Corregedoria Geral da Justia, que, at sessenta dias antes do termo final do perodo previsto no art. 155, remeter relatrio circunstanciado e conclusivo ao Conselho Estadual da Magistratura. Pargrafo nico. O relatrio de que trata este artigo ser obrigatoriamente instrudo com o pronturio de acompanhamento do desempenho do magistrado, bem como, facultativamente, por outros documentos que, relacionados sua vida profissional, entenda a Corregedoria Geral da Justia de interesse com vistas formao do convencimento do Conselho. Art. 159. Examinado o relatrio, o Conselho deliberar e formalizar motivado parecer, conclusivo quanto aptido ou no do magistrado, que submeter ao Tribunal Pleno, tudo dentro do prazo improrrogvel de trinta dias, contado a partir da data do recebimento do correspondente dossi. Art. 160. O Tribunal de Justia, em sesso plenria, vista da prova consubstanciada no dossi a ele remetido, avaliar a atuao do magistrado, decidindo pela concesso ou no da vitaliciedade.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 161. A rejeio ao vitaliciamento, e, por conseqncia, a exonerao do magistrado, apenas se dar mediante deliberao do Tribunal de Justia, adotada por pelo menos dois teros dos Desembargadores que o integram. Art. 162. Poder, ainda, ocorrer a qualquer tempo a cessao do estgio, mediante o compulsrio afastamento do magistrado e a sua conseqente exonerao, quando assim o decidir o Tribunal Pleno, pelos votos de pelo menos dois teros dos seus membros, desde que apurada, em processo disciplinar conduzido pela Corregedoria Geral da Justia, a inaptido do Juiz Substituto para o exerccio da Magistratura. 1 Ao Juiz Substituto, na hiptese deste artigo, assegurar-se- pleno exerccio do direito de defesa. 2 O ato exoneratrio ser expedido pelo Presidente do Tribunal de Justia. Seo III Da Apurao da Antiguidade Art. 163. Anualmente, no ms de julho, o Presidente do Tribunal mandar reorganizar os quadros de antigidade dos Desembargadores e Juzes, para o fim de, feitas as incluses e excluses necessrias, apurar-se nova lista de antigidade. 1 Haver trs quadros de antigidade: a) um para os Desembargadores; b) um para os Juzes de Direito, inclusive com atribuies de auxiliar; c) um para os Juzes Substitutos. 2 Os Desembargadores sero colocados na ordem de precedncia, quanto ao ingresso no Tribunal de Justia. Art. 164. O quadro de antigidade dos Juzes de Direito conter obrigatoriamente a relao de antigidade na entrncia, para efeito de promoo, remoo ou permuta. 1 Por antigidade na entrncia, entende-se o tempo de efetivo exerccio nela, deduzidas as interrupes legais, contando-se como de efetivo exerccio: I o tempo de licena ou concesso remunerada; II o perodo de frias; III o perodo de convocao pelo Presidente do Tribunal;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

IV o perodo consecutivo de oito dias, por motivo de casamento ou de falecimento de cnjuge, filho, pai, me ou irmo. 2 No quadro de antigidade na entrncia, os juzes de direito sero agrupados por entrncia, indicando-se o tempo de efetivo exerccio nela, para efeito de colocao. Art. 165. Apresentados os quadros ao Tribunal de Justia, na primeira sesso ordinria do ms de agosto, sero, depois de aprovados, publicados no Dirio Oficial do Estado, e distribudos entre os desembargadores e juzes. 1 Os que se considerarem prejudicados podero reclamar, no prazo de 10 (dez) dias, contados da publicao dos quadros. 2 As reclamaes sero julgadas pelo Tribunal de Justia, de acordo com as seguintes regras: I terminado o prazo do artigo anterior sero as reclamaes reunidas em um s processo, sob uma nica autuao para ser distribudo na primeira sesso ordinria do Tribunal; II o relator mandar ouvir os juzes cuja antigidade possa ser prejudicada, marcando-lhes prazo de 10 (dez) dias para resposta; III findo este prazo, com a resposta dos interessados ou sem ela, o relator mandar ouvir a Corregedoria Geral da Justia, dentro de 05 (cinco) dias, e, em seguida, examinados os autos, pedir dia para julgamento, devendo este realizar-se na sesso imediata; IV se for julgada procedente qualquer reclamao o Tribunal ordenar a retificao no quadro de antigidade, determinando uma nova publicao. CAPTULO III DA MOVIMENTAO DOS JUZES Art. 166. O juiz de direito s poder ser movido: I por remoo; II por permuta; III por promoo; IV em virtude de interesse pblico reconhecido pelo voto de dois teros dos membros efetivos do Tribunal de Justia, em deciso fundamentada.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 167. Ao provimento inicial de Comarca, Vara ou Juizado Especial, e a promoo por merecimento, preceder sempre a remoo. Art. 168. Ocorrida a vaga, ser o fato imediatamente noticiado, mediante Edital, abrindo-se inscrio, pelo prazo de 10 (dez) dias, aos Magistrados de igual entrncia que tenham interesse em preencher o claro mediante remoo. Art. 169. Findo o prazo de que trata o artigo precedente, decidir o Tribunal Pleno quanto ao Magistrado, dentre os inscritos, que dever ser removido, ouvindo-se, previamente, a Corregedoria Geral da Justia, que dever se manifestar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. 1 No podero concorrer a remoo os magistrados que, nos dois anos imediatamente anteriores, tenham sido punidos com censura ou sano mais grave. 2 Inocorrentes inscries, ou inaptos todos os inscritos remoo, ser oportunizado, mediante novo Edital, inscrio pelo prazo de dez dias, aos Magistrados que tenham interesse em concorrer promoo pelo critrio de merecimento. 3 Tero prioridade a remoo os Juzes de Direito de igual entrncia para a qual se der a vaga, ainda que em exerccio em Comarcas de entrncias diferentes, em virtude de elevao ou rebaixamento da referida Comarca. 4 Ocorrendo vaga decorrente de remoo, destinar-se-, obrigatoriamente, ao provimento por promoo. Art. 170. Facultar-se- a permuta entre Juzes de Direito, de igual entrncia, desde que, em o requerendo conjuntamente, conclua o Tribunal de Justia, ouvida a Corregedoria Geral da Justia, pela convenincia e pela oportunidade da medida. 1 A permuta entre juzes de mesma entrncia s poder ser recusada por 2/3 dos votos do Tribunal de Justia, por deciso devidamente fundamentada. 2 Apenas podero pleitear permuta Juzes de Direito que estejam h, pelo menos, um ano em efetivo exerccio no respectivo Juzo. 3 Na permuta sero guardados, no que couber, os mesmos princpios e procedimentos referentes remoo. CAPTULO IV DA PROMOO Art. 171. As promoes dos Juzes de Direito dar-se-o de entrncia para entrncia, observados os critrios de antigidade e merecimento, alternadamente, e depender sempre, em qualquer hiptese, de prvia inscrio dos Magistrados interessados.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 172. Nos casos de promoo, por antiguidade ou merecimento, o Presidente do Tribunal de Justia far publicar edital, abrindo-se inscrio, pelo prazo de 10 (dez) dias, notificando os juzes de entrncia imediatamente inferior, especificando o critrio a ser atendido no preenchimento da respectiva vaga. 1 A promoo do juiz mais antigo s poder ser recusada por 2/3 (dois teros) dos votos devidamente fundamentados do tribunal a que estiver vinculado, convertendo-se, se for o caso, em processo disciplinar contra o recusado. 2 A recusa do juiz mais antigo suspender o processo de promoo at a concluso do procedimento administrativo. 3 A inscrio far-se- por meio de requerimento dirigido ao Presidente do Tribunal de Justia. Art. 173. O merecimento e a antigidade sero apurados em cada entrncia, sendo obrigatria a manifestao da Corregedoria-Geral da Justia, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, em todos os procedimentos de promoo. Art. 174. Verificado empate, na apurao da antiguidade, dar-se- a precedncia ao magistrado mais antigo na carreira. Permanecendo o impasse, promover-se- aquele que tiver maior tempo de servio pblico, ou, sucessivamente, o mais idoso. Art. 175. A promoo por merecimento pressupe dois anos de efetivo exerccio na entrncia, bem como integrar o magistrado a primeira quinta parte da lista de antigidade a esta correspondente, salvo se no houver, preenchendo tais requisitos, quem aceite o lugar vago. 1 No havendo inscrio de magistrado integrante da primeira quinta parte da respectiva lista de Antigidade, o Presidente do Tribunal far publicar novo Edital, abrindo-se nova inscrio, pelo prazo de 05 (cinco) dias, podendo concorrer todos os demais juzes, integrantes da quinta parte subseqente da respectiva lista de Antigidade. 2 Considerar-se- precluso o direito de inscrio da primeira quinta parte, no exercido no prazo previsto no art. 168. 3 Havendo empate na promoo por merecimento entre mais de um juiz, adotar o tribunal o critrio de desempate na seguinte forma: I o mais antigo na respectiva entrncia; II o de mais tempo na magistratura; III o que j tenha sido votado em outras vezes no mesmo critrio de promoo;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

IV o de mais tempo de servio pblico; V o mais idoso. Art. 176. A aferio do merecimento processar-se- pelos critrios da presteza e da segurana no exerccio da jurisdio e pela freqncia e aproveitamento em cursos reconhecidos de aperfeioamento para Magistrados. Art. 177. obrigatria a promoo do Juiz que figure por trs vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento. Art. 178. No poder ser promovido o Magistrado que, durante o ano imediatamente anterior abertura da vaga, houver sido punido com a aplicao de censura ou outra sano mais grave. CAPTULO V DO ACESSO AO TRIBUNAL DE JUSTIA Art. 179. O acesso ao Tribunal de Justia, por integrante da Carreira da Magistratura, far-se- por antigidade e merecimento, alternadamente, apurados na ltima entrncia, respeitadas as normas pertinentes estabelecidas na Constituio do Brasil e legislao a esta complementar. CAPTULO VI DA REMUNERAO Art. 180. Os subsdios dos Magistrados so irredutveis, observado o que dispem as Constituies Federal e Estadual. Art. 181. Os subsdios dos Desembargadores importam em noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento (90,25%) do subsdo mensal, em espcie, assegurado aos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Art. 182. Os Juzes de Direito, inclusive aqueles com atribuies de Auxiliar, tm os seus subsdios fixados com diferena no excedente a dez por cento, de uma para outra entrncia, atribuindo-se aos da entrncia mais elevada noventa por cento dos subsdios assegurados aos Desembargadores. 1 O Juiz de Direito, quando acumular o exerccio de outra Comarca ou Vara, perceber a diferena do subsdio em que se verificar a substituio. 2 O Juiz de Direito em exerccio em Comarca, Vara ou Juizado Especial, que tiver sido elevada de entrncia, enquanto no for promovido, receber a ttulo de substituio.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 183. O subsdio do cargo de Juiz Substituto corresponder quele atribudo ao de Juiz de Direito de primeira entrncia. Art. 184. Os subsdios dos Magistrados, relativamente a cada ms de atividades, sero pagos, obrigatoriamente, at o dcimo dia til do ms imediatamente subseqente. Art. 185. Alm dos subsdios, os Magistrados faro jus s seguintes vantagens pecunirias: I ajuda de custo, aos Juzes de primeiro grau, para despesas de transporte e mudana, desde que devidamente comprovadas; II dirias; III representao em virtude do exerccio de cargo ou funo temporrios, inclusive como auxiliar da Presidncia do Tribunal, ou da Corregedoria Geral da Justia, ou membro de Turma Recursal, ou da Turma de Uniformizao, correspondente a 10% (dez por cento) do seu subsdio; (Redao dada pela Lei n 7.270, de 16.08.2011.)
REDAO ORIGINAL: III representao em virtude do exerccio de cargo ou funo temporrios, inclusive como auxiliar da Presidncia do Tribunal, ou da Corregedoria Geral da Justia, ou membro de Turma Recursal, correspondente a at 10% (dez por cento) do seu subsdio;

IV gratificao pela prestao de servio Justia Eleitoral; V remunerao especfica por aulas proferidas em cursos de preparao e aperfeioamento de Magistrados, ministrados pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas ESMAL; VI outras vantagens previstas na Lei de regncia da Magistratura Nacional. Art. 186. Ao Presidente e ao Vice-Presidente do Tribunal de Justia, bem assim ao Corregedor-Geral da Justia, so asseguradas gratificaes de representao em valores correspondentes a trinta por cento, quanto ao primeiro, e a vinte e cinco por cento, quanto aos demais, percentuais estes incidentes sobre os respectivos subsdios. Art. 187. O Juiz de Direito, inclusive aquele com atribuies de auxiliar, quando no exerccio de substituio em entrncia superior quela a que pertena, far jus diferena apurada entre o vencimento do cargo ocupado e aquele de que titular o substitudo, com referncia, estritamente, ao perodo em que se der a efetiva substituio, sem prejuzo, em sendo o caso, do auferimento das vantagens pecunirias pertinentes a dirias. Art. 188. Ser assegurada a percepo de dirias ao Juiz de Direito, inclusive com atribuies de auxiliar, quando houver deslocamento, independentemente da Circunscrio Judiciria daquela em que servir.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 189. O Juiz Substituto, quando no exerccio de substituio, no far jus a qualquer vantagem pecuniria, ressalvada a hiptese de exerccio, cumulativo, em mais de uma Comarca, quando lhe ser assegurado o auferimento de dirias. Art. 190. O Tribunal Pleno, mediante Resoluo, poder expedir normas ordinrias complementares com vistas concesso das vantagens pecunirias de que trata esta lei. CAPTULO VII DAS LICENAS Art. 191. Os Magistrados tero direito a licenas: I para tratamento da prpria sade; II por motivo de doena em pessoa da famlia; III para repouso gestante; IV licena-paternidade. 1 As licenas de que tratam os incisos II, III e IV so condicionadas a prvia autorizao formal por ato do Presidente do Tribunal de Justia, sob pena de caracterizao de falta disciplinar. 2 Denegado pedido de licena para trato da prpria sade, em razo da no configurao dos pressupostos legais indispensveis concesso, computar-se-o como de faltas ao trabalho os dias de afastamento desautorizado. Art. 192. A licena para tratamento da prpria sade, por prazo superior a trinta dias, bem como as prorrogaes que importem em licena por perodo ininterrupto, tambm superior a trinta dias, dependem de inspeo por junta mdica. Art. 193. O Magistrado licenciado no pode exercer qualquer das suas funes jurisdicionais ou administrativas, nem exercitar qualquer funo pblica ou particular. 1 Os perodos de licenas concedidos aos Magistrados no tero limites inferiores aos reconhecidos por lei ao funcionalismo da mesma pessoa de direito pblico. 2 Salvo contra-indicao mdica, o Magistrado licenciado poder proferir decises em processos que, antes da licena, lhe hajam sido conclusos, para julgamento, ou tenham recebido seu visto como Relator ou Revisor.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 194. O Magistrado que, por dois anos consecutivos, tiver registrados, ao todo, afastamentos por seis meses ou mais, em virtude de licenciamento da prpria sade, dever submeter-se, ao requerer nova licena para igual fim, dentro de dois anos, a exame para verificao de invalidez. Pargrafo nico. Concluindo o Tribunal pela incapacidade definitiva do Magistrados, promover a sua transferncia para a inatividade remunerada. CAPTULO VIII DAS CONCESSES Art. 195. Sem prejuzo do vencimento, remunerao ou de qualquer direito ou vantagem legal, o Magistrado poder afastar-se de suas funes, at oito dias consecutivos, por motivo de: I casamento; II falecimento de cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Art. 196. Conceder-se-, ainda, afastamento ao Magistrado, sem prejuzo de seus subsdios e vantagens: I para fins de freqncia a cursos ou seminrios de aperfeioamento e estudos, a critrio do Tribunal, pelo prazo mximo de dois anos; II para a prestao de servio, exclusivamente, Justia Eleitoral; III para exerccio da Presidncia de associao de classe. Art. 197. Em qualquer das hipteses de que tratam os artigos precedentes, salvo o que prev o art. 196, inciso II, so os afastamentos condicionados prvia autorizao por ato do Presidente do Tribunal de Justia. Pargrafo nico. Tratando-se de ausncia em virtude de falecimento de membro da famlia, na forma e nos casos definidos neste Cdigo, dever o Magistrado, dentro do prazo de trs dias, justificar documentalmente o seu afastamento. CAPTULO IX DAS FRIAS Art. 198. Os Magistrados tero direito a sessenta dias de frias anuais, que sero usufrudas individualmente. Art. 199. Os Desembargadores gozaro frias na forma estabelecida na lei de regncia da Magistratura Nacional, obedecido o disposto na Constituio Federal.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 200. O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal de Justia, bem assim o Corregedor-Geral da Justia, gozaro frias individuais, por perodos correspondentes a trinta dias por semestre, fixadas as oportunidades de desfrute observadas as necessidades e as convenincias do servio. Pargrafo nico. As frias individuais sero obrigatoriamente desfrutadas ao correr do correspondente perodo de fruio, vedado o fracionamento por espaos de tempo inferiores a trinta dias. Art. 201. Durante as frias dos Desembargadores, sero convocados para substituio, Juzes de Direito de terceira entrncia, na forma estabelecida no art. 143, 1, deste Cdigo. Art. 202. Poder o Presidente do Tribunal de Justia, ou seu substituto legal, durante as frias do Relator, e at a efetivao da substituio, decidir sobre pedidos de liminar em mandado de segurana, determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso, bem assim praticar outros atos de manifesta urgncia, nos feitos a ele destinados. Art. 203. Os Juzes de Direito da Comarca da Capital gozaro frias anuais, observada escala anualmente elaborada pela Corregedoria-Geral da Justia, e aprovada pelo Tribunal Pleno. 1 As escalas de frias sero organizadas at o dia 30 (trinta) do ms de novembro de cada ano e s podero ser modificadas por motivo justo, atendendo sempre a regularidade das substituies, mediante deliberao do Tribunal de Justia. 2 As frias individuais no podem fracionar-se em perodos inferiores a trinta dias e somente podem acumular-se por imperiosa necessidade de servio e pelo mximo de dois anos. 3 A promoo, remoo ou permuta no interrompe o gozo de frias. Art. 204. Os demais membros da Magistratura de primeiro grau gozaro frias individuais, observada escala anualmente aprovada pelo Tribunal Pleno. 1 O incio e o trmino das frias individuais dos Juzes de Primeiro Grau, exceo das frias na Comarca da Capital, sero comunicados Presidncia do Tribunal de Justia, bem como Corregedoria Geral da Justia. 2 As frias devero ser cumpridas obrigatoriamente no respectivo ano, para qual estabelecido, salvo motivo superior de interesse de justia. 3 No perodo de frias, na Comarca da Capital, poder a Corregedoria Geral da Justia fixar horrio especial para o funcionamento dos cartrios.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 205. Apenas excepcionalmente, em face de petio formal devidamente motivada pelo magistrado de primeiro grau e protocolada com antecedncia mnima de trinta dias ao termo inicial previsto ao desfrute de suas frias regulamentares, poder o Tribunal Pleno conceder o adiamento do repouso, uma nica vez, hiptese em que desde logo designar a oportunidade em que dever ocorrer. Art. 206. Configuraro faltas disciplinares: I o comeo do gozo de frias, ou sua permanncia, sem observncia aos termos inicial e final fixados na escala correspondente; II o no incio do repouso na data pr-fixada, na escala pertinente, salvo anterior adiamento devidamente concedido pelo Tribunal Pleno. Art. 207. Na primeira instncia, durante as frias, podero ser praticados e no se suspendero, pela supervenincia delas, os seguintes atos: I a produo antecipada de provas (art. 846 do Cdigo de Processo Civil); II a citao, a fim de evitar o perecimento de direitos, e bem assim o arresto, o seqestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos; III os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento; IV as causas de alimentos provisionais, de dao ou remoo de tutores e curadores; V todas as causas que a lei federal determinar; VI as aes prescritveis at trs meses; VII o cumprimento de cartas de ordem, precatrias e rogatrias; VIII o habeas corpus, os recursos criminais em geral, bem como os processos e julgamentos de rus presos ou na iminncia de prescrio, e os pedidos de priso preventiva; IX as medidas de proteo aos menores abandonados; X quaisquer outras aes ou processos regulados em lei especial, onde ressalvada a produo de tutela de urgncia.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

CAPTULO X DAS SUBSTITUIES NAS COMARCAS Art. 208. As substituies dos Juzes de Direito de 1 entrncia dar-se- por Juiz Substituto com lotao na circunscrio a que integrante a Comarca de que seja titular o substitudo. Art. 209. Os Juzes de Direito de 2 e de 3 entrncias sero substitudos por Juzes de Direito com Atribuies de Auxiliar, das mesmas entrncias e circunscries. Art. 210. O Tribunal Pleno, mediante proposio da Corregedoria Geral da Justia, estabelecer, atravs de Resoluo, no ms de dezembro de cada ano, tabela de substituies para vigncia durante o perodo subseqente. Art. 211. Excepcionalmente, quando se demonstre invivel se processe a substituio de Juiz de Direito na conformidade do disposto nos artigos precedentes, ser o substituto escolhido e designado pelo Presidente do Tribunal de Justia, inclusive, em sendo o caso, mediante mobilizao de magistrado lotado em outra circunscrio. Art. 212. Nas hipteses de impedimento ou suspeio, ou ainda quando o interesse do servio o determinar, as substituies podero ser exercidas por Juiz de Direito, Juiz de Direito com Atribuies de Auxiliar ou Juiz Substituto, mediante designao do Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Plenrio. LIVRO IV DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA TTULO I DOS RGOS DE APOIO ADMINISTRATIVO E JUDICIRIO CAPTULO I DO TRIBUNAL DE JUSTIA E DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIA Art. 213. A lei dispor sobre estrutura dos rgos de apoio administrativo do Tribunal de Justia e da Corregedoria Geral da Justia, definindo os cargos de provimento efetivo e comissionado dela integrantes, estabelecendo-lhes os quantitativos e os contedos ocupacionais e fixando os respectivos padres retributrios. Art. 214. O Tribunal de Justia, para efeito de especfico suprimento de carncia em unidades administrativas e judicirias, levantadas vista das respectivas lotaes numricas legalmente estabelecidas e desde que demonstradas de preenchimento imediato invivel mediante provimento efetivo, poder promover a contratao a termo de pessoal de apoio administrativo ou auxiliar da justia, conforme o caso, sempre por perodo nunca superior a um ano, admitida a renovao, uma nica vez, sob critrio de seleo simplificada com prova de ttulos.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Pargrafo nico. As carncias relativas a servios gerais de conservao e limpeza podero ser supridas mediante terceirizao.

CAPTULO II DOS RGOS AUXILIARES DOS JUZES DE PRIMEIRO GRAU Art. 215. Os servios auxiliares dos Juzos de primeiro grau sero realizados pelas respectivas escrivanias. Art. 216. A criao de cada Juzo implicar a automtica instituio da correspondente escrivania, cuja estrutura de cargos a definida por este Cdigo. TTULO II DOS SERVIDORES DA JUSTIA CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 217. So Servidores da Justia os Funcionrios do Tribunal de Justia e os Serventurios da Justia. Art. 218. O regime jurdico aplicvel aos Funcionrios do Tribunal de Justia aquele aplicvel aos servidores pblicos civis estaduais de vnculo estatutrio. Art. 219. Aos Serventurios da Justia aplicar-se- o regime jurdico pertinente aos servidores pblicos civis estaduais de vnculo estatutrio, respeitadas as disposies deste Cdigo. CAPTULO II DOS SERVENTURIOS DA JUSTIA Seo I Do Ingresso Art. 220. Os cargos de Serventurio da Justia so organizados em carreiras, na conformidade do que estabelece este Cdigo. Art. 221. O provimento como Serventurio da Justia dar-se- na classe inicial da carreira, independentemente da entrncia em que venha a ser lotado e a ter exerccio, observada a cautela de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, respeitada a correspondente ordem classificatria final.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Pargrafo nico. O ato convocatrio de cada certame seletivo indicar, precisamente, os cargos vagos existentes e as unidades judicirias a que correspondentes, de forma a que possa o interessado, no ato da inscrio, indicar a categoria funcional e a Comarca para que concorre. Seo II Da Remoo Art. 222. Abrindo-se, em qualquer juzo, vaga em cargo de Serventurio da Justia, expedir-se- edital convocatrio dos integrantes da categoria, fixando-lhes prazo de dez dias para o fim de que, em o querendo, manifestem possvel interesse em se verem mobilizados, mediante remoo, para a unidade judiciria em que se deva dar o preenchimento. Pargrafo nico. Apenas podero ser removidos Serventurios da Justia que contem com pelo menos dois anos de efetivo exerccio na carreira, bem como no tenham sofrido, no binio imediatamente precedente, a imposio de censura ou outra sano mais grave. Art. 223. Na hiptese da manifestao de interesse por mais de um Serventurio da Justia, dar-se- preferncia ao mais antigo na carreira. Ocorrendo empate, remover-se- aquele que contar com maior tempo de servio pblico. Dando-se que persista o impasse, ser removido o mais idoso. Art. 224. Em nenhuma hiptese ser aberto concurso pblico, para efeito de provimento de cargo especfico de Serventurio da Justia, antes de oportunizado o preenchimento mediante remoo. Seo III Das Permutas Art. 225. Facultar-se- a permuta de Serventurios da Justia, desde que, em o requerendo conjuntamente ambos os interessados, conclua a Corregedoria-Geral da Justia pela convenincia e pela oportunidade da medida. Art. 226. Apenas podero pleitear permuta Serventurios da Justia que j contem com pelo menos dois anos de efetivo exerccio na carreira.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Seo IV Das Promoes Art. 227. (Revogado pela Lei n 6.797, de 8.01.2007)
REDAO ORIGINAL: Art. 227. As progresses verticais em cada carreira funcional dar-se-o mediante promoo, respeitados os critrios de antigidade e merecimento, alternadamente.

Pargrafo nico. (Revogado pela Lei n 6.797, de 8.01.2007)


Pargrafo nico. As promoes, na forma do que prev este artigo, no implicaro mudana do domiclio funcional do Serventurio da Justia.

Art. 228. (Revogado pela Lei n 6.797, de 8.01.2007)


REDAO ORIGINAL: Art. 228. As promoes dos Serventurios da Justia observaro a mesma disciplina aplicvel aos Funcionrios do Tribunal de Justia.

Seo V Das Substituies Art. 229. Os Serventurios da Justia, em suas faltas, ausncias eventuais, frias, licenas e impedimentos sero substitudos, mediante designao pelo Juiz Titular: I o Escrivo por Escrevente; II o Escrevente por outro Escrevente, ou ainda, excepcionalmente, por Oficial de Justia; III o Oficial de Justia por outro Oficial de Justia, ou ainda, extraordinariamente, por Porteiro de Auditrios ou Escrevente; IV o Porteiro de Auditrios por Oficial de Justia; V o Distribuidor por Escrevente; VI o Depositrio Pblico por Oficial de Justia ou Escrevente.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LIVRO V DAS DISPOSIES ESPECIAIS TTULO I DO FUNDO ESPECIAL DE MODERNIZAO DO PODER JUDICIRIO - FUNJURIS Art. 230. O Fundo Especial de Modernizao do Poder Judicirio - FUNJURIS, institudo pela Lei n. 5.887, de 6 de dezembro de 1996, ter as suas atividades orientadas, coordenadas e supervisionadas pelo Presidente do Tribunal de Justia. Pargrafo nico. Resoluo do Tribunal de Justia dispor sobre o funcionamento do fundo especial de que trata este artigo.

TTULO II DOS SERVIOS REGISTRAIS E NOTARIAIS Art. 231. As atividades registrais e notariais sero exercidas sob fiscalizao judiciria e observaro a disciplina especfica estabelecida em legislao federal. Pargrafo nico. Facultar-se- a permuta de registradores e notrios, desde que, em o requerendo conjuntamente ambos os interessados, conclua a Corregedoria-Geral da Justia pela convenincia e pela oportunidade da medida. Art. 232. Os atos de concesso de servios registrais e notariais sero expedidos pelo Presidente do Tribunal de Justia, aps cumpridas as formalidades legais de estilo, ouvido o Plenrio. Art. 233. Lei especial estadual dispor sobre as normas e os critrios a serem observados nos concursos para provimento e remoo de oficiais registrais e notrios. LIVRO VI DISPOSIES GERAIS, TRANSITRIAS E FINAIS TTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 234. O Tribunal de Justia, mediante resolues dispor: I sobre o horrio de funcionamento das Comarcas, Varas Judicirias e dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

II sobre o detalhamento das atribuies dos rgos integrantes do Poder Judicirio, bem assim dos ocupantes de cargos e funes de suas respectivas estruturas; III sobre as instrues que se faam necessrias com vistas aplicao das normas componentes da disciplina deste Cdigo. IV anualmente, no ms de agosto, sobre a quantidade de servidores a serem lotados nos rgos do Poder Judicirio, podendo ser excepcionado o parmetro do Anexo VIII a que se refere o caput do art. 245 desta Lei, na hiptese de necessidade do servio devidamente fundamentada pelo Corregedor-Geral da Justia, com dados estatsticos que demonstrem a relao entre a demanda de processos e o nmero de servidores; e (Redao acrescentada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.) V sobre os valores e o modo de concesso de dirias para os Desembargadores, Juzes e Servidores. (Redao acrescentada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.) Pargrafo nico. O Corregedor-Geral da Justia solicitar ao Magistrado Titular, ou quele que esteja respondendo pela unidade jurisdicional, que indique os servidores para nova lotao, na forma disciplinada no inciso IV desta Lei, devendo ser respeitados a comarca e o termo judicirio nos quais os mesmos estiverem anteriormente lotados. (Redao acrescentada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.) Art. 235. A Assessoria Militar do Tribunal de Justia tem a estrutura organizacional a saber: I rgo Superior de Coordenao e Superviso: a) Gabinete do Assessor-Chefe; b) Assessoria Adjunta; c) Ajudncia. II rgo Operacional: a) Seo de Segurana; b) Grupo de Comando (GP CMDO); c) Peloto de Segurana (PEL SEG). Art. 236. Na Comarca em que inexistente Juizado Especial Cvel e Criminal devidamente instalado, a competncia que a este seria em princpio afeta ser exercida pelo nico Juzo que houver, ou, no caso da existncia de mais de um, quele a que corresponder a 2 Vara.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 237. Nas Comarcas do interior, onde existentes duas ou mais Varas devidamente instaladas, os processos e procedimentos regulados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente sero da competncia privativa da 1 Vara. Art. 238. Haver, em cada Comarca de terceira e de segunda entrncias, um Servio de Distribuio, Informaes e Custas SERDIC. 1 As atividades de cada Servio de que trata este artigo sero coordenadas e dirigidas por um Chefe de Servio, Smbolo DI-1, de provimento em comisso. 2 A estrutura de apoio administrativo compreender um cargo de Auxiliar Tcnico, Smbolo DI-1, de provimento em comisso, salvo nas Comarcas de Arapiraca e da Capital, que tero lotaes numricas de dois e cinco cargos de igual natureza. Art. 239. Fica criada a Diretoria de Comunicao Social, subordinada Secretaria Especial da Presidncia do Tribunal de Justia, que tem a seguinte composio: I Gabinete do Diretor; II Departamento de Divulgao Institucional e Jurisdicional; 1 A Diretoria de Comunicao Social exercida por um ocupante de cargo de provimento em comisso de Diretor de Comunicao, smbolo DS1. 2 O Departamento de Divulgao Institucional e Jurisdicional dirigido por diretor adjunto, com cargo de provimento em comisso, smbolo DS2 que, na ausncia do diretor, exercer sua funo, sendo composta ainda de 01 (um) redator, 01 (um) reprter e 01 (um) reprter fotogrfico, todos com cargos de provimento em comisso, AS2. 3 Todos os cargos da Diretoria de Comunicao Social so privativos de jornalistas profissionais, nos termos do Decreto-Lei n 83.284, de 13 de maro de 1979. 4 As atribuies da Diretoria de Comunicao sero definidas em Resoluo do Tribunal de Justia, aprovada pelo Pleno. TTULO II DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 240. So reestruturadas, nas Comarcas da Capital e de Arapiraca, as Varas Judicirias existentes em suas ordenaes genricas, com as esferas de competncia e jurisdio, na conformidade dos anexos I e II desta Lei. 1 A Corregedoria-Geral da Justia promover em, no mximo sessenta dias, os atos necessrios adequao dos procedimentos administrativos nos setores de distribuio das respectivas comarcas, relativamente as eventuais alteraes nas competncias das varas judiciais.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

2 Em nenhuma hiptese haver redistribuio dos processos em tramitao, em face de eventual alterao decorrente desta lei, nas competncias das respectivas varas. Art. 241. O Tribunal de Justia promover, dentro do prazo de um ano, a adaptao do seu Regimento Interno s disposies deste Cdigo. Art. 242. Somente mediante lei especfica, de autoria do Poder Judicirio, poder ser alterada, ampliada ou reduzida a competncia em razo da matria de Vara ou Juizado Especial. (Redao dada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.)
REDAO ORIGINAL: Art. 242. Somente mediante lei especfica, de autoria do Poder Judicirio, poder ser alterada, ampliada ou reduzida competncia ou jurisdio de Vara ou Juizado Especial.

Pargrafo nico. A competncia em razo do territrio poder ser fixada por Resoluo do Tribunal de Justia. (Redao acrescentada pela Lei n 6.816, de 12.07.2007.)

Art. 243. Aos Serventurios da Justia ativos e inativos, inclusive notrios e oficiais registrais, ocupantes de cargos pblicos de provimento efetivo no previstos no Anexo III, do art. 217 da Lei n 6.020, de 2 de junho de 1998, ou ainda estveis no servio pblico, fica preservado o tratamento jurdico que lhes fora assegurado pela legislao anterior. Art. 244. O Regimento Interno da ESMAL ser proposto pelo Diretor da Escola, e submetido ao Tribunal Pleno, no prazo mximo de cento e vinte dias da aprovao desta lei. Pargrafo nico. Fica criado um cargo de investidura em comisso AS-2, de Coordenador Pedaggico, a ser preenchido, preferencialmente, por ps-graduado em Pedagogia. (Redao dada pela Lei n 7.010, de 17.12.2008.)
REDAO ORIGINAL: Pargrafo nico. Fica criado um cargo de investidura em comisso AS-2, de Coordenador Pedaggico, privativo de ps-graduado em Pedagogia.

TTULO III DISPOSIES FINAIS Art. 245. So mantidos os anexos I a VIII, estabelecidos no art. 217 da Lei n 6.020, de 2 de junho de 1998. Pargrafo nico. So Anexos integrantes deste Cdigo: I Anexo I Classificao e Competncias das Varas Judicirias da Comarca da Capital; II Anexo II Classificao e Competncias das Varas Judicirias da Comarca de Arapiraca;

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

III Anexo III Quadro de Cargos de Provimento Permanentes e Comissionados das Varas da Infncia e da Juventude da Comarca da Capital; IV Anexo IV Quadro de Pessoal das Varas da Infncia e da Juventude da Comarca da Capital. Cargos Permanentes; V Anexo V Quadro de Pessoal das Varas da Infncia e da Juventude da Comarca da Capital. Cargos Comissionados. Art. 246. Os arts. 1 e 2 da Lei n. 5.887, de 6 de dezembro de 1996, passam a viger com as redaes com que ora imperam os arts. 622 e 623 da Lei n. 4.804, de 9 de setembro de 1986. Pargrafo nico. Fica mantido o repasse da taxa da ANOREG. Art. 247. A criao de cada Juzo, conforme o caso, implicar a criao automtica, alm do cargo de Juiz Titular correspondente, daqueles de apoio indispensveis ao seu funcionamento, na forma desta Lei. Art. 248. mantida a diviso ora vigente do territrio estadual, em Comarcas, Varas, Termos e Distritos, com as alteraes previstas na Lei n 6.020, de 2 de junho de 1998. Art. 249. As reclassificaes de Comarcas, decorrentes de disposies desta lei, no importaro qualquer conseqncia quanto condio funcional dos Magistrados ou Serventurios da Justia nelas com titularidade ou lotao especfica, respectivamente. Art. 250. As lacunas e omisses porventura existentes nas disposies deste Cdigo sero supridas mediante aplicao subsidiria das disciplinas da Lei de regncia da Magistratura Nacional, do Cdigo de Processo Civil, do Cdigo de Processo Penal, da legislao estatutria dos servidores pblicos estaduais e demais leis federais e estaduais pertinentes. Art. 251. Os efeitos desta lei so extensivos aos Magistrados, Serventurios da Justia e Funcionrios inativos. Art. 252. Ficam criados os Cargos de Secretrio-Geral do Tribunal de Justia e Secretrio Especial da Presidncia do Tribunal de Justia, com as atribuies e natureza jurdica dispostas nos arts. 61 e 62, desta lei, aos quais so assegurados a remunerao prevista no 2 do art. 8 da Lei Estadual n 6.019, de 2 de junho de 1998. Pargrafo nico. Igual remunerao ser assegurada ao Secretrio-Geral da Corregedoria-Geral da Justia. Art. 253. As despesas decorrentes da execuo desta lei correro conta de dotaes prprias consignadas na Lei de Meios.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 254. A regra do art. 31 no se aplica aos sucessores dos Desembargadores que atualmente ocupam a Presidncia do Tribunal e a Corregedoria-Geral de Justia, cuja sucesso ser regulada pelo disposto na Lei n 6.020, de 2 de junho de 1998. Art. 255. Sobre as custas processuais, que sero destinadas exclusivamente ao custeio dos servios afetos s atividades especficas da Justia, no poder incidir qualquer percentual, independentemente de sua destinao. Art. 256. O artigo 7 da Lei n 5.811, de 27 fevereiro de 1996, passa a viger com a seguinte redao: Art. 7 Os conciliadores, auxiliares da Justia, sero preferentemente recrutados dentre bacharis em Direito, designados pelo Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Plenrio, para cumprimento da funo pelo prazo de at dois anos, prorrogvel por igual perodo, uma nica vez. (NR) Art. 257. O inciso I do artigo 2 da Lei n 5.887, de 6 de dezembro de 1996, passa a viger com a seguinte redao: Art. 2 - (...) I - Comisso Gestora, rgo superior de Planejamento, orientao, coordenao, superviso, controle e avaliao, constituda de trs membros, entre os quais pelo menos um Juiz de Direito, que a presidir, designados pelo Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Plenrio. (NR) Art. 258. Os artigos 9 e 10 da Lei n 5.494, de 10 de maio de 1993, passam a viger com as seguintes redaes: Art. 9 Os Comissrios de Vigilncia, ocupantes de cargos em comisso, sero nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Plenrio. (NR) Art. 10. As atividades da Unidade de Coordenao Administrativa-Fiscal sero dirigidas por um Coordenador Administrativo-Fiscal, nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justia, ouvido o Plenrio. (NR) Art. 259. Revogam-se o art. 3 da Lei n 5.887, de 6 de dezembro de 1996 e os artigos 7 e seu pargrafo nico e 8 e seus 1 e 2, todos da Lei n 6.019, de 2 de junho de 1998. Pargrafo nico. (Revogado pela Lei n 6.921, de 14.01.2008.)
REDAO ORIGINAL: Pargrafo nico. Fica mantido o repasse, pelo FUNJURIS, da Taxa de Servios Notariais e Registrais TSNR, Associao dos Notrios e Registradores de Alagoas, at o dia 10 de cada ms.

Art. 260. Ficam institudos os Cartrios de Registro Civil dos Municpios de Canapi, Feliz Deserto, Inhapi e Jequi da Praia.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

Art. 261. Fica criada a Ouvidoria do Poder Judicirio Alagoano, que funcionar junto a Corregedoria-Geral de Justia, exercida por um Ouvidor Judicirio, ocupante de cargo de provimento em comisso DS-1, privativo de bacharel em direito, indicado pelo Corregedor-Geral de Justia e nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justia, cujas atribuies sero detalhadas em Resoluo aprovada pelo Plenrio. Art. 262. Sero mantidas, na forma do art. 171 da Lei n 6.020/98, as frias do ms de janeiro de 2005, em virtude da falta de regulamentao do disposto no art. 93, XII da Constituio Federal. Pargrafo nico. Ao final das frias de janeiro de 2005, o Tribunal baixar normas disciplinando o seu funcionamento ininterrupto. Art. 263. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio. PALCIO MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, em Macei, 5 de janeiro de 2005, 117 da Repblica. RONALDO LESSA Governador
Este texto no substitui o publicado no DOE de 6.01.2005 e republicado no DOE de 7.01.2005.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO I COMARCA DA CAPITAL CLASSIFICAO DAS VARAS JUDICIRIAS E RESPECTIVAS COMPETNCIAS VARAS CVEIS
NOVA NOMENCLATURA 1 Vara Cvel da Capital COMPETNCIA Cvel Residual Feitos Cveis para que inexiste Vara especializada. 2 Vara Cvel de Feitos No Cvel Residual Feitos Cveis Privativos para que inexiste Vara especializada. 3 Vara Cvel de Feitos No Cvel Residual Feitos Cveis Privativos para que inexiste Vara especializada. 4 Vara Cvel de Feitos No Cvel Residual Feitos Cveis Privativos para que inexiste Vara especializada. 5 Vara Cvel de Feitos No Cvel Residual Feitos Cveis Privativos para que inexiste Vara especializada. 6 Vara Cvel de Feitos No Cvel Residual Feitos Cveis Privativos para que inexiste Vara especializada. 7 Vara Cvel de Feitos No Cvel Residual Feitos Cveis Privativos para que inexiste Vara especializada. Vara Cvel nica de Cumpri- Cvel Residual Feitos Cveis mentos de Requisitrios de para que inexiste Vara especialiAtos Processuais. zada. 1 Vara das Execues Por Ttu- Cvel Residual Feitos Cveis los Extrajudiciais. para que inexiste Vara especializada. 2 Vara das Execues Por Ttu- Cvel Residual Feitos Cveis los Extrajudiciais para que inexiste Vara especializada. 3 Vara das Execues Por Ttu- Cvel Residual Feitos Cveis los Extrajudiciais para que inexiste Vara especializada. 1 Vara Cvel de Competncia Cvel Residual, Feitos Cveis para Mista. que inexiste Vara especializada. 2 Vara Cvel de Competncia Cvel Residual Feitos Cveis Mista. para que inexiste Vara especializada. NOMENCLATURA ATUAL 1 Vara Cvel de Feitos No Privativos

2 Vara Cvel da Capital

3 Vara Cvel da Capital

4 Vara Cvel da Capital

5 Vara Cvel da Capital

6 Vara Cvel da Capital

7 Vara Cvel da Capital

8 Vara Cvel da Capital

9 Vara Cvel da Capital

10 Vara Cvel da Capital

11 Vara Cvel da Capital

12 Vara Cvel da Capital 13 Vara Cvel da Capital

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

14 Vara Cvel da Capital Fazenda Municipal

15 Vara Cvel da Capital Fazenda Municipal

16 Vara Cvel da Capital Fazenda Estadual

17 Vara Cvel da Capital Fazenda Estadual

18 Vara Cvel da Capital Fazenda Estadual

19 Vara Cvel da Capital Fazenda Estadual

20 Vara Cvel da Capital Sucesses 21 Vara Cvel da Capital Sucesses 22 Vara Cvel da Capital Famlia 23 Vara Cvel da Capital Famlia 24 Vara Cvel da Capital Famlia 25 Vara Cvel da Capital Famlia 26 Vara Cvel da Capital Famlia 27 Vara Cvel da Capital Famlia

1 Vara da Fazenda Municipal. Feitos em que interessado o Municpio de Macei, os entes de sua administrao indireta e os delegatrios dos servios pblicos que conceder ou permitir. 2 Vara da Fazenda Municipal. Executivos Fiscais em que interessado o Municpio de Macei, os entes de sua administrao indireta e os delegatrios dos servios pblicos que conceder ou permitir. 1 Vara da Fazenda Estadual. Feitos em que interessado o Estado de Alagoas, os entes de sua administrao indireta e os delegatrios dos servios pblicos que conceder ou permitir. 2 Vara da Fazenda Estadual. Feitos em que interessado o Estado de Alagoas, os entes de sua administrao indireta e os delegatrios dos servios pblicos que conceder ou permitir. 3 Vara da Fazenda Estadual. Feitos em que interessado o Estado de Alagoas, os entes de sua administrao indireta e os delegatrios dos servios pblicos que conceder ou permitir. 4 Vara da Fazenda Estadual. Executivos Fiscais em que inteExecutivos Fiscais ressado o Estado de Alagoas, os entes de sua administrao indireta e os delegatrios dos servios pblicos que conceder ou permitir. 1 Vara das Sucesses. Feitos de Sucesses, rfos e Ausentes. 2 Vara das Sucesses. Feitos de Sucesses, rfos, Ausentes. 1 Vara de Famlia. Feitos de Famlia e Interditos. 2 Vara de Famlia. 3 Vara de Famlia. 4 Vara de Famlia. 5 Vara de Famlia. 6 Vara de Famlia. Feitos de Famlia e Interditos. Feitos de Famlia e Interditos. Feitos de Famlia e Interditos. Feitos de Famlia e Interditos. Feitos de Famlia e Interditos.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

28 Vara Cvel da Capital Infncia e Juventude

2 Vara da Infncia e da Juven- Aes e procedimentos de defesa tude Proteo Jurdico-Social. aos interesses individuais, difusos ou coletivos, afetos infncia e Juventude, salvo aqueles de competncia da 1 Vara Criminal da Capital, inclusive o cumprimento de requisitrios de atos processuais pertinentes a processos daqueles que lhe so da competncia.

NOTA: A Lei n 6.895, de 10.12.2007 promoveu alterao neste Anexo. Art. 8 Na estrutura das Varas Cveis da Capital (3a Entrncia), Anexo I da Lei n 6.564/05, fica acrescida a 29a Vara Cvel da Capital Conflitos Agrrios.

VARAS CRIMINAIS
NOVA NOMENCLATURA 1 Vara Criminal da Capital Infncia e Juventude NOMENCLATURA ATUAL COMPETNCIA 1 Vara da Infncia e da Juven- Feitos relativos apurao de atos tude Atos Infracionais. infracionais, atribudos a adolescente, de irregularidades praticadas por entidade de atendimento infncia e Juventude, e ainda de infraes administrativas tipificadas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, bem como o cumprimento de requisitrios de atos processuais pertinentes a processos daqueles que lhe so da competncia. 1 Vara Criminal de Competn- Criminal Residual Feitos Crimicia No Privativa. nais a que no corresponda Vara Privativa. 2 Vara Criminal de Competn- Criminal Residual Feitos Crimicia No Privativa. nais a que no corresponda Vara Privativa. 3 Vara Criminal de Competn- Criminal Residual Feitos Crimicia No Privativa. nais a que no corresponda Vara Privativa. 4 Vara Criminal de Competn- Criminal Residual Feitos Crimicia No Privativa. nais a que no corresponda Vara Privativa. 5 Vara Criminal de Competn- Criminal Residual Feitos Crimicia No Privativa. nais a que no corresponda Vara Privativa. 1 Vara Especial Criminal Feitos relativos aos crimes dolosos Crimes Dolosos Contra a Vida contra a vida e aos que lhes sejam conexos, alm da organizao e presidncia do Tribunal do Jri.

2 Vara Criminal da Capital

3 Vara Criminal da Capital

4 Vara Criminal da Capital

5 Vara Criminal da Capital

6 Vara Criminal da Capital

7 Vara Criminal da Capital Tribunal do Jri

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

8 Vara Criminal da Capital Tribunal do Jri

9 Vara Criminal da Capital Tribunal do Jri

10 Vara Criminal da Capital

2 Vara Especial Criminal Feitos relativos aos crimes dolosos Crimes Dolosos Contra a Vida contra a vida e aos que lhes sejam conexos, alm da organizao e presidncia do Tribunal do Jri. 3 Vara Especial Criminal Feitos relativos aos crimes doloCrimes Dolosos Contra a Vida. sos contra a vida e aos que lhes sejam conexos, alm da organizao e presidncia do Tribunal do Jri. 4 Vara Especial Criminal Criminal Residual Feitos CrimiCumprimento de Requisitrios nais a que no corresponda Vara de Atos Processuais. Privativa. 4 Vara Criminal de Competncia Mista Entorpecentes, Crimes Contra a Ad. Pblica e a Incolumidade Pblica. 2 Vara Criminal de Competncia Mista Criminal Residual Feitos Criminais a que no corresponda Vara Privativa. Criminal Residual Feitos Criminais a que no corresponda Vara Privativa. Auditoria da Justia Militar, Cumprimento de requisies judiciais relativas a Crimes Militares. Feitos relativos s Infraes de Trnsito. Entorpecentes, Crimes Contra a Administrao Pblica e a Incolumidade Pblica.

11 Vara Criminal da Capital

12 Vara Criminal da Capital

13 Vara Criminal da Capital Auditoria Militar

14 Vara Criminal da Capital Trnsito 15 Vara Criminal da Capital Juizado de Entorpecentes

16 Vara Criminal da Capital Execues Penais

1 Vara Criminal de Competncia Mista Auditoria da Justia Militar, Crimes de Imprensa e Crimes Contra a Honra. 5 Vara Especial Criminal Infraes de Transito. 3 Vara Criminal de Competncia Mista Entorpecentes, Crimes Contra a Ad. Pblica e a Incolumidade Pblica. 6 Vara Especial Criminal Execues Penais. Execues Penais.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO II COMARCA DE ARAPIRACA CLASSIFICAO DAS VARAS JUDICIRIAS E RESPECTIVAS COMPETNCIAS
NOVA NOMENCLATURA 1 Vara de Arapiraca. Infncia e Juventude REA DE ATUAO COMPETNCIA Feitos Relativos Infncia e No Aes e procedimentos de defesa aos Privativa - Proteo Jurdico-Social interesses individuais, difusos ou e Atos Infracionais. coletivos, afetos Infncia e Juventude, inclusive os relativos apurao de atos infracionais, atribudos a adolescente, e s irregularidades praticadas por entidade de atendimento infncia e Juventude, e s infraes administrativas tipificadas pelo ECA, bem como o cumprimento das Precatrias respectivas. Feitos de Natureza Cvel Residual Feitos Cveis para que inexiste Vara especializada. Feitos de Natureza Cvel Residual. Feitos Cveis para que inexiste Vara especializada. Feitos de Interesse das Fazendas Feitos em que interessado o Estado de Pblicas - Estadual e Municipal. Alagoas e o Municpio de Arapiraca, inclusive executivo fiscais, e as Precatrias oriundas da Justia Federal. Feitos de Natureza Criminal. Feitos Criminais, inclusive os relativos aos crimes dolosos contra a vida, organizao e presidncia do Tribunal do Jri. Feitos de Natureza Cvel Residual. Feitos Cveis para que inexiste Vara especializada. Famlia e Sucesses Feitos de Famlia, Sucesses, rfos, Ausentes e Interditos. Feitos de Natureza Criminal. Feitos Criminais, inclusive os relativos aos crimes dolosos contra a vida, organizao e presidncia do Tribunal do Jri e Execues Penais. Famlia e Sucesses Feitos de Famlia, Sucesses, rfos, Ausentes e Interditos. Famlia e Sucesses Feitos de Famlia, Sucesses, rfos, Ausentes e Interditos.

2 Vara de Arapiraca. Cvel Residual 3 Vara de Arapiraca Cvel Residual 4 Vara Cvel de Arapiraca. Fazenda Pblica

5 Vara de Arapiraca. Criminal

6 Vara de Arapiraca. Cvel Residual 7 Vara de Arapiraca. Famlia e Sucesses 8 Vara de Arapiraca. Criminal e Execuo Penal

9 Vara de Arapiraca. Famlia 10 Vara de Arapiraca. Famlia

NOTA: Vide a Lei n 7.010, de 17 de dezembro de 2008 e Lei n 6.816, de 12 de julho de 2007.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO III QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTOS PERMANENTES E COMISSIONADOS DAS VARAS DA INFNCIA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DA CAPITAL 1a VARA I. Unidade Tcnica Coordenador Assistente Social Psiclogo 01 04 02 2a VARA I. Unidade Tcnica Coordenador Assistente Social Psiclogo 01 04 02

II. Coordenadoria de Proteo e Fiscal Coordenador Fiscal Agente de Proteo


_______________________________________________________

II. Coordenadoria de Proteo e Fiscal Coordenador Fiscal Agente de Proteo


____________________________________________________

01 06 14

01 06 14

Total

Total

III. Unidade Administrativa Coordenador Agente de Proteo Servios Gerais Assessor Administrativo Telefonista Setor de Transporte Oficial de Transporte Total
NOTA: Em negrito: Cargos Permanentes Em Itlico: Cargo Comissionado

01 03

01 01

06 12

______________________________________________________________

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO IV (Redao dada pela Lei n 6.900, de 19.12.2007) JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS E CRIMINAIS DA CAPITAL JUIZADO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
REDAO ORIGINAL: ANEXO IV QUADRO DE PESSOAL DA JUSTIA DA INFNCIA E DA JUVENTUDE DA CAPITAL CARGOS DE PROVIMENTO PERMANENTE DENOMINAO CDIGO SMBOLO QUANTITATIVO ASSISTENTE SOCIAL PJ-17-OPE SPJ-F 08 PSICLOGO PJ-17-OPE SPJ-F 04

COMPETNCIA Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal - Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal Cvel e Criminal - Trnsito

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO V QUADRO DE PESSOAL DA JUSTIA DA INFNCIA E DA JUVENTUDE DA CAPITAL CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSO TTULO COORDENADOR DA UNIDADE ADMINISTRATIVA COORDENADOR DA UNIDADE TCNICA COORDENADOR FISCAL AGENTE DE PROTEO OFICIAL DE TRANSPORTE TELEFONISTA ASSESSOR ADMINISTRATIVO SMBOLO DS-2 DS-2 DS-3 DI-1 DI-1 DI-3 DS-4 QUANTITATIVO 01 02 02 15 06 01 01

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO VI (Acrescentado pela Lei n 6.876, de 17.10.2007) FRUM REGIONAL DO BENEDITO BENTES Nova Nomenclatura 10 Juizado Especial Cvel e Criminal 25 Vara Cvel da Capital Regional Nomenclatura Atual 10 Juizado Especial Cvel e Criminal 25 Vara Cvel da Capital Competncia em razo da matria Cvel e Criminal Feitos de famlia, sucesses, alm de registro civil de pessoa natural, retificao, justificao e expedio de alvars. Criminal Residual feitos criminais a que no corresponda Vara privativa.

5 Vara Criminal da Capital Regional

5 Vara Criminal da Capital

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO VII (Acrescentado pela Lei n 6.876, de 17.10.2007) FRUM REGIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Nova Nomenclatura 8 Juizado Especial Cvel e Criminal 26 Vara Cvel da Capital Regional 16 Vara Criminal Execues Penais Nomenclatura Atual 8 Juizado Especial Cvel e Criminal 26 Vara Cvel da Capital Famlia 16 Vara Criminal Execues Penais Competncia em razo da matria Cvel e Criminal Feitos de famlia, sucesses, alm de registro civil de pessoa natural, retificao, justificao e expedio de alvars. Execues Penais.

ESTADO DE ALAGOAS
GABINETE DO GOVERNADOR

LEI N 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. ANEXO VIII (Acrescentado pela Lei n 6.816, de 12.07.2007) ESTRUTURA BSICA DOS SERVIOS AUXILIARES JUZOS DE PRIMEIRA INSTNCIA E VARAS JUDICIRIAS
CARGO/FUNO Escrivo / Chefe de Secretaria Analista Judicirio Oficial de Justia QUANTIDADES 2. Entrncia 01 03 02

1. Entrncia 01 05 02

3. Entrncia 01 04 02

S-ar putea să vă placă și