Sunteți pe pagina 1din 5

Kelsen: a pureza metdica

http://jus.com.br/revista/texto/13
Publicado em 06/2000

Dirceu Marques Galvo Filho A modo de considerao preliminar, ponha-se em relevo o objetivo a que se prope o presente texto: abordagem da obra basilar de HANS KELSEN, abstradas, momentaneamente, as provveis crticas ao seu reconhecido esforo intelectual. Esta, inclusive, a proposta fundante do nosso Instituto de Estudos Kelsenianos (IEK). Firmado o nosso propsito, dir-se- que o direito, para alguns tericos, visto como de carter indispensvel convivncia inter-humana. SANTIAGO NINO(1) o similariza ao ar; enquanto ROLDAN(2) e SUREZ o entendem como "elemento bsico, necesario y adems omnipresente". Em obra de singular importncia, HART(3) entroniza a reflexo de que na sociedade humana nenhuma questo foi to explorada quanto a indagao sobre "o que o direito ?" Na sua hora, RAFAEL R. VILLEGAS(4), na mesma senda, afirma que "mas facil es compreender que definir el derecho" Na indstria de responder a esta indagao, e com ares de cientificidade, muitos laboraram, mas, de logo, adiantemos, ningum com o alcance de KELSEN. De fato, teorias existem, em profuso, com o intuito de explicar os problemas da cincia do direito, com destaque especial para a possibilidade de sua cientificidade(5). Se queremos situar a cincia do direito no sculo passado, especialmente para a fixao do contexto que precede os primrdios da Teoria Pura do Direito, justifica-se farta aluso ao sociologismo ecltico, em decorrncia do qual a sociologia ser entendida como a nica cincia social ou como a cincia geral da sociedade, assemelhada a uma fsica social, atribuindo-se s demais cincias do humano papel subalterno. Aqui, incluindo-se, inteira, a cincia do direito, incapaz de se expressar autonomamente. Afora isto, pairava presente a indagao: seria possvel uma cincia do direito ? G.RADBRUCH, na obra Introduccin a la ciencia del Derecho(6), menciona que, ainda no transcurso do sculo XVII, j se questionava se a realidade do direito poderia ser objeto de uma anlise cientfica. O ceticismo quanto a esta possibilidade culmina nas grandes crticas, com nfase para aquela formulada por Julio H.Von Kirchmann(7), em 1847, na conferncia sobre "La falta de valor de la Jurisprudencia como ciencia", para quem "trs palavras retificadoras do legislador e bibliotecas inteiras se convertem em papis inteis".

A problemtica epistemolgica, fincada na resposta indagao inaugural, no trazia conforto ao jurista, especialmente por constatar no ser a sua experincia jurdica uma cincia de laboratrio, levando-o a passar ao largo do problema ou mergulhar no sociologismo, posto que, reiteremos, a Sociologia seria a cincia total da sociedade na formulao comteana submetendo-se mesma todas as demais cincias do humano, inserta, neste stio, a cincia do direito. No Brasil, grassou, sem peias, a endemia sociolgica explicitada em manifestaes de alguns dos seus mais expressivos juristas. Em ORLANDO GOMES(8), a constatao de que "a cincia do Direito, ramo da sociologia, tem por objeto o estudo de um fenmeno social, que se denomina jurdico". Com PONTES DE MIRANDA(9), em transcrio literal, a veemncia sociologista: "No direito, se queremos estudal-o scientificamente, como ramo positivo do conhecimento, quase todas as sciencias so convocadas pelo scientista. A extrema complexidade dos phenomenos implica a diversidade do saber...Nas portas das escolas de direito devia estar escrito: aqui no entrar quem no fr socilogo. E o socilogo supe o mathematico, o phisico, o bilogo. flor de cultura". Resultante deste contexto, pois, a m percepo dos juristas quanto cientificidade do saber jurdico, que, submetido ao sociologismo ecltico, caminhava de envolta com inconciliveis metodologias empricas. Neste campo, portanto, o espao apropriado gestao da Teoria Pura do Direito, obra maior de HANS KELSEN, que ir se constituir em expressiva "reao a esta babel epistemolgica e metodolgica(10)" que assolava a cincia do direito, destacadamente porque sua meditao cientfica, at ento, estava identificada cincia natural. Na sua prpria dico, estabelecer-se-ia o que visava alcanar(11): "como teoria, quer nica e exclusivamente conhecer o seu prprio objeto...ela se prope garantir um conhecimento apenas dirigido ao Direito e excluir deste conhecimento tudo quanto no pertena ao seu objeto, tudo quanto no se possa, rigorosamente, determinar como Direito". Preocupava-se KELSEN(12), em real, com o fato de que "quase no h mais hoje domnio cientfico no qual o jurista no achasse autorizado a penetrar. Mais ainda: ele cr realar seu prestgio cientfico tomando emprstimos de outras disciplinas. O resultado no pode ser seno a runa da verdadeira cincia do direito" Desta forma, seu princpio metodolgico fundamental aponta para a necessidade de "libertar a cincia jurdica de todos os elementos que lhe so estranhos" Abroquelado neste fito, formula duas depuraes fundamentais: a) o elemento ftico inserto no direito ser entregue a campo prprio das cincias sociais causais, como a sociologia; b) ao depois, afasta do stio de descrio da cincia jurdica as questes de

ideologia poltica, valores morais e polticos, impossveis de preciso objetiva. Depreendese, assim, que as consideraes teleolgicas e axiolgicas no se coadunam com o objeto da cincia do direito. Aliceradas as depuraes, KELSEN atenta para a necessidade da fixao do monismo do objeto do conhecimento. Para ele, o objeto especfico da cincia do direito ser a norma jurdica, sendo este o princpio teortico fundante da pureza metdica. O direito, para o jurista, de ser tomado como norma (e no como fato social ou como valor transcendental). Pelo que, assoma de fcil concluso a preocupao de KELSEN "com o conhecimento do direito e os meios, cautelas e mtodos a serem utilizados para assegurar-lhe o estatuto cientfico".(13) Ou, foroso dizer, que o fenomenal terico teve em mira a herclea tarefa de preservar a autonomia, neutralidade e objetividade da cincia do direito, que, at ento, estava minada por elementos aliengenas, em estril sincretismo metodolgico. KELSEN teria alcanado o seu intento, logrando xito na depurao da cincia jurdica, afastando-a de ingerncias metodolgicas indesejveis? A discusso no est concluda. Afinal, a obra Kelseniana mantm-se atual e inesgotvel, embora, salutar afirmar, o autor no estivesse imune falibilidade alis, algumas crticas so procedentes mas imperioso o reconhecimento de que o seu modelo de uma extremada coerncia e inegvel rigor metodolgico. Ademais, as objees e os aplausos Teoria Pura do Direito(14) se prestam confirmao de que a teoria Kelseniana foi moldada pela independncia e objetividade, difundindo o seu alcance e influncia sobre as demais teorias, ao ponto de que, presentemente, das principais correntes epistemolgico-jurdicas defluem tons anti ou posKelsenianos, na ratificao de que qualquer avano ou reformulao na teoria jurdica no olvidar da contribuio do genial formulador da teoria pura do direito. A jeito de concluso, lembremos substantivo aporte doutrinrio de SOUTO MAIOR BORGES(15), para quem "a revoluo cientfica no importa ruptura absoluta e total com a tradio cientfica. No campo jurdico, a consigna de Cossio muito bem o anteviu: para alm de Kelsen sem sair de Kelsen. Nenhum progresso nos estudos normativistas do Direito, sem repensar o que Kelsen pensou"

NOTAS
1. In Introduccin al Anlisis del Derecho, P. 01, 2 edicin, Editorial Astrea, Buenos Aires, 1993. 2. Luis Martnez Roldn e Jess A. Fernndez Surez, Curso de Teora del Derecho y Metodologa Jurdica, p. 01, Editorial Ariel S.A., Barcelona, 1994.

3. In O Conceito de Direito, p.5, Ed. Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1986. 4. In Introduccion y Teoria Fundamental del Derecho y del Estado, Tomo I, p. 454, Mxico, 1943. 5. No seu Compndio de Introduo Cincia do Direito, pgs. 33 e ss., Maria Helena Diniz confecciona substantiva apreciao das concepes epistemolgico-jurdicas relativas cientificidade do conhecimento jurdico . De igual modo, Carlos Cossio, no seu "Las actitudes filosficas de la ciencia jurdica", in La Ley, Buenos Aires, 1956. 6. Revista de Derecho Privado, p. 249, Madrid, 1930. 7. In La Ciencia del Derecho, , pgs. 267-268, Ed. Losada, Buenos Aires, 1949. 8. In Introduo ao Direito Civil, p.12, Ed. Rev. Forense, Rio de Janeiro, 1957 9. In Introduo Poltica Scientifica ou os Fundamentos da Sciencia Positiva do Direito, p. 20, Ed. Liv. Garnier, Rio de Janeiro, 1924. Apud A.L. Machado Neto, Histria das Idias Jurdicas no Brasil, pp. 186-187, Editorial Grijalbo, So Paulo, 1969. 10. Cf. expresso de A.L. Machado Neto, em Teoria da Cincia Jurdica, p. 120, Saraiva, So Paulo, 1975. 11. In Teoria Pura do Direito, p. 01, no Brasil, publicada pela Editora Martins Fontes, a verso definitiva de 1960. 12. In Thorie pure du droit, Neuchtel, Ed. de la Banconire, pgs. 17-18, 1953, Apud Machado Neto, ob. cit., p. 120. 13. Fbio Ulhoa Coelho, Para Entender Kelsen, p. 21, Ed. Max Limonad, So Paulo, 1995. 14. Na opinio de Machado Neto, ob. cit., p. 136, a Teoria Pura do Direito "a mais autntica e mais bem lograda tentativa de fundamentao autnoma da cincia jurdica...Que hoje tenha o jurista os elementos tericos para uma colocao autnoma do problema epistemolgico do direito, uma contribuio definitiva da teoria pura,..." 15. In O Contraditrio no Processo Judicial uma viso dialtica p.10, Malheiros Editores, So Paulo, 1996.

Autor

Dirceu Marques Galvo Filho


professor da UFPB, mestre em Direito pela PUC/SP

Informaes sobre o texto

Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT


GALVO FILHO, Dirceu Marques. Kelsen: a pureza metdica. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 42, 1 jun. 2000 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13>. Acesso em: 22 abr. 2012.

S-ar putea să vă placă și