Sunteți pe pagina 1din 3

Curso SALVAO e EDIFICAO em CRISTO

Page 1 of 3

ESTUDO 01
TEMA: O ARREPENDIMENTO INTRODUO
Aps o Estudo 00, que uma introduo ao Curso, este o primeiro estudo das sete doutrinas bsicas da salvao. Nos prximos, vamos estudar: 2 A F, 3 O Perdo, 4 Regenerao, 5 Orao, 6 Santificao e 7 Ressurreio. Aps estes, teremos mais seis estudos de edificao, como seguem: 8 Sntese escatolgica, 9 Crescimento espiritual, 10 O Batismo em guas, 11 A Ceia do Senhor, 12 Dzimos e ofertas na Bblia, 13 Somos salvos para servir, num total de 14 estudos. Este Curso produz na vida de todos os que crem uma base ampla e segura da vida crist, certeza absoluta de salvao e a convico segura de um dia morar com Cristo no Cu de glria eterna. Hoje vamos estudar: definio de arrependimento, a necessidade de arrependimento, como ocorre o arrependimento, a transformao e a mudana que Deus faz no intelecto, nas emoes e na vontade, aferindo o nosso arrependimento e as bnos como resultado do arrependimento.

1) DEFINIO DE ARREPENDIMENTO
Arrependimento o reconhecimento de que somos pecadores. a prdisposio de no pecarmos mais. darmos meia-volta, abandonarmos o caminho de pecado e passarmos a viver o caminho do Evangelho de Jesus Cristo. Arrependimento o reconhecimento de que falhamos, erramos, somos carentes e necessitamos das misericrdias de Deus. lutar para vencermos as fraquezas e tentaes da nossa carne. nos humilharmos aos ps do Senhor, suplicando misericrdia e perdo. bom notar que arrependimento e remorso so coisas diferentes. O remorso consiste em a pessoa saber que errou, mas no quer abandonar o erro. no reconhecer que deveria t-lo evitado. Ela est pronta a errar de novo e errar. Foi o caso de Judas (Mat. 27:3-5). O remorso oprime e mata. J o arrependimento provm de Deus, causa-nos tristeza por havermos pecado, (tristeza, porm, que no oprime, mas que produz conserto e perdo), d-nos o desejo de no pecar mais e alegria por sabermos que j estamos salvos para sempre. O verdadeiro arrependimento opera em ns o perdo e a salvao (2a Cor. 7:9-10).

2) A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO
O arrependimento a necessidade primeira e o ponto de partida para todos os que quiserem ser salvos por Jesus Cristo. A Bblia diz em Rom. 3:23:Todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus.Rom. 3:12 diz: Todos se extraviaram e se fizeram inteis. No h quem faa o bem, no h nem um s". Ecl. 7:20 diz: No h Homem justo sobre a Terra que faa o bem e nunca peque. Pelos textos citados aprendemos que todas as pessoas so pecadoras. Isaias 64:6 diz que "nossas justias so como trapo de imundcia" e Isaias 59:1-2 diz que "nossos pecados fazem diviso entre ns e o nosso Deus". Em Luc. 13:5 Jesus disse: "Se no vos arrependerdes, todos perecereis". Est, portanto, claro que todos somos pecadores. Da a necessidade de arrependimento, para que sejamos perdoados e salvos. Porque sem arrependimento no h perdo e sem perdo no h salvao (Atos 2:37-38; 3:19).

3) COMO OCORRE O ARREPENDIMENTO

http://www.cursosec.com/html/estudos/est01arrep.html

15/12/2011

Curso SALVAO e EDIFICAO em CRISTO

Page 2 of 3

A doutrina do arrependimento to importante que o incio do ministrio de Joo Batista e do prprio Senhor Jesus foi marcado pela pregao incisiva da necessidade de arrependimento (Mat. 3:1-2 e 4:17). Pelos textos de 2a Tim. 2:25 e Atos 11:18 aprendemos que Deus que nos d o arrependimento para a salvao. Por Atos 2:38 e 3:19 entendemos que necessrio ler ou ouvir a pregao do Evangelho e aceit-lo. Caso fechemos nosso corao no o aceitando, continuaremos perdidos e sob condenao. Porm, aceitando Jesus Cristo como nico Salvador e Senhor, assim como o seu sacrifcio, Deus opera em ns o arrependimento, o perdo e a salvao, porquanto recebemos entendimento ao ler ou ouvir a pregao do Evangelho, e o Esprito Santo convence-nos do pecado, da justia e do juzo. O Esprito Santo convence--nos do pecado, para sabermos que somos pecadores e nessa condio estamos perdidos. O Esprito Santo convence-nos da justia, para entendermos que Cristo recebeu na cruz a culpa e o castigo que eram nossos. Nossos pecados crucificaram Jesus. A salvao de graa e pela f (Isaias 53:4-6; Efsios 2:8-9). Cristo a justia de Deus para a nossa salvao (1a Cor. 1:30). Se algum ainda no nasceu de novo e no tem certeza da salvao, creia assim, e receba hoje pela f o perdo e a salvao. O Esprito Santo convence-nos do juzo, para entendermos que, se no aceitarmos pela f o sacrifcio de Jesus, com arrependimento sincero de pecados, seremos condenados para sempre junto com Satans e os demnios (Joo 16:7-11).

4) O ARREPENDIMENTO TRANSFORMA A VIDA


O arrependimento sincero, que nos d a salvao, nos leva a no ocultar nada de Deus, e precedido por trs aes: confessar a Deus os pecados, abandon-los e voltar-se para Deus, conforme os textos pela ordem (Sal. 32:5; Prov. 28:13; Isaias 55:7; 1a Joo 1:8-10; 1a Tes. 1:9). O arrependimento promove uma transformao geral em todas as reas da nossa vida. Estas so as reas que recebem maior transformao: A) INTELECTO: No intelecto, a pessoa passa a ter um entendimento diferente de todos os pecados que envolveram sua vida passada. Descobre ento que, pelo arrependimento, recebeu perdo, salvao e uma nova criatura (2a Cor. 5:17; 1a Cor. 2:14-16). B) EMOES: Nas emoes, a pessoa passa a sentir tristeza por ter pecado, e ento recebe alegria por no viver pecando mais e saber que j est salva para sempre (Luc. (15:10; 19:5-6; Atos 2:28). C) VONTADE: Na vontade, a pessoa movida a viver conforme o Evangelho de Cristo e a obedecer a toda a vontade de Deus (Rom. 12:1-2).

5) AFERINDO NOSSO ARREPENDIMENTO:


Pelas caractersticas a seguir, qualquer pessoa pode saber se j experimentou ou no o verdadeiro arrependimento. Ocorre na pessoa arrependida uma mudana de pensamento em relao a Deus, em relao ao seu prximo e em relao aos seus pecados. O arrependido condena agora o que aprovava antes. Passa a ver as coisas atravs dos olhos de Deus. Passa a amar e admirar tudo o que Deus criou e, em toda a obra da criao, descobre o poder e a glria de Deus (Sal. 19 e Sal. 8). Antes do arrependimento, a pessoa quer fazer a sua prpria vontade e dirigir os seus prprios caminhos, porm, depois de arrepender-se, ela quer fazer a vontade de Deus e por Ele ser dirigida. Antes de arrepender-se, procura esconder os seus pecados e jus-tificar a si mesma (Luc. 16:15; Mat. 23:27-28). Depois do arrependimento, o Esprito Santo de Deus faz-lhe entender que s pode ser justificada pelo sacrifcio de Jesus Cristo. A pessoa arrependida sente tristeza pelos pecados que antes praticava e agora detesta, reconhece quanto Deus bom e sofreu por seus pecados em Jesus Cristo. O arrependimento sincero produz em cada vida esforo para abandonar o pecado e cria a disposio de seguir a Jesus. O arrependido abandona toda a idolatria em que antes se apoiava, cr exclusivamente em Jesus Cristo e produz frutos dignos de arrependimento (Mat. 3:8; Joo 15:16; Rom. 5:1-2 e vs. 8 e 9).

6) O RESULTADO DO ARREPENDIMENTO
Ningum merece o perdo nem a salvao, mas Deus perdoa e salva por graa e de graa, ou seja, favor no merecido e gratuito a todos que se arrependem e pela f crem em Jesus Cristo como nico Salvador e Senhor. O arrependimento gera a f salvadora, abre--nos a porta a todas as bnos do Evangelho, proporciona grande alegria entre os Anjos nos Cus (Ef. 1:3; Luc. 15:7-10), derruba a barreira do pecado e concede-nos comunho com Deus. Obs. O crente depois de salvo ainda poder pecar, mesmo sem querer. Dever logo arrepender-se, abandonar o pecado, pedir perdo a Deus e ento ser purificado pelo poder do sangue de Jesus (1a Joo 1:7). O arrependimento ocorre no incio para a salvao e permanece em zelo para purificao.

http://www.cursosec.com/html/estudos/est01arrep.html

15/12/2011

Curso SALVAO e EDIFICAO em CRISTO

Page 3 of 3

O resultado do arrependimento perdo, salvao e bnos abundantes de Deus. As figuras ao lado indicam que quem estuda bastante a Bblia recebe quebrantamento, arrependimento e todas as bnos do Evangelho.

7) APELO
Se algum ainda no nasceu de novo e no tem certeza da salvao, arrependa-se e creia pela f que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo j recebeu na cruz o castigo que voc merecia, e receba hoje pela f o perdo e a salvao (Rom. 3:20 e v. 28; Efsios 2:8-9; Isaias 53:4-6).

CONCLUSO
Arrependimento reconhecer que somos pecadores, abandonar o caminho do pecado e passar a viver o caminho do Evangelho de Jesus Cristo. O arrependimento a necessidade primeira para todos os que quiserem ser salvos por Jesus Cristo, pois sem arrependimento no h perdo e sem perdo no h salvao. O arrependimento dado por Deus quando, ouvindo o Evangelho, cremos e aceitamos Cristo e seu sacrifcio por ns. Ento, o Esprito Santo convence-nos do pecado, da justia e do juzo, dando-nos a salvao em Cristo Jesus. O nosso entendimento, emoes e vontade so transformados.Descobrimos ento que j estamos salvos, pelas caractersticas novas que envolvem todo o nosso ser. O arrependimento ocorre no incio para salvao e permanece em zelo para purificao. O resultado do arrependimento o perdo, a salvao e as bnos abundantes de Deus. Leia a Bblia. Comece pelo Novo Testamento. Amm Reestude em casa este assunto lendo todos os textos, responda s perguntas da folha de respostas e receba muitas bnos.

O prximo estudo ser sobre Estudo 02 F e Converso. No perca !!! Verifique seu aprendizado com o Questionario 01 O Arrependimento Veja tambem o estudo anterior, Estudo 00 Introduo

Produzido por Marcos Morgado (21) 9907-9965

http://www.cursosec.com/html/estudos/est01arrep.html

15/12/2011

S-ar putea să vă placă și