Sunteți pe pagina 1din 24

Engenharia de Petrleo e Gs

Andr Luis Cangiani Brbara Aline Chimento Cardoso Fernando Jos Portella Cunha Luciano de S Nunes

KANBAN

2 SO PAULO 2012

Andr Luis Cangiani Brbara Aline Chimento Cardoso Fernando Jos Portella Cunha Luciano de S Nunes

KANBAN

Trabalho apresentado a ESTCIO, no curso de Engenharia de Petrleo e Gs, trazendo como tema Kanban. Prof. Helosa Augusto Zen

3 So Paulo 2012 CANGIANI; CARDOSO; CUNHA; Andr; Brbara; Fernando; Luciano. Kanban. 2012. 23. (Graduao Engenharia de Petrleo e Gs) Estcio Participaes, So Paulo, 2012.

RESUMO
O presente trabalho revisa os conceitos tericos do sistema Kanban com a finalidade de demonstrar uma breve introduo do surgimento do sistema, caractersticas e funcionamento, regras para o funcionamento, funes e as vantagens da utilizao do sistema. O Kanban uma metodologia de reposio de estoques, que atua auxiliando a metodologia Just-In-Time. Sua estrutura constituda pela filosofia japonesa de puxar a produo atravs de cartes sinalizadores. Para que este sistema funcione necessrio o apoio da tecnologia, sinalizaes, identificaes e padronizaes de rotinas e processos, integrando todos os setores produtivos. Apresenta um estudo de caso realizado em uma indstria de auto peas que demonstra a importncia de uma boa implementao do sistema Kanban na produo e com isso poderemos observar o que foi proporcionado organizao em termos de reduo de estoque, melhoria no fluxo de produo, reduo de perdas (refugo), flexibilidade e agilidade na reposio de estoques.

4 Palavras-Chave: Reduo de estoques; Melhoria do fluxo produtivo; Reduo de Perdas.

SUMRIO

RESUMO.................................................................................................................03 NDICE DE CONTEDOS.......................................................................................04 OBJETIVO...............................................................................................................05 1. INTRODUO................................................................................................07 1.1 O surgimento do Sistema Kanban..............................................................08 1.2 Caractersticas do Kanban..........................................................................09 1.3 Funcionamento do Kanban.........................................................................10 1.4 Quantidades de Kanbans necessrios.......................................................12 1.5 Regras para o funcionamento do Kanban..................................................13 1.6 Pr-requisitos para implantao do Kanban...............................................13 1.7 Funes do Kanban....................................................................................14 1.8 Tipos de Kanban.........................................................................................14 1.9 Diferentes formas de Transmitir a informao............................................16 1.10 Principais desvantagens dos Kanbans.....................................................18 2. ESTUDO DE CASO........................................................................................19 2.1 Resultados Obtidos.....................................................................................20 2.2 As mudanas efetuadas na rea................................................................21 3. CONSIDERAES FINAIS............................................................................22 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................23

Objetivo A nossa finalidade demonstrar a histria do surgimento do Sistema Kanban, e a partir de qual necessidade organizacional o fez colocar em prtica, trazendo tambm as suas caractersticas mais comuns, suas funes e finalidade. E atravs deste estudo de caso apresentar as regras e os requisitos bsicos para a sua implementao de forma sucinta e algumas vantagens adquiridas com este sistema.

INTRODUO O Sistema Kanban foi desenvolvido por uma necessidade de reduo de custo e aquisio de condies competitivas para as organizaes japonesas que tentavam se reerguer aps a Segunda Guerra Mundial. De acordo com Wantuck (1989), o JIT (Just-In-Time) uma estratgia central que tem como pontos de apoio uma srie de ferramentas distribudas por todas as fases do processo produtivo. Podem ser implementadas simultaneamente ou em partes, como mostra a figura 1.

FIGURA 1: Elementos do JIT

Quando se deseja implantar o sistema Kanban, deve-se seguir alguns processos de implantao. Moura (1989) define os seguintes passos: 1) preparar os funcionrios para os conceitos e ferramentas do Just-In-Time; 2) escolher uma rea-piloto para permitir o aprendizado da tcnica; 3) determinar a demanda dos componentes ao longo de todo o processo produtivo; 4) definir as quantidades por contentor; 5) definir o tipo de sistema Kanban (duplo carto, carto nico ou Kanbancontentor) e os procedimentos; 6) criar painis porta-Kanbans.

7 O kanban uma ferramenta de controle do fluxo de materiais no cho de fbrica. Ele um sinal visual que informa ao operrio o que, quanto e quando produzir. Sempre de trs para frente, puxando a produo. No s isso, ele tambm evita que sejam feitos produtos no requisitados, eliminando perdas por estoque e por superproduo. Os sinais visuais podem variar, desde a sua forma mais clssica que um carto, at uma forma mais abstrata como o kanban eletrnico. O fundamental que o kanban transmita a informao de forma simples e visual e que suas regras sejam sempre respeitadas. baseado na manufatura puxada, no controle de estoques FIFO (First In, First Out) e na manuteno de mnimos nveis de estoques. Conforme Pires (1995), duas das maiores virtudes do sistema JIT so ele ter uma abrangncia conceitual, que extrapola os limites das atividades de planejamento e controle da produo, e conceber um sistema de controle da produo simples e eficiente (sistema Kanban), quando devidamente implementado. No nvel de programao, as tarefa no so programadas como nas formas convencionais. A produo puxada, e ocorre somente quando h uma necessidade sinalizada pelo elemento seguinte da cadeia produtiva. Ainda segundo Pires (1995), empresas que priorizam o desempenho das entregas e a qualidade, e possuem pequena variabilidade no volume e no total de itens produzidos, tm grande potencial para usufruir o sistema de controle Kanban. Schonberger (1993) comenta que a manufatura puxada representa um dos pressupostos bsicos do JIT, e fundamenta-se no princpio de que no deve haver o processamento de um pedido at sua real solicitao por um estgio ou operao subsequente no fluxo de produo. O Kanban , essencialmente, um sistema de fluxo de informaes que controla harmoniosamente as quantidades produzidas em todas as fases dos processos de manufatura. Deve, obrigatoriamente, pertencer a um sistema de manufatura puxada, como o JIT.

1.1)

O surgimento do Sistema Kanban

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japo ficou totalmente em crise econmica e buscou maneiras de se reerguer atravs de novas tecnologias, reduzindo custos e visando atingir o maior grau de produtividade possvel. Segundo (Gross and McInnis 2003), o kanban foi inventado na Toyota entre o final da dcada de 40 por Taiichi Ohno para minimizar os custos com o material em processamento e reduzir os estoques entre os processos. Devido a todas essas adversidades, funcionrios da Toyota Motor Company Indstria de caminhes realizaram vrias visitas s organizaes americanas, tentando conhecer seus processos de produo em massa que posteriormente poderiam ser implantadas no Japo. No entanto, as condies do mercado local no permitiam que o sistema de produo em massa americano pudesse ser implantado no Japo, assim precisaram adaptar este sistema a sua realidade. Realidade esta, que possua uma demanda limitada e uma necessidade de variedade de produtos. Neste contexto, encontramos a economia japonesa que estava em declnio, e assim, no havia recursos para investimento em equipamento de ponta e para criar uma estrutura necessria para a produo em massa Mquinas dedicadas a um nico produto e com pouca versatilidade. Outra situao agravante era que os outros pases j possuam diversas indstrias de carros e um mercado conquistado, dificultando assim a incluso do Japo no mercado exportador. Buscando adquirir a eficincia da produo atravs da reduo total de desperdcio, foi desenvolvida uma metodologia inovadora, que necessitava produzir de acordo com a demanda e nas condies desejadas pelos consumidores. Surgiu ento o sistema JIT Just In Time (produzir o necessrio na quantidade necessria e no momento exato). Este sistema busca reduzir ao mximo o estoque, ampliando o comprometimento com os clientes e fornecedores (internos e externos) dentro de um alto grau de confiana. Com isso reduz os

9 custos com estoque e aumenta o capital de giro. Este sistema tambm aumenta a qualidade de fabricao, pois os problemas comeam a aparecer e so tratados em suas fontes, fazendo que a qualidade seja um objetivo desde o incio da fabricao e no apenas ao concluir o produto. Taiichi Ohno proprietrio da Toyota observou em um supermercado nos Estados Unidos que as mercadorias eram organizadas e distribudas em uma prateleira, onde havia um pequeno carto com as informaes necessrias, de maneira que o prprio consumidor retirava a mercadoria, e a reposio da mesma na prateleira era realizada conforme a demanda do produto. A este sistema de cartes foi dado o nome de Kanban, que em Japons quer dizer Carto de reposio. O sistema Kanban s obteve pleno funcionamento na Toyota Motor aps 12 anos de implementao e melhorias. S aps este perodo 1950 -1962 que outras organizaes comearam a estudar e aderir ao sistema.

1.2)

Caractersticas do Kanban

O sistema Kanban baseado em cartes onde sinaliza para o processo anterior o seu status (situao) atual. Sua finalidade puxar a produo, ou seja, a linha de montagem final sinaliza a sua necessidade e o processo anterior produz exatamente o que necessrio. Existem dois tipos de kanbans, sendo um de produo (instruo da tarefa) e um de movimentao (transferncias). O processo precedente recebe os kanbans de produo referente aos itens que precisam ser produzidos e quando o processo est concludo so trocados os kanbans de produo por outros de movimentao, sinalizando ao processo seguinte que este j foi produzido e pode ser retirado. O funcionamento eficiente no uso dos kanbans precisa estar bem claro todas as informaes necessrias produo ou transporte de produtos como: especificaes; quantidade; processo responsvel pela produo e utilizao das peas; local para armazenamento; quando deve ser realizado o abastecimento.

10

1.3)

Funcionamento do Kanban

Empresas diferentes possuem necessidades diferentes e produzem de modo diferente, produtos diferentes. Ento, de se esperar que os kanbans estejam adaptados s realidades locais de onde esto sendo usados e variem a sua forma, cor e mtodo de uso. No s o gestor, mas todos os funcionrios podem sugerir como os cartes devem ser implementados, qual o melhor material para confeccion-los, quais campos que precisam existir, etc. A nica restrio o cumprimento de todas as regras estabelecidas por (Ohno 1997). Passo um: medida que vai consumindo os produtos, o operrio do processo seguinte, retira os kanbans de movimentao fixados na embalagem do produto e os coloca no quadro, gerando um aviso para o transportador de materiais. Ilustrado na figura 2, ao visualizar tal sinal, o transportador retira os kanbans de transporte do quadro, verifica qual produto est sendo requerido e vai para o local especificado de onde deve retir-lo.

FIGURA 2 Funcionamento do Kanban, passo um. O processo subsequente deve retirar, no processo precedente, os produtos necessrios nas quantidades certas e no tempo correto.

Passo dois: no processo precedente ou no armazm indicado, o transportador retira um e somente um container do produto discriminado para cada kanban que possui. Esse container possui um kanban de produo, o qual

11 fixado no quadro formador de lote logo em seguida. Essa etapa pode ser visualizada na figura 3.

FIGURA 3 Funcionamento do Kanban, passo dois. Nenhum item pode ser produzido ou transportado sem um kanban.

Observe que o produto em movimentao est sempre com um carto. Quer seja o de produo, durante seu perodo de armazenagem, quer seja o de requisio, a partir do momento em que foi retirado at a sua consumao. Passo trs: com a colocao de mais dois kanbans de produo no quadro, o lote de quatro unidades completado e o processo precedente comea a produzir os itens solicitados tal como ilustrado na figura 4. Caso esteja fabricando outro produto, o mesmo colocado numa fila (FIFO First In, First Out) para aguardar o processamento. Enquanto isso, o operador do processo seguinte continua realizando suas atividades.

FIGURA 4 Funcionamento do Kanban, passo trs. O processo precedente deve produzir seus produtos nas quantidades requisitadas pelo processo subsequente.

Passo quatro: nesta etapa, explicada na figura 5, o operrio do processo precedente repe o estoque intermedirio com os itens que manufaturou, colocando dentro de cada container, seus respectivos kanbans de produo. O

12 ciclo terminado com o transportador de materiais entregando as peas solicitadas no processo de onde retirou os kanbans de transporte.

FIGURA 5 Funcionamento do Kanban, passo quatro. Trmino do ciclo.

Observe que os estoques intermedirios so proporcionais ao nmero de kanbans. Quanto mais cartes, mais estoques e mais custos. Por esse motivo, existe a ltima regra que determina a reduo do nmero de cartes em circulao. Uma prtica comum nesses sistemas retirar um kanban de circulao uma vez por semana ou por ms, o que reduz os estoques gradativamente at seu nvel timo. A seguir, mostrada uma maneira para se calcular o nmero ideal de kanbans que um processo deve ter. 1.4) Quantidades de Kanbans necessrios

Pensando em determinar a previso de demanda, tempo de processamento dos produtos e o tempo de espera entre os processos, foi criada uma equao matemtica para determinar a quantidade de kanbans necessrios produo. Nmero de Kanbans (N) = Estoque Mximo (Q+a) Capacidade de 1 palete
N = Numero de Cartes Q = Quantidade de Produtos do Lote de Produo a = Estoque Mnimo de Segurana n = Quantidade de Produtos Transportado em 1 Palete

13

1.5)

Regras para o funcionamento do Kanban

O processo subsequente apanha o nmero de itens indicados pelo Kanban no processo precedente; O processo inicial produz itens na quantidade e sequencia indicadas pelo Kanban; Nenhum item produzido ou transportado sem um Kanban; Os Kanbans acompanham sempre as prprias peas; Produtos defeituosos no so enviados ao processo seguinte; Reduzir o nmero de Kanbans aumenta sua sensibilidade aos problemas. 1.6) Pr-requisitos para implantao do Kanban

Produo nivelada: produzir apenas a quantidade necessria para o processo subsequente de acordo com a demanda de quantidade e variedade; Reduo de tempo de Preparao: adaptar os equipamentos produtivos para setups mais rpidos; Layout das mquinas: buscar o melhor layout para um trabalho mais produtivo, permitindo que um operador execute vrias funes; Padronizao dos trabalhos: padronizar as rotinas e os processos, criando manuais que facilitem o uso por qualquer operador; Aperfeioamento das atividades: as atividades devem ser constantemente reavaliadas, proporcionando uma melhoria contnua nas rotinas e processos; e Automao: automatizar o mximo possvel cada processo de fabricao, garantindo a qualidade e a velocidade das atividades.

14

1.7)

Funes do Kanban

Fornecer informaes sobre apanhar ou transportar; Fornecer informaes sobre a produo; Impedir a superproduo e o transporte excessivo; Servir como uma ordem de fabricao afixada s mercadorias; Impedir produtos defeituosos pela identificao do processo que os produz; Revelar problemas existentes e manter controle de estoques; Executar as funes de programao, acompanhamento e controle da produo, tudo de forma simples e direta; Facilitar a identificao e eliminao das falhas de processos, buscando qualidade total; Implementar efetivamente os conceitos de organizao, simplicidade, padronizao e limpeza nos estoques dos sistemas produtivos; Eliminar a necessidade de inventrios peridicos nos estoques; e Permitir o operador exercer diversas funes ao mesmo tempo. 1.8) Tipos de Kanban

Os kanbans so divididos basicamente em dois grupos: Kanbans de Produo: so usados para determinar a fabricao de um item. Devem visivelmente conter em seus campos: O processo que o produz O nome do produto a ser fabricado para identificao por parte do funcionrio. O cdigo do item a ser feito para evitar ambiguidades.

15 A quantidade de itens que so colocados em um nico container. O processo subsequente para o qual o produto deve ser levado. Entretanto, caso haja um estoque intermedirio, pode-se colocar o endereo de armazenamento. Essas informaes so as mnimas necessrias para que se produzam os produtos certos, nos locais corretos e na quantidade requerida. Contudo, nada impede que o kanban tenha mais campos indicando, por exemplo, em qual produto final a pea usada. Pode-se tambm colocar um cdigo de barras para informar ao sistema integrado de gesto quantas peas daquele tipo j foram produzidas. Ou ainda, existir um campo que informe o tipo de caixa a ser usado para empacotar os produtos. Enfim, h vrias possibilidades de se fazer um kanban de produo, o que vai variar de fbrica para fbrica. Kanbans de Transporte: tambm conhecidos como kanbans de movimentao, ou kanbans de requisio, so utilizados na movimentao de material entre clulas de produo distantes entre si, entre local de produo e armazm ou qualquer outro caminho pelo qual o produto dever ser transportado somente por uma pessoa designada para esse fim. Dessa maneira, os operrios mais especializados dedicam mais tempo em atividades de produo e montagem que agregam valor ao produto. De modo anlogo ao modelo anterior, o kanban de requisio deve ter a informao necessria para que o produto requerido seja entregue no local certo e na quantidade certa. Geralmente, tais campos so: O local de onde o produto deve ser retirado. Pode ser um processo precedente ou um armazm. A descrio do produto a ser retirado para identificao por parte do funcionrio. O cdigo do item a ser feito para evitar ambiguidades. A quantidade de itens que so colocados em um nico container.

16 O processo subsequente ou armazm para o qual o produto deve ser levado. Um exemplo para cada um dos dois modelos referidos acima pode ser visto logo a seguir, na figura 6. Observe o destaque de letras maiores para facilitar a leitura de alguns campos como a quantidade por caixa e o endereo no supermercado.

FIGURA 6 Exemplos de Kanbans

Geralmente, nesses kanbans, existe um campo que identifica o tipo caixa de armazenamento. Por exemplo, uma caixa de madeira grande, uma caixa plstica de 20 x 15 x 30 cm, entre outros. J um telefone para contato caso o carto seja perdido no meio do caminho tambm pode ser til em despachos entre diferentes fbricas. Adicionalmente, um campo que numera o carto e indica quantos kanbans daquele tipo existem para ajudar na recontagem dos mesmos. 1.9) Diferentes formas de Transmitir a informao

A essncia do kanban est na transmisso da informao de forma simples e visual para manter em funcionamento um sistema de produo puxado. Depois de satisfeito esse requisito, um sistema kanban pode adquirir vrias formas diferentes as quais vo depender das caractersticas das operaes do local ser implementado.

17 Kanban eletrnico: o sinal transmitido atravs do sistema de informaes da empresa. Ideal para transmisso entre fbricas diferentes. Por exemplo, entre a unidade montadora e um fornecedor de kits de montagem. Carto: o modelo mais usado e explicado acima o qual dividido em dois tipos: de produo e transporte. Marcao no cho: neste tipo, existem espaos reservados armazenagem do produto logo na sada da estao de trabalho. Quando o produto retirado, o operador tem permisso para produzir. Assim que todos os espaos forem preenchidos, deve-se parar a produo (Chase, Jacobs et al. 2006). Kanbans fixos nos contentores: tambm conhecido como sistema de duas caixas, nesse modelo, so colocados pelo menos dois contentores para cada material necessrio no bordo de linha, tendo fixado, em cada um deles, um kanban do tipo carto. O container recolhido quando fica vazio e devolvido ao bordo de linha preenchido com o mesmo material na quantidade indicada na etiqueta (Gross and McInnis 2003). Indicao luminosa: o trabalhador aperta um boto no seu posto cada vez que consome o produto. O sinal ento transmitido por um fio eltrico at a clula de produo daquele item, onde ser acesa uma luz para cada unidade a ser produzida. O operrio da estao fornecedora, por sua vez, aperta um boto para cada unidade que produz, fazendo com que as luzes vo se apagando. Sistema computadorizado: a informao transmitida atravs do sistema de informaes da empresa. O mesmo pode ser impresso e utilizado como um kanban descartvel na linha de produo, ou ento, o sinal pode ser lido diretamente da tela do computador caso haja um prximo ao posto de trabalho. Modelo gravitacional: segundo (Chase, Jacobs et al. 2006) este modelo fui utilizado primeiramente na fbrica de motores Kawasaki. L, assim que o estoque de um item utilizado na submontagem chega ao final, o operrio coloca uma bola colorida em um cano, a qual rola por gravidade at a central de reabastecimento. De acordo com a cor da bola e em qual cano a mesma chegou, o operador do armazm sabe qual material deve ser entregue em um determinado posto de trabalho. Muitas variaes dessa tcnica foram criadas posteriormente.

18

FIGURA 7 Diferentes formas do Kanban

1.10) Principais desvantagens dos Kanbans Nem todas as peas podem ser usadas com kanbans: alguns componentes possuem valor agregado muito alto e requerem um tratamento especial. Por exemplo, as bobinas de fio de ouro utilizadas nas ligaes eltricas de produtos informticos. Outros componentes, por sua vez, so frgeis demais e requerem um cuidado especial em seu manuseio. Caso semelhante ocorre com produtos qumicos de elevada insalubridade. Alguns produtos que no se encaixam nas categorias acima tambm apresentam entraves ao serem manuseados com kanbans. Entre eles, podemos destacar as peas de baixo valor agregado, mas de grandes dimenses as quais ocupam muito espao na linha de montagem. Essas, geralmente so levadas linha de produo apenas no momento exato em que vo ser instaladas. A natureza material do kanban: os cartes se desgastam com o uso, seus nomes ficam ilegveis e ainda podem ser rasgados ou molhados acidentalmente. Os kanbans tambm podem ser perdidos ou enviados ao lixo juntamente com as embalagens por descuido do trabalhador. Alm disso, materiais novos podem ser adicionados ao armazm, ou algum produto pode ter o seu cdigo alterado o que demanda a confeco de novos cartes. Essa tarefa que parece simples se torna

19 mais complexa na proporo em que se eleva o nmero de kanbans utilizados na fbrica. Mudana na lista de materiais: segundo (Hobbs 2004), o maior trabalho se d quando a lista de materiais de um produto alterada. Enquanto que nos sistemas computadorizados, a atualizao feita automaticamente, o sistema kanban requer um reclculo do nmero de cartes a serem utilizados assim como um redimensionamento dos containers.

2) ESTUDO DE CASO Para implantao deste Kanban na planta foi necessrio um treinamento com todos os colaboradores que esto envolvidos neste processo, inicialmente foi apresentada a teoria de como funciona o sistema Kanban em outras empresas, e aps isso o treinamento foi feito na linha de produo onde eles puderam praticar o funcionamento do Kanban. Em nossa produo o sistema kanban adotado trabalha conforme a Figura 8.

20

FIGURA 8 Sistema Kanban

1- A etiqueta Kanban retirada das caixas de componentes; 2- A etiqueta Kanban colocada na caixa de constituio de lote; 3- Quando o lote estiver completo, pegar todas as etiquetas e colocar no lanador; 4- Um operador pega todas as etiquetas e produz a quantidade exata pedida pelo Kanban, que corresponde quantidade de etiquetas; e 5- Colocar sobre cada caixa uma etiqueta kanban.

2.1)

As mudanas efetuadas na rea

Para efetiva implantao do sistema Kanban, as principais mudanas foram um programa de organizao e limpeza, a definio do local para o painel portacartes. O Kanban atuou no sentido de facilitar a programao dos centros de trabalho na empresa. Com a implantao do Kanban, o objetivo maior da administrao da produo foi reduo dos estoques, tanto em processo quanto os de segurana,

21 baseada na minimizao dos ciclos de produo e dos estoques intermedirios. Para a consecuo desses objetivos, foi dada a prioridade s seguintes etapas: Reduo dos estoques intermedirios dos materiais produzidos; Reduo de riscos relacionados obsolescncia dos materiais atravs do atendimento s necessidades internas em nveis mais precisos; Busca da flexibilidade da mo de obra (polivalncia dos funcionrios); e Melhoria dos nveis de qualidade dos processos e dos itens produzidos. Para haver confiabilidade no funcionamento do Kanban, foram feitos planos relativos implantao da manuteno produtiva total e planos de auditoria interna do sistema. relevante que, depois da implantao do sistema, seja reservado um tempo para medir seu desempenho e aumentar seus benefcios. Monden (1984) alerta para o fato de que, apesar de o kanban ser bastante simples, sua implementao de extrema complexidade. A falta de entendimento do sistema JIT pode levar a um pfio aproveitamento da tcnica ou, pior, ao fracasso e posterior falta de credibilidade, provocando geralmente uma rejeio a ela, caracterizada pelo fracasso anterior.

2.2)

Resultados obtidos na empresa aps a implementao do sistema Kanban na produo

A implementao apresentou bons resultados, eles foram quantificados e obtidos a partir de dados coletados da seguinte forma: Antes da Implementao: os dados foram obtidos com a comparao entre os registros de alguns anos anteriores implementao do Kanban junto Produo;

22 Aps a Implementao: os dados foram obtidos diretamente na rea piloto destinada para implantao inicial e o que se observa a agilidade no processo, reduo dos estoques intermedirios, entre outros. Para manter este sistema funcionando conta-se com a ajuda dos supervisores que fazem a verificao diria atravs de um check list.

3) CONSIDERAES FINAIS O conceito ocidental de Maximizao da utilizao da capacidade produtiva instalada em funo da discusso do enfoque contbil financeiro versus operacional, ou seja, a utilizao plena da capacidade necessita ser alterado para o conceito de atendimento rpido das necessidades dos clientes, recursos transformadores bem conservados e qualidade total, conceitos preconizados pelo JIT.

23 Argumentos que justificariam a manufatura baseada na plena capacidade seria a diluio dos custos no alto volume de produo, sem a preocupao com a formao excessiva de estoques, pois esses eram considerados como investimentos em capital. Em contrapartida, o JIT pressupe a produo somente para o atendimento das necessidades, sendo este um ponto de extrema relevncia para a confiabilidade do sistema de manufatura e para a efetividade do Kanban como mecanismo de execuo das atividades produtivas.

4) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ENCICLOPDIA LIVRE, Acesso em 20/03/2012 (21h37min). Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban> UNISALESIANO, Acesso em 20/03/2012 (11h50min). Disponvel em: <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2007/trabalho/aceitos/CC2558230881>

ALIADA, Acesso em 20/03/2012 (21h56min).

24 Disponvel em: <http://www.aliadaconsultoria.com.br/trabalho_kanban.html>

S-ar putea să vă placă și