Sunteți pe pagina 1din 42

From the SelectedWorks of Nelson Rodrigues Netto

January 2006

Notas sobre a coisa julgada no processo individual e no processo coletivo

Contact Author

Start Your Own SelectedWorks

Notify Me of New Work

Available at: http://works.bepress.com/nelson_rodrigues_netto/3

Notas sobre a coisa julgada no processo individual e no processo coletivo

Nelson Rodrigues Netto


Doutor, Mestre e Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Ps-Doutor pela Harvard Law School. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Associao dos Advogados de So Paulo. Professor Doutor de Direito Processual Civil do Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas UniFMU. Advogado e Consultor Jurdico.

Sumrio: 1 - Natureza jurdica. 2 - Coisa julgada formal. 3 - Coisa julgada material. 3.1- Requisitos da coisa julgada material. 3.2 - Objeto da coisa julgada material. 3.3 Decises que no esto sujeitas a coisa julgada material. 3.4 - Coisa julgada rebus sic stantibus. 4. Funes positiva e negativa da coisa julgada. 5. Limites objetivos da coisa julgada. 6 - Limites subjetivos da coisa julgada. 7. Eficcia preclusiva da coisa julgada. 8. Coisa julgada nas aes coletivas. 8.1 Coisa julgada erga omnes. 8.2 Coisa julgada secundum eventum litis e in utilibus. 8.3 Coisa julgada secundum eventum probationis. 8.4 Aplicao do regime jurdico da coisa julgada do Cdigo de Defesa do Consumidor Lei de Ao Civil Pblica.

1. Natureza jurdica

Antes de adentrarmos no plano do direito positivo brasileiro, salutar indicar qual a razo da existncia da coisa julgada. De tal sorte, indaga Eduardo Couture se a

coisa julgada seria instituto de razo natural ou de direito natural, imposto pela essncia mesma do direito? 1 O ilustre mestre uruguaio responde afirmando que no. Em sua opinio, a coisa julgada uma exigncia poltica e no propriamente jurdica, no de razo natural, mas sim de exigncia prtica. 2 Em finais do sculo XVIII e incio do sculo XIX, muito se debateu sobre a natureza jurdica da coisa julgada, canalizando-se as controvrsias em duas teorias: teoria substantiva ou materialista (materiellrechtliche Rechtskraftheorie), fundada por Kolher e Pagenstecher; e, teoria processualista (prozessuale Rechtskraftheorie), fundada por Stein e Hellwig. 3 Os defensores da teoria substantiva, em apertada sntese, admitem que a coisa julgada o prprio direito material que existia antes do processo e que, por fora do processo, tornado indiscutvel e suscetvel de ser executado, participando da prpria natureza do direito substancial. 4 Para a teoria processualista, a coisa julgada deixa inalterada a situao jurdica substantiva, consistindo num vnculo a que ficam adstritos o juiz ou o Tribunal em futuros processos. 5 Na esteira da polmica germnica, os autores italianos distanciaram-se dos extremismos daquelas correntes. Suscitou-se, entretanto, intenso debate entre Carnelutti e Liebman. 6 Carnelutti afirmava que a imperatividade da sentena era o cerne de sua eficcia e equivalia coisa julgada material. Por outro lado, a imutabilidade da sentena
1

Fundamentos do direito processual civil. 3 Ed. Buenos Aires: Depalma, 1981, p. 329.

Ob. cit., p. 332.Comunga da mesma opinio, Celso Neves, Coisa julgada civil, So Paulo: RT, 1971, p. 431. Cf. Stefan Leible, Proceso civil alemn. Medelin: Biblioteca Jurdica Dik, 1999, p. 342 e ss.

Cf. Othmar Jauernig, Zivilprozessrecht, traduo portuguesa, Coimbra: Almedina, 2002, p. 316/8; e, Celso Neves, Coisa julgada civil. So Paulo: RT, 1971, pp. 433/442. Cf. Jauernig, ob. cit., p. 318; Leible, ob. cit., p. 343.

Cf. Jos Igncio Botelho de Mesquita, Autoridade da coisa julgada e imutabilidade da motivao da sentena, Tese, So Paulo, 1963, p. 24 e ss.

corresponderia coisa julgada formal. De tal sorte, segundo o autor, na sentena, a coisa julgada material precedia coisa julgada formal. 7 Refutando a doutrina de Carnelutti, Liebman aponta como elemento identificador da coisa julgada, a imutabilidade do comando emergente da sentena. oportuno conferir a lio do autor:

Nisso consiste, pois, a autoridade da coisa julgada, que se pode definir, com preciso, como a imutabilidade do comando emergente de uma sentena. No se identifica simplesmente com a definitividade e intangibilidade do ato que pronuncia o comando; pelo contrrio, uma qualidade, mais intensa e mais profunda, que reveste o ato tambm em seu contedo e torna assim imutveis, alm do ato em sua existncia formal, os efeitos, quaisquer que sejam, do prprio ato. (destaques no original) 8

A definio de coisa julgada do Cdigo de Processo Civil brasileiro de 1973, se no reflete integralmente a doutrina de Liebman, inegavelmente nela se abeberou para firmar o conceito de coisa julgada. 9

2 - Coisa julgada formal

A Lei de Introduo ao Cdigo Civil (Decreto-lei n 4.657, de 04.09.1942) estabelece em seu art. 6, 3, que: Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que no caiba recurso. A LICC denominada de norma de sobredireito, significando conter princpios aplicveis a todo ordenamento jurdico, os quais disciplinam a vigncia,

Cf. Instituciones del nuevo derecho procesal civil italiano, Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1942, p. 97; Sistema di diritto processuale, Padova: Cedam, 1936, v. 1, pp. 270/313, principalmente, 278 e 305. Cf. Eficcia e autoridade da sentena, 2 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1981, p. 54. Ver item 3 Coisa julgada material.

temporal e espacial, das leis, o modo de integrao de suas lacunas, e, as normas de direito internacional privado. A LICC, a despeito da vigncia do novo Cdigo Civil em 2002, encontra-se em plena vigncia e tem em seu art. 6, 3, conceituado a chamada coisa julgada formal. axiomtico que nenhuma ao possa durar ad aeternum, resultando que, interpostos ou escoados sem interposio, os prazos para todos os recursos cabveis, o processo se finda, gerando a coisa julgada formal. Verifica-se que, em todo e qualquer processo, inexoravelmente, surgir a coisa julgada formal. Alguns a designam de precluso mxima, pois, rigorosamente, consiste na cristalizao da deciso pela impossibilidade de sua reviso por meio de recursos. 10 A coisa julgada formal produz efeitos endoprocessuais, ou seja, dentro de um dado processo, nenhum ato processual poder mais ser praticado. Sua eficcia concernente ao processo no qual surge, no influenciando as relaes jurdicas em outros processos. Nesse sentido, o art. 471, caput, do CPC, probe que o juiz decida novamente as questes j decididas, relativamente mesma lide. A deciso sobre uma questo, importa em precluso, vedando-se que a mesma seja reapreciada. Excetuam-se as questes de ordem pblica, sobre as quais no h precluso, tampouco precluso pro iudicato, como excepcionado expressamente pelo inciso II, do art. 471, do CPC. Outra exceo regra aludida prevista na lei diz respeito s relaes jurdicas continuativas (art. 471, I, do CPC). 11 Consoante a doutrina dominante, que rechaa a teoria propalada por Carnelutti, a coisa julgada formal considerada como um pressuposto da coisa julgada material. 12 A precluso mxima (coisa julgada formal) ocorre, independentemente, do modo com que se extinguir o processo: (i) mediante sentena definitiva, com o julgamento do
Cf. Jos Frederico Marques, Instituies de direito processual, Rio de Janeiro: Forense, 1958, vol. V, p. 37; Ovdio Baptista da Silva, Curso de processo civil, 5 Ed. So Paulo: RT, 2000, v. 1, pp. 484/5. Nelson e Rosa Nery so incisivos em afirmar ser equivocado o uso da locuo coisa julgada formal, amplamente utilizada por fora da praxe, haja vista que o fenmeno retrata a precluso no processo, Cdigo de Processo Civil comentado, 7 Ed. So Paulo: RT, 2003, p. 789.
11 10

V. item: 3.3 - Decises que no esto sujeitas a coisa julgada material. Ver por todos, Eduardo Couture, ob. cit., p. 346.

12

mrito (art. 269, do CPC), ou, (ii) por intermdio de sentena terminativa, sem que haja julgamento do mrito, por ausncia dos requisitos necessrios a seu julgamento (art. 267, do CPC). 13 De tal sorte, vlido afirmar-se que em todo o processo h coisa julgada formal. Contudo, invlido asseverar-se que em todo processo h coisa julgada material. Deste raciocnio, correto dizer que havendo coisa julgada material, haver coisa julgada formal, uma vez que esta pressuposto daquela. Entretanto, alm da existncia de um processo, requisito para a formao da coisa julgada material que o mesmo seja extinto com julgamento de mrito. Normalmente, a coisa julgada formal e material surgem no mesmo momento processual. Isto ocorre quando, tendo o juiz resolvido o mrito da demanda, torna-se incabvel a interposio de recursos, ou pelo seu efetivo exerccio ou pelo decurso do prazo dos recursos cabveis sem que tenham sido interpostos ou admitidos, e ainda, pela inexistncia de mecanismos de impedimento de sua eficcia, como por exemplo, o reexame necessrio em duplo grau de jurisdio. 14 A proteo jurdica que recobre a sentena oriunda somente da coisa julgada material, haja vista que esta somente surge quando do julgamento do mrito da demanda. Esta proteo indiferente coisa julgada formal, em virtude desta mais se aproximar uma precluso mxima, com eficcia apenas para dentro do processo. A importncia do tema revelada pela sua disciplina tanto no plano legal, quanto no plano constitucional. Com efeito, o art. 6, caput, da LICC, estipula que: A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. E, por sua vez, o art. 5, XXXVI, da Constituio Federal, dispe que: A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.

13

Sobre o tema, Nelson Rodrigues Netto, Breves Apontamentos sobre os Requisitos de Admissibilidade para o Julgamento de Mrito. Prisma Jurdico, So Paulo: Uninove, v. 1, set/2002, p. 147-162.

Sobre a distino entre juzo de admissibilidade e juzo de mrito dos recursos, Nelson Rodrigues Netto, Recursos no processo civil, So Paulo: Dialtica, 2004, pp. 53/78.

14

3 - Coisa julgada material

Dado o escopo maior do processo de pacificao dos conflitos sociais e, tambm, da necessidade de que todo processo deva ter um fim, por fora da coisa julgada material, impede-se o revolvimento daquilo que foi decidido. Coisa julgada material (auctoritas rei iudicatae) a qualidade que torna imutvel e indiscutvel o comando que emerge da parte dispositiva da sentena de mrito, quando no mais cabvel recurso ordinrio ou extraordinrio, tampouco sujeita ao reexame obrigatrio em duplo grau de jurisdio. 15
16

O art. 467, do CPC, conceitua explicitamente a coisa julgada material, dispondo:

Art. 467. Denomina-se coisa julgada material a eficcia, que torna imutvel e indiscutvel a sentena, no mais sujeita a recurso ordinrio ou extraordinrio.

A doutrina brasileira, majoritariamente, segue o conceito de Liebman sobre a coisa julgada, considerando que a imutabilidade da sentena corresponde coisa julgada formal, derivada da precluso de todos os recursos, enquanto que a coisa julgada material consiste na imutabilidade dos efeitos da sentena. 17 A coisa julgada material uma qualidade dos efeitos da sentena e no um efeito da prpria sentena. essa qualidade que torna imutvel e indiscutvel a parte dispositiva da sentena de mrito. 18

Reputamos sem validade cientfica a classificao dos recursos em ordinrios e extraordinrios, cf. Interposio conjunta de recurso extraordinrio e recurso especial, So Paulo: Dialtica, 2005, 2 Enquadramento sistemtico do recurso extraordinrio e do recurso especial, pp. 15 e 16. Todavia, no texto seguimos a letra da lei. Cf. o art. 475, do CPC, ou disposies anlogas de leis extravagantes. Por exemplo, esto sujeitas remessa necessria, a sentena que extinguir o processo da ao popular, sem julgamento de mrito ou por improcedncia do pedido (art. 19, da Lei n 4.717, de 29.06.1965), e, a sentena concessiva da segurana na ao de mandado de segurana, que, todavia, poder ser sujeita execuo provisria (art. 12, pargrafo nico, da Lei n 1.533, de 31.12.1951).
17 16

15

Ver por todos, Moacyr Amaral Santos, 21 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003, 3 v., pp. 55/6. Cf. Liebman, ob. cit., passim.

18

Antnio Carlos de Arajo Cintra assevera que, apesar do Anteprojeto do CPC de 1973 ter sido elaborado pelo Ministro Alfredo Buzaid, seguidor da teoria de Liebman, a redao do texto primitivo (art. 507), e, a que veio a tornar-se lei (art. 467), no primam pela clareza, soando aparentemente como sinnimos eficcia e efeito e no indicando a fonte da eficcia. 19 Para o ilustre professor, o teor do dispositivo acabou por encampar a tese de Celso Neves, fundada na doutrina alem de Konrad Hellwig, ao considerar a coisa julgada como efeito da sentena, distanciando-se da de Liebman. 20 Segundo a doutrina dominante, no h o que se confundir entre a eficcia da sentena, vale dizer, a potncia para produzir seus efeitos prprios: declaratrio, constitutivo, condenatrio, mandamental ou executivo lato sensu, com a imutabilidade e a indiscutibilidade que os mesmos ficam recobertos pela coisa julgada material. 21 A coisa julgada material uma opo poltica, calcada no postulado de segurana jurdica que, segundo o constitucionalista portugus Canotilho, est baseada em dois pilares. O primeiro o da estabilidade das decises judiciais, as quais devem se cristalizar e se tornar imutveis, somente podendo ser revistas luz de fundamentos relevantes, mediante procedimento prvio e legalmente estabelecido. O segundo bastio o da previsibilidade das decises que se reconduz exigncia de certeza e calculabilidade, por parte dos cidados. 22 A segurana jurdica que decorre da coisa julgada manifestao do estado democrtico de Direito, fundamento da Repblica Federativa do Brasil, conforme o art. 1, da C.F. Sobre o tema, com peculiar acuidade, Nelson Nery Junior e Rosa Maria Andrade Nery afirmam que:

19

Cf. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, vol. IV, pp. 309 e 310. Coisa julgada civil, p. 443 e pp. 502/3.

20

Sobre a classificao quntupla das aes, Nelson Rodrigues Netto, Tutela jurisdicional especfica: mandamental e executiva lato sensu, Rio de Janeiro: Forense, 2002, passim.
22

21

Cf. Direito Constitucional, pp. 259 e 260, apud, Teresa Arruda Alvim Wambier e Jos Miguel Garcia Medina, O dogma da coisa julgada, So Paulo: RT, 2003, p. 22.

Entre o justo absoluto, utpico, e o justo possvel, realizvel, o sistema constitucional brasileiro, a exemplo do que ocorre na maioria dos sistemas democrticos ocidentais, optou pelo segundo (justo possvel), que

consubstanciado na segurana jurdica da coisa julgada material. Descumprir-se a coisa julgada negar o prprio estado democrtico de direito, fundamento da repblica brasileira. A lei no pode modificar a coisa julgada material (CF 5 XXXVI); a CF no pode ser modificada para alterar-se a coisa julgada material (CF 1 caput, 60, 4); o juiz no pode alterar a coisa julgada (CPC 467 e 471). (destaques no original) 23

O objetivo maior da jurisdio, que a pacificao social, somente alcanvel por meio da previsibilidade das decises judiciais. Deste modo os membros da sociedade podem se comportar conforme as normas estabelecidas no ordenamento jurdico, segundo o sentido e o alcance (interpretao do Direito objetivo) fixados pelo Judicirio. Ademais, atinge-se a estabilidade jurdica, ao no se prolongar indefinidamente a possibilidade de reviso da deciso judicial (imutabilidade da deciso). Da deriva a eleio do justo possvel com o afastamento do justo utpico. No processo civil, h a previso de reviso da coisa julgada material, por meio da ao rescisria, observadas as hipteses taxativamente estipuladas na lei (art. 485, do CPC) e dentro do prazo decadencial de 2 anos (art. 495, do CPC). Nesta linha de raciocnio que se reitera que a violao da segurana jurdica, gerada pela coisa julgada, atenta contra o prprio estado democrtico de Direito, fundamento da federao brasileira, clusula ptrea da Constituio Federal. Por esta razo no pode ser objeto de alterao pelo legislador constitucional revisor (art. 1 c.c. art. 60, 4, I, da C.F.). 24

23

Ob. cit., p. 787.

24

Cf. Celso Ribeiro Bastos, Curso de direito constitucional, 6 Ed. So Paulo: Saraiva, 1983, p. 160; Luiz Alberto David Arajo e Vidal Serrano Nunes Jnior, Curso de direito constitucional, 7 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p. 326; Manoel Gonalves Ferreira Filho, Curso de direito constitucional, 18 Ed. So Paulo: Saraiva, 1990 p. 162; Paulo Napoleo Nogueira da Silva, Curso de direito constitucional, 3 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, p. 482.

No

plano

processual,

coisa

julgada

importa

na

imutabilidade

indiscutibilidade do decisum, devendo ser respeitada pelo juiz do processo onde se formou, ou, por qualquer outro rgo judicirio, conforme art. 301, VI, e 4, c.c. art. 467, do CPC.

3.1 - Requisitos da coisa julgada material

Existem dois requisitos essenciais para que se forme a coisa julgada material: a) a existncia de um processo; e, b) que no processo seja proferida sentena de mrito (art. 269, do CPC). Da anlise de ambos os requisitos, possvel constatar que somente quando houver a constituio e o desenvolvimento vlido e regular do processo (art. 267, IV, do CPC) e o adequado exerccio do direito de ao (art. 267, VI, do CPC), que o juiz poder se manifestar sobre a pretenso deduzida e proferir sentena, cujo comando ir se tornar imutvel e indiscutvel por fora da coisa julgada material. Conquanto haja certa divergncia doutrinria no tocante ao reconhecimento do ato processual inexistente, parece-nos vlido considerar tal categoria de vcio dos atos processuais. A ausncia de pressuposto processual de existncia da relao jurdica provoca a inexistncia do processo, e, via de conseqncia, da sentena nele proferida. 25 Neste ponto, pedimos licena para reproduzir os requisitos que reputamos como essenciais para a existncia da relao processual:

a) jurisdio - haver um magistrado devidamente investido do poder jurisdicional; b) representao do Autor (capacidade postulatria) - deve o autor estar representado por advogado, devidamente habilitado, possuindo este profissional capacidade postulatria, ressalvados os casos de autorizao legal conferida parte para atuar em juzo sem advogado (v.g. nos Juizados Especiais Cveis e
Cf. Nelson e Rosa Nery, ob. cit., p. 788; Teresa Arruda Alvim Wambier et alli, Dogma da coisa julgada, p. 26 e ss.
25

Criminais); importante ressaltar que a falta de procurao outorgada a advogado, devidamente habilitado perante a Ordem dos Advogados do Brasil, a nica hiptese de previso expressa, no sistema positivo brasileiro (art. 37, pargrafo nico, do CPC) de ato processual inexistente; c) petio inicial - uma vez que a Jurisdio inerte, devendo haver um pedido formulado em juzo; e, d) citao - posto que a omisso da citao impede a possibilidade de ingresso do Ru no processo, deixando-se de se formar a relao jurdica processual, e, maculando os princpios do contraditrio e ampla defesa. 26

Em sentido semelhante, a ausncia das condies da ao: possibilidade jurdica do pedido, interesse processual ou de agir e legitimidade das partes (legitimatio ad causam), importa na inexistncia da ao, de sorte que no possvel se obter uma sentena de mrito. 27 A existncia da ao depende de requisitos de direito processual, enquanto que o acolhimento ou a rejeio do pedido so fundados no direito material. 28 A carncia de ao significa no ter havido o exerccio da ao, mas, tosomente o direito de petio ou o direito de demandar, de natureza constitucional (art. 5, XXXV, da C.F.). Esse direito de natureza constitucional que a origem (fundamento) do direito de ao, no plano infraconstitucional, o qual est sujeito a requisitos estabelecidos na lei. 29

Cf. Nelson Rodrigues Netto, Breves apontamentos sobre os requisitos de admissibilidade para o julgamento de mrito, pp. 154/5.
27

26

Liebman afirma que as condies da ao so i requisiti di esistenza dellazione, Manuale di Diritto Processuale Civile, Milano: Dott. A. Giuffr Editore, 1957, v. I, p. 40. Idem, ibidem, p. 46.

28

O direito de petio ou direito de demandar, no sentido do texto, tem matiz constitucional e requisitos insertos no direito infraconstitucional; trata-se do direito constitucional de ao ou de demandar. Nelson Nery Jnior faz distino, no plano constitucional, do direito de petio (art. 5, XXXIV, a, da CF) de cunho poltico e impessoal, do direito de ao (art. 5, XXXV, da CF), que exige a apresentao de um direito subjetivo (individual ou coletivo), cf. Princpios do processo civil, 4 Ed. So Paulo: RT, 1997, pp. 91/4.

29

Faltante condio de ao, a sentena inexistente, no podendo chegar a passar em julgado. No h a formao da coisa julgada material, de sorte que no h o que se desconstituir por meio de ao rescisria. Nesta linha de raciocnio, o remdio jurdico que se apresenta como adequado para atacar vcio de tal monta a ao declaratria de inexistncia de relao jurdica. 30 Em decorrncia da ausncia dos pressupostos processuais de validade (juzo competente, juiz no impedido, petio e citao vlidas, capacidade para estar em juzo e legitimidade para o processo legitimatio ad processum), o processo no ser vlido. Contudo, nessas hipteses, possvel haver sentena de mrito, vindo a ser acobertada pela coisa julgada material, a qual poder ser objeto de ao rescisria, com fundamento no art. 485, V, do CPC (e no tocante ao rgo jurisdicional, com fundamento especfico do inciso II do mesmo preceito legal). 31 Escoado o prazo para propositura da ao rescisria, ou julgada essa improcedente, surgir a coisa soberanamente julgada. 32 Havendo processo e ao, a sentena que puser fim lide encerra deciso de mrito (art. 269, I a V, do CPC), que no mais sujeita a recurso, ter seus efeitos imutveis por fora da coisa julgada material.

3.2 - Objeto da coisa julgada material

O objeto da coisa julgada material a sentena de mrito, vale dizer, a sentena que tiver resolvido a lide, em qualquer das hipteses do art. 269, do CPC, razo pela qual so designadas de sentenas definitivas.

Cf. Teresa Arruda Alvim Wambier, Nulidades do processo e da sentena, 5 Ed. So Paulo: RT, 2004, p. 498 e ss., especialmente, pp. 504/7. A ilustre autora passou a reconhecer, assentando o raciocnio em reiteradas decises do STJ, a possibilidade de se adotar o princpio da fungibilidade e se utilizar nas situaes referidas, tanto da ao declaratria quanto da ao rescisria, cf. O dogma da coisa julgada, pp. 238/9.
31

30

Cf. Nelson e Rosa Nery, ob. cit., p. 788.

32

Cf. Jos Frederico Marques, Manual de direito processual civil, 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 1976, 3 v., 2 parte, p. 249.

Desse modo, sentena de mrito, por excelncia, aquela que aprecia o pedido, a lide, o litgio, o objeto litigioso (Streitgegenstand dos alemes), acolhendo-o ou rejeitando-o, para conceder ou negar o bem jurdico (bem da vida) pretendido. Por expressa disposio legal, apesar de no apreciar o pedido, mediante atividade nitidamente substitutiva s das partes, concedendo, ou no, o bem jurdico em lide, igualmente, so de mrito as sentenas em que: a) houver o reconhecimento jurdico do pedido (art. 269, II, do CPC); trata-se de ato dispositivo unilateral praticado pelo ru, reconhecendo, em juzo, a existncia em favor do autor do direito material lamentado, no qual se fundamento o seu pedido (pretenso); b) o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao (art. 269, V, do CPC); trata-se de ato dispositivo unilateral praticado pelo autor e que atinge apenas direitos disponveis; c) as partes transigirem (art. 269, III, do CPC); trata-se de ato dispositivo bilateral, exercido no processo, onde as partes fazem concesses mtuas sobre a res in iudicium deducta (art. 840, do CC); e, d) quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio (art. 269, IV, do CPC), sendo que esta ltima fulmina o direito do demandante pretenso de se exigir a prestao do ru, e, a decadncia provoca a caducidade do direito material. 33 importante destacar, conquanto refuja ao estudo da coisa julgada, que o Cdigo Civil, em vigor desde 10 de janeiro de 2003, alterou a disciplina da prescrio. O juiz est autorizado a reconhec-la de oficio somente quando favorecer absolutamente incapaz (art. 194), tendo sido revogado tacitamente o disposto no art. 219, 5, do CPC. A alegao da prescrio, pela parte a quem aproveita, pode ser feita em qualquer grau de jurisdio (art. 193). 34

33

Os direitos subjetivos dividem-se em: direito uma prestao e direito modificao de um estado jurdico (direito potestativo). Somente os primeiros so passveis de ser violados, razo pela qual provocam a pretenso (material) de seu titular de exig-los, sujeitando o seu exerccio em juzo (pretenso processual), a prazo prescricional. No havendo possibilidade de violao dos direitos potestativos, no h o que se falar em exigncia, e, portanto, pretenso (material), de sorte que somente o direito material subjacente que poder caducar (Cf. Antnio Lus Cmara Leal, Da prescrio e da decadncia, 3 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1978, p101, apud, Slvio de Salvo Venosa, Direito Civil, 3 Ed. So Paulo: Atlas, vol. 1, p. 619. Esta a mesma lio de Barbosa Moreira, O novo Cdigo Civil e o direito processual, Revista Forense n 364, p. 185/6.).

Sobre a impossibilidade de alegao da prescrio em Recurso Especial sem ter havido prequestionamento do tema, ver Nelson Rodrigues Netto, Recursos no processo civil, 9.5.4.2 O prequestionamento e as questes de ordem publica, pp. 173/4.

34

A decadncia deve ser decretada de ofcio pelo juiz, a qualquer tempo e grau de jurisdio (art. 208). A novidade do Cdigo Civil est em que os sujeitos, em negcios jurdicos, podero criar prazo decadencial, o qual dever ser argido pela parte a quem aproveita, no estando o juiz autorizado a dele conhecer de ofcio (art. 211). 35 Peculiar hiptese de deciso acobertada pela coisa julgada material, ao lado daquelas previstas no art. 269, do CPC, a homologatria de sentena estrangeira, a qual configura deciso de mrito e de natureza constitutiva, consoante doutrina majoritria. 36 Diferentemente, o acrdo que rejeita a homologao tem natureza declaratria negativa. Por fora da chamada Emenda Constitucional da Reforma do Poder Judicirio, houve um rompimento com a tradio brasileira de que o Supremo Tribunal Federal, como mais alta corte de justia do pas, tinha competncia para a homologao de sentena estrangeira. Referida competncia originria passou ao Superior Tribunal de Justia, consoante art. 105, I, i, da C.F. na redao da E.C. n 45, de 08.12.2004, publicada em 31.12.2004. Se o intuito foi poupar o excesso de atividade dos ministros do STF, isto pode vir a no ocorrer, haja vista que da deciso do STJ que, supostamente, contrariar a Constituio Federal, caber recurso extraordinrio (art. 102, III, a, da C.F.).

3.3 - Decises que no esto sujeitas coisa julgada material

Em contraposio, as sentenas terminativas, que extinguem o processo sem julgamento de mrito, jamais sero acobertadas da coisa julgada material. Haver a precluso mxima, ou seja, a coisa julgada formal, pelo exaurimento das vias recursais, seja pela interposio de todos recursos cabveis, seja pelo decurso de prazo sem que tenha sido exercido o direito de recorrer.

Cf. Caio Mrio da Silva Pereira, Instituies de direito civil, 20 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, v. 1, p. 691. Cf. Nelson e Rosa Nery, ob. cit., p. 787; Barbosa Moreira, Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, 11 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, vol. V, pp. 92/3.
36

35

No produzem coisa julgada material as sentenas proferidas nos processos de jurisdio voluntria, pela ausncia de lide (conflito intersubjetivo, caracterizado por uma pretenso resistida ou insatisfeita, na linguagem de Carnelutti). Nesse sentido, o art. 1.111, do CPC, claro em dispor: Art. 1.111. A sentena poder ser modificada, sem prejuzo dos efeitos j produzidos, se ocorrerem circunstncias supervenientes. Igualmente, no faz coisa julgada material a sentena que julga o pedido cautelar. Isto em virtude de se tratar de demanda acessria, a qual propicia uma tutela de urgncia visando afastar o perigo de dano irreparvel ou de difcil reparao pelo transcurso do tempo em outros processos - de conhecimento ou execuo - antes que nestes possa ser satisfeita a pretenso do demandante. com este sentido que os arts. 807 e 808, do CPC, dispem que as medidas cautelares tm eficcia na pendncia do processo principal, podendo ser revogadas ou modificadas a qualquer tempo, e, notadamente, quando o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem julgamento de mrito. Outra situao que se costuma enquadrar nestas hipteses que comentamos a prevista no art. 468, do CPC, que dispe: Art. 468. A sentena que julgar total ou parcialmente a lide, tem fora de lei nos limites da lide e das questes decididas. O conceito de lide total ou de lide parcial tem origem na doutrina de Carnelutti, que se refere lide como um fenmeno sociolgico, que pode ser integralmente trazido ao processo, ou, por opo do demandante, apenas parcela daquele conflito poder ser deduzida em juzo. Da, falar-se em lide total e lide parcial. 37 A doutrina procura justificar a lide parcial, com a possibilidade de julgamentos sucessivos, como ocorre no procedimento especial de jurisdio contenciosa relativo ao de prestao de contas. 38 Nada obstante, a referida norma provoca dvida ao ser cotejada com o contedo do art. 469, do CPC. A soluo exige uma interpretao sistemtica da lei. De tal sorte,

Cf. Arajo Cintra, ob. cit., pp. 311/3. Sobre a crtica de Liebman sobre o conceito de lide de Carnelutti, Nelson Rodrigues Netto, Tutela jurisdicional especfica: mandamental e executiva lato sensu, pp. 11/2.
38

37

Cf. Jos Frederico Marques, Manual de direito processual civil, 3 v. 2 parte, p. 239.

preciso entender que as questes decididas, a que alude o art. 468, do CPC, no so as questes principais, mas aquelas que servem para a soluo do pedido, ou seja, exatamente as matrias que, embora fazendo parte da sentena, no so acobertadas pela coisa julgada material. 39 Em acrscimo, via de regra, temos que sobre as decises interlocutrias no recai a coisa julgada material, mormente, porque seu contedo normalmente no se encaixa nas hipteses do art. 269, do CPC. A partir da 2 Fase da Reforma Processual, outra questo tormentosa veio a compor o tema das decises que no propiciam o surgimento da coisa julgada material. Com efeito, a Lei n 10.444, de 08.05.2002, acrescentou o 6 ao art. 273, disciplinando novo caso de antecipao dos efeitos da tutela: 6. A tutela antecipada tambm poder ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. Da interpretao da norma, formaram-se trs correntes doutrinrias mais ou menos bem definidas. A primeira pode ser designada de restritiva. Seus defensores entendem que o ordenamento processual brasileiro no admite a ciso do julgamento de mrito em etapas, de modo que o art. 273, 6, refere-se, exclusivamente, a mais um caso de antecipao de tutela, que deve estar caracterizado pela sua provisoriedade, derivada da cognio sumria exercida pelo juzo (273, 2). Assim, esta deciso no pode ser acobertada pela coisa julgada material. 40 Em segundo lugar, colocando-se em posio diametralmente oposta corrente restritiva, surge a denominada tese extensiva. A doutrina propugnadora pela corrente extensiva admite haver uma ciso do julgamento de mrito no processo civil brasileiro, provocando julgamentos por em etapas.

39

Cf. Barbosa Moreira, Questes prejudiciais e coisa julgada, Rio de Janeiro: Borsoi, 1967, p. 109.

40

Cf. Teresa Arruda Alvim Wambier e Luiz Rodrigues Wambier, Breves comentrios nova sistemtica processual civil, 3 Ed.,So Paulo: RT, 2005, p. 171/2; Athos Gusmo Carneiro, Da antecipao da tutela, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002, p. 60.

Logo, segundo esses autores, cabvel o julgamento antecipado parcial da lide ou de um dos pedidos, mediante cognio exauriente. Tal deciso comporta trnsito em julgado imediato e execuo definitiva. O ajuizamento da execuo legalmente autorizado a despeito da inexistncia de ttulo executivo judicial (ou extrajudicial). 41 Procurando apontar para uma soluo de consenso entre as duas teorias descritas, surge a corrente intermediria. Por esta teoria, a existncia de deciso definitiva, ou no, depender do requerimento formulado pelo demandante. Assim, caso o demandante pretenda obter a antecipao parcial da tutela, o acolhimento ou rejeio de seu requerimento importar em uma deciso interlocutria, para a qual deve ser aplicado o regime jurdico da tutela antecipada. De outro modo, considerando-se que a hiptese do art. 273, 6, do CPC, assemelha-se ontologicamente ao reconhecimento jurdico do pedido (art. 269, II, do CPC), o demandante poder requerer ao juzo que declare ter havido o reconhecimento jurdico parcial do pedido por parte do demandando, pronunciamento judicial este que ter natureza de uma deciso interlocutria definitiva de mrito. 42

3.4 - Coisa julgada rebus sic stantibus

O CPC dispe que, em se tratando de relao jurdica que se protrai no tempo, as alteraes do estado de fato ou do estado de direito, autorizam a propositura de uma nova ao, a qual no se confunde com a anterior e, portanto, no incide em violao da imutabilidade da coisa julgada material (art. 471, I). Em verdade, a propositura de nova ao no incide na violao da coisa julgada, uma vez que no se encontram presentes o requisito de repropositura de ao idntica. No h, sob o enfoque da teoria de Chiovenda da tripla identidade dos elementos da ao: partes, pedido e causa de pedir, uma nova ao, repetindo outra anterior e cujo
41

Cf., Luiz Guilherme Marinoni, Tutela antecipatria, julgamento antecipado e execuo de sentena, 2 Ed. So Paulo: RT, 1998, pp. 67/105 e 146 e ss.. Parece-nos ser da mesma opinio, o Professor Arruda Alvim, Manual de Direito Processual, 8 Ed., So Paulo: RT, 2003, 2 v., pp. 429/430. Cf. Nelson e Rosa Nery, ob. cit., p. 652.

42

pedido j transitou em julgado. Sobre este ponto, Arajo Cintra, com propriedade, leciona:

Sobrevindo modificao no estado de fato ou de direito, a regra ditada pela sentena pode ser revista, mediante ao da parte interessada, para se adaptar situao superveniente. Isto, claro, no atinge a coisa julgada que permanecer intocvel nos seus limites objetivos, vinculada relao jurdica tal como se apresentou no momento da deciso. Por isso mesmo, Pontes de Miranda observa que a disposio em exame nada tem com o problema da coisa julgada (destaque no original). 43

Tais situaes retratam relaes jurdicas continuativas, nas quais, segundo Liebman, a sentena contm implcita a clusula rebus sic stantibus. Deste modo, a alterao dos fatos ou fundamentos jurdicos que ensejaram a deciso passada em julgado, propiciar a promoo de uma nova ao (nova causa de pedir prxima e/ou remota), que nenhuma restrio sofre em decorrncia da coisa julgada material. 44 A coisa julgada material imunizou a deciso proferida, consoante uma dada situao de fato e de direito, a qual remanesce intocada para aquela conjectura em vista da qual foi proferida. Da redao do art. 471, I, do CPC, possvel confirmar o quanto discorrido, posto que a lei afirma que nenhum juiz decidir novamente as questes decididas, relativas a mesma lide, salvo se, em se tratando de relao jurdica continuativa, sobrevier modificao do estado de fato ou de direito. A despeito da letra da lei e do uso correntio da locuo ao revisional, incorreto falar-se em reviso da deciso, pois que esta se encontra sob o manto da coisa julgada. Em verdade, h uma nova ao derivada de uma nova causa de pedir. 45

43

Ob. cit., p. 317. Cf. Eficcia e autoridade da sentena, p. 25. Cf. Nelson e Rosa Nery, ob. cit., p. 805.

44

45

Logo, verifica-se ser equivocada a redao do art. 15, da Lei n 5.478, de 25.07.1968 (Lei de Alimentos), que preceitua: Art. 15. A deciso judicial sobre alimentos no transita em julgado e pode a qualquer tempo ser revista em face da modificao financeira dos interessados. Toda sentena de mrito, esgotados os meios recursais, transita em julgado. O que ocorre que alterada da situao que ensejou a deciso, possvel a propositura de outra demanda com base em nova causae petendi. O artigo em apreo, em seu inciso II, ainda contm norma de encerramento para contemplar todas as situaes que se revelem de trato sucessivo. Nesta linha, o egrgio Superior Tribunal de Justia sumulou o seguinte entendimento predominante, concernente a prestaes devidas pela Fazenda Pblica:

Smula n 85 Nas relaes de trato sucessivo em que a Fazenda Pblica figure como devedora, quando no tiver sido negado o prprio direito reclamado, a prescrio atinge apenas as prestaes vencidas antes o qinqnio anterior propositura da ao.

De forma semelhante, dispe a Smula n 239, do STF, considerando a possibilidade de alterao do fato gerador de um tributo, o que propiciar uma nova exao, apesar de previa deciso judicial declarando indevido o tributo:

Smula n 239 Deciso que declara indevida a cobrana do imposto em determinado exerccio no faz coisa julgada em relao aos posteriores.

4 - Funes positiva e negativa da coisa julgada

A doutrina costuma apontar duas funes para a coisa julgada: uma, positiva, outra, negativa. Nesse sentido, esclarece Celso Neves:

A funo da coisa julgada , pois, dplice: de um lado, define, vinculativamente, a situao jurdica das partes; de outro lado, impede que se restabelea, em outro

processo, a mesma controvrsia. Em virtude da primeira funo, no podem as partes, unilateralmente, escapar aos efeitos da declarao jurisdicional; por decorrncia da segunda, cabe a qualquer dos litigantes a exceptio rei iudicatae, para excluir novo debate sobre a relao jurdica decidida. 46

A deciso transitada em julgado exige respeito pelas partes e terceiros, revelando a sua funo positiva derivada da incidncia do princpio da inevitabilidade da jurisdio, impondo-se imperativamente a todos, por ser uma manifestao do rgo estatal (Judicirio). 47 A funo negativa visa defender a imutabilidade e indiscutibilidade da deciso, impedindo a repropositura de ao idntica quela que j foi julgada definitivamente pelo Poder Judicirio. Ao juiz incumbe, de ofcio, extinguir o processo sem julgamento de mrito quando tiver havido a reproduo de ao j transitada em julgada, liminarmente ou a qualquer tempo e grau de jurisdio, conforme o preceituado no art. 267, V, e 3, e, art. 301, VI, e 4, do CPC. A coisa julgada se apresenta, sob tal funo, como um pressuposto processual negativo, impedindo a formao vlida e regular do processo. 48 Nesse sentido assevera, com propriedade, Othmar Jauernig:

Uma nova sentena, embora coincidente, no pode ser proferida sem nova audincia de julgamento. Contudo, no tem sentido, se o efeito j foi estabelecido antes. Por isso inadmissvel, por conseguinte, mesmo uma deciso repetida (ne bis in idem). Isto significa: sendo idntico o objecto do litgio, o caso julgado

46

Ob. cit., p. 489.

Cf. Nelson e Rosa Nery, ob. cit., p. 788; Cintra-Dinamarco-Grinover, Teoria Geral do Processo, 19 Ed. So Paulo: Malheiros, 2003, p. 139. Cf. Nelson Rodrigues Netto, Breves Apontamentos sobre os Requisitos de Admissibilidade para o Julgamento de Mrito, p. 156.
48

47

material pressuposto processual negativo, que conduz absolvio da instncia. 49

O eventual conflito entre duas coisas julgadas deve ser solucionado privilegiando-se a primeira, pois, somente esta que efetivamente se formou. A segunda deciso inconstitucional (art. 5, XXXVI, da C.F.) e ilegal (art. 267, V, c.c. art. 301, VI, c.c. art. 471, c.c. art. 485, IV, do CPC). 50 Esta soluo positivada no sistema processual portugus e aplaudida pela doutrina 51 , estando disciplinada no art. 675, 1, do CPC de Portugal, in verbis:

Art. 675. (Casos julgados contraditrios) 1. Havendo duas decises contraditrias sobre a mesma pretenso, cumprir-se- a que passou em julgado em primeiro lugar. (omissis)

5 - Limites objetivos da coisa julgada

No tocante aos limites objetivos da coisa julgada, digno de nota dentro da doutrina clssica, a teoria dos elementos ou fundamentos objetivos atribuda a Savigny. Pela referida teoria, os elementos objetivos da relao jurdica integrariam o campo de abrangncia da coisa julgada material, distinguindo-se dos elementos ou fundamentos subjetivos que conduziram o magistrado formar sua convico. Todavia, o direito positivo alemo e austraco contemporneo essa doutrina no a acolheram, reputando que a coisa julgada abrangeria apenas a parte dispositiva da sentena. 52

49

Ob. cit., p. 320.

Cf. Nery-Nery, ob. cit., p. 789. Em sentido contrrio, defendo a validade da segunda coisa julgada at que seja rescindida, Cndido Rangel Dinamarco, Instituies de direito processual civil, 4 Ed. So Paulo: Malheiros, 2004, vol. III, p. 329.
51

50

Cf. Jorge Augusto Pais do Amaral, 2 Ed. Direito processual civil, Coimbra: Almedina, 2001, pp. 327/8. Cf. Moacyr Amaral Santos, ob. cit., 3 v., p. 67.

52

poca da vigncia do Cdigo de Processo Civil de 1939 no existia no Brasil qualquer dispositivo semelhante aos dos cdigos processuais da Alemanha e ustria. A despeito de tal fato, estas mesmas regras eram adotadas pela doutrina brasileira, sob a influncia das lies de Liebman. 53 Atualmente, o art. 469, do CPC, no deixa qualquer dvida de que somente a parte dispositiva (decisum) faz coisa julgada, como se verifica de sua redao:

Art. 469. No fazem coisa julgada: I os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; II a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena; III a apreciao de questo prejudicial, decidida incidentemente no processo.

Efetuando um corte metodolgico na sentena, vamos divisar uma estrutura formada por trs partes, consoante previso do art. 458, do CPC: (i) o relatrio, que conter os nomes das partes, um resumo do pedido e da resposta e o registro das principais ocorrncias do processo; (ii) a motivao ou fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; (iii) o dispositivo ou preceito, em que o juiz resolver as questes, que as partes lhe submeteram. Combinando o art. 469 com o art. 458, ambos do CPC, chegamos a concluso de que os motivos determinativos do alcance do dispositivo, a verdade dos fatos e as questes prejudiciais esto todos alojados nos fundamentos ou motivao da sentena, de sorte que somente a parte dispositiva fica recoberta pela coisa julgada material. Isto no significa serem irrelevantes o relatrio e a motivao da sentena na composio da deciso. Ao contrrio, j tivemos oportunidade de salientar que:

Como sabido, h uma correlao entre o pedido inicial e o dispositivo da deciso, assim como entre a fundamento do julgamento e a causa de pedir, decorrendo uma relao de causa e efeito entre a fundamentao e a parte
53

Cf. Estudos sobre o processo civil brasileiro, Bestbook Editora: Araraquara, 2004, pp. 109/112.

dispositiva da deciso. Seguindo este raciocnio, entendemos que o pedido qualificado pela causa de pedir e, simetricamente, o decisum qualificado pela motivao do provimento judicial. 54

Nada obstante, por mais relevantes que sejam, a autoridade da coisa julgada material no recai sobre os fundamentos da sentena. O mesmo se passa com os fatos, na forma em que o juiz os tiver reconhecido. A verdade adotada no processo, com relao aos fatos, poder ser infirmada em outro processo. Igualmente, a soluo da questo prejudicial que condiciona o teor da deciso do objeto da lide, resolvida incidenter tantum, no faz coisa julgada. No tocante questo prejudicial, esta poder tornar-se objeto de demanda, desde que qualquer das partes requeria sua resoluo como questo principal, exigindo-se, ainda, a competncia do juzo. A questo prejudicial, para ser objeto de ao declaratria incidental, deve conter controvrsia sobre a existncia ou inexistncia de uma relao jurdica que se tornou controvertida no curso do processo, questo essa que pressuposto necessrio para o julgamento da lide original (art. 5, c.c. art. 325, c.c. art. 470, do CPC).

6 - Limites subjetivos da coisa julgada

O art. 472, 1 parte, do CPC, dispe que a sentena faz coisa julgada s partes entre as quais dada, no beneficiando, nem prejudicando terceiros. Esse o denominado limite subjetivo da coisa julgada; indica o preceptivo legal quais os sujeitos que sero atingidos pela imutabilidade do comando emergente e os efeitos da sentena. Conquanto a norma exclua expressamente terceiros do campo de abrangncia da coisa julgada, a deciso judicial por se revestir de ato de imprio do Estado, de alguma maneira pode vir a influenciar terceiros.
54

Cf. Interposio conjunta de recurso extraordinrio e recurso especial, pp. 88/9.

O renomado jurista Ihering analisando os atos jurdicos e seus efeitos, criou uma teoria onde distinguiu efeitos diretos, os quais so queridos e previstos pelo agente, dos efeitos indiretos, no queridos, nem previstos pelo agente, mas, inevitveis, produzindo uma influncia varivel nas relaes de terceiros. 55 Os processualistas, a partir da doutrina de Ihering, cunharam a teoria dos efeitos reflexos da coisa julgada, procurando explicar a influncia que a sentena proferida inter partes poderia provocar em relao a terceiros. Segundo esta teoria, a coisa julgada produz efeitos diretos entre as partes, queridos e previstos, e, efeitos indiretos, no queridos ou previstos, mas, inevitveis em relao a terceiros. 56 A partir de estudos sobre a teoria dos efeitos reflexos da coisa julgada, Chiovenda elaborou uma nova tese, afirmando que os terceiros no podem desconhecer a coisa julgada, conquanto no possam por ela ser prejudicados. Ao utilizar o conceito prejuzo, o referido autor esclarece que este deve ser um prejuzo jurdico, entendido este como sendo o prejuzo que o terceiro sofreria se fosse obrigado a suport-lo, quando o direito declarado na sentena fosse incompatvel com o seu direito. 57 Em concluso, Chiovenda entende que o terceiro, por fora da coisa julgada surgida em processo inter alios, no pode sofrer um prejuzo jurdico. O doutrinador, contudo, admite que o terceiro sofra um prejuzo de fato, e d como exemplo de prejuzo de fato aquele que o terceiro sofre em decorrncia da diminuio patrimonial que seu devedor venha a sofrer em virtude da derrota deste numa ao reivindicatria. O devedor, em razo da sentena proferida na ao reivindicatria, deixa de possuir um bem que constituiria dentro do patrimnio daquele, garantia do crdito do terceiro. H, para o terceiro, portanto, um prejuzo de fato, pois a garantia desapareceu, apesar de no haver um prejuzo jurdico, posto que o direito de crdito remanesce ntegro. 58

55

Cf. Moacyr Amaral Santos, ob. cit., 3 v., pp. 74/5. Idem, ibidem. Cf. Instituies de direito processual civil, So Paulo: Saraiva, 1942, v. I, pp. 571/4. Idem, ibidem.

56

57

58

No mesmo exemplo, o terceiro que, igualmente, alega ser proprietrio da coisa reivindicanda, no sofre prejuzo jurdico, pois, a deciso proferida naquela lide no pode impedir o exerccio de sua pretenso coisa. Em virtude de sua definio de coisa julgada, Liebman tem para este fenmeno, uma resposta diferente. Partindo da idia de que a coisa julgada a qualidade, e no o efeito, da sentena que torna seu comando imutvel e indiscutvel, Liebman distingue a autoridade da coisa julgada da eficcia natural da deciso, asseverando que:

Independentemente da coisa julgada, a sentena tem eficcia natural da deciso, obrigatria e imperativa, que deriva simplesmente da sua natureza de ato de autoridade, de ato do Estado, mas que est destinada a desaparecer, quando se demonstra que a sentena injusta: a coisa julgada refora essa eficcia porque torna impossvel ou inoperante a demonstrao da injustia da sentena. A eficcia natural da sentena atua com relao a todos; por outro lado, a coisa julgada s vale entre as partes, pelo que estas suportam a sentena sem remdio, ao passo que os terceiros podem destru-la, demonstrando sua injustia. Porm, nem todos os terceiros esto habilitados a faz-lo e sim somente aqueles que tm interesse jurdico legtimo em tal sentido: no, por exemplo, os credores do condenado, que tm simples interesse de fato. 59

Logo, a eficcia natural que vale para todos e no a autoridade da coisa julgada, que est limitada inter omnes. Em decorrncia da teoria de Liebman, trs categorias de terceiros podem ser identificadas: a) terceiros indiferentes so aqueles que nenhum prejuzo sofrem em virtude da eficcia natural da sentena; b) terceiros interessados praticamente so aqueles que podem sofrer um prejuzo prtico ou econmico, mas no jurdico, de modo que no possuem qualquer interesse ou direito que possam fazer valer para infirmar o comando judicial da sentena (ex.: credores do vencido em ao reivindicatria, que

Cf. Eficcia e autoridade da sentena, 3 Ed., p. 133 e ss, apud, Marcelo Abelha Rodrigues, Elementos de direito processual civil, 3 Ed. So Paulo: RT, v. 1, p. 351.

59

com a perda do bem vem reduzida a garantia de satisfao do crdito; e c) terceiros juridicamente interessados. 60 Os terceiros juridicamente interessados, por sua vez, dividem-se em:

a) terceiros que tm interesse igual ao das partes, ou seja, tem um direito ou interesse que idntico aquele que objeto do conflito entre as partes, direito ou interesse esse que no afetado pelo comando da sentena (ex.: aquele que se julga proprietrio em relao a imvel objeto de reivindicatria entre outros sujeitos, poder aguardar o trnsito em julgado, para demandar em face do vencedor); b) terceiros que tem interesse jurdico subordinado ou de categoria inferior ao das partes so aqueles titulares de relao jurdica subordinada ou dependente da relao jurdica objeto da deciso, e que podero discutir a justia da deciso (o sentido de justia da deciso, como descrita no art. 55, do CPC, diz respeito aos fatos e as provas sobre eles produzidas) em outro processo. Como por exemplo, numa ao regressiva do Estado contra funcionrio, em que este vem discutir a ausncia de sua culpa; ou, quando sublocatrio, como parte, vem discutir em outro processo a justia da deciso proferida em ao de despejo movida pelo locador em face do locatriosublocador; em ambas as hipteses, no houve participao do funcionrio ou sublocatrio, no primeiro processo.

Por ltimo, cabe reala que a alterao das posies na relao processual no afeta os efeitos da coisa julgada. 61

7 - Eficcia preclusiva da coisa julgada

60

Cf. Eficcia e autoridade da sentena, 2 Ed., pp. 145/151. No Brasil, a doutrina de Liebman amplamente adotada, ver por todos, Moacyr Amaral Santos, ob. cit., 3 v., pp. 77. Cf. Eduardo Couture, ob. cit., p. 351.

61

O art. 474, do CPC, dispe sobre o princpio do deduzido e do dedutvel, o qual corresponde eficcia preclusiva da coisa julgada. Os limites objetivos da coisa julgada esto delimitados pelo art. 468 e art. 469, do CPC, estando esclarecido que a sua autoridade somente recai sobre as questes decididas, vale dizer, daquilo que o objeto da demanda e que consta do decisum, do dispositivo, do comando emergente da sentena. Os motivos determinantes da parte dispositiva, a verdade dos fatos ou a questo prejudicial, decidida incidentalmente, no so acobertados pela coisa julgada. Compondo com as normas referidas, o art. 474, do CPC, preceitua que apesar de no estarem imunizados pela coisa julgada, todas as alegaes e defesas que as partes poderiam ter oposto para acolhimento ou rejeio do pedido so consideradas como deduzidas e rejeitadas, aps o trnsito em julgado da deciso. Seno vejamos:

Art. 474. Passada em julgado a sentena de mrito, reputar-se-o deduzidas e repelidas todas as alegaes e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como rejeio do pedido.

O instituto da precluso atua, normalmente, com eficcia endoprocessual, impedindo que as partes rediscutam questes j resolvidas e que o juiz decida novamente questo j solucionada, exceo feita s matrias de ordem pblica, as quais no precluem (art. 267, 3 c.c. art. 301, 4, do CPC), como resulta do preceituado no art. 471, c.c. o art. 473, do CPC. Embora no se confunda com a imutabilidade e a indiscutibilidade provenientes da qualidade que a coisa julgada agrega ao preceito da sentena, por fora do art. 474, a eficcia preclusiva da coisa julgada produz efeitos panprocessual. Isto significa que fica proibido que se rediscuta, em outro processo, argumentos que poderiam ter sido utilizados pelo demandante ou pelo demandado, para corroborar o pedido ou a defesa. A eficcia preclusiva da coisa julgada tem uma funo instrumental, meio de preservar a imutabilidade do julgado. A palavra argumento utilizada no texto legal tem o significado de fato simples, consoante a doutrina de Chiovenda. Fato simples aquele fato que serve para

corroborar um fato jurdico, o qual, por sua vez, d supedneo ao pedido do autor ou defesa do ru. 62 Aqui reside o ponto crucial do tema: a cada fato jurdico corresponde uma causa de pedir, logo, todos os argumentos ou fatos simples que servem para corroborar uma causa de pedir sero considerados deduzidos e repelidos, aps o trnsito em julgado. Mesmo que a parte disponha de novos argumentos, vedado a repropositura da demanda, uma vez que se trata de mesma causa de pedir e mesmo pedido. Os novos argumentos (fatos simples) no alteram a causa de pedir, de modo que h a incidncia da teoria de tripla identidade da ao, que probe o demandante de ajuizar ao idntica outra j passada em julgada (art. 267, V, c.c. art. 268, do CPC). Entretanto, se incabvel a rediscusso da lide, mesmo que com base em novas alegaes referentes idntica causa de pedir, isto no impede que, havendo nova causa de pedir, ingresse-se com outra ao, que no ser mais a anterior, pois o pedido qualificado pela causa de pedir, fazendo surgir uma nova ao. Em face da eficcia preclusiva da coisa julgada, que o art. 485, VII, do CPC, autoriza propositura de ao rescisria, e no a repropositura da mesma ao rediscutindo a lide com novos argumentos, quando a parte obtiver documentos novos, cuja existncia ignorava, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de lhe assegurar pronunciamento favorvel. 63 Nessa mesma linha, o art. 610, do CPC, ao tratar da liquidao de sentena refora essa idia ao vedar que as partes discutam novamente a lide ou que haja modificao da sentena que a julgou. 64

8 - Coisa julgada nas aes coletivas

62

Cf. Instituies de direito processual civil, v. I, pp. 141 e 149. Neste sentido, Cndido Rangel Dinamarco, ob. cit., v. III, n. 966, pp. 323/5. Idem, ibidem.

63

64

Ao tratar dos limites subjetivos da coisa julgada, o art. 472, do CPC, foi moldado tendo em vista, exclusivamente, o processo civil individual. A situao diferente em se considerando o processo coletivo. Como vimos, no processo individual a imutabilidade da coisa julgada, qualidade que se agrega a sentena inter partes; a eficcia natural da sentena que, eventualmente, poder atingir terceiros. No processo coletivo, o regime jurdico da coisa julgada segue os preceitos contidos na Lei n 8.078, de 11.09.1990 (Cdigo de Defesa do Consumidor CDC), os quais tambm so aplicados s aes civis pblicas movidas com fundamento na Lei n 7.347, de 24.07.1985 (Lei da Ao Civil Pblica LACP), por fora do disposto no art. 21, da LACP, que lhe determina a aplicao do Titulo III, do CDC, onde est disciplinado o tema da coisa julgada. 65

8.1 - Coisa julgada erga omnes

Em regra, nas aes coletivas, a coisa julgada erga omnes, ou seja, beneficiar todos os titulares de direito subjetivo por ela abrangida. Todavia, faz-se necessrio analisar e distinguir as diversas hipteses elencadas no art. 103, do CDC. O art. 103, I e 1, regula a coisa julgada nas aes coletivas em defesa de interesses difusos, estes definidos no art. 81, pargrafo nico, inciso I, do CDC. 66 So considerados exemplos de interesses ou direitos difusos: a publicidade enganosa veiculada atravs de imprensa, falada, escrita ou televisionada, em diversos momentos, atingindo um nmero incalculvel de pessoas; a colocao no mercado de produto perigoso, com potencialidade de atingir nmero incalculvel de consumidores, sem qualquer vnculo entre si. 67
65

Na doutrina, Nelson Nery Jnior, Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996, p. 661 e ss. Art. 81. (omissis) I interesses ou direitos difusos, assim entendidos para fins deste Cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato. Os exemplos so colhidos a lio de Kazuo Watanabe, Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996, p. 502.
67 66

Acolhido ou rejeitado o pedido formulado numa ao coletiva em defesa de direitos difusos, forma-se a coisa julgada erga omnes (art. 103, I, do CDC). Situao idntica ocorre quando se tratar de ao coletiva fundada em interesses coletivos, definidos no art. 81, pargrafo nico, inciso II, do CDC. 68 O legislador atribuiu diferentes nomen iuris para a coisa julgada, consoante ela possua origem em aes fundadas em direitos difusos ou em direitos coletivos. Enquanto considera-se erga omnes a coisa julgada formada na ao em defesa de direitos difusos, ela referida como ultra partes nas aes em defesa de direitos coletivos, como se nota da redao do art. 103, I e II, do CDC. A distino tem o ntido interesse em destacar que a coisa julgada ultra partes alcana o grupo, categoria ou classe de pessoas (art. 81, p.u., II, do CDC), enquanto que a erga omnes atinge pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato (art. 81, p.u., I, do CDC). 69 Entretanto, h uma ressalva com relao ao surgimento da coisa julgada erga omnes e ultra partes. Se o pedido for rejeitado por insuficincia de provas, a lei expressamente autoriza a repropositura da ao coletiva com novas provas (art. 103, I, 2 parte e II, 2 parte, do CDC). Este fenmeno denominado de coisa julgada secundum eventum probationis, que analisaremos abaixo.

8.2 - Coisa julgada secundum eventum litis e in utilibus

De modo bastante simplificado, temos que a coisa julgada secundum eventum litis aquela que surge no processo dependendo do resultado do julgamento da lide.

68

Art. 81. (omissis) II interesses ou direitos coletivos, assim entendidos para fins deste Cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base. Cf. Grinover, ob. cit., p. 590/1.

69

No processo coletivo brasileiro, costuma-se apontar a norma do art. 103, III, do CDC, como tendo previsto a coisa julgada secundum eventum litis. 70 Com efeito, o dispositivo estipula que se formar coisa julgada erga omnes, somente no caso de procedncia do pedido, para beneficiar todas as vtimas e sucessores, na hiptese do inciso III, do pargrafo nico do art. 81. consagrada a distino de Barbosa Moreira entre direitos essencialmente coletivos (art. 81, p.u., I e II, do CDC) e direitos acidentalmente coletivos. Estes ltimos referem-se aos interesses ou direitos individuais homogneos, que tem origem comum (art. 81, p.u., III, do CDC), os quais so reunidos visando a aplicao de tcnica melhor e mais eficiente para sua tutela, por meio de processo coletivo. 71 A coisa julgada que se forma secundum eventum litis, uma vez que somente beneficiar o titular do direito individual homogneo, em sendo o pedido julgado procedente. Recentemente, a Professora Ada Pellegrini Grinover retornou ao tema, ao analisar dispositivo semelhante constante do Cdigo-Modelo de Processos Coletivos para a Ibero-Amrica. 72 A doutrinadora indaga se a norma se refere coisa julgada secudum eventum litis, ou, se o fenmeno retrata uma forma de extenso subjetiva da coisa julgada secundum eventum litis. A resposta a tal pergunta, conclui a autora, depender da posio dogmtica adotada. Para a primeira hiptese, deve-se reconhecer que os titulares dos direitos individuais so partes, agindo por meio dos legitimados ope legis. Para escolha da segunda soluo, preciso admitir que eles so terceiros, de forma que a eficcia natural da coisa julgada que os atinge, como preleciona Liebman.

Cf. Rodolfo de Camargo Mancuso, Ao civil pblica, 9 Ed. So Paulo: RT, 2004, p. 423 e ss.; ainda, Nery-Nery, ob. cit., p. 1348. Art. 81. (omissis) III interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. Cf. Coisa julgada erga omnes, secundum eventum litis e secudum probationem, Repro n 126, So Paulo: RT, p. 18.
72 71

70

Por se tratarem de terceiros juridicamente interessados, podem se insurgir contra a coisa julgada formada, mediante os instrumentos jurdicos prprios. 73 Em verdade, o legislador brasileiro ainda acentua uma diferena entre o resultado do processo coletivo e os direitos subjetivos dos indivduos. No direito comparado, notadamente, nos Estados Unidos, a lei disciplina o controle judicial da representao adequada do representante da classe na ao coletiva. As Federal Rules of Civil Procedure (Cdigo Federal de Processo Civil) estabelecem trs classes ou espcies de aes coletivas, bastante delineadas em seu art. 23(b), respectivamente, nos n 1, 2 e 3. A despeito dos requisitos genricos para todas as espcies, definidos no art. 23(a), das FRCP, as aes coletivas previstas no art. 23(b), n 1 e 2 so consideradas compulsrias (mandatory class actions), de modo que a deciso proferida atingir integralmente a respectiva classe de indivduos. Diferentemente, a ao coletiva fundada no art. 23(b), n 3, dispe de mecanismo de opo, permitindo a manifestao individual para excluso do processo coletivo (opt-out class actions). Neste caso, todos os indivduos que no exerceram o direito de excluso do processo coletivo, no tempo e forma legais, sero alcanados pela coisa julgada formada na ao coletiva. 74 O sistema norteado pelo controle judicial da representao adequada do representante da classe na ao coletiva, cujo corolrio o princpio constitucional do devido processo legal. 75 Como conseqncia, a insurgncia contra a coisa julgada formada no processo coletivo, tanto nas mandatory class actions, como nas opt-out class action, onde o indivduo manteve-se integrado relao processual, somente ser reconhecida se restar
73

Idem, ibidem. Conferir a doutrina de Liebman no item 6 - Limites subjetivos da coisa julgada.

Na doutrina, conferir, Robert H. Klonoff, Class Actions and other Multi-Party Litigation. 2nd Ed. St. Paul, Minn.: West Publishing Co., 2004, pp. 61/100; Craig E. Jones, Theory of Class Actions. Toronto: Irwin Law Book, 2003, passim, Stephen C. Yeazell, Civil procedure. 4th Ed. New York: Little, Brown and Co., 1996, pp. 982/1000; Jack H. Friedenthal et alli, Civil procedure. 3rd Ed. St. Paul, Minn.: West Publishing Co., 1999, pp. 747/758.
75

74

Sobre o tema, consultar, Nelson Rodrigues Netto, O uso de Aes Coletivas Passivas e Bilaterais para proteo de direitos na Internet, passim, Revista do Curso de Direito do Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas. Ano XIX, n 28, 2005.

provado que os indivduos pertencentes classe no tiveram uma representao adequada na ao coletiva. 76 No direito brasileiro, em caso de procedncia na ao coletiva para defesa de direitos individuais homogneos, haver uma ampliao do objeto da demanda ope legis, e sua utilizao in utilibus pelo indivduo (art. 103, p.u. III, e 3, c.c. art. 95 c.c. art. 97, do CDC). O indivduo, mesmo que no tenha intervindo na ao coletiva, fica autorizado a promover a liquidao do dano que individualmente sofreu, consoante o art. 97, do CDC, haja vista a condenao genrica, prevista no art. 95, do CDC. A condenao genrica proferida na ao coletiva legalmente ampliada para incluir o dever de indenizao individual, e a coisa julgada formada aproveitada in utilibus nas demandas individuais de liquidao e posterior execuo de sentena. Como acentuamos, no plano do processo coletivo a coisa julgada erga omnes, sendo procedente ou improcedente o pedido, inclusive na ao coletiva para proteo de direitos individuais homogneos, conforme o art. 103, 2, do CDC. Na esfera jurdica dos indivduos, o resultado do processo coletivo dever, em regra, benefici-los (coisa julgada erga omnes). 77 Entretanto, a coisa julgada erga omnes poder incidir negativamente nas esferas dos indivduos, quando julgado improcedente o pedido na ao coletiva, desde que observados certos aspectos previstos na lei. Isto ocorrer, nas aes fundadas em direitos difusos ou coletivos (art. 81, p.u., I e II, do CDC), quando a improcedncia for por qualquer outro motivo que no a insuficincia de provas, e, o indivduo tiver intervindo na demanda coletiva (art. 103, 1, do CDC). 78

76

Cf. Phillips Petroleum Co. v. Shutts, 472 U.S. 797 (1985).

Ada Pellegrini Grinover acentua que acolhido o pedido na ao coletiva em defesa de interesses difusos, todos os membros da coletividade podem se valer da coisa julgada em benefcio de suas pretenses individuais, Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996, p. 590. No mesmo sentido, Hugo Nigro Mazzilli, Notas sobre a mitigao da coisa julgada no processo coletivo, Repro n 125, So Paulo: RT, p. 10.
78

77

Com relao ao coletiva fundada em direito individual homogneo, basta que o pedido tenha sido rejeitado e que o indivduo nela tenha intervindo (art. 103, 2 c.c. art. 94, do CDC). Efetivamente, nestas hipteses em que o indivduo tenha ingressado no processo coletivo, este passar a ser considerado como litisconsorte do autor coletivo, formando um litisconsrcio unitrio, cujo resultado processual deve ser idntico a todos os litisconsortes. Logo, a improcedncia para todos os litisconsortes, restando bvio que sero normalmente atingidos pela autoridade da coisa julgada. O indivduo que foi litisconsorte, julgada improcedente a pretenso da ao coletiva, no poder propor ao individual posteriormente exatamente pela funo negativa da coisa julgada.

8.3 - Coisa julgada secundum eventum probationis

O sistema processual, em algumas hipteses expressamente previstas na lei, mitiga a imutabilidade e a indiscutibilidade que recai sobre o comando emergente da sentena de mrito, no mais sujeita a recursos. Vimos que o CDC e a LACP prevem a formao de coisa julgada no processo coletivo consoante o resultado do litgio coisa julgada secundum eventum litis a qual ser erga omnes, para os legitimados coletivos, sempre que for acolhida ou rejeitada a pretenso, neste caso, por reconhecer o juzo a sua inexistncia. Todavia, somente o resultado favorvel atinge os interesses e direitos individuais, aproveitando-se da coisa julgada in utilibus. Logo, em caso de rejeio do pedido na ao coletiva, os seus titulares no ficam tolhidos a defender seus interesses individuais, por meio de aes individuais, salvo se tiverem intervindo no processo (art. 103, 1 e 2, do CDC). A coisa julgada secundum eventum probationis espcie do gnero coisa julgada julgada secundum eventum litis. Ela ocorre quando o pedido rejeitado por insuficincia de provas, o que permite a propositura de ao idntica, mas, com novas provas.

A coisa julgada efetivamente se forma, mas apenas para tornar imutvel a sentena, consideradas as provas que foram produzidas naquele processo. Novas provas autorizam a repropositura da mesma ao. No h qualquer alterao dos elementos da primeira ao: objeto imediato e mediato, causa de pedir prxima e remota e, partes. A diferena resume-se existncia de novas provas visando obter o acolhimento do pedido que fora rejeitado, luz da mesma causa de pedir. So exemplos de coisa julgada secundum eventum probationis, expressamente previstos na lei: (i) o art. 18, da Lei n 4.717, de 29.06.1965 (Lei de Ao Popular LA) 79 ; (ii) o art. 16, da LACP 80 ; e, (iii) o art. 103, I e II, do CDC. Com novas provas, qualquer legitimado coletivo, inclusive aquele que houvera exercido o direito de ao anteriormente, poder repropor a ao cujo pedido fora rejeitado por insuficincia de provas. 81 No h previso legal para formao de coisa julgada secundum eventum probationis nas aes coletivas fundada em interesses individuais homogneos (art. 81, III, do CDC), como se constata da redao do art. 103, III, do CDC.

8.4. A aplicao do regime jurdico da coisa julgada do Cdigo de Defesa do Consumidor Lei de Ao Civil Pblica.

O art. 103, 3, do CDC, estende s aes com base na LACP, a mesma norma, alargando legalmente (ope legis) o limite objetivo da coisa julgada da ao civil pblica, para permitir que as aes individuais de reparao de dano possam aproveitar in

Art. 18. A sentena ter eficcia de coisa julgada oponvel erga omnes, exceto no caso de haver sido a ao julgada improcedente por deficincia de provas; neste caso, qualquer cidado poder intentar outra ao com idntico fundamento, valendo-se de nova prova.
80

79

Art. 16. A sentena civil far coisa julgada erga omnes, nos limites da competncia territorial do rgo prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao com idntico fundamento, valendo-se de nova prova.

Cf. Grinover, Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto, p. 589.

81

utilibus da coisa julgada coletiva que julgou procedente o pedido genrico de condenao do causador do dano. 82 Cabe ressaltar a no incidncia do disposto no art. 16, da LACP, na redao dada pela Lei n 9.494, de 11.09.1997, uma vez que o preceptivo j estava revogado pelo art. 117, do CDC, que deu nova redao ao art.21, da LACP e determinou que se aplicasse LACP todo o Titulo III, do CDC, que dispe sobre o procedimento do processo coletivo, inclusive sobre o regime jurdico da coisa julgada. 83 Ademais, o aludido dispositivo deve ser considerado inconstitucional e ineficaz. 84 Realmente, a Lei n 9.494/97, por ter origem em medida provisria, revela-se inconstitucional, posto que ausentes os requisitos constitucionais de urgncia e relevncia (art. 62, da C.F.) para edio daquela espcie legislativa. Trata-se de inconstitucionalidade formal, consoante doutrina dos Professores Nelson Nery Jnior e Rosa Maria de Andrade Nery. 85 Alm disso, parece-nos haver, igualmente, inconstitucionalidade material, em virtude da violao do art. 5, XXXVI, da C.F., por desrespeitar a coisa julgada, em seus limites subjetivos. Em acrscimo, a norma revela-se ineficaz j que confunde limites subjetivos da coisa julgada com competncia do rgo jurisdicional. Efetivamente, o legislador pretendeu limitar a coisa julgada erga omnes aos limites da competncia territorial do rgo prolator (art. 16, da LACP), o que revela a absoluta ausncia de conhecimento dos fundamentos do processo. Sucintamente, pode-se dizer que a competncia delimita o exerccio da jurisdio por cada rgo jurisdicional. Prolatada sentena de mrito, o comando dela emergente, torna-se imutvel e indiscutvel, ao no mais estar sujeita a recursos ou a reexame obrigatrio em duplo de jurisdio, atingido as partes no processo.
82

Cf. Grinover, ob. cit., p. 592 e ss; Nery-Nery, ob. cit., p. 1348. Cf. Nery-Nery, ob. cit., p. 1347 e ss. Idem, ibidem. Idem, ibidem.

83

84

85

No processo individual, a parte individual, nada obstante, poder haver litisconsrcio, ativo, passivo ou misto; mas, no caso de processo coletivo, trata-se de parte coletiva, logo, a coletividade, como parte que est sujeita coisa julgada. De tal sorte, a coisa julgada dever atingir, indistintamente, os membros do grupo, da classe ou da categoria dos titulares do direito coletivo, ou, os titulares de direitos subjetivos protegidos por ao coletiva em defesa de direito difuso ou individual homogneo. No se afigura possvel pretender disciplinar limite subjetivo da coisa julgada por meio de norma relativa competncia jurisdicional, como o quer o preceito do art. 16, da LACP. O exerccio da jurisdio de um dado rgo jurisdicional limitado pelas regras de competncia, inclusive, a competncia territorial. E de outro lado, a abrangncia subjetiva da coisa julgada disciplinada pelas regras atinentes aos limites subjetivos da coisa julgada, consoante se trate de processo individual (art. 472, do CPC) ou processo coletivo (art. 103, do CDC). Em suma, pouco importa o local em que se encontra, sua residncia ou seu domiclio, o titular de direito individual que tenha sido defendido por meio de ao coletiva, ser protegido pela coisa julgada formada no processo coletivo.

Referncias bibliogrficas
AMARAL, Jorge Augusto Pais do. 2 Ed. Direito processual civil, Coimbra: Almedina, 2001.

ARAJO, Luiz Alberto David. NUNES Jnior, Vidal Serrano. Curso de direito constitucional, 7 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

ARAJO CINTRA, Antnio Carlos de. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. 2 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, vol. IV. _________, e DINAMARCO, Cndido Rangel; GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo, 19 Ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

ARRUDA ALVIM Netto, Jos Manoel. Manual de Direito Processual, 8 Ed., So Paulo: RT, 2003, 2 v.

BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. 11 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, vol. V. _________, O novo Cdigo Civil e o direito processual, Revista Forense n 364, Rio de Janeiro: Forense. _________, Questes prejudiciais e coisa julgada, Rio de Janeiro: Borsoi, 1967.

BASTOS, Celso Ribeiro Bastos. Curso de direito constitucional, 6 Ed. So Paulo: Saraiva, 1983.

CARNEIRO, Athos Gusmo. Da antecipao da tutela, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

CARNELUTTI, Francesco. Instituciones del nuevo derecho procesal civil italiano. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1942, _________, Sistema di diritto processuale. Padova: Cedam, 1936, v. 1.

CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de direito processual civil, So Paulo: Saraiva, 1942, v. I.

COUTURE, Eduardo. Fundamentos do direito processual civil. 3 Ed. Buenos Aires: Depalma, 1981.

DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil, 4 Ed. So Paulo: Malheiros, 2004, vol. III. _________, ARAJO CINTRA, Antnio Carlos de; GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo, 19 Ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

FERREIRA Filho, Manoel Gonalves. Curso de direito constitucional, 18 Ed. So Paulo: Saraiva, 1990.

FRIEDENTHAL, Jack H. KANE, Mary Kay; MILLER, Arthur. Civil procedure. 3rd Ed. St. Paul, Minn.: West Publishing Co., 1999.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Coisa julgada erga omnes, secundum eventum litis e secudum probationem, Repro n 126, So Paulo: RT. _________, Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996. _________, e DINAMARCO, Cndido Rangel; ARAJO CINTRA, Antnio Carlos de. Teoria Geral do Processo, 19 Ed. So Paulo: Malheiros, 2003.

JAUERNIG, Othmar. Zivilprozessrecht. Traduo portuguesa, Coimbra: Almedina, 2002.

JONES, Craig E. Theory of Class Actions. Toronto: Irwin Law Book, 2003. KLONOFF, Robert H. Klonoff, Class Actions and other Multi-Party Litigation. 2nd Ed. St. Paul, Minn.: West Publishing Co., 2004.

LEIBLE, Stefan. Proceso civil alemn. Medelin: Biblioteca Jurdica Dik, 1999.

LIEBMAN, Enrico T. Estudos sobre o processo civil brasileiro, Bestbook Editora: Araraquara, 2004. _________, Eficcia e autoridade da sentena. 2 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1981. _________, Manuale di Diritto Processuale Civile, Milano: Dott. A. Giuffr Editore, 1957, v. I.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ao civil pblica, 9 Ed. So Paulo: RT, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme. Tutela antecipatria, julgamento antecipado e execuo de sentena, 2 Ed. So Paulo: RT, 1998.

MARQUES, Jos Frederico. Manual de direito processual civil, 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 1976, 3 v., 2 parte. _________, Instituies de direito processual, Rio de Janeiro: Forense, 1958, vol. V.

MAZZILLI, Hugo Nigro. Notas sobre a mitigao da coisa julgada no processo coletivo, Repro n 125, So Paulo: RT.

MESQUITA, Jos Igncio Botelho de. Autoridade da coisa julgada e imutabilidade da motivao da sentena. Tese, So Paulo, 1963.

NERY Jnior, Nelson. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado

pelos autores do anteprojeto, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996, p _________, Princpios do processo civil, 4 Ed. So Paulo: RT, 1997. _________, e NERY, Rosa Maria Andrade. Cdigo de Processo Civil comentado. 7 Ed. So Paulo: RT, 2003.

NEVES, Celso. Coisa julgada civil. So Paulo: RT, 1971.

PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil, 20 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, v. 1.

RODRIGUES, Marcelo Abelha. Elementos de direito processual civil, 3 Ed. So Paulo: RT, v. 1.

RODRIGUES NETTO, Nelson. O uso de Aes Coletivas Passivas e Bilaterais para proteo de direitos na Internet, passim, Revista do Curso de Direito do Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas. Ano XIX, n 28, 2005. _________, Interposio conjunta de recurso extraordinrio e recurso especial, So Paulo: Dialtica, 2005. _________, Recursos no processo civil, So Paulo: Dialtica, 2004. _________, Tutela jurisdicional especfica: mandamental e executiva lato sensu, Rio de Janeiro: Forense, 2002. _________, Breves Apontamentos sobre os Requisitos de Admissibilidade para o Julgamento de Mrito. Prisma Jurdico, So Paulo: Uninove, v. 1, set/2002, p. 147-162.

SANTOS, Moacyr Amaral. 21 Ed. So Paulo: Saraiva, 2003, 3 v.

SILVA, Ovdio Baptista da. Curso de processo civil. 5 Ed. So Paulo: RT, 2000, v. 1.

SILVA, Paulo Napoleo Nogueira da. Curso de direito constitucional, 3 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil, 3 Ed. So Paulo: Atlas, vol. 1. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena, 5 Ed. So Paulo: RT, 2004. _________, e WAMBIER, Luiz Rodrigues. MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil, 3 Ed.,So Paulo: RT, 2005. _________, e MEDINA, Jos Miguel Garcia. O dogma da coisa julgada, So Paulo: RT, 2003. WATANABE, Kazuo. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto, 4 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996. YEAZELL, Stephen C. Civil procedure. 4th Ed. New York: Little, Brown and Co., 1996.

S-ar putea să vă placă și