Sunteți pe pagina 1din 2

SIMULADO

DIREITO ADMINISTRATIVO
21- No que tange aos princpios do Direito Administrativo, assinale a opo correta. a) O princpio da moralidade administrativa se vincula a uma noo de moral jurdica, que no se confunde com a moral comum. Por isso, pacfico que a ofensa moral comum no implica tambm ofensa ao princpio da moralidade administrativa. b) O princpio da autotutela faculta a Administrao Pblica que realize policiamento dos atos administrativos que pratica. c) O princpio da impessoalidade relaciona-se ao fim legal previsto para o ato administrativo. d) A inobservncia ao princpio da proporcionalidade pelo ato administrativo, por dizer respeito ao mrito do ato, no autoriza o Poder Judicirio a sobre ele se manifestar. e) O princpio da continuidade do servio pblico impediu que ocorresse um abrandamento com relao proibio de greve nos servios pblicos. 22- Sobre conceitos atinentes Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) No se pode considerar agente pblico aquele que integra a estrutura de uma pessoa jurdica de direito privado instituda pelo Poder Pblico. b) O poder hierrquico fundamenta o ato de avocao. c) Os rgos pblicos tm personalidade jurdica, podendo, por isso, assumir em nome prprio obrigaes. d) A descentralizao tem, para o Direito Administrativo, significado de distribuio de competncias dentro de uma mesma pessoa jurdica. e) Tradicionalmente, no se considera a competncia como elemento vinculado do ato administrativo. 23Relativamente aos atributos dos atos administrativos, assinale a opo correta. a) H atos administrativos para os quais a presuno de legitimidade (ou legalidade) absoluta, ou seja, por terem sido produzidos na rbita da Administrao Pblica, no admitem a alegao, por eventuais interessados, quanto ilegalidade de tais atos. b) A presuno de legitimidade no est presente em todos os atos administrativos, o que fundamenta a possibilidade de seu desfazimento pelo Poder Judicirio. c) No se pode dizer que a imperatividade seja elemento de distino entre os atos administrativos e os atos praticados por particulares, eis que estes ltimos tambm podem, em alguns casos, apresentar tal atributo

(por exemplo, quando defendem o direito de propriedade). d) O ato administrativo nem sempre apresenta o atributo da imperatividade, ainda que o fim visado pela Administrao deva ser sempre o interesse pblico. e) O ato administrativo que tenha auto-executoriedade no pode ser objeto de exame pelo Poder Judicirio, em momento posterior, pois j produziu todos os seus efeitos. 24- Determinado particular ingressa com ao, pleiteando ao Poder Judicirio que modifique o contedo de um ato administrativo, alegando exclusivamente sua inconvenincia. Em vista do fundamento apresentado para o pedido, o Poder Judicirio: a) poder modificar o ato, diretamente, se entender que , efetivamente, inconveniente. b) poder obrigar a autoridade administrativa a modificlo. c) somente poder modificar o ato se entender que foi editado em momento inoportuno, sem adentrar no exame quanto sua convenincia. d) no poder atender o pedido apresentado, por ser a convenincia aspecto relacionado discricionariedade do administrador. e) no poder atender o pedido, pois a interveno do Poder Judicirio somente se justificaria se, a um s tempo, o ato fosse inconveniente e tivesse sido editado em momento claramente inoportuno. 25- Relativamente s autarquias, aponte o item correto. a) Os bens de uma autarquia no podem ser objetos de penhora, no obstante tais entidades no integrarem a Administrao direta. b) H subordinao hierrquica entre a autarquia e a Administrao direta. c) Nosso sistema legislativo expressamente exclui a possibilidade de criao de autarquias municipais. d) No se pode dizer que as autarquias tenham capacidade de auto-administrao, tendo em vista a tutela que sobre ela exerce a Administrao direta. e) Os servidores das autarquias esto subordinados ao regime jurdico nico estatutrio, no havendo mais amparo, em nosso sistema legislativo, para a contratao pelo regime da Consolidao das Leis do Trabalho CLT. 26- Assinale a opo que contemple o ponto de distino entre a empresa pblica e a sociedade de economia mista. a) Natureza jurdica.

b) Atuao na ordem econmica. c) Regime do pessoal. d) Natureza do patrimnio. e) Formao do capital social. 27- A aplicao da penalidade de advertncia a servidor pblico infrator, por sua chefia imediata, ato administrativo que expressa a manifestao do poder a) hierrquico. b) regulamentar. c) de polcia. d) disciplinar. e) vinculado. 28- Assinale a opo que contenha a correlao correta. (1) Controle Interno da Administrao (2) Controle Parlamentar (3) Controle Jurisdicional ( ) Revogao ou anulao do ato administrativo smula 473 STF ( ) Processo administrativo disciplinar ( ) Comisso Parlamentar de Inqurito ( ) Mandado de segurana ( ) Ao popular a) 1 - 1 - 2 - 3 - 3 b) 2 - 1 - 2 - 3 - 1 c) 3 - 2 -1 - 2 - 1 d) 1 - 1 - 3 - 2 - 1 e) 2 - 3 - 1 - 2 - 2 29- So conseqncias da prtica de ato de improbidade pelo agente pblico infrator, exceto: a) a perda da funo pblica, aps sentena condenatria transitada em julgado. b) a perda dos direitos polticos, aps sentena condenatria transitada em julgado. c) ressarcimento integral do dano, se houver. d) pagamento de multa civil. e) proibio de contratar com o Poder Pblico. 30- No constitui requisito ou elemento essencial de validade, dos atos administrativos em geral, o de a) agente capaz. b) autoridade competente. c) finalidade de interesse pblico. d) forma prpria. e) objeto lcito.

GABARITO DIREITO ADMINISTRATIVO 21. C 22. B 23. D 24. D 25. A 26. E 27. D 28. A 29. B 30. A

S-ar putea să vă placă și