Sunteți pe pagina 1din 2

O Papel da Vtima na melhoria das polticas de segurana pblica 1

Tlio Kahn As pesquisas de vitimizao surgiram nos Estados Unidos na dcada de 60 como uma tentativa de estimar a quantidade de crimes sofridos pela populao e no comunicados aos rgos governamentais. Atualmente, em diversos pases do mundo, os governos ou institutos independentes realizam, a intervalos variveis de tempo, as chamadas pesquisas de vitimizao com amostras da populao, perguntando aos cidados se foram vtimas de algum tipo de crime nos ltimos meses. Atravs destas pesquisas possvel obter informaes sobre a experincia das pessoas com o crime, estimar riscos de vitimizao, os motivos para registrar ou no queixa policial, as atitudes das pessoas com relao polcia e a punio dos criminosos, testar estratgias de preveno ao crime, bem como avaliar os servios prestados pelas foras policiais. As pesquisas de vitimizao no foram pensadas como substitutas dos dados oficiais de criminalidade, mas como complemento importante destes, como um mtodo diferente de abordar o mesmo problema. Na Inglaterra - atravs da unidade de pesquisa e planejamento do Home Office - e nos Estados Unidos - atravs do escritrio de estatsticas criminais do Departamento de Justia - as pesquisas de vitimizao converteram-se em instrumentos regulares de coleta de dados criminais.

Um dos resultados mais relevantes - no obstante as pesquisas de vitimizao feitas no Brasil desde 1988 trabalharem com definies e rol de crimes diferentes a consistncia na taxa de subnotificao (cifra negra) encontrada, estimada em torno de 70% dos crimes. Em outras palavras, em mdia, os rgos policiais brasileiros s tm conhecimento de 1/3 dos crimes. A propenso por parte das vtimas de notificar o crime sofrido varia com uma srie de fatores e circunstncias, relacionadas s percepes da vtima, ao sistema policial ou ao tipo do crime e do bem roubado. A experincia internacional na rea revela que, entre outros fatores, dependendo da seriedade ou do montante
1

Fonte: internet <<http://tuliokahn.blogspot.com.br/p/artigos-do-autor.html>>, acesso em 20/04/12 s 22:00.

envolvido no crime; do crime implicar ou no numa situao socialmente vexatria para a vtima (estupro, agresses domsticas, conto do vigrio, etc.); do grau de relacionamento da vtima com o agressor; do bem subtrado estar ou no segurado; da experincia pretrita da vtima com a polcia; da existncia de formas alternativas para a resoluo do incidente maior ou menor ser o incentivo para a vtima comparecer perante as autoridades policiais para reportar o crime. O fenmeno da subnotificao de crimes, ainda que possa variar em grau de pas para pas, algo que atinge a todos: na mdia dos 20 pases pesquisados pela ONU entre 1988 e 1992, levando em conta 10 diferentes tipos de crimes, cerca de 51 % dos crimes deixaram de ser comunicados polcia. Nos pases desenvolvidos que participaram do projeto internacional em 2000 - Austrlia, Blgica, Canad, Espanha, Dinamarca, Inglaterra & Gales, Finlndia, Frana, Japo, Pases Baixos, Irlanda do Norte, Polnia, Portugal, Esccia, Sucia, Sua e Estados Unidos a subnotificao mdia foi de 49,5%, ou seja, as polcias s tm conhecimento de metade dos crimes. Informao matria prima do trabalho policial inteligente e incentivar a notificao de crimes um dos objetivos das polticas de segurana. Atravs do Boletim Eletrnico de Ocorrncias, das Delegacias Participativas, do preenchimento de Termos Circunstanciados diretamente pela Polcia Militar, do Policiamento Comunitrio, do Disque Denncia e outras iniciativas, a Secretaria de Segurana Pblica de So Paulo vem procurando incentivar e facilitar o registro de queixas criminais, de forma a diminuir a taxa de subnotificao. A polcia precisa destas informaes para saber onde alocar melhor seus efetivos, as caractersticas dos crimes, vtimas e autores de crimes mesmo que isto resulte num aumento aparente da criminalidade, que medida atravs dos Boletins de Ocorrncia. A comunidade precisa tambm fazer sua parte comparecendo ao Distrito pessoalmente, ou recorrendo ao telefone ou Internet, para ajudar a polcia a prevenir o crime e a identificar e punir os seus autores.

S-ar putea să vă placă și