Sunteți pe pagina 1din 3

DIMENSIONAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES

- FUNO E OBJETIVOS DO ESTOQUE Os estoques so altamente custosos para as empresas, mas eles so necessrios. Houve um tempo em que as empresas acreditavam que deveriam baixar a zero seus estoques influenciados pela superioridade incontestvel dos sistemas de gesto dos japoneses, o que trouxe srios problemas estratgicos. O que na verdade deveria ser incessantemente buscado, no possuir uma grama se quer a mais alm das quantidades necessrias estrategicamente.

Os estoques tm a funo de regular o fluxo de materiais, servindo como amortecedor na diferena entre entradas e sadas de materiais. Os estoques proporcionam independncia entre as fases do processo produtivo, ou seja, quando h a interrupo em uma das fases, a outra no ficar desguarnecida, uma forma de minimizar possveis gargalos, embora seja uma alternativa de alto custo.

Para explicar a gerao de estoques nessa diferena de fluxos, foi dividido em trs tipos: Estoques de matrias-primas:

a) Confiabilidade do fornecedor: quantidades entregue fora dos prazos e das quantidades esperadas. b) Processo produtivo: Pode haver um inesperado crescimento no consumo por conta de um lote de material que foi retido pelo Controle de qualidade por estar fora da especificao, e com isso necessria utilizao de outro lote.

Estoque de material semiacabado: equipamentos com velocidades diferentes

ou at mesmo a quebra de um deles. Estoque de produto acabado: para diferentes taxas de demanda de mercado

e produo, pode-se decidir em manter a produo estvel, necessitando assim de estoques para cobrir os picos de demanda por um produto ou a reposio em virtude de algum problema que possa ocorrer com algum lote produzido.

Para as incertezas citadas acima so criados os chamados estoques de segurana. Alm dos estoques de segurana, existem tambm os estoques estratgicos por meio de antecipao de produo para aproveitar set-up ou reduzir ociosidade na fbrica. Outra forma de gerar estoque por meio da especulao, ou seja, com a inteno de criar valor e realizar lucro, comprar quantidades superiores a sua necessidade mediante desconto financeiro, ou antes, do aumento de preo.

- Previso de Estoques A previso de consumo ou demanda estabelece estimativas futuras dos produtos acabados comercializados pela empresa. Define, portanto, quais produtos, quanto desses produtos e quando sero comprados pelos clientes. As caractersticas bsicas da previso so: o ponto de partida de todos planejamento de estoques; dos mtodos empregados, de grande eficcia; qualidade das hipteses que se utiliza no raciocnio.

As informaes bsicas que permitem decidir quais sero as dimenses e a distribuio no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias: quantitativas e qualitativas. 1 - Quantitativas a) evoluo das vendas no passado; b) variveis que dependem diretamente das vendas; c) variveis de fcil previso (populao, renda, PIB, etc.); d) influncia da propaganda.

2 - Qualitativas a) opinio gerencial; b) opinio dos vendedores; c) opinio dos compradores; d) pesquisa de mercado.

As tcnicas de previso do consumo podem ser classificadas em trs grupos: a) Projeo: so aquelas que admitem que o futuro ser repetio do passado ou as vendas evoluiro no tempo; segundo a mesma lei observada no passado, este grupo de tcnicas de natureza essencialmente quantitativa. b) Explicao: procuram-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionem as mesmas com outras variveis cuja evoluo conhecida ou previsvel. So basicamente aplicaes de tcnicas de regresso e correlao. c) Predileo: funcionrios experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evoluo das vendas futuras. Se o comportamento permanecer inaltervel, a previso de evoluo futura poder ser feita seguramente sobre o conhecimento da evoluo de consumo no passado. Os principais fatores que alteram o comportamento de consumo so: influncia polticas; Influncias conjunturais; influncias sazonais; alteraes no comportamento dos clientes; inovaes tcnicas; produtos retirados da linha de produo; alterao da produo; e preos competitivos dos concorrentes.

- Curva ABC A curva ABC um importante instrumento para o administrador porque ele permite identificar aqueles itens que justificam ateno e tratamento adequados quanto sua administrao. considerada um mtodo de priorizao para facilitar a anlise dos itens em estoque concentrando-se naqueles que traro maiores benefcio em termos de anlise dos itens estocados.

Ela tem sido utilizada pela administrao de estoques para definir polticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programao da produo e uma srie de outros problemas usuais nas empresas. Obtm-se a curva ABC atravs da ordenao dos itens conforme a sua importncia relativa. Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a sequncia dos itens e sua classificao ABC, disso resulta imediatamente a aplicao preferencial das tcnicas de gesto administrativas, conforme a importncia dos itens. ABC podem ser definidas das seguintes maneiras: Classe A: grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma ateno especial pela administrao Classe B: Grupo de itens em situao intermediria entre as classes A e C. Classe C: Grupo de itens menos importantes que justificam pouca ateno por parte da administrao.

S-ar putea să vă placă și